You are on page 1of 4

Religio e o declnio da magia, de Keith Thomas. So Paulo: Companhia das Letras, 1991.

Por Cludio Luiz Pereira* Com exatos 20 anos de atraso passa a fazer parte da boa biblioteca em lngua portuguesa o livro Religio e o Declnio da Magia de Keith Thomas, de reconhecida importncia dentro da moderna historiografia inglesa e inovador na sua poca por incorporar, como paradigma, algumas das contribuies ento vigentes na antropologia britnica. O objetivo primordial de Thomas compreender alguns sistemas de crenas que, normais na Inglaterra dos sculos XVI e XVII, j no gozam do mesmo significado em nossa poca. Enseja-nos, desse modo, uma prazerosa viagem atravs de temticas to fecundas quanto a religiosidade popular, a magia na igreja medieval, o impacto da reforma protestante, a prece e a profecia, a Cura mgica, o curandeirismo, assim como a astrologia. Percorre formas clssicas de apelo ao passado, tais como as antigas profecias, ou ainda crenas como fantasmas e duendes. Seu eixo , em alguns momentos, a forma especifica da bruxaria na Inglaterra, associada histria da criminalidade, de modo a dar conta dos mecanismos sociais de produo da bruxa, bem como de seu declnio. A parte final e a concluso detm-se, como o prprio ttulo sugere, em caracterizaes das razes do declnio da magia. O prprio autor reconhece que o inevitvel resultado do empreendimento foi um livro muito extenso. No obstante tenha sido obrigado a realizar redues e simplificaes, fez questo de resgatar certa unidade temporal essencial, indo da Reforma ao Iluminismo, a notvel mudana da ordem intelectual, sobretudo nos ltimos anos do scXVII. Este lapso temporal tambm determinado pelas fontes que impem um limite investigao, pois a partir do sculo XVII os registros bsicos, tanto civis quanto eclesisticos, deixam de ser informativas sobre os temas tratados. No entanto, para o leitor desinteressado pelo conjunto dos temas, o livro est organizado de tal maneira que permite saltar algumas partes, ou intercal-las, sem maiores prejuzos, embora o autor advirta que se
Antroplogo da Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas (UFBA) e Mestrando em Sociologia da Universidade Federal da Bahia.

Caderno CRH, n. 16, p. 123-126, jan/jun, 1992.

124 Cludio Luiz Pereira deve estar atento ao fato de que o todo se prope a ser mais do que a soma das partes. Produtor de uma pesquisa sistemtica, Thomas reuniu uma documentao vastssima. Examinou-a a partir de pontos de vista particulares, tais como o psicolgico, buscando as explicaes das motivaes dos participantes no drama da feitiaria; o sociolgico, mediante tratamento analtico da situao em que estas acusaes de feitiaria costumam ocorrer; e o intelectual, cujo objetivo explicar aquelas concepes que viabilizaram estas prticas. Segundo ele seria possvel vincular o declnio das crenas mgicas consolidao dos espaos urbanos, ascenso da cincia e difuso de certa ideologia denominada de "autoajuda". Entretanto, postula uma conexo apenas aproximativa entre estes fatores e reivindica a necessidade de se proceder uma genealogia sociolgica rigorosa, impossvel no momento de sua pesquisa, e que resgataria os participantes da histria que se tornaram ocultos, ciando tambm maior representatividade s aes daqueles que se tornaram protagonistas evidentes. Assim, em seu estudo, o grupo social identificvel por sua participao ativa na campanha contra certos tipos de magia o clero, sobretudo pela sua atitude, em geral extremamente ambivalente, para com o sobrenatural. Thomas afirma, com zelo metodolgico: "No parece ser possvel dizer que o crescente 'racionalismo' da teologia natural foi um desdobramento teolgico espontneo ou uma simples reao s presses da cincia natural. No h dvida de que teria sentido se pudssemos provar que foram as classes mdias urbanas, os comerciantes e artesos que tomaram a dianteira no abandono das velhas crenas, mas, no presente, parece no haver modo de fazer isso" (p.542). A Inglaterra era, no perodo abordado, uma sociedade marca-damente pr-industrial e algumas de suas caractersticas essenciais eram similares s das atuais "reas subdesenvolvidas". Sua populao era relativamente pequena e majoritariamente instalada no campo: em torno de 2,5 milhes de habitantes na Inglaterra e Pais de Gales em 1500, enquanto que em 1700 no mais de 5,5 milhes. Nem mesmo na segunda metade do sculo XVII eram claros os indicadores da industrializao que mudaria a face da Inglaterra. O quadro social era radicalmente estratificado, e eram evidentes os contrastes entre pobres e ricos. De acordo com Thomas, entre um tero e metade da populao vivia pauperizada, condenada a aceitar um insuportvel nvel de subsistncia e um estado crnico de sub-emprego. Diante do que, afirma: " essa enorme variao no padro de vida, nvel de instruo e sensibilidade intelectual que torna essa sociedade to diversificada e, por conseguinte, dificulta tanto as generalizaes"(p.18).

