You are on page 1of 3

30 QUESTES DE CONSTITUCIONAL GABARITADA - CESPE - teis para PCDF/DEPEN/PF/STF e outros concursos.

Mais tarde vou postar questes de PENAL E PROCESSO PENAL. 1 - (CESPE/FNDE/ESPECIALISTA EM FINANCIAMENTO E EXECUO DE PROGRAMAS E PROJETOS EDUCACIONAIS/2012) - A Repblica forma de governo caracterizada pela eletividade de seus governantes, pelo mandato temporrio e pelo dever de prestao de contas do chefe do Poder Executivo. 2 -(CESPE/Analista Ministerial/rea Administrativa/2012 - Adaptada) - Acerca dos princpios fundamentais da Constituio Federal de 1988 (CF), julgue o item a seguir: O princpio federativo estabelece a forma de governo de um Estado. 3 - (CESPE/Juiz Substituto-PI/2012) - Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, independentemente de autorizao, desde que para fins lcitos, no se incluindo entre estes, por exemplo, a defesa, em espaos pblicos, da legalizao das drogas. 4 - (CESPE/ANAC/2009) - Embora seja possvel a restrio da liberdade de locomoo dos indivduos nos casos de prtica de crimes, vedada a priso civil por dvida, salvo, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), quando se tratar de obrigao alimentcia ou de depositrio infiel. 5 - (CESPE/Analista-TJ-RJ/2008) Homens e mulheres so iguais em direitos e obrigaes, nos termos da CF, no podendo a lei criar qualquer forma de distino. 6 - (CESPE/IRBr/Carreira de Diplomata/2010) O Estado brasileiro autoriza a extradio de brasileiros natos envolvidos na prtica de crime de trfico de drogas. 7 - (CESPE/Juiz Substituto-PI/2012 adaptada) - O habeas data ao constitucional que se destina a assegurar o conhecimento de informaes pessoais constantes de registro de bancos de dados governamentais ou de carter pblico, mas que no d ensejo retificao de dados errneos deles constantes. 8 - (Exame da OAB/CESPE/2010 - Adaptada) Prescinde-se de constituio de Advogado regularmente inscrito na OAB o ajuizamento de: a) Habeas corpus. b) Habeas corpus e ao popular. c) Habeas corpus e mandado de segurana. d) Mandado de segurana. 9 - (CESPE/Analista Ministerial/rea Judiciria/2012 - Adaptada) - O brasileiro nato nunca poder ser extraditado, mas poder vir a perder a nacionalidade. 10 - (Cespe/Tcnico Judicirio//TSE/2006) David um brasileiro nato condenado pela justia espanhola a pena de quinze anos de priso, por ter participado de ato terrorista com o objetivo de fomentar a independncia do pas Basco, atualmente, uma das regies da Espanha. Nessa situao hipottica, considerando que David se encontra no Brasil e que o governo espanhol solicitou sua extradio para fins de cumprimento da pena, assinale a opo correta. A) David no pode ser extraditado, por ser um criminoso poltico. B) A condio de brasileiro nato obsta a extradio de David para a Espanha. C) David pode ser extraditado, em virtude de ter praticado crime hediondo. D) David pode ser extraditado, em virtude de ter praticado crime inafianvel.

