You are on page 1of 120

Biblioteca Nacional - Catalogao Nacional Explorando... : a complexidade do corpo humano: guio didtico para professores : 1 ciclo / Isabel P. Martins...

[et al.]. - (Ensino experimental das cincias ; 8) ISBN 978-972-742-353-8 I - MARTINS, Isabel P., 1948CDU 37 611

Ficha tcnica
Coleo Ensino Experimental das Cincias Explorando... A complexidade do corpo humano 1. Edio - (maio, 2012) Ministrio da Educao e Cincia Direo-Geral da Educao Isabel P. Martins, Maria Lusa Veiga, Filomena Teixeira, Celina Tenreiro-Vieira, Rui Marques Vieira, Ana V. Rodrigues, Fernanda Couceiro e Patrcia S Maria Rui Vilar-Correia e Teresa Vilaa Manuela Loureno Olinda Sousa Tipografia Jernimus, Lda 1000 Exe. 349369/12 978-972-742-353-8

Explorando... A complexidade do corpo humano

Introduo
1 2 3 4

Enquadramento curricular Finalidades Enquadramento conceptual Temticas


Corpo, ambiente e sociedade Explorando... corpo, semelhanas e diferenas Explorando... corpo, funcionamento e sade

7 8 8 17 17 19 23 90 90 103 105

A B C

5 Recursos 6 Sugestes para avaliao das aprendizagens Referncias bibliogrficas Anexos Lista de filmes por temtica

Explorando... A complexidade do corpo humano

Explorando... A complexidade do corpo humano

Introduo
Sobre o Livro
O presente livro faz parte da Coleo Ensino Experimental das Cincias, um conjunto de textos concebidos para apoiar a formao de professores(as) com vista generalizao do ensino das Cincias no 1. Ciclo do Ensino Bsico (CEB). Trata-se de um livro de suporte Educao em Cincias para os primeiros nveis de escolaridade desenvolvido tendo por base orientaes recentes a nvel nacional e internacional. A Coleo Ensino Experimental das Cincias constituda por Guies Didticos para Professores, organizados numa lgica temtica abordando, cada um deles, um tpico relevante do Currculo Nacional e do Programa do 1. CEB. Trata-se, pois, de uma Coleo de formato aberto a qual poder ir sendo acrescentada com novos volumes.

Destinatrios
A Coleo est organizada num formato apropriado para professores(as) do 1. Ciclo do Ensino Bsico que pretendam melhorar as suas prticas sobre o ensino das Cincias de base experimental. Da a opo por uma orientao de Didtica das Cincias, apoiada na integrao de conhecimento de contedo e de conhecimento didtico especfico para os primeiros anos de escolaridade. No entanto, a obra poder interessar a outros pblicos, por exemplo, futuros(as) professores(as) do 1. CEB nos anos terminais da sua formao inicial, estudantes de ps-graduao e ainda autores(as) de recursos didticos.

Estrutura do Livro
Este Guio Didtico para Professores do 1. Ciclo EB intitula-se Explorando a complexidade do corpo humano e pretende ser uma base de apoio ao desenvolvimento de atividades prticas sobre o corpo humano. As atividades propostas podero ser exploradas do 1. ao 4. ano de escolaridade, de acordo com o desenvolvimento cognitivo das crianas e ser abordadas pela ordem considerada mais apropriada pelo(a) professor(a). A organizao do Guio Didtico est estruturada nas seguintes seces: Enquadramento curricular, justificando a pertinncia do tema segundo o Programa do 1. CEB (ME, 1990; 2004);

Explorando... A complexidade do corpo humano

Finalidades, explicitando o que se pretende que as crianas alcancem, globalmente, com a realizao das atividades propostas; Enquadramento Conceptual, apresentando uma viso global da complexidade do corpo humano e da interao mtua deste com o meio onde se insere. Neste guio, para alm deste enquadramento, ser feita uma introduo conceptual especfica, no incio de cada subtemtica, onde se clarifica o conhecimento de contedo disciplinar que os(as) docentes do 1. CEB devero ter sobre ela, de modo a poderem conduzir as tarefas e apoiar as crianas na explorao das suas ideias prvias. No se trata, evidentemente, de conhecimento de contedo prprio para o 1. CEB, mas constitui aquilo que deve ser o nvel de conhecimento mnimo dos(as) professores(as); As atividades, estruturadas em Temticas, vo ser objeto de explorao prtica. As temticas apresentam-se organizadas segundo um formato facilitador do trabalho em sala de aula: propsitos das atividades, metodologia de explorao e sistematizao das aprendizagens esperadas. Cada temtica engloba uma ou mais questes-problema formuladas numa linguagem prxima da das crianas, as quais so objeto de explorao prtica individualmente ou em grupo, conforme deciso do(a) professor(a). As atividades esto estruturadas de modo a que as crianas manifestem as suas ideias prvias, planifiquem e desenvolvam a atividade para dar resposta questo-problema, observando, recolhendo e registando dados, interpretando resultados, confrontando-os com as suas previses e construindo concluses. Recursos didticos, equipamentos e dispositivos duradouros e materiais consumveis necessrios para a realizao do conjunto das atividades propostas. Sugestes para avaliao das aprendizagens, exemplificando questes s quais as crianas devero ser capazes de responder de forma adequada, aps a realizao das atividades propostas. Embora estejam apresentadas na parte final do livro, tal no impede que o(a) professor(a) as v explorando com as crianas medida que progride no tema. O Guio Didtico possui um conjunto de cartazes (em anexo) e sugestes de filmes, simulaes e modelos de apoio explorao das temticas. Ao longo do Guio Didtico utiliza-se a seguinte sinaltica indicativa do uso desses recursos:

Cartaz

Filme

Explorando... A complexidade do corpo humano

Explorando...
a complexidade do corpo humano

Enquadramento curricular

No Programa do 1. CEB (1990; 2004), o tema do corpo humano aparece referenciado ao longo dos quatro anos de escolaridade dentro do bloco programtico 1 descoberta de si mesmo, segundo trs linhas orientadoras: O seu corpo, A sade do seu corpo e a Segurana do seu corpo. Quanto linha orientadora O seu corpo aparecem referncias tais como: Identificar caractersticas familiares (parecenas com o pai e com a me, cor do cabelo, dos olhos); Reconhecer modificaes do seu corpo (peso, altura; queda dos dentes de leite e nascimento da dentio definitiva); Reconhecer a sua identidade sexual; Reconhecer partes constituintes do seu corpo (cabea, tronco e membros); Representar o seu corpo (desenhos, pinturas, modelagem); Comparar-se com os outros; Localizar, no corpo, os rgos dos sentidos; Distinguir objetos pelo cheiro, sabor, textura, forma; Distinguir sons, cheiros e cores do ambiente que o cerca (vozes, rudos de mquinas, cores e cheiros de flores); Identificar fenmenos relacionados com algumas das funes vitais: digesto (sensao de fome, enfartamento), circulao (pulsao, hemorragias), respirao (movimentos respiratrios, falta de ar); Conhecer as funes vitais (digestiva, respiratria, circulatria, excretora, reprodutora/sexual); Conhecer alguns rgos dos aparelhos correspondentes (boca, estmago, intestinos, corao, pulmes, rins, genitais); Localizar esses rgos em representaes do corpo humano; Reconhecer a existncia dos ossos; Reconhecer a sua funo (suporte e proteo); Observar em representaes do corpo humano; Reconhecer a existncia dos msculos; Reconhecer a sua funo (movimentos, suporte); Observar em representaes dos msculos humanos; Identificar a funo de proteo da pele. Em relao linha orientadora A sade e seu corpo referenciado: Reconhecer e aplicar normas de higiene do corpo (lavar as mos antes de comer, lavar os dentes); Conhecer normas de higiene alimentar (importncia de uma alimentao variada, lavar bem os alimentos que se consomem crus, desvantagem do consumo excessivo de doces, refrigerantes); Reconhecer a importncia de posturas corretas do exerccio fsico e do repouso para a sade (estar bem sentado, brincar ao ar livre, deitar-se cedo); Conhecer e aplicar normas de vigilncia da sua sade (idas

Explorando... A complexidade do corpo humano

peridicas ao mdico, boletim individual de sade); Conhecer e aplicar normas de higiene do corpo (hbitos de higiene diria) e higiene alimentar (identificao dos alimentos indispensveis a uma vida saudvel, importncia da gua potvel, verificao do prazo de validade dos alimentos); Identificar alguns cuidados a ter com a viso e a audio (no ler s escuras, ver televiso a uma distncia correta, evitar sons de intensidade muito elevada); Reconhecer a importncia da vacinao para a sade; Reconhecer a importncia do ar puro e do sol para a sade; Identificar perigos do consumo de lcool, tabaco e outras drogas. No que respeita linha orientadora A segurana do seu corpo aparecem referncias tais como: Conhecer algumas regras de primeiros socorros (conhecer algumas medidas elementares a ter em conta em casos de queimaduras solares, fraturas e distenses, mordeduras de animais, hemorragias); Identificar alguns cuidados a ter com a exposio ao sol.

Finalidades

Compreender a interao Corpo Ambiente Sociedade. Constatar a diversidade e especificidade do corpo humano. Reconhecer o corpo como um sistema complexo, interativo e em constante transformao.

Enquadramento conceptual

O compromisso da escola com a construo da cidadania exige, necessariamente, uma prtica educacional que contemple a compreenso da realidade social e dos direitos e responsabilidades de cada um em relao sua vida pessoal, coletiva e ambiental. neste mbito que, desde cedo, a criana deve aprender a perceber-se como ser integral, dependente e, simultaneamente, agente transformador da sua vida e da dos outros. Para cada um de ns existe um espao que habitamos com outros seres vivos e com todos os outros elementos que connosco interagem por meio de relaes de trocas de energia, de relaes sociais, econmicas, culturais . Nesta perspetiva, e no que ao corpo humano respeita, ser, ento, fundamental que a criana aprenda a conhecer e cuidar do prprio corpo, identificando os seus constituintes e as interaes entre eles, mas, tambm, a valorizar e adotar hbitos saudveis como um dos aspetos bsicos da qualidade de vida, e a agir com responsabilidade em relao a esse espao que habita, sua sade e sade coletiva.

Explorando... A complexidade do corpo humano

A abordagem do corpo requer, assim, mais do que a incidncia sobre a dimenso biolgica, ou sobre a compreenso da diferena de gnero, do questionamento de papis, das mudanas resultantes do crescimento e do respeito diferena. A criana deve ser confrontada com questes sociais, por envolverem posicionamentos e concees a respeito das suas causas e efeitos, por trazerem discusso a liberdade de escolha, por interrogarem sobre a legitimidade de prticas e valores consagrados pela tradio e pelos hbitos, por abrangerem tanto a dimenso das aes pessoais como das relaes entre grupos, por questionarem o sentido da convivncia humana nas suas interaes com vrias dimenses da vida social, de que so exemplo o ambiente, a cultura, a sexualidade e a sade. As controvrsias e tribulaes em que vivemos destronaram a viso de mundo cartesiana, mecanicista e alimentam a exigncia de uma nova conscincia do universo, de um novo paradigma o da totalidade, o holstico, o sistmico, o da viso ecolgica de mundo que no fragmenta a realidade. Neste paradigma, o ser humano deixa de estar sobre as coisas para se colocar junto delas, numa pertena mtua em que ele e as coisas so membros de um todo maior. dentro deste conceito de dinmica do todo e de interdependncias que se inscreve a ideia de que se destruirmos o planeta Terra nos destruiremos a ns mesmos. Hoje em dia, a configurao total no mais determinista, na medida em que tudo se interpenetra e complementa. Esta posio no fatalista, suportada por muitos, assenta na ideia de que o mundo no tem, necessariamente, de ser como . Em cada momento, o ser humano age sobre o meio que o cerca e o meio age sobre o ser humano, pelo que o que sai desta ao recproca o que esta determinar. O sentido das transformaes depende, em grande parte, de ns, quer pelo que fazemos, quer pelo que deixamos de fazer. para comportar esta ideia que hoje se exige escola que se constitua, para l de espao de saber e reflexo, em espao de descodificao e interpelao crticas das mensagens com que a vida em sociedade nos confronta diariamente. Exigncia que no ser conseguida com contedos compartimentados, desligados da realidade, e sem uma verdadeira dimenso integrada e global, como globais so hoje os fenmenos da sociedade na interao sistmica dos seus contextos de realizao, eles mesmos plurifacetados. O modelo de crescimento nas sociedades do presente caracteriza-se pelo aumento da capacidade de produo de uma enorme gama de bens, como tambm pela produo de riscos, perigos e incertezas decorrentes da interveno da Cincia e da Tecnologia na Natureza e nas nossas vidas. Deixaram de ser eficazes as campanhas do interdito ou do aconselhamento, deixou de haver lugar para a imposio de comportamentos, deixou de ser suficiente demonstrar interdependncias de fatores e insistir em slogans, emergiram novas doenas e diversificaram-se as vias da sua propagao. A circularidade entre a criao do risco e a mobilizao em torno da sua resoluo obriga a uma redefinio da participao dos cidados e, consequentemente, da sua educao. Uma educao que, desde os primeiros anos de escolaridade, faa da ao educativa tambm um ato de pessoalizao e socializao, com vista a

Explorando... A complexidade do corpo humano

uma habitao mais humana do mundo. Uma educao que no se pode orientar para o mero ensinamento de bons princpios ou boas prticas, mas para o pr em ao desses princpios na resoluo de problemas e na adoo consciente de comportamentos com eles compatveis. Retomando o tema do corpo humano e por referncia aos pressupostos atrs explicitados, facilmente se perceber que se defenda fazer todo o sentido entender o corpo como ncleo de experincias e conhecimentos dotado de grande funcionalidade prtica, psicolgica e social, perpassado por riscos que invadem a vida quotidiana, condicionado pelas escolhas que surgem no mercado, invadido pela sofreguido do consumo, associado aos novos ritmos de (con)vivncia das famlias, e assente numa tica de corresponsabilidade, de partilha, de solidariedade, de preocupao por ns, pelos outros e pela natureza, e de autoconteno no respeito pelos recursos no indefinidamente renovveis. A abordagem do corpo humano no pode deixar de estar associada a um melhor conhecimento, por cada aluno(a), do seu prprio corpo, por ser nico, por sobre ele ter uma perceo que mais ningum pode ter e por tal viso favorecer o desenvolvimento de atitudes de respeito pelo prprio corpo e pelas diferenas individuais. Mas to importante quanto entender a sua estrutura e funcionamento saber como assegurar cuidados para o bem tratar, para garantir a manuteno da sade e para melhorar a qualidade de vida, na interao sistmica com o ambiente e com os complexos fenmenos sociais em que esta se realiza. Perceber, por exemplo, o que a sade e como se preserva requer alguns conhecimentos sobre o corpo, mas no se pode compreender ou transformar a situao de um indivduo ou de uma comunidade sem levar em conta que ela produzida nas relaes individuais e coletivas com o meio fsico, social, poltico, econmico e cultural. A primeira Conferncia Internacional sobre Promoo da Sade, realizada no Canad, em 1986, como uma primeira resposta s crescentes expectativas no sentido de se conseguir um novo movimento de sade pblica a nvel mundial, aprovou a Carta de Ottawa, onde se expressam amplas ideias, nomeadamente: A sade um recurso da maior importncia para o desenvolvimento pessoal, social e econmico, assim como uma das mais importantes dimenses da qualidade de vida. Ou seja, ela deve ser entendida como um recurso para a vida e no como uma finalidade de vida; No seu conjunto, existem fatores biolgicos, comportamentais, ambientais, polticos, econmicos, sociais, culturais, que podem ser favorveis ou prejudiciais sade; As condies e recursos fundamentais para a sade so educao, paz, habitao, alimentao, recursos econmicos, ecossistema estvel, recursos sustentveis, justia social e equidade.

10

Explorando... A complexidade do corpo humano

Em suma, a sade decorre no s de fatores comportamentais, relacionados com a deciso e ao dos indivduos, mas, tambm, de fatores estruturais e/ou conjunturais. certo que cabe a cada indivduo preocupar-se em desenvolver, na vida quotidiana e no trabalho, um padro comportamental favorvel sua sade, seja no campo alimentar, ambiental, sexual, de atividade fsica, de consumo Mas se as condies sociais, polticas e econmicas no forem favorveis, certamente que a contribuio individual no bastar para que tenhamos uma populao mais saudvel, com vida mais longa e de melhor qualidade. Da mesma forma, se a interveno humana continuar a degradar a sustentao da vida na Terra, as consequncias incluiro cada vez mais preocupaes relativas propagao de doenas e emergncia de novas pandemias. A ao humana est a contribuir para profundas alteraes no sistema climtico, o que vem causando, por um lado, mortes e doenas por catstrofes decorrentes de vagas de calor, inundaes e secas, e, por outro, o crescimento de doenas provocadas por agentes mais sensveis s mudanas de temperatura e precipitao. Todos esses riscos sero sempre maiores entre as populaes mais vulnerveis, por mais diretamente dependentes dos ambientes naturais para suprirem muitas das suas necessidades bsicas. So, igualmente, essas que no tm acesso a habitao digna, a gua potvel e a saneamento bsico adequado. Ou seja, a pobreza cria problemas de sade, porque a falta de condies obriga as pessoas a viver em ambientes que as tornam doentes. A isso acresce o facto de com essas carncias coincidir a falta de infraestruturas de sade, ou porque foram danificadas/destrudas por guerras, conflitos ou desastres naturais, ou porque colapsaram por falta de investimento, ou porque a SIDA atingiu grande parte dos seus quadros . Por outro lado, fatores ligados ao desenvolvimento econmico e tecnolgico e ao processo de urbanizao vm levando a que a produo e oferta de bens materiais, quantas vezes inteis ou facilmente substituveis por outros de mais fcil acesso, apresente um crescimento vertiginoso, o que favorece o desenvolvimento de uma sociedade assente no consumo e no desperdcio. A ela se associam srios problemas atuais como a obesidade, a hipertenso arterial e diabetes, os distrbios de sono, o sedentarismo, a poluio, o prazer do lazer nas grandes superfcies comerciais, o aumento drstico da produo de lixo, a poltica do descartvel e do efmero. Inerente a este modelo de sociedade esto as ideias de luxo e ambio desmedida, de qualidade de vida determinada pelo dinheiro e de ascenso social como objetivo principal da nossa existncia, fazendo a apologia de estilos de vida que os meios de comunicao, em particular a televiso e a Internet, oferecem como referncia. Associam-se-lhes as dietas alimentares para conseguir um corpo perfeito, ou as intervenes em reputadas clnicas, seja para corrigir o nariz, ou para tratar casos de bulimia, de anorexia e de excesso de peso decorrente de hbitos alimentares pouco saudveis. Em suma, as sociedades de hoje orientam-se muito para o desenvolvimento e a prosperidade, para o ter e o poder, para o crescimento ilimitado de bens materiais

11

Explorando... A complexidade do corpo humano

e de servios, atravs da utilizao e explorao indiscriminadas de todas as foras e energias, numa lgica utilitarista, antropocntrica e de sobrevalorizao individual. Mas a Natureza est a dar claros sinais de esgotamento e elevado o preo que estamos a pagar pelo sonho de uma modernidade que continua a acentuar o subdesenvolvimento de uma parte substancial da humanidade. A caminhada na transio para um novo paradigma assente na unidade e na interdependncia entre tudo e todos j comeou h tempos. Mas ainda h muito que infletir no pensamento individual, social e poltico do consumo rumo a um quadro de obrigaes e prioridade de responsabilidades que apelem s noes de bem comum, mesmo que tal reverta em sacrifcio pessoal. O corpo humano, longe da mquina que se estuda (des)articulando as suas partes constituintes e em que cada uma desempenha uma determinada funo, um dos temas do currculo do ensino bsico onde se espelham vrias preocupaes incorporadas neste paradigma, orientadas para a ideia de que necessrio educar desde cedo para a descentrao individual e para aprendermos a responder pelos nossos atos e omisses e a prever as consequncias deles decorrentes. O corpo no pode assim ser entendido como pura descrio anatmica, fisiolgica, morfolgica, metablica nem como um organismo atemporal e universal sem relao com os acontecimentos que o configuram diariamente e o posicionam no mundo como dotado de particular gnero, etnia, sexualidade, comportamentos O corpo deve ser perspetivado tanto como herana biolgica e como herana cultural, sendo esta ltima a grande responsvel pelas representaes que temos dos nossos corpos. Nesta perspetiva, o corpo entendido como um local de inscrio de identidades e diferenas que produz sujeitos de uma cultura. Por isso, considera-se que o corpo histria. Nele se inscrevem muitas marcas sociais, com e atravs de prticas afetivas, desportivas, polticas, estticas, entre outras. A abordagem do corpo humano no ensino formal tem sido fragmentada, isto centrada na aprendizagem isolada de nomes de ossos, veias e artrias, msculos, glndulas ou componentes anatmicos de diferentes sistemas ao invs de uma abordagem integrada do funcionamento do corpo. Tal circunstncia poder justificar o facto de os aspetos anatmicos e de funcionamento do corpo humano serem bastante desconhecidos, quer de crianas, quer de pessoas adultas, apesar de se tratar de uma temtica que, para alm de ser abordada ao longo da escolaridade, constitui ainda centro de interesse de exposies e at dos media. A maior parte dos trabalhos produzidos sobre as concees que as crianas possuem sobre o corpo humano mostra que muitas delas desenham um vasto leque de estruturas do interior do seu corpo, designadamente o corao, o crebro, os pulmes, o estmago, os msculos, os rins e as veias. A localizao, tamanho, forma e funes destes rgos, apesar de se afastarem do conhecimento cientfico aceite, so, de um modo geral, consistentes nos diversos estudos. Assim, por

12

Explorando... A complexidade do corpo humano

exemplo, o corao quase sempre desenhado com a forma tpica de valentino (Y). Quanto sua funo, so vrias as crianas que consideram que ele limpa, filtra ou fabrica o sangue. As principais experincias e conhecimentos das crianas sobre o corpo (o seu aspeto exterior, a sua conduta, a sua estrutura interior com os seus rgos internos) situam-se ao nvel da perceo atravs dos sentidos. A partir da iniciar-se- a explorao e compreenso elementar dos nveis de organizao no diretamente percetveis. fundamental que as crianas compreendam o funcionamento do seu corpo e as suas necessidades a fim de adequarem os seus hbitos e comportamentos pessoais e sociais aos requisitos de qualidade para uma vida saudvel. Defende-se um enfoque sistmico que permita relacionar e organizar os conhecimentos biolgicos sobre o corpo humano: os seus componentes anatmicos, as interaes entre si e com o meio, as formas de organizao e os processos de mudana que caracterizam o organismo e o seu funcionamento. Segundo Caal (2009) a compreenso integrada do corpo humano s possvel se relacionarmos as diversas estruturas corporais e as suas funes especficas com as funes vitais: nutrio, reproduo e interao com o meio. No se trata de incluir novos contedos, que contribuam ainda mais para aumentar o currculo, mas sim contrariar uma tradio escolar que promove uma aprendizagem no significativa e arbitrria geradora de conhecimentos fracionados, responsveis por uma conceo fragmentria do corpo humano. A perspetiva sistmica do corpo humano contempla as mltiplas relaes existentes entre as estruturas corporais humanas (rgos, aparelhos, sistemas) e as suas funes vitais. Dado o interesse e a utilidade didtica desta perspetiva, apresenta-se o quadro 1 - Perspetiva sistmica do corpo humano. As relaes, mudanas e mecanismos de regulao expressos no quadro possuem diferentes nveis de complexidade, por isso, o processo de construo de um conhecimento sistmico sobre o corpo humano deve ser gradual e abarcar toda a escolaridade obrigatria. Apesar de, tal como Caal, se defender uma abordagem sistmica do corpo humano, o enfoque neste guio insere-se tambm numa perspetiva CTS, pelo que se optou pela explorao que a seguir se apresenta.

