You are on page 1of 17

TEMA: HISTRIA DO DIREIRO Professora:Mnica Goulart

Antes de adentrarmos na matria especificamente, necessrio entendermos alguns conceitos. O que histria? O que histria do direito? Qual o objetivo do estudo de histria do Direito?

1-

Histria:

Quando se pensa em histria a palavra passado logo nos vem mente. O passado seria histria? Todo passado? Ehrarde e Palmade, em sua obra A histria janeiro: Zahar, 1976, p. 23 traz uma reflexo. como Cincia Social, Rio de

A histria a memria da humanidade, mas no suficiente recordar para ser historiador Sem dvida, o tempo a dimenso do trabalho do historiador. Pensemos: possvel histria das baleias? No seria menos estranho histria da caa s baleias? A histria das baleias no possvel porque as baleias no transformam, no se transformam ... A transformao a essncia da histria e somente o ser humano pode executar tal tarefa.

Pode-se, ento, chegar primeira concluso acerca da histria: seu objeto o homem, isto , o estudo da histria concentra-se no Ser Humano e a sucesso temporal de seus atos. (Bloch, Marc. Introduo histria. 3 Ed. So Paulo. Herder, 1970)

2- Direito:

A palavra direito, bem como ele prprio no sentido amplo da cincia do Direito, vem dos Romanos antigos e a soma da palavra DIS (muito) + RECTUM (reto, justo, certo), ou seja, Direito em sua origem significa o que muito justo, o que tem justia.

Conceito: conjunto de normas para aplicao da justia e a minimizao de conflitos de uma sociedade. Estas normas, estas regras, esta sociedade no so possveis sem o homem, porque o ser Humano quem faz o direito e para que o direito feito.

O Jurisconsulto romano Ulpiano nos d uma lio do que o direito, indicando os tipos de direito e definindo-os. Vale a pena encerrar esta definio com a lio, dedicada aos estudantes de direito, deste mestre da Antiguidade:

os que vo dedicar ao estudo do Direito devem comear por saber donde vem a palavra ius. Na verdade, provem de iustitia: pois o direito a arte do bom e do equitativo. 1. Pelo que h quem nos chame de sacerdotes . Na verdade, cultivamos a justia e, utilizando o conhecimento do bom e equitativo, separamos o justo do injusto, distinguimos o lcito do ilcito...2. H duas partes neste estudo: o direito pblico que diz respeito ao estado das coisas de Roma; e o privado, relativo utilidade os particulares, pois certas utilidades so pblicas e outras, privadas. O direito pblico consiste s coisas sagradas, aos sacerdotes e magistrados. O direito privado tripartido : , de fato, coligido de preceitos naturais, ou das gentes, ou civis

3- Histria do Direito

Histria e Direito tm algo em comum: o Homem. O Homem naturalmente produtor de cultura.

Entende-se por cultura o processo pelo qual o homem acumula as experincias que vai sendo capaz de realizar, discerne entre elas, fixa as de efeito favorvel e, como resultado da ao exercida, converte em idias as imagens e lembranas.

Assim, sendo o direito uma produo humana, ele tambm cultura e produto do tempo histrico no qual a sociedade que o produziu ou produz est inserida.

3.1 - Objetivo do Estudo de Histria do Direito:

A Histria do Direito primordial para o estudante de Direito na medida em que o auxilia na compreenso das conexes que existem entre a sociedade, suas caractersticas, e o direito que produziu, treinando-o para uma melhor visualizao e entendimento do prprio direito. O valor da histria est ento em ensinar-nos o que o homem tem feito, e deste, modo, o que o homem . Portanto, o valor do estudo da histria do Direito no est em ensinar-nos no somente o que o direito tem feito, mas o que o direito .

2 aula 24/08/2011. O direito na antiguidade ocidental O direito dos povos grafos: - a = negao + grafos = escrita.

