You are on page 1of 20

A CIDADE DO DEVIR NA UTOPIA DE THOMAS MORUS*

JORGE LUIZBARBOSA
Universidade Federal Fluminense

U n ~ coisa a certa: a utopia - e isto desde Thomas Morus - no icn~ futuro, e sim um outro lugar: Na realidade, no trata de ir~iaginacem um processo prospectii~o,urn novo rnurldo, mas localiz-lo, aqui e agora, no centro rliesmo do antigo mundo.

Thierry Pnquot

A Utopia como fico do espao social


Apesar dos cinco sculos da publicao da obra patronimica de Thomas Morus A Utopia - no se esgotaram as suas reverberaes filosficas e implicaes polticas. Muitas dessas repercusses advm, evidentemente, das exploraes mltiplas da forma-contedo da prpria obra. Outras, embora inspiradas no argumento temtico de Morus, passaram a despertar novas angulaes e tratamentos do eixo descritivo e interpretativo original. Assim, retomar o debate a respeito das Utopias sugere localizar como ponto de partida no s a obra de Morus stricto sertsu, mas incluir, necessariamente, as suas diferentes apropriaes que conduziram a re-significaes da expresso Utopia e, conseqentemente, de seu significado tico e esttico. Nos propomos, portanto, nesse momento de nossa investigao, construir um mapa que, i o tendo como eixo do debate a obra de Morus, inclua as Utopias como passagem e f condutor de leitura da cidade como Obra de Arte. * Este texto 6 o captulo I1 da tese de doutorado defendida na USP em 2002, de ttulo As Passagens Crepuslares da Fico Cientfica: a elegia da utopias urbanas do modernismo.

GEOgrapliia -Ano V

- No 10 - 2003

Jorge Luiz Barbosa

Comearemos nossa reflexo pela prpria expresso Utopia, um neologismo latino que deriva de duas palavras do lxico grego: ouk, cujo significado uma negao aparecendo normalmente reduzida para ou diante de consoantes - e abreviada em u para comportar a imagem verbal mio;e topos (lugar), acrescida do sufixo ia, indicativo de um estado ou condio derivada de um lugar. Temos a a construo da expresso Utopia, que aparece pela primeira vez na Carta a Pedro Gilles (Secretrio da cidade de Anturpia) escrita por Morus em outubro de 1516 e que includa, como prefcio, na primeira edio do seu mais conhecido livro. As tradues do neologismo Utopia so diversas: no-lugar, nenhum lugar, algures, nenhures, lugar algum. Estas abrigam diferentes representaes do sentido da expresso Utopia, provocando, inclusive, aporias em termos de sua definio. Destacaremos, em nossa anlise, trs caminhos possveis para seu entendimento: substantivo, gnero e fico. Como substantivo comum, a expresso Utopia tomada como uma sinonmia do distante inalcanvel, o sonho irrealizvel, fantasia, quimera, insensatez. Sob o domnio do senso comum e ao abrigo de um sentido pejorativo, a Utopia como substantivo rene a fora ideolgica de desqualificao de idias, projetos e invenes lanadas a um futuro considerado pouco ou nada verossmil. Com esse tratamento genrico e vulgar, a Utopia toma-se apenas uma licena provisria para um sonho humano irrealizvel, e portanto condenado inexoravelmente a.0 fracasso. Como exemplo, podemos lembrar a crtica ideolgica de matriz conservadora (e at mesmo liberal) em relao ao socialismo (e ao comunismo) como projeto poltico e social. Nesse caso, a Utopia e o socialismo esto lanados no limbo da histria. Uma outra possibilidade de tratamento da Utopia consider-la como um gnero literrio que possui traos prprios de criao discursiva. Seu plano estilstico tem obviamente como referncia maior o trabalho de Thomas Morus, delineando um campo de representaes cuja caracterstica mais imediata voltar a imaginao para o futuro como uma negao do presente. Lacroix (A Utopia - Um convite a filosofia) afirma que Utopia como gnero exige, sobretudo, que as suas representaes apaream com certo grau de convencionalidade, tomando sua existncia uma possibilidade:
Da nenhuma fantasmagona possvel; no se trata de imaginar monstros ou outros prodgios no delrio de uma produo sem regra de verossimilhana, expansiva, transbordante, excessiva, de uma proliferao indeterminada. A Quimera, figura de alhures, certamente utopista pelo fato de que atravCs dela se percebe o processo de destruiolreconstnio que leva um mundo real a um outro mundo (suposto): o ser fanthstico mostra que o real atual ordem relativa que uma desordem poderia transformar em outra ordem. Mas a Utopia no uma Quimera: ela (imaginariamente) o tempo do processo, ou seja, uma nova realidade cuja essncia aparece diretamente na existncia. (LACROIX, 1996: p. 65)

Na sua Utopia, Morus insiste em dar o mximo de veracidade personagem. Rafael Hitlodeu, nutrindo-o com os relatos de viajantes da poca, de modo especial

A Cidade do Devir na Utopia de Thomas Moms

os de Amrico Vespcio, do qual teria sido um companheiro de navegaes. A preciso de detalhes que o texto do jurista ingls evoca na descrio da Ilha , sem dvida, um outro ponto importante do esforo de dotar a narrativa de verossimilhana. Rafael relembra situaes captadas ao vivo e, atravs delas, relata detalhes de sua experincia. Portanto, trata-se de uma construo discursiva apoiada em imagens que reclamam a existncia indubitvel de uma memria, a exemplo do seguinte dilogo entre o autor e o viajante-personagem:

- Pois ento, disse eu a Rafael, fazei-nos a descrio dessa ilha maravilhosa. No suprimas
nenhum detalhe, suplico-vos. Descrevei-nos os campos, os rios, os homens, os costumes, as instituies, as leis, tudo o que pensais que desejamos saber, e, acreditai-me, esse desejo abarca tudo o que ignoramos. -Com muito gosto, respondeu Rafael, pois todos essas coisas esto sempre presentes memria.( MORUS, 1997: p.52)

