You are on page 1of 28

Elementos de Proteo: Fusveis

Conceito Elementos constituintes Classicao dos fusveis quanto ao tipo de ao Caractersticas Simbologia Tipos Bases para fusveis Resistncia de contato Funcionamento eltrico Funcionamento mecnico Condies de funcionamento eltrico e mecnico Defeitos no funcionamento das bases e fusveis Manuteno das bases e fusveis-cartucho, silized, neozed e NH

Conceito
Fusveis so dispositivos constitudos de um material condutor, chamado de elo de fuso, envolto por um corpo de material isolante e ligado a dois contatos que facilitam sua conexo com os componentes das instalaes eltricas. A funo dos fusveis proteger essas instalaes contra curto-circuito ou sobrecargas.

Elementos constituintes
Basicamente, os fusveis so compostos dos seguintes elementos: contatos, corpo isolante, elo de fuso (ou elo fusvel), que sero detalhados a seguir.

Contatos
Servem para fazer a conexo dos fusveis com os componentes das instalaes eltricas. Os contatos so feitos de lato ou cobre prateado, para evitar oxidao e mau contato.

contato em forma de virola

contato em forma de faca

contato em forma de virola

Elementos de proteo: fusveis

SENAI - RJ 1

Corpo isolante
Serve para envolver o elo fusvel. feito de material isolante e de boa resistncia mecnica, que no absorve umidade geralmente cermica, porcelana ou esteatite (material com caractersticas isolantes superior porcelana).

corpo isolante corpo isolante corpo isolante

Elo de fuso
O elo de fuso ou elo fusvel um material condutor de corrente eltrica e de baixo ponto de fuso, feito em forma de o ou de lmina.

elo de fuso

elo de fuso

elo de fuso

O elo de fuso a parte principal dos fusveis, pois atravs de sua fuso que os circuitos so protegidos, caso haja uma sobrecarga ou curto-circuito. Os materiais mais utilizados na confeco de elos fusveis so o chumbo, prata (alem), cobre puro ou cobre com zinco. Os elos fusveis em forma de o so de seo constante, e a fuso pode ocorrer em qualquer ponto do elo (o).

SENAI - RJ 2

Elementos de proteo: fusveis

Os elos fusveis em forma de lmina podem ser de seo constante, seo reduzida normal, seo reduzida por janelas ou seo reduzida por janelas com acrscimo de massa no centro do elo. A fuso ocorre em partes especcas de cada um deles.

Elo fusvel com seo constante a fuso pode ocorrer em qualquer ponto do elo.

Elo fusvel com seo reduzida normal a fuso sempre ocorre na parte onde a seo reduzida.

Elo fusvel com seo reduzida por janelas a fuso sempre ocorre na parte entre as janelas de maior seo.

Elo fusvel com seo reduzida por janelas e um acrscimo de massa no centro a fuso ocorre sempre entre as janelas.

Elementos de proteo: fusveis

SENAI - RJ 3

Classicao dos fusveis quanto ao tipo de ao


Existem fusveis de ao rpida ou normal, ultra-rpida e retardada. A necessidade dessas trs caractersticas de fusveis surgiu em conseqncia da existncia de trs tipos de circuitos: circuitos de cargas resistivas, circuitos de cargas indutivas e circuitos de cargas capacitivas. Alm desses, h ainda os circuitos com cargas eletrnicas. Para cada tipo de circuito, existe um fusvel prprio.

Fusveis de ao rpida ou normal


So prprios para protegerem circuitos com cargas resistivas (lmpadas incandescentes e resistores em geral). Nos fusveis de ao rpida ou normal a fuso do elo ocorre aps alguns segundos, quando estes recebem uma sobrecarga de curta ou longa durao. Estes fusveis podem ser elos de os com seo constante ou de lminas com seo reduzida por janelas.
EXEMPLO: Na instalao de um forno eltrico (cargas resistivas), a corrente eltrica se mantm constante aps o incio de seu funcionamento. Em caso de uma sobrecarga qualquer (de curta ou longa durao), haver a queima do elo fusvel, aps alguns segundos. Por isso, as cargas resistivas exigem fusveis de ao rpida ou normal.

