You are on page 1of 2

SERMO Lucas Mancilha Gondim SANTURIO UM PONTO DE ENCONTRO COM DEUS Texto: Exdo 25:8; Ef.

2:19-22 OBJETIVOS: 1. Apresentar o ideal ednico como a plenitude da comunho com Deus. 2. Demonstrar que Deus busca atravs do santurio a plenitude da comunho com o homem. 3. Identificar ao longo da histria bblica, personagens que buscaram atravs do simbolismo do santurio um encontro com Deus. CONTEXTO: O contexto histrico de exdo faz referncia a um perodo em que o povo de Israel estava cativo do Egito, o fara no sabia mais quem era Jos e por isso subjugou seu povo. Vrias geraes se passaram e a bblia no relata a relao de Deus com seu povo no percurso deste perodo. Deus ento retoma o protagonismo da histria, libertando o povo de Israel do Egito atravs de seu servo Moiss. No deserto faz um novo pcto com seus filhos lhes d o declogo como guia vindouro e decide habitar no meio dele. Segundo o Tratado de Teologia Adventista p.685, Moiss viu uma representao em miniatura do santurio celestial (PP.343; At 7:44; Heb 8:5), o verdadeiro tabernculo Heb 8:2 a bblia afirma que o santurio terreno era uma figura do que se achava no cu (Heb 9:23,24) por que foi feito de acordo com o modelo mostrado a Moiss. Curiosamente um fato nos chama a ateno, a palavra hebraica para santurio nunca ter sido aplicada a um templo pago. INTRODUO: No incio Deus estava face a face com seus filhos diz PP,47-51"E plantou o Senhor Deus um jardim no den, da banda do Oriente; e ps ali o homem que tinha formado." Gn. 2:8. Tudo o que Deus havia feito era a perfeio da beleza, e nada parecia faltar do que pudesse contribuir para a felicidade do santo par; deu-lhes, contudo, o Criador ainda outra demonstrao de Seu amor, preparando um jardim especialmente para ser o seu lar. Neste jardim havia rvores de toda variedade, muitas das quais carregadas de deliciosos frutos. Havia lindas trepadeiras, que cresciam eretas, apresentando todavia um graciosssimo aspecto, com seus ramos pendendo sob a carga de tentadores frutos, dos mais belos e variados matizes. A criao estava agora completa. "Os cus, e a Terra e todo o seu exrcito foram acabados." Gn. 2:1 "E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom." Gn. 1:31. O den florescia sobre a Terra. Ado e Eva tinham franco acesso rvore da vida. Nenhuma mancha de pecado ou sombra de morte deslustrava a formosa criao. "As estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam." J 38:7. O santo par no era apenas filhos sob o cuidado paternal de Deus, mas estudantes a receberem instruo do Criador todo-sabedoria. Eram visitados pelos anjos, e concedia-se-lhes comunho com seu Criador, sem nenhum vu obscurecedor de permeio. Estavam cheios do vigor comunicado pela rvore da vida, e sua capacidade intelectual era apenas pouco menor do que a dos anjos. 1

Aps o pecado ter usurpado o homem de Deus, um novo plano entra em execuso, o sacrifcio necessrio para restaurar a plena comunho. Cristo decide ser este sacrifcio e o homem j no mais no den, passa a prefigurar este momento ao eregir altares que proporcionava momentos de plenitude na presena de Deus. Ado e Eva foram os primeiros a sacrificarem em um altar seguidos por seus filhos e gerao aps gerao, No, Abrao e Israel. Mas Deus sempre desejou habitar novamente no meio de seus filhos e no descansou at t-lo feito (Sl 132:13-16). O santurio de Deus o centro do universo, todas as decises partem deste lugar especial onde est o trono de Deus. Todos os projetos partem deste ponto, a criao, adorao e a salvao. Todos aqueles que tiveram acesso a esse lugar celestial, mesmo em viso ficaram deslumbrados diante de to grandiosa manifestao da glria de Deus; o fulgor era tal que ficavam como mortos (Daniel 8:18); no entanto queriam morar l. (Salmos 27:4). Na bblia h mais verso sobre o santurio do que sobre o sbado. Mais de 150 versos explicitamente sobre o santurio. Joo escreve seus livros na linguagem do santurio. Jesus o cordeiro de Deus, o po da vida, a gua da vida e etc.

CONCLUSO: Certo dia um menino alegre voltava pra casa da escola, j bem perto da porta de sua casa desatento cai num bueiro de uma construo inacabada de seu visinho. Pessoas que pasavam pela rua logo vieram lhe socorrer, o buraco era fundo e o menino no conseguia sair. Logo seu pai chega v o alvorosso entende que seu filho est em apuros corre e chega bem proximo arregassa a mango e esticar o brao o mais longe possivel, pegando a mo de seu filho o traz de volta. Todos ficam admirados e ao perguntar ao garoto o que fez pra sair, ele respondia: estiquei meu brao o maximo que pude e meu pai fez o resto. APELO: Desde o incio Jesus Cristo tem tomado a iniciativa para resgatar seus amados filhos, e o santurio tanto celestial quanto terrestre faz parte deste plano. Ele o centro de todo santuario e Seu sacrifcio mais que suficiente para nos conduzir de volta ao lar. Quer voc voltar a ter essa comunho plena com Deus? Estique seu brao o mximo que pode e o mais Ele j fez por mim e por voc, entregue sua vida a Cristo e faa valer este sacrifcio.

You might also like