You are on page 1of 3

A presso arterial normalmente registrada com dois nmeros, escritos como uma relao como esta:

Sistlica O nmero do topo, que tambm o maior dos dois nmeros, mede a presso nas artrias durante os batimentos cardacos (quando o msculo do corao se contrai). Leia como "117 mais de 76 milmetros de mercrio"

Diastlica O nmero inferior, que tambm o menor dos dois nmeros, mede a presso nas artrias entre as pulsaes (quando o msculo do corao est apoiado entre batidas e reenchimento com sangue).

Qual a recomendao da AHA para a presso arterial saudvel? Este quadro reflete categorias de presso arterial definidos pela Associao Americana do Corao.

Presso arterial Categoria Normal Pr-hipertenso Presso Alta (hipertenso) Fase 1 Presso Alta (hipertenso) Fase 2 Crise hipertensiva (atendimento de emergncia necessrio)

Sistlica mm Hg (superior #) inferior a 120 120-139 140-159 160 ou superior e ou ou ou

Diastlica mm Hg (inferior #) inferior a 80 80-89 90-99 100 ou superior

superior a 180

ou

superior a 110

Como diagnosticada presso arterial elevada? Seus prestadores de cuidados de sade vai querer ter uma ideia exata da sua presso arterial e grfico o que acontece ao longo do tempo. A partir de 20 anos de idade, a American Heart Association recomenda um rastreio da presso arterial em sua visita de sade regular ou uma vez a cada 2 anos, se a sua

presso arterial inferior a 120/80 mm Hg. Sua presso arterial aumenta com cada batimento cardaco e cai quando o corao relaxa entre os batimentos. Enquanto BP pode mudar de minuto a minuto, com mudanas de posio, o exerccio stress, ou de suspenso, ele deve normalmente ser inferior a 120/80 mm Hg (menos de 120 sistlica e diastlica inferior a 80) para um adulto de 20 ou mais. Cerca de um em cada trs (33,5%) adultos dos EUA tem presso arterial elevada. Se a sua leitura da presso arterial maior do que o normal, seu mdico pode tomar vrias leituras ao longo do tempo e / ou voc controlar a sua presso arterial em casa antes de diagnosticar -lhe a presso arterial elevada. A nica leitura alta no significa necessariamente que voc tem presso arterial elevada. No entanto, se leituras ficar em 140/90 mm Hg ou superior (sistlica 140 ou diastlica acima ou 90 ou acima) ao longo do tempo, o seu mdico provavelmente vai querer que voc comece a um programa de tratamento . Tal programa quase sempre inclui mudanas no estilo de vida e medicao muitas vezes a prescrio para as pessoas com leituras de 140/90 ou superior. Se, durante o acompanhamento de sua presso arterial, voc tem uma presso sistlica de 180 mm Hg ou superior ou uma leitura diastlica de 110 mm Hg ou mais, espere alguns minutos e lev-la novamente. Se a leitura ainda igual ou superior a esse nvel, voc deve procurar tratamento imediato de emergncia mdica para uma crise hipertensiva . Mesmo se a sua presso arterial normal, voc deve considerar fazer modificaes de estilo de vida para prevenir o desenvolvimento de HAS e melhorar sua sade cardaca. Que nmero mais importante, superior (sistlica) ou inferior (diastlica)? Tipicamente, mais ateno dada para o nmero mais alto (a presso arterial sistlica) como um fator de risco para doena cardiovascular para pessoas acima de 50 anos. Na maioria das pessoas, presso arterial sistlica aumenta progressivamente com a idade devido ao aumento da rigidez das grandes artrias, a longo prazo a acumulao de placa bacteriana, e aumento da incidncia de doena cardaca e vascular.

* American Heart Association: http://www.heart.org/HEARTORG/

You might also like