You are on page 1of 3

Compreender que a relao do homem com o mundo essencialmente valorativa.

. Axiologia o ramo da filosofia que estuda os valores, etimologicamente significa "Teoria do valor". A axiologia costuma sintetizar a diversidade de valores em trs grupos:

Valores ticos/morais; Valores estticos; Valores religiosos.

A definio mais comum de axiologia que ela um ramo da Filosofia que tem por objeto o estudo dos valores. Distinguir juzos de facto e juzos de valor. Juzo de facto uma proposio que descreve os factos ou fenmenos de uma realidade e pode ser verdadeiro. O juzo de facto descreve a realidade de um conhecimento sendo igual para todos e expressa a realidade tal como ela , podemos dizer que objetivo. Ex.: O Joo tem um metro e noventa A pena de morte existe nos Estados Unidos Juzo de valor uma proposio que manifesta a apreciao da realidade por parte de um sujeito. Esta apreciao varia de sujeito para sujeito, por manifesta as preferncias de cada um. O juzo de valor pode ser considerado verdadeiro ou falso, podemos dizer que subjetivo. Ex.: O Joo honesto A pena de morte injusta Explicar a bipolaridade dos valores. Bipolaridade dos valores a distino entre valores negativos e valores positivos. Os nossos valores tendem a organizar-se em termos de oposies ou polaridades. Valor tanto o Bem, como o Mal, o Justo como Injusto. Ex.: bonito/feiobom/mauhonesto/desonestobem/malpossvel/impossvel. Explicar a hierarquia dos valores. A hierarquia dos valores quando no atribumos a todos os nossos valores a mesma importncia. Na hora de tomar uma deciso, cada um de ns, hierarquiza os valores de forma muito diversa. A hierarquizao a propriedade que tem os valores de serem uns mais valiosos que outros. Enunciar a questo filosfica dos critrios valorativos. A questo filosfica dos critrios valorativos: Ser que os valores so objetivos? NoSubjetivismo moral / SimObjetivismo moral. Mostrar que os valores variam em funo da pessoa.

As preferncias e valores variam em funo da pessoa, do grupo social e da cultura. Mas possvel encontrar valores universais. Os valores de uma pessoa ou de um grupo de pessoas so to bons e to vlidos como os de quaisquer outras pessoas ou grupos. Mostrar que os valores variam em funo da poca histrica.

Mostrar que os valores variam em funo do grupo social e da cultura.

Todos os grupos sociais tm diferentes valores, os grupos ocidentais tm valores completamente diferentes dos valores, por exemplo, dos africanos. Os nossos valores variam conforme a educao que nos foi transmitida, mas, tambm, somos influenciados pelas novas tecnologias e pelo que elas nos transmitem. Podemos concluir que todos ns temos valores diferentes e atravs desses valores que orientamos todas as nossas aes. Definir o conceito de cultura. O conceito de cultura bastante complexo. Podemos o definir como a rede de significados que do sentido ao mundo que cerca um indivduo, ou seja, a sociedade. Essa rede engloba um conjunto de diversos aspetos, como crenas, valores, costumes, leis, moral, lnguas, etc. Enunciar as caractersticas comuns a todas as culturas. As caractersticas comuns a todas as culturas: aprendida (existe graas a um processo de transmisso de gerao em gerao); simblica (todas as culturas possuem smbolos que so compreendidos de modo semelhante por todas as pessoas que as integram); domina a natureza (sobrepe-se ao que h de biolgico em ns); mostra-se como geral e especifica ao mesmo tempo (qualquer sociedade, tm uma determinada cultura, as culturas so diferentes, tm caractersticas prprias, que as individualizam); abarca o todo (a cultura est presente em todos os aspetos da vida humana ou seja, a cultura est presente em tudo na nossa vida); partilhada (no propriedade de um indivduo, de todas as pessoas de uma sociedade); adaptante e desadaptante (porque o Homem pode mudar a natureza conforme as suas necessidades, mas o Homem coloca-se em perigo ao efetuar determinadas transformaes na natureza). Distinguir elementos instrumentais de elementos ideolgicos de uma cultura. Elementos instrumentais: So de carcter fsico e visam satisfazer necessidades bsicas. Ex.: objetos naturais, objetos tcnicos e bens mveis e imveis. Elementos ideolgicos: So de carcter abstrato e visam fornecer coerncia e

organizao ao pensamento e comportamentos humanos. Ex.: ideias e crenas, cincia, teorias e conceitos. Multiculturalismo. Multiculturalismo (ou pluralismo cultural) um termo que descreve a existncia da diversidade de muitas culturas pode ser numa localidade, cidade ou pas. Etnocentrismo. Etnocentrismo ocorre quando um determinado individuo ou grupo de pessoas, que tm os mesmos hbitos e carter social, discriminam outro, julgando-se melhor, seja pela sua condio social, pelos diferentes hbitos ou manias e cor. Ex.: rejeio, racismo.

Relativismo Cultural. O relativismo cultural parte do pressuposto que cada cultura expressa de forma diferente, reconhece que todas as outras culturas tambm so boas mas quer evitar contacto com elas, ou seja, cada um deve viver na sua cultura. Ex.: coexistncia. Interculturalismo. O interculturalismo refere-se interao entre culturas de uma forma recproca, favorecendo o seu convvio e integrao assente numa relao baseada no respeito pela diversidade e no enriquecimento mtuo, respeita todas as culturas, defendendo que todas so iguais. Ex.: dilogo. Explicar a importncia do dilogo intercultural. O Dilogo Intercultural permite o enriquecimento cultural, a troca e partilha de ideias, exige a igualdade entre todos os homens (povos da terra): de direitos e deveres; dar respostas questes que afetam a humanidade, a guerra, a poluio, as doenasetc.

You might also like