Embora algumas vezes as pessoas confundam Direito e Lei escrita, se partirmos do pressuposto de que o conjunto de regras ou normas que regulamentam uma sociedade pode ser chamado (ainda que humildemente) de direito, todas as comunidades humanas que existem ou existiram no mundo indiferentemente de quaisquer caractersticas que tenham produziram ou produzem seu Direito. S podemos estudar histria do direito a partir do advento da escrita que varia no tempo de povo para povo- antes disso chamamos de pr-histria. A pr-histria do direito um longo caminho de evoluo jurdica que povos percorreram e, apesar de sabermos que foi uma estrada bastante rica, temos a dificuldade, pela falta da escrita, de ter acesso a ela. As origens do Direito situam-se na formao das sociedades e isto remonta a pocas muito anteriores escrita e dependendo do povo que tratamos, esta poca ainda hoje. No tem um tempo determinado, podem ser os homens da caverna de 3.000 a.C. ou ndios brasileiros at a chegada de Cabral, ou at mesmo as tribos da floresta Amaznica que ainda hoje no entraram em contato com o homem branco. Caractersticas gerais destes grupos: Em geral, no tem grande desenvolvimento tecnolgico e somente uma minoria destes tem agricultura. So em sua grande parte, caadores e como tais seminmades ou nmades. (tribos e raas humanas que no tem pouso fixo e vagueiam errantes) Caractersticas gerais dos direitos dos Povos grafos:

- So abstratos: (como so direitos no escritos) As regras devem ser decoradas e passadas de pessoa para pessoa da forma mais clara possvel. - So numerosos: cada comunidade tem seu prprio costume e vive isolada no espao e, muitas vezes no tempo. Os raros contatos que tinham com grupos vizinhos tem como objetivo a guerra.

- So relativamente diversificados: Esta distncia (no tempo e no espao) faz com que cada comunidade produza mais dissemelhanas do que semelhanas em seus direitos. - So impregnados de religiosidade: como a maior parte dos fenmenos so explicados por estes povos, atravs da religio, a regra jurdica no foge a este contexto. Por isto, a distino entre regras religiosas e regra jurdica torna-se impossvel. Fontes dos Direitos dos Povos grafos:

Entendemos como fontes de direito tudo aquilo que utilizado como base ou inspirao para a feitura de regras ou cdigos. Os povos grafos basicamente utilizam os Costumes como fonte de suas normas, ou seja o que tradicional no viver e conviver de sua comunidade torna-se regra a ser seguida. Mas no o costume nica fonte do direito destes povos. Nos grupos sociais onde se pode distinguir pessoas que detm algum tipo de poder estes impem regras de comportamento, dando ordens que acabam tendo carter geral e permanente. O precedente tambm utilizado como fonte. As pessoas que julgam (chefes ou ancios) tendem a, voluntria ou involuntariamente, aplicar solues j utilizadas anteriormente. Transmisso das regras:

Muitos grupos utilizam o procedimento de, em intervalos regulares de tempo, terem suas regras enunciadas a todos pelos chefes ou ancios. AS PRIMEIRAS LEIS ESCRITAS H um lugar no mundo onde quase tudo que consideramos civilizado nasceu: o Crescente Frtil, onde hoje est o Iraque, uma parte do Ir e parte de seus vizinhos. Este lugar tem este nome por causa da fertilidade que os rios Tigre e Eufrates do a regio. Nesta regio o homem primeiro dividiu as horas, os minutos e os segundos em sessenta, fez tijolos e erigiu grandes construes eles, criou a jardinagem, inventou o Estado e o Governo, fez as primeiras escolas, inventou a cerveja, etc. Mas, a mais grandiosa inveno dessa gente da Mesopotmia (= entre rios foi o nome dado pelos gregos regio entre os rios Tigre e Eufrates) foi passar para uma superfcie smbolos que expressavam idias; a isso chamamos de escrita. Tem-se notcias de um chefe da

cidade de Lagas de nome URUKAGINA, no terceiro milnio antes de cristo, ser apresentado pelos textos de poca como um grande legislador. O historiador Emanuel Bouzon em sua obra , O Cdigo de Hammurabi, informa que as inscries de Urukagina no transmitem leis ou normas legais, mas medidas sociais adotadas para coibir abusos e corrigir injustias vigentes. O Corpo de leis mais antigo que se conhece o de Ur-Nammu ( Rei de Cidade Estado do crescente Frtil - fundador da terceira dinastia de Ur, 2111-2094 a.C.) do qual chegou at ns somente dois fragmentos de um tablete de argila, que mais tarde teve grande influncia sobre as Leis de Hammurabi. No final de 1901 e incio de 1902 d.C. uma expedio arqueolgica francesa encontrou uma estela(ou pedra) de diorito negro de 2.25 m de altura contendo um conjunto de leis com 282 artigos, postos de maneira organizada, ao qual chamamos hoje de Cdigo de Hammurabi por ter sido feita a mando do Rei Hammurabi, que reinou ma Babilnia entre 1792 e 1750 a.C. (pode ser vista hoje no museu do Louvre, em Paris. SOBRE O REI HAMMURABI Hammurabi no foi apenas um grande conquistador e um excelente estrategista; foi, antes de mais nada, um exmio administrador, conforme afirma Emanuel Bouzon: Seus trabalhos de regulagem do curso do Eufrates e a construo e conservao de canais para a irrigao e para a navegao incrementaram enormemente a produo agrcola e o comrcio. Em sua poltica externa Hammurabi preocupou-se, sempre, em reconstruir as cidades vencidas e reedificar e ornamentar ricamente os templos dos deuses locais (...). Hammurabi no apenas ordenou a feitura do Cdigo. Para uma melhor utilizao do Direito como ferramenta de controle ele tambm reorganizou a justia (em moldes muito prximo aos que hoje utilizamos):

Hammurabi conferiu a justia real supremacia sobre a justia sacerdotal; deu-lhe uniformidade de organizao e regulamentou cuidadosamente o processamento das aes, compreendendo nessa regulamentao a propositura, o recebimento ou no pelo juiz, a instruo completada pelo depoimento de testemunhas, diligncias in loco e, finalmente, a sentena. Foi estabelecida ento uma organizao judiciria que inclua at o Ministrio Pblico e um direito processual (GIORDANI, Mario Curtis. Histria da Antiguidade)

SOCIEDADE E ECONOMIA DA BABILNIA HAMMURABIANA A Sociedade da babilnia na poca de Hammurabi dividida, conforme indica o prprio Cdigo, em trs camadas sociais: - Os awilum: o homem livre, como todos os direitos de cidado. Este o maior grupo da sociedade Hammurabiana e compreendia tanto os ricos quanto pobres desde que fossem livres. - Os musknum: so uma camada que ainda suscita muita dvida por parte dos estudiosos. Parecem ter sido uma camada intermediria entre os awilum e os escravos, formada por funcionrios pblicos, com direitos e deveres especficos. Os escravos: eram a minoria da populao, geralmente prisioneiros de guerra. Mas poderiam ser tambm: de dvidas, quando o indivduo penhorava o prprio corpo ou de um membro da famlia, como garantia de pagamento e no o fazia; ou por Nascimento. Era tido como coisa, bem alienvel, ou seja, algo que podia ser vendido, alugado, dado e eliminado... A economia era basicamente agrcola e a maior parte das terras era de propriedade do palcio, ou seja, do governo. Mas havia comrcio e este era bastante forte, principalmente externo conforme mostra o prprio Cdigo que afirma existirem inclusive banqueiros que financiavam as expedies. ALGUNS PONTOS DO CDIGO DE HAMMURABI: a) A pena de Talio

O princpio da Pena de talio um dos mais utilizados por todos os povos antigos. apontado por alguns como sendo a primeira forma que as sociedades encontraram para estabelecer as penas para seus delitos. Este princpio, que exemplificado na Bblia com a frase olho por olho, dente por dente, no uma lei, mas uma idia que indica que a pena para o delito equivalente ao dano causado neste. O Cdigo de Hammurabi utiliza muito este princpio no tocante aos danos fsicos, podendo penalizar outras pessoas que no o culpado. 196: se um awilum destruiu o olho de outro awilum, destririam seu olho.

229: se um construtor edificou uma casa para um awilum, mas no reforou seu trabalho, e a casa, que construiu, caiu e causou a morte do dono da casa, esse construtor ser morto. 230: Se causou a morte do filho do dono da mataro o filho desse construtor. casa,

OBS: o princpio da Pena de Talio no contava quando os danos fsicos eram aplicados a escravos medida que estes podem ser definidos como bens alienveis; o dano contra um bem deve ter ressarcimento material. b) Falso testemunho:

Falso testemunho tratado com severidade pelos povos antigos porque provas materiais eram mais difceis; assim sendo contavam na maior parte dos processos somente com testemunhas. O Cdigo separa pagamento: uma causa de morte de uma causa que envolve

03: Se um awilum apresentou-se em um processo com testemunho falso e no pode comprovar o que disse: se esse processo um processo capital, esse awilum ser morto. 04: Se se apresentou com um testemunho (falso em causa) de cevada ou prata: ele carregar a pena desse processo. c) Roubo e Receptao:

O Cdigo Hummurabiano penaliza tanto o que roubou ou furtou quanto o que recebeu a mercadoria roubada. 22: Se um awilum cometeu um assalto e foi preso: esse awilum ser morto. 06: se um awilum roubou um bem de propriedade de um deus ou do palcio: esse awilum ser morto; e aquele que recebeu de sua mo o objeto roubado ser morto. d) Estupro:

Era previsto neste cdigo somente para virgens casadas, ou seja, mulheres que, embora tenham o contrato de casamento firmado, ainda no coabitavam com os maridos. 130: Se um awilum amarrou a esposa de um (outro) awilum, que ainda no conheceu um homem e mora na casa de seu pai, dormiu em seu seio, e o surpreenderam, esse awilum ser morto, mas a mulher ser libertada. e) Famlia: babilnia Hammurabiana era patriarcal e o embora fosse admitido o concubinato. Mas a status ou os mesmos direitos de esposa. O somente vlido se houvesse contrato:

O sistema familiar da casamento, monogmico, combina jamais teria o casamento legtimo era

128: Se um awilum tomou uma esposa e no redigiu seu contrato, essa mulher no esposa. Havia tambm a possibilidade de casamento entre as camadas sociais e o cdigo no somente admitia isto como regulamentava a herana dos filhos nascidos deste tipo de casamento: 175: Se um escravo do palcio ou escravo de um musknum tomou por esposa a filha de um awilum e ela gerou filhos, o dono do escravo no poder reivindicar para a escravido os filhos da filha de um awilum. O casamento era no chamado hoje regime de comunho de bens. 152: Se, depois que a mulher entrou na casa de um awilum, recaiu sobre eles uma dvida, ambos devero pagar ao mercador. f) Divrcio: O marido podia repudiar a mulher nos casos de recusa negligncia em seus deveres de esposa e dona de casa. ou

Qualquer dos dois cnjuges podia repudiar o outro por m conduta, mas neste caso a mulher para repudiar o homem deveria ter uma conduta ilibada. 142: Se uma mulher tomou averso a seu disse-lhe: Tu no ters relaes comigo, ser examinado em seu distrito. Se ela se no tem falta seu marido um saidor e a muito, essa mulher no tem culpa, ela tomar e ir para casa de seu pai. esposo e seu caso guarda e despreza seu dote

g) Adultrio Somente a mulher cometia crime de adultrio, o homem era, no mximo cmplice. Desta forma, se um homem sasse com uma mulher casada, ela seria acusada de adultrio e ele cmplice de adultrio e se a mulher fosse solteira, no comprometida, no havia crime nem cumplicidade. Quando pegos, os adlteros pagavam com a vida, entretanto o Cdigo prev o perdo do marido: 129: Se a esposa de um awilum for surpreendida dormindo com um outro homem, eles os amarraro e os lanaro ngua. Se o esposo deixar viver sua esposa, o rei tambm deixar viver seu servo.

5 Aula. GRCIA 1- Introduo. Por suas condies geogrficas e econmicas, Grcia significava uma regio. Compreender esta no unidade que era a Grcia significa buscar a compreenso do que seja uma cidade-Estado. A cidade no tinha o significado que hoje tem; cidade era a associao religiosa e poltica das famlias e das tribos (COULANGES, F. A cidade antiga. So Paulo. Hemus, 1975). O Estado ateniense, por exemplo, compreendia todos os indivduos livres que viviam em Atenas e mais todos aqueles que viviam nos territrios da tica Regio a que pertencia Atenas. Comum a todas as Cidades-Estados gregas era a crena, independente dos regimes polticos a que se submetiam. Nos sculos VIII e VII a.C., as cidades gregas conheceram um grande desenvolvimento urbano. Este no se deu de forma igual devido ao grande crescimento populacional do perodo somado a uma retomada do progresso tecnolgico , artesanal e comercial. Este progresso gerou a queda das monarquias e o incio de turbulncias sociais, que acabaram por produzir legislaes e famosos legisladores Entre eles podemos citar Zaleuco de Locros, Carondas de catnia, Licurgo de Esparta, Drcon e Slon de Atenas. Destes, somente os dois ltimos tm comprovada existncia histrica. Entretanto, duas cidades apresentam-se como as mais intrigantes no tocante ao direito: Esparta e Atenas 2ESPARTA:

Uma das primeiras Cidades-Estados a surgir na Grcia, fundada no sc. IX a.C. por invasores drios nas margens do rio Eurotas, na plancie da Lacnia. O nome da cidade deriva de uma planta da regio. A partir do sc. VII a.C Esparta inicia um processo que vai culminar em um quase total refreamento de qualquer tipo de evoluo.

Este processo indicado pelos prprios habitantes de Esparta, como sendo obra de um legislador, no necessariamente histrico, Licurgo: A evoluo foi completamente detida e toda a energia da raa consagrou-se manuteno destas instituies arcaicas que, enrijecendo-se ainda mais, acabaram-se por esclerosar-se. Pensa-se atualmente que esta atribuio de patrono servia para disfarar a obra de poderosas famlias, desejosas de perpetuar o estado de coisas que mais lhe dava proveito. 2.1 - Sociedade:

Esparta apresentava trs camadas sociais: - Os Espartatas: eram os drios, guerreiros que recebiam educao militar especial; - Os Periecos: eram os aqueus, tinham boas condies materiais de vida, mas nenhum direito poltico. - Os Hilotas: eram os escravos de propriedade do Estado, no tinham proteo da lei e sua condio humana era uma das mais insuportveis de todo mundo antigo. Embora possamos, primeira vista, subentender que os espartatas estariam com uma situao privilegiada, seu cotidiano no era, de nenhuma maneira, sereno. Os espartatas eram considerados espartanos de raa pura, pouco numerosos desde o comeo (+/- 10.000 guerreiros) aliviados de qualquer preocupao material, que se consagram desde os sete at os sessenta anos ao treinamento militar, casam-se patrioticamente aos 30, mas dormem no quartel at os 40, pagando com esta servido militar a grandeza de serem os melhores infantes do mundo. Educao espartata: indicada como um rigidez extrema: a educao espartana. adjetivo, significando

Desde a primeira infncia o espartata era educado para viver para o Estado. - Ao nascer, o beb julgado saudvel por uma comisso especial de ancios, estava imediatamente sob superviso pblica. (As crianas que eram enjeitadas pelo governo acabavam morrendo ou sendo acolhidas por algum hilota de bom corao) - At os sete anos a criana recebia cuidados de sua me e de amas especiais do governo. Aos sete os meninos eram afastados de suas famlias e ingressavam em um grupo militar comandado por um jovem

espartata, onde marchavam, msica e leitura.

faziam

muita

ginstica

aprendiam

- Dos doze aos dezessete anos, estes meninos deviam ir para o campo, onde deviam sustentar-se somente com seu prprio esforo. Constantemente participavam de competies militares e de ginstica. Nesta poca, para desenvolver a independncia destes meninos, eles eram incentivados a roubar, principalmente alimentos. Entretanto se mal sucedidos, o garoto era surrado impiedosamente. O detalhe que o castigo no era pelo fato do roubo e sim, por ter sido pego. - Aos dezessete anos o rapaz passava pela Kriptia, que consistia em esconder-se pelo campo, munido de punhais e noite degolar quantos escravos conseguisse apanhar. Quem passasse por esta prova tornava-se adulto e recebia um lote de terra, ia viver ento no quartel, recebendo uma refeio por dia ao cair da tarde. - Os espartatas no podiam casar-se at os trinta anos; poderiam apenas coabitar. Aos sessenta, aposentavam-se do exrcito e podiam tomar parte do conselho de ancios. - As meninas: recebiam praticamente o mesmo treinamento fsico dos meninos, para que pudessem ser boas mes de espartatas. Elas tinham mais liberdades que outras mulheres de outras CidadesEstados da Antiguidade. Podiam receber herana e podiam enriquecer com o comrcio, atividade vedada totalmente aos homens. 2.2 - Economia: A economia de Esparta tambm transformou-se a partir do sculo VII a. C. Surgiu uma vasta propriedade estatal no lugar das antigas propriedades coletivas. Esta grande propriedade era dividida, provavelmente, em 8.000 a 9.000 lotes, chamados cleros. Distribudas entre os guerreiros drios, as terras no podiam ser cedidas ou vendidas. O Estado detinha a posse legal e o cidado (espartata), o usufruto. Para o trabalho nestas terras o Estado emprestava seis escravos por lote, j que estes eram, tambm, propriedade dele. Os periecos se dedicavam agricultura e, mais esparsamente, criao de pequenos animais, ao artesanato, minerao de ferro e ao comrcio. Eles tinham a propriedade de suas terras, mas estas eram sempre em periferia, no necessariamente as melhores. 2.3 - Poltica: A poltica espartana tambm se tornou extremamente conservadora. O poder passou a ser monopolizado exclusivamente pelo Conselho de

Ancios, tambm chamado de Gersia, que eram compostos de vinte e oito cidados acima dos sessenta anos - que tinha cargo vitalcio e eram escolhidos por aclamao na Assemblia que era composta exclusivamente por espartatas. Os foros, cinco magistrados com mandato de um ano que tinham por funo cuidar da educao das crianas espartatas (dever do Estado), fiscalizar a vida pblica e julgar os processo civis. 2.4 - Cultura e ideologia: Esparta tinha uma caracterstica marcante militarismo levado s ltimas consequncias. e absoluta: o

Este militarismo somava um esforo contundente e eficaz de manuteno do seu modo de vida, do status quo. Gerou por sculo a sociedade mais imvel da histria. Esta imobilidade graas a trs caractersticas marcantes deste povo: Xenofobia, xenelasia e o laconismo. Xenofobia: a averso, desconfiana, temor ou antipatia por pessoas estranhas ou por tudo que venha de outro lugar. Rejeitavam qualquer idia ou influncia estrangeira. Xenelasia: o banimento ou impedimento de estadia de estrangeiros. Assim, os espartanos no entravam em contato com idias estranhas ao seu meio. Laconismo: existe quando se fala somente o mnimo necessrio e, mesmo assim, utilizando-se do menor numero de palavras possvel. Esta uma caracterstica que mais pode causar um refreamento nas mudanas de uma sociedade, visto que, se levado ao extremo, diminui, inclusive, a atividade intelectual e criativa. 3Atenas:

Separada do resto da Grcia por montanhas muito altas, porm de fcil acesso. Sua situao geogrfica protegeu-a das invases, principalmente de drios. No sc. VIII a.C a economia de Atenas era, ainda, basicamente, rural. Com o desenvolvimento comercial, os georgoi (agricultores que possuam terras pouco frteis junto s montanhas) se viram, cada vez mais, em situao difcil, porque com a importao de cereais e algumas crises climticas , a concorrncia os aniquilava, gerando um endividamento com os euptridas (nobres atenienses que formavam a aristocracia- forma de governo em que predomina a nobreza) que alm de monopolizar o poder, monopolizavam tambm as melhores terras.

Este endividamento gerava no somente a perda de terras , mas tambm, caso houvesse a penhora do prprio corpo, a escravido por dvida. Os euptridas monopolizavam o poder, governavam sozinhos, formando uma oligarquia (de oligoi, pequeno grupo - caracterizava-se pela presena de conselhos polticos restritos e limitados em nmeros, escolhidos por sua posio social). Com o passar do tempo, esta situao de empobrecimento dos georgoi aumentou e somou-se insatisfao de comerciantes de artesos que se tornavam cada vez mais ricos e desejavam participar da vida poltica. A oligarquia estava ento entre dois problemas: novos ricos desejosos de participar do governo que lhes era vedado e pobres, exigindo o fim da escravido por dvida e a repartio das grandes propriedades. Os insatisfeitos formaram o partido popular e o governo oligrquico ficou de outro lado, com o partido Aristocrtico. No meio desta luta entre os dois partidos, um aristocrata, de nome Clon (em 623 a. C), tentou tomar sem sucesso- o poder fora e, como a resposta do Partido Popular foi imediata, a oligarquia se viu obrigada a lhes oferecer, para acam-los, reformas. A, surgiram os legisladores: Drcon e Slon. 3.1 DRCON (621 a.C)

Primeiro a redigir as leis em Atenas. famoso at hoje pela severidade de suas leis, tanto que, mesmo nos dias atuais, a palavra draconiano significa nos dicionrios: referente a ou o severo e duro cdigo de leis a ele (Drcon) atribudo. Que ou o que excessivamente rigoroso ou drstico (Diconrio Houaiss da Lngua Portuguesa). Esta severidade pode ser compreendida pelo fato de Drcon ser um euptrida, e como tal conservava todos os sentimentos da sua casta e era instrudo do direito religioso. Passou a escrito os antigos costumes, sem nada alterar. Sua primeira lei e esta: devemos honrar os deuses e os heris e oferecer-lhes sacrifcios anuais, sem nos afastarmos dos ritos seguidos pelos antepassados. Desta forma, Drcon reproduziu o direito antigo, ditado por uma religio implacvel que via em todo erro uma ofensa s divindades e em toda ofensa s divindades um crime odioso. Assim, todos os crimes eram passveis de pena de morte.

Com tanta severidade, no resolvendo o problema econmico, social e poltico, a Partido Popular voltou a exigir reformas. Em 594 a.C foi indicado um novo legislador. 3.2 SLON (594 a.C)

Aristocrata de nascimento e comerciante de profisso. Era como comerciante que Slon pensava e foi assim que legislou. Pode-se afirmar que as leis de Slon correspondem a uma grande revoluo social. A eunomia igualdade de todos perante a leiest presente em todos os artigos que ele escreveu; assim no h distino entre euptridas e no-euptridas. A reforma de Slon atingiu toda a estrutura do Estado Ateniense, no que diz respeito economia, sociedade e poltica. 3.2.1 Economia: A legislao de Slon preparou Atenas para ser uma potncia econmico-comercial. Em todos os sentidos ele indicava um incentivo ao desenvolvimento comercial e industrial que fariam de Atenas a principal e mais poderosa Cidade-Estado da regio. - Slon incentivou a ida de artesos estrangeiros para Atenas. Desta forma a produo tornava-se local, o que no somente barateava o custo dos produtos, como tambm a mdio e longo prazo poderia fazer da cidade uma exportadora. - para melhorar e simplificar as transaes comerciais, o legislador dotou Atenas de um padro monetrio fixo e incentivou e explorao de minas de prata. Instituiu um sistema de pesos e medidas nico. 3.2.2 Sociedade: - Para minimizar os efeitos da crise poltica, Slon concedeu anistia geral, estando perdoados de crimes polticos todos que tivessem cometido um. Neste mesmo sentido ele suavizou a legislao draconiana, buscando apaziguar os nimos exaltados da cidade. - Limitou o direito de herana dos primognitos, que anteriormente eram herdeiros universais. Assim todos os filhos tinham direito a herana, exceto as filhas. Se houvesse somente uma mulher como herdeira, mesmo assim no receberia nada, um parente prximo seria o herdeiro. - Introduziu tambm o testamento na legislao ateniense, sendo a mulher sempre impossibilitada de testar.

- Para atingir objetiva e definitivamente o problema principal que gerava a revolta do povo, o legislador decretou a seisachtia que consistia na suspenso dos marcos de hipoteca, na devoluo das terras aos antigos proprietrios e, principalmente, na proibio da escravido por dvidas em Atenas. 3.2.3 Poltica Slon pensava atravs da economia e no poderia ser diferente quando fez leis relativas ao comando do Estado ateniense. No comando efetivo ficariam aqueles com mais riquezas e, abaixo deles, com menos poder e sucessivamente, os que tivessem menos dinheiro.

You might also like