13

Explorando... A complexidade do corpo humano

Temticas

Quadro 1 - Perspetiva sistmica do corpo humano. FUNES VITAIS


Nutrio
Movimentos das extremidades ao caar, recolher ou consumir alimentos. l Movimentos no sistema digestivo. l Movimentos no sistema circulatrio. l Movimentos no sistema respiratrio: contrao e expanso da cavidade torcica. l Movimentos no sistema excretor: circulao da urina e expulso para o exterior. l Exerccio corporal e controlo do peso, sade, crescimento. l Consumo de glicose no mecanismo de contrao muscular. l Produo de dejetos no metabolismo da clula muscular.
l l l l l l l

Reproduo
Jogos, carcias... Contraes do parto.
l

Interao com o meio


Movimentos e condutas comunicativas: a fala e as expresses faciais; expresses corporais (saudao, despedida, expresso de emoes).

Sistema locomotor

ESTRUTURAS CORPORAIS

Sistema digestivo

Ingesto dos alimentos. Digesto dos alimentos. Absoro intestinal. Expulso dos dejetos da digesto.

Transporte de nutrientes ao feto provenientes do sistema digestivo da me atravs do sistema circulatrio, via placenta e cordo umbilical.

Importncia dos sentidos na seleo e degustao dos alimentos. l Reaes neurosensoriais perante alimentos em ms condies: vmitos, diarreia l Doenas como anorexia e bulimia. l Stress e lceras.
l

Captao do ar rico em oxignio pelos pulmes. l Passagem do oxignio do ar dos alvolos ao sangue. l Passagem de CO2 do sangue aos alvolos pulmonares. l Expulso de ar rico em CO2 pelos pulmes.
l

Sistema respiratrio

Transporte de oxignio ao feto a partir do sistema circulatrio da me via placenta e cordo umbilical.

Reaes neurosensoriais perante a asfixia ou necessidade de mais oxignio pelo exerccio fsico l Interveno na fala e emisso de outros sons.
l

Sistema excretor

Sistema circulatrio

Transporte de nutrientes do aparelho digestivo s clulas do corpo. l Transporte de dejetos celulares aos rgos excretores.
l

Mecanismo de ereo do pnis e irrigao da pele. l Transporte de nutrientes e outras substncias ao feto atravs da placenta e do cordo umbilical. l Transporte de nutrientes s clulas das mamas para produo do leite.
l l

O rubor do rosto (corar) como sinal comunicativo. l Mecanismo de vasodilatao ou vasoconstrio em eventos de relao. l Controlo nervoso do ritmo cardaco.
l

Expulso dos dejetos celulares para o exterior do organismo.

Proximidade fsica dos rgos reprodutores e excretores.

Possvel papel comunicativo dos odores corporais (feromonas).

Controlo dos movimentos voluntrios e involuntrios relacionados com a nutrio. l Controlo dos rgos secretores. l Regulao do metabolismo. l rgos sensoriais necessrios nutrio. l Sensaes de sede, fome. l Decises alimentares do sujeito. l Regulao da expulso de dejetos.
l l

Sistema nervoso e hormonal

Sensibilidade a estmulos sexuais: visuais, tcteis, olfativos, bocais l Controlo nervoso e hormonal do parto. l Desencadeamento da puberdade. l Regulao do ciclo de ovulao-menstruao. l Regulao dos processos da menopausa.
l

rgos sensoriais. Sensaes. Sistema nervoso central: a fala, os movimentos, a aprendizagem l Influncia das hormonas na conduta e o carter pessoal.
l l

Sistema reprodutor

Nutrio do feto no tero atravs da placenta. Alimentao dos bebs: produo de leite nas mamas.

Libertao de ovcitos e produo de espermatozoides. Nidao do zigoto no tero. l Transporte de nutrientes ao feto atravs da placenta. l Parto. l Alimentao lctea atravs das mamas.
l l

Alteraes nos rgos sexuais e outros perante estmulos sexuais.

14

Fonte: Adaptado de Caal, P. (2009). El cuerpo humano: una perspectiva sistmica. In Alambique, n. 58, pp. 8-22.

Explorando... A complexidade do corpo humano

Para explorar a complexidade do corpo humano prope-se a explorao de 3 temticas (A, B e C) estando a ltima subdividida em 5 subtemticas (SC1 a SC5) estruturadas de acordo com o diagrama organizador. A sequncia das atividades pode ser decidida pelo(a) professor(a).
A - CORPO, AMBIENTE E SOCIEDADE

B - CORPO, SEMELHANAS E DIFERENAS

C - CORPO, FUNCIONAMENTO E SADE

SC1 Revestimento e movimento

SC2 Alimentao, consumo e resduos

SC3 Respirao, sangue e defesas

SC4 Sentir e reagir ao mundo

SC5 Nascimento, crescimento e continuidade...

A pele uma marca de identidade A pele a fronteira do corpo com o exterior Os movimentos do corpo so atos complexos

Comer um ato social e cultural

O ar que respiramos no todo igual O ar que entra diferente do que sai

Os sentidos permitem-nos interagir com o que nos rodeia O encfalo comanda muito da nossa vida

O pai e a me esto na nossa origem Alguns filhos e filhas tambm podem ser, um dia, pais e mes

Comer um ato de consumo

Comer necessrio para viver

O sangue circula por todo o corpo

(...)

(...)

(...)

(...)

O corpo defende-se mas nem sempre capaz

(...)

15

Explorando... A complexidade do corpo humano

16

Explorando... A complexidade do corpo humano

A1

CORPO, AMBIENTE E SOCIEDADE

Propsitos da temtica

Constatar a existncia da diversidade humana. Reconhecer que o conceito de corpo inclui, alm das potencialidades biolgicas, as dimenses sociais, culturais e histricas das nossas vivncias. Reconhecer a interdependncia Ambiente / Sociedade na sade das populaes.

A2

Metodologia da explorao

Analisar, em grande grupo, um conjunto de imagens1 de crianas de diferentes pases, culturas, de aspeto fsico distinto, com problemas diversos (por exemplo: subnutrio, obesidade, albinismo, mutilao, dificuldades de mobilidade, malformaes). Para alm disso h outros problemas que podem no se percecionar atravs de imagens e que tambm devem ser abordados, tais como surdez, gaguez, cegueira, doenas mentais. Nesta anlise as crianas apercebem-se de que algumas no tm membros, outras tm mais do que cinco dedos, umas esto subnutridas, outras apresentam problemas de obesidade Importa ainda refletir sobre o vesturio, as tarefas que desenvolvem, o que comem e explorar estas situaes do ponto de vista econmico, social, poltico e religioso: guerra, acidentes (ex. Chernobyl), malformaes, pobreza, mortalidade infantil, nutrio (ex. fast food, fome ) bem como relacion-las com os direitos humanos. A reflexo poder passar, por exemplo, pelas implicaes socioeconmicas que uma m alimentao pode ter, pois no caso particular da obesidade as pessoas podero desenvolver problemas de sade relacionados com colesterol, tenso arterial, diabetes, cries dentrias que tm elevados custos pessoais e pblicos.

1 A recolha das imagens pode ser feita pelo(a) professor(a) e pelas crianas.

17

Explorando... A complexidade do corpo humano

Sugere-se como atividade de aprofundamento do tema uma pesquisa sobre a forma de vida das crianas nos diferentes continentes (habitao, acesso gua, cuidados de sade): Um dia da vida de um (a) menino(a) na(o) (Pas)2.

A3

Sistematizao de aprendizagens esperadas

As crianas no tm todas as mesmas condies de vida nos diferentes locais do planeta Terra. H fatores genticos responsveis por diferenas especficas no corpo logo nascena. O bem-estar e a qualidade de vida das pessoas so influenciados por condies econmicas, geogrficas, sociais, bem como pelas possibilidades de acesso aos servios de sade. A cultura onde cada um de ns se insere influencia a forma de ser, pensar e viver.

18

2 Consultar por exemplo o Livro: UNICEF (2004). Uma vida como a minha. Como vivem as crianas em todo o mundo. Porto: Dorling Kindersley Civilizao.

Explorando... A complexidade do corpo humano

B1

EXPLORANDO... CORPO, SEMELHANAS E DIFERENAS

Propsitos da temtica

Constatar a existncia da diversidade humana. Reconhecer que o conceito de corpo inclui, alm das potencialidades biolgicas, as dimenses sociais, culturais e histricas das nossas vivncias. Reconhecer a interdependncia Ambiente / Sociedade na sade das populaes.

B2

Metodologia da explorao

Solicitar s crianas que faam um desenho de um menino e de uma menina nus. Expor na sala os desenhos elaborados analisando e discutindo em grande grupo os diferentes aspetos que realam ou omitem na representao que fazem do corpo (ex. rgos sexuais, sobrancelhas, pestanas, orelhas, umbigo, mamilos, colorao do corpo), bem como as caractersticas que usam para distinguir o menino da menina. Na explorao das caractersticas que nos desenhos identificam o menino e a menina, o(a) professor(a) poder fazer perguntas do tipo: No teu desenho, qual o menino e qual a menina? Como os identificas? As respostas podero ser do tipo: a menina tem o cabelo comprido. o menino aquele que tem o bon. como tem uma fita a menina. tm sexos diferentes. Para ajudar a (des)construir as ideias apresentadas pelas crianas, pode ser utilizado, entre outros, o livro Menino ou Menina: eis a questo3 de forma a que percebam que apenas os rgos sexuais distinguem o menino da menina, pois qualquer corte

3 Veiga, L.; Teixeira, F.; Couceiro, F. (2001). Menino ou menina: eis a questo 1. e 2. Volumes. Lisboa: Pltano.

19

Explorando... A complexidade do corpo humano

de cabelo, vesturio ou adereo tanto pode ser usado por um ou por outro. Assinalar com um X as caractersticas fsicas presentes no corpo do menino e no da menina, utilizando um registo do tipo:

Menino 2 olhos (sobrancelhas, pestanas, plpebras) 1 nariz Cabea 1 boca (lbios, dentes, lngua) 2 orelhas () 2 mamilos Tronco 1 umbigo rgos genitais: vulva pnis e escroto Membros superiores (brao, antebrao, mo e dedos) inferiores (anca, coxa, perna, p e dedos) cotovelos; ombros; joelhos; tornozelos; pescoo; unhas, cabelos, pele, pulsos ()

Menina

Outros (...)

Analisando o quadro, depois de preenchido, as crianas vo constatar que o que os distingue a nvel fsico so os rgos sexuais, todos os outros aspetos so comuns. Posteriormente e para sistematizar vo legendar os desenhos dos corpos do menino e da menina. Em seguida importante refletir com as crianas que apesar de termos aspetos comuns (boca, nariz, orelhas) h especificidades prprias de cada indivduo: cor dos olhos (azuis, verdes); tipo e cor de cabelo (liso, encaracolado, louro, castanho) formato do nariz (achatado, fino), cor da pele (clara, morena, escura); aspeto fsico (baixo, alto, gordo, magro). Para isso podem fazer um quadro do tipo que se segue, partindo das caractersticas dos meninos e meninas da sala:

20

Explorando... A complexidade do corpo humano

Caractersticas individuais liso encaracolado comprido Cabelo curto castanho louro ruivo ... azuis castanhos Olhos verdes grandes ... achatado Nariz fino grande ... clara Pele escura ... baixo Aspeto fsico magro gordo ...

N. de crianas

No final, as crianas devero reconhecer que todas tm um corpo que as identifica como pertencentes espcie Homo sapiens mas que, apesar disso, tm caractersticas fsicas que as distinguem umas das outras. Pode continuar-se o dilogo perguntando s crianas se, apesar de algumas delas (identific-las, a partir do quadro anterior) terem vrias caractersticas fsicas em comum, no podero distinguir-se entre si por outro tipo de caractersticas, que no as fsicas (refilo/ona, teimoso/a, falar baixinho, meigo/a, prestvel, amigo/a). Sugere-se a realizao de um jogo em que o(a) professor(a) prepara previamente tantos cartes quanto o nmero de crianas da sala, escrevendo, em cada um, o nome de uma criana. Cada criana retira um desses cartes, que esto dispostos sem se ver o nome e no o mostra a ningum. A tarefa de cada uma escrever no carto cinco caractersticas do colega nele assinalado, de forma a que os outros possam identificar de quem se trata. Neste jogo, pode acontecer que as crianas apenas refiram caractersticas fsicas, mas certamente que sentiro dificuldades na identificao do colega, isto deve ser

21

Explorando... A complexidade do corpo humano

explorado pelo(a) professor(a) de forma a que entendam que tambm existem traos de personalidade (maneiras de ser, estar) caractersticos de cada um.

B3

Sistematizao de aprendizagens esperadas

Todos temos um corpo, composto por trs partes fundamentais: cabea, tronco e membros. O sexo masculino e o feminino distinguem-se atravs dos rgos genitais: feminino vulva; masculino pnis e escroto. Apesar da existncia de caractersticas fsicas comuns a todos os indivduos, cada um(a) possui um conjunto de especificidades fsicas e psicolgicas que o(a) caracteriza.

22

Explorando... A complexidade do corpo humano

C
SC1 Revestimento e movimento

EXPLORANDO... CORPO, FUNCIONAMENTO E SADE

Esta temtica est organizada em 5 subtemticas (SC1 a SC5).


SC2 Alimentao, consumo e resduos SC3 Respirao, sangue e defesas SC4 Sentir e reagir ao mundo SC5 Nascimento, crescimento e continuidade...

Estas podem ser contextualizadas, pelo(a) professor(a) atravs de uma abordagem holstica do corpo. Sugere-se uma explorao do corpo humano que permita que as crianas possam compreender a sua complexidade e a interligao de todos os rgos e sistemas. Para o efeito pode comear por uma explorao do tipo da que se sugere no quadro abaixo:

Perguntas do(a) professor(a) O que que o teu corpo pode fazer?

Possveis respostas das crianas

Contedos envolvidos

ouvir, cheirar, falar, sentir, pensar, sentidos; crebro; sistema saborear, tatear andar comer respirar fazer coc e chichi nervoso esqueleto, msculos sistema digestivo sistema respiratrio sistema digestivo e excretor sistema circulatrio sistema nervoso

Porque que precisas de comer? O que permite que possas fazer tudo isso com o teu corpo? O que comanda o que fazes? (...)

para que os alimentos cheguem s clulas. o nosso crebro

Este dilogo com as crianas permite a introduo das subtemticas que a seguir se apresentam. A ordem de abordagem de cada uma delas ficar ao critrio do(a) professor(a) de acordo com as necessidades, motivaes e interesses da turma.

23

Explorando... A complexidade do corpo humano

SC1 Revestimento e movimento


Quadro organizador da explorao
A pele a fronteira do corpo com o exterior Como revestido o corpo? Para alm da funo que a pele desempenha enquanto rgo dos sentidos que outras funes tem? A pele merece cuidados especiais? () A pele uma marca de identidade Os movimentos do corpo so atos complexos Todas as pessoas tm a mesma cor de pele? Como que por uma dedada podemos ser identificados? () Que movimentos se podem fazer com o corpo? Se os ossos so duros, como que nos movimentamos? Porque que movimentar o corpo fundamental para a sade? () (...)

SC1.1 Introduo conceptual


No corpo a pele funciona como uma cobertura protetora que juntamente com o esqueleto e os msculos esquelticos lhe do estrutura e permitem o seu movimento. A pele o maior rgo do corpo humano e organiza-se em camadas a epiderme, a derme e a hipoderme. A parte superficial da epiderme (camada exterior visvel) constituda por clulas mortas de aspeto escamoso, que protegem do permanente contacto e agresso de elementos exteriores. Por baixo da epiderme fica a derme, em que se entrelaam os vasos sanguneos e os nervos em torno dos folculos pilosos. Esta a camada de pele mais resistente que permanece elstica ao longo da vida e que sustenta e alimenta a epiderme. Por baixo da derme existe a hipoderme que prende a pele aos msculos e aos ossos. Para alm de cobrir o corpo a pele d origem a estruturas como o cabelo e as unhas, que se formam a partir da camada exterior epiderme e so constitudos por queratina. A superfcie da pele est sempre em renovao, as clulas que esto na parte inferior da epiderme so constantemente empurradas para a superfcie enquanto outras se vo produzindo debaixo delas. A pele possui diversas funes, nomeadamente: proteo (barreira contra micrbios, infees, radiao ultravioleta, perda excessiva de lquidos ), excreo/ absoro cutnea (permite a libertao para o exterior, de secrees das glndulas bem como a passagem de medicamentos at s camadas mais profundas da pele) e regulao da temperatura (atravs do suor, o corpo arrefece, permitindo manter a sua temperatura constante).

24

Explorando... A complexidade do corpo humano

A exposio ao Sol tem benefcios (ex. produo de vitamina D), mas a exposio solar excessiva acarreta malefcios (envelhecimento precoce da pele, cancro). Assim, ainda que necessria em pequenas doses, a radiao ultravioleta do Sol pode lesionar a pele e tecidos subjacentes. Por isso possumos uma substncia, a melanina, que d uma tonalidade escura epiderme e a protege da radiao. Quanto mais melanina a pele tiver, mais escura a sua tonalidade (os albinos no produzem melanina). A melanina produzida pelos melancitos (clulas epiteliais). Apesar de todas as pessoas possurem aproximadamente o mesmo nmero de melancitos, as diferenas de cor de pele devem-se quantidade de melanina que estes produzem. Quanto maior for a intensidade solar, mais melanina produz a pele. Quando uma bolsa de melanina se acumula numa determinada rea surge uma sarda ou uma mancha. Embora a pele seja o maior rgo individual, so os msculos que formam grande parte do resto de que somos compostos. Por baixo da pele e ligada a ela esto msculos esquelticos. Muitos destes esto ligados tambm aos ossos, movimentam articulaes assim como algumas partes do corpo e constituem o maior grupo de msculos. Estes msculos (esquelticos) so msculos voluntrios. Dois outros tipos de msculos fazem parte do corpo: o msculo cardaco que se encontra apenas no corao miocrdio e os msculos lisos que revestem os vasos sanguneos e rgos como o estmago, a bexiga e os intestinos. Todos estes msculos (cardaco e lisos) so involuntrios. Os msculos esquelticos, em conjunto com os ossos e as articulaes (juntamente com tendes, ligamentos e cartilagens) permitem-nos realizar movimentos do corpo (ex. atividades fsicas dirias). Os ossos servem de suporte aos msculos e esto ligados a estes atravs de tendes. Os ossos so estruturas vivas compostas por um tecido sseo duro, nervos e vasos sanguneos. Cada osso tem uma camada externa de osso compacto e uma camada interna de osso esponjoso leve. Existem diferentes tipos de ossos: longos (ex. fmur, tbia), curtos (ex. ossos do pulso e do tornozelo), achatados (ex. esterno), irregulares (ex. vrtebras, anca), curvos (ex. costelas e ossos do crnio). Os ossos organizam-se segundo uma determinada estrutura formando o esqueleto: cabea, tronco e membros superiores e inferiores. A cabea constituda por ossos como o frontal, o occipital, os parietais, os temporais e os maxilares. O tronco constitudo por: costelas, esterno, coluna vertebral, cintura escapular (clavcula e escpula) e cintura plvica (ilaco e pbico). Os membros superiores so constitudos por brao (mero), antebrao (rdio, ulna) e mo (carpo, metacarpo, falanges). Os membros inferiores so constitudos por coxa (fmur), perna (tbia, fbula) e p (tarso, metatarso e falanges).4

4 De acordo com a nova nomenclatura anatmica os ossos omoplata, cbito e pernio so agora designados, respetivamente, por escpula, ulna e fbula. Federative Committee on Anatomical Terminology (FCAT) and International Federation of Associations of Anatomists (IFAA) (1998). Terminologia Anatomica. Stuttgart: Thieme.

25

Explorando... A complexidade do corpo humano

O esqueleto proporciona ao corpo uma estrutura resistente e flexvel e protege os rgos internos. Existem cinco cavidades que alojam, protegem e organizam os rgos internos do corpo e que so revestidas por membranas que os ajudam a manter-se no seu lugar. A cavidade craniana formada pelo crnio e aloja o encfalo. A cavidade espinal formada pelas vrtebras e aloja a medula espinal. A cavidade torcica formada pelas cavidades pleurais, que alojam os pulmes e pela cavidade pericrdica que aloja o corao. Na cavidade abdominal localizam-se o estmago, o fgado, o pncreas, os rins, a maior parte dos intestinos e outros rgos. Na cavidade plvica encontram-se os rgos reprodutores, a bexiga, o clon descendente e o reto.

SC1.2 Propsitos da subtemtica


Reconhecer que a pele reveste o corpo, sendo o maior rgo do corpo humano. Identificar a constituio e as funes da pele. Identificar medidas de preveno, proteo e cuidados com a pele. Compreender a relao entre o esqueleto, articulaes, msculos e tendes. Identificar os principais ossos do esqueleto. Compreender a importncia da atividade fsica na promoo e manuteno da sade.

SC1.3 Metodologia de explorao


Na explorao da subtemtica, importa que as crianas se consciencializem de que a pele uma marca de identidade, a pele a fronteira do corpo com o exterior e os movimentos do corpo so atos complexos. Assim, partindo de cada uma destas ideias, o(a) professor(a), em dilogo com as crianas, vai fazendo a explorao da subtemtica, colocando questes do tipo: Como revestido o corpo? Quando se pergunta como revestido o corpo, a resposta mais provvel das crianas ser a pele. Prosseguir o dilogo com a questo: Ser que todos temos a mesma quantidade de pele? Quanto mede a nossa pele? Uma forma de calcular, aproximadamente, a superfcie da pele de cada criana, atravs de uma tabela que relaciona a altura e o peso.

Cartaz 1- Tabela para calcular a superfcie cutnea5.

26

5 Adaptado de Armesto, F. (Coord) (1997). Gua para perderse en Domus. Corua: Casa de Las Ciencias.

Explorando... A complexidade do corpo humano

Para isso, traa-se uma linha reta que dever unir os pontos que marcam a sua altura e o seu peso (massa). O ponto onde a reta intersecta a linha central indica aproximadamente a superfcie de pele do corpo. Assim, cada criana para saber a rea da sua pele ter de medir a sua altura e peso (massa), registando-os numa tabela do tipo:

Nome

Altura (cm)

Peso - massa (kg)

Superfcie da pele (m2)

27

Explorando... A complexidade do corpo humano

Sugere-se que o(a) professor(a) tambm calcule a superfcie da sua pele, a fim de se comparar com a das crianas, verificando-se, assim, que a superfcie de pele varia de pessoa para pessoa em funo do seu tamanho. Retomar o dilogo sobre a pele, rgo que reveste o corpo, fazendo incidir a abordagem deste assunto nas semelhanas e diferenas visveis a olho nu (pelos, sinais, diversidade de tonalidade e cor da pele). A partir das respostas das crianas passar explorao da constituio da pele, no esquecendo as estruturas a que a pele d origem, o cabelo e as unhas, atravs da sua observao com lupas (observar pelos, poros, sardas, sinais) e microscpio (observao de cabelo, unhas e preparaes definitivas da pele). Efetuar os respectivos registos com as ampliaes usadas.

Observao ao microscpio de: __________________________

Desenho o que observo:

Ampliao da Ocular Ampliao da Objetiva Ampliao Total (A. ocular x A. objetiva)

Descrevo o que observo:

Se for a primeira vez que as crianas usam o microscpio, sugere-se que o(a) professor(a) explore com elas as suas partes constituintes (parte mecnica e tica), normas bsicas de utilizao, caractersticas da imagem obtida, montagem de preparaes temporrias, observao de preparaes temporrias e definitivas, recorrendo a diferentes ampliaes (usar diferentes ampliaes, comeando sempre pela objetiva de menor ampliao).