A Religio e o Declnio da Magia 125 Desta forma, e na busca dos parmetros que sabe diversificados, o Autor vai definir as crenas mediante determinadas e complexas implicaes sociais e intelectuais. Em sua caracterstica particular e central, as crenas apontam para uma permanente preocupao com a explicao e com a minimizao das experincias humanas do infortnio. Thomas se detm naqueles fatores relacionados expectativa de vida, sempre incerta, aos mecanismo de mercado, notadamente a sempre insuficiente oferta de alimentos. Noutro ponto, destaca a impotncia frente s doenas como um elemento bsico s crenas abordadas, ressaltando a incipincia das tcnicas mdicas do perodo, a insuficincia de mdicos e da instituio hospitalar. Ressaltava a ocorrncia da peste que provocava sbito terror e efeitos sociais violentos. Refere e aponta outras formas de catstrofe que marcavam a vida cotidiana, tais como as ameaas segurana pblica, cuja anlise curiosamente centrada no medo de incndios. Alude tambm aos elementos que corrompiam a vida social, como os vcios, os narcticos, o lcool ("que dissolvia as diferenas sociais"), o tabaco, e mesmo o jogo de apostas. O Autor procura trazer luz a interrelao das vrias crenas mgicas e, para tanto, argi sobre a necessidade de trat-las em conjunto, aps realizar um levantamento detalhado de diferentes aspectos da vida da Inglaterra do perodo. Para ele, os nexos que uniam a magia, a astrologia e a bruxaria foram, a um s tempo, intelectuais e prticos. Se, no entanto, os laos intelectuais entre crenas to distintas eram importantes, a astrologia e a bruxaria em geral funcionavam como sistemas rivais de explicao, uma vez que atribuir um desastre, por exemplo, malignidade de um vizinho, era o mesmo que descartar a possibilidade de que houvesse uma causa astral. J a astrologia, fornecia uma explicao elaborada e coerente para tal acontecimento, fosse atravs da geomancia, da quiromancia ou da fisiognomonia. Mais difcil do que perceber a unidade das diversas crenas mgicas, estudar as relaes destas com a religio da poca. Sua nfase recair, essencialmente, sobre as "funes paralelas" da religio, da astrologia e da magia, j que todos postulavam ajudar os homens em seus percalos do dia a dia, orientando-lhes de forma a evitar as desgraas e explicando-as quando sobre eles se abatiam. Sublinhar essa funes paralelas no significa tornar trivial a religio, ou reduzi-la a um elementar sistema de magia. Neste sentido, Thomas afirma que o cristianismo era heterogneo, com rituais que proporcionavam um simbolismo peremptrio da experincia humana, cuja relevncia social e psicolgica suplantava contextos especficos em que certos aspectos puramente mgicos eram revelados. Dialoga criticamente com Malinowski, variando em torno da afirmao de que a religio se refere s questes fundamentais da experincia humana, enquanto a

126 Cludio Luiz Pereira magia gira em torno de problemas mais particulares, ao tempo que concretos, detalhados. Na Inglaterra, a magia popular cumpria apenas um nmero limitado de funes, tais como proporcionar proteo contra a bruxaria e remdios variados contra formas particulares de aflio, como doenas, roubos e afetividades desafortunadas. Nunca oferecia uma viso de mundo abrangente, uma explicao da aventura humana ou uma utpica vida futura. Era um receiturio heterogneo e no uma doutrina aberta. Por oposio f crist, princpio relevante para todos os aspectos da vida, a magia era to somente um meio para superar dificuldades especificas. Desse modo, em que pese seus aspectos expressivos, como os rituais, o papel da magia era muito mais restrito que o da religio. Associados ao declnio da magia estariam, por sua vez, alteraes intelectuais importantes, o desenvolvimento tecnolgico e sobretudo a formulao de novas aspiraes, que foram capazes de redefinir o quadro social. No obstante, como o Autor parece querer sugerir, a depender de como se encare, postular o desaparecimento da magia , no mnimo, temerrio: "0 certo a respeito das vrias crenas discutidas neste livro que hoje em dia elas ou desapareceram ou pelo menos tiveram o seu prestgio seriamente abalado. Por isso bem mais fcil isol-las e analis-las. No entanto, isto no quer dizer que so intrinsecamente menos merecedoras de respeito que algumas das crenas que conservamos at hoje. Se definirmos a magia como o emprego de tcnicas ineficazes para afastar a ansiedade quando as eficazes no esto mo, ento teremos que reconhecer que nenhuma sociedade estar jamais livre dela" (p.544).

You might also like