You are on page 1of 6

O Mentor ou Guia Espiritual

por Gustavo Martins 6. O Mentor ou Guia Espiritual Diferente do que muitos pensam o Mentor ou Guia Espiritual , na maior parte das vezes, um esprito ainda em evoluo, ou seja, imperfeito, mas que j alcanou um grau de pureza maior que seu pupilo, sendo por isso capaz de auxili-lo no caminho espiritual da atual encarnao. Isso no desmerece o seu trabalho, muito pelo contrrio, j que deixa de utilizar se tempo livre para a prpria evoluo e o dedica a outro esprito.

6.1 - Mentores e Mestres Um mentor no igual a um Mestre, os Mestres no precisam mais encarnar, so perfeitos e possuem um grau de evoluo muito superior aos mentores. Alguns mdiuns podem entrar em contato com os Mestres, que esto sempre dispostos a ajudar, bastando para isso elevar sua vibrao. Esse contato realizado, na maior parte das vezes, no plano mental, porque muito sacrificante para um Mestre aparecer em corpo astral. Os mdiuns no devem ficar preocupados ou com a mente fixa em entrar em contato com os Mestres, se um dia isso for permitido ento acontecer. 6.2 - O Mentor e Anjo da Guarda O mentor tambm no o mesmo que anjo da guarda, embora, no haja indcios que isso no possa acontecer, so papis diferentes que um ou mais espritos exercem durante a encarnao de um mdium. Todos possuem um esprito protetor, mesmo os que no so mdiuns, at os sete anos de idade ele fica muito perto do seu tutelado, auxiliando na ambientao com o novo plano de vida e afastando (de acordo com os mritos do esprito reencarnante) os espritos obsessores e adversrios de vidas pregressas. Foram muitas vezes pais, mes, amigos muito prximos que se predispe a olhar de muito perto o esprito encarnado, aconselhando, fazendo o possvel para auxiliar nos momentos difceis e tentando afastar os espritos obsessores que se aproximam. Contudo, importante lembrar que a

influncia que esses abnegados irmos podem exercer est diretamente ligada ao tipo de vida e esforo pessoal que o esprito realiza para se purificar, eles nada podem fazer por aqueles que fecham os ouvidos aos seus conselhos.

6.3 - A Tarefa do Mentor O mentor um esprito que se comprometeu com o trabalho espiritual do mdium, dedicando parte do seu tempo para preparar o mdium para sua tarefa, trabalhar ao seu lado e fazer o possvel para proteg-lo do contato com as energias degradantes do astral inferior. Abaixo segue um trecho do livroMissionrios da Luz Chico Xavier, que fala um pouco sobre a tarefa dos mentores: "Este irmo no um simples aparelho. um Esprito que deve ser to livre quanto o nosso e que, a fim de se prestar ao intercmbio desejado, precisa renunciar a si mesmo, com abnegao e humildade, primeiros fatores na obteno de acesso permuta com as regies mais elevadas. Necessita calar, para que outros falem; dar de si prprio, para que outros recebam. Em suma, deve servir de ponte, onde se encontrem interesses diferentes. Sem essa compreenso consciente do esprito de servio, no poderia atender aos propsitos edificantes. Naturalmente, ele responsvel pela manuteno dos recursos interiores, tais como a tolerncia, a humildade, a disposio fraterna, a pacincia e o amor cristo; todavia, precisamos cooperar no sentido de manter-lhe os estmulos de natureza exterior, porque se o companheiro no tem po, nem paz relativa, se lhe falta assistncia nas aquisies mais simples, no poderemos exigir-lhe a colaborao, redundante em sacrifcio. Nossas responsabilidades, portanto, esto conjugadas nos mnimos detalhes da tarefa a cumprir. ... Observe. Estamos diante do psicgrafo comum. Antes do trabalho a que se submete, neste momento, nossos auxiliares j lhe prepararam as possibilidades para que no se lhe perturbe a sade fsica. A transmisso da mensagem no ser simplesmente <tomar a mo>. H processos intrincados, complexos." O mentor e seu pupilo se comprometem com o trabalho espiritual antes da encarnao do mdium e, diferente do que muitos acham, o mdium no obrigado a receber sua aptido, ele que a solicita para saldar dbitos contrados em vidas anteriores e acelerar a sua evoluo espiritual. O trecho abaixo, retirado do livro Missionrios da Luz, fala sobre os compromissos assumidos entre mdium e mentor:

