You are on page 1of 9

ArcGIS 9.

3: Mosaico de Imagens com Equalizao


Alguns usurios do ArcGIS 9x gostariam de executar o mtodo aplicado na verso 10 para compor um mosaico de imagens. A mosaicagem com linha de corte uma exclusividade da nova verso do SIG, mas voc pode seguir os passos abaixo para executar um mosaico de imagens com equalizao no ArcGIS 9.3.

Criao de um Arquivo Geodatabase


Semelhante a verso 10x, preciso fazer uso da estrutura de arquivo Geodatabase para executar a mosaicagem nas verses anteriores do programa. Este arquivo Geodatabase ir conter um recipiente responsvel por agregar todas as imagens e operaes que sero realizadas daqui por diante. Abra o ArcCatalog e navegue pelos diretrios at encontrar a sua pasta de trabalho. Com o boto direito do mouse, clique na opo New - File Geodatabase:

Na opo de criao de um File Geodatabase, tudo o que voc precisa fazer digitar um nome para o novo arquivo Geodatabase. 1

Por Jorge Santos | 05 de novembro de 2012

Criao de um Raster Catalog


Dentro da estrutura do Geodatabase, preciso criar um recipiente para armazenamento de arquivos raster. Esse recipiente ou container criado para armazenamento de imagens chama-se Raster Catalog. As imagens de satlite armazenadas no Raster Catalog recebem o nome de Raster Dataset. No ArcCatalog, clique com o boto direito do mouse sobre o arquivo Geodatabase recentemente criado e selecione a opo New Raster Catalog:

Na janela Create Raster Catalog, siga os passos abaixo: No campo Output Location, clique na pasta amarela e aponte o arquivo Geodatabase; No campo Raster Catalog Name, escreva um nome para o novo Raster Catalog; No campo Coordinate System for Raster Column, selecione a projeo desejada; No campo Coordinate System for Geometry Column, selecione a projeo desejada; Clique no boto OK para iniciar o processo.

Nas opes Coordinate System for Raster Colunm e Coordinate System for Geometry Column, procure manter o mesmo Sistema de Coordenadas das imagens.
Por Jorge Santos | 05 de novembro de 2012

O Raster Catalog ser adicionado no ArcMap, aplicativo da sute de aplicativos do ArcGIS utilizado para tarefas de edio, anlises e criao de mapas. Clique no boto Close para encerrar a janela de processamento do ArcToolBox:

Por Jorge Santos | 05 de novembro de 2012

Criao de um Raster Catalog no ArcToolBox


Voc pode executar o passo acima no ArcToolbox atravs da seguinte ferramenta: Data Management Tools - Raster - Raster Catalog - Create Raster Catalog

Preparando as Imagens
Antes de iniciar o processo de mosaicagem, preciso computar estatticas em todos os arquivos raster. Aps esse processo, valores como Mnimo, Mximo, Mdia e Desvio Padro sero gravados em cada imagem individualmente. No ArcToolBox, clique nas caixas de ferramentas, apontando para o seguinte caminho: Data Management Tools - Raster - Raster Properties - Calculate Statistics Para calcular as estatsticas, necessrio apontar para a primeira imagem que ser utilizada no mosaico. Estou utilizando nesta demonstrao trs imagens do satlite IRS-P6 com diferentes radiometrias. Clique no boto OK e epara iniciar o processo:

Por Jorge Santos | 05 de novembro de 2012

Quando o processo terminar, encerre a janela do ArcToolbox. Repita esse procedimento nas outras imagens que sero utilizadas no mosaico. O Clculo de Estatsticas precisa ser executado em todas as imagens. As trs imagens utilizadas no processo sero disponibilizadas no ambiente do ArcGIS. Repare que o raster da esquerda e da direita so bem prximos; a imagem do centro apresenta uma radiometria bem diferente das demais:

Aps calcular as estatsticas de todos os arquivos, remova todas as imagens do ambiente de trabalho do ArcGIS.

Armazenamento das Imagens no Raster Catalog


Conforme foi dito anteriormente, o Raster Catalog um recipiente para armazenamento de arquivos matriciais (imagens de satlite, Modelo Digital de Elevao (DEM), etc.). O algoritmo utilizado para armazenar os arquivos raster no Raster Catalog est presente no ArcToolBox e chama-se Copy Raster: Data Management Tools - Raster - Raster Properties - Copy Raster No campo Input Raster, clique na pasta para localizar a primeira imagem que ser importada para o Raster Catalog:

No campo Output Raster, clique na pasta e aponte para o arquivo Geodatabase. O Raster Catalog encontra-se dentro do Geodatabase, porm voc precisa modificar o formato de arquivo para que o Raster Catalog possa ser localizado (veja a imagem abaixo):
Por Jorge Santos | 05 de novembro de 2012

Clique sobre o Raster Catalog para defini-lo como local de sada. Agora que definimos o a sada do arquivo, vamos ajustar alguns parmetros importantes: Configuration Keywords: Marque essa opo como Padro (DEFAULT). Ignore Background Value: Impede que as bordas escuras ou brancas ao redor da imagem sejam exibidas no Raster Catalog. Os valores mais utilizados so 0 (preto) ou 255 (branco). NoData Value: O valor do pixel que corresponde rea escura. Os valores mais utilizados so 0 e 255. Se a borda for escura, digite 0 nos dois campos.

Por Jorge Santos | 05 de novembro de 2012

Pixel Type: o tipo de dado que deve ser definido para a imagem. Os valores mais utlizados so Unsigned Integer 8 Bit e Unsigned Integer 16 Bit. Para maiores informaes sobre tipos de dados raster, consulte o documento Formato de Dados Raster.

O tipo de dado est relacionado com o produto utilizado, portanto, se voc est trabalhando com imagens LANDSAT ou IRS-P6, o tipo de dado utilizado Unsigned 8 bit. Selecione esse formato na lista e clique no boto OK para iniciar o processo de importao do raster dataset para Raster Catalog. Outros satlites podem fornecer dados em 16 Bits, logo, o processo ser demorado. Ao abrir o Raster Catalog no ArcCatalog, perceba que o raster importado foi armazenado naquele recipiente:

Execute novamente o algoritmo Copy Raster para importar todas as imagens para o Raster Catalog. Ao adicionar o Raster Catalog no ArcMap, repare que a rea NoData foi removida de todas as imagens:

Por Jorge Santos | 05 de novembro de 2012

Mosaico de Imagens com Equalizao


Nosso objetivo realizar um mosaico com equalizao automtica atravs da Correspondncia de Histograma (Histogram Match). O processo simples: a partir dos arquivos armazenados no Raster Catalog, execute o algoritmo Raster Catalog to Raster Dataset do ArcToolBox para criar uma nica imagem com aproximao de histograma. Data management Tools Raster Raster Dataset Raster Catalog to Raster Dataset Input Raster Catalog: aponte para o local do Raster Catalog; Output Raster Dataset: aponte para o diretrio de sada e use a extenso .TIF; Mosaic Method: Last: deixe esta opo como padro; Mosaic Colormap Mode: altere essa opo para MATCH; Color Correction: Marque a caixa Color Balancing; Color Matching Method: altere essa opo para HISTOGRAM MATCHING; Clique no boto OK.

No campo Order by Field, voc pode definir a ordem das imagens que deseja aplicar o histograma. Deixei esta opo de fora porque pretendi equalizar o mosaico pelo tom da primeira imagem.
Por Jorge Santos | 05 de novembro de 2012

Resultado Final
Visualizao em Alta Resoluo: http://goo.gl/smMeB

Mosaico com Equalizao Automtica em todas as imagens.

A Correspondncia de Histograma um recurso automtico recorrente em diversos aplicativos para Processamento Digital de Imagens. Infelizmente algumas interferncias atmosfricas ocorrem durante a observao dos satlites e no raro que algumas imagens sejam distribudas com problemas de radiometria. Em casos como esse, um balano de cores manual nos canais RGB pode apresentar um resultado mais prximo da realidade e com poucas distores. Tpicos Relacionados ArcGIS 10: Mosaico de Imagens com Linha de Corte Mosaico de Imagens no ArcGIS Sadeck Geotecnologias Satlite IRS-P6 / Resourcesat-1 ArcGIS 10: Image Analysis Composio Colorida RGB ArcGIS 10: Image Analysis Recorte de Imagem ArcGIS 10: Correo de Deslocamentos em Imagens IRS-P6 atravs da Ferramenta SHIFT ArcGIS: Composio IRS-P6 em Cores Verdadeiras com Raster Calculator ArcGIS: Converso Radiomtrica Envie suas sugestes e dicas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br
Por Jorge Santos | 05 de novembro de 2012

You might also like