You are on page 1of 5

Arduino Duemilanove

Viso Global
O Arduino Duemilanove (2009) uma placa microcontrolada baseada no Atmega 168 ou Atmega 328. Este possui 14 pinos de entradas / sadas digitais (Destas 6 podem ser utilizadas como sadas PWM), 6 entradas analgicas, um cristal oscilador de 16 MHz, conexo USB, um plugue de alimentao, um cabealho ICSP e um boto de reset. Possui tudo necessrio para suportar o microcontrolador, simplificar a conexo com o computador via cabo USB ou alimentao do circuito com um adaptador AC / DC. Duemilanove significa 2009 em Italiano e possui este nome devido ao seu ano de criao e lanamento no mercado. O Duemilanove foi um lanamento de uma serie de placas Arduinos com adaptao para conexo USB.

Resumo
Microcontrolador Atmega328 Tenso de operao 5V Tenso de entrada 7-12V (recomendada) Tenso de entrada (limites) 6-20V Pinos Digitais - I/O 14 (6 permitem saida PWM) Pinos de entrada Analogicos 6 Corrente DC de entrada por pino 40 mA

de I/O Corrente DC para pino de 3.3V 50 mA 16 KB (ATmega168) or 32 KB (ATmega328) deste 2 KB so Memoria Flash usados para inicializao SRAM 1 KB (ATmega168) or 2 KB (ATmega328) EEPROM 512 bytes (ATmega168) or 1 KB (ATmega328) Frequencia maxima do Clock 16 MHz

Alimentao
O Arduino Duemilanove pode ser alimentado atraves da conexo USB ou com uma fonte externa. A seleo da fonte feita automaticamente quando conectadas. Uma fonte externa no USB pode possuir o conversor AC-DC ou pode ser uma bateria. O adaptador pode ser conectando com um plugue de 2.1mm com centro positivo para utilizar o adaptador direto disponvel na placa Arduino. A conexo externa de alimentao pode ser feita tambm pelos pinos Vin e Gnd. A interface Arduino pode operar com uma fonte externa entre 6 e 20V. Se o fornecimento de energia for inferior a 7V, entretando, o pino de 5V pode fornecer menos de cinco volts e o circuito apresentar instabilidade. Se utilizar mais que 12V, o regulador de tenso pode sobreaquecer e danificar a placa. O recomendado um range entre 7 e 12V. Os pinos de alimentao sao os que seguem:

VIN. a entrada de tenso da placa Arduino quando utilizando uma fonte externa. Caso utilize o conector disponvel pode ser acessado a alimentao neste pino. 5V. uma fonte regulada de 5V para alimentar o microcontrolador e outros componentes da placa. Este pode ser fornecido tambm pelo pino VIN via regulador interno, ou via Conexo USB ou atravs de outra fonte regulada de 5V. 3V3. uma fonte de alimentao de 3,3V gerado pelo chip FTDI. Corrente mxima de consumo de 50mA. GND. Pino Terra (Comum)

Memoria
O Atmega 168 possui 16KB e o Atmega 328 possui 32 KB de memoria Flash para armazenamento do cdigo (2 KB usado para a inicializao), O Atmega 168 possui 1KB de SRAM e 512 bytes de EEPROM e o Atmega 328 possui 2 KB de SRAM e 1 KB de EEPROM (Pode ser acessado atravs da biblioteca EEPROM).