O estilo envolvente dos dilogos do Livro I e das descries pormenorizadas da Ilha no Livro I1 so demonstraes do empenho na construo da relao essnciaexistncia no plano da representao utpica. Duas Ilhas se encontram no plano discursivo e representacional: a Inglaterra e a Utopia. Ambas constituem referncias atravs das quais Morus traa um vasto mapeamento das questes polticas, econmicas e religiosas de sua poca. Nesse sentido, tomar a obra de Morus como referncia fundante da expresso Utopia reconhecer, obrigatoriamente, o distanciamento do imaginrio utpico das representaes do fantstico que alimentaram (e alimentam) nossa imaginao com pases idlicos, criaturas bizarras e viagens escatolgicas:
(...) N6s nada lhe perguntamos sobre esses monstros famosos que j perderam o mrilo de

novidade: Cila, Selenos, LRstriges, comedores de gente, e outras harpias de mesma espcie que existem em toda parte. O que raro, uma sociedade s e sabiamente organizada. (MORUS, idem, p.23)

A Utopia no uma fantasia inconseqente ou extravagncia, mas imaginao concreta, como relembra Teixeira Coelho (O que Utopia), cujo lastro de plausibilidade dado pela realidade da prpria antecipao visada. A Utopia como gnero um modo de manifestao da razo e no somente uma mera insatisfao com o mundo real que corresponderia criao de situaes ideais:
(...) Rafael notou entre esses povos instituies to ruins como as nossas, mas observou tambCm um grande nmero de leis capazes de esclarecer, de regenerar as cidades, naes, e reinos da velha Europa. (MORUS, ibidem, p.23)

Desse modo tambm podemos traar uma linha divisria da Utopia em relao narrativa mtica. No mito, o contingente e o impondervel tecem o envolvimento das

GEOsrnplrin -Ano V - No 10 - 2003

Jorge Luiz Barbosa

representaes com o mundo das experincias concretas, estabelecendo linhas de fora de leitura e apropriao cultural do significado do real na histria social. O tempo e o espao so postos em suspenso como protoformas para a rememorao de um acontecimento pedaggico elou performtico de um determinado grupo, comunidade ou sociedade, valendo-se, inclusive, da abolio de regras formalsticas para uma livre associao e agenciamento de unidades episdicas. A Utopia emerge como uma narrativa de modelos exemplares tal como os mitos, porm seu deslocamento espao-temporal se realiza como uma composio' analtica, cujo objetivo maior elucidar o momento vivido por uma dada sociedade e, ao mesmo tempo, estabelecer um programa ou projeto perspectivo de mudana. desse modo que R. Ruyer (L'Utopie et les utopies) nos fala de uma inteno da Utopia, pois considera que o fio condutor dos utopistas um modolmtodo racional, muito prximo dos procedimentos ordinrios de inveno cient@ca. Para ele, a Utopia um jogo srio, onde o utopista no perde o senso clns possibilidades ao trocar de mundo. Conclui-se, ento, que para Ruyer a Utopia no vale pelas suas intenes, mas pela sua capacidade de dotar de legibilidade e inteligibilidade as suas perguntas e respostas em relao ao mundo. A Utopia aparece, ento, como um gnero discursivo de potncia cognitiva. Porm, seria exclusivamente a noo de entendimento que estaria em causa na imaginao utpica? E a perspectiva de mudana de que as Utopias so sempre portadoras? Ruyer no foge ao debate ao afirmar que o sonho especulativo das Utopias um desejo de poder do seu criador. A dominao estaria na base da imaginaolespeculao utpica como uma compensao para a impotncia congnita da raz6o diante do mundo, tomando-as mais nocivas do que teis. Percebe-se, ento, que o elogio s Utopias se toma uma refutao erudita Utopia, inscrevendo o gnero no campo das doutrinas e das ideologias. Chesterton quem enfatiza tal ocluso da Utopia:
(..) a Utopia mais democrtica C sempre, na verdade, o quadro de uma tirania e o sonho de um tirano, que vem a ser o prprio utopista dando-se a satisfao de arrumar o mundo 3 . sua feio ( CHESTERTON, Apud LACROIX, 1996: p. 12).

Essa composio positiva-negativa das Utopias assenta-se no terreno da crtica liberal-burguesa aos discursos contrrios aos princpios regedores da ordem estabelecida, sobretudo os de vertente socialista e comunista. Como resultado temos a difuso de uma critica ideolgica (portanto, superficial) que enquadra, com seu sectarismo, as Utopias no campo do totalitarismo poltico. Mannhein (Utopia e Ideologia) j havia refutado essa inscrio determinista das Utopias no campo das ideologias e doutrinas, afirmando que as Utopias representavam aspiraes e imagens-de-desejo que se orientavam pela oposio com a ordem estabelecida e pelo exerccio de uma funo subversiva do status quo. Enquanto as ideologias seriam eminentemente conservadoras e empenhadas na reproduo das relaes sociais, as Utopias seriam apontamentos para as mudanas em relao ao

A Cidade do Devir na Utopia de Thornas Morus

presente. Todavia, Utopias e ideologias guardavam, para aquele filsofo alemo, uma forma de falsa conscincia, isto , representaes que transcendem a realidade e obscurecem - ou concorrem com - as representaes compatveis com o ser social real (Seinskongruenten). L. Marin (Utopies: Les Jeux d'Espace), apoiado numa profunda leitura crtica das contribuies de Morus, traa um plano de distino entre a escritura utpica e a ideologia. Para ele:
A Utopia uma crtica da ideologia dominante, medida que ela uma reconstruo da sociedade presente por deslocamento e uma projeo de suas estruturas no discurso de fico. Ela . portanto, diferente do discurso filosfico da ideologia que a expresso totalizadora da realidade dada e sua justificao ideal ( MARIN, 1975: p.249).

E, acrescenta:
(...) a Utopia, pela representao figurativa que a constitui essencialmente, subverte o discurso ideolgico da realidade histrica; discurso que exprime e imobiliza no sistema fechado de idias que visam dar uma represen?aojustificadae legitimada. A Utopia como figura inscrita no discurso moral coloca em jogo o discurso ideolgico, o sistema de suas representaes no duplo sentido de um questionamento crtico implcito e de uma posio de distncia, de uma reflexo interna que revela a pr-suposio das certezas de sua evidncia ( MARIN, ibidem, p. 2491250).