Fusveis de ao ultra-rpida
So prprios para protegerem circuitos com cargas eletrnicas, quando os dispositivos so a semi-condutores (tiristores, diodos, etc.). Ainda podem ser, entretanto, de elos de os com seo constante ou de lminas, com seo reduzida por janelas. Nos fusveis de ao ultra-rpida, a fuso do elo imediata quando recebem uma sobrecarga, mesmo que esta seja de curta durao. Os dispositivos a semi-condutores so mais sensveis e precisam ser protegidos contra sobrecargas de curta durao.

SENAI - RJ 4

Elementos de proteo: fusveis

EXEMPLO: Na instalao de uma mquina eltrica que tenha algum dispositivo eletrnico com semi-condutores (tiristores, diodos, etc.), a corrente tambm se mantm constante aps o incio de seu funcionamento. Entretanto, esses dispositivos eletrnicos so to delicados, que qualquer sobrecarga por menor que seja pode provocar a sua queima. Por isso, o tipo de circuito com carga eletrnica exige, para sua proteo, fusveis de ao muito mais rpida, ou seja, fusveis de ao ultra-rpida.

Fusveis de ao retardada
Estes fusveis so prprios para protegerem circuitos com cargas indutivas e/ou capacitivas (motores, transformadores, capacitores e indutores em geral). A ao retardada ocorre onde a sobrecarga de curta durao no deve provocar a fuso do elo. A fuso do elo, na ao retardada, s acontece quando houver sobrecargas de longa durao ou curto-circuito. Os fusveis de ao retardada tm seus elos de lmina com seo reduzida por janelas e com acrscimo de massa no centro.
EXEMPLO: Na instalao de motores, transformadores e capacitores (cargas indutivas e/ou capacitivas), a corrente eltrica no se mantm constante no incio do funcionamento, ou seja, a corrente ultrapassa seu valor nominal por alguns segundos, dando a impresso de uma sobrecarga de curta durao (o que no deve provocar a queima do elo fusvel); logo em seguida, a corrente diminui at seu valor nominal.

Em caso de uma sobrecarga de longa durao, haver a queima do elo fusvel. Por isso, as cargas indutivas e/ou capacitivas exigem fusveis de ao mais lenta, ou seja, fusveis de ao retardada.

Caractersticas
Corrente nominal
A corrente nominal uma caracterstica relacionada com o elo fusvel e especica o maior valor da corrente que o fusvel suporta, continuamente, sem se aquecer em excesso e sem se queimar.

Elementos de proteo: fusveis

SENAI - RJ 5

A corrente nominal a mesma para os fusveis rpidos, ultra-rpidos e retardados.

Um fusvel de ao rpida, de 20A ligado a um circuito, permite a circulao da corrente at este valor. Caso a corrente, por uma sobrecarga ou curto-circuito, ultrapasse os 20A, haver a queima do fusvel, protegendo assim o circuito.

A corrente nominal de um fusvel determinada de acordo com a corrente da carga e geralmente vem escrita no corpo isolante. Como smbolo da corrente nominal, usamos In. Alguns fabricantes de fusveis estabeleceram cdigo de cores padronizadas para cada valor da corrente nominal. Observe o quadro abaixo, onde as cores e os valores da corrente nominal esto especicados.
COR Rosa Marrom Verde Vermelho Cinza Azul Amarelo Preto Branco Laranja CORRENTE NOMINAL (In) 2A 4A 6A 10A 16A 20A 25A 35A 50A 63A 80A 100A
indicao da cor

Tenso nominal
A tenso nominal uma caracterstica relacionada com o corpo isolante e especica o valor da mxima tenso de isolamento do fusvel.

SENAI - RJ 6

Elementos de proteo: fusveis

Um fusvel, com tenso nominal de 500V, pode ser instalado em um circuito cuja tenso no seja superior a este valor, pois seu corpo isolante pode deixar de ser isolante para valores acima de 500V.

A tenso nominal dos fusveis tambm vem escrita sempre no corpo isolante. O smbolo que a representa Un. Os fusveis podem ser instalados em circuitos de corrente contnua ou em circuitos de corrente alternada. Para os circuitos de corrente alternada, os valores de tenso nominal normalmente variam entre 250VCA e 500VCA. Para circuitos de corrente contnua, estes valores variam de 300VCC at 600VCC.

