You are on page 1of 5

Histria dos Cabelos

Os cabelos na histria do homem


A cabeleira humana parece ter se tornado, com a evoluo, uma espcie de acessrio ftil ou intil do corpo humano do ponto de vista funcional. Mas, no bem assim! Os cabelos conservam a funo fundamental de emoldurar o rosto, servindo como carto de apresentao pessoal de cada indivduo. Atravs de diferentes penteados, os cabelos nos permitem modificar o nosso aspecto exterior. Um corte ou um penteado inadequados podem transformar-se em uma tragdia ( e isto hoje reconhecido at pela Lei, visto que um cabeleireiro que erre, poder ser denunciado por negligncia e incapacidade profissional). Com o corte certo, possvel, ao indivduo comum,afirmar as suas prprias razes, o seu prprio sexo, transmitir o prprio credo religioso, desafiar os professores, fazer novos amigos, provocar um escndalo, encontrar a alma gmea, opor-se s convenes sociais e at mesmo ser posto para fora do emprego...

Acima : "O comprimento dos cabelos o sinal visvel da autoridade do Chefe, assim como os cabelos so elementos essenciais dignidade de um Rei. Abaixo: Uma antiga receita egpcia contra a calvciesinistra Todos os povos da Terra, em todas as pocas, elaboraram complexos cdigos de penteados variados com a tarefa de exprimir cada etapa de suas vidas, bem como, comunicar aos demais os seus respectivos papeis, seus status e as suas identidades culturais. A histria do homem , por assim dizer, tambm a histria do culto e do desprezo aos cabelos. Os romanos, por exemplo, pelavam a cabea dos indivduos considerados hierarquicamente inferiores (prisioneiros,escravos, traidores) para assim assinalar a condio de subordinados dos mesmos; os franceses, aps a liberao da Frana, no ps-guerra, recorriam mesma prtica em relao s colaboradoras e companheiras dos alemes; os antigos egpcios se tornaram famosos pelo uso de perucas e pelos cultos relativos ao corte de cabelos, visto que temiam que estes pudessem ser usados para eventuais bruxarias; o Rei-sol francs era noto por suas extravagantes e longas perucas s quais usava como smbolo de luxo e esplendor; o uso da tonsura clerical do cristianismo antigo tinha por fim tornar os monges menos atraentes sexualmente; j para os monges orientais, o crnio raspado se constitui smbolo de castidade; enquanto, para os primitivos sacerdotes das tribos da frica Ocidental os cabelos seriam a sede de Deus, fato que talvez explique porque o mtico Sanso do Antigo Testamento tinha sua invencibilidade ligada a sua vasta cabeleira;os Masai, ainda hoje, possuem a magia de

fazer chover;mas, para que En-Kai (deus da chuva) escute as suas preces no devem cortar nem a barba nem os cabelos. Os cabelos so um meio de expresso real e, sabendo-os ler, podem revelar at mesmo aquilo que s vezes queremos esconder como a nossa idade, a etnia qual pertencemos, o nosso credo poltico ou o nosso grau de instruo. Basta pensarmos ao fato de que, por exemplo, os jornalistas televisivos de todo o mundo usam o mesmo penteado annimo por acreditarem que com o mesmo adquirem credibilidade.

Cabelos e Personalidade
Mas, tudo isto ainda redutivo e no basta para explicar o fato de que desde sempre ,al longo da histria das civilizaes, a cabeleira tenha representado um elemento fundamental da personalidade humana, sustentculo da beleza, do fascnio, da seduo e ,s vezes, at mesmo do poder e da fora...e de como, nos dias atuais, a mesma cabeleira possa conservar ainda um profundo valor simblico. O fato que estamos ancestralmente habituados a considerarmos os cabelos como um atributo sexual e, se os cabelos no existem mais, podemos viver esta condio como uma regresso a um estado semelhante aquele infantil, no qual os sexos e os papeis a serem desempenhados, com os conseqentes direitos e poderes que estes comportam, no esto ainda bem diferenciados. A perda dos cabelos portanto inconscientemente vivida como uma espcie de castrao, uma perda da virilidade,da fora (mito de Sanso), da juventude, da masculinidade ou da feminilidade do indivduo.

Desde sempre ,ao longo da histria das civilizaes, a cabeleira tem representado um elemento fundamental da personalidade humana, sustentculo da beleza, do fascnio, da seduo e ,s vezes, at mesmo do poder e da fora...e, nos dias atuais, a mesma cabeleira conserva ainda um profundo valor simblico.. " Desde sempre ,ao longo da histria das civilizaes, a cabeleira tem representado um elemento fundamental da personalidade humana, sustentculo da beleza, do fascnio, da seduo e ,s vezes, at mesmo do poder e da fora...e, nos dias atuais, a mesma cabeleira conserva ainda um profundo valor simblico..