28

Explorando... A complexidade do corpo humano

Com as observaes lupa e ao microscpio podero constatar que a pele possui poros, pelos. Os resultados da observao ao microscpio devero ser o ponto de partida para introduzir a noo da existncia de diferentes camadas da pele (epiderme, derme e hipoderme). A fim de completar a informao, poder recorrer-se a imagens de livros, de stios da Internet, filmes, que ilustrem as glndulas sebceas e sudorparas, os vasos sanguneos, os folculos pilosos

Filmes 1- A pele.

Que outras funes tem a pele para alm de ser rgo dos sentidos? Perguntar s crianas para que serve a pele. As respostas podero ser do tipo: ...protege-nos dos micrbios ...protege-nos do Sol ...deixa sair o suor ...deixa passar a pomada quando temos ndoas negras ...protege-nos do frio Registar as ideias das crianas, agrupando-as numa tabela tendo em ateno as funes da pele: protetora, reguladora da temperatura e absoro cutnea. Incentivar as crianas a procurarem mais informao sobre as funes da pele a fim de completarem a tabela. Como que por uma dedada podemos ser identificados? Cada criana faz a sua impresso digital e observa-a com a lupa. Recortar a impresso digital e colar num cartaz identificando com o nome de cada um, a fim de constatar que todas as impresses digitais so diferentes. A partir desta ideia explorar que uma dedada serve para identificar cada indivduo e que, por essa razo, as impresses digitais so utilizadas em vrias situaes (ex. assaltos, marcao de presenas, acesso a computadores) Porque que a pele no tem sempre a mesma cor? O(a) professor(a) mostra uma imagem com rostos diferentes tonalidades/cores e pergunta a que se dever a diversidade de cor da pele das pessoas. As crianas podem apresentar ideias do tipo: ...nasceram em frica os que tm a pele mais escura ...os que tm a pele mais escura so os que passam mais tempo ao Sol

29

Explorando... A complexidade do corpo humano

Confrontar as crianas com as ideias apresentadas, nomeadamente mostrando que h crianas de pele escura que nasceram em Portugal e no em frica. Introduzir a ideia de que, quando nascemos, j temos uma determinada tonalidade e cor de pele, que herdamos dos nossos pais (marca gentica) que est associada quantidade de melanina (pigmento produzido na epiderme) que possumos. A explorao pode continuar perguntando s crianas porque que no Vero a pele de algumas pessoas fica mais escura. A resposta mais provvel que apanham mais Sol. Para constatar o efeito do Sol sobre a tonalidade da pele, sugere-se que as crianas coloquem um penso rpido em volta de um dedo. Ao fim de dois dias retiram-no, observam e comparam a cor da pele em todo o dedo. Verificaro que a zona onde esteve o penso est mais clara. Sistematizar com as crianas que quando expostas ao Sol h um aumento da produo de melanina, o que pode conferir uma tonalidade diferente cor da pele. A pele necessita de cuidados especiais? A este propsito dialogar com as crianas sobre os cuidados a ter com a pele. Para isso, fazer o levantamento das agresses/doenas a que a pele pode estar sujeita e respetivas medidas de atuao (queimaduras, ferimentos, alergias, sarampo, varicela), bem como dos cuidados com a pele (higiene: tomar banho, lavar as mos com frequncia, limpar e cortar as unhas) incluindo medidas de preveno (utilizao de protetor solar, exposio solar moderada, hidratao). Para completar a informao sugere-se, por exemplo, uma pesquisa (junto de familiares, amigos(as), especialistas da rea da sade) com a finalidade de elaborarem, em grande grupo, um quadro sntese do tipo:
Agresses/doenas da pele Medidas de atuao

Cuidados com a pele

30

Explorando... A complexidade do corpo humano

Que movimentos se podem fazer com o corpo? Se os ossos so duros, como que nos movimentamos? Dialogar com as crianas sobre os movimentos que so capazes de fazer com o corpo (caminhar, gatinhar, saltar, nadar, andar de bicicleta, correr, lanar, levantar um peso, agarrar, escrever, sorrir, mastigar). Recriar alguns desses movimentos e questionar sobre o que temos no corpo que permite efetuar esse movimento. Associar os movimentos a determinadas partes do corpo tais como braos, pernas, ancas, ombros Refletir com as crianas sobre o papel dos ossos, msculos, tendes e articulaes na produo do movimento. Para esse efeito podem explorar-se os atos de atirar uma bola com a mo e o de dar um pontap na bola: Ao atirar a bola usamos os msculos do peito, do brao e do ombro. Os msculos contraem-se para os diferentes movimentos dos membros superiores (endireitar o brao e pux-lo para trs, levant-lo para cima e para a frente, pux-lo para baixo e para trs). Quando algum se prepara dar um pontap na bola... os msculos do tendo fletem (dobram) o joelho e puxam a coxa para trs. Ento, o msculo ligado ao do fmur oposto contrai-se, fletindo a coxa na anca, esticando (endireitando) o joelho e dando um poderoso chuto na bola. Podem ainda explorar-se modelos comercializados, virtuais ou construdos. As crianas podem construir modelos usando recursos simples (mangueira de borracha ou mola ou elstico, madeira ou esponja, dobradias e ganchos), tal como se exemplifica de seguida:

31

Explorando... A complexidade do corpo humano

Partindo de um esquema do tipo do apresentado na figura, dialogar com as crianas sobre o que representa cada parte: mangueira de borracha, elstico ou molas msculos; dobradias - articulaes; madeira ou esponja - ossos. Aps a construo do modelo, as crianas observam e discutem o seu funcionamento, tendo em ateno que quando a mola estica representa um msculo relaxado e quando a mola est encolhida o msculo est contrado. Para gerar o movimento um msculo relaxa enquanto o outro se contrai e vice-versa. Sugere-se que as crianas explorem agora o que acontece quando contraem e relaxam o seu brao, apalpando e sentindo as diferenas aquando do movimento. A partir da explorao feita deve ser realado que as articulaes podem comparar-se com as alavancas como bastes que giram num certo ponto chamado fulcro. No corpo humano, os ossos constituem as alavancas, os msculos fornecem o esforo e a carga o peso das prprias partes do corpo ou objetos que esto a ser carregados. Reforar a ideia de que o movimento do corpo exige uma ao conjugada de ossos, msculos, articulaes e tendes. Como constitudo o esqueleto? Distribuir por cada grupo um esqueleto desmontado e cartes com o nome dos diferentes ossos que o compem. Solicitar que agrupem os ossos segundo caractersticas comuns (ex. tamanho: grandes, pequenos, mdios; localizao no corpo: ossos da cabea, ossos do tronco, ossos dos membros; forma: achatados, irregulares, curvos). Discutir os critrios que usaram na formao desses agrupamentos. Solicitar que montem o esqueleto identificando o nome dos ossos que conhecem. Depois, recorrendo a um esqueleto legendado (gravura, mapa, modelo 3D), comparam com as suas ideias iniciais e sistematizam num quadro do tipo:

Localizao no corpo Cabea (crnio) Tronco

ossos frontal, occipital, parietais, temporais... costelas, esterno, coluna vertebral... clavcula, escpula (cintura escapular) ilaco, pbico (cintura plvica)

Imagens

Membros superiores Membros inferiores

Brao Antebrao Mo Coxa Perna P

mero rdio e ulna carpo, metacarpo, falanges fmur tbia, fbula tarso, metatarso e falanges

32

Explorando... A complexidade do corpo humano

Usando imagens de livros ou stios da Internet reforar a ideia de que todo o esqueleto revestido por msculos. Alguns msculos esto fixados pele, mas a maioria liga-se aos ossos atravs dos tendes. Dada a importncia e complexidade da coluna vertebral sugere-se a construo de um modelo6, atravs do qual se pode representar e explorar a sua constituio (vrtebras, discos intervertebrais, canal vertebral e medula espinal) e o seu movimento. Para representar as 33 vrtebras podemos reutilizar objetos do quotidiano, nomeadamente carros de linha vazios: 7 pequenos (vrtebras cervicais), 12 mdios (vrtebras dorsais), 5 grandes (vrtebras lombares); um rolo de carto (sacro 5 vrtebras fundidas); um tubo pequeno de carto (cccix 4 vrtebras fundidas); 24 crculos em carto com um orifcio no centro para representar os discos intervertebrais e cordel para simular a medula espinal. Pintar os diferentes conjuntos de vrtebras com cores distintas.

Movendo a estrutura montada em diferentes direes torna-se evidente a flexibilidade da coluna vertebral. O modelo permite ainda perceber que a coluna constituda por 5 conjuntos diferentes de vrtebras (cervicais, dorsais, lombares, sacro e cccix), que entre elas se encontram os discos intervertebrais e que no interior da coluna se encontra a medula espinal.

Cartaz 2- Coluna vertebral.

6 Adaptado de Vancleave, J. (1997). Corpo Humano para Jovens. Lisboa: publicaes Dom Quixote.

33

Explorando... A complexidade do corpo humano

Como so os nossos ossos? Solicitar um desenho de um osso longo7 (ex. fmur) por fora e por dentro. Analisar em grande grupo as ideias que emergem dos desenhos, tais como, o osso duro por dentro e por fora, o osso oco, o osso pode partir, o osso nas pontas mais largo. Confrontar as ideias das crianas com a estrutura externa e interna de um osso longo recorrendo a imagens, esquemas ou mesmo observao de um osso (ex. de um animal) de forma a constatarem que alguns so constitudos externamente por um tecido sseo duro e internamente por um tecido sseo esponjoso, nervos e vasos sanguneos. Para explorarem a importncia do clcio e outros sais minerais (ex. fsforo e magnsio) nos ossos o(a) professor(a) pode sugerir a observao de um osso de galinha submerso em vinagre durante uma semana e outro sem estar em vinagre. Solicitar previses sobre o que acontecer aos ossos ao longo da semana. Organizar registos das observaes a efetuar (ex. de dois em dois dias) atravs de fotografias, descries e desenhos. No final da semana, retirar o osso do vinagre, pass-lo por gua e sec-lo com um guardanapo de papel. Comparar os dois ossos, observando-os e manipulando-os. Efetuar registos das suas concluses com a orientao do(a) professor(a). O osso em contacto com o vinagre (cido8), fica mole uma vez que perde os sais minerais (clcio) que lhe conferem a dureza, mantendo a elasticidade que lhe conferida pelo colagnio (protena). Dialogar com as crianas sobre a ingesto de sais minerais (ex. clcio, fsforo, magnsio) presentes na alimentao e sua importncia para a resistncia dos ossos. Porque que movimentar o corpo fundamental para a sade? Dialogar com as crianas sobre as consequncias de se usarem posturas incorretas no dia a dia. Elaborar uma lista com as posturas corretas e incorretas. Propor que em pares faam a observao e correo da postura fsica do(a) colega ao longo de uma semana (quando sentados na cadeira, quando escrevem, quando se baixam para apanhar um objeto, quando brincam, quando esto ao computador, quando transportam a mochila) com o intuito de promover hbitos corretos de postura na turma. Para alm da postura fundamental abordar a importncia da atividade fsica para a sade, tendo em conta que esta inclui: andar, subir escadas, danar, praticar desportos

34

7 Sugere-se a utilizao de um osso longo, porque mais familiar s crianas. Alerta-se para o facto de outro tipo de ossos como os achatados terem uma constituio diferente. 8 Pode-se usar um indicador universal de pH, para verificar que o vinagre um cido.

Explorando... A complexidade do corpo humano

Para isso, propor, por exemplo, o levantamento das atividades fsicas das crianas da turma. Cada criana dever registar numa tabela as suas atividades fsicas dirias durante uma semana. Analisar as atividades realizadas, tendo em conta possveis excessos ou dfices. Refletir com as crianas sobre os benefcios para a sade de uma atividade fsica regular e equilibrada.

Filmes 2- Msculos, ossos e articulaes.

SC1.4 Sistematizao de aprendizagens esperadas


A pele organiza-se em camadas epiderme, derme e hipoderme. Para alm de revestir o corpo a pele d origem a estruturas como o cabelo e as unhas. As diferenas de cor de pele devem-se quantidade de melanina que os melancitos produzem. As funes da pele so: proteo, absoro cutnea e regulao da temperatura. Cuidados a ter com a pele: higiene (tomar banho, lavar as mos com frequncia, limpar e cortar as unhas), medidas de preveno (utilizao de protetor solar, exposio solar moderada, hidratao). O esqueleto proporciona ao corpo uma estrutura resistente e flexvel. Protege rgos internos como o crebro, o corao, os pulmes e a medula espinal. A coluna vertebral constituda por 33 ossos as vrtebras, mas tambm por discos intervertebrais, canal vertebral e medula espinal. Existem diferentes tipos de ossos: longos (ex. fmur, tbia), curtos (ex. pulsos e tornozelos), achatados (ex. esterno) e irregulares (ex. anca; vrtebras), curvos (ex. ossos do crnio e costelas). Os ossos frontal, occipital, parietais, temporais esto localizados na cabea. No tronco temos ossos como as costelas, o esterno, a coluna vertebral, a clavcula e a escpula, o ilaco e o pbico. O mero, o rdio e a ulna, assim como o carpo, metacarpo e falanges so ossos dos membros superiores. O fmur, a tbia e a fbula, bem como o tarso, metatarso e falanges so ossos dos membros inferiores. Os ossos longos so constitudos externamente por um tecido sseo duro e internamente por um tecido sseo esponjoso, nervos e vasos sanguneos. Os ossos servem de suporte aos msculos, que puxam os ossos e permitem o movimento. Os msculos esto ligados aos ossos pelos tendes. A atividade fsica (caminhar, subir escadas, jardinagem, danar, prtica desportiva) benfica para a sade de todos, reduzindo o risco de doenas, como por exemplo as cardiovasculares.

35

Explorando... A complexidade do corpo humano

SC2 Alimentao, consumo e resduos


Comer um ato social e cultural H regras para comer e estar mesa? A gastronomia tpica serve para identificar ou distinguir culturas diferentes? Ao longo da histria humana sempre se comeu e cozinhou como hoje? Comer um ato de consumo Deve haver critrios para decidir que alimentos se compram? Quem faz as compras, cozinha e pe a mesa? O que acontece aos desperdcios resultantes da alimentao? Comer necessrio para viver ... O que acontece aos alimentos quando comemos? Tudo o que comemos igualmente bom para a sade?

SC2.1 Introduo conceptual


Comer uma necessidade biolgica, no entanto, nem todos tm acesso aos alimentos de que precisam para viver. Comer um ato social e cultural, sendo um dos smbolos de identidade tnica. Nem sempre as pessoas se alimentaram do mesmo modo. O desenvolvimento industrial alterou prticas alimentares. O facto de um maior nmero de pessoas passar a trabalhar fora de casa levou, entre outros, ao consumo do fast food; Simultaneamente, uma maior conscincia da segurana alimentar e da qualidade dos alimentos implicou o aparecimento de legislao sobre a venda dos produtos alimentares.

36

No incio da histria humana, os alimentos eram consumidos crus e com a descoberta do fogo passaram a ser cozinhados, tornando mais fcil a sua digesto. Este facto levou a alteraes nos maxilares e na dentio, com repercusses a nvel do desenvolvimento do crnio. Tambm o desenvolvimento da agricultura e da pecuria, nomeadamente atravs de tcnicas de fertilizao do solo, do controle de pragas, modificao gentica, permitiram a melhoria da qualidade dos alimentos e um maior rendimento na sua produo. O mesmo aconteceu com a preparao dos alimentos, tendo o desenvolvimento tecnolgico permitido a modificao gradual dos utenslios e das tcnicas culinrias. A sobrevivncia implica a obteno de nutrientes e a eliminao de desperdcios. Assim, enquanto o sistema digestivo assegura a absoro dos nutrientes e a eliminao de desperdcios atravs das fezes, o sistema urinrio permite a eliminao de desperdcios atravs da urina.

Explorando... A complexidade do corpo humano

As clulas do organismo necessitam de nutrientes para realizar as diversas funes. Os alimentos so constitudos por nutrientes que fornecem energia e ou substncias necessrias manuteno da vida. H nutrientes energticos (protenas, lpidos e hidratos de carbono) e nutrientes no energticos (gua, sais minerais e vitaminas). As protenas constituem a base estrutural do corpo e so indispensveis para a formao e crescimento dos msculos, rgos, pele e ossos. Alm disso, tambm fornecem energia. As protenas existem em maior quantidade na carne, aves, peixe, ovos, produtos lcteos e soja. Os hidratos de carbono fornecem a energia de que o corpo necessita para as suas atividades dirias. Os hidratos de carbono incluem acares (presentes na fruta, leite) e amido (presente no po, arroz, massas e batatas). Os lpidos para alm de fornecedores energticos entram na constituio de todas as estruturas celulares do corpo, fornecem os cidos gordos essenciais e ajudam a absorver as vitaminas A, D, E e K. Algumas fontes de lpidos so o azeite, a manteiga, os leos vegetais, os frutos secos oleaginosos, os ovos, os peixes gordos e as carnes. As fibras tm um papel fundamental na regulao e funcionamento do intestino. Dependendo da sua origem e processamento, as fibras apenas so parcialmente digeridas e absorvidas pelo organismo. As fibras solveis (presentes nos hortcolas e frutas) tm um papel importante na reduo dos nveis de colesterol, do risco de doenas cardiovasculares, contribuindo, ainda, para a regulao dos nveis de glicemia e aumentando a sensao de saciedade. As fibras insolveis (presentes nos cereais, leguminosas) tm um papel fundamental no funcionamento do intestino, ajudando a prevenir a obstipao. A sua ingesto tambm contribui para prevenir alguns tipos de cancro. As vitaminas so indispensveis ao crescimento e manuteno do equilbrio do organismo humano, sendo essenciais, em pequena quantidade, para regular muitos dos processos metablicos. A gua a substncia que existe em maior quantidade no corpo humano, representando cerca de dois teros do peso corporal. A gua tem diversas funes, como o transporte de nutrientes e outras substncias, servindo como meio onde ocorrem muitas reaes do organismo, contribuindo para manter a temperatura corporal. Os sais minerais no fornecem energia, mas so imprescindveis em pequena quantidade. So fundamentais para a conservao e renovao dos tecidos, para o bom funcionamento das clulas nervosas (crebro), intervindo em muitas reaes que ocorrem no organismo. Existem em muitos alimentos de origem animal e vegetal. Entre os minerais, de realar o sdio e o potssio. O sdio, quando em excesso, tem efeitos nocivos na presso arterial. Os alimentos entram no corpo pela boca e so digeridos para que os nutrientes cheguem s clulas. Fazem uma trajetria ao longo do tubo digestivo onde sofrem transformaes com o apoio dos sucos produzidos pelas glndulas anexas. Quer os lquidos quer os slidos tm o mesmo percurso no tubo digestivo, sendo decompostos ao longo deste e absorvidos ao nvel do intestino delgado. Apenas a gua e os sais minerais so absorvidos no intestino grosso. Na boca inicia-se a digesto dos alimentos. Atravs dos dentes e da lngua trituram-se e misturam-se os alimentos. Quando se mastiga, as glndulas salivares produzem saliva. Alm de possuir enzimas que ajudam a decompor o amido em

37

Explorando... A complexidade do corpo humano

maltose, a saliva humedece os alimentos e une as partculas. A lngua manipula esta massa hmida transformando-a no bolo alimentar. A deglutio empurra o bolo alimentar da faringe at ao esfago com destino ao estmago. O estmago uma bolsa extensvel com paredes musculares grossas. Aqui existem glndulas que produzem uma mistura de suco gstrico com vrias enzimas e cido clordrico. medida que os alimentos entram no estmago, os msculos das suas paredes contraem-se e envolvem os alimentos neste suco gstrico cido, que destri muitas bactrias e d inicio decomposio qumica de protenas e lpidos, resultando o quimo. O quimo passa para o duodeno (parte inicial do intestino delgado), onde sofre a ao da blis, do suco pancretico e do suco intestinal, transformando-se em quilo. A blis segregada pelo fgado (glndula anexa), e armazenada na vescula biliar, passa para o intestino delgado, onde desempenha um papel fundamental na continuao da decomposio dos lpidos, separando-os em minsculas gotculas. Por sua vez, o suco pancretico, segregado pelo pncreas (glndula anexa, em forma de L, localizada atrs do estmago), completa a decomposio das protenas, iniciada no estmago em aminocidos. O suco intestinal segregado pelas paredes/vilosidades do intestino e completa a decomposio do amido, iniciada na boca, onde ocorreu a sua transformao em maltose, que agora decomposta em glicose. Ao longo do intestino delgado (aproximadamente 6 metros), atravs das vilosidades intestinais, ocorre a absoro dos nutrientes e de gua para os vasos sanguneos. Os resduos no digeridos passam para o intestino grosso (1,5m de comprimento) que os acumula, sendo posteriormente eliminados na forma de fezes atravs do nus. ainda no intestino grosso que ocorre novamente a absoro da gua resultante dos resduos dos alimentos no digeridos. A urina no o resultado do processo de digesto. Resulta da filtrao e purificao do sangue nos rins, est portanto, relacionada com o sistema urinrio. O sistema urinrio um conjunto de rgos envolvidos na formao, depsito e eliminao da urina. formado por dois rins (situados por trs dos intestinos, um de cada lado da coluna), dois ureteres, uma bexiga e uma uretra. Os rins filtram desperdcios e gua em excesso do sangue, produzindo urina que desce pelos ureteres at bexiga. Esta, quando cheia, liberta a urina atravs da uretra.

SC2.2 Propsitos da subtemtica


Reconhecer que comer indispensvel para viver. Compreender a influncia dos aspetos sociais e culturais na alimentao. Compreender a alimentao como um ato de consumo gerador de resduos. Conhecer o funcionamento dos sistemas digestivo e urinrio e respetivos rgos. Compreender a importncia de hbitos alimentares equilibrados para a promoo e manuteno da sade.