O ser da Utopia revelado na sua oposio s ideologias dominantes, mas isto no significa dizer que o discurso utpico a-histrico, pois sua existncia condicionada socialmente atravs de valores, juzos, tradies e representaes culturais. A Utopia no transcende a realidade no seu modo de existncia, como argumenta Manhein. Ao contrrio, faz do real-concreto-presente a sua argila primordial para o exerccio de negao propositiva das condies histricas. A Utopia no faz parte da histria geral das ideologias nem uma ideologia na sua manifestao particular, pois seu corpus crtico implica o trabalho do negativo face aos sistemas de representao envolvidos na reproduo de uma ordem dominante e excludente de relaes sociais. Contudo, no advogamos, tal como L. Marin, uma neutralidade discursiva da Utopia e das Utopias em geral, frente aos condicionamentos polticos e culturais, mas sim uma autonomia (sempre relativa!) diante dos pressupostos ideolgicos hegemnicos. O empenho balizador do discurso utpico contrapor-se s limitaes impostas ao imaginrio, responsveis pela banalizao do real e pela vulgarizao da vida social. assim que Morus constri a narrativa utpica como um recurso metonmico ficcional, cujo objetivo estabelecer uma relao de oposio e de rompimento com a continuidade do mundo como ele , implicando, como assinala J. Szachi (As Utopias), uma posio definida do ideal em relao a realidade.

GEO~rapliia -Ano V - No 10 - 2003

Jorge Luiz Barbosa

A proposta de trazer o ideal para a tessitura de apontamentos crticos do presente, traa um limite tnue entre a Utopia como fico e os mais diferentes idealismos, tal como advoga J. Rudzki:
A Utopia como forma ideal de relaes sociais C elemento o mais generalizado no mundo espiritual. Faz parte de todas as crenas religiosas, teorias morais e legais, sistemas de educao, criaes poticas, em uma palavra, de todo o conhecimento e obra que visa oferecer modelos para a vida humana. impossvel imaginar qualquer poca, nao ou mesmo indivduo que no tenha sonhado com o cCu na terra, que no tenha sido mais ou menos utpico. Onde quer que existam - elas existem em toda parte - misCria, injustia e dor, haver tambm especulaes sobre como erradicar as causas do mal. Na imensa escala que se estende por toda a histria da cultura, desde as fantasias do nmade selvagem at as reflexes do filsofo moderno, encontra-se uma infinidade de verses da Utopia (RUDZKI, Apud SZACHI, p. 8).

Apesar de toda a sua generosidade com as Utopias, Rudzki rouba-lhes a historicidade para localiz-las no veio comum do idealismo. evidente que as Utopias se nutrem de ideais, porm estes so transpostos para o sentido tico assumido no discurso utpico. O tema da Utopia a tica nas relaes humanas, pois so humanos os problemas e suas possibilidades de superao. Na Utopia, o algures radical enseja a virtude como a busca do prazer (bom e honesto) e a razo como a comunho natural entre os homens capaz de proporcionar, a todos, os mesmos benefcios. Nas edies de 1518, Morus chama a sua Ilha de "EUtopia". As Utopias no se localizam em qualquer lugar ou em lugar algum, mas no pas da Felicidade. No pode haver riqueza maior, afirma Rafael, que viver o esprito completamente livre de toda preocupao e a alma repleta de alegria e felicidade. A Utopia, como fico, se define na qualidade de um projeto de espao social. Todavia, no por comportar um ideal de mudana que a Utopia se apresenta em todos os sistemas doutrinrios, filosficos e religiosos. O epicurismo, presente na Utopia, no significa uma busca do passado clssico perdido ou a vida monstica em uma clausura tpica dos monastrios medievais. A Utopia no uma mera reproduo de pressupostos tico-filosficos ou secularizao de doutrinas. A obra de Morus representa um sistema prprio de argumentao reflexiva das relaes humanas no mundo que, indiscutivelmente, toma assento em concepes filosficas e doutrinrias para refaz-las luz de condies outras da existncia humana. Aescritura utpica pode at nutrir ou ser nutrida de elementos culturais outros, porm, seu construto apela para as virtualidades do mundo como vocao de um ser ideal de uma existncia possvel. Isto no significa inclu-Ia entre os milenarismos e movimentos messinicos, ou mesmo localiz-la no conjunto de aportes filosficos metafsicos, embora a redeno humana e a superao ontolgica faam parte de sua nervura discursiva. As Utopias reivindicam um espao-tempo humano, com um motivo e uma imaginao humana; o paraso utpico sempre terrestre. Assim, podemos assinalar que

