You are on page 1of 5

Um estudante obrigado a perder parte da sua juventude estudando Matemtica, sem saber para que serve o seu aprendizado.

. Na busca das razes desse despropsito, poderamos supor que a Matemtica tenha sido desenvolvida pelos cientistas para ser cobrada nas provas, nos concursos e nos vestibulares. Mas vamos tentar outro raciocnio imaginando o seguinte : Voc atribui a algumas pessoas a tarefa de construir (cercar) um viveiro retangular com 80 metros de tela e uma parede de tijolos. Aparentemente elas no precisaro de nenhum conhecimento para executar esta empreita, pois simples. Verifiquemos:

___________

___________

Realmente os viveiros foram feitos independentemente da existncia de tcnicas matemticas. No foi necessrio, para cumprir a tarefa, resolver nenhuma equao do segundo grau, derivar uma funo, calcular o determinante de uma matriz ou extrair o "bendito" mnimo mltiplo comum. Se, porm, levarmos em conta que um BOM PROJETO deve proporcionar o MXIMO, com o MNIMO de recursos, teremos uma surpresa: as reas cercadas variaram de pessoa para pessoa. Configurao A : Paulo Chuto : 600 m Configurao B : Snia Desperdcio : 672 m Configurao C : Jos Otimizado : 800 m Configurao D : Antnio Boaventura : 512 m

Supondo poder confinar uma ave em cada metro quadrado de cercado, obtemos:

Configurao A : Capacidade para 600 aves Configurao B : Capacidade para 672 aves Configurao C : Capacidade para 800 aves Configurao D : Capacidade para 512 aves

Se considerarmos a configurao C, realizada por Jos Otimizado, como ideal - a mais econmica -, pois foi o que melhor aproveitou o pedao de tela, teremos uma comparao muito interessante: Paulo Chuto, autor da Configurao A, cometeu um erro de 25%; enquanto a arquiteta do viveiro B errou 16%. Quanto a Antnio Boaventura, s mesmo estudando Matemtica, pois cometeu um desperdcio de 36%. Mas tudo bem! At que eles tiveram sorte! Poderia ter sido muito pior, como foi o caso do Z Azarado, que fez o seguinte projeto:

Coitado! Perdeu muito! exatamente neste ponto que entenderemos o porqu da Matemtica. Imaginem Paulo Chuto dono de uma confeco que produz dez mil camisas por ms.

Caso Paulo tambm "chutasse" a geometria da grade de corte das suas camisas e cometesse o mesmo erro de aproveitamento, como aconteceu no seu projeto do viveiro, o resultado seria desastroso: perderia 25% de tecido, isto , perderia 2.500 camisas (todo santo ms). PARECE-ME, ENTO, QUE O PAULO CHUTO PRECISA CONHECER A MATEMTICA, ESPECIFICAMENTE O TEOREMA DE JOHN CONWAY/MAJORIE RICE, QUE TRATA DE POLIMINOS TOPOLOGICAMENTE AUTO-ENCAIXANTES (1).

Vamos supor que, agora, Snia Desperdcio seja fazendeira. Sua fazenda, Ponderoa, possui 900 alqueires de terra cultivvel, nos quais ela pode plantar trigo, soja e arroz.

Antes de Snia Desperdcio fazer o plantio, recomendam-se alguns estudos para determinar quanto dever ser semeado de cada cultura, para que o lucro do plantio seja o maior possvel. No entanto, caso plante de modo aleatrio, isto , de acordo com sua "intuio de construtora de viveiros", e cometa o mesmo erro de 16%, estar desperdiando uma quantia em dinheiro equivalente a 144 alqueires de terra plantada. E NO QUE A SNIA DESPERDCIO PRECISA DE MATEMTICA! SERIA VITAL QUE ELA PLANTASSE SEGUNDO A PROGRAMAO LINEAR DE GEORGE DANTZIG/LEONID KANTOROVICK (2). Agora Antnio Boaventura proprietrio de uma fbrica de jias. Este ano dever produzir, sob encomenda, dois mil brincos de ouro com o mesmo desenho e formato.

Este brinco, escolhido por um cliente atacadista, tem em sua superfcie no formato de gota, uma flor incrustada com brilhantes. Antes de Antnio autorizar seus funcionrios a produzirem as jias, seria interessante e prudente estudar qual dever ser o traado da flor, de modo que proporcione o maior desenho com o mnimo de material, pois se o Antnio Boaventura cometer o mesmo erro de 36% do viveiro, ele estar "jogando fora" um bocado de brilhantes. O EMPRESRIO ANTNIO BOAVENTURA TAMBM PRECISA DE MATEMTICA. E MUITO! NECESSITA DESENHAR SUA JIA UTILIZANDO O CLCULO VARIACIONAL DE EULER/LAGRANGE/E SOFIA GERMANO (3).

E VOC, PRECISA DE MATEMTICA? (4)

(1) Estudar POLIMINOS AUTO-ENCAIXANTES permite tambm: fazer dietas balanceadas; cortar otimizadamente tecido, papel, couro, madeira, metal, etc; produzir cabo de ao mais resistente; fabricar escovas de dente mais eficientes; embalar frutas ocupando menor espao; produzir chocolate curizado (recheado de pequenas bolhas), macio; projetar cabos de transmisso; produzir substncias compactadas; elaborar pincis perfeitos; obter cachos de uva maiores(raleamento com critrio matemtico); e muito mais!

(2) Estudar PROGRAMAO LINEAR permite: fazer dietas balanceadas; adubar eficientemente a terra; produzir derivados do leite/petrleo/lcool/etc; distribuir otimizadamente verbas na produo; escavar tneis; planejar financeiramente; distribuir eficientemente energia; plantar e cortar eucalipto com o mximo de aproveitamento; administrar com lucro; fazer armrios inteligentes de cozinha; produzir rao sem desperdcio;

- criar frangos com o mximo lucro; - elaborar marketing de empresas eficiente; - cortar bobinas de papel sem desperdcio; - manejar granjas com astcia; - organizar bem logstica de transporte/distribuio de cargas; - compreender a estratgia (abastecimento/troca de pneus) de um Frmula 1; - insero de comerciais de TV com sucesso; - etc. (3) Estudar CLCULO VARIACIONAL permite tambm: desenhar absorventes femininos; projetar slidos de revoluo de menor rea/maior volume; produzir bombons resistentes; desenhar garrafas de vinho resistentes presso; entender a energia potencial elstica; projetar recipientes tipo spray; entender a refrao e a reflexo da luz; conceituar enquanto princpio de mnima ao; projetar a geometria de uma cpula auto-sustentada; entender o comportamento animal (quando) no frio/calor; compreender o crescimento biolgico; descobrir curvas de menor tempo/menor distncia; entender circuitos eltricos - srie/paralelo; aplicar transferncia de calor; quantificar a resistncia dos materiais; prescrever curvas; decodificar formas da natureza; e vrias outras aplicaes.

(4) Estudar MATEMTICA permite: - entender e aplicar com inteligncia os princpios da natureza quando uma curva, um movimento, uma forma, justificam matematicamente ser o que . Assim, cabe aos estudiosos das exatas buscar na espiral do nutilus, nos hexgonos do tatu, no pentgono do mamo, no quadrado do abacaxi, no remoinho da gua, no risco do meteoro, no desenho do ovo aquilo que a natureza mais protege: sua intimidade.

Exactus - Aquele que busca a perfeio. Phsis - Fsica, natureza.

Curso Prandiano
MATEMTICA APLICADA VIDA

You might also like