38

Explorando... A complexidade do corpo humano

SC2.3 Metodologia de explorao


Na explorao da subtemtica, importa que as crianas se consciencializem que comer um ato social e cultural, comer um ato de consumo e comer necessrio para viver. Assim, partindo de cada um destes tpicos, o(a) professor(a), em dilogo com as crianas, vai fazendo a explorao da subtemtica, colocando questes do tipo: H regras para comer e estar mesa? A este propsito pode ser abordada a postura, a utilizao correta e segura dos talheres Sugere-se a simulao de uma refeio onde as crianas colaboram desde a elaborao da ementa, de acordo com os pratos que vo ser servidos, at vivncia de uma refeio tendo em conta as regras de uma alimentao saudvel. A gastronomia tpica serve para identificar ou distinguir culturas diferentes? A culinria foi evoluindo ao longo da histria dos povos tornando-se parte das diferentes culturas. De regio para regio, variam os ingredientes, as tcnicas culinrias e os prprios utenslios. No Algarve utiliza-se a cataplana. Em Marrocos a tajine. O cozido Portuguesa um dos pratos tpicos de Portugal, enquanto que a feijoada brasileira e o churrasco fazem parte da gastronomia do Brasil. A cozinha tambm reflete outros aspetos da cultura, nomeadamente a religio a carne de vaca tabu entre os hindus, sendo a carne de porco proibida entre os muulmanos e judeus ou determinadas posies ideolgicas - como o vegetarianismo9 em que no se consomem alimentos provenientes de animais ou oriundos de animais, tais como o leite e os ovos. Tendo em conta as diferentes nacionalidades/regionalidades das crianas da escola/comunidade, o(a) professor(a) pode explorar pratos caractersticos e/ou a ausncia de determinados alimentos ou festividades devido cultura religiosa. Para o mesmo fim pode ainda solicitar o levantamento de restaurantes locais (ex. chins, japons, vietnamita, indiano, italiano). Ao longo da histria humana sempre se comeu e cozinhou como hoje? A este propsito podem explorar-se vrias temticas atravs da realizao de trabalhos de pesquisa como aqueles que a seguir se sugerem: Da descoberta do fogo inveno de utenslios e equipamentos para confecionar os alimentos: descoberta do fogo e alteraes fsicas no corpo humano; evoluo dos utenslios e equipamentos para confecionar os alimentos (ex. fogo a

9 Relacionadas, por exemplo, com as questes da sustentabilidade.

39

Explorando... A complexidade do corpo humano

lenha, a gs, eltrico panela de presso, panela eltrica, micro-ondas, robot de cozinha). Recolha, transformao e conservao dos alimentos: etapas de transformao dos alimentos (ex. po, leite e seus derivados - queijo, manteiga, iogurte); conservao dos alimentos (salgar, congelar, enlatados, compotas, desidratados, vcuo, secagem, liofilizados, pasteurizados, fumados); alimentos geneticamente modificados transgnicos (milho, tomate, ervilhas); alimentos extrados diretamente da natureza e de consumo imediato (frutos, carne e peixe, mel, ovos); alimentos obtidos por transformao (queijo, manteiga, iogurtes, po, bolos, chocolate, azeite ); Evoluo da alimentao ao longo dos tempos: tipo de alimentao em diferentes pocas (poca medieval, poca dos descobrimentos, poca industrial); fast food; alimentao dos astronautas Como produtos dos trabalhos de pesquisa podem surgir: livros temticos, cartazes, notcias no jornal, feiras medievais, feiras gastronmicas, jantares temticos, exposies de utenslios e equipamentos antigos, livros de receitas Estes trabalhos podem envolver e ser divulgados comunidade educativa. Quem faz as compras, cozinha e pe a mesa? Dialogar com as crianas sobre quem que costuma fazer esse tipo de tarefa em casa e porqu. Discutir a importncia de se partilharem este tipo de tarefas, enfatizando que no se trata de uma questo de gnero. Deve haver critrios para decidir que alimentos se compram? O(a) professor(a) poder pedir para fazer uma lista de compras de produtos que consideram essenciais para a sua alimentao durante um dia e explorar as listas tendo por base a roda dos alimentos. Pode tambm disponibilizar uma srie diversificada de produtos (arroz, sumo, leite) para que cada grupo de crianas escolha alguns e apresente os critrios usados na seleo (embalagens diferentes, sobre-embalamento, tipo de material das embalagens, datas de validade, certificado de qualidade, agricultura biolgica, local de origem/ produo, preo) discutindo-se posteriormente esses mesmos critrios, bem como questes relacionadas com a publicidade e a informao disponibilizada nos rtulos (cdigo de barras, composio, validade, rtulo ecolgico). Numa segunda fase organizar os produtos segundo critrios especficos (material de que feita a embalagem, forma da embalagem, origem do produto) tendo em conta a sua utilizao futura. O que acontece aos desperdcios resultantes da alimentao? A este propsito o(a) professor(a) pode iniciar um dilogo na turma sobre os resduos provocados pelas embalagens que contm alimentos, pelos alimentos

40

Explorando... A complexidade do corpo humano

que sobram, pela confeo dos alimentos, pela prpria digesto dos alimentos. Pode sugerir s crianas que, durante uma semana, registem o nmero e tipo de embalagens que, nas suas casas, so separadas e colocadas no ecoponto amarelo (plstico), azul (carto) e verde (vidro). Com os dados recolhidos, elaboram uma tabela ou grfico. A anlise da tabela permitir constatar o elevado nmero de desperdcio de cada casa. Propor uma pesquisa que permita perceber como podem diminuir/reutilizar esses resduos (separao dos desperdcios, reutilizao dos materiais e reciclagem dos materiais). Sugerir tambm a realizao de trabalhos prticos de reciclagem do papel e/ou de reutilizao de resduos. O que acontece aos alimentos quando comemos? O(a) professor(a) inicia um dilogo na sala de aula questionando as crianas sobre a razo por que todos temos necessidade de comer. A este propsito poder abordar a alimentao como o processo pelo qual os organismos obtm e assimilam nutrientes para as suas funes vitais, incluindo, entre outros, o crescimento, o movimento e a reproduo. Comemos porque as nossas clulas necessitam de nutrientes para realizar as diversas funes (plstica, energtica e reguladora). De seguida pode explorar o percurso de alguns alimentos no organismo, nomeadamente o do po e o do leite, solicitando que desenhem o que pensam que acontece a esses alimentos quando os ingerem. Para isso distribui, a cada criana, uma folha com a silhueta de um corpo, pedindo-lhes tambm que nomeiem as partes por onde passam os alimentos. Partilhar e discutir em pares os seus desenhos. Posteriormente o(a) professor(a) recolhe todos os desenhos e em conjunto com as crianas organiza-os em diferentes categorias. Podem surgir desenhos do sistema digestivo, do tipo: i) com duas entradas, uma para os lquidos e outra para os slidos; ii) com dois tubos e uma sada; iii) com uma entrada, um tubo e duas sadas; iv) com uma ou duas entradas e nenhuma sada. Cada grupo explicita a sua ideia, ilustrada no desenho, sobre o que acontece ao po e ao leite. Durante esta discusso o(a) professor(a) poder ir sistematizando as questes e /ou ideias no consensuais, em que haja dvidas ou interesse em aprofundar, numa tabela do tipo:
Alimentos Trajeto Uma ou duas entradas? Uma ou duas sadas? Um ou dois tubos? ... Transformaes Pelo estmago? Como acontece a digesto? O que digerir? Para onde vo os alimentos? O que acontece em cada stio? ... Imagens O que o vmito? A gua gera urina? O crebro alimenta-se? ...

41

Explorando... A complexidade do corpo humano

O confronto das concees permite a cada criana questionar as suas prprias ideias motivando-as a procurar respostas s questes ou dvidas suscitadas. Se, durante o debate, as crianas utilizarem espontaneamente um vocabulrio infantil ou com incorrees, (ex. xixi e coc, estogamo), o(a) professor(a) aproveita a situao para introduzir o vocabulrio cientfico correspondente, tomando precaues para evitar que as crianas se possam sentir humilhadas. Pode selecionar-se uma das previses das crianas, como por exemplo, a de que os lquidos vo para uma bolsa para lquidos e se transformam em urina, enquanto os alimentos slidos vo por outro caminho e transformam-se em fezes e lanar o desafio aos grupos no sentido de averiguar a validade desta previso atravs de um trabalho de pesquisa. Esta pesquisa, apoiada pelo(a) professor(a), poder basear-se em atividades de natureza distinta10 que os ajudar a perceber como funcionam os sistemas digestivo e urinrio, tais como explorar modelos existentes ou construir modelos, quer a 2D quer a 3D, pesquisa em livros, dicionrios ilustrados, stios da Internet, observao de radiografias, filmes, imagens, manipulao de torsos Modelos construdos pelas crianas Um exemplo de modelo a construir pelas crianas pode ser um avental descartvel onde podem desenhar ou recortar os rgos dos sistemas.

Filmes 3- Sistema digestivo e urinrio.

42

10 preciso fazer uma seleo, para no comear um trabalho complexo e longo demais. Parte do fenmeno em discusso pode ser evidenciado atravs de experincias ou por manipulao de maquetas, sendo o restante tratado durante a fase de pesquisa em documentos.

Explorando... A complexidade do corpo humano

Sugere-se a realizao, em sala de aula, de atividades de cariz prtico. Formar grupos de trabalho (4-5 crianas) responsabilizando cada um deles pela realizao e registo de uma das atividades, a fim de ser apresentada e discutida na turma. Porque que importante lavar os dentes? Pode ser abordada ou relembrada a constituio da dentio de leite (20 dentes: 8 incisivos, 4 caninos e 8 molares) que substituda entre os 6 e os 12 anos pela dentio definitiva (32 dentes: 8 incisivos, 4 caninos, 8 pr-molares e 12 molares), bem como a funo dos diferentes tipos de dentes (incisivos para cortar, caninos para rasgar, pr-molares para triturar e molares para moer). Para isso pode recorrer-se observao de modelos da dentio, radiografias, imagens igualmente importante que se aborde a higiene oral, nomeadamente em colaborao com o Centro de Sade. Uma atividade prtica que se pode fazer com as crianas sobre o efeito dos refrigerantes nos dentes e consequentemente a importncia da sua lavagem regular. Para isso o(a) professor(a) poder colocar questes do tipo: Por que razo no devemos beber refrigerantes em excesso? O que que eles fazem aos nossos dentes? Ouvir as ideias das crianas e sugerir que se verifique o efeito dos refrigerantes nos dentes. Para isso formular em conjunto com as crianas uma questo-problema do tipo: O que acontecer se colocarmos um dente num copo com refrigerante durante uma semana? Planificar com as crianas um ensaio que lhes permita dar resposta questoproblema. O que e como vamos fazer Observar os dentes (A e B) e registar as suas observaes antes de os colocarem nos copos. Podem usar formato escrito, desenho e/ou fotografias. Colocar um dente (ex. dente de leite que tenha cado a uma das crianas) num copo com uma bebida gaseificada que normalmente beba e outro dente num copo com gua.

43

Explorando... A complexidade do corpo humano

Usar copos iguais e a mesma quantidade de lquido (gua e refrigerante) em cada um. Rotular os copos. Observar todos os dias e registar durante uma semana. Como vamos registar

Observaes Data
ADente em gua Desenho/foto 1. dia __/__/__ 2. dia __/__/__ 3. dia __/__/__ 4. dia __/__/__ 5. dia __/__/__ 6. dia __/__/__ 7. dia __/__/__

Descrio BDente em refrigerante Desenho/foto Descrio

O que pensamos que vai acontecer Exemplos de previses das crianas: Previso 1. Na gua o dente vai ficar mole, pois vai estar l muito tempo. No refrigerante tambm fica mole, mas com buracos, por causa das bolhas de gs. Previso 2. No vai acontecer nada aos dentes. Eles vo ficar iguais tanto na gua como no refrigerante. Previso 3. Na gua o dente fica igual, no refrigerante vai ficar mole. Outras

Experimentao
Executar a planificao atrs descrita (observando, registando).

Aps a experimentao
O que verificamos No copo A (gua) o dente no sofreu alteraes. No copo B (refrigerante) o dente ficou mole.

44

Explorando... A complexidade do corpo humano

A resposta questo-problema O dente fica mole11.

Concluindo...
O que conclumos Ajudar as crianas a concluir que as bebidas gasosas so cidas e podem danificar o esmalte dos dentes (para verificarem a acidez da gua e do refrigerante podem usar um papel indicador de pH). A lavagem dos dentes aps as refeies com uma pasta dentfrica com flor pode ajudar a evitar a crie dentria e a fortalecer os dentes. Qual a validade das nossas previses Comparar as concluses com as previses formuladas. Verificar que a previso 3 se confirma e que a previso 1 e 2 so de rejeitar.

Porque se mastigam os alimentos? Se tivermos 2 comprimidos efervescentes (do mesmo tamanho, um inteiro e o outro triturado12) e colocarmos cada um deles, simultaneamente, num copo, com igual quantidade de gua, qual deles se dissolver mais depressa? Porqu? Registam-se as previses das crianas. Realiza-se a atividade, registando o tempo de dissoluo em cada um dos ensaios, confrontam-se os resultados com as previses feitas e anotam-se as concluses.13 O comprimido triturado dissolve-se mais rapidamente que o inteiro. Relacionar com o processo digestivo. A digesto inicia-se na boca, onde os alimentos so mastigados. A sua reduo em pequenas partculas facilitar a sua deglutio e posteriormente a absoro. Qual o efeito da saliva nos alimentos? A discusso sobre esta questo deve surgir aps o estudo prvio do funcionamento geral do sistema digestivo. Sugere-se o recurso a imagens do sistema digestivo.

11 O(a) professor(a) pode ainda explorar a seguinte questo O que aconteceria se os dentes ficassem todos moles? 12 Sugere-se a utilizao de um comprimido grande (tipo Vitamina C) e que seja triturado num almofariz ou sobre uma folha de papel, assegurando que o seu contedo possa ser totalmente colocado no copo. 13 No objetivo fulcral desta atividade abordar o fenmeno da dissoluo (no caso os fatores que influenciam o tempo de dissoluo de um dado material); isto consta do guio didtico 2 -Explorando materiais Dissoluo em Lquidos da mesma coleo.

45

Explorando... A complexidade do corpo humano

Dialogar com as crianas sobre a questo qual o efeito da saliva nos alimentos e planificar em conjunto um ensaio que permita obter resposta questo. Para isso necessrio que o(a) professor(a) informe os(as) alunos(as) que uma maneira de identificar a presena de amido usando gua iodada (soluto de Lugol), pois o amido em contacto com a gua iodada fica com uma cor arroxeada. Podem constatar este efeito colocando 1 gota de gua iodada num pedao de po e num pedao de fiambre. O po adquire uma colorao arroxeada, o que indica a presena de amido. O fiambre no, o que indica a ausncia de amido. Retomar a questo-problema e planificar um ensaio que permita uma resposta. Para isso colocar 1 colher rasa de caf com amido num copo. Em seguida junta-se gua, agita-se e coloca-se igual quantidade da mistura em 2 tubos de ensaio14. Adiciona-se um pouco de saliva a um dos tubos de ensaio e agita-se. Perguntar s crianas o que pensam que ir acontecer se se adicionar 1 gota de soluto de Lugol a cada tubo. Registam-se as previses das crianas. Realiza-se a experincia e, ao fim de 30 minutos, registam-se os resultados, confrontando-os com as previses. Num dos tubos (onde no se adicionou saliva) a colorao arroxeada. No outro no. Promove-se a discusso e anotam-se as concluses: O amido, ao reagir com o iodo, apresenta uma colorao arroxeada, mas a mistura com saliva no fica roxa por causa da atuao da enzima ptialina (amilase salivar). Ela transforma o amido em maltose e esta no reage com o iodo. Relacionar com o processo digestivo. Consultar o Quadro 1. Tubo digestivo e glndulas anexas. A digesto iniciase na boca, onde os alimentos, para alm de mastigados, so ensalivados. A saliva atua sobre o amido (hidrato de carbono) presente em alguns alimentos, e desdobra-o em maltose (um acar). A digesto do amido inicia-se na boca. A fim de percecionar a transformao do amido em maltose, pode sugerir-se s crianas que mastiguem um pedao de po durante algum tempo, at sentirem um sabor adocicado que indicar a existncia de um acar, no caso a maltose. O que acontece aos alimentos quando se engolem? Solicitar s crianas que coloquem um pedao de po na boca, o mastiguem e engulam, colocando a mo no pescoo. Ao engolir, o que sentem? O po desliza ao longo do esfago15. Simular uma situao. Solicitar a colocao de uma bola de ping-pong (que representa o bolo alimentar) dentro de uma meia fina (que representa o esfago). Se uma criana segurar uma extremidade da meia e outra fizer o mesmo, o que acontece bola? Como que a podemos fazer deslizar pela meia? Registar as previses das crianas. Sugerir que a bola seja empurrada com os dedos. Relacionar com o processo digestivo. Consultar o Quadro 1. Estaro a simular o movimento peristltico feito pelos msculos do esfago. Promove-se a discusso e anotamse as concluses. Os msculos do esfago, semelhana do que acontece com

46

14 Sugere-se que os tubos de ensaio sejam identificados com um nmero ou uma letra. 15 Algumas crianas diro que a bola desliza ao longo do pescoo/no interior do pescoo.

Explorando... A complexidade do corpo humano

o trajeto da bola na meia, contraem-se para levar o bolo alimentar ao estmago. Esses movimentos ocorrem tambm em outros rgos do sistema digestivo (ex. intestino).

Como atua o suco gstrico? Se colocarem um pouco de leite num copo e lhe adicionarem vinagre ou sumo de limo, o que pensam que vai acontecer? Registar as previses das crianas. Realizar a atividade, observar e registar os resultados, confrontando-os com as previses. Relacionar com o processo digestivo. Promove-se a discusso e anotam-se as concluses. Consultar Quadro 1. Da mesma maneira que o suco gstrico, produzido pelo estmago, quebra as molculas grandes dos nutrientes em partculas menores, a fim de serem absorvidas no intestino, tambm o vinagre atua sobre o leite (o vinagre talha o leite). Isso ocorre porque o suco gstrico composto de cido clordrico, enzimas e muco. A digesto das protenas e dos lpidos inicia-se no estmago. Como atua a blis? Solicitar s crianas que coloquem leo ou azeite em 2 copos contendo gua. Se se agitar com uma vareta o contedo de cada um dos copos e se se acrescentar uma colher rasa de detergente a um deles, continuando a agitar, o que pensam que ir acontecer? Registar as previses das crianas. Realiza-se a atividade, observamse e registam-se os resultados, confrontando-os com as previses. Relacionar com o processo digestivo. Consultar o Quadro 1. Promove-se a discusso e anotamse as concluses. No copo com detergente, as gotculas ficam mais pequenas. Assim como o detergente, a blis produzida pelo fgado um suco cido que atua no duodeno (parte inicial do intestino delgado) transformando as gorduras em gotculas muito pequenas, facilitando a sua absoro. No intestino delgado, com a atuao das enzimas produzidas pelo intestino, completa-se a decomposio dos lpidos, iniciada no estmago, em cidos gordos e glicerol (lcool). No final, e com o intuito de sistematizar o que aprenderam, sugere-se a realizao de uma banda desenhada com a histria A viagem dos alimentos. Para isso podem

47

Explorando... A complexidade do corpo humano

consultar livros, vdeos, recolher imagens elucidativas ou desenhar, servindo-se do quadro abaixo como suporte para ordenar a sequncia de etapas da digesto e a excreo, elaborando um texto que relate o percurso e a transformao dos alimentos.
Quadro 1 - Funo do tubo digestivo e glndulas anexas.

Boca

Tempo de permanncia Comprimento Produo Funo

1 minuto 9 cm Suco salivar/ saliva contm enzimas (glndulas salivares) Entrada dos alimentos, sua degradao mecnica e incio da digesto do amido (hidrato de carbono). Nesta fase a amilase salivar atua sobre o amido, transformando-o em maltose. Forma-se o bolo alimentar.

Faringe

Funo

Pequeno tubo, onde ocorre a deglutio. Como a faringe comum ao sistema respiratrio, durante a deglutio, a epiglote tapa a laringe, impedindo a passagem do bolo alimentar para as vias respiratrias. O bolo alimentar desce para o esfago.

Esfago

Tempo de permanncia Comprimento Funo

2-3 segundos 25 cm (liga a boca ao estmago) Os movimentos peristlticos do esfago asseguram a passagem do bolo alimentar para o estmago. 2-4 horas 30 cm (distendido) Suco gstrico - contm enzimas e cido clordrico (paredes do estmago) Continua a degradao mecnica e inicia-se a digesto das protenas e lpidos (gorduras). Forma-se o quimo. 1-4 horas 6a7m Suco Pancretico - contm enzimas (pncreas) Blis (fgado, vescula biliar) Suco intestinal contm enzimas (parede do intestino)

Estmago

Tempo de permanncia Comprimento Produo Funo

Intestino delgado e (pncreas e o fgado-vescula biliar)

Tempo de permanncia Produo

glndulas anexas Comprimento

Funo

Tm lugar os principais processos digestivos e a absoro de nutrientes e gua. No duodeno (parte inicial do intestino delgado), atravs da atuao dos sucos pancretico, intestinal e da blis, completa-se a decomposio do amido em maltose, iniciada na boca, e agora decomposta em glicose; a decomposio das protenas em aminocidos e a decomposio dos lpidos, iniciada no estmago, em cidos gordos e glicerol. Forma-se o quilo, que entra no intestino delgado onde ocorre a absoro dos nutrientes e da gua para o sangue.

Intestino grosso, Tempo de Clon permanncia Comprimento Funo Reto e nus Funo

10 horas a vrios dias 1,5 m Absoro de gua para o sangue. As fibras constituem as fezes. Eliminao das fezes.

48

Explorando... A complexidade do corpo humano

No final da pesquisa as crianas j constataram que a gua, tal como os outros nutrientes, absorvida pelo sangue a nvel do intestino, no indo diretamente para a bexiga. Emergem ento as seguintes questes: - Porque que quanto mais gua bebemos mais urinamos? - Qual o trajeto da urina? Dialogar com as crianas sobre a cor e o odor da urina comparando-a com a gua. A partir daqui e recorrendo a imagens do sistema urinrio, sistematizar algumas ideias, tais como: i) o sangue passa pelos rins; ii) os rins tm a funo de purificar o sangue; iii) atravs deste processo forma-se a urina, que constituda por uma pequena quantidade de gua e resduos de excreo das clulas (ex. ureia, cido rico); iv) a urina sai de cada rim por cada ureter e encaminhada para a bexiga onde fica armazenada sendo expulsa pela uretra. Tudo o que comemos igualmente bom para a sade? A este propsito o(a) professor(a) pode disponibilizar a roda dos alimentos, analisando-a com as crianas e discutindo a importncia de se comer vrias vezes ao dia, de forma diversificada e equilibrada.

Cartaz 3- A roda dos alimentos.

A nova Roda dos Alimentos composta por 7 grupos de alimentos de diferentes dimenses, os quais indicam a proporo de peso com que cada um deles deve estar presente na alimentao diria: cereais e derivados, tubrculos (28%); hortcolas (23%); fruta (20%); lacticnios (18%); carnes, peixe e ovos (5%); leguminosas (4%); gorduras e leos (2%). A gua, no possuindo um grupo prprio, est tambm representada em todos eles, pois faz parte da constituio de quase todos os alimentos. Sendo a gua imprescindvel vida, fundamental que se beba em abundncia diariamente. Devem ser exploradas as consequncias de uma alimentao incorreta na sade (carncias e excessos alimentares: carncia de vitaminas, sais minerais, excessos de sal e acar), no sentido de promover atitudes preventivas de algumas doenas/ problemas, tais como subnutrio, obesidade, aterosclerose, diabetes, cries A melhor forma de satisfazer esta recomendao moderar no s o consumo de produtos salgados (por exemplo, charcutaria, enlatados, batatas fritas e aperitivos) mas tambm a utilizao de sal ao natural. Na preparao e confeo dos alimentos uma boa alternativa para adicionar sabor e realar a cor dos alimentos a substituio do sal por ervas aromticas (aipo, alecrim, alho, cebolinho, coentros, estrago, hortel, louro, orgos, manjerico, salsa), especiarias (aafro, canela, caril, colorau, noz-moscada) e marinadas. Sugere-se que, em pequenos grupos, as crianas elaborem listas de alimentos ingeridos durante um dia, mas remetendo cada uma delas a situaes distintas

49

Explorando... A complexidade do corpo humano

(ex. dia de festa de aniversrio; dia de escola, dia em que foi ao cinema; dia em que comeu fast food). Os alimentos de cada lista so distribudos na roda de alimentos. O grupo analisa as diferentes rodas de alimentos, compara-as e seleciona a(s) mais equilibrada(s). Refletir com as crianas sobre o impacte de uma alimentao no equilibrada no valor de ndice de Massa Corporal (IMC) e, consequentemente, na sade. Um valor elevado de IMC, contribui, por exemplo, para o risco de doenas cardiovasculares e diabetes, enquanto que um valor baixo de IMC pode ser indicador de subnutrio. Para avaliar o IMC de cada criana comear por medir e registar a altura e o peso (massa) respetivos. O IMC equivale ao valor da massa (em Kg), dividido pelo quadrado da altura (em metros).16 O(A) professor(a) pode elaborar, na turma, uma tabela para registar os valores de IMC de cada criana. Com base nos dados obtidos, sugere-se a sua explorao, tendo em ateno que o IMC dever situar-se entre os 20 e 25. Se for inferior a 20 quer dizer que demasiado magro, se for superior a 25 significa que est com excesso de peso e se for superior a 30 significa obesidade. Dos resultados importante consolidar a ideia de uma alimentao equilibrada e da prtica de exerccio fsico regular.