A Cidade do Devir na Utopia de Thomas Morus

as Cidades de Deus e a do Sol (de Santo Agostinho e de Tornmasio Campanella, respectivamente), no se apresentam como obras precursoras ou derivativas da Utopia, pois encerram do ponto de vista terico e prtico uma negao da Utopia. So, na verdade, obras antiutpicas, apesar de toda ou qualquer simpatia e importncia cognitiva que trazem para o entendimento da sociedade ocidental, pois deslocam para um devir celeste a regenerao da humanidade. Podemos afirmar o mesmo a respeito dos quiliasmas e/ou milenarismos, pois esses repousam suas projees de futuro na realizao terrestre de reinos celestes. preciso refazer distines conceituais entre o que a escritura ficcional utpica e o que se convencionou indevidamente e genericamente como Utopias. Nas obras de K. Marx e F. Engels -Manuscritos Econmicos e Filosficos, Ideologia Alem, A Sagrada Famlia, A Misria da Filosofia, Guerra Civil em Frana, O Manifesto Comunista - encontramos uma forte (e irnica) rejeio "tarefa Utopiana" tpica de quem se entrega ao exerccio de construes ideais de antecipao do futuro. Marx chamava de utpicos os autores e posicionamentos polticos que anunciavam a chegada de um "novo" mundo, mas que eram incapazes de superar o "velho". A condenao crtica das Utopias era endereada especialmente s proposies de futuro que, para o autor d'O Capital, representavam formulaes incapazes de ultrapassar os horizontes burgueses de interpretao das lutas sociais e da economia poltica e, por isso, apenas afirmavam a permanncia do presente quando descreviam um futuro idlico. Segundo K. Marx, tais antecipaes do devir estavam marcadas por concepes idealistas e doutrinrias. Nas idealistas elaboravam-se as antecipaes cujos contedos excediam aos meios de sua realizao, enquanto nas doutrinrias a inveno das formas substitua as prprias condies de emancipao. Apesar de toda a oposio, Marx e Engels consideravam, no Manifesto Comunista, as antecipaes do futuro dos "socialistas utpicos", como as primeiras aparies de conscincia do incio do movimento comunista: Esta descrio imaginria da sociedade futura, em uma poca onde o proletariado pouco desenvolvido e no observa sua prpria situao, a no ser na imaginao, corresponde s primeiras aspiraes intuitivas do proletariado em uma transformao completa da sociedade (MARX, K.e ENGELS, 1985: p. 51). Embora reconheam os elementos crticos nas vises do futuro e seu papel valoroso para o esclarecimento cultural da classe operria, atravs das suas propostas de sociedades futuras, tais como a supresso da distino entre a cidade e o campo, abolio da familia e do lucro privado, K . Marx e F. Engels frisavam exemplarmente os limites dos sentimentos puramente utpicos:
A medida que a luta de classes se acentua e toma formas mais definidas, o fantstico af de abstrair-se dela, essa fantstica oposio que se lhe faz, perde qualquer valor prtico, qualquer

GEOgraplrin -Ano V

- No I O - 2003

Jorge Luiz Barbosa

justificao prtica. Eis porque, se, em muitos aspectos, os fundadores desses sistemas eram revolucionrios, as seitas formadas por seus discpulos so sempre reacionrias, pois se aferram s velhas concepcs de seus mestres apesar do ulterior desenvolvimento do proletariado. Procuram. portanto, e nisto so conseqentes, atenuar a luta de classes e conciliar os antagonismos. Continuam a sonhar com a realizao experimental de suas Utopias sociais: estabelecimento de falanstrios isolados, criao de colnias do interior, fundao de uma pequena Icria (...) (MARX, K.e ENGELS, F., op.cit., p.51152).

A critica cida s Utopias de matriz idealista e/ou doutrinria no significa uma negao iiz totum da Utopia, mas exige a superao cientfica (materialista) das fantasias da sociedade futura. No se trata de uma composio entre a Utopia e a cincia, ou pior, de uma cient@za&o das projees do futuro. Os argumentos de Marx e Engels reclamavam, na verdade, a incorporao da prtica social como elemento decisivo da construo do devir. Henri Maller (Congdier 1'Utopie) reclama um conceito de Utopia na crtica marxista das Utopias. Essa ausncia terico-conceitual teria conduzido as crticas de Marx a circunscreverem-se ao sentido vulgar da Utopia e, no seu limite, ao tratamento das Utopias como expresses ideolgicas. bem verdade que nas obras de Marx no so encontradas elaboraes diretas e conclusivas a respeito do conceito de Utopia, porm a falta de um rjgor terico, ou de um modelo acabado; no significa uma despreocupao com o tema. Na Ideologia Alenz, a utopi interpretada sob a determinao de uma figurao idealista, considerada incapaz de reconhecer a atividade humana sensvel e orientar a prtica social efetivamente transformadora. Trata-se, portanto, de uma crtica aberta s concepes liberais e pequeno-burguesas de projeo do futuro, como tambm s correntes socialistas que no aprenderam a andar sobre o solo da histria real. A crtica s Utopias se confunde com crtica da ideologia burguesa e do ufanismo idealista do movimento socialista contidas nas obras de Claude-Henri de Saint Simon (O sistema Industrial), Charles Fourier ~o Domstica), Robert Owen (Comunicado a o Con(Tratado dn ~ s ~ o c i aAgrcola dado de New Lanark) e Etienne Cabet (Viagem a Icria). F. Engels afirmaria, inclusive, numa passagem do livro Socialismo Utpico e Socialismo Cient@co, que as projees utpicas tomavam o sentido de uma verdade absoluta independente do tempo, do espao e do prprio desenvolvimento da histria humana. As Utopias idealistas carregavam a marca de argumentaes criadas de "fora" das condies socioeconmicas e, por isso, incapazes de assumir uma forma diretamente prtica. Nesse sentido, as Utopias no significavam nada alm de um simples acaso de data e lugar, destitudas de qualquer valor prtico. Na anlise do papel da crtica s Utopias nas obras de Marx e Engels, acentuamse as exigncias de compromisso prtico das Utopias com as recusas e promessas apresentadas na sua construo discursiva de antecipaes do futuro. A partir da so demarcados critrios para o seu real significado histrico e o entendimento de suas diferenas em relao s projees doutrinrias e voluntaristas do devir. assim que

