You are on page 1of 19

Jos Elias Domingos Costa Marques

Da realidade indutiva filosofia da prxis: Estado, classes e mtodo materialista histrico dialtico em Karl Marx

Introduo

A leitura das obras de Karl Marx proporciona uma sensao academicamente fantstica: a percepo real de vislumbrar uma sociedade isenta da explorao e subjugao do homem pelo homem. Neste sentido, este artigo possui dois objetivos: 1-) apresentar uma reflexo crtica acerca de algumas das principais obras de Karl Marx e Friedrich Engels; 2-) promover a divulgao da necessidade e possibilidade de contribuio para a superao do sistema capitalista atravs das ideias expostas. Para esta reflexo crtica em Marx, nos debruamos em algumas de suas principais obras, almejando compreender seu ponto de vista terico, metodolgico e revolucionrio acerca de temas como Estado, materialismo histrico, classes sociais, trabalho, ideologia, luta de classes, emancipao do proletariado e comunismo. O aporte bibliogrfico envolveu a referncia as obras Ideologia Alem (1987), Manifesto do Partido Comunista (1998), 18 Brumrio de Lus Bonaparte (1974), A Comuna de Paris (2011) e Crtica ao Programa de Gotha (2001), alm de importantes obras que analisam em profundidade o marxismo. Metodologicamente, do ponto de vista dos procedimentos tcnicos, utilizamos como recurso a pesquisa bibliogrfica de obras envolvendo as temticas centrais que sustentam o trabalho.

Apresentando

algumas

contribuies

tericas,

metodolgicas

revolucionrias do pensamento de Karl Marx

Korsch (1977), em uma densa anlise sobre a concepo materialista da histria presente em Marx, deixa explcito que no podemos nos debruar em sua obra sob o anseio de encontrar uma nova cincia, orquestrada nas ramificaes envolvendo mltiplas reas que a engloba. O olhar da teoria marxista volta-se num processo de desconstruo crtica do imperativo de pensamento burgus que domina justamente estas diferentes reas.
A erudio semi-socialista burgus comete um grave erro supor que o marxismo procura colocar uma "nova filosofia" no lugar da filosofia habitual (burguesa), ortografia uma nova "historiografia" no lugar da historiografia tradicional (burguesa), uma "teoria do direito e do Estado" nova no lugar da velha teoria (burguesa-sa) e do Estado de direito, ou at mesmo uma "sociologia" nova do edifcio, em vez de a teoria inacabada atual burguesa de

a cincia chama de cincia "a" da sociologia, uma nova "sociologia (...)Karl Marx, por el contrario, se propone como meta la crtica de la filosofa burguesa, la crtica de la historiografa burguesa, la crtica de todas las ciencias humanas burguesas; en una palabra: la crtica de la ideologa burguesa en su conjunto y para realizar esta crtica de la ideologa burguesa, as como de la economa burguesa, se sita en el punto de vista de la clase proletria (pg. 82).

A construo militante do conhecimento reluz principalmente em sua obra no ataque direto e singular lgica ideolgica e econmica burguesa. A impureza tcita deste direcionamento alimenta a quebra do paradigma da neutralidade cientfica que tanto sustenta esta produo do conhecimento pela classe dominante. As descobertas revolucionrias de Marx, como afirma IANNI (1984), se particularizam pelos desdobramentos e determinaes mtuos em diferentes campos de conhecimento das Cincias Humanas e Sociais. E o combustvel central destas descobertas repousa na proposta de total emancipao humana. A produo de Marx imerge e sustenta-se metodologicamente no chamado materialismo histrico e dialtico, que propositalmente solidifica-se ante um dilogo direto com o arcabouo terico da filosofia alem, referencialmente ao pensamento idealista em Hegel e os neo-hegelianos. Incorrendo em uma ousadia diagnstica, vislumbramos na obra A ideologia Alem (1987) um parapeito inicial chave na inteno analtica de compreenso do objeto e proposta metodolgica em Marx. Ressalta-se que a ideia de materialismo histrico existe no pensamento de Marx, mas no diametralmente com esta terminologia, sendo esta o denominador dialgico do debate crtico com Hegel (idealismo) e Feuerbach (materialismo). Cruz (2008) aponta que Marx buscou apropriar-se de alguns aspectos da filosofia hegeliana, sobretudo da dialtica, justamente visando a construo do contraponto. De fato, a filosofia da histria de Hegel confronta dialeticamente a tese e a anttese, num processo de pensamento, com a manifestao do esprito absoluto atravs das ideias. Em Hegel, a histria humana a histria das ideias. O esprito absoluto perpassa pensar o indivduo possuidor de uma natureza humana, condicionando a partir do campo das ideias, toda sua ao. Feuerbach, invertendo a concepo hegeliana, rompe com Hegel, na medida em que afirma ser a essncia humana (natureza humana e no a razo) que faz a histria. E o materialismo em Feuerbach, segundo Marx e Engels (1987), aparece totalmente divorciado da histria e vice-versa. um literal enfoque dissociativo entre os conceitos (pg. 70).

Marx e Engels, diferentemente, buscam estabelecer premissas ignoradas pelos idelogos alemes, privilegiando as bases reais, os indivduos reais, sua ao e condies materiais de existncia. Tambm transparecem a demanda de no confuso entre existncia e essncia. A essncia inerente a toda espcie humana e passvel de transformaes (formas de existncia) em um determinado momento histrico (VIANA, 2006).Busca-se assim a superao do pensamento tradicional alemo marcado pelo idealismo (realidade social criada a partir da atividade intelectual) e empirismo (fatos narrados condicionados ao seu carter imediato). E se pensarmos na conscincia humana, ela toda condicionada pela prpria vida humana, dos indivduos reais e vivos. J no h espao para o campo meramente especulativo, ao mesmo tempo em que formas de conscincia ligadas a moral, a religio, a metafsica acabam perdendo toda a aparncia de autonomia.

Totalmente ao contrrio do que ocorre na filosofia alem, que desce do cu terra, aqui se ascende da terra ao cu. Ou, em outras palavras: no se parte daquilo que os homens dizem, imaginam ou representam, e tampouco dos homens pensados, imaginados e representados para, a partir da, chegar aos homens em carne e osso; parte-se dos homens realmente ativos e, a partir de seu processo de vida real, expe-se tambm o desenvolvimento dos reflexos ideolgicos e dos ecos desse processo de vida (MARX e ENGELS, 1987, pg. 37).

A conscincia para Marx, como bem identifica Viana (2008) simultaneamente expresso e projeo, determinada e mobilizadora. Ou seja, ela no o simples reflexo do mundo, mas o resultado da relao do ser humano com ele. Se os elementos em comum entre os trs autores engloba o ser a conscincia e a realidade, para Marx e Engels, tanto Hegel como Feuerbach aboliram a separao entre ser e conscincia. E ele resgata justamente a historicidade de Hegel e a noo de conscincia em Feuerbach. A produo cientfica de Marx agua a viabilidade de perspectiva transformadora de modificao da realidade social. Alis, a forma como a realidade apreendida pelos materialistas criticados em sua obra tem como defeito central justamente ser somente intuitiva, e no como atividade humana sensvel, como prxis. A conexo com a realidade objetiva na compreenso da realidade em si essencial no pensamento marxista. Ao partir de pressupostos reais, no arbitrrios nem dogmticos, passveis de abstrao pela imaginao, Marx direciona seu foco para os indivduos

reais, a maneira como eles vivem suas vidas, suas condies materiais, suas aes, sempre passveis de verificao emprica. Reside neste ponto abordado uma considerao essencial: a de que as condies efetivas para produzir a vida materialmente acabam determinando a conscincia dos homens, e no o contrrio. uma empreitada pouco razovel buscar a emancipao da conscincia estritamente pela via metafsica, abstrata, galgada pelos que somente pensam o homem, uma vez que a prpria conscincia o resultado das aes dos homens na construo da base material de reproduo de vida1. E as relaes sociais pelas quais os humanos se associam para produzirem os seus meios de vida so denominados modos de produo. Podemos refletir com base nesta perspectiva marxista que a viabilidade de transformao social rumo a uma sociedade diferente2 depende do prprio ser humano. Importante neste prisma analtico lembrar a observao de Marx presente na obra 18 Brumrio de Luis Bonaparte (1974) no tocante as condies histrico-sociais limitantes na construo do seu modo de vida: os homens fazem sua prpria histria, mas no a fazem como querem; no a fazem sob circunstncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado (pg.329). A imutabilidade social (enraizada por valores, normas, condutas) como base se sustentao de uma classe dominante perde seu carter de inerncia. Os pressupostos do materialismo dialtico alentam para a sinergia entre desenvolvimento da produo material e a transformao humana, seus pensamentos, realidade efetiva e produtos de seus pensamentos. Marx e Engels, em aluso ao comunismo, explicitam esta questo quando afirmam que o mesmo no para ns um estado que deve ser estabelecido, um ideal para o qual a realidade ter que se dirigir. Denominamos comunismo o movimento real que supera o estado de coisas atual (pg. 52). Se relacionarmos diretamente a prpria constituio da temtica central deste artigo (juventude) em sintonia com esta perspectiva, ganhamos terreno para sustentar a noo de juventude e a construo de seus intercmbios sociais como uma categoria

H nesta concepo o reconhecimentodos indivduos como sujeitos ativos no processo histrico. As novas condies de vida ligam-se com as condies materiais modificadas pelo prprio ser humano (Marx e Engels, 1987, pg. 27).

No caso do pensamento de Marx, uma sociedade sem a perpetuao da opresso de uma classe sobre a outra respaldada pela diviso social do trabalho. Abordaremos este ponto com maior profundidade a seguir.

historicamente constituda. a brecha chave para a perspectiva de redimensionamento e renovao na construo de novas demandas de ao social por esta categoria social. O materialismo histrico sustenta-se no somente porque Marx e Engels negam a autonomia das ideias e tem como base a investigao histrica, ao invs da restrio filosfica no campo da abstrao. Existe o relevo direto ao mundo do trabalho produtivo somado ao seu papel na histria das sociedades. O trabalho ento surge como o elemento de adeso nas formas de contato (intercmbio) entre os seres humanos. Entretanto brota, com o desenvolvimento histrico do crescimento da produo, do aumento das necessidades e aumento populacional, sua diviso social fomentando sua gradativa degradao. A diviso do trabalho propicia assim a desigualdade de distribuio qualitativa e quantitativa tanto do trabalho como do resultado deste. E a propriedade privada a solidificao desta diviso. Paula (2007) caracteriza esta diviso do trabalho presente na anlise de Marx como negativa, na medida em que resulta a privao humana, o no acesso aos meios de produo no decorrer histrico. E a supresso da diviso do trabalho (na esfera da sociedade capitalista) implicaria assim a supresso do trabalho alienado. Conectando os conceitos, a alienao na teoria marxista reflete um processo de amputao da capacidade do ser humano de enxergar os diferentes processos produtivos, na imposio de uma forma especfica de trabalho, da no liberdade de crescimento produtivo, etc. Enfim, da negao da essncia humana do trabalho. A superao da mesma se daria sob dois pressupostos:

necessrio que se tenha produzido a massa da humanidade como massa totalmente destituda de propriedade; e que se encontre, ao mesmo tempo, em contradio com um mundo de riquezas e de cultura existente de fato coisas que pressupem um grande incremento das fora produtiva (...) que contenha uma verdadeira existncia humana emprica dada num plano histricomundial (MARX e ENGELS, 1987, pg. 50).

No texto Crtica ao Programa de Gotha3(2001), escrito em 1875, Marx deixa claro que no o trabalho a fonte de toda riqueza, pois o trabalho seria a manifestao de uma fora natural, a fora do homem. A natureza ento seria a fonte dos valores de uso, que integrariam a riqueza material. Por isso, o trabalho s fonte de riqueza e de cultura como trabalho social, ou, o que o mesmo, dentro da sociedade e atravs dela

Carta composta por uma srie de observaes crticas ao projeto do programa do Partido SocialDemocrata da Alemanha.

(Marx, 2001, pg. 04). Marx, amparado justamente pela sua originalidade crtica, alerta para a demanda de explicitao da indicao de superao da concepo de trabalho e sociedade formulada e enraizada pela classe burguesa, sendo assim o que competia era indicar concretamente como, na atual sociedade capitalista, j se produzem, afinal, as condies materiais, etc. que permitem e obrigam os operrios a destruir essa maldio social (ibid. pg. 04). O desenvolvimento das foras produtivas intensifica a diviso do trabalho. Cada fora produtiva nova leva a uma nova especializao da diviso do trabalho. E cada etapa da diviso do trabalho representando outras formas diferentes de propriedade condiciona novas relaes entre os indivduos. Perspectiva histrico-sociolgica bem apresentada por Marx e Engels na anlise deste processo nas passagens da propriedade tribal propriedade comunal propriedade feudal at a propriedade capitalista. E o delineamento efetivo desta diviso deu-se pela desanexao entre trabalho manual e trabalho intelectual, processo que se sintonizava diretamente com o desenvolvimento do trabalho industrial4. Fica evidente a denncia ao poder opressivo da diviso do trabalho, de intenso fomento subordinao humana. O processo torna-se concretamente desumanizante, com a distribuio desigual da cincia de todo processo envolvendo o trabalho. O desenrolar histrico das transformaes no modo de produo corroboram esta tese, como aponta Marx e Engels. Exemplificamos com o destoamento enraizado do direito divino de diviso social na sociedade estamental frente ao discurso de princpios de liberdade e igualdade, formalizado no campo da legalidade pela classe burguesa ascendente. O Estado (sob os auspcios dos interesses ideolgicos da classe dominante burguesa) neste processo surge como uma entidade massificadora e opressora. Alis, visualiza-se com maior preciso esta dominao do e pelo Estado da classe burguesa quando se remete diretamente relao do mesmo com a propriedade. A demanda de organizar-se nacionalmente visando dar uma forma geral aos seus interesses de classe, a burguesia representada pelos proprietrios privados - compra o Estado moderno atravs dos impostos, caindo em seu controle definitivo pelo sistema de dvida pblica. Neste sentido, o Estado no mais do que uma forma de

Marx e Engels afirmam que a maior diviso entre o trabalho material e o intelectual a separao entre a cidade e o campo. Este processo inicia-se com a transio da barbrie civilizao, da organizao tribal ao Estado, da localidade nao, e persiste atravs de toda a histria da civilizao at os nossos dias (pg. 78).

organizao que os burgueses necessariamente adotaram (...) para garantia recproca de sua propriedade e de seus interesses (MARX e ENGELS, 1987, pg. 97). Podemos pensar enfim na diviso do trabalho remetendo questo da ideologia. A diviso do trabalho manual e intelectual, como aponta Viana (2006) marca justamente o nascimento daquilo que Marx enxerga como ideologia.
A ideologia uma conscincia falsa da realidade organizada de forma sistemtica pelos idelogos (trabalhadores intelectuais). Ela inverte a realidade, a coloca de cabea para baixo, substitui a causa pelo efeito e viceversa, universalizar o que particular e particulariza o que universal, eterniza o que histrico e historiciza o que eterno, transforma o determinado em determinante e o determinante em determinado (Viana, 2006, pg. 17 e 18).

Os obstculos no desenvolvimento da conscincia humana germinam justamente da produo particularizada das ideias dominantes pelos idelogos5. Disto nasce a explorao de classes e ferramentas institucionais como o Estado, que trabalham alimentando precisamente este processo. Se a apreenso da realidade perpassada justamente pela ideologia, possvel concluir que a mesma uma iluso. Da obra A Ideologia Alem pode-se extrair uma sntese crtica delineando os pontos centrais da problemtica a ideologia, orquestradas no esquema abaixo:

A ideologia o fruto da diviso entre trabalho manual e intelectual

A autonomia ilusria da diviso do trabalho intelectual surge como autonomia da classe dominante

Isso projeta a ideologia como uma ferramenta de dominao de classe inerntemente conectada classes em conflito

A ideologia solidifica-se como uma realidade falseada, dando a entender que os posicionamentos de uma s classe correspondem a posicionamentos gerais. O que prevalece neste contexto e a no formao de uma conscincia real, mas ilusria

A ideologia mascara a explorao em sua realidade concreta

Dentro da prpria classe dominante os idelogos dividem espao com os indivduos ligados diretamente com a dimenso econmica da dominao.

A ideologia tambm um papel crucial na conformao da conscincia dos prprios membros da classe da qual se origina. Marx consegue enxergar que existe uma ideologia como uma conscincia invertida, ou seja, uma conscincia no verdadeira daquilo que de fato acontece na sociedade, como resultado da diviso social do trabalho, conscincia esta produzida pelos idelogos, que so os especialistas no trabalho intelectual. A solidificao ideolgica da burguesia encontra no Estado um depsito essencial na consolidao da dominao de classe. A astcia frente condio de controle deste fomentou historicamente situaes bastante singulares que, revelia das intensas disputas, fornece um material riqussimo para justamente enquadrar analiticamente esta questo. Brilhantemente Marx nos fornece esta possibilidade analtica em sua obra 18 Brumrio de Lus Bonaparte (1974). Dedicando-se ao exame dos episdios polticos ocorridos na Frana, entre 1848 e 1851 que marcam a Segunda Repblica e culmina com o estabelecimento do domnio poltico de Luis Bonaparte, sobrinho de Napoleo Bonaparte, a proposta do texto no se restringe a um relato simples histrico, mas a imerso analtica relacionando as suas teorias sobre o Estado, conflito de classes, ideologia, tendo como pano se fundo este cenrio de turbulncia poltica e ascenso de um personagem medocre e grotesco (pg.325) como liderana mxima.Nas palavras de Engels, no prefcio para a terceira edio alem:

Marx produziu uma exposio concisa e epigramtica que punha a nu, em sua concatenao interna, todo o curso da histria da Frana desde as jornadas de fevereiro (...). E o quadro foi traado com tanta maestria que todas as revelaes novas feitas desde ento no fizeram seno confirmar a exatido com que refletira a realidade. Essa notvel compreenso da histria viva da poca, essa lcida apreciao dos acontecimentos ao tempo em que se desenrolaram, , realmente, sem paralelo. (Ibid, pg. 327).

A pardia da restaurao do Imprio como ironicamente sugere Marx no desfecho deste perodo intenso marcando as sucessivas disputas entre setores da burguesia, monarquistas, proletariado e Lus Bonaparte, alude ao golpe dado pelo primeiro Napoleo quando se torna cnsul - em nove de novembro de 1799, data esta correspondente ao calendrio adotado na Frana ps-revoluo de 1979, referente ao dia 18 do ms de Brumrio. O jogo de poder neste novo cenrio abraado pelo contexto do advento da repblica e democracia, vociferadoras dos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade so escancarados por Marx como um essencial instrumento que se camufla em disputas

pelo controle representativo da legitimidade conferida pelo povo. O povo ilusoriamente deve engolir a ideia da falsa imparcialidade do Estado, pois este permite que todos participem da vida poltica. Um mesmo Estado, mas com roupagem e armas novas. A anlise busca constantemente se desfazer da percepo do Estado abstrato com base na preocupao concreta dos acordos e conflitos entre diferentes segmentos polticos, representados na arena poltica representativa por partidos trabalhando exaustivamente na perpetuao de seus interesses de grupo. A burguesia, entretanto, no era um bloco homogneo naquele contexto especfico, muito pelo contrrio, as fissuras desta classe facilitaram a ascenso de Bonaparte6. neste Estado moderno, resguardado por um aparelho militar e civil (burocracia), que a repblica parlamentar burguesa no consegue organizar-se por completo, sedimentando o caminho para o j previsvel golpe de Estado de Bonaparte.

Enquanto o domnio de classe burguesa no tivesse sido organizado completamente, enquanto no tivesse adquirido sua pura expresso poltica, o antagonismo das outras classes no podia, igualmente, mostrar-se em sua forma pura, e onde aparecia no podia assumir o aspecto perigoso que converte toda luta contra o poder do Estado em uma luta contra o capital. Se cada vibrao de vida na sociedade ela via a tranquilidade ameaada, como podia aspirar a manter frente da sociedade um regime de desassossego, seu prprio regime, o regime parlamentar, esse regime que (...) vive em luta e pela luta? (Marx, 1974, pg. 360).

O olhar crtico de Marx nesta conjuntura de consolidao do Estado Moderno explode numa perspectiva analtica de total enfrentamento. Ele desmascara o aparato estatal, que sempre manteve sua essncia de dominao de classe, mesmo quando trocava de mos entre os burgueses. Conotativamente um verdadeiro corpo de parasitas impregnadas na sociedade francesa. Sendo ento um comit para gerir os interesses especficos da classe burguesa (Marx, 1998), a instrumentalizao burocrtica acaba sendo seu elemento vital. Estes interesses embasam-se no discurso via pensamento poltico e jurdico, e este, o direito, acaba sendo uma fonte de legitimao deste Estado. Ao produzir os especialistas para gerir o direito, acaba sendo a nascente da produo a lei, regulamentando a normatividade social. E quais seriam estes interesses?A garantia da propriedade privada,
a organizao hierrquica da classe trabalhadora, a livre compra e venda da fora de trabalho e a acumulao privada da mais-valia.
Citamos como exemplo a as antipatias e atritos constantes entre duas faces, Orlans (representando a grande propriedade territorial) e Bourbons (dinastia do dinheiro).
6

Pensando na relao entre liberdade e Estado, Marx enfatiza que esta liberdade relacional nasce no do Estado como rgo que est por cima da sociedade, mas sim subordinado a ela, uma vez que a sociedade existente seria a base do Estado existente. O prprio conceito de Estado atual demanda relativizao, por este ser uma fico sob os auspcios de uma sociedade capitalista (MARX, 2001).
A burocracia como elemento vital protagoniza um papel central neste cenrio, segundo Viana (2003). Assim, Viana aponta cinco razes para a confirmao do carter burgus do estado: burocracia incorporando o estado, na iluso da funo publica e manentedora da ordem; recursos proveniente de impostos, este com o prosseguimento do processo de acumulao capitalista, mantendo assim o estado; contrria aos interesses da burocracia a luta de classes do proletariado, pois provoca instabilidade financeira e poltica, da a necessidade de defender a ordem. Viana tambm aponta que Marx refuta a alegao do princpio de neutralidade do Estado. Neste sentido, o Estado, sendo um instrumento complexo, j possui uma finalidade ao ser criado, que por sua vez escapa do controle do seu prprio criador. Temos ai a autonomia relativa do Estado. O Estado capitalista, como aponta Viana, constitui uma relao de dominao de classe mediada pela burocracia que sustenta e reproduz as relaes de produo capitalistas. Sendo assim, a manifestao da autonomia da organizao (seu funcionamento) e da

classe social (os agentes envolvidos neste funcionamento e com interesses prprios) significa a autonomizao da burocracia estatal e isto expressa o conceito de autonomia relativa do Estado (VIANA, 2003, pg. 31). Pensando na relao entre liberdade e Estado, Marx enfatiza que esta liberdade relacional nasce no do Estado como rgo que est por cima da sociedade, mas sim subordinado a ela, uma vez que a sociedade existente seria a base do Estado existente. O prprio conceito de Estado atual demanda relativizao, por este ser uma fico sob os auspcios de uma sociedade capitalista (MARX, 2001). O sentido desta autonomizao relativa do estado cristaliza-se como exemplo quando Marx aponta a criao de um ambiente poltico seguro quando a burguesia pde manter seus privilgios econmicos alimentando o imperativo de poder de Lus Bonaparte, mesmo que para isso tenha sido obrigada a abrir mo momentaneamente de seu poder poltico. Uma aceitao do golpe imperialista numa piscina de republicanismo. Na frase de Viana (2006): a unidade, em determinado contexto histrico, pode se transformar em contradio. Assim, existe ao mesmo tempo unidade e contradio, determinao ao recproca (pg. 13).

E vemos nesta conjuntura francesa da Segunda Repblica a potencialidade de ao do poder proletrio ser progressivamente massacrada. Vide a tentativa de luta dos mesmos, iniciada aps a constituio da Assemblia Nacional em 4 de maio de 1848, com insurreio de junho do mesmo ano. A unio de diferentes setores sociais7contra os proletrios e sua total desqualificao do seu discurso tem como saldo para Marx no somente os mais de trs mil insurretos mortos e 15 mil deportados sem julgamento, mas tambm o reflexo da camuflagem ideolgica que engloba esta perspectiva republicana francesa8. O golpe perspectiva de agitao social veio tambm em formas institucionalizadas. A promulgao da lei de 31 de maio de 1850, enquanto um contra ataque a perda da influncia moral da burguesia sobre as massas populares, instrumentalizava-se como mais uma ferramenta da luta de classes, tanto no que concerne ao corte das listas eleitorais de pelo menos trs milhes de votantes, como acabou elevando consequentemente de um 1/5 para 1/3 o mnimo eleitoral. Com isso, o partido da ordem parecia ter tornado seu domnio duplamente garantido, entregando a eleio da Assemblia Nacional e do presidente da Repblica ao setor mais estacionrio da sociedade (Marx, 1974, pg. 364). Quando abordamos em diversos momentos esta conjuntura de conflitos de classes, relevante salientar que a conceituao de classes sociais e conflitos emanam conceitualmente na fonte dos principais temas abordados no pensamento marxista. Ao afirmar que a histria das sociedades tem sido a histria das lutas de classes, Marx (1998) reveste de smula importncia elementos de choque de interesses entre grupos especficos movimentando o motor da histria. Infantilidade, para no mencionar uma carncia de investigao terica, incorrer na simples afirmao de que a teoria de Marx sobre o modo de produo capitalista envolvendo classes sociais restringir-se a reconhecer como classes burguesia e proletrio (ambas classes substantivas do capitalismo) frente ao papel central de ambos na arena da relao opressor-oprimido. Pensar em classes sociais sob a tica do pensamento marxista nos leva novamente a enfocar a questo da diviso do trabalho social. Inicialmente apoiada numa
7

A Aristocracia financeira, a burguesia industrial, a classe mdia, a pequena burguesia, o exrcito, o lmpen proletariado organizado em Guarda Mvel, os intelectuais de prestgio, o clero e a populao rural. 8 A Assemblia Nacional Constituinte ps-Insurreio ficou sob o domnio e desagregao da frao Republicana da burguesia (fraes conhecidas como republicanos tricolores, republicanos puros, republicanos polticos, republicanos formalistas etc.

lgica de cooperao, paulatinamente temos no percurso histrico a separao entre aqueles que produzem a riqueza, mas no possuem propriedade sobre ela, e os que se beneficiam dela, sendo proprietrios. Todo este processo enquanto um denominador irrefrevel do que se iniciara com a separao entre trabalho manual e intelectual. Atrela-se uma insero categrica do indivduo na classe social pela sua insero no processo produtivo. Todavia, no pensamento marxista, a insero e conceituao dos
indivduos como pertencentes a uma classe social no se define exclusivamente com base nas similaridades quanto s suas condies materiais de existncia, ou seja, levando-se em conta apenas os aspectos econmicos. necessrio que haja, tambm, a identificao dessas condies materiais de existncia, a comunho de valores morais ou culturais e de interesses e projetos que interliguem os indivduos desse grupo.

Estas condies materiais interligadas com as relaes sociais criam vises sociais especficas de classe. Perissinotto (2007) diagnostica um ponto bastante interessante na obra 18 Brumrio de Lus Bonaparte: ele parte da tese de que Marx props uma anlise de classe da poltica sem, contudo, reduzir a dinmica da luta poltica dinmica dos interesses econmicos imediatos de classe. Coexistem assim grupos politicamente estratgicos que no possuem uma base produtiva e, portanto, no se constituem em classes sociais na acepo marxista do termo9. Nesta linha de raciocnio, Perissinotto afirma que os republicanos no eram burgueses por causa do seu vnculo econmico, mas sim em funo de uma viso de mundo que enxergava na ordem burguesa a nica plausvel. E completa: os republicanos burgueses seriam representantes de classe no em funo dos interesses econmicos imediatos que defendiam, mas pelas ideias que professavam.
Marx foca uma ateno especial, ao debater classes sociais, nas questes envolvendo conscincia e luta de classes. A diviso do trabalho social refora a ideia de

que cada classe possui seu modo de vida particular, que lhe singulariza frente s outras com caractersticas prprias. Alm disso, classes so histricas, transitrias e no pode ser aplicado a qualquer momento histrico. Nildo Viana, em sua obra Senso comum, representaes sociais e representaes cotidianas (2008), afirma que preciso distinguir conscincia de classe e representaes cotidianas, haja visto que toda representao cotidiana conscincia de classe, mas nem toda conscincia de classe representao cotidiana (pg. 115). Trs so a assertivas que sustentam esta ideia em Marx, como aponta Viana:
9

O autor se refere aos republicanos burgueses do National.

Em primeiro lugar, conscincia de classe se manifesta assim tanto como representaes cotidianas quanto como pensamento complexo; em segundo lugar, a conscincia de classe sempre conscincia de uma determinada classe, ou seja, a diviso social est explcita neste termo; em terceiro lugar, a ideia de conscincia de classe j traz em si determinados interesses e valores portados por ela. Tudo isto entra em contradio com as representaes cotidianas, que no nos remete imediatamente ao problema da diviso social de classes nem remete imediatamente a valores e interesses (ibid., pg. 114)

Ainda segundo Viana, estas representaes cotidianas podem ser reais, contraditrias e ilusrias, e cada uma das limitaes destas formas de representao so derivadas de limitaes de relaes sociais com outros indivduos e meio ambiente. As classes sociais possuiriam uma conscincia de classe enquadrada em sintonia com sua posio da diviso do trabalho social. No sistema capitalista, possvel buscar a emancipao de conscincia pelo caminho da luta de classes. A emancipao significa justamente a escalada conscincia revolucionria. E este caminho Marx vislumbra ser trilhado justamente por aqueles que mais carregam nos ombros o peso da perpetuao dos instrumentos de opresso no modo de produo capitalista: os trabalhadores proletrios. Esta passagem corresponde ao que ele chama de transio da classe em si para a classe para si. Na negao total da restrio do conflito de classes ao sistema capitalista, Marx e Engels, no Manifesto do Partido Comunista (1998) afirmam que a sociedade moderna burguesa estabeleceu novas relaes de classes, novas relaes de opresso, novas formas de luta no lugar das antigas (pg. 67). Esta era burguesa acarretou, destarte, na simplificao dos antagonismos de classe, com a diviso (mesmo com a existncia de outras classes) entre dois campos inimigos e duas classes opostas, a burguesia e o proletariado. A proposta terica de Marx acerca da luta de classes sintoniza-se revolucionariamente com toda sua proposio acadmica. Entretanto, sua singularidade frente s anlises anteriores sobre o tema recai sobre trs pontos, conforme ele aponta no trecho abaixo:

No que me diz respeito, nenhum crdito me cabe pela descoberta da existncia de classes na sociedade moderna ou da luta entre elas. (..) O que fiz de novo foi provar: 1) que a existncia de classes somente tem lugar em determinadas fases histricas do desenvolvimento da produo; 2) que a luta de classes necessariamente conduz ditadura do proletariado; 3) que esta mesma ditadura no constitui seno a transio no sentido da abolio de todas as classes e da sociedade sem classes (MARX, 1955, pg. 69 apud IANNI, 1984, pg. 14).

Ao acreditar na capacidade emancipadora do proletariado, podemos ser levados a pensar que Marx mergulha na armadilha de fornecer uma anlise determinista da histria. Ao analisar em profundidade a total dinmica de funcionamento e os problemas incrustados no sistema capitalista, podemos notar que a luta das classes trabalhadoras constitui-se como uma etapa deste processo de apogeu do sistema. A produo de mais-valor (mais-valia), que resumidamente o ganho invisvel do lucro do burgus sobre a explorao da mo-de-obra do proletrio, alimenta a explorao cotidiana e incentiva a conseqente indignao. Desigualdade social, opresso, explorao do homem pelo homem no fazem parte do rol de iminncias da natureza humana. Foram criadas pelo homem e por ele perfeitamente passveis de serem superadas. Assim, como didaticamente explica Viana (2006), o capitalismo engendra o
comunismo a partir da luta operria e de suas prprias contradies. O capitalismo traz em si contradies cada vez mais intensas e caminha para sua auto-destruio (pg. 27).

Marx e Engels no Manifesto do Partido Comunista propem que o objetivo imediato dos comunistas envolve a constituio do proletariado em classe, a derrubada da dominao burguesa com a consequente tomada do poder poltico pelo proletariado. E na Crtica ao Programa de Gotha (2001) apontando o intervalo de transio entre a sociedade capitalista e a sociedade comunista tendo o Estado incorporando a ditadura revolucionria do proletariado.
E, voltando ao Manifesto, reforando a nitidez das consequncias da explorao burguesa no sistema capitalista, eles afirmam que as proposies tericas dos comunistas no foram inventadas do acaso, no se baseiam em simples ideias reformistas do mundo, mas so proposies como expresso geral das condies efetivas de uma luta de classes j existente, de um movimento histrico que se desenrola sob nossos olhos (pg. 80).

Assim, se na sociedade burguesa o trabalho vivo apenas um caminho para aumentar o trabalho acumulado, na sociedade comunista o trabalho acumulado visa ampliar, enriquecer e promover o processo de vida do operrio (pg. 81). A burguesia engessa-se numa demanda do passado j ultrapassada, quando outrora fora revolucionria revolucionando significativamente o modo de produo feudal, como Marx bem aponta na Crtica ao Programa de Gotha. Na sociedade comunista, o presente engole o passado. Assim, todo produto social no comunismo no potencializaria os sonhos materiais privados de alguns, justamente porque acaba por eliminar o poder de subjugar o trabalho alheio por meio desta apropriao.

De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades (MARX, pg.07, 2001). A condio para o alcance da fase superior do comunismo envolve ento o desaparecimento da subordinao que escraviza os indivduos diviso social do trabalho e seu reflexo tambm na diviso entre trabalho intelectual e manual. As foras produtivas caminhariam lado a lado com o desenvolvimento dos indivduos, brotando o alicerce da riqueza coletivizada. Marx no somente foi contemporneo como tambm analisou um importante fato histrico de tentativa de promoo deste dilogo antittico, que foi a Comuna de Paris em 1871, como ocasio da instaurao de um governo genuinamente operrio, como resistncia popular frente ao domnio do Estado Burgus e invaso Prussiana. Na obra A Comuna de Paris (2011), v-se o reconhecimento da Comuna como uma resposta e ao mesmo tempo uma anttese ao Imprio outrora constitudo por Lus Bonaparte. A Comuna foi um anncio da urgncia na superao da dominao de classe, caracterizada na poca pela forma monrquica, mas flertada tambm pela Repblica. Marx destaca o carter revolucionrio profundo das aes da Comuna, tendo como eixo central a inteno e efetiva concretizao da abolio dos elementos institucionais de sustentao do Estado burgus. Ao suprimir Instituies como o exrcito e a polcia (caracterizado por ele como elementos da fora fsica do antigo governo), a Comuna fortalece em nmeros a resistncia popular atravs da formao uma Guarda Nacional, composta em sua maioria de operrios (pg. 04). Diferentemente da estrutura parlamentar verticalizada, a Comuna assumiu caractersticas de uma organizao horizontal e essencialmente operria. Todas as funes administrativas do Estado foram definitivamente assumidas pela Comuna. A prpria razo de existncia da Comuna representa para Marx sua natureza revolucionria. Em nenhum outro momento da histria houve tantas mudanas significativas num curto espao de tempo em instituies que por si representavam o engessamento das possibilidades de transformaes sociais profundas. O enfrentamento maculoso Igreja eternamente respaldada pela urea da fora espiritual pela represso e a abertura total da educao para aqueles outrora distantes desta imerso no conhecimento crtico ilustram perfeitamente o impacto social simblico que as aes dos comunardos representava. Assim, o regime comunal devolveu ao organismo social todas as foras que at ento vinha absorvendo o estado parasita, que se nutre, custa

da sociedade e entorpece o seu livre movimento. Apenas com este fato iniciava a regenerao da Frana.(Marx, 2011, pg. 06). A Comuna representava para Marx a forma poltica concreta da emancipao econmica do trabalho, fruto da luta de classe entre a classe produtora e a classe explorada. O operrio, como Marx j havia previsto no Manifesto do Partido Comunista, era a nica classe capaz desta iniciativa social. O resultado visvel desta dominao poltica dos produtores a no razo mais da existncia de conflito de classes, justamente porque a perspectiva era de abolio de classes, j que cada homem se converteria em trabalhador e o trabalho produtivo (e o produto do mesmo) deixaria de ser atributo de uma classe especfica. Em sntese, conforme aponta Viana (2011), a anlise de Marx da Comuna um timo exemplo de uso do materialismo histrico-dialtico. As categorias de totalidade, de historicidade, das tendncias se revelam no caso concreto da Comuna de Paris, bem como a luta de classes, as relaes de produo, dentre outros temas. Ele refora que, mesmo tratando-se de uma breve anlise da Comuna, ela pode ser considerada como uma das mais profundas.

Consideraes Finais

Marx forneceu valiosas ferramentas de efetiva transformao social buscando uma humanidade mais justa. Trouxe do plano ideal para o plano material a real possibilidade revolucionria comunista. O maior desafio das organizaes de esquerda municiarem-se na habilidade de desenvolver atuaes concretas e conjuntas com seus pares e apoderarem-se efetivamente de cada lio deixada pelo pensador alemo. Como genialmente escreveu Oelgart (1970):

Marx realizou uma totalizao entre os diferentes domnios do saber. Totalizaes de contedo de saber. Mas as regras dessa totalizao no so explicitadas pelo prprio Marx; evidente que fazem parte do aspecto impensado de Marx: apenas Marx no conseguiu passar por cima da sua poca, mas colocou em sinergia regras de constituio do discurso de sua poca. (...) Pensar Marx pensar o seu impensado, para poder compreenderse o que efetivamente nos seus enunciados no foi apenas escrito, mas pensado (...) Pensar Marx no somente explic-lo, mas explicar ou antes construir como objeto as condies do seu pensamento(pg. 16).

Podemos considerar Marx como um pensador otimista em relao humanidade. Inclusive porque sua produo terica e habilidade de atrelar teoria e possibilidade de prtica fornecem subsdios para que tambm sejamos.

Referncias bibliogrficas

BONAT, Dbora. Metodologia de Pesquisa. IESDE Brasil S.A. 3 Ed. Curitiba, 2009

CRUZ, Wedson Ferreira da. Notas sobre A Ideologia Alem de Marx. Filosofia, Linguagem e Poltica. Caderno Conversaes II. VI Jornada de pesquisa em filosofia. Goinia, Junho 2008.

IANNI, Octvio. Introduo. In. Marx. Col. Grandes cientistas sociais. 4ed. So Paulo. 1984. p.24.

KORSCH, Karl. Marxismo e filosofia. Porto. Afrontamento, 1977.

MARX, Karl & Engels. Friedrich. A ideologia Alem. 6 Edio. So Paulo: Editora Hucitec, 1987. ___________. 18 Brumrio de Lus Bonaparte. Traduo revista por Leonardo Konder. So Paulo, Abril Cultural (Os pensadores), 1974.

___________. Manifesto do Partido Comunista. Traduo de Marcus Aurlio Nogueira. Petrpolis, RJ, Editora Vozes, 1998.

___________. Crtica ao Programa de Gotha. Edio online, disponvel em: file:///C|/site/livros_gratis/gotha.htm, Setembro, 2001.

___________. A Comuna de Paris. In. VIANA. Nildo. (org.) Escritos Revolucionrios sobre a Comuna de Paris. Rio de Janeiro, Rizoma, 2011.

OELGART, Bernd.O futuro da esquerda. Caderno perspectivas 28, Martins Fontes, Santos, Brasil, 1970.

PAULA, Douglas Ferreira de. A unio do ensino com o trabalho produtivo: a educao em Marx e Engels. Dissertao de Mestrado. Faculdade de Educao. Universidade de So Paulo. So Paulo, 2007.

PERISSINOTTO, Renato Monseff. O 18 Brumrio e a anlise de classe contempornea. Lua Nova, So Paulo, 71:81-121, 2007.

VIANA, Nildo. Estado, democracia e cidadania: a dinmica da poltica institucional no capitalismo. Editora Achiam. Rio de Janeiro, 2003.

____________. As ideias de Marx. In. Caixeta, Marcelo (org.). A Mente de Marx. Rio de Janeiro, Cincia Moderna, 2006.

____________. Teoria da populao em Marx. Boletim goiano de geografia. V. 26, n. 2. Jul/dez, 2006. ____________. Senso comum, representaes sociais e representaes cotidianas. Editora EDUSC. Bauru/SP, 2008. ____________. Karl Marx e a essncia autogestionria da Comuna de Paris. Revista Espao Acadmico dossi Comuna de Paris, n. 118, Maring, 2011.

You might also like