You are on page 1of 22

ArcGIS 10: Parcel Editor: Diviso de Shapefile em Partes Iguais

A Edio de Parcelas de Fbrica um poderoso recurso de edio do ArcGIS 10. Essa ferramenta fundamental para diviso de arquivos shapefile em partes iguais. Num primeiro momento, so questes um pouco complexas para serem discutidas num nico post. O usurio precisa possuir uma noo mnima de Geodatabase, regras topolgicas, edio vetorial, etc. Sendo assim, vou dividir este tutorial em trs, reservando um arquivo PDF no final da srie para distribuio na Web. Treinamento Faa o download dos arquivos utilizados no artigo: Feature_Class.zip O propsito deste tutorial demonstrar as ferramentas de edio de parcelas de fbrica para alcanar um resultado igual ou superior imagem abaixo:

Etapas do Processamento no ArcGIS 10 No ArcGIS 10, recursos avanados para edio de Classes de Feio e Processamento Digital de Imagens so executados a partir de um arquivo Geodatabase, portanto, chegada a hora de se familiarizar com alguns termos. Para trabalhar com edio de parcelas de fbrica no programa, ser necessrio executar os seguintes passos: Criao de um arquivo Geodatabase vazio Criao de um Feature Dataset Importao do Shapefile de polgono para o Feature Dataset Criao de Regras Topolgicas Validao da Topologia Criao de uma Nova Parcela de Fbrica Carregar a Topologia na Parcela de Fbrica Diviso de Parcela em Partes Iguais

Criao de um Arquivo GeoDatabase no ArcCatalog Um arquivo Geodatabase um banco de dados geospacial da ESRI. O formato Geodatabase permite realizar operaes que no podem ser executadas no formato shapefile. Abra o ArcCatalog 10 e localize sua pasta de trabalho no computador. Em seguida, clique com o boto direito sobre a pasta e selecione a opo New File Geodatabase:

O arquivo Geodatabase vazio ser criado no ArcCatalog 10:

Criao de um Feature Dataset Um Feature Dataset um conjunto de Feature Class (Classes de Feio: ponto, linha ou polgono) armazenadas no arquivo Geodatabase que compartilham a mesma referncia espacial. Antes de trabalhar com regras topolgicas, preciso criar um Feature Dataset e importar as geometrias para o formato Geodatabase.

No ArcCatalog 10, clique com o boto direito do mouse sobre o novo arquivo Geodatabase e selecione a opoNew Feature Dataset:

Insira um nome para o Feature Dataset:

Selecione a Projeo/Datum Horizontal do arquivo Feature Dataset (Recomendvel: Projeo Plana UTM). Todas as feies importadas devero ser projetadas no mesmo Sistema de Coordenadas do Feature Dataset:

No utilizaremos Datum Vertical nesse trabalho pois nossa feio no possui dados de altimetria. Clique no boto Avanar:

Para a opes XY Tolerance, mantenha os valore padro. Pressione o boto Finish:

O novo Feature Dataset ser criado no arquivo Geodatabase:

Importao do Shapefile para o Feature Dataset Para realizar a topologia, a ESRI recomenda a importao de uma geometria de polgono e outra de linha. Durante a edio de parcelas, as operaes podem ser executadas na feio de linha e posteriormente atualizadas na poligonal fechada. Logo, recomendvel a importao da geometria de polgono + linha da sua rea de interesse para o Geodatabase. Se voc possui apenas o polgono da sua rea, use os processos do ArcToolBox para converter polgonos em linhas.

Para importar as feies para o Feature Dataset criado, clique com o boto direito do mouse sobre ele e selecione a opo Import Feature Class (Single):

Na janela Feature Class to Feature Class, selecione o local onde a feio de linha est armazenada. Em seguida, insira um nome para feio de linha e clique no boto OK:

A feio de linha ser adicionada simultaneamente no Geotadabase e no projeto do ArcMap 10:

Repita o procedimento para importar a feio de polgono para o Geodatabase. A partir de agora, estamos prontos para iniciar o processo de Topologia no ArcMap 10:

Regras Topolgicas no ArcGIS 10 Nosso arquivo Geodatabase est pronto com as geometrias de linha e polgono. Antes de iniciarmos a edio de parcelas de fbrica ser necessrio aplicar algumas etapas complementares: Criao de Regras Topolgicas Validao da Topologia Criao de uma Nova Parcela de Fbrica Carregar a Topologia na Parcela de Fbrica Criao de Regras Topolgicas

Abra o ArcCatalog 10. No arquivo Geodatabase criado anteriomente, localize o Feature Dataset. Clique com o boto direito do mouse sobre ele para selecionar a opo New Topology:

A criao de uma topologia pode ser um processo trabalhoso, porm existe um assistente para criao de topologia. Clique no boto Avanar:

Insira um novo nome para a topologia e clique no boto Avanar:

Esta uma das etapas mais importantes do processo. De acordo com as recomendaes da ESRI, importante definir as geometrias que iro participar da topologia. Alm disso, as operaes de parcela de fbrica podem ser executadas na feio de linha com atualizao on the fly na camada de polgono. Selecione as feies de linha e polgono para participar da topologia:

Nas opes de rank, deixe as opes padro. Clique no boto Avanar:

Na prxima tela, clique no boto Add Rule (Adicionar Regra). Chegou a hora de definir quais regras devero ser incorporadas na topologia. Em primeiro lugar, vamos selecionar todas as regras recomendadas para a feio de linha. REGRA TOPOLGICA NR 01: Line Must be Covered by Boundary Of (Polygon) Por intermdio dessa regra topolgica, todas as linhas devem coincidir com os limites do polgono. Se este procedimento no for seguido rigorosamente, ou melhor, caso no exista uma superposio entre as geometrias de linha e polgono, diversos erros sero apontados durante a validao da topologia. Clique no boto OK:

10

A primeira regra topolgica ser definida. Clique novamente no boto Add Rule:

REGRA TOPOLGICA NR 02: Line Must Not Self-Overlap Por intermdio dessa regra topolgica, no admissvel que ocorra sobreposio entre linhas. Clique no boto OK:

REGRA TOPOLGICA NR 03: Line Must Not Self-Intersect Por intermdio dessa regra topolgica, no admissvel que ocorra interseco entre linhas. Clique no boto OK:

11

REGRA TOPOLGICA NR 04: Line Must be Single Part De acordo com essa regra topolgica, deve existir apenas uma nica linha.

REGRA TOPOLGICA NR 05: Line Must Not Intersect Or Touch Interior De acordo com essa regra topolgica, no admissvel que ocorram interseces ou espaos entre a linhas. Clique no boto OK:

12

REGRA TOPOLGICA NR 06: Polygon Boundary Must be Covered By (Line) nica regra para polgonos. obrigatrio que as fronteiras do polgono sejam cobertas pela linha. Clique no boto OK:

Com todas as regras topolgicas previamente definidas, pressione o boto Save Rules. Voc pode salvar todas as configuraes em arquivo.

Clique no boto Avanar. Verifique se as informaes esto de acordo e pressione o boto Finish:

13

Chegou a hora de validar a topologia. Confirme a opo:

A nova topologia ser adicionada ao arquivo Geodatabase:

14

Criao de uma Nova Parcela de Fbrica Abra o ArcCatalog 10 e clique sobre o Feature Dataset. Selecione a opo New Parcel Fabric:

Insira um nome para a Nova Parcela e clique no boto Avanar:

15

Na prxima tela, mantenha as configuraes padro. Clique no boto Avanar:

Fim da etapa de criao de uma Nova Parcela de Fbrica. Pressione o boto Finish:

16

De posse da Topologia e da Parcela de Fbrica, estamos aptos para iniciar a diviso de shapefile em partes iguais:

Carregar a Topologia para a Parcela de Fbrica Encerre e abra novamente o ArcGIS 10. Pressione CTRL + F para chamar a janela Search (Menu Windows Search). Digite Parcel e clique no link Tools:

Procure pela ferramenta Load a Topology To a Parcel Fabric:

17

No campo Target, aponte para o local onde voc salvou o Feature Dataset. Abra o Feature Dataset e aponte para o arquivo Parcela1. No campo Input Feature Class, aponte para o arquivo Linha1:

A Parcela de Fbrica ser adicionada no ambiente de trabalho do ArcGIS 10 e deve possuir um aspecto semelhante a este:

18

Modo de Edio: Parcel Editor Entre no Modo de Edio (Menu Editor -> Start Editing). Clique no menu Editor More Editing Tools Parcel Editor:

Vamos iniciar a diviso da parcela em partes iguais. Na barra de ferramentas Parcel Editor, clique na ferramenta Select Parcel Features:

19

Com a ferramenta, Select Parcel Features, clique sobre a geometria para selecion-la:

Na barra de ferramentas Parcel Editor, clique na ferramenta Parcel Explorer: uma janela ser exibida esquerda da janela Table of Contents:

Diviso de Parcela por rea Proporcional Na janela Parcel Explorer, clique com o boto direito do mouse sobre o arquivo Poligono1 e selecione a funo Parcel Division:

20

Na janela Parcel Division, selecione a opo By Proportiona Area. Insira o nmero de partes que sero criadas. O campo Split-line bearing refere-se a posio espacial do corte:

O polgono ser dividido em duas partes iguais:

21

Na barra de ferramentas Parcel Editor, clique no Menu Save Edits/Stop Editing:

Fim do Tutorial. Vamos carregar uma imagem de satlite para ilustrar a diviso do edifcio em duas partes iguais: Resultado Final

[1107 x 826 pixels] Compartilhe com seus amigos!

Envie suas sugestes e dicas para o e-mail procdigital@gmail.com

22

You might also like