"Assinalando a perfeita comunho entre o mentor e a tutelada, indaguei por minha vez se uma associao daquela ordem no estaria vinculada a compromissos assumidos pelos mdiuns, antes da reencarnao, ao que ulus respondeu, prestimoso: - Ah! sim, semelhantes servios no se efetuam sem programa. O acaso uma palavra inventada pelos homens para disfarar o menor esforo. Gabriel e Ambrosina planejaram a experincia atual, muito antes que ela se envolvesse nos densos fluidos da vida fsica." Podemos ter o envolvimento de outros espritos (mentores, instrutores, auxiliares, mdicos, etc) na tarefa executada pelo mdium, tudo depende da sua misso, do objetivo que a espiritualidade maior traou para sua atual encarnao..

Existem casos em que mais de um mentor est ligado ao mdium, embora todos faam parte da mesma equipe e exista uma hierarquia, onde o chefe o esprito mais puro e experiente. O mentor ento dedica parte do seu tempo para desde pequeno preparar o seu pupilo para o trabalho medinico. No incomum o mdium lembrar vagamente de alguns ensinamentos recebidos durante o sono, mesmo quando criana.

6.4 - Aproximao e Afastamento do Mentor Conforme o mdium vai se aproximando da idade chave para incio da sua tarefa espiritual o mentor atua de forma mais intensa, buscando levar o seu tutelado para uma casa onde ele possa receber os ensinamentos que sero base de seu trabalho. Como falamos em um tpico anterior o chamado do mentor suave, se o mdium se recusa a iniciar sua tarefa ento ele se afasta para retornar no caso do mdium desejar sinceramente iniciar seu trabalho espiritual. Sob o ponto de vista espiritual podemos traduzir isso como um afastamento vibratrio, ou seja, o mdium no consegue sintonizar na faixa vibratria do mentor, isso acontece pelo tipo de vida fsica, emocional e mental que ele leva. O mentor ento no tem outra opo alm de se afastar para se aproximarem os que se afinizam com o grau vibratrio do mdium, os obsessores. O afastamento do mentor por quebra de compromisso por parte do mdium abre a janela que ele possui para o mundo espiritual, deixando-a desguarnecida, o caminho fica livre para a obsesso e vampirismo de espritos do astral inferior. Copio abaixo um trecho do livro Dr. Fritz, o Mdico e sua Misso:

"Por

que

muitas

vezes

os

mentores

se

afastam?

Os mentores no se afastam. Os mdiuns que se afastam convenincias materiais,

do trabalho, geralmente por

ambio, vaidade, irresponsabilidade e acomodao. Muitos so at

aliciados pelas futilidades do plano fsico, falta de vontade e preguia de estudar." Narci Castro tambm fala sobre o afastamento dos mentores no livro Mediunidade e Mdiuns: "Porque o responsvel pela abertura prematura do chakra - o mentor do mdium ou seja, seu esprito protetor se coloca como guardio do mesmo , impedindo que energias hostis o perturbem. Da a necessidade imperiosa do mdium no deixar de cumprir seu compromisso de se tornar intermedirio para minorar o sofrimento dos que padecem sobre o efeito de obsesses. Podese entender, ento, o sofrimento vivenciado pelo mdium antes de comear sua tarefa medinica quando ele no responde prontamente ao chamado para tal. So muitos os casos, de nosso conhecimento, de severas perturbaes, vivenciadas pelo mdium, que podem provocar a sua passagem por tratamentos psiquitricos." Se o mdium no procurar ajuda, a obsesso e vampirismo acabaro se tornando possesso, ficando cada vez mais difcil afastar o(s) obsessor(es). O mentor acompanha o mdium mais de perto, contudo, dependendo do trabalho que ser exercido, outros espritos podem fazer parte do grupo que o auxilia. Se um mdium se vincula a um centro esprita ou templo de umbanda ele tambm recebe a proteo e auxlio da equipe espiritual da casa.