A instituio da tonsura em algumas ordens monsticas tem um profundo valor simblico: renunciar aos cabelos para manifestar a prpria indiferena s instncias mundanas pois, compreensvel que as doenas do cabelo e do couro cabeludo representem um preocupante problema existencial que coloca em discusso a imagem fsica e o estado psquico dos homens e das mulheres atingidos por estas afeces. Os cabelos, assim sendo, se tornam rapidamente uma fonte de desespero quando a cabeleira comea a perder volume ou mesmo quando se torna apagada ou pouco atraente. A calvcie um problema que atinge somente na Itlia cerca de nove milhes de pessoas, interessando, de forma mais ou menos grave, 20% dos jovens machos (20/30 anos) e 50% dos homens acima dos 50 anos. Esta grande difuso faz com que no macho, a calvcie seja considerada um fenmeno parafisiolgico e, em conseqncia normal.

A Mulher e os Cabelos
Na mulher, que parece sempre sofrer mais com problemas capilares (talvez pelo stress ao qual submetida na poca moderna), ao contrrio do homem, a calvcie pode ser um sintoma de um quadro hormonal alterado e, como tal, deve ser tratada com terapias oportunas. Se verdade que em geral o homem aceita de m-vontade uma calvcie precoce; para uma mulher, este problema pode assumir a conotao de uma verdadeira tragdia. Vale pois pena, fazer todo o possvel para conservar uma cabeleira sadia e vigorosa, confiando-a, desde que possvel, s adequadas terapias preventivas. Nos casos, ao invs, de graves calvcies, resistentes a toda e qualquer tentativa de tratamento, se pode recorrer s tcnicas cirrgicas quem vm sendo praticadas j da vrios anos e que so ,como tal, de grande confiabilidade. Fonte: brasil.calvizie.net
histria dos Cabelos

Cabelo na histria da humanidade


Os cabelos sempre se constituiram como excelente adorno do rosto, tidos historicamente para a mulher como smbolo de seduo e para o homem como demonstrao de fora. Afrodite cobria sua nudez com a loira cabeleira e Sanso derrotou os filisteus quando recuperou seus fios preciosos.

Na Grcia antiga, ofertar as madeixas aos deuses representava um ato supremo, como se v quando Berenice cortou seus cabelos e os ofereceu em sacrifcio Afrodite, para que seu marido Ptolomeu voltasse ileso da guerra da Sria. No Egito antigo os faras tinham nas perucas formas de distino social, enquanto que para os muulmanos manter uma pequena mecha no alto da cabea era o ponto para que Maom os conduzisse ao paraiso. Na mitologia hindu os cabelos de Shiva mostram as direes do espao e figuram em todo o universo. Desde os escalpos indgenas at os cabelos das mulheres acusadas de ligao com as tropas alems da 2a guerra mundial, a cabeleira dos vencidos foi sempre exibida como trofu. Por outro lado, enquanto os cabelos estiveram associados idia de fora e beleza, a calvcie ficou ligada ao conceito de sabedoria. Assim, os sacerdotes egpcios tinham a cabea raspada como smbolo de desapego. Scrates orgulhava-se da sua falta de cabelos dizendo:
"Mato no cresce em ruas ativas!"

Mas foi Hipcrates, tambm um calvo clebre, quem estudou pioneiramente a alopcia relacionando-a outras caracteristicas fsicas. O swami Pandarana Sannahdi , do mosteiro de Madras, na ndia, tinha em 1949, uma cabeleira de 7,92 metros de comprimento! Na Frana, o Rei Sol Luiz XIV usava diariamente uma peruca para cobrir sua cabea. De qualquer forma, na civilizao atual os cabelos perderam muito da funo remota protetora, mas ainda marcam muitos pontos nos tens "Beleza & Seduo". At hoje uma bela cabeleira denota fora, situao social e poder.

Voc sabia? Cuidado com o penteado


O uso frequente de penteados que puxam muito os cabelos pode levar perda dos cabelos da regio da orla do couro cabeludo. Alisamento dos cabelos tambm pode levar mesma perda.

Sem pontas duplas


Lavar os cabelos com gua muito quente, uso excessivo de xampus e sabonetes, produtos para alisamento ou ondulao dos cabelos e escovao exagerada com escovas

duras podem levar ao aparecimento de pontas duplas e conseqente fragilidade dos cabelos.

You might also like