You are on page 1of 4

1_SEDLMAYR, Hans (1979/1985) La luce nelle sue manifestazioni artistiche , Palermo: Aesthetica/pre-print.

Centro internazionale studi di estetica


Ouvindo, olhando, percorrendo, recordando a nossa medida nossa frente atravs da obra de arte, nestes anos, nunca tivemos a oportunidade de sentir o sentido da reconciliao. A obra de arte tornou-nos mais inquietos de quanto o pudesse fazer a prpria existncia e de quanto o suportasse a nossa recusa evidncia dos factos.

O moderno marcado tragicamente pela Perda do Centro, pela Morte da Luz. Os lugares da pesquisa de Sedlmayr so prevalentemente o Barroco, o Rococ, a idade das catedrais gticas, sempre na tentativa de colher um sintoma. Aqui, a arte, mensagem e espelho de estados interiores regista o eclipse como metfora da morte da luz e mostrao em toda a sua profundidade. A obscuridade da luz no mundo no uma simples vitria das trevas, mas um radicalizar-se da dialctica entre luz e obscuridade. Esta radicalidade marcada pela nostalgia daquilo que a precedeu: o lugar da identidade, analogia entis entre sensibilidade e espiritualidade. A partir daqui, a matria, percebida na sua plenitude atravs da cor, domina para sempre o horizonte: o cu, as nuvens, o sol, fazem-se densos, como a matria-cor estendida por Turner nas suas telas, anunciam, no esplendor outonal, o gelo que tudo suspende, como um pressgio do nada na (no resplendor) do ltimo classicismo. A perda do centro tem a ver com niilismo. O seu lugar o deserto; esta terra desolada a da indiferena. Aqui, instaura-se o paradoxo e o inconcilivel. O retorno da luz transforma a nostalgia no espao abstracto do possvel: um espao novo cuja existncia devida a uma luminosidade que, negada ao evento do eclipse, reemerge da profundidade das origens onde luz e cor so um unicum. A arte moderna procurar desesperadamente este unicum atravs da presena da matria como luz e cor, mas tambm atravs da angstia de uma conscincia dilacerada e a nostalgia de uma espiritualidade perdida. A arte torna-se, assim, uma potncia redentora, mas tambm um lugar de perigo e perdio. () seria mais fcil predispor-se, simplesmente, aurora, mas depois do eclipse recebemos em herana a inteira culpa do mundo. A Histria da Arte a mesma histria das pocas. As artes, como os povos, como as lnguas, tm valor puramente simblico. (Ver Histria da Arte como epifania divina).
1

O problema da viso permite-nos tornar ao que foi dito sobre a luz como estrutura epocal (Ex.: cit catedral gtica), isto , luz como substncia da obra de arte, como abertura ao seu carcter evidente. A obra de arte necessita de uma relao vital com a luz. A importante marca desta tentativa de percorrer uma histria da luz na arte que compreenda todas as pocas pode encontrar-se na primeira parte do ensaio A Morte da Luz. A partir da histria da luz na arte, possa mover-se um processo interpretativo que resolver o seu sentido numa viso reconstrutiva da obra de arte. A arte inscreve-se, desde o seu genial precursor Hieronimus Bosh, num apagar-se progressivo da radiosa luminosidade de um dia humano participante da presena divina no cosmos (note-se que esta eclipse paralela perda da capacidade de receber). A arte moderna inicia uma espcie de descendus ad inferos, transfigurando dbeis sombras vazias e sem contedo e cores nunca vistas a olho nu: aparece o mundo subliminal. A este excesso de obscuridade corresponde uma contempornea necessidade de luz, de pureza que chega a dissolver a obra numa esfera conceptual de ascendncia platnica. A arte parece, ento, inclinar-se entre plos opostos mas complementares, tendo perdido aquele centro mediano que a constitua como microcosmos, como coincidentia oppositorum resolvendo-se em completa harmonia. Tal unidade dava-se entre medida e claridade, participando de uma ainda viva tradio pitagrica que entendia o nmero como qualidade e no apenas como quantidade, pelo que a obra podia ser entendida como cifra luminosa (R. C.). Os modernos pensam e produzem arte de forma completamente diferente dos antigos, precisamente porque possuem um pensamento capaz de utilizar o inteiro universo formal dos antigos. Se a arte dos modernos completamente diferente (no apenas nas formas mas especialmente nos seus pressupostos), ento, temos que definir com palavras diferentes aquilo que acontece no universo da fazer como representao, antes daquilo que chamamos moderno. Para Seldmayr, a arte como totalidade da expresso habitava no mundo prmoderno. O moderno produz a sua diversidade precisamente porque tem desta totalidade nostalgia (sehnsucht), sendo constrangida a produzir apenas fragmentos. (Cfr. tese oposta: p. 31-32) P. 32 possvel compreender em Seldmayr um reemergir do platonismo e neoplatonismo ou um sbito aparecer da metafsica da luz, que no fundo esteve sempre presente no pensamento ocidental, ou uma tentativa de recomposio do dualismo
2