Capacidade de ruptura
A capacidade de ruptura de um fusvel uma caracterstica que mostra a segurana para a instalao, quando h um curtocircuito, ou ainda: a capacidade que um fusvel possui em se deixar queimar apenas em seu elo fusvel, no permitindo que a corrente eltrica continue a circular. A capacidade de ruptura de um fusvel representada por um valor numrico acompanhado das letras KA, que signicam quiloampere. Um fusvel de ao retardada, com capacidade de ruptura de 100KA (ou seja, 100 000A) capaz de interromper uma corrente de curto-circuito at este limite. Alguns fabricantes colocam escrito no corpo isolante a capacidade de ruptura do fusvel.

Elementos de proteo: fusveis

SENAI - RJ 7

O smbolo (> 50KA) indica que este fusvel tem uma capacidade de interromper um curto-circuito com valores acima de 50 000A.

Simbologia
Cada dispositivo eltrico tem um smbolo caracterstico, para facilitar a esquematizao dos circuitos eltricos. Para os fusveis, o smbolo usado nas diversas normas o seguinte:
Norma ABNT DIM ANSI UTE IEC

Fusvel

Fusvel com indicao do lado energizado, aps a queima do mesmo

O smbolo dos fusveis tanto em esquema multilar como unilar tem a mesma representao. Em todos os esquemas encontra-se a letra e (minscula), acompanhada de um ou mais algarismos, ao lado do smbolo do fusvel, para identicao do tipo de circuito que ele protege. EXEMPLOS: e1 - e2 - e3 ... Esta identicao ao lado do smbolo do fusvel signica que este protege circuito principal (circuito de alimentao). e11 - e12 - e13 ... Esta identicao ao lado do smbolo do fusvel signica que este protege circuito com voltmetro (circuito com instrumento de medida eltrica). A leitura do smbolo se faz da seguinte maneira: e um-um, e um-dois, e um-trs...

SENAI - RJ 8

Elementos de proteo: fusveis

e21 - e22 - e23 ... Esta identicao signica que este fusvel protege circuito de comando ou auxiliar (circuito distribudo na prpria mquina). A leitura do smbolo se faz da seguinte maneira: e dois-um, e dois-dois, e dois-trs... e91 - e92 - e93 ... Esta identicao signica que este fusvel protege circuito de aquecimento (circuito com carga resistiva como: forno eltrico, aquecedores ...). A leitura do smbolo se faz da seguinte maneira: e nove-um, e nove-dois, e nove-trs...

Tipos
Existem vrios tipos de fusveis no comrcio, mas os mais empregados em instalaes industriais so: fusveis-cartucho, fusveis diazed, silized e neozed, alm do fusvel NH, que sero detalhados a seguir.

Fusvel-cartucho
O fusvel tipo cartucho tem elo de fuso envolto por um corpo isolante em forma cilndrica e os contatos em forma de virola. Este conjunto d idia de um cartucho. Existem tambm fusveis-cartucho com contatos em forma de faca. Os fusveis-cartucho podem ter corpo isolante de papelo, bra, cermica ou vidro. Todos eles tm a mesma forma. (A diferena entre eles est no material isolante do corpo e no elo de fuso).

Fusvel-cartucho com corpo isolante de papelo O elo fusvel feito em forma de o ou lmina de chumbo, com seo reduzida. Pode ser renovvel, ou seja, queimando-se o elo, possvel substitu-lo.

Elementos de proteo: fusveis

SENAI - RJ 9

Caractersticas: Corrente nominal 15A, 30A, 60A (no tem cdigo de cores). Tenso nominal 250V Baixa capacidade de ruptura. Fuso rpida.