Entradas e Saidas
Cada um dos 14 pinos digitais da interface Arduino Duemilanove pode ser utilizado como entrada ou saida digital, utilizando as funcoes pinMode(), digitalWrite(), e digitalRead(). Os pinos operam a 5 volts, fornecem corrente mxima de 40mA e possuem resistores internos de pull-up de 20-50 KOhms (Por default so desconectados). Alem deste alguns pinos possuem funes especiais:

Serial: 0 (RX) e 1 (TX). Utilizados para receber e transmitir dados serial TTL. Estes pinos so conectados aos correspondentes pinos FTDI USB para TTL do chip Serial. Interrupo Externa: 2 e 3. Estes pinos podem ser configurados para receber um gatilho para interrupo a um baixo valor, na borda de subida ou descida ou na alterao de valores. Verificar a funo attachInterrupt() para maiores detalhes. PWM: 3, 5, 6, 9, 10 e 11. Disponibiliza 8 bits de saida PWM com a funo analogWrite(). SPI: 10(SS), 11(MOSI), 12(MISO), 13(SCK). Estes pinos suportam comunicao SPI utilizando a biblioteca SPI. LED: 13. Existe um LED interno conectado ao pino digital 13. Quando o pino esta em um bvalor ALTO, o LED liga e quando em BAIXO, apaga.

O Duemilanove possue 6 entradas analogicas, que providenciam 10 bits de resoluo (1024 valores diferentes). Por default eles medem de 0V a 5V, sendo possvel alterar o range utilizando o pino de AREF ou a funo analogReference(). Adicionalmente alguns pinos possuem funes especiais:

I2C: Pino de entrada analogical A4(SDA) e A5(SCL). Suporta comunicao I2C (TWI) usando a biblioteca Wire. AREF. Tenso de referencia para os pinos de entrada analogical. Usado com a funo analogReference(). Reset. Joga os valores em BAIXO para resetar os microcontrolador. Tipicamente usado para adicionar uma boto de reset no circuito associado ao existente na placa.

Comunicao.
O Arduino Duemilano possue um numero de facilidades para comunicao com o computador, outro Arduino ou deferentes microcontroladores. O Atmega 168 e o Atmega 328 fornece comunicao serial UART TTL (5V), disponvel nos pinos digitais 0 (RX) e 1 (TX). Um FTDI FT232RL nos canais da placa para comunicao serial sobre o USB e o drive FTDI (Incluso com a verso para Windows do software Arduino) providenciando uma porta virtual COM para o software no computador. O software Arduino inclui um monitor serial que permite simplificar os dados seriais a ser enviados e recbidos do hardware Arduino. Os LEDs RX e TX internos da placa so quando os dados so transmitidos atravs do chip FTDI e conexo USB com o computador ( No so utilizados na comunicao serial dos pinos 0 e 1). A biblioteca SoftwareSerial permite uma comunicao serial com outros pinos digitais de outras placas Duemilanove. O Atmega 168 e Atmega 328 tambem suportam I2C (TWI) e SPI comunicao. O software Arduino inclui uma bliblioteca Wire para simplificar a utilizao do I2C bus.

Programao
O Arduino Duemilanove pode ser programado com o software Arduino. Basta selecionar o Arduino Duemilanove w/ ATmega328 no caminho Ferramenta / Placas. O Atmega 168 e o Atmega 328 no Arduino Duemilanove possuem uma pre-configuraao de inicializao que permite o upload de novos cdigos sem a utilizacao de hardwares externos de programao. A comunicacao feita atravs do protocolo original STK500. Pode ser feito um bypass da inicializao e programar o microcontrolador atravs do cabealho ICSP (In Circuit Serial Programming).

Protecao de sobrecorrente da porta USB


O Arduino Duemilanove possuem um polifusivel resetavel que realize a protecao da porta USB de sobrecorrentes. Entretanto a maioria dos computadores j possuem suas protees internas, sendo a proteo do Arduino um extra. Se mais de 500mA for aplicado a porta USB, o fusvel ira automaticamentes romper a comunicao antes que a sobrecarga seja danosa.

Caracteristicas Fisicas
O comprimento maximo do Duemilanove 68,6mm e 53,3mm respectivamente, com o conector USB e o conector de alimentao estendendo a dimenso da placa. Tres furos para fixao permitem a daptacao da placa em outras superfcies. A distancia entre os pinos 7 e 8 de 4mm e a deistancia comum entre os pinos de 2,5mm.

You might also like