You are on page 1of 2

Imprima na grfica.

Ningum com mais de 13 anos deve usar cartes impressos em casa, a no ser que seja um profissional do design e saiba muito bem o que est fazendo. Aqueles formulrios para impresso de carto de visitas que esto venda na papelaria servem para muitas coisas criativas, mas no para basear a primeira impresso profissional que voc vai causar. Se puder, consulte um profissional. Um designer profissional conhece e percebe detalhes que os leigos nem imaginam - alm de estarem aptos a impedir voc de praticar pecados capitais, como usar vrias fontes e cores de texto diferentes, pouco contraste ou imagens que chamem mais ateno que seu nome. Use formatos padronizados. Voc sabia que existe uma norma ISO para as dimenses de cartes de identificao? a ISO 7810, e ela define 3 formatos bsicos, dos quais o ID-1 o mais freqentemente usado para cartes de visita. Toda pasta, fichrio e scanner de cartes de visitas leva em conta estes formatos, e voc no vai querer que seu carto no possa ser armazenado ou scanneado. Inclua todas as informaes bsicas. Seu carto deve incluir seu nome completo, ou na forma pela qual voc conhecido no mercado em que atua. Ele deve trazer o nome da sua organizao, seu cargo, o endereo fsico, telefone corporativo, fax (se for o caso), e-mail e URL. Um logotipo (mas s se for de verdade - nada de incluir uma imagem de clip art!), frase ou slogan descrevendo sua atividade (ou seu diferencial) e o nmero do celular so adicionais bem-vindos. Considere com cuidado se deseja ir alm disso, mas no corra o risco de um contato no conseguir encontr-lo, mesmo tendo o seu carto, porque voc no colocou informaes suficientes. E imprima todas as informaes importantes na mesma face do carto, caso contrrio uma parte delas perder a efetividade no momento em que o carto for arquivado em uma pasta ou scanneado.

Cartes impressos em mini-CDs Seja diferente, mas sem exagerar. Se voc tiver interesse e o oramento para isso, pode ser bastante criativo sem sair do formato comum. Use uma cor de fundo, imprima em plstico rgido ou um material emborrachado, coloque um diagrama ou tabela no verso, inclua uma mensagem em Braille (mesmo que ningum nunca a leia, todos lembraro de voc), arredonde os cantos, imprima em mini-CDs As possibilidades so infinitas, mas neste caso vale muito a pena seguir com ateno a dica nmero 2. Saiba quando imprimir pequenas quantidades de cartes especiais. Vai

palestrar em um evento importante? Que tal imprimir uma srie limitada de cartes de visita especialmente para a ocasio, usando o mesmo tema visual dos seus slides, e colocando no verso o tpico principal da sua apresentao? Ningum que voc conhecer l vai esquecer de voc. Verifique, e depois verifique de novo, se tudo est escrito certo. Entregue para mais algum verificar, tambm. Confira cada nmero, cada vrgula, cada acento. E se alguma das informaes mudar, imprima novos cartes imediatamente - nada de corrigir com caneta o nmero do celular que mudou! Menos mais. Nada de usar vrias fontes diferentes, imagens intrincadas, todas as cores do arco-ris ou incluir um calendrio (ou a tabela da copa do mundo, como eu j vi) no verso do carto. Simplicidade a chave, e idealmente deve haver espao sobrando para que algum possa fazer anotaes no seu carto sobre a conversa que teve com voc. D destaque para seu nome. O nico elemento do carto que pode ser mais visvel do que o seu nome o logotipo da empresa. Cuide bem de seus cartes. Leve-os em um estojo rgido. fcil encontrar porta-cartes de visita em qualquer papelaria.

You might also like