Fusvel-cartucho com corpo isolante de bra Os contatos so feitos em forma de virola ou faca, de lato estanhado. O elo fusvel feito de lmina de chumbo, com seo reduzida. Pode ser renovvel. Caractersticas: Corrente nominal 60A, 100A, 150A, 200A (no tem cdigo de cores). Tenso nominal 500V Baixa capacidade de ruptura. Fuso rpida.

fusvel renovvel desmontado

Fusvel-cartucho com corpo isolante de cermica Os contatos so feitos em forma de virola de cobre prateado. O elo fusvel feito de lmina de cobre, com seo reduzida por janelas. Neste fusvel, o corpo isolante preenchido com areia de na granulao. Pode ser com ou sem indicador de queima no elo fusvel e com ou sem percutor.

SENAI - RJ 10

Elementos de proteo: fusveis

sem indicador de queima

antes da queima

aps a queima

sem percutor

antes da queima

aps queima

Com indicador de queima para facilitar sua visualizao

Com percutor para desligar certos tipos de chaves eltricas

Percutor um pino preso por um o muito no, ligado em paralelo com o elo de fuso em uma mola que empurra o pino para fora do fusvel, quando h a queima do elo. Caractersticas: Corrente nominal de 1A a 125A Tenso nominal 500V Alta capacidade de ruptura > 100KA Fuso rpida ou retardada.
elo de fuso mola percutor

Fusvel-cartucho com corpo isolante de vidro Caractersticas: Corrente nominal de 0,2A at 10A para os fusveis com elo de o de cobre e de 15A 20A 30A para os fusveis com elo de lmina de chumbo. Tenso nominal 250V Baixa capacidade de ruptura. Fuso rpida, para os fusveis com elo de chumbo em forma de lmina. Fuso ultra-rpida, para os fusveis com elo de o de cobre.

Elementos de proteo: fusveis

SENAI - RJ 11

Fusvel diazed, silized e neozed


Os fusveis diazed, silized e neozed tm seu elo de fuso envolto por um corpo isolante de cermica com formas cilndrica e cnica, preenchido de areia isolante de na granulao e os contatos em forma de virola, sendo que uma das virolas tem uma espoleta indicadora de queima, com a cor que representa a sua corrente nominal (conforme a tabela de cores j detalhada anteriormente). Nestes tipos de fusveis h um o (nssimo), chamado de elo indicador de queima, ligado em paralelo com o elo que prende a espoleta. Quando o elo se funde, esse o tambm se funde desprendendo a espoleta, para indicar a queima do elo.
mola espoleta contato superior elo indicador de queima

areia elo fusvel

contato inferior Fuso dos elos e expulso da espoleta

Fusveis diazed Caractersticas: Os contatos so feitos em forma de virola de lato prateado. O elo fusvel feito de lmina de cobre com zinco, com seo reduzida por janelas, para os de ao rpida, e com um acrscimo de massa no centro, para os de ao retardada. Corrente nominal 2A, 4A, 6A, 10A, 16A, 20A, 25A, 35A, 50A, 63A, 80A, 100A Tenso nominal 500V Alta capacidade de ruptura. Fuso rpida ou retardada.

SENAI - RJ 12

Elementos de proteo: fusveis

Fusveis silized Suas caractersticas so idnticas s dos fusveis diazed, com diferena apenas na ao de fuso, que ultra-rpida. Os fusveis silized so marcados por uma faixa amarela no corpo isolante.

Fusveis neozed Suas caractersticas tambm so idnticas s do diazed, diferenciando-se no tamanho, pois os neozed so menores. Algumas mquinas importadas utilizam esse tipo de fusvel.

Fusveis NH
Os fusveis NH tm seu elo de fuso envolto por um corpo isolante de cermica com forma retangular ou quadrada preenchido de areia isolante de na granulao, e os contatos em forma de faca. Tm tambm indicador de queima, com a cor que representa a sua corrente nominal. Destinam-se a interromper a corrente do circuito pela fuso do seu elo fusvel envolto por areia. A fuso do elo d-se pelos efeitos trmicos da corrente. O fusvel NH tem na faixa de sobrecarga uma caracterstica de desligamento com retardo, isto , um tempo de atuao to longo, que possvel ligar um motor com sua corrente de partida, sem que se funda o seu elo fusvel (curva de tempo-corrente). Esses fusveis, em execuo especial, adaptam-se, tambm, a outras funes, como, por exemplo, a proteo de tiristores. Alm disso, eles tm alta capacidade de interrupo (podem interromper correntes de curto-circuito at 1000KA).

antes da queima

depois da queima

Elementos de proteo: fusveis

SENAI - RJ 13

NH so iniciais de duas palavras de origem alem, Niederspannung e Hochleistung, e signicam, respectivamente, baixa tenso e alta capacidade de ruptura.

O sistema de prender a espoleta idntico ao dos fusveis diazed, silized e neozed.

Bases para fusveis


Os fusveis necessitam de uma base, para facilitar a sua instalao nos circuitos. Para cada tipo de fusvel, h uma base prpria. A seguir, voc ver cada uma dessas bases detalhadamente.

Base para fusvel-cartucho


A base desses tipos de fusveis feita de ardsia (material isolante de boa resistncia mecnica). Os bornes para conexo tm parafusos de cabea achatada, com fenda.
garras

A base para este tipo de fusvel pode ser construda com garras ou mandbulas. Na base com garras, os contatos do fusvel so feitos atravs da superfcie lateral das virolas. Na base de mandbulas, so feitos atravs da superfcie lateral das facas.
mandbulas

SENAI - RJ 14

Elementos de proteo: fusveis

Para fusveis-cartucho, existem bases do tipo monopolar, para um fusvel; bipolar, para dois e tripolar, para trs fusveis.

base monopolar de fusvel-cartucho com contato em forma de faca

base bipolar de fusvel-cartucho com contato em forma de virola

ase tripolar de fusvel-cartucho, com ontato em forma de virola

Base para fusvel-cartucho com corpo isolante de vidro As bases de fusveis com corpo de vidro podem ser de trs tipos: base aberta multipolar, base fechada e base para painel. A ilustrao abaixo representa a base para painel que a mais utilizada na indstria.

Elementos de proteo: fusveis

SENAI - RJ 15

Base para fusveis diazed, silized e neozed


Os fusveis diazed, silized e neozed necessitam de acessrios, que constituem um sistema de segurana para instalaes. Na ilustrao abaixo, apresentam-se os acessrios:

base

anel de proteo ou cobertura

parafuso de ajuste

fusvel

tampa

borne de entrada

borne de sada

Base A base a pea que permite a montagem do fusvel e de todos os acessrios.Existe, na base, um borne de entrada (mais baixo) e um borne de sada (mais alto).O borne de entrada no ligado rosca da base. Caso haja inverso na ligao, a rosca da base car sob tenso, mesmo sem o fusvel no lugar.

orifcio de colocao do fusvel

chave para parafuso de ajuste

Parafuso de ajuste O parafuso de ajuste colocado na base e enroscado no borne de entrada por meio de uma chave especial.A funo do parafuso de ajuste a de impedir a colocao de fusvel com corrente nominal maior do que a prevista.

Anel de proteo O anel de proteo encaixado na rosca de metal da base, para evitar contatos acidentais.

SENAI - RJ 16

Elementos de proteo: fusveis

visor da espoleta

Tampa o acessrio que prende o fusvel base, estabelecendo o contato dele com o parafuso de ajuste e com os bornes.Nela h um visor que possibilita ao eletricista ver a espoleta do fusvel. Quando o elo se queima, a espoleta solta e cai nesse visor.

O conjunto fusvel , base, parafuso de ajuste, anel de proteo ou cobertura e tampa denominado de segurana diazed.

Base para fusvel NH


A base feita de esteatite. Os contatos so feitos em forma de mandbulas com molas. Os bornes tm parafusos e porcas sextavadas, arruelas lisas e de presso. Para colocar ou retirar os fusveis NH da base, utiliza-se um dispositivo prprio chamado saca-fusvel.
saca-fusvel NH

molas para diminuir a resistncia de contato

Resistncia de contato
Existe uma grandeza eltrica relacionada com o contato entre os fusveis e a base. Esta grandeza denominada de resistncia de contato (presso exercida pelas garras contra as virolas). Por isso, os materiais dos contatos so especiais.

Elementos de proteo: fusveis

SENAI - RJ 17

Com a nalidade de diminuir, ao mximo, a resistncia de contato que provoca aquecimento e queima do prprio fusvel so colocadas molas para aumentar a presso desses contatos.

Funcionamento eltrico
O funcionamento eltrico dos fusveis baseado no princpio de que um curto-circuito ou uma sobrecarga aumenta a temperatura dos condutores e, conseqentemente, a do fusvel tambm, at provocar a fuso do elo. Essa fuso pode ocorrer em qualquer ponto do elo, se ele for de seo constante. Se for de seo reduzida, a fuso sempre ocorre no ponto onde houve a reduo, geralmente no centro, para evitar aquecimento nos contatos do fusvel. No instante em que ocorre a fuso do elo, surge um arco eltrico. No caso de fusveis com areia, quando ocorre a fuso, a areia tambm se funde, formando uma borra, que extingue o arco, para evitar incndios. Quando o elo de cobre com zinco, a borra fundida (areia-cobre-zinco) torna-se altamente isolante, cortando denitivamente a passagem da corrente eltrica, garantindo a proteo da instalao (como acontece no caso dos fusveis de alta capacidade de ruptura).

Funcionamento mecnico
O funcionamento mecnico baseado no princpio das foras exercidas pelas molas, mandbulas e garras contra os contatos dos fusveis, com a nalidade de evitar mau contato e a resistncia de contato.

Condies de funcionamento eltrico e mecnico


Fusveis-cartucho
Condies de funcionamento eltrico As virolas precisam estar sempre limpas, para evitar mau contato e diminuir a resistncia de contato.
SENAI - RJ 18

Elementos de proteo: fusveis

O elo precisa estar sem interrupo e bem preso s virolas. As garras precisam estar sempre limpas. Os bornes devem estar apertados. No pode haver vazamento, nos fusveis preenchidos de areia. Os fusveis com indicao de queima devem ter suas espoletas ou percutor encostados na virola.

Condies de funcionamento mecnico As molas das garras no podem estar quebradas. As garras devem estar sempre exercendo presso nas virolas.

Fusveis diazed, silized e neozed


Condies de funcionamento eltrico A tampa no pode estar trincada ou quebrada e deve estar sempre bem apertada, para garantir um bom contato eltrico e diminuir a resistncia de contato. O parafuso de ajuste deve ser apertado com a chave prpria. O anel no pode estar trincado nem quebrado. A base no pode estar trincada nem quebrada. Os bornes devem estar bem apertados. A espoleta indicadora de queima deve estar encostada na virola.

Condies de funcionamento mecnico As condies de funcionamento mecnico dependem, essencialmente, do aperto (ajuste) da rosca da base, parafuso de ajuste e tampa.

Elementos de proteo: fusveis

SENAI - RJ 19

Fusveis NH
Condies de funcionamento eltrico Os bornes devem estar apertados. A espoleta indicadora de queima deve estar baixa. No pode haver vazamento de areia. Os contatos devem estar sempre limpos.

Condies de funcionamento mecnico As condies de funcionamento mecnico dependem, essencialmente, das molas e das mandbulas, que exercem presso nas facas dos fusveis NH.

Os parafusos dos bornes vm acompanhados de uma arruela lisa, de uma arruela de presso e de uma porca. A montagem correta dessas peas no borne evita que o parafuso afrouxe, em casos de vibraes nos painis onde se encontram os fusveis.

Defeitos no funcionamento das bases e fusveis


Haver defeito, se as condies de funcionamento das bases com fusveis no forem adequadas. Em conseqncia disto, toda a instalao ser prejudicada, principalmente os motores das mquinas. Assim, quando o motor de uma mquina no funciona, o defeito poder no estar nele, mas sim na base ou no fusvel.

SENAI - RJ 20

Elementos de proteo: fusveis

Defeitos quanto continuidade


So defeitos que dizem respeito passagem da corrente eltrica e ocorrem devido aos casos apontados a seguir.

Base quebrada ou trincada Se a base estiver quebrada, haver mau contato entre ela e o fusvel, fazendo com que o fusvel se aquea e se queime.

Garras ou mandbulas das bases oxidadas, sujas de leo ou relaxadas(sem presso) Se as garras estiverem sujas, oxidadas ou sem presso, haver mau contato entre elas e o fusvel, fazendo com que o fusvel se aquea e se queime.

Mola da garra quebrada ou fora da posio Se a mola (que aumenta a presso) da garra estiver quebrada ou fora do lugar, provocar mau contato entre a base e o fusvel, fazendo com que o fusvel se aquea e se queime.

Borne com a rosca espanada (danicada) Se a rosca do borne estiver espanada, no haver aperto suciente no borne e isto provocar mau contato no borne de entrada ou de sada, fazendo com que o fusvel se aquea e se queime.

Parafuso do borne com a rosca espanada ou com a fenda danicada Se a rosca do parafuso ou do borne estiver espanada, haver mau contato no borne de entrada ou sada, ocasionando aquecimento do fusvel, que se queimar. Se a fenda do parafuso estiver danicada, no ser possvel dar um aperto suciente e o parafuso car frouxo.

Elementos de proteo: fusveis

SENAI - RJ 21

Para os casos de fusveis diazed, silized e neozed, devemos considerar ainda os defeitos dos anis de proteo da base, dos parafusos de ajuste e das tampas.

Anel de proteo quebrado Se o anel de proteo da base estiver quebrado, deixar a rosca exposta e sujeita a curto-circuito acidental.

Parafuso de ajuste quebrado ou frouxo Se o parafuso de ajuste estiver quebrado ou frouxo, haver mau contato entre a base, o fusvel e a tampa, fazendo com que o fusvel se aquea e se queime.

Tampa com a rosca espanada, frouxa (desapertada) ou amassada Se a tampa estiver com a rosca espanada ou apenas frouxa, haver mau contato entre a base, o fusvel e a tampa, fazendo com que o fusvel se aquea e se queime.

Base com a rosca espanada ou amassada Se a tampa estiver com a rosca espanada ou amassada, haver mau contato entre a base, o fusvel e a tampa, fazendo com que o fusvel se aquea e se queime. Esses defeitos, alm de provocarem a queima do prprio fusvel, fazem o motor roncar e aquecer excessivamente.

Um eletricista observa que est havendo um mau contato entre a base e o fusvel diazed. Que defeito(s) pode(m) ocasionar este fato? CAUSA Mau contato entre a base, o fusvel e a tampa. DEFEITOS POSSVEIS Base quebrada, trincada ou com a rosca espanada. Parafuso de ajuste quebrado ou frouxo. Tampa com rosca espanada ou frouxa.

SENAI - RJ 22

Elementos de proteo: fusveis

Defeitos quanto corrente nominal

Fusveis com valor de corrente nominal menor do que o previsto no esquema da mquina Se for colocado fusvel com corrente nominal menor do que a prevista no esquema, haver a sua queima no momento de partida da mquina (dando a impresso de sobrecarga).

Fusveis com valor de corrente nominal maior do que o previsto no esquema da mquina Se for colocado fusvel com corrente nominal maior do que a prevista no esquema, o fusvel poder no proteger a instalao contra uma sobrecarga.

Defeitos quanto ao do elo de fuso


Fusveis de ao rpida ou ultra-rpida, colocados em circuitos indutivos Se for colocado fusvel rpido ou ultra-rpido em instalaes de motores, haver a sua queima no momento da partida da mquina (dando a impresso de sobrecarga).

Fusveis de ao retardada, colocados em circuitos resistivos Se for colocado fusvel retardado em instalaes de resistores ou dispositivos eletrnicos a semi-condutores, o fusvel no proteger a instalao contra uma sobrecarga.

Quando um fusvel se queima em uma instalao, o defeito nem sempre dele: pode ser em algum outro dispositivo ou componente da instalao.

Elementos de proteo: fusveis

SENAI - RJ 23

Manuteno das bases e fusveis-cartucho, diazed, silized, neozed e NH


Ao realizar a manuteno eltrica necessrio que o eletricista proceda observando os seguintes passos: identicao do defeito; sua localizao e sua correo. H procedimentos especcos em relao aos diferentes tipos de fusveis. Isto ser estudado a seguir.

Manuteno quanto continuidade nas bases e fusveis-cartucho e NH


O possvel defeito a Base quebrada ou trincada. b Garras ou mandbulas sujas de leo, oxidadas ou relaxadas (sem presso). c Mola de garra quebrada ou fora da posio. d Parafusos dos bornes soltos, frouxos ou oxidados. Esses defeitos provocam a queima do prprio fusvel, fazem o motor roncar e aquecer excessivamente, alm de provocar paradas desnecessrias da mquina.

Localizao do defeito Para localizar o defeito preciso fazer uma inspeo nas bases de todos os fusveis da mquina, do seguinte modo: 1 Desligar o circuito e colocar aviso de manuteno. Vericar se h alguma base de fusveis quebrada. 2 Retirar os fusveis e observar se as garras ou mandbulas esto exercendo presso nos contatos dos fusveis (se o fusvel sair da base com muita facilidade, a presso no est adequada). Se o fusvel for NH, utilize o saca-fusvel, conforme gura ao lado.

SENAI - RJ 24

Elementos de proteo: fusveis

Vericar se os contatos esto com fuligem (fumaa depositada entre os contatos dos fusveis e bases), sinal de mau contato entre a base e o fusvel. Vericar se os contatos esto sujos de leo ou com acmulo de poeira. Vericar se as molas de presso das garras esto quebradas ou fora da posio. 3 Reapertar, com uma chave de fenda, todos os parafusos dos bornes (de entrada e sada), em todas as bases de fusveis da mquina. Ao reapertar os parafusos, observar se no h rosca espanada (na base ou no parafuso). 4 Medir a continuidade do elo fusvel com um ohmmetro ou lmpada em srie.

Para saber se um fusvel est queimado, pode-se fazer um exame visual nas espoletas ou nos indicadores de queima, mas o mais garantido medir a continuidade. Se o valor medido com o ohmmetro for zero, o fusvel no est queimado; se o valor for innito, o elo, naturalmente, est fundido.

Se a lmpada em srie com o fusvel acender, ele no est queimado; caso contrrio, o elo est queimado.

Elementos de proteo: fusveis

SENAI - RJ 25

Correo do defeito Na maioria das vezes, a correo de defeitos feita substituindo-se a base e/ou o fusvel. Para isso, necessrio: 1 desligar o circuito e colocar aviso de manuteno. 2 trocar a base de fusveis, se ela apresentar os seguintes defeitos: rosca dos bornes espanada; garra relaxada ou fundida; mola de presso ou garra quebrada. 3 trocar o parafuso do borne se a rosca estiver espanada, ou se a fenda estiver danicada. 4 colocar a mola de presso da garra se ela estiver fora da posio. 5 trocar o fusvel se ele apresentar os seguintes defeitos: vazamento de areia; elo interrompido; virola ou faca fundida. 6 limpar os contatos das bases e dos fusveis com uido especial ou lixa na.

1 - Existem vrios tipos de uidos especiais para limpeza de contatos, inclusive em spray. Exemplo: Contact Clemmer. 2 - Quando um fusvel NH ou cartucho com corpo de porcelana estiver queimado, troque o fusvel completo. No substitua apenas o elo, pois dicilmente se encontra um elo adequado para estes tipos de fusveis.

Manuteno quanto continuidade nas bases e fusveis diazed, silized e neozed

O possvel defeito 1 Base, tampa ou parafuso de ajuste quebrado. 2 Tampa ou parafuso de ajuste frouxo (desapertado).

SENAI - RJ 26

Elementos de proteo: fusveis

3 Rosca da base ou da tampa espanada. 4 Parafusos dos bornes frouxos, oxidados ou com a rosca espanada.

Localizao do defeito Para localizar o defeito, preciso fazer uma inspeo em todas as bases e fusveis, do seguinte modo: 1 * Desligar o circuito e colocar aviso de manuteno. * Vericar se a tampa ou a base est quebrada ou trincada. Se a base for fechada, retirar a proteo, desapertando os parafusos de xao da proteo. 2 * Retirar a tampa com o fusvel e vericar se o parafuso de ajuste est quebrado ou frouxo. * Reapertar o parafuso de ajuste com a chave prpria.

Elementos de proteo: fusveis

SENAI - RJ 27

You might also like