A Cidade do Devir na Utopia de Thomas Morus

os autores do Manifesto Comunista recusam o sentido genrico de Utopia, estabelecendo um vis de anlise de suas formas atravs do conceito de impossibilidade. Esse itinerrio de reflexo coloca em causa a distino entre a impossibilidade absoluta e a impossibilidade relativa do contedo utpico, desenhando uma linha de leitura e interpretao materialista das Utopias. Para tanto foi preciso recorrer idia da antecipao que, nos escritos daqueles pensadores do movimento socialista, significava o atributo de pensar o real pela via de suas tendncias, fazendo do virtual uma referncia crtica do espao-tempo da experincia humana. A antecipao ganha um novo significado, pois definida como uma construo que emana das prticas sociais: uma conscincia que emerge da histria e se realiza como histria dos homens concretos. O virtual localizado no campo da p r h i s , definida em Marx como atividade real e transformadora do mundo, se toma o elemento balizador do sentido das Utopias. Portanto, a Utopia no se resumiria exclusivamente a uma prtica terica ou filosfica de descoberta do real sem data ou lugar. A Utopia supera a condio genrica das Utopias at ento compreendidas como antecipaes do futuro que vem a si mesmas como a possibilidade de ruptura com o real, ou como um programa de ao que traa objetivos que a prtica deve aplicar independentemente das condies histricas. F. Engels explicita tal concepo ao distinguir a Utopia em duas grandes vertentes: as Utopias concretas e as Utopias abstratas. As Utopias concretas teriam sua referncia maior no movimento histrico da realidade revelando, assim, as possibilidades das transformaes sociais. Nelas, o possvel elevado categoria do pensamento para leitura da realidade social, como mtodo de desvelamento dos embates que recortam a impossibilidade absoluta e a impossibilidade relativa da transformao revolucionria do mundo. O virtual emerge, das Utopias concretas, como categoria de iluminao do espao-tempo como momento da prtica humana. O devir interpretado como uma construo aberta de realizaes possveis e impossveis e, ao mesmo tempo, uma construo crtica do real existente, abrindo as comportas do imaginrio social para a transformao radical do presente-real opressor. A Utopia ganha, portanto, o sentido de uma narrativa ficcional do espao e do tempo que alude s perspectivas de emancipao humana no seio dos conflitos e contradies de uma sociedade historicamente determinada. A Utopia em Marx a Weltanschaung que deseja a transformao do real presentificado em sua prpria historicidade. Em contrapartida, as Utopias abstratas respondem por uma construo imaginria do devir que se ope superao do presente-real, em questo na sua prpria narrativa. Nas Utopias abstratas, o futuro composto na ausncia do presente, criando um hiato entre a imagem-do-desejo e a necessidade do porvir. Sua incapacidade de plasmar-se ao movimento do real traduziria suas limitaes tericas (e prticas) de tomar-se uma referncia de positividade no campo das lutas sociais. Por outro lado, a presena do futuro nas Utopias abstratas se afigura como um recurso normativ e dogmtico de construes de sociedades ideais. O modelo tomado como o medi-

GEOgrapl~ia -Ano V - No 10 - 2003

Jorge Luiz Barbosa

ador do mundo como ele deve ser, como algo suficientemente poderoso para substituir os sujeitos sociais concretos e as condies histricas. Nas Utopias abstratas, o sonho do futuro e a ideologia percorrem, lado a lado, a mesma margem do rio. Nos atrevemos a afirmar que na histria social do espao que se define o sentido e se demarca o lugar da Utopia nas Utopias, pois a partir das representaes espao-temporais que podemos interpretar a qualidade do futuro que se deseja construir como presente. A inteno utpica , portanto, um momento de fundao radical do possvel. Momento que no se realiza agindo somente como uma tendncia da conscincia humana, mas como uma compreenso crtica da realidade objetiva e da ao prtica transformadora. O pensamento-ao utpico aquele que se quer mediador da relao real-possvel-impossvel da histria humana. Nos parece ser esse o legado de Marx e de Engels reflexo a respeito da Utopia: a constituio de um mtodo de leitura e interpretao crtica das Utopias. Essa via aberta pela crtica utpica das Utopias em Marx e Engels nos permite um reencontro com o pensamento de Morus e, a partir da, retomar as contribuies da narrativa de antecipao no movimento das relaes humanas como espao-tempo, principalmente em relao cidade como Obra de Arte.

A Utopia como Representao da Cidade O filsofo alemo Irnmanuel Kant definia as Utopias como um ideal regulador que apesar de alimentar o debate poltico, no possua a menor possibilidade de realizao humana. Podemos concordar com tal assertiva se nos detivermos, como Kant, na construo da Cidade-Estado ideal preconizada por Plato na Repblica e nas Leis. Entretanto, ao incluirmos a obra de Morus ao debate, certamente abriremos novos horizontes para pensar o sentido das Utopias. Em primeiro lugar, na Ilha de Morus, o Bem no significa uma essncia distinta da existncia, prpria do Topos Naetos platnico. Na Repblica de Plato o paradeigma habita o cu das essncias, estvel e imutvel, no existindo como qualidade da experincia sensvel. Na Utopia de Morus, o Bem s pode ser compreendido a partir da existncia. A essncia do Bem posta no plano da argumentao e da vida prtica da construo humana. Desse modo, a Utopia no trata de uma educao dos corpos (dos homens, da cidade) a partir dos movimentos da Alma ou de essncias reclusas num mundo inacessvel aos no-filsofos. Em Morus, no encontramos um projeto de carterpoltico-pedaggicocomo na Repblica de Plato, pois sua linha argumentativa envolve a criao de um modelo de sociedade que no cpia de uma outra estrutura paradigmtica que lhe superior e que se busca imitar; a Utopia o prprio modelo da Utopia. Rafael Hitlodeu nos permite encontrar a identidade da Ilha na diferena em relao Repblica Platnica, ao afirmar aos. seus interlkutores:

A Cidade do Devir na

Utopia de Thomas Morus

(...) mas, se tivesse estado comigo em Utopia (...), ento no teria dificuldade de reconhecer que em nenhuma parte viu povo to bem governado como l (MORUS, 1997: p.51).

O futuro como retomo ao passado tambm era fio condutor do "programa platnico" para a cidade perfeita. nesse sentido que o filosfo grego recorre a uma Atenas m'tica, onde a harmonia e a felicidade vigoraram, como oposio Atlntida, cidade considerada como a expresso da injustia, das paixes desmedidas, das ambies, da degenerao, em resumo, do Excesso. Na Utopia de Morus, o futuro no representa um retomo ao passado mtico ou um contra-projeto nostlgico do presente, mas a construo de um espao-tempo sob o impulso de novas e radicais relaes humanas. A Utopia um espao habitado, cujas exigncias do dever-ser incluem a superao de contradies reais e concretas. Rafael Hitlodeu assim enfatizava as condies histricas de sua repblica terrestre:
Agora, caro Morus, vou revelar-vos o fundo de minha alma, e dizer-vos os meus pensamentos mais ntimos. Em toda a parte onde a propriedade for um direito individual, onde todas as coisas se medirem por dinheiro, no se poder jamais organizar nem a justia nem a propriedade social, a menos que denornineis de justa a sociedade em que o que h de melhor partilha dos piores, e que considereis perfeitamente feliz o Estado no qual a fortuna pblica presa de um punhado de indivduos insaciveis de prazeres, enquanto a massa devorada pela misria. (MORUS, ibidem, p.49)

A Utopia supera os limites das concepes idealistas do dever-ser, e aponta para os investimentos fundamentais para a transformao do presente-real:
Eis que invencivelmente me persuade que o nico meio de distribuir os bens com igualdade e justia, e de fazer a felicidade do gnero humano, a abolio da propriedade. Enquanto o direito de propriedade for o fundamento do edifcio social, a classe mais numerosa e mais estimvel no ter por quinho seno misria, tormentos e desesperos (MORUS, ibidem, 50).