11 - (CESPE/AJAA-STF/2008) Um italiano naturalizado brasileiro pode exercer o cargo de deputado federal. 12 - (CESPE/Procurador-TCE-ES/2009) Ser declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que tiver cancelada a sua naturalizao, por deciso administrativa, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional, desde que devidamente comprovada no respectivo processo administrativo. 13 - (CESPE/FNDE/ESPECIALISTA EM FINANCIAMENTO E EXECUO DE PROGRAMAS E PROJETOS EDUCACIONAIS/2012) - O Brasil constitudo por entidades polticas autnomas Unio, estados, Distrito Federal e municpios , entre as quais h relao de hierarquia. 14 - (CESPE/TCNICO ADMINISTRATIVO/ANTAQ/2009) Compete privativamente Unio legislar sobre direito martimo, aeronutico, espacial e do trabalho. 15 - (CESPE/ESCRIVO DE POLCIA/PCRN/2008) Ao DF so atribudas apenas as competncias legislativas reservadas aos Estados-membros. 16 - (CESPE/DELEGADO DE POLCIA/PCRN/2008) constitucional a lei ou ato normativo estadual ou distrital que disponha sobre sistemas de consrcios e sorteios, inclusive bingos e loterias. 17 - (CESPE/Promotor-MPE-RN/2009) Compete Unio legislar privativamente acerca dos direitos tributrio e financeiro. 18 - (Cespe/Juiz Federal Substituto da 5. Regio 2005) Para garantia da celeridade da atividade jurisdicional, previu-se que a distribuio de processos deve ser imediata em todos os graus de jurisdio. Foram vedadas as frias coletivas tanto nos juzos de primeiro grau quanto nos tribunais de segundo grau, norma que exclui o STJ e o STF. 19 - (CESPE/Juiz Federal Substituto - TRF 1/2009) A CF enumera, em rol taxativo, as funes institucionais do Ministrio Pblico. 20 - (CESPE/ADMINISTRATIVO/MPE/RR/2008) Compete ao Ministrio Pblico defender judicialmente os direitos e interesses das populaes indgenas. 21 - (CESPE/ASSESSOR JURDICO/PGM/NATAL/2008) Os membros do MP tm direito a estabilidade aps trs anos de efetivo exerccio. 22 - (CESPE/ADMINISTRAO/PM/DF/2010) Aos juzes e membros do MP vedado exercer a advocacia no juzo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos trs anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exonerao. 23 - (FCC TRT 16/Analista Judicirio rea Judiciria - Especialidade Execuo de Mandados/2009 com adaptaes) A doutrina constitucional tem classificado a nossa atual Constituio Federal (1988) como escrita, (A) formal, pragmtica, outorgada, semi-rgida e sinttica. (B) material, pragmtica, promulgada, flexvel e sinttica. (C) formal, dogmtica, promulgada, rgida e analtica. (D) substancial, pragmtica, promulgada, semi-rgida e analtica. (E) material, dogmtica, outorgada, rgida e sinttica. 24 - (CESPE/TRE-GO/2009) No so elegveis para os cargos de presidente e vice-presidente da Repblica e senador aqueles que contarem com menos de trinta e cinco anos de idade.

25 - (CESPE/TJAA-TRE-MG/2008) A CF estabelece o carter estadual e municipal dos partidos polticos. 26 - (CESPE/TRE-GO/2009) Com respeito ao direitos polticos vedada a criao de outros casos de inelegibilidade fora daqueles taxativamente expressos na CF. 27 - (Cespe/Analista Judicirio Ar. Jud. TJAP 2004) O plebiscito consiste em consulta posterior que se faz aos cidados no gozo de seus direitos polticos, sobre determinada matria a ser discutida pelo Congresso Nacional, enquanto o referendo consiste em consulta prvia sobre determinado ato governamental, a fim de lhe conceder ou no eficcia. 28 - (TJRJ/Juiz Substituto-RJ/2011) - Dentre as condies de elegibilidade previstas na Constituio Federal, encontra-se o requisito da idade para concorrer aos cargos pblicos eletivos. Nesse sentido, a idade mnima para a elegibilidade aos cargos de Presidente da Repblica, Governador e Deputado Estadual , respectivamente, de (A) trinta anos; vinte e um anos e dezoito anos. (B) trinta anos; trinta anos e vinte e um anos. (C) trinta e cinco anos; trinta anos e vinte e um anos. (D) trinta e cinco anos; trinta e cinco anos e vinte e um anos. 29 - (CESPE/TJAA-TRE-MG/2008) Constitui direito social dos trabalhadores urbanos e rurais a igualdade de direitos entre o trabalhador com vnculo empregatcio permanente e o trabalhador avulso. 30 - (CESPE/TJAA-TRE-MG/2008 adaptada) Constitui direito social dos trabalhadores urbanos e rurais a assistncia gratuita aos filhos e dependentes, desde o nascimento at seis anos de idade, em creches e pr-escolas. GABARITO: 1-V; 2-F; 3-F; 4-F; 5-F; 6-F; 7-F; 8-A; 9-V; 10-B; 11-V; 12-F; 13-F; 14-V; 15-F; 16-F; 17F; 18-V; 19-F; 20-V; 21-F; 22-V; 23-C; 24-V; 25-F; 26-F; 27-F; 28-C; 29-V; 30-F.

You might also like