You are on page 1of 2

ARISTTELES (A alma em)1 preciso sempre lembrar que Aristteles foi discpulo de Plato e se manteve sempre fiel, ao menos

s ao esquema mental do mestre. Alguns autores buscam ver duas fases no pensamento de Aristteles: uma primeira, ainda ligada a Plato, metafsica e, na antropologia, dualista; uma segunda, onde ele j teria abandonado a metafsica, ao menos dentro dos parmetros platnicos, em favor da fsica e, em antropologia, no dualista. Esta viso est hoje, largamente superada. Diferentemente de Plato, que refletiu sobre o homem motivado pela tica e pela poltica; Aristteles ir proceder sua reflexo a partir das cincias naturais, no seu caso, da fsica. Seu ponto de partida ser a experincia emprica. Algumas categorias de sua metafsica so sumamente importante para sua antropologia (ou psicologia): substncia e acidente; matria e forma. Todos os seres de nossa experincia so snolos, ou seja, compostos de matria e forma. O homem um snolo de matria e forma e somente assim existe. Existe uma ambigidade lingstica em Aristteles (seria somente lingstica?): denomina o corpo humano como matria e s vezes, como matria informada. Para ser exato, teria que ter sempre afirmado que o homem matria e alma, ou seja, o corpo j matria informada. Como o homem s existe enquanto existe uma matria prima informada, fica, em muito, superado o dualismo. O homem no se identifica com sua alma. Definio aristotlica de alma: necessrio, ento, que a alma seja substncia como forma de um corpo fsico que tem vida em potncia. Mas a substncia como forma entelechia [ato]. A alma, ento, entelechia de um tal corpo (La Anima, B 1, 412 19-22); A alma entelechia primeira de um corpo fsico que tem a vida em potncia (Id. B 1, 412 27-28); Se si deve dar uma definio que seja vlida para qualquer alma, precisar dizer que essa entelechia primeira de um corpo natural orgnico (Id. B 1, 412b 4-6). Para explicar as funes que os seres vivos desenvolvem, Aristteles distingue trs tipos de faculdades da alma: vegetativa (gerao, nutrio e crescimento), sensitiva (sensao e dela derivam a fantasia, memria e experincia; apetite e movimento) e racional (pensamento intelecto potencial e atual). A faculdade superior engloba e supera a inferior. Ao falar sobre o intelecto atual, o nous, Aristteles acaba por retomar o dualismo platnico. Por exigncia de sua teoria do conhecimento, ele separado, ou seja, imaterial.
1

TRESMONTANT, C., Il problema dellanima. Roma: Paoline, 1972, pp.28-53; REALE, G., Storia della filosofia ntica. 8 ed. Milo: Vita e Pensiero, 1991, vol.II, pp.466-481.

Esse intelecto separado, impassvel e no misturado e intacto pela sua essncia: de fato, o agente sempre superior ao paciente e o princpio superior matria (...) Separado, esse somente aquilo que exatamente , e este somente imortal e eterno (De Anima, L 5, 430 10-23; ver Reale, vol.II, p.479). H toda uma discusso sobre esse intelecto agente que vem de fora (Reale, pp.480-481). Em todo caso, esse nous que imortal em Aristteles, que tem por funo aquilo que mais abstrato no pensamento (entendo, com esse nome, aquilo com o qual a alma pensa e opina Reale, p.477), no o que a tradio ir entender por alma. Quanto a independncia do nous (intelecto) do corpreo, e porque ainda assim ele se v afetado por distrbios fsicos: De Anima, A 4, 408b 18-29.

You might also like