Morus afirmava que a sua Utopia apresentava-se como um mulo da Repblica platnica. Isto no significava reproduzir ou atualizar a obra do filsofo grego, mas, sobretudo, superar os limites da Atenas que lhe serve de modelo de perfeio e harmonia. O devir na Utopia significava um investimento de compreenso e ao no mundo sensvel, tomando a prtica social a instncia fundante de sua possibilidade de realizao. A opo pelo mundo sensvel, diferena da Repblica de Plato, traa um vnculo da Utopia com a concretude da produo do espao social, e reitera o vnculo entre o necessrio e o possvel no jogo de representaes da criao do futuro como crtica do presente. Morus parece acompanhar a crtica de Aristteles (A Poltica, Livro 11) a respeito da Repblica e das Leis, pois igualmente alerta para a excluso poltica do indivduo no modelo platnico de Cidade Justa. No seria possvel, dizia Aristteles, fundar umaplis justa e feliz com indivduos infelizes e que no vivem como desejam.

GEOgraphia -Ano V - No 10 - 2003

Jorge Luiz Barbosa

Na Utopia, o paradeigma no substitui a vida pulsante em nome da construo de uma comunidade harmoniosa. a vida em sociedade que se coloca, como princpio da diversidade, no movimento de construo da forma da existncia. Morus "confessa" seu estranhamento diante de uma sociedade que constri seu modo de vida ao avesso da ordem modelar estabelecida:
Assim que Rafael terminou sua narrativa, veio-me A mente uma quantidade de coisas que me pareceram absurdas nas leis e costumes Utopianos, tais como seu sistema de fazer a guerra, o culto, a religio e vrias outras instituies. O que, sobretudo, transtornava as minhas idias era o alicerce sobre o qual foi erguida esta estranha repblica, quero dizer, a comunidade de vida e de bens, sem trhfico de dinheiro. Ora, esta comunidade destri radicalmente toda a nobreza e magnificncia, todo o esplendor e majestade - coisas que, aos olhos da opinio pblica, fazem a honra e o verdadeiro ornamento de um Estado (MORUS, 1997).

Em Plato e em Morus observamos a definio de formas de argumentao distintas em relao ao devir de uma sociedade que se quer justa e feliz. Enquanto Plato elabora a possibilidade de edificar um topos a partir de ideais reguladores e que transcendiam o mundo sensvel, Morus faz suas apostas no topos da imanncia, e coloca na emancipao das condies histricas o princpio adverso ao dever-ser. Abre-se, ento, a possibilidade de leitura da escrita utpica em dois campos distintos e em duelo permanente. A primeira, de matriz platnica, inscreve-o futuro como distino do presente, mas esgota esse mesmo futuro em um modelo fechado e linear da perfeio humana, priorizando o cessar do movimento e enredando o devir em um eterno presente cuja regulao pr-determinada. Na segunda, a Utopia est empenhada na criao de representaes do futuro como um momento do possvel, repleto de lacunas a serem preenchidas permanentemente como a superao humana dos conflitos e contradies na radicalidade das imperfeies do presente. As duas vertentes celebram encontros entre o necessrio e o contingente, entre possvel e o impossvel e, entre a regulao e a emancipao. Todos esses encontros ganham um espao particular de manifestao: a cidade indispensvel observar que a Utopia de Morus se inscreve no perodo do Renascimento Filosfico e Cultural, onde celebrado o advento do Humnitas que proclama o homem como sujeito autnomo da histria e o eleva condio de primado da criao artstica e filosfica. Morus faz da sua obra uma assinalao de rupturas localizadas nas primeiras dcadas do sculo XVI, perodo em que desaba o mundo gtico e feudal diante do avano do humanismo, das primeiras formas livres do capital (o capital dinheiro e o capital comercial) e da expanso geogrfica do ecmeno terrestre oferecida pela expanso comercial martima. A Utopia se define, portanto, como uma narrativa cujo emblema o homem como sujeito do espao por ele (e para ele) construdo, superando a ciso platnica entre o pensamento e a ao. A Utopia de Morus , sobretudo, o produto de um momento histrico de ruptura entre a imaginao-mimese, que estava ligada a idia de tempo cclico, e a imaginao criadora, que supe um tempo aberto, como asseverou H . Vdrine (Les grandes