6.5 - Substituio do Mentor O Mentor pode ser substitudo durante o trabalho do mdium, por vrios motivos, entre eles podemos citar: Necessidade do mentor encarnar. O Mentor receber uma nova incumbncia espiritual e suas responsabilidades no permitiro o apoio necessrio ao mdium. O Mdium pode receber novas responsabilidades espirituais, como por exemplo se tornar responsvel pelo centro.

O Mdium desperdia as vrias oportunidades de seguir o caminho espiritual, nesse caso o mentor pode receber novas responsabilidades e o mdium recebe um novo mentor, que nesse caso se chama Obsessor.

6.6 - Umbanda Na umbanda muito comum o mdium possuir vrios guias, sejam eles caboclos, pretos velhos, crianas, exus, indianos, etc. Geralmente o esprito que se manifesta o mais adequado para o tipo de trabalho realizado. O mdium da Umbanda treinado incorpora (psicofonia) qualquer um dos seus guias. Os mdiuns da Umbanda tem um profundo respeito e amor pelos seus guias e os cantos que realizam so formas de firmar sua ligao, uma forma de "puxar" o guia. Todo o trabalho realizado com as energias da natureza pelos pretos velhos e caboclos muito bonito e pode ser sentido pelas pessoas mais sensveis. importante lembrar mais uma vez que na Umbanda no existe morte de animais, somente plantas so utilizadas.

6.7 - Cuidados com a Idolatria Todo mdium deve saber a diferena entre respeito e carinho da idolatria, o mentor um esprito ainda em evoluo, no alcanou a perfeita ligao com Deus, como os Anjos e Mestres, por isso todo ensinamento, intuio, informao, etc, que o mdium ache que foi passada pelo mentor deve sempre passar pelo crivo de sua razo, pois o responsvel pelo ato o mdium. Allan Kardec fala sobre isso diversas vezes no Livro dos Mdiuns, ressaltando sempre a importncia de analisar o contedo das informaes passadas e escutar opinies de outros mdiuns, assumindo sempre uma posio de humildade, assim ele evitar a fascinao que pode ser exercida por espritos obsessores. Mesmo mdiuns experientes podem ser vtimas da fascinao, por isso devem estar sempre alertas, assumindo uma postura de humildade.

6.3 - Encontrando o Lugar para Frequentar Fechando esse tpico falamos sobre um assunto que preocupa alguns mdiuns - a casa que deve freqentar.

Existem mdiuns que no tm perfeita sintonia com local onde se encontram, diferente do que muitos acham isso no problema da casa ou do mdium, muitas vezes aquele no o lugar do mdium e essa sensao (em alguns casos) um aconselhamento para buscar um novo local. Cuidado para no generalizar essa informao, somente depois de algum tempo

freqentando um centro voc consegue ter uma idia se aquele o seu lugar. O mdium no deve deixar o centro por pequenas discusses ou porque pequenas coisas o desagradam, lembre-se que nenhum local ser perfeito. Alguns mdiuns se perguntam... Mas e o mentor?? Vou perder o mentor?? O mentor (o verdadeiro) pode ir a qualquer casa ou templo, somente espritos inferiores so barrados em centros srios. Mesmo em tipos de reunies que o mdium freqenta com desaprovao do mentor (geralmente onde o intercambio medinico tem interesses inferiores ou egostas) ele pode estar presente, contudo, nessas reunies ele no se manifestar, somente em situaes extremas. O caboclo pode se expressar em um centro esprita e o doutor se apresentar em um templo de Umbanda, isso permitido e j foi relatado em alguns livros (Tambores de Angola explora esse assunto com bastante profundidade). O mdium deve freqentar a casa que o agrade, se ele gosta dos cantos da Umbanda, das energias da Natureza, dos tipos de trabalho realizado nos templos ento que siga esse caminho, os centros espritas j trabalham de outra forma, existe espao para todos. Atualmente existem centros, como o que freqento, onde os caboclos e os pretos velhos auxiliam nas reunies de desobsesso e em vrios trabalhos, contudo, a forma de trabalhar parecida com a do centro esprita. Existe uma grande diversidade de casas espiritualistas, no estar harmonizado com a casa que freqenta no desculpa para parar com o estudo e trabalho espiritual.

You might also like