maniqueu entre luz e trevas, bem e mal, sempre disposto reduo funcional do contrrio (). A arte pode cumprir, para Seldmayr, este milagre: ser conciliao de um mundo inconcilivel, viso de um mundo sem luz. A relao entre luz e esttica no pode ser vista como relao funcional enquanto se d esttica precisamente porque se d viso, e se d viso porque possvel compreenso. P. 33 Mas vejamos estes termos atravs do caleidoscpico da luz. Assim como se d uma perda do centro, d-se tambm uma perda da luz como perda da transparncia. Esta perda corresponde ao dissolver-se de toda e qualquer metafsica da luz, seja na forma parmdea (Parmnides?), seja na forma gnstica. O horizonte do moderno configura-se sem alguma polaridade. No pensvel nem um todo pleno de luz e conjunto de invisveis trevas nem uma origem composta por dois princpios supremos: a luz e as trevas, como nos gnsticos. (). Aquilo que no emerge aqui o que irredutvel na luz: o dado perceptvel. MI: Seldmayr tem em conta a luz quer do ponto de vista ntico, quer ontologicamente. Ele sabe que a palavra luz deriva de fenmeno, isto , aquilo que se manifesta, aquilo que emerge (luz). O termo grego _ significa tanto fazer luz, iluminar (tornar visvel) como falar (tornar audvel). A origem do mundo ditada por uma seja a luz e a luz foi, o que significa tanto: trazer luz como dar a palavra. () Os padres da igreja dizem que Deus pronuncia palavras pela primeira vez e cria o Verbo como a luz da luz Esta luz no apenas metafrica ou representao da essncia, mas a prpria _ divina. A representao do mundo acontece pela energia, pela luz divina atravs de superfcies que se oferecem ao esplendor como pura evidncia. Desta evidncia d-se a percepo do belo. () Se tudo o que belo se encontra, objectivamente, no ponto de interseco entre dois factores que s. Toms chama species e lumen, figura e esplendor, o encontro com a beleza , ento, caracterizado por duas propriedades: perceber/receber (percepire) e ser atrado pelo esplendor. Por um lado tem-se, assim, a doutrina da percepo, e por outro lado, a da observao da beleza e da fora de atraco do belo. Uma depende da outra, uma vez que ningum percepciona sem antes ser atrado e ningum atrado sem primeiro ter percepcionado. Entre o que percepcionado e aquele que percepciona h o _ no qual o semelhante v o semelhante e o olho no s capta como tambm emite luz: ver , ao mesmo tempo, difundir a vida atravs da luz. O manifestar-se como evidncia das coisas , simultaneamente, evidncia das ideias: a luz que difunde o saber.
3

A viso do mundo ento esttica e no esttica. A presena da luz no contem a ideia de obra de arte. A luz contem qualquer aparecer e no existem representaes privilegiadas. No belo, a glria do manifestar-se do Epifnio; o esplendor daquilo que originrio e irredutvel na sua prpria condio ntica, isto , na sua prpria percepo. P. 35 Estes temas da luz esto presentes na cultura grega, assim como naquela gnstica e na cultura crist at S. Bonaventura Duns Scoto. Talvez o problema de Seldmayr possa ser invertido: a obra de arte, tal como a entendemos hoje, existe apenas na poca em que se deu a perda do centro e da luz? H em Seldmayr uma forte influncia da mstica alem, de Goethe que pensa obscuridade como abismo e causa originria do ser. () Mas Seldmayr sabe que com a arte romntica a subjectividade ultrapassou definitivamente os confins de um mundo em que com a luz tudo se torna para o outro em sentido teortico. Um mundo em que o mesmo carcter manifestante possui o esprito, a livre luz da conscincia, e o saber e o conhecer. Um mundo definitivamente perdido e infinitamente sonhado: a Grcia (Hegel). (Romantismo como crise do fim do Imprio Romano). O Deus da arte romntica aparece como um deus que v, que se sabe a si mesmo, que interiormente subjectivo e que abre o seu interior ao interior. () A luz na pura subjectividade que se pensa a si mesma como esprito e que pode fazer explodir um eclipse. O demonaco pode interiorizar-se. A conscincia emerge como mltipla especularidade da auto-reflexo, torna-se vontade de poder, mas tambm absoluta disponibilidade para o risco no s da morte mas tambm da total perdio. A luz tornase, por um lado, o puro dado fsico a submeter a leis universais, instrumento; por outro, a luz dos olhos do poeta: a luz espiritual totalmente subjectivada. (Como mostra Nietzsche, j no a luz do sol).

You might also like