A Cidade do Devir na Utopia de Thornas Morus

conceptions de l'imaginaire, p. 44/45). Contudo, a Utopia tem sua verve criativa alimentada com as tradies do platonismo (a Justia como ideal do Bem), do epicurismo (a busca do prazer) e do estoicismo (o esprito de comunidade natural dos homens), realizando, como indica Lacroix, a sua vocao filosfica de traar a unidade entre a imaginao da mimeses e a imaginao da prxis. A Utopia define e abre um campo para as Utopias como um gnero cognitivo particular, cuja exigncia primeva pensar o ser no seio da existncia, como atributo ontolgico de afirmao de um outro devir humano. nesse sentido que a Cidade das Almas de Plato reconstruida como a Cidade dos Homens em Morus. No demais relembrar, como faz Lewis Mumford (A Cidade na Histria), que no Renascimento que se inaugura uma verdadeira revoluo copernicana no sentido da cidade. nesse perodo que a cidade interpretada como espao do Humano ideal e, por isso, concebida como Obra de arte. Multiplicam-se as cidades ideais nos tableaux de Alberti (De re edijicatoria, 1455), de Martini (Tratado da arquitetura e da arte militar, 1479), Cataneo (A Arquitetura,l570), Palladio (Os Quatro Livros da Arquitetura), entre outros, cuja ambio maior construir um objeto esttico luz da razo humana. O urbanismo acede ao status de cincia, encontrando no more geomtrico o instrumento mais eficaz de antropomorfizao da cidade como espao da Humanitas. Crculos, tringulos, retas e segmentos de retas so consagrados como instrumentos de realizao da perfeio da cidade como Obra humana. O clculo racional e a arte pblica encontram-se na forma de praas, jardins, edifcios e monumentos. A paisagem tomada como o lugar privilegiado da arte e da razo laicizada. Morus faz parte desse movimento que toma a cidade como um estatuto estticocientfico, porm doar s cidades da Utopia significados mais abrangentes e mais generosos do que os apresentados pelos seus contemporneos. A Cidade no devir histrico da Utopia A Utopia uma Ilha imaginria cujos vizinhos so os alaopolites, cidados sem cidades e, os achorianos, homens sem pas. Aqui o jogo de representaes do espao implica em assinalaes dos no-Utopianos como seres desprovidos de suas condies de existncia social plena: a cidade e o pas. Metforas que aludem s transformaes do espao social na Inglaterra do sculo XVI, sobretudo quelas que impulsionavam o cercamento dos campos e a desterritorializao do campesinato. A compreenso analgica do vivido se faz acompanhar de uma construo metonmica que desloca para um lugar fictcio -A Utopia - o direito dos homens cidade e ao pas. Portanto, a Utopia emerge como crtica do presente e possibilidade instituinte da (re)apropriao do espao como condio de uma nova experincia humana. Morus convoca a necessria construo de uma comunidade poltica atravs da qual
todos tenham acesso aos benefcios e a riqueza seja indistintamente repartida de modo que cada um goze abundantemente de todas as comodidades da vida. (MORUS, op. cit, p. 49).

GEOgrapliia - Ano V - No 10 2003

Jorge Luiz Barbosa

Estamos diante de uma narrativa que elabora a negao de uma sociedade dada historicamente e, simultaneamente, projeta a positividade de uma outra radicalmente diferente. A Utopia de Morus tem a marca do tempo-espao de sua construo e as sementes j lanadas do Porvir. Esse encontro entre a essncia e a existncia, entre o ser e o devir, entre a mimesis e a prxis e, sobretudo, entre o real e afico constituir o ceme da tradio narrativa das Utopias concretas como representao do espao social. A Utopia se inscreve como uma narrativa esttica que se apia na elaborao de imagens para estabelecer os princpios ticos das relaes humanas. Contudo, na qualidade de discurso ficcional, apresenta-se como um conjunto de imagens de um outro lugar; uma paisagem no espelho reveladora do mundo a partir de seus contrrios, assumindo a condio de mediao crtica do movimento da histria. Para tanto, Morus lana mo da fico para retraduzir, na escrita utpica, o espao do devir, e, a partir dele, estabelecer um corte ontolgico com a realidade existente. Morus repe, no plano da representao ficcional, a transformao do sentido da cidade antiga e medieval que se organizava em tomo das Almas, dos Deuses e dos Mitos, para uma cidade como produo humana, como forma-contedo da prpria conscincia humana. A projeo ficcional da Utopia uma busca de revelao do ethos da criao humana atravs da representao da cidade como prattein. A inteno utpica de Morus nos conduz a Amaurota - a Cidade Miragem - uma paisagem visvel e invisvel, decifrvel e misteriosa. A cidade-capital da Utopia repousa s margens do Anidra (um rio sem gua), localizando-se em lugar nenhum para estar presente em qualquer lugar da vida social concreta. Conhec-la , para Morus, conhecer todas as demais cidades da Utopia (e do mundo que lhe contrapontstico). Desse modo, a Ilha construda a partir da cidade, ou melhor, a partir de cinqenta e quatro cidades espaosas e magn@cas - cujos hbitos, costumes, institui6es e leis so perj4eitarnente idnticas. a cidade que d vida e sentido de essncia, atravs da existncia, Utopia. a presena das cidades que elege a Utopia como espao da civilizao humana e, como afirma a personagem RafaeI Hitlodeus, a melhor e superior representao de uma verdadeira Repblica. A presena da cidade na narrativa ficcional da Utopia requer, como plausibilidade da antecipao visada, a composio de uma paisagem geogrfica para lhe atribuir um sentido de existncia:
Amaurota se estende em doce declive sobre a vertente de uma colina. Sua forma C de quase um quadrado. Comea a estender-se um pouco acima do cume da colina, prolonga-se cerca de dois mil passos sobre as margem do rio Anidra, alargando-se medida que vai margeando o rio ( MORUS, op. cit., p. 61)

A paisagem da cidade apresentada nos seus detalhes e, deles, brotam situaes de uma organizao espacial que prima pela simetria e pela beleza:

A Cidade do Devir na Utopia de Thomas Moms

As ruas e as praas so convenientemente dispostas, seja para o transporte, seja para abrigarse do vento. Os edifcios so construdos confortavelmente; brilham de elegncia e de conforto e formam duas fileiras contguas, acompanhando de longo as mas, cuja largura de vinte ps (MORUS, idem, p. 62).

A tcnica e a arte so instrumentos que potencializam a criao da paisagem, porm a qualidade da cidade apreciada na participao dos habitantes na sua transformao criativa:
(...) no comeo, as casas eram muito baixas, no havia seno choupanas, cabanas de madeira, com paredes de barro e tetos de palha, terminados em pontas. As casas hoje, so elegantes edifcios de trs andares, com paredes externas de pedra ou tijolo e paredes internas de estuque. Os tetos so chatos, recobertos de uma matria moda e incombustvel, que no custa nada e protege melhor que o chumbo dos danos do tempo (MORUS, ibidem, p. 63).