SC2.4 Sistematizao de aprendizagens esperadas


A alimentao um processo complexo, gerador de resduos, que exige um consumo responsvel; H alimentos que se recolhem diretamente da natureza e outros que so produto de transformaes; Nos rtulos podemos analisar informaes como cdigo de barras, composio e validade dos alimentos; Quando compramos os alimentos devemos estar atentos ao tipo de embalagem, certificado de qualidade, local de origem/produo, preo; Uma alimentao adequada obtm-se pelo equilbrio entre as pores ingeridas de cada grupo de alimentos, tal como sugerido pela Roda dos Alimentos; Uma alimentao equilibrada contribui para o bem-estar e ajuda a prevenir doenas (ex. obesidade, diabetes); O sistema digestivo constitudo por: boca, faringe, esfago, estmago, intestino delgado e glndulas anexas (pncreas, fgado - vescula biliar), intestino grosso, clon, reto e nus; Na boca temos trs tipos de dentes: os caninos (servem para rasgar), os incisivos (servem para cortar), os pr-molares (servem para triturar) e os molares (servem para moer);

50

16 Pode utilizar tambm simuladores de clculo de IMC disponveis na Internet.

Explorando... A complexidade do corpo humano

A dentio de um adulto composta por 32 dentes (8 incisivos, 4 caninos, 8 pr-molares e 12 molares); A dentio de leite composta por 20 dentes (8 incisivos, 4 caninos e 8 molares) e substituda entre os 6 e os 12 anos; Uma boa higiene oral aquela que resulta da remoo eficaz dos restos alimentares, de forma a impedir a destruio dos dentes pela ao de bactrias; Comemos porque as clulas necessitam de nutrientes para realizar as diversas funes; Os alimentos entram no nosso corpo pela boca e so digeridos para que os nutrientes cheguem s clulas; Na boca os alimentos so sujeitos mastigao e inicia-se a digesto do amido atravs da ao da saliva formando-se o bolo alimentar. Este passa para o estmago atravs do esfago; No estmago inicia-se a digesto das protenas e lpidos (gorduras); No duodeno (parte inicial do intestino delgado) completa-se a digesto das protenas, dos hidratos de carbono e dos lpidos, por ao dos sucos pancretico, intestinal e da blis. No intestino delgado ocorre a absoro para o sangue dos nutrientes e de gua; No intestino grosso acumulam-se todos os resduos da digesto sendo depois eliminados na forma de fezes atravs do reto e nus. Aqui ocorre tambm a absoro de gua e sais minerais para o sangue; Quer os lquidos quer os slidos tm o mesmo percurso no tubo digestivo; A urina no o resultado do processo de digesto. Resulta da filtrao e purificao do sangue nos rins; est, portanto, relacionada com o sistema urinrio; O sistema urinrio constitudo por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra; O sistema urinrio filtra o sangue e elimina tambm gua sendo responsvel pela formao, depsito e eliminao da urina.

SC3 Respirao, sangue e defesa


O ar que respiramos no todo igual O ar que entra diferente do que sai O sangue circula por todo o corpo O corpo defende-se mas nem sempre capaz O que contm o ar que respiramos? O ar entra e sai por onde? O ar que entra igual ao ar que sai? De onde vem e para onde vai o sangue? O corao bate sempre com o mesmo ritmo? Porque que h feridas que se curam sem tratamento? Porque que as vacinas ajudam a proteger de algumas doenas? Porque que temos de tomar medicamentos quando a febre sobe muito? (...)

51

Explorando... A complexidade do corpo humano

SC3.1 Introduo conceptual


O oxignio indispensvel produo de energia no corpo. No ar que inspiramos h cerca de 21,0% de oxignio e 0,03% de dixido de carbono. No ar que expiramos h cerca de 14,0% de oxignio e 5,6% de dixido de carbono. No corpo humano as trocas gasosas acontecem a dois nveis: i) entre os pulmes e o sangue - hematose pulmonar - transporte dos gases, que se inicia com a difuso do oxignio do ar dos pulmes para o interior de vasos sanguneos, sendo a difuso do dixido de carbono na direo inversa; ii) entre o sangue e os tecidos do corpo - respirao celular - consiste na absoro pelo organismo de oxignio (O2), e na eliminao do dixido de carbono (CO2) resultante do metabolismo celular. Durante o processo de respirao celular so decompostos os nutrientes que chegaram s clulas atravs do sangue. Na clula (interior da mitocndria), o oxignio reage com a glicose (proveniente da digesto de hidratos de carbono) produzindo dixido de carbono (CO2), gua (H2O) e libertando energia, em forma de ATP: O2 + C6H12O6 (glicose) origina CO2 + H2O e, ainda, ATP. A energia aproveitada e o CO2 sai da clula e vai para o sangue. A principal funo do sistema respiratrio garantir as trocas gasosas com o ambiente ajudando tambm a regular a temperatura corporal, o pH do sangue e a libertar gua. O sistema respiratrio constitudo pelas fossas nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brnquios, bronquolos, alvolos pulmonares e pulmes. O ar entra pelas narinas e filtrado pelos clios (pelos nasais), onde ficam retidas algumas poeiras. Depois entra na cavidade nasal onde novamente filtrado com ajuda do muco nasal. Aqui ocorre tambm o humedecimento e aquecimento do ar que entra e que facilitar posteriormente as trocas gasosas. Em seguida, o ar passa para a faringe e depois para a laringe. Na laringe situa-se a epiglote que a vlvula que impede a entrada de alimento na traqueia. tambm na laringe que se encontram as cordas vocais cujas pregas, em contacto com o ar inspirado, vibram produzindo som a voz. O ar passa da laringe para os pulmes atravs da traqueia, que um tubo formado por anis de cartilagem que se bifurca em brnquios, um em direo ao pulmo direito (que contm trs lbulos) e o outro para o pulmo esquerdo (com dois lbulos). Os brnquios, por sua vez, dividem-se em bronquolos em cujas terminaes se encontram os alvolos. Os alvolos so envolvidos por capilares (vasos sanguneos muito finos). Nos alvolos ocorre a hematose pulmonar, processo em que os gases se difundem de acordo com o gradiente de concentrao (do meio de maior concentrao para o de menor concentrao), ou seja: o maior teor de dixido de carbono presente no sangue venoso difunde-se dos capilares pulmonares para o interior dos alvolos; e o maior teor de oxignio no interior dos alvolos difunde-se para os capilares pulmonares, onde o O2 assimilado pelos ies de ferro presentes na molcula de hemoglobina contida nas hemcias (glbulos vermelhos).

52

Explorando... A complexidade do corpo humano

O dixido de carbono (contido no ar exalado) eliminado por meio da expirao, efetuando o percurso inverso ao da inspirao: alvolos, bronquolos, brnquios, traqueia, laringe, faringe, cavidade nasal, narinas e meio externo. A respirao controlada automaticamente por um centro nervoso situado na medula espinal. Este centro nervoso produz impulsos nervosos que estimulam o movimento da musculatura torcica do diafragma. A inspirao e a expirao so processos passivos do pulmo j que ele no se movimenta (voluntariamente), isso fica a cargo do diafragma, dos msculos intercostais e da expansibilidade da caixa torcica. Na situao de contrao do diafragma (deslocando-se para baixo) e relaxamento dos msculos intercostais (expanso das costelas), a cavidade torcica aumenta de volume, proporcionando uma baixa presso no interior do pulmo, o que resulta na entrada de ar (rico em oxignio) inspirao. Na situao de relaxamento do diafragma (deslocamento para cima) e contrao dos msculos intercostais (retrao das costelas), a cavidade torcica diminui de volume, proporcionando uma alta presso no interior do pulmo, resultando na sada de ar (rico em dixido de carbono) expirao. O sistema circulatrio constitudo pelo sangue, corao e vasos sanguneos: artrias, veias e capilares. O sangue ou plasma sanguneo uma soluo de gases, ies, sais minerais, lpidos, protenas, hidratos de carbono, que possui hemcias, leuccitos e plaquetas, em suspenso. Do peso total do corpo humano, aproximadamente 7% constitudo por sangue, ou seja, uma pessoa que pesa 70Kg tem aproximadamente 5L de sangue no corpo. So componentes do sangue: i) as hemcias, tambm designadas por eritrcitos ou glbulos vermelhos, em forma de disco bicncavo, que tm origem na medula ssea e possuem hemoglobina, protena que se liga s molculas de O2; ii) os leuccitos ou glbulos brancos (granulcitos, linfcitos e moncitos), que fazem parte do sistema imunolgico, sendo produzidos na medula ssea, bao e timo; iii) as plaquetas, clulas anucleadas que esto envolvidas na coagulao do sangue. So vrias as funes do sangue. responsvel pelo transporte de elementos essenciais para todos os tecidos do corpo: i) oxignio e nutrientes para as clulas dos diferentes rgos; ii) hormonas para os tecidos e rgos; iii) dixido de carbono para ser eliminado nos pulmes; iv) produtos de excreo resultantes do metabolismo celular para os rgos excretores (ex. rins). As hormonas tm um importante papel na regulao do organismo, nomeadamente na regulao trmica e na defesa contra infees. O corao um msculo que bombeia o sangue para as diferentes partes do corpo. F-lo atravs da sua contrao (sstole). Quando relaxa (distole), recebe o sangue das diferentes partes do corpo. Possui 4 cavidades 2 aurculas e 2 ventrculos. A comunicao entre as aurculas e os ventrculos faz-se atravs de vlvulas. A vlvula tricspida liga a aurcula direita ao ventrculo direito. A vlvula bicspida faz a ligao entre a aurcula esquerda e o ventrculo esquerdo. Do

53

Explorando... A complexidade do corpo humano

corao sai a artria aorta que leva o sangue a todas as partes do corpo (exceto aos pulmes) e a artria pulmonar que leva o sangue aos pulmes. As veias que trazem o sangue do corpo em direo ao corao so as veias cavas (superior e inferior) e as veias pulmonares trazem o sangue proveniente dos pulmes. As artrias so mais espessas que as veias porque tm de suportar a presso do sangue bombeado pelo corao para o corpo (presso sistlica), por outro lado, as veias possuem vlvulas que impedem que o sangue flua na direo contrria (refluxo sanguneo). Essas vlvulas esto presentes sobretudo nas veias dos membros inferiores e superiores. Os capilares so vasos microscpicos, com apenas uma camada de clulas, responsveis pelas trocas de gases e nutrientes entre o sangue e o meio interno. No sistema circulatrio h a considerar a circulao pulmonar e a circulao sistmica. A circulao pulmonar ou pequena circulao inicia-se no ventrculo direito e termina na aurcula esquerda do corao. O sangue, pobre em oxignio e rico em dixido de carbono, entra no ventrculo direito e bombeado para as artrias pulmonares dirigindo-se para os pulmes. Nestes, percorre as arterolas pulmonares e capilares pulmonares, onde se realiza a hematose pulmonar. O sangue rico em oxignio retorna ao corao, atravs das veias pulmonares, entrando na aurcula esquerda. A circulao sistmica ou grande circulao inicia-se no ventrculo esquerdo e termina na aurcula direita do corao. O sangue arterial (proveniente dos pulmes) bombeado pela contrao do ventrculo esquerdo para a artria aorta que o conduz aos principais rgos do corpo (exceto aos pulmes), onde o oxignio consumido. O sangue venoso, pobre em oxignio e rico em dixido de carbono, retorna ao corao atravs das veias cavas, entrando na aurcula direita. A exposio do organismo aos agentes infeciosos frequente, por isso necessrio a existncia de mecanismos capazes de o proteger. A penetrao no organismo de micro-organismos pode ocorrer por diversas vias, tais como: via digestiva (atravs da ingesto de alimentos contaminados); via respiratria (atravs da inalao do ar); via urogenital (por contacto com agentes infeciosos); revestimento externo do corpo (pela pele ou atravs de ferimentos cutneos). A epiderme formada por clulas mortas queratinizadas, que contribuem para a impermeabilizao da pele. O suor, as lgrimas, a saliva, a secreo sebcea e o grau de acidez (pH 3 a 5) impedem a proliferao de alguns micro-organismos patognicos. As condies de alcalinidade ou acidez de cada rgo (ex. acidez no estmago) dificultam o desenvolvimento de vrus, bactrias, fungos e outros agentes patognicos. As amgdalas, localizadas na confluncia entre os sistemas digestivo e respiratrio, possuem capacidade de produzir glbulos brancos, ajudando a destruir micro-organismos que nos chegam pelo ar, gua e alimentos. Quando esta imunidade inata (barreiras inespecficas) no eficaz, pode ser acionada uma resposta inflamatria (barreira especfica).

54

Explorando... A complexidade do corpo humano

Nesta resposta, os glbulos brancos (macrfagos e neutrfilos) que circulam nos vasos sanguneos e linfticos atravessam as suas paredes (diapedese) indo ao encontro dos agentes estranhos (antignios), envolvendo-os e destruindo-os (fagocitose). Existe uma outra barreira de defesa (resposta imune) que se caracteriza pela especificidade atravs da qual o corpo reconhece e elimina micro-organismos ou molculas que lhe so estranhas. A resposta imune caracteriza-se tambm pela memria imunolgica, que permite produzir mais rapidamente anticorpos ao reconhecer um antignio que j tenha entrado em contacto com o corpo. Alguns rgos (medula ssea, timo, bao) esto envolvidos na resposta imune, na fabricao de clulas e molculas, permitindo assim um estado de alerta do corpo. Em condies normais, o organismo dispe de mecanismos para se defender dos agentes estranhos, mas s vezes necessria uma interveno externa (vacinas, antibiticos), para uma reao mais rpida e mais eficiente. A vacinao (imunoprofilaxia) a estimulao do sistema imune, atravs da inoculao de agentes infeciosos. A vacina permite a memria imunolgica, sem o desenvolvimento da doena. A vacinao consiste, assim, em injetar no organismo vrus ou bactrias mortos ou atenuados, ou ainda partes destes que poderiam ser reconhecidos pelo corpo como antignios, produzindo anticorpos especficos. Para se obter um volume razovel de anticorpos e uma vez que o tempo que estes permanecem no organismo varivel, , nalguns casos, necessrio o reforo da vacinao (trs ou mais vezes).

SC3.2 Propsitos da subtemtica


Reconhecer a importncia da qualidade do ar que respiramos para a sade. Compreender o funcionamento dos sistemas circulatrio e respiratrio, bem como a sua inter-relao. Identificar os rgos dos sistemas circulatrio e respiratrio. Conhecer o sangue e suas funes. Reconhecer algumas defesas do corpo. Compreender a importncia da vacinao.

SC3.3 Metodologia de explorao


Na explorao da subtemtica, importa que as crianas se consciencializem que o ar que respiramos no todo igual, o ar que entra diferente do ar que sai, o sangue circula por todo o corpo e o corpo defende-se mas nem sempre capaz. Assim, partindo de cada um destes tpicos, o(a) professor(a), em dilogo com as crianas, vai fazendo a explorao da subtemtica, colocando questes do tipo:

55

Explorando... A complexidade do corpo humano

O que contm o ar que respiramos? A este propsito fazer um levantamento das ideias das crianas sobre o que contm o ar que respiramos?. Registar, em grande grupo, as ideias das crianas. Em seguida fazer uma breve pesquisa sobre a constituio do ar de forma a constatarem que o ar que respiramos composto maioritariamente por azoto (78%) e oxignio (21%). Posteriormente podem ainda desenvolver-se trabalhos de pesquisa acerca da poluio do ar e dos seus efeitos na sade humana (doenas respiratrias, tais como a bronquite, rinite alrgica, alergias, asma). O ar entra e sai por onde? Solicitar s crianas que durante cerca de 2 minutos estejam quietas e atentas ao que se passa no seu corpo. Em seguida iniciar um dilogo e registar em grande grupo o que identificaram/sentiram. Podem surgir ideias do tipo: os meus olhos mexeram senti o corao a bater respirei a minha barriga fez barulho tossi abri a boca Analisar as ideias de forma a verificarem que de tudo o que mencionaram h algumas em comum, pois todos respiram e sentem o corao a bater. Propor que durante um minuto contem as vezes que respiram (ou seja um ciclo de entrada inspirao e um ciclo de sada do ar expirao). Repetir este processo de forma a calcular um nmero mdio (respira-se em mdia doze vezes por minuto).

N. de vezes que respira num minuto

Nome

1. medio

2. medio

3. medio

Valor mdio

56

A partir deste valor mdio, pode calcular-se o nmero de vezes que se respira por hora, dia, ano e registar-se, por exemplo, numa tabela do tipo:

Explorando... A complexidade do corpo humano

N. de vezes que respira num minuto (valor mdio)

N. de vezes que respira numa hora

N. de vezes que respira num dia

N. de vezes que respira num ano

N. de vezes que respirou na sua vida

Para calcular o nmero de litros de ar que estes valores representam necessrio multiplic-los por 0,5 litros (valor de ar aproximado que uma pessoa parada e relaxada capaz de inalar e exalar de cada vez). Ao realizarem esta atividade as crianas tero conscincia da enorme quantidade de ar que necessria diariamente para respirar. Pode aproveitar-se para relacionar este facto com a importncia da qualidade do ar que se respira e seu impacte na sade. Ajudar as crianas a perceberem que respiram e sentem o corao a bater, porque h interligao entre os sistemas respiratrio e circulatrio. A fim de explorar mais esses sistemas, o(a) professor(a) pode recorrer a imagens de livros, mapas, modelos existentes ou construir modelos, quer a 2D quer a 3D, propondo a elaborao de outro avental descartvel, onde sejam desenhados os rgos desses sistemas. Para explorarem o funcionamento dos pulmes e observarem o movimento do diafragma aquando da inspirao e expirao sugere-se o uso de modelos, quer disponveis no mercado, quer construdos com as crianas. O que contm o ar que respiramos? A este propsito fazer um levantamento das ideias das crianas sobre o que contm o ar que respiramos?. Registar, em grande grupo, as ideias das crianas. Em seguida fazer uma breve pesquisa sobre a constituio do ar de forma a constatarem que o ar que respiramos composto maioritariamente por azoto (78%) e oxignio (21%). Posteriormente podem ainda desenvolver-se trabalhos de pesquisa acerca da poluio do ar e dos seus efeitos na sade humana (doenas respiratrias, tais como a bronquite, rinite alrgica, alergias, asma). Se a opo for a construo de um modelo de pulmo pode usar-se uma garrafa de plstico transparente de 2 litros, um balo, um pedao de plstico (ex. saco de plstico) um elstico grosso e fita isoladora.17

17 Adaptado de Vancleave, J. (1997). Corpo Humano para jovens. Lisboa: Publicaes D. Quixote.

57

Explorando... A complexidade do corpo humano

Cortar a parte de baixo da garrafa. Colocar o balo dentro da garrafa e puxar a abertura do balo para fora da abertura da garrafa cobrindo-a. A partir do saco de plstico fazer um quadrado (30cmx30cm).

Dobrar o quadrado de plstico duas vezes ao meio.

Partindo do canto dobrado, torcer uma seco de aproximadamente 2,5 cm do quadrado de plstico e prend-la com fita isoladora. A esta seco denominase pega.

58

Explorando... A complexidade do corpo humano

Abrir o quadrado de plstico, colocando sobre ele a parte aberta da garrafa, prendendo-o com o elstico conforme se ilustra na figura.

Experimentar o modelo, segurando a garrafa com uma mo e, com a outra, puxando e empurrando a pega. Aps a construo do modelo questionar as crianas sobre o que pensam que vai acontecer se puxarem e empurrarem a pega. Registar as ideias das crianas e incentiv-las a experimentar e a registar as observaes.

59

Explorando... A complexidade do corpo humano

Discutir os resultados com as crianas. As crianas observaro que o balo enche e esvazia conforme a pega puxada para dentro ou para fora. O saco de plstico representar o nosso diafragma. O diafragma um msculo que separa o trax do abdmen. Quando o diafragma se desloca para baixo, a cavidade torcica amplia-se e a presso do ar no interior diminui. Quando a presso do ar no interior do peito menor do que a do exterior do corpo, entra rapidamente ar nos pulmes (inspirao). No modelo podemos verificar isso, puxando o plstico para baixo, pois vemos o ar a entrar e a encher o balo. Quando o diafragma se desloca para cima, a cavidade do peito diminui de tamanho e a presso do ar no interior aumenta. Agora a presso no interior do peito maior do que no exterior do corpo, pelo que o ar obrigado a sair dos pulmes (expirao). Para alm da explorao de modelos, o(a) professor(a) pode ainda propor a observao de radiografias, imagens e at pulmes de animais.

Filmes 4- Sistema respiratrio.

O ar que entra igual ao ar que sai? Sabendo que tanto o ar inspirado como o ar expirado contm dixido de carbono, perguntar s crianas: Qual possui maior quantidade de dixido de carbono? O ar inspirado ou o ar expirado? As crianas podero dar respostas do tipo: O ar que deitamos c para fora que tem mais dixido de carbono. O que inspiramos tem mais oxignio; Quando respiramos entra o oxignio que est no ar e sai o dixido de carbono do nosso corpo. Continuar o dilogo com as crianas propondo uma forma de identificar a existncia ou no de uma maior quantidade de dixido de carbono no ar que expiramos do que no ar que inspiramos. Para isso necessrio que o(a) professor(a) informe as crianas que uma maneira de identificar a presena de dixido de carbono usando gua de cal, sendo que quanto mais dixido de carbono existir no ar, quando misturado com gua de cal, mais turva esta ficar.

60

Explorando... A complexidade do corpo humano

Antes da experimentao
Tendo por base esta informao, o(a) professor(a) pode planificar com as crianas um ensaio que lhes permita verificar as suas ideias iniciais. O que vamos mudar o tipo de ar (ar atmosfrico ou inspirado, ar expirado) O que vamos observar a maior ou menor presena de dixido de carbono O que vamos manter e como o o a o tipo e a quantidade de gua de cal tipo, tamanho e forma do recipiente quantidade de ar momento de introduo do ar nos recipientes

Como vamos registar

Colorao/turvao da gua de cal

Recipiente A - ar inspirado

Recipiente B - ar expirado

O que e como vamos fazer Colocar a mesma quantidade de gua de cal e mesma temperatura em dois recipientes iguais. Encher duas seringas iguais com a mesma quantidade de ar: uma com ar inspirado (usando o ar atmosfrico) e outra com o expirado (expirar para dentro da seringa). Rotular os recipientes e as seringas (ex. A ar inspirado; B ar expirado). Mergulhar a ponta da seringa no interior da gua de cal e libertar a quantidade de ar nos respetivos recipientes. Observar e registar em qual dos recipientes a gua de cal ficou mais turva.

61

Explorando... A complexidade do corpo humano

O que pensamos que vai acontecer Exemplos de previses das crianas: Previso 1. No recipiente A a gua vai ficar mais turva do que no B, porque o ar que entra tem mais dixido de carbono. Previso 2. No recipiente B a gua vai ficar mais turva do que no A, porque o ar que sai tem mais dixido de carbono. Previso 3. A gua no A e B vai ficar igual, porque tm a mesma quantidade de dixido de carbono. Outras

Experimentao
Executar a planificao atrs descrita (controlando variveis, observando, registando).

Aps a experimentao
O que verificamos No recipiente B (ar expirado) a gua de cal ficou muito turva e a do recipiente A (ar inspirado) nem tanto. O ar expirado contm mais dixido de carbono do que o ar inspirado. A resposta questo-problema O ar que sai (expirado) no igual ao que entra (inspirado).

Concluindo...
O que conclumos Ajudar as crianas a concluir que o ar expirado contm mais dixido de carbono do que o ar inspirado. A quantidade de dixido de carbono interfere no grau de turvao da gua de cal.

62

Explorando... A complexidade do corpo humano

Qual a validade das nossas previses Comparar as concluses com as previses formuladas. Verificar que a previso 3 se confirma e que a previso 1 e 2 so de rejeitar. Quais os limites de validade da concluso A concluso vlida para as condies utilizadas na experimentao (ar testado e tipo/concentrao de gua de cal).

Como constitudo o sangue? Sugere-se a observao ao microscpio de uma preparao definitiva contendo sangue.

Observao ao microscpio de: __________________________

Desenho que observo:

Ampliao da Ocular Ampliao da Objetiva Ampliao Total (A. ocular x A. objetiva)

Descrevo o que observo:

Podem visualizar glbulos vermelhos (hemcias) e glbulos brancos (leuccitos). Solicitar o registo da observao feita, atravs de um desenho legendado. As crianas verificam que os glbulos vermelhos existem em muito maior quantidade do que os glbulos brancos. Aps esta observao o(a) professor(a) pede s crianas para iniciarem uma pesquisa, em grupo, sobre os constituintes do sangue e suas funes.

63

Explorando... A complexidade do corpo humano

No final da pesquisa devem constatar que cerca de 55% do sangue constitudo por plasma (lquido composto por gua, protenas e sais minerais) e que os restantes 45% so constitudos por clulas sanguneas (os glbulos vermelhos e os glbulos brancos) e por plaquetas. O plasma responsvel pelo transporte dos nutrientes e dos desperdcios. Os glbulos vermelhos asseguram o transporte do oxignio dos pulmes para as clulas e recolhem delas o dixido de carbono. Os glbulos brancos asseguram a defesa do organismo, pois destroem bactrias e outros micrbios e as plaquetas intervm na coagulao do sangue. De onde vem e para onde vai o sangue?18 Explorar algumas ideias das crianas tendo por base experincias por elas vividas. Para isso pode-se colocar questes do tipo: Alguma vez fizeste uma ferida na mo? Saiu sangue? De onde vinha o sangue? Como estava o sangue dentro da mo? Durante esta conversa inicial deve-se ir sugerindo a observao atenta das suas mos, podendo at recorrer-se ao uso de lupas. Importa nesta fase chegar ideia de que o sangue se encontra dentro dos vasos sanguneos. Continuar o dilogo, colocando novas questes, tais como: H sempre sangue na mo? Est l sempre o mesmo sangue? O sangue vem e torna a ir? Como que isso acontece? De onde vem e para onde vai o sangue? Solicitar a representao da sua prpria mo com os caminhos onde o sangue circula no seu interior. Pode ser no formato de desenho usando colagens de fios de l de diferentes cores ou modelagem usando plasticina. Com a explorao das representaes feitas pelas crianas pode-se chegar ideia de que o sangue circula no interior dos vasos, no est parado. Perguntar ainda: Para que serve ter sangue no interior da mo? Dar algum tempo para as crianas poderem discutir as suas ideias em pequenos grupos. Pode-se tambm sugerir a explorao de um texto informativo disponibilizado pelo(a) professor(a) ou uma pequena pesquisa. Dialogar com as crianas de forma a sistematizarem a ideia de que o sangue transporta diferentes substncias que so necessrias vida. Retomar as questes: o sangue vem e torna a ir, como que isso acontece? De onde vem e para onde vai o sangue? E formular uma nova questo:

64

18 Adaptado de Pujol, R. (2007). Didctica de las cincias en la educacin primaria. Madrid: Sintesis Educacin.

Explorando... A complexidade do corpo humano

Quando pomos as mos no ar como que o sangue l chega?19 Explorar esta questo com as crianas: Se pusermos as mos para cima continua a haver sangue no seu interior? E se as baixarmos? Como faz o sangue para subir quando pomos as mos para cima? Pedir s crianas que desenhem, individualmente ou em pares, a relao entre a mo e o corao. Explorar as ideias das crianas que emergem dos desenhos de forma a conclurem que o corao impulsiona o sangue para todas as partes do corpo. Propor s crianas a consulta de informaes, imagens de livros, modelos, filmes, simulaes, animaes sobre o sistema circulatrio.

Filmes 5 Sistema circulatrio.

Partindo, por exemplo, da simulao/animao sugerida, as crianas devero observar e registar o que significam as marcas vermelhas e azuis20 apresentadas na animao, em que locais elas modificam de cor e porque que isso ocorre. As crianas podero assim ter uma viso geral da circulao sangunea humana que mostra o caminho que o sangue pobre e rico em oxignio realiza. Para se perceber melhor a circulao sangunea no corpo o(a) professor(a) poder sugerir fazer-se uma encenao do sistema circulatrio - A viagem do sangue onde as crianas assumem um papel de um componente desse sistema. Com base nas aprendizagens efetuadas, as crianas devem desenhar no cho (com giz ou fita crepe) uma representao do sistema circulatrio do tipo que a seguir se apresenta (ex. com pulmes, corao e pelo menos mais dois rgos, e com os vasos que ligam esses componentes).

19 Idem. 20 O uso da cor vermelha e azul convencional, o sangue todo da mesma cor, mas de diferente tonalidade. Vermelho vivo (sangue arterial) e vermelho escuro (sangue venoso).

65

Explorando... A complexidade do corpo humano

66

Os desenhos devem ser grandes para que as crianas possam andar dentro deles. O formato dos rgos no deve ser prioridade, deve dar-se ateno especial s posies relativas entre eles e aos vasos que os ligam. Os pulmes e os outros rgos (por exemplo: estmago e fgado) podero ser representados por uma mesa e uma cadeira com uma criana que ficar encarregue de perguntar a cada colega que l passa de onde vem, onde julga que est, o que est l a fazer e para onde vai. As crianas que representam o sangue arterial (rico em oxignio) devem usar um smbolo de cor vermelha, as que representam o sangue venoso (pobre em oxignio) devem usar um smbolo de cor azul. Como smbolos podem ser usados chapus, fitas, crculos, t-shirt Deve-se escolher um destes smbolos, que sero iguais para todos mudando apenas a sua cor. Inicialmente na mesa que representa os pulmes haver somente peas vermelhas e nas mesas que representam os outros rgos/partes do corpo apenas peas azuis. Nos pulmes as crianas trocam o seu smbolo azul (sangue com falta de oxignio) por um smbolo vermelho (sangue rico em oxignio). Nos outros rgos (por exemplo: vasos sanguneos do estmago e fgado) ou outras partes do corpo (ex. vasos sanguneos na parte inferior do corpo, vasos sanguneos na parte superior do corpo) trocam o seu smbolo vermelho por um azul. O corao (aurcula esquerda e direita, ventrculo direito e esquerdo) e as artrias pulmonar e aorta, as veias cava e pulmonar sero desenhadas com giz (ou fita crepe). Do lado direito do corao (aurcula e ventrculo direito) estar uma criana a arbitrar a passagem dos colegas (perguntando de onde vem e para onde vai). Do lado esquerdo do corao (aurcula e ventrculo esquerdo) estar outra a desempenhar o mesmo papel, e para alm disso estar responsvel por entregar

Explorando... A complexidade do corpo humano

a cada colega um carto onde estar identificado o lugar para onde ir (vasos sanguneos na parte inferior do corpo, vasos sanguneos na parte superior do corpo, vasos sanguneos do estmago, fgado, crebro). O objetivo fazer o sangue circular seguindo o caminho correto que ocorre na pequena e grande circulao. O ciclo deve ser repetido pelo menos trs vezes ou at que as crianas demonstrem que compreenderam seu papel. Se achar proveitoso, nos demais ciclos o professor pode trocar os papis das crianas. O corao bate sempre com o mesmo ritmo? O(a) professor(a) pede a cada criana que verifique a sua pulsao21 pressionando os dedos como mostra a figura abaixo.

Uma vez sentida a pulsao, cada criana conta os seus batimentos durante um minuto. Regista o resultado. Em dilogo com a turma o(a) professor(a) coloca a seguinte questo: Ser que os batimentos do corao so sempre os mesmos? As respostas podero ser do tipo: A pulsao sempre a mesma. No nada. s vezes a minha pulsao maior, outras vezes menor. () O corao bate mais depressa quando se est em repouso ou depois de fazer exerccio fsico? Registam-se as respostas e sugerem-se novas medies aps diversas situaes (subir e descer os degraus de uma escada que exista na escola, fazer uma corrida pelo ptio da escola, andar de bicicleta, andar a p).
21 A pulsao o batimento sentido quando o sangue bombeado pelo corao. O corao de uma criana de menos de 12 anos tem cerca de 100 pulsaes por minuto.

67

Explorando... A complexidade do corpo humano

Elabora-se uma tabela do tipo:


Tabela - Registo das pulsaes.

N. de batimentos Em repouso Aps subir e descer escadas Aps fazer uma corrida no ptio da escola Andar de bicicleta Andar a p

Tempo 60 s 60 s 60 s 60 s 60 s

Confrontam-se os resultados obtidos com as previses e conclui-se que o exerccio fsico aumenta o n. de batimentos do corao. Perguntar ainda: Haver diferena se aumentarmos o tempo de medio? Como se pode verificar? Porque que h feridas que se curam sem tratamento? Dialogar com as crianas sobre feridas que j tiveram e a forma como as curaram. A este propsito esperam-se respostas do tipo passou com o tempo, desinfetei-a, no fiz nada, pus-lhe pomada Sobre este assunto, a visualizao e explorao do filme abaixo indicado ajudar a sistematizar aprendizagens neste domnio.

Filmes 6- Sistema imunitrio.

68

Como ideias fundamentais importa que as crianas tomem conscincia de que o corpo est sujeito invaso de micrbios que existem no ar que se respira, nos alimentos que se comem e naquilo em que se toca. Estes micrbios podem causar doenas, desde intoxicaes alimentares a sarampo e papeira. Contudo nem todos so nocivos. Algumas bactrias vivem no estmago e intestino, ajudando a manter-nos saudveis. Geralmente, o organismo consegue reagir aos invasores. O sistema imunitrio possui clulas de defesa (glbulos brancos) que vigiam o sangue e os tecidos de duas formas diferentes: envolvendo por completo bactrias e clulas cancergenas ou libertando substncias qumicas chamadas anticorpos que se ligam s bactrias e ajudam a destru-las. Quando isto acontece o organismo no adoece. No entanto h situaes em que tal no

Explorando... A complexidade do corpo humano

acontece. Solicitar uma pesquisa sobre doenas em que o corpo no capaz de se defender. Porque devemos ser vacinados? Solicitar s crianas que tragam o seu boletim individual de vacinao para explorar a importncia e necessidade das vacinas que tomaram, bem como a calendarizao das mesmas. Dever ainda explorar-se com as crianas que atravs da vacinao so injetados no corpo vrus ou bactrias mortos ou atenuados, ou partes destes. Assim o organismo reage (sem ficar doente), produzindo anticorpos especficos. Nalguns casos necessrio voltar a administrar a vacina (reforo) para se obter um volume razovel de anticorpos. A defesa atravs da vacina um tipo de imunidade ativa, onde o prprio corpo fabrica os anticorpos. Porque que s vezes temos febre? Auscultar a opinio das crianas sobre esta questo. A partir da reforar a noo de que a febre a elevao da temperatura corporal em resposta a agentes infeciosos, tais como bactrias, vrus, fungos ou outros micro-organismos, pelo que, quando surge sinal de que o organismo est a combater o agente invasor. Considera-se como temperatura normal um valor entre os 36 e os 37C. Considera-se febre quando existe um aumento da temperatura acima dos 38C. Se ao fim de um tempo (2-3 dias) a febre perdura, significa que necessrio recorrer a medicamentos para a combater (ir a uma consulta e seguir a prescrio mdica).

SC3.4 Sistematizao de aprendizagens esperadas


A poro gasosa do ar que respiramos composta por aproximadamente 78% de azoto e 21% de oxignio. A qualidade do ar que respiramos importante para a sade. A poluio do ar contribui para um agravamento de doenas respiratrias como as alergias (ex. asma). O sistema respiratrio constitudo por: fossas nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brnquios, bronquolos e pulmes. A maior parte do sistema respiratrio situa-se na cavidade torcica, protegido pelas costelas e delimitado pelo diafragma (msculo). A entrada e sada de ar nos pulmes ocorre devido diferena de presso do ar no interior e exterior do corpo. Entra ar nos pulmes (inspirao) quando o diafragma se desloca para baixo o que faz ampliar a cavidade torcica e diminuir a presso do ar no seu interior, permitindo a entrada de ar. Sai ar dos pulmes (expirao)

69

Explorando... A complexidade do corpo humano

quando o diafragma sobe e faz diminuir a caixa torcica aumentando a presso do ar no seu interior e projetando a sada do ar para o exterior dos pulmes. O ar rico em oxignio entra pelas fossas nasais, atravessa as vias respiratrias e chega aos pulmes. Aqui o oxignio do ar inspirado libertado para a circulao sangunea e recebe desta o dixido de carbono. O ar inspirado (rico em oxignio) entra pelas fossas nasais, atravessa as vias respiratrias e chega aos pulmes onde ocorrem as trocas gasosas. O oxignio libertado para o sangue e recebe deste o dixido de carbono. O ar expirado rico em dixido de carbono. O sistema circulatrio constitudo pelo sangue, corao e vasos sanguneos (artrias, veias e capilares). O corao est dividido em duas partes. No lado direito existe a aurcula direita e o ventrculo direito. No lado esquerdo existe a aurcula esquerda e o ventrculo esquerdo. O corao o rgo que bombeia o sangue. O sangue sai do corao pelas artrias e regressa ao corao pelas veias. O sangue vindo de todo o corpo, pobre em oxignio, entra na aurcula direita, passa para o ventrculo direito onde se inicia a pequena circulao (pulmonar). A partir do ventrculo direito, o sangue bombeado para as artrias pulmonares dirigindo-se para os pulmes, onde se efetuam as trocas gasosas. O sangue, agora rico em oxignio, retorna ao corao, atravs das veias pulmonares, entrando na aurcula esquerda. Da aurcula esquerda o sangue passa para o ventrculo esquerdo, iniciando-se a grande circulao. O sangue arterial (rico em oxignio) bombeado pela contrao do ventrculo esquerdo para a artria aorta, que o conduz aos principais rgos do corpo (exceto aos pulmes), onde o oxignio consumido. O sangue, agora venoso (pobre em oxignio e rico em dixido de carbono), retorna ao corao atravs das veias cavas, entrando na aurcula direita. O sangue tem a funo de transporte (ex. oxignio, dixido de carbono, nutrientes) e de defesa (ex. contra infees). O sangue constitudo por plasma, glbulos vermelhos, glbulos brancos e plaquetas. Respiramos e sentimos o corao a bater porque h interligao entre o sistema respiratrio e o sistema circulatrio. A vacinao ajuda o sistema de defesa do corpo, prevenindo o surgimento de doenas causadas por vrus e bactrias especficas. O nosso corpo tem barreiras de defesa tais como a pele, o suor, as lgrimas, a saliva, a secreo sebcea, a existncia de clios e o grau de acidez que impedem a proliferao de impurezas e de alguns micro-organismos patognicos. Para alm disso em caso de infeo o nosso corpo tem clulas de defesa especficas que combatem elementos estranhos ao organismo.

70

Explorando... A complexidade do corpo humano

SC4 Sentir e reagir ao mundo


Com os rgos dos sentidos percecionamos o que nos rodeia O crebro comanda muito da nossa vida O que conseguimos fazer com os rgos dos sentidos? Os rgos dos sentidos funcionam bem em todas as pessoas? O que conseguimos exprimir atravs do rosto? Como reages quando pes a mo sobre um objeto que no esperas que esteja quente ou que pique? Como que o crebro comanda a nossa vida?

SC4.1 Introduo conceptual


atravs dos sentidos (viso, audio, tato, paladar e olfato) que o corpo humano perceciona e interage com o que o rodeia. Os rgos dos sentidos esto localizados em diferentes partes do corpo e permitem-nos perceber os sabores e os odores, as cores e as formas, a presso e a dor, os sons e as sensaes trmicas. Os modos de perceo visual e auditivo so dos mais desenvolvidos nos seres humanos, por terem sido, desde sempre, os mais utilizados por questes de sobrevivncia da espcie (proteo contra predadores e obteno de alimentos). Na afetividade e na reproduo destacam-se ainda o modo olfativo, gustativo e tctil. Os olhos so os rgos responsveis pela viso. Vemos um objeto, porque a luz que ele reflete entra no olho passando atravs da crnea e do cristalino at chegar retina. Aqui forma-se a imagem do objeto sendo posteriormente conduzida pelo nervo tico at ao crebro, onde interpretada. Aquilo que vemos , ento, a resposta do crebro ao estmulo recebido pela retina. O globo ocular est alojado na rbita e constitudo pela esclera, de cor branca e opaca, na frente da qual existe uma salincia transparente, a crnea. A coroide uma camada intermdia que contm o cristalino e a ris. No centro da ris h um orifcio, a pupila, cujo dimetro varia conforme a luminosidade (quanto maior for a intensidade da luz menor o tamanho da pupila e vice-versa). A retina a camada mais interna e sensvel do globo ocular onde se situam os fotorrecetores. Ao olho esto associadas vrias estruturas protetoras como os superclios (ou sobrancelhas), as plpebras e os clios (pestanas). Estes dificultam a entrada de partculas. Por outro lado, as plpebras completam esta proteo fechando-se em resposta luz intensa e na presena de algum estmulo mecnico sobre a crnea (ex. cisco, poeira). Para alm disso, fecham-se periodicamente para humedecer a superfcie ocular atravs da libertao de lgrimas.

71

Explorando... A complexidade do corpo humano

72

A pele o rgo do sentido do tato. So as terminaes nervosas nela existentes que nos permitem obter percees tcteis. O paladar a capacidade que nos permite reconhecer o gosto de substncias colocadas sobre a lngua. Na lngua, existem papilas gustativas, estruturas compostas por recetores sensoriais que quando se ligam a determinadas substncias desencadeiam um processo que resulta na libertao de neurotransmissores permitindo ao crebro a identificao do tipo de gosto: o amargo, o cido, o salgado e o doce. Ao conjunto das sensaes de gosto e aroma d-se o nome de sabor. por isso que, quando constipados, a comida parece sem sabor, embora o paladar continue presente. O nariz o rgo do olfato. na cavidade nasal que as substncias odorferas so dissolvidas no muco aquoso antes de se fixarem aos recetores olfativos, responsveis por enviar impulsos nervosos aos centros odorferos no crebro. A audio a capacidade de reconhecer o som. O rgo responsvel pela audio o ouvido, capaz de captar sons at uma determinada distncia e dentro de uma determinada frequncia de onda. A aba do ouvido externo (pavilho) converge as ondas sonoras encaminhando-as atravs do canal auditivo at ao tmpano. O tmpano, por sua vez, provoca vibraes nos trs ossos interligados do ouvido mdio (martelo, bigorna e estribo) transferindo-as para o lquido da cclea no ouvido interno. A so emitidos sinais que percorrem o nervo auditivo at ao crebro, que interpreta as informaes em forma de som. Todos os sentidos so percecionados atravs de recetores sensoriais capazes de captar e converter estmulos diversos em impulsos nervosos. Estes so processados e analisados em centros especficos do sistema nervoso central sendo produzida uma resposta. A estrutura e o modo de funcionamento destes recetores distinta, uns respondem a estmulos externos, originados fora do organismo, outros detetam a posio do indivduo no espao, assim como o movimento, a tenso e o estiramento musculares, outros ainda respondem a estmulos viscerais ou outras sensaes como sede e fome. O sistema nervoso compreende o encfalo, a medula espinal e o conjunto de todos os nervos do organismo, e possui duas partes distintas: o sistema nervoso central e o sistema nervoso perifrico. O sistema nervoso central compreende o encfalo e a medula espinal. O sistema nervoso perifrico uma rede de nervos que conecta o encfalo e a medula espinal s restantes partes do corpo. O encfalo e a medula espinal recebem informaes sensoriais dos olhos, ouvidos, pele, papilas gustativas, recetores do olfato e de outras partes do corpo, avaliam e integram os dados e comunicam ajustes nas funes do corpo. Os componentes do encfalo controlam todo o organismo. O crebro coordena o movimento, o tato, o olfato, a audio e a viso; permite que as pessoas formem palavras, compreendam e realizem operaes matemticas, componham e apreciem a msica, vejam e compreendam as formas geomtricas e comuniquem entre si. O encfalo localizado na caixa craniana constitudo pelo crebro, cerebelo e tronco enceflico.

Explorando... A complexidade do corpo humano

O interior do crebro constitudo por uma substncia branca e o exterior por uma fina camada de substncia cinzenta (3 a 6 mm), denominada crtex cerebral. O crebro divide-se em dois hemisfrios atravs de uma fissura longitudinal. Estes hemisfrios esto ligados por um sistema de fibras nervosas chamado corpo caloso. O hemisfrio esquerdo controla o lado direito do corpo e vice-versa. O hemisfrio direito controla a formao de imagens, as relaes espaciais e o pensamento concreto. O hemisfrio esquerdo responsvel pelo pensamento lgico, linguagem verbal, discurso e pelo clculo. Apesar dos dois hemisfrios terem funes especializadas, o seu funcionamento complementar. Cada hemisfrio cerebral apresenta quatro lobos: frontal, parietal, temporal e occipital, denominados de acordo com os ossos do crnio que os cobrem. O tronco enceflico liga a medula espinal ao crebro. Juntamente com a medula espinal regula automaticamente funes vitais do organismo, tais como o batimento cardaco, a presso sangunea e a respirao. No entanto, a sua funo mais importante controlar a conscincia, ligando e desligando a atividade do crebro. Mesmo quando dormimos o tronco enceflico controla e confere as atividades vitais, garantindo o funcionamento do corpo. O cerebelo, localizado na parte inferior do encfalo, abaixo do crebro e imediatamente acima do tronco enceflico, mantm o equilbrio, controla a postura e coordena movimentos complexos. Na extremidade do tronco enceflico comea a medula espinal, uma estrutura longa e frgil, que continua at quase ao final da coluna vertebral. Assim como os ossos do crnio protegem o crebro, a medula espinhal protegida pelas vrtebras, ossos que formam a coluna vertebral. Da medula espinal e entre as vrtebras emergem dois feixes nervosos denominados nervos espinais. Esses feixes contm fibras de nervos sensoriais que transmitem informaes das partes distantes do corpo ao encfalo e fibras de nervos motores que transmitem informaes do encfalo aos msculos. O neurnio a unidade bsica da estrutura do sistema nervoso, sendo responsvel pela receo e transmisso dos impulsos nervosos sob a forma de sinais eltricos. Cada neurnio possui um corpo celular com mltiplas ramificaes e extremidades arborizadas chamadas dendrites que recebem os impulsos nervosos dos neurnios vizinhos/colaterais, e um axnio, prolongamento nico que transporta os impulsos nervosos. A sinapse uma regio entre a extremidade do axnio de um neurnio e a superfcie de outras clulas. Estas clulas tanto podem ser outros neurnios como clulas sensoriais, musculares ou glandulares. Ao pequeno espao existente entre as membranas celulares d-se o nome de espao sinptico ou fenda sinptica. Quando os impulsos nervosos atingem as extremidades do axnio da clula pr-sinptica, ocorre libertao, na fenda sinptica, de substncias qumicas denominadas neurotransmissores, que tem a capacidade de se combinar com recetores presentes na membrana da clula ps-sinptica, desencadeando o impulso nervoso.

73

Explorando... A complexidade do corpo humano

SC4.2 Propsitos da temtica


Reconhecer os rgos dos sentidos como determinantes da perceo que temos do mundo e na comunicao com os outros. Identificar os sentidos, suas funes e respetivos rgos. Percecionar o funcionamento do sistema nervoso como uma ao-reao integrada. Reconhecer o papel do crebro no controlo/comando do corpo.

SC4.3 Metodologia da explorao


Na explorao da subtemtica, importa que as crianas se consciencializem que No sentimos todos de igual forma, Nem sempre exprimimos os nossos sentimentos do mesmo modo e O crebro comanda muito da nossa vida. Assim, partindo de cada um destes tpicos, o(a) professor(a), em dilogo com as crianas, vai fazendo a explorao da subtemtica, colocando questes do tipo: O que conseguimos fazer com os rgos dos sentidos? O(a) professor(a) distribui a cada grupo de crianas um fruto adequado a uma explorao visual, tctil, olfativa e gustativa. Solicita que descrevam o fruto identificando e registando o maior nmero possvel de caractersticas. Podem surgir descries de forma, tamanho, cor, cheiro, textura, consistncia, sabor A perceo auditiva pode no emergir do prprio fruto, mas da interao deste com a criana, aquando, por exemplo, do som resultante da sua mastigao. Posteriormente, em dilogo com a turma sistematizam as caractersticas identificadas num quadro do tipo que a seguir se apresenta (parte I).

74

Explorando... A complexidade do corpo humano

Parte I

FRUTOS ma Vermelha, Verde, Amarela, Redonda ... Quando mastigo faz croc croc

Caractersticas Lisa, fria, redonda... Cheiro bom e doce Boa, cida, farinhenta

pssego laranja banana


Parte II

Como identificmos essas caractersticas? Com que parte do corpo?

vendo

ouvindo

tocando

cheirando

saboreando

Segue-se a discusso de como identificaram as caractersticas apresentadas, podendo surgir respostas do tipo: olhando, cheirando, ouvindo, saboreando, tocando Questiona-se ento qual a parte do corpo que utilizaram para identificar cada uma das caractersticas (Parte II). Aprofundar a discusso de modo a que as crianas se apercebam que algumas caractersticas podem ser detetadas por mais do que um sentido/rgo do sentido, por exemplo a caracterstica redonda detetada pela viso e pelo tato. Esta contextualizao permite introduzir os diferentes sentidos e respetivos rgos. A partir daqui o(a) professor(a) poder iniciar a explorao de atividades especficas de cada sentido/rgo do sentido. Como so os nossos olhos? Em pares, solicitar a observao e desenho legendado do olho do(a) colega. De seguida, em grande grupo, fazer um registo em cartolina, de um olho gigante, tendo por base os contributos dos registos das crianas bem como das partes

75

Explorando... A complexidade do corpo humano

por elas identificadas (sobrancelha, plpebra, pestanas, parte branca, menina do olho) discutindo-se ainda as caractersticas que podem diferenciar um olho do outro (tamanho, cor da ris, abertura). De forma a completar o registo, acrescentando ou corrigindo eventuais denominaes incorretas ou de senso comum, propor uma pesquisa sobre a constituio do olho humano.

Cartaz 4- Constituio do olho.

Para explorar a funo da ris e da pupila, o professor(a) divide a turma em dois grupos: um (A) fica dentro da sala parcialmente escurecida (o suficiente para poderem ver os olhos uns dos outros) e o outro (B) vai para o exterior (local bem iluminado). Em pares, frente a frente, observam os olhos um do outro, tanto na situao A como na B. Depois trocam de local e voltam a observar os olhos uns dos outros de forma a verificarem se houve ou no alterao no olho observado. Em grande grupo, partilham o que sentiram: Samos da sala escura e quando chegmos ao ptio no vamos quase nada s depois que comemos a ver melhor. Quando entrmos na sala tambm tivemos muita dificuldade em ver bem. Que diferena observaram nos olhos dos(as) colegas em ambas as situaes? Registo das observaes das crianas.

Grupo A Espao escuro (penumbra) Espao iluminado

Grupo B Espao iluminado Espao escuro (penumbra)

Olhos

76

Anlise das observaes concluindo que no grupo A, onde passaram de um espao escurecido para um iluminado, houve uma diminuio do tamanho da pupila e que no grupo B, onde passaram do espao iluminado para o escurecido, houve um aumento do tamanho da pupila.

Explorando... A complexidade do corpo humano

Grupo A

Grupo B

Ou seja, constatam que h uma relao entre o tamanho da pupila e a intensidade de luz: quanto maior for a intensidade da luz menor o tamanho da pupila e vice-versa. Compreendem assim que a pupila tem a funo de regular a quantidade de luz que entra no olho diminuindo ou aumentando a sua abertura. A explorao da ausncia do sentido da viso poder ajudar a perceber melhor a sua funo na perceo do que nos rodeia.

Filmes 7- Viso.

Os rgos dos sentidos funcionam bem em todas as pessoas? O(a) professor(a) pode perguntar: Como que algum que no pode ver (ex. cego, ou pessoa com olhos vendados) consegue percecionar as coisas sua volta? Admite-se que as crianas refiram: atravs do tato (das mos) e ou atravs da audio e ou do olfato. O(a) professor(a) divide a turma em 4 grupos, de forma a explorar cada um dos sentidos referidos. Pode tambm optar pelo sistema de estaes onde todos os grupos passam por todas as atividades.

77

Explorando... A complexidade do corpo humano

Grupo do Tato Disponibiliza-se um saco de pano com objetos de diferente textura, consistncia e sensao trmica (lixa, borracha, berlinde, peluche, novelos de l idnticos e de diferentes cores22). Cada uma das crianas do grupo introduz a mo no saco, seleciona um objeto e descreve as suas caractersticas, enquanto outro(a) colega as regista numa tabela do tipo:

Forma (redondo, quadrado) Objeto 1

Tamanho (grande, pequeno)

Textura (macio, spero, liso, rugoso)

Consistncia (duro, mole)

Sensao De que feito trmica (plstico, (frio, quente) metal)

Objeto 2

(...)

No final da descrio tentam identificar de que objeto se trata. S depois mostrado. Que outras partes do corpo nos permitem identificar objetos atravs do tato? Para tal o(a) professor(a) pede a uma criana que se descalce, se sente numa cadeira e vende os olhos. Uma outra criana coloca sob o p descalo do(a) colega, um objeto (berlinde, bola de ping-pong), para que, tateando, o tente descobrir. Anotam-se as respostas, incluindo a dificuldade/facilidade na sua identificao. Outras partes do corpo podem ser testadas para o mesmo efeito (joelhos, braos, pernas, rosto). No final, em grande grupo, retoma-se a questo inicial e acrescenta-se: com qual das partes do corpo mais fcil/mais difcil identificar objetos? Importa que as crianas concluam que atravs da pele, que cobre as mos, os ps, o rosto que sentimos o que nos rodeia e que percecionamos com maior intensidade as diversas sensaes (de prazer, de dor).

78

22 importante que existam objetos idnticos com cores diferentes de forma que as crianas no os consigam distinguir pelo tato, constatando assim que a cor s pode ser identificada atravs da viso.

Explorando... A complexidade do corpo humano

Grupo do Olfato Disponibilizam-se recipientes opacos com tampa perfurada (de modo a no se ver o contedo) contendo no seu interior objetos/materiais de diferentes odores (alho, caf, canela, chocolate, casca de laranja, alfazema, hortel, eucalipto, bola de naftalina). Usando apenas o olfato, as crianas tero de identificar os odores e associar, corretamente, os recipientes s etiquetas com os nomes/desenhos do seu contedo. aconselhvel que haja um intervalo entre a tentativa de identificao do contedo de cada recipiente, de modo a que no se misturem os odores. No final as crianas verificam se o contedo dos recipientes corresponde s etiquetas que escolheram para a sua identificao e discutem as dificuldades/facilidades na perceo dos odores. Podemos distinguir mais do que um odor ao mesmo tempo? Preparar previamente 2 caixas de carto com 2 materiais/objetos. Numa colocar um de odor mais forte (caf) e outro de odor mais suave (po, borracha). Na outra, dois odores de intensidades semelhantes (alho e cebola). Fechar as caixas e fazer um pequeno orifcio em cada uma delas. Usando apenas o olfato, as crianas tero de identificar e registar o contedo das caixas. No final abrem-se as caixas e discute-se com as crianas o resultado. Importa que constatem que o sistema olfativo apenas deteta um odor de cada vez, sendo percecionado o mais intenso. No caso de odores de semelhante intensidade, ora se deteta um, ora o outro. Grupo do Paladar Disponibilizam-se recipientes opacos com um pequeno orifcio na tampa (de modo a no se ver o contedo) contendo no seu interior alimentos doces (gua e acar), amargos (caf), cidos (limo ou vinagre) e salgados (gua e sal). Usando um cotonete para cada recipiente (A, B, C e D), a criana prova o seu contedo e identifica o sabor correspondente (doce, salgado, amargo e cido).

Cartaz 5- A lngua.

aconselhvel que haja um intervalo entre a tentativa de identificao do contedo de cada recipiente, de modo a que no se misturem os sabores. No final as crianas verificam o contedo dos recipientes e discutem as dificuldades/ facilidades na perceo dos sabores.

79

Explorando... A complexidade do corpo humano

O que nos permite identificar os sabores? Provavelmente as crianas diro que a lngua. Disponibilizam-se 4 recipientes contendo gelatinas ou sumos de fruta (limo, laranja, anans). Cada criana com os olhos vendados e o nariz bem tapado (podem usar pinas) prova cada um com a ajuda de uma colher descartvel, tentando identificar o sabor da gelatina/sumo. Destapa-se o nariz e repete-se o procedimento. Comparam-se os resultados. As crianas concluem que os sentidos do paladar e do olfato esto interligados pois quando privados do olfato (por exemplo, quando constipados) temos dificuldade em identificar os sabores.

Filmes 8- Olfato e Paladar.

Grupo da Audio Disponibiliza-se um conjunto de sons gravados (sino, guizo, trovoada, carro, tambor, tosse, ladrar, beb a chorar, gua da chuva). As crianas colocam os auscultadores e tentam identificar e registar os diversos sons, agrupando-os segundo algumas das suas propriedades: altura graves ou agudos; intensidade fortes ou fracos. No final, ouvem a gravao com a identificao correta dos sons, comparam os registos feitos e discutem as facilidades/dificuldades na discriminao dos sons. Qual o rgo do corpo que nos permite ouvir? Algumas crianas podem referir a orelha, outras o ouvido. Em grupo uma criana diz uma frase e as outras ouvem. Registam o que ouviram. Em seguida sugerir que tapem bem os ouvidos e fechem os olhos. A criana volta a dizer uma frase. Registam o que ouviram. Importa que constatem que o rgo da audio o ouvido e no a orelha. Sugere-se tambm que explorem o como ouvimos atravs da realizao de um trabalho de pesquisa para perceberem que o som se propaga atravs de ondas sonoras que iro fazer vibrar a membrana do tmpano e que depois ser descodificado pelo crebro.

Filmes 9- Audio.

O que conseguimos exprimir atravs do rosto? A este propsito pode ser dinamizado o jogo adivinha o que sinto, em que uma criana retira um carto onde est indicado o sentimento/emoo (alegria, tristeza,

80

Explorando... A complexidade do corpo humano

espanto, desconfiana, medo, aflio) que ela tem de exprimir atravs do rosto, de modo a que os(as) colegas o identifiquem. Como reages quando pes a mo sobre um objeto que no esperas que esteja quente ou que pique? Provavelmente as crianas dizem que retirariam, de imediato, a mo. Em seguida, perguntar qual a razo para se retirar a mo. Importa que as crianas percebam que na pele existem recetores sensoriais com terminaes nervosas e que um estmulo (fonte de calor ou picada) provoca, nessas terminaes nervosas, um impulso nervoso que conduzido medula espinal. Aqui a mensagem analisada sendo processada uma resposta que imediata - reflexo. Um impulso nervoso , ento, enviado aos msculos do brao, que se contraem e a mo retirada. Para ilustrar este processo o(a) professor(a) poder mostrar imagens do tipo:

Cartaz 6- Reao dor.

Como que o encfalo comanda a nossa vida? O(A) professor(a) apresenta s crianas um esquema que evidencia o funcionamento do sistema nervoso como uma ao-reao integrada e em dilogo com elas vai descodificando o seu significado e inter-relaes. Prope a elaborao coletiva de um mapa de conceitos sobre o tema, tendo em ateno o seguinte: O encfalo, a medula espinal e os nervos constituem o sistema nervoso. O sistema nervoso constitudo pelo sistema nervoso central (SNC) e pelo sistema nervoso perifrico (SNP). O SNC encfalo e medula espinal coordenam e controlam as atividades corporais recebendo estmulos captados pelos rgos dos sentidos e reagindo atravs do envio de respostas aos msculos e outros rgos. O SNP consiste nos nervos que se estendem desde o encfalo e medula espinal, havendo retransmisso de impulsos nervosos entre o SNC e o resto do corpo.

Cartaz 7- Sistema nervoso central e perifrico.

Cartaz 8- O encfalo.

Filmes 10- Sistema nervoso.

81

Explorando... A complexidade do corpo humano

SC4.4 Sistematizao de aprendizagens esperadas


Os rgos dos sentidos permitem-nos comunicar com o que nos rodeia. Os rgos dos sentidos so: olhos (viso), nariz (olfato), lngua papilas gustativas (paladar), ouvido (audio) e pele (tato). Os olhos so constitudos externamente por: esclera, ris e pupila. As sobrancelhas, as plpebras e as pestanas protegem os olhos. A pupila regula a quantidade de luz que entra no olho diminuindo ou aumentando a sua abertura. Quanto maior for a intensidade da luz menor o tamanho da pupila e vice-versa. A viso o nico sentido que nos permite identificar a cor dos objetos. O rgo do sentido do tato a pele do corpo e no apenas a pele na zona das mos. O sentido do olfato s nos permite detetar um odor de cada vez. A perceo do sabor -nos dada pelo gosto, cheiro e textura dos alimentos. Quando no temos olfato temos dificuldade em identificar o sabor dos alimentos. O sentido da audio permite-nos distinguir os sons. Ouvimos, porque as ondas sonoras (som) entram no nosso ouvido, fazem vibrar o tmpano (membrana) sendo esta informao descodificada pelo crebro. O sistema nervoso constitudo pelo encfalo, a medula espinal e os nervos. O sistema nervoso coordena e controla as atividades corporais recebendo estmulos captados pelos rgos dos sentidos e reagindo atravs do envio de respostas aos msculos e outros rgos. A medula espinal (situada no interior da coluna vertebral) transporta os impulsos nervosos at ao encfalo e deste at s restantes partes do corpo, atravs dos nervos. O crebro o rgo dos pensamentos e sentimentos (prazer, alegria, riso, dor). Atravs dele entendemos, distinguimos, vemos e ouvimos Tambm comanda os movimentos.

SC5 Nascimento, crescimento e continuidade


Os pais e as mes esto na nossa origem Alguns filhos e filhas tambm podem ser, um dia, pais e mes Como que cada um de ns surgiu? Porque que umas vezes nascem meninos e outras vezes meninas? Porque que s vezes nascem gmeos? Com quem somos parecidos? Quais os rgos sexuais femininos e masculinos? ...

82

Explorando... A complexidade do corpo humano

SC5.1 Introduo conceptual


No ser humano a reproduo sexuada, isto , h interveno de duas clulas sexuais, uma feminina (vulo) e outra masculina (espermatozoide), que permitiro a continuidade da espcie e a transmisso das caractersticas hereditrias. Tudo se inicia com a juno do vulo e do espermatozoide, - fecundao - formando o ovo ou zigoto. D-se o nome de gravidez ou gestao, ao perodo de 9 meses, que decorre da fecundao at ao nascimento do novo ser. Durante este perodo, o ovo desenvolve-se no interior do tero materno, transformando-se primeiramente em embrio (at ao final do 2. ms) e depois em feto (do 3. ao 9. ms, quando a diferenciao das clulas suficientemente avanada para que se reconheam as partes do corpo e os primeiros rgos). Para que ocorra fecundao necessrio que um dos ovrios da mulher liberte um ovcito ou ocito (o que acontece mensalmente) que origina um vulo e que haja juno deste com um espermatozoide, formando-se um ovo. Pode, no entanto acontecer, que haja duplicao do ovo (em 30% dos gmeos) ou que em vez de um, se libertem dois ovcitos. Neste caso, originam-se dois vulos, sendo que, se houver fecundao, de dois vulos com dois espermatozoides formam-se gmeos (em 70% dos casos). Os primeiros so gmeos verdadeiros (homozigticos ou monozigticos). Os segundos so gmeos falsos (heterozigticos ou dizigticos). Uma vez implantado o blastocisto23 na parede do tero (nidao), constituem-se os anexos embrionrios a placenta, ligada ao embrio pelo cordo umbilical, o crion e o mnios, membrana que envolve a cavidade amnitica, que contm o lquido amnitico. O final da gravidez caracteriza-se, essencialmente, pelo crescimento. Nos ltimos 6 meses de gestao, o feto acomoda-se no tero, podendo colocar-se, prximo do termo da gestao, numa posio invertida. A expulso do novo ser e dos anexos embrionrios/fetais (placenta, mnios e crion) constitui o parto. As caractersticas individuais do novo ser resultam da herana biolgica recebida do pai e da me. O que se herda dos progenitores so, na verdade, informaes (atravs dos gmetas) para produzir determinadas caractersticas. As caractersticas observveis de um ser vivo constituem o seu fentipo. O tipo de sangue de uma pessoa exemplo de uma caracterstica fenotpica. J o tipo de genes que um indivduo possui constitui o seu gentipo. Se dissermos que uma pessoa possui olhos castanhos, referimo-nos ao seu fentipo, enquanto que se dissermos que uma pessoa possui genes para olhos castanhos, referimo-nos ao seu gentipo. O fentipo resulta da interao entre o gentipo e o ambiente. Por exemplo, duas pessoas com exatamente os mesmos genes para cor da pele tero diferentes

23 O blastocisto dar origem ao embrio.

83

Explorando... A complexidade do corpo humano

fentipos (pele mais clara ou mais escura), consoante a exposio ao sol (dependendo do tempo que cada uma delas fica exposta ao sol, do pas em que vive). Um gene a unidade de hereditariedade de um organismo vivo. Os genes so segmentos de ADN (cido desoxirribonucleico), o principal constituinte dos cromossomas. Em geral, uma nica molcula de ADN contm milhares de genes diferentes, que se distribuem ao longo de seu comprimento. O genoma corresponde ao nmero total de cromossomas de cada espcie. Na espcie humana, o genoma constitudo por 46 cromossomas (22 cromossomas autossmicos mais 1 par de cromossomas sexuais X e Y). Assim, uma clula diploide humana tem 23 pares de cromossomas homlogos (um par de 2 cromossomas, em que um da me e o outro do pai). O sexo do novo ser determinado no momento da fecundao pelos cromossomas x e y. Os vulos s possuem o cromossoma x, enquanto que os espermatozoides tanto podem ser portadores do cromossoma x como do cromossoma y. Ser rapariga (xx) ter recebido um cromossoma x da me e um cromossoma x do pai. Ser rapaz (XY) ter recebido um cromossoma x da me e um cromossoma y do pai.

SC5.2 Propsitos da subtemtica


Conhecer as etapas do processo de reproduo humana (fecundao, gestao e parto). Conhecer os rgos do sistema reprodutor. Reconhecer que a reproduo assegura a continuidade da espcie.

SC5.3 Metodologia da explorao


Na explorao da subtemtica, importa que as crianas se consciencializem que Os pais e as mes esto na nossa origem, Alguns filhos e filhas tambm podem ser, um dia, pais e mes e todos possumos rgos sexuais. Assim, partindo de cada um destes tpicos, o(a) professor(a), em dilogo com as crianas, vai fazendo a explorao da subtemtica, colocando questes do tipo: Como que cada um de ns surgiu? Aps consciencializao de que todos temos um corpo, perguntar s crianas: Como que surgiu o teu corpo?

84

Explorando... A complexidade do corpo humano

Registar e sistematizar com a turma as ideias apresentadas num quadro do tipo:

Como que surgiu o teu corpo? da barriga da minha me de uma semente que o meu pai colocou na barriga da minha me

Em seguida solicitar s crianas que individualmente faam um desenho legendado sobre como pensam que eram na barriga da sua me. Aps a elaborao individual do desenho, o(a) professor(a) repara se est legendado, chamando a ateno para que seja completado no caso de algo representado no ter sido assinalado (ex: o cordo umbilical, a placenta). Com o apoio das crianas, os desenhos so analisados, agrupados de acordo com os elementos comuns neles representados e afixados na sala. Iniciar um dilogo na turma com questes do tipo: Como que um beb entra na barriga da me? Quanto tempo um beb necessita de estar na barriga da me? Como que um beb come e respira no corpo da me? Como que sai um beb do corpo da me?

Possveis respostas das crianas: O beb entra na barriga da me quando o pai pe l uma semente. Essa semente cresce e forma-se o beb que possui um cordo/fio que liga o seu umbigo ao umbigo da me. Come pela boca e respira pelos pulmes da me. Necessita estar na barriga da me cerca de 9 meses. Sai pela barriga, pelo meio das pernas ou pelo rabo da me. O pai namora com a me, forma-se um ovo que cresce na barriga da me. O beb possui um cordo umbilical que liga o seu umbigo barriga da me. Come e respira por esse cordo. Necessita estar na barriga da me durante 9 meses. Sai pela barriga ou pela vagina da me. Debater na turma as ideias apresentadas, confrontando-as, sistematizando e registando as incorrees, dvidas ou questes no consensuais surgidas aps discusso.

85

Explorando... A complexidade do corpo humano

Propor, em seguida, a realizao de um trabalho de pesquisa24, em grupo. Cada grupo ir procurar informao sobre uma das questes iniciais, de forma a poderem ser abordadas a fecundao, a gestao (incluindo os anexos embrionrios) e o parto. Solicitar a apresentao oral e debate dos trabalhos de pesquisa realizados em grupo, seguida da construo e discusso de um modelo de desenvolvimento embrionrio como o que se ilustra:

Filmes 11- Sistema reprodutor.

Filmes 12- A gravidez.

Porque que umas vezes nascem meninos e outras vezes meninas? Aps terem aprendido que em resultado da unio de um vulo e de um espermatozoide (fecundao) surge um novo ser e que este poder ter dois cromossomas X ou um cromossoma X e um Y, o(a) professor(a) prope a atividade Vai nascer um beb: Ser menino ou menina? Vamos descobrir.

86

24 Para esta tarefa sugere-se o recurso ao livro Menina ou menino eis a questo! mas tambm a visualizao de ecografias.

Explorando... A complexidade do corpo humano

Num saco colocam-se 10 bolas verdes identificadas com um X (cromossoma x) e 10 bolas amarelas identificadas com um Y (cromossoma Y). Misturaram as bolas. Num outro saco colocaram 10 bolas verdes identificadas com um X. Cada criana retira 2 bolas (1 de cada um dos sacos). Regista a combinao que encontra. Em grande grupo elaboram uma tabela com todas as combinaes diferentes que encontraram na turma. A fim de sistematizar as aprendizagens efetuadas sugere-se a elaborao de uma tabela do tipo:

Aps o preenchimento da tabela, as crianas constatam que h igual probabilidade de nascer uma menina ou um menino. Porque que s vezes nascem gmeos? Em dilogo com a turma o(a) professor(a) apresenta a seguinte situao: mensalmente o ovrio da mulher liberta apenas 1 ovcito. Por vezes, libertam-se 2 ou mais. Neste caso se houver fecundao, o que acontece? Provavelmente as crianas diro formam-se gmeos. Na sequncia do dilogo, o(a) Professor(a) pode colocar questes do tipo: Os gmeos so sempre do mesmo sexo? Como se formam os gmeos? Porque que s vezes os gmeos so parecidos e outras vezes so diferentes? O(a) professor(a) disponibiliza alguns livros e prope um trabalho de pesquisa sobre a formao de gmeos. Um grupo procura informao sobre os gmeos verdadeiros (homozigticos ou monozigticos) - resultam da duplicao de 1 ovo

87

Explorando... A complexidade do corpo humano

aps fecundao de um vulo e de um espermatozoide. So sempre do mesmo sexo, dado que possuem a mesma informao gentica. Outro grupo investiga sobre os gmeos falsos (heterozigticos ou dizigticos) - formados a partir da juno de dois vulos e de dois espermatozoides. Formam-se 2 embries que podem ou no ser do mesmo sexo, tudo depende da informao gentica que recebem do pai e da me. O resultado ser a elaborao de um cartaz coletivo com desenhos por elas elaborados, que ser analisado e discutido na turma. Com quem somos parecidos? Na famlia, reconhecer diferentes relaes de parentesco (me, pai, av, av, tio, tia, primo, prima, irm, irmo) e identificar caractersticas familiares. Solicitar que cada uma traga fotografias de familiares prximos, propondo a sua organizao numa rvore genealgica. Proceder sua anlise, estabelecendo relaes de parentesco e identificando caractersticas comuns (cor do cabelo, dos olhos). No final, refletir com as crianas sobre a razo por que somos parecidos com os nossos progenitores, relembrando que aquando da fecundao recebemos informao gentica do pai e da me. Quais os rgos sexuais femininos e masculinos? O(a) professor(a) prope o esboo, em papel de cenrio, da silhueta do corpo de um aluno e da silhueta do corpo de uma aluna, solicitando a 2 crianas que desenhem e legendem nelas os rgos sexuais internos masculinos e femininos, que conheceram aquando da realizao das atividades de pesquisa que efetuaram. Afixam-se os desenhos elaborados, a fim de serem completados, em grande grupo. Em seguida confrontam-se os desenhos com ilustraes (livros, mapas, acetatos) e sistematiza-se a informao num quadro do tipo:

rgos sexuais femininos

rgos sexuais masculinos

vagina, tero, trompas do Falpio, ovrios.

testculos; epiddimo, canais deferentes, vesculas seminais, prstata e uretra.

Cartaz 9- rgos sexuais femininos.

Cartaz 10- rgos sexuais masculinos.

88

Explorando... A complexidade do corpo humano

SC5.4 Sistematizao de aprendizagens esperadas


Todas as pessoas possuem rgos sexuais externos e internos bem como clulas sexuais: o espermatozoide (clula sexual masculina) ou o vulo (clula sexual feminina). O rgo sexual externo feminino designa-se vulva e constitudo por: cltoris, orifcio urinrio, orifcio da vagina, pequenos e grandes lbios. Os rgos sexuais externos masculinos so: pnis e escroto. Os rgos sexuais internos femininos so: vagina, tero, trompas do Falpio, ovrios. Os rgos sexuais internos masculinos so: testculos; epiddimo, canais deferentes, vesculas seminais, prstata e uretra. A puberdade marca o incio da produo de espermatozoides pelos testculos e a libertao de ovcitos pelos ovrios (ovulao). Nas raparigas surge a menarca (1. menstruao), nos rapazes a ejaculao. Na relao sexual entre pessoas de sexos diferentes, h transferncia de espermatozoides para a vagina. A fecundao ocorre na trompa de Falpio e envolve a juno de 1 espermatozoide e de 1 vulo. Resulta o ovo que se desenvolve e origina o embrio. A nidao consiste na implantao do embrio na mucosa uterina, desencadeando-se a gestao. A gravidez ou gestao a etapa mais longa do processo reprodutivo dura cerca de 9 meses. O parto pode ser natural, com recurso a ventosa ou frceps, por cesariana. Por vezes formam-se gmeos. Estes podem resultar da juno de 1 vulo e de 1 espermatozoide, formando um ovo que se divide em 2 (gmeos verdadeiros) ou da juno de 2 vulos e de 2 espermatozoides, formando 2 ovos (gmeos falsos). Herdamos caractersticas fsicas e psicolgicas do pai e da me atravs dos genes.

89

Explorando... A complexidade do corpo humano

Recursos

Para a realizao das atividades propostas sero necessrios os seguintes recursos: lupas microscpio lminas e lamelas dobradias elstico madeira esqueleto desmontado papel indicador de pH soluto de Lugol (gua iodada) tubos de ensaio seringas gua de cal comprimidos de vitamina C * Modelos, dispositivos, maquetas: Articulaes e msculos Esqueleto humano em peas; radiografias; esqueleto humano Osso longo e seu interior Sistema digestivo Dentes e dentio Pulmes Sistema circulatrio * Recursos Bibliogrficos Walker, Richard. (2008). Corpo Humano. Porto: Civilizao. ISBN: 978-989550-371-1 A Aventura do Corpo Humano - CD-ROM. descoberta de si mesmo. Porto Editora. ISBN: 978-972-0-61315-8

Sugestes para avaliao das aprendizagens

Ao longo ou aps a concretizao das atividades espera-se que as crianas estejam em condies de serem confrontadas com outras questes/atividades sobre o tema abordado. Sugerimos desta forma algumas situaes que nos permitem avaliar as suas aprendizagens.

90

Explorando... A complexidade do corpo humano

6.1 6.1.1

A propsito do revestimento O osso partido do Manuel

O Manuel caiu e partiu um osso do membro superior. Os amigos discutem sobre qual dos ossos foi. Apenas um est correto. Qual ser? Justifica a tua resposta.

Orientao para uma resposta aceitvel: A Maria Ins no tem razo, porque a escpula um osso da cintura escapular (tronco). A Sofia est enganada, porque a tbia um osso do membro inferior, neste caso da perna. Assim quem deu a resposta correta foi o Gonalo, porque se referiu a um osso do membro superior, neste caso do antebrao. Podemos concluir que o osso que o Manuel partiu foi o rdio.

91

Explorando... A complexidade do corpo humano

6.1.2

O papel da pele

A Sofia tem que apresentar um trabalho sobre as funes da pele na exposio da escola. Para isso est a preparar uns bales e precisa que a ajudes a colocar as seguintes frases em cada um deles.

92

Orientao para uma resposta aceitvel: A Sofia ter que colocar a frase A no balo Absoro, as frases B e E no balo Regulao da Temperatura e as frases C e D no balo Proteo.

Explorando... A complexidade do corpo humano

6.2 6.2.1

A propsito da alimentao, consumo e resduos

A viagem dos alimentos

93

Explorando... A complexidade do corpo humano

Sequncia do processo digestivo

Orientao para uma resposta aceitvel: A Estmago: incio da digesto das protenas e lpidos atravs da ao do suco gstrico (fazer desenho do estmago). B Intestino grosso: absoro de gua e sais minerais que passam ao sangue. As fibras formam parte das fezes (fazer desenho do intestino grosso). C nus: eliminao das fezes (fazer desenho do nus). D Intestino delgado: continuao da digesto: ao da blis, do suco pancretico e do suco intestinal. Absoro de nutrientes e gua. E Boca: digesto do amido com a ao da saliva (fazer desenho da boca). F Esfago: os movimentos peristlticos asseguram a passagem do bolo alimentar ao estmago. Sequncia do processo digestivo: E F A D B C

6.2.2

Que nojo!!!!

A Sofia e o Gonalo conversam sobre os resduos da digesto. Mas no esto de acordo. Qual deles tem razo? Porqu?

94

Orientao para uma resposta aceitvel: A Sofia tem razo, porque as fezes so o nico resduo resultante da digesto dos alimentos. A urina forma-se nos rins em resultado da purificao do sangue. um resduo do metabolismo celular e no do processo digestivo.

Explorando... A complexidade do corpo humano

6.3 6.3.1

A propsito da respirao, sangue e defesas

Soprar as velas

O Daniel faz 8 anos. Faz corresponder a cada uma das situaes A e B os esquemas 1 e 2. Justifica a tua opo.

Orientao para uma resposta aceitvel: Situao A Esquema 2 - O Daniel est a inspirar, o seu diafragma desce, a cavidade torcica amplia-se e a presso do ar no interior menor do que no exterior, permitindo a entrada de ar nos pulmes. Situao B Esquema 1 - O Daniel est a expirar, o seu diafragma sobe, a cavidade torcica diminui de tamanho e a presso do ar no interior maior do que no exterior, provocando a sada de ar dos pulmes.

95

Explorando... A complexidade do corpo humano

6.3.2

As voltas que o sangue d!

A Maria Ins e a Sofia querem completar o diagrama abaixo relativo circulao do sangue. Podes ajud-las? Tarefa 1 Coloca cada etiqueta no local adequado. Tarefa 2 Pe o sentido nas setas que faltam. Tarefa 3 Pinta as linhas que representam o sangue venoso de azul e o sangue arterial de vermelho. Tarefa 4 Risca de forma a que a frase fique correta: As linhas a tracejado representam a pequena/grande circulao.

96

Explorando... A complexidade do corpo humano

Orientao para uma resposta aceitvel:

As linhas a tracejado representam a pequena/grande circulao.

97

Explorando... A complexidade do corpo humano

6.3.3

Vacinao, sim ou no?

O Gonalo e a Sofia esto a conversar sobre a vacinao mas no se entendem. Com quem concordas? Justifica a tua posio.

Orientao para uma resposta aceitvel: A vacinao consiste, assim, em injetar no organismo vrus ou bactrias mortos ou atenuados, ou ainda partes destes que poderiam ser reconhecidos pelo corpo como antignios, produzindo anticorpos especficos. Para se obter um volume razovel de anticorpos e uma vez que o tempo que estes permanecem no organismo varivel, , nalguns casos, necessrio o reforo da vacinao (trs ou mais vezes).

6.4 6.4.1

A propsito do sentir e reagir ao mundo

Quem quem?

Hoje est Sol. A Filipa est a andar de patins no ptio. A sua irm Joana, que fotgrafa, est na cmara escura a revelar fotografias. Observa atentamente as imagens A e B que correspondem aos olhos da Filipa e da Joana. Qual o olho da Filipa? Qual o olho da Joana? Porqu?

98

Explorando... A complexidade do corpo humano

Orientao para uma resposta aceitvel: A imagem A representa o olho da Joana, porque ela est a trabalhar no escuro, onde a intensidade da luz menor, logo o tamanho da pupila est aumentado para deixar entrar maior quantidade de luz. A imagem B representa o olho da Filipa, porque ela est ao Sol, logo o tamanho da pupila menor, pois precisa de diminuir a entrada de quantidade de luz.

6.5 6.5.1

A propsito do nascimento, crescimento e continuidade

Gmeos falsos ou verdadeiros?

A Maria Ins, o Gonalo e a Sofia esto a realizar um trabalho em grupo sobre a formao de gmeos. Ajuda-os a fazer corresponder a cada situao A e B a denominao de gmeos verdadeiros e gmeos falsos, completando os espaos em branco.

99

Explorando... A complexidade do corpo humano

Ainda a respeito dos gmeos, esto a discutir o sexo dos gmeos verdadeiros e falsos. Diz com quem concordas e porqu, usando os esquemas acima representados e colocando neles os cromossomas x e y.

Orientao para uma resposta aceitvel: O Gonalo tem razo. Os gmeos verdadeiros resultam da fecundao de um espermatozoide e de um vulo. Forma-se um nico ovo que depois se divide em dois, formando os gmeos. O ovo formado possui a mesma informao gentica, logo os gmeos verdadeiros so sempre do mesmo sexo. Como se pode observar no seguinte esquema.

100

Explorando... A complexidade do corpo humano

A Sofia pode conhecer gmeos falsos do mesmo sexo, mas a sua resposta no est correta, porque os gmeos falsos resultam da fecundao de dois vulos e de dois espermatozoides. Assim formam-se 2 ovos, cada um dos quais com uma determinada informao gentica. Podem ou no ser do mesmo sexo, como se pode observar nos esquemas seguintes:

101

Explorando... A complexidade do corpo humano

102

Referncias

Explorando... A complexidade do corpo humano

bibliogrficas

Armesto, F. (Coord) (1997). Gua para perderse en Domus. Corua: Casa de Las Ciencias. Bourdial, I. e Vialles, C. (2004). Les sciences lcole primaire Cycle 2. 3. edio. Paris: Pedagogie Pratique RETZ. Caal, P. (2009). El cuerpo humano: una perspectiva sistmica. In Alambique, n. 58, pp. 8-22. Barcelona: Gra. Claybourne, A. (2008). The usborne complete book of the Human Body. Usborne. De Bo, M. (2004). Using science to develop thinking skills at key stage I Practical resources for gifted and talented learners. Suffolk: David Fulton Publishers. Departamento da Educao Bsica [DEB] (2004). Organizao Curricular e Programas: Ensino Bsico 1. Ciclo (4. edio revista). Lisboa: Editorial do ME. Direco-Geral do Ensino Bsico e Secundrio [DGEBS] (1990). Reforma Educativa: Ensino Bsico, Programa do 1. Ciclo. Lisboa: ME. Ganeri, A. (2007). Estou Vivo: Fantstico Pop-up do Corpo Humano. Porto: Civilizao. Giordan, A. e Martinand, J. (2002). Lenseignement scientifique lcole maternelle. Delagrave Edition. Harlen, W. (2006). Teaching, Learning and assessing science 5-12 (4. ed.). London: Sage Publications. Harlen, W. (Ed.) (2006). ASE Guide to Primary Science Education. Hatfield: ASE. Harlen, W., Qualter, A. (2004). The teaching of science in primary schools. London: David Fulton Publishers. Howe, A., Davies, D., McMahon, K., Towler, L., e Scott, T. (2005). Science 5-11: a guide for teachers. Suffolk: David Fulton Publishers. Jimnez-Aleixandre, M. P. (coord.) (2003). Ensear Cincias. Barcelona: Gra. McMillan, B. (2006). Corpo Humano: Enciclopdia Visual. Lisboa: Temas & Debates. Naylor, S., Keogh, B. (2000). Concept Cartoons in Science Education. Cheshire: Millgate House Publishers.

103

Explorando... A complexidade do corpo humano

Naylor, S., Keogh, B., Goldsworthy, A. (2004). Active assessment Thinking learning and assessment in science. London: David Fulton in association with Millgate House Publishers. Pereira, A. (2002). Educao para a Cincia. Lisboa: Universidade Aberta. Pujol, R. (2007). Didctica de las ciencias en la educacin primaria. Madrid: Sntesis Educacin. Sweeney, A. (2007). Nonfiction Read & Write Booklets: Human Body. New York: Scholastic Teching Resources. UNICEF (2004). Uma vida como a minha: como vivem as crianas em todo o mundo. Porto: Civilizao Editores. Vancleave, J. (1997). Corpo Humano para Jovens. Lisboa: Publicaes Dom Quixote. Veiga, L.; Teixeira, F. e Couceiro, F. (2001). Menina ou menino eis a questo. Livro do aluno. 2 volumes. Lisboa : Pltano Editora. Walker, R. (2008). Corpo Humano. Porto: Civilizao. Ward, H., Roden, J., Welett, C., Foremoan, J. (2005). Teaching science in the primary classroom: a practical guide. London: Paul Chapman Publishing. Zarka, Y. (1996). Enseigner la biologie lcole primaire. Paris: Hachette Livre.

104

A nexo
Filmes 1- A pele.

Explorando... A complexidade do corpo humano

Lista de filmes por temtica

SC1 Revestimento e movimento

O corpo humano - 11 - Pele - Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=8MF6ooM4lIQ O corpo humano - 11 - Pele - Parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=5p-5HtKuu0U&feature=PlayList&p=970CD61D2FC4EA96&playnex t=1&playnext_from=PL&index=59 O corpo humano - 11 - Pele - Parte 3 http://www.youtube.com/watch?v=7zsEzq6mGDc&feature=PlayList&p=655D45011F042CC5&playnex t=1&playnext_from=PL&index=127

Filmes 2- Msculos, ossos e articulaes.

O corpo humano - 12 - Msculos e ossos - Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=BXTL4pbOvz0 O corpo humano - 12 - Msculos e ossos - Parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=SVyh-VU-gHs As Articulaes http://www.youtube.com/watch?v=qlGdgkRJJNE&feature=PlayList&p=BABE64B67A02630A&index=4 6&playnext=11&playnext_from=PL Biologia - Fisiologia - As articulaes http://www.youtube.com/watch?v=qlGdgkRJJNE&feature=PlayList&p=BABE64B67A02630A&index=46 Conhea os principais msculos do corpo humano http://www.youtube.com/watch?v=oUmL_lFJsKY&feature=PlayList&p=BABE64B67A02630A&index=33 A Contrao Muscular (Parte 2 de 4) - Prof. Toid http://www.youtube.com/watch?v=Klq_6JaTBBs&feature=PlayList&p=9AC91405F1642073&index=50 A Contrao Muscular (Parte 3 de 4) - Prof. Toid http://www.youtube.com/watch?v=Mqd7Dt9CZCQ&feature=PlayList&p=9AC91405F1642073&index=52

105

Explorando... A complexidade do corpo humano

SC2 Alimentao, consumo e resduos


Filmes 3- Sistema digestivo e urinrio.

O corpo humano - 08 - Sistema digestivo - Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=7k_99M5jRXY O corpo humano - 08 - Sistema digestivo - Parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=gcWmDduJBZg&feature=PlayList&p=49097BAE5B6A1455&playne xt=1&playnext_from=PL&index=33 O corpo humano - 08 - Sistema digestivo - Parte 3 http://www.youtube.com/watch?v=zvlThLEnnOQ&feature=PlayList&p=480AB79D80CEBE5B&playnex t=1&playnext_from=PL&index=5

SC3 Respirao, sangue e defesas


Filmes 4- Sistema respiratrio.

O corpo humano - 07 - Sistema respiratrio - Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=rzd8UBIXJOk O corpo humano - 07 - Sistema respiratrio - Parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=bc5JawEm0GQ O corpo humano - 07 - Sistema respiratrio - Parte 3 http://www.youtube.com/watch?v=WBKXNcHSYu4

Filmes 5- Sistema circulatrio.

O corpo humano - 06 - Sistema cardiovascular - Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=T93NnWbMtvI&feature=PlayList&p=8892AD51119F0652&playnex t=1&playnext_from=PL&index=8 O corpo humano - 06 - Sistema cardiovascular - Parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=L0VDUy3JUE0&feature=PlayList&p=8892AD51119F0652&playnex t=1&playnext_from=PL&index=3 O corpo humano - 06 - Sistema cardiovascular - Parte 3 http://www.youtube.com/watch?v=4Z1KY2A6dkg

Filmes 6- Sistema imunitrio.

O corpo humano - 13 - Sistema imunolgico - Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=cFGmslRl_sg O corpo humano - 13 - Sistema imunolgico - Parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=-1Mp9-jEdXY&feature=PlayList&p=3E9DBD9C310CFB1B& playnext=1&playnext_from=PL&index=38 O corpo humano - 13 - Sistema imunolgico - Parte 3 http://www.youtube.com/watch?v=0WoKz7yngLQ&feature=PlayList&p=3E9DBD9C310CFB1B&playne xt=1&playnext_from=PL&index=37

106

Explorando... A complexidade do corpo humano

SC4 Sentir e reagir ao mundo


Filmes 7- Viso.

O corpo humano - 03 - Viso - Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=u_Qvg4ajU6Q O corpo humano - 03 - Viso - Parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=3rL5s1V89Y8&feature=PlayList&p=E82F456007BC5931&playnext =1&playnext_from=PL&index=23 O corpo humano - 03 - Viso - Parte 3 http://www.youtube.com/watch?v=SyHk96kXORo&feature=PlayList&p=480AB79D80CEBE5B&playne xt=1&playnext_from=PL&index=16

Filmes 8- Olfato e paladar.

O corpo humano - 05 - Olfato e paladar - Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=p768nfA85qw O corpo humano - 05 - Olfato e paladar - Parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=XA9asO9ttGI O corpo humano - 05 - Olfato e paladar - Parte 3 http://www.youtube.com/watch?v=bzZ94eVyCw0

Filmes 9- Audio.

O corpo humano - 04 - Audio e equilbrio - Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=AvXPMTrYgMI O corpo humano - 04 - Audio e equilbrio - Parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=GF2IJ0SqV2E&feature=PlayList&p=3E9DBD9C310CFB1B&playnex t=1&playnext_from=PL&index=23 O corpo humano - 04 - Audio e equilbrio - Parte 3 http://www.youtube.com/watch?v=kC2IoapWEJM&feature=PlayList&p=E82F456007BC5931&playnex t=1&playnext_from=PL&index=14

Filmes 10- Sistema Nervoso.

O corpo humano - 09 - Sistema nervoso - Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=0OpLBFiThu4 O corpo humano - 09 - Sistema nervoso - Parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=abmTg0sePio&feature=PlayList&p=BABE64B67A02630A&playnext =1&playnext_from=PL&index=36 O corpo humano - 09 - Sistema nervoso - Parte 3 http://www.youtube.com/watch?v=i9Bn3JLvA8c O corpo humano - o poder do crebro 1-5 http://www.youtube.com/watch?v=-UbeaiDRcJM&feature=PlayList&p=BABE64B67A02630A&index =38&playnext=3&playnext_from=PL

107

Explorando... A complexidade do corpo humano

SC5 Nascimento, crescimento e continuidade...


Filmes 11- Sistema Reprodutor.

O corpo humano - 01- Sexo - Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=UdUCa2nmuFY O corpo humano - 01 - Sexo - Parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=xLI2svEADms&feature=PlayList&p=655D45011F042CC5&playnex t=1&playnext_from=PL&index=128 O corpo humano - 01 - Sexo - Parte 3 http://www.youtube.com/watch?v=3riVqdnHCJk&feature=PlayList&p=3E9DBD9C310CFB1B&playnext =1&playnext_from=PL&index=14

Filmes 12- A gravidez.

O corpo humano - 02 - Gravidez - Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=J2Bk2yDbT_g O corpo humano - 02 - Gravidez - Parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=hifFAwLj7Vc&feature=PlayList&p=3E9DBD9C310CFB1B&playnext =1&playnext_from=PL&index=52 O corpo humano - 02 - Gravidez - Parte 3 http://www.youtube.com/watch?v=sLVUGLervEU Vida no Ventre - National Geographic http://www.natgeo.com.br/br/videos

OUTROS

O corpo humano - 10 - Sistema endcrino - Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=U_vuzQ56voY&feature=PlayList&p=3E44C33D8FDDBCE2&playne xt=1&playnext_from=PL&index=16 O corpo humano - 10 - Sistema endcrino - Parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=t-nA0ARc_mA&feature=PlayList&p=480AB79D80CEBE5B& playnext=1&playnext_from=PL&index=24 O corpo humano - 10 - Sistema endcrino - Parte 3 http://www.youtube.com/watch?v=jtfQOs5MPb8&feature=PlayList&p=3E44C33D8FDDBCE2&playnex t=1&playnext_from=PL&index=18

TEMAS TRANSVERSAIS Visible Body: Viagem 3D ao corpo humano - www.visiblebody.com

Nota: Os endereos indicados foram consultados em maio de 2012.

108

You might also like