E. Bloch (Princpio da Esperana) afirmava que toda ventana utpica requer uma paisagem que celebre a geografia da matria terrestre dos sonhos. atravs da paisagem que se recorta uma nova forma-contedo da sociedade outra: Atrs, e entre as casas, abrem-se vastos jardins. Em cada casa h uma porta que d para a rua e outra para o jardim. Estas duas portas se abrem facilmnte com um ligeiro toque, e deixam entrar o primeiro que chega.
(...) Os habitantes da Ulopia aplicam aqui um princpio da posse comum. Para abolir a idia da propriedade individual e absoluta, trocam de casa todos os dez anos e tiram a sorte de que Ihes deve caber na partilha ( MORUS, ibidem, p. 62).

Na Utopia, a paisagem um portal onde a negao do presente e os sonhos do futuro tecem seus encontros. Todavia, a fico utpica do espao precisa transparecer como uma construo da razo, fora capaz de livrar a cidade (e seus habitantes) das vicissitudes, das incertezas e das atribulaes do imprio das necessidades. assim que, na Utopia de Morus, a produo do espao revestida pelo imaginrio que estabelece um devir de relaes mtuas entre os cidados. A Utopia convida os homens a superao do reino das necessidades, proclamando o valor de uso como virtude social:
(...) no centro de cada quarteiro h uma praa, onde se juntam todos os objetos (...), os produtos do trabalho de cada famlia; ali, cada pai de famlia busca o que precisa para si e os seus e, sem dar dinheiro ou qualquer outra contrapartida, recebe o que foi buscar (MORUS, 1997).

Residncias, jardins, praas, edifcios pblicos, mercados, hospitais, restaurantes


(...) esto dispostos num jogo de distanciamentos e aproximaes capazes de repro-

duzir as condies de conforto, segurana e atendimento das necessidades do indivduo e da comunidade. obedecendo a estas finalidades que as cinqenta e quatro

GEOgrapliia - Ano V - No 10 - 2003

Jorge Luiz Barbosa

cidades so edificadas sobre o mesmo plano, possuindo os mesmos estabelecimentos e edifcios pblicos, modi3cados segundo as exigncias das localidades. A unidade concebida no quadro das particularidades, reforando relaes solidrias entre cidades e cidados:
As primeiras sesses do senado so consagradas a levantar a estatstica econmica das diversas partes da Ilha. Desde que se verificam os pontos onde h demais e os pontos onde no h o bastante, o equilbrio restabelecido enchendo-se a carncia das cidades infelizes com a superabundnciadas cidades mais favorecidas. Esta compensao C gratuita. A cidade que d nada recebe em troca da parte que entrega; e, reciprocamente, recebe de graa de uma outra cidade qual nada deu (MORUS, 1997: p. 80).

verdade que a fico do espao n'A Utopia ganha um ordenamento racional e objetivo, porm Morus no um gemetra por excelncia (ou vocao ditatorial). Suas medidas so a expresso de mediaes necessrias ao discurso imagtico que, por sua vez, faz da fico uma projeo concreta (porque crtica) do espao das possibilidades de uma cidade constituda luz da razo humana. Aqui reside um ponto nodal da crtica s utopias: o confronto entre "parasos geomtricos" e "infernos terrestres" (MUMFORD, 1982). comum encontrarmos nos crticos anti-utpicos a nfase nos aspectos geomtricos da produo da cidade como representao da cidade ideal. Mait Clave1 (Des Villes en Utopie) alude s formas regulares que desenham espaos funcionais (a exemplo da Icria de Cabet e dos Falanstrios de Fourier) representativos dos esquemas imaginados pelo gnero utpico. Wunenburger (L'Utopie ou Ia crise de l'imaginaire) condena a matematizao da vida como uma retrica comum ao pensamento dos utopistas. Outros, como Cioran (Histria da Utopia), fazem coro s denncias a respeito da obsesso uniformizadora das Utopias e, no raramente, sugerem uma ingenuidade profunda nos sistemas aritmticos preconizados para as cidades ideais (PAPAGEORGIOU, 1977). Contudo, Morus no pode ser interpretado como matriz de parasos dirigidos. Utopos, criador do plano geral das cidades, no conclui as construes e embelezamentos, sendo sbio o suficiente para entregar s geraes futuras o trabalho de continuidade e aperfeioamento de sua obra (MORUS, 1997: p. 63). A cidade da Utopia no edificada como uma projeo espacial de uma ordem poltica e econmica a servio de uma autoridade laica ou religiosa, ou de construes ordenadas que reificam a vida humana atravs de crculos, tringulos e quadrados. Na Utopia o recurso simetria - alinhamentos de ruas e residncias, uniformidade das construes, localizao de objetos espaciais segundo intervalos regulares, investimentos funcionais para a circulao de pessoas e bens - uma forma de expresso de uma realidade tomada na sua complexidade, tendo como propsito maior revelar as possibilidadesda razo humana para superar problemas concretos da sociedade, pois, como afirma Bazco:

A Cidade do Devir na Utopia de Thomas Morus

As representaes de uma cidade outra e feliz revelam uma maneira especfica de imaginar o social: as Utopias so lugares privilegiados onde se exerce a imaginao, onde so acolhidos, trabalhados e produzidos os sonhos individuais e coletivos (BAZCO, 1978: p. 31).

O devir terrestre da Cidade, sua produo e organizao, significa a descrio do prprio homem e de suas qualidades ticas. Morus parece acompanhar as postulaes de Aristteles, quando este afirma ser o sentido e a finalidade da plis a realizao plena da vida de sujeitos (individuais e coletivos) autnomos e ativos. Por outro lado, a forma construda sob princpios esttico-racionais no apangio de reproduo de relaes excludentes de dispositivos disciplinares de poder, mas recurso e abrigo de um novo ethos de relaes sociais, que se traduz como o entendimento de deveres e compromissos simtricos entre os cidados. forma da cidade atribudo um papel especial, pois ser atravs dela que as representaes ganham um atributo tico novo, capaz de valorizar as aes humanas como potncia de construo do mundo, ou seja, a exposio da comunidade poltica capaz de instituir critrios de avaliao das qualidades dos valores, juizos, hbitos e princpios de uma sociedade que se quer justa:
O fim das instituies sociais na Utopia de prover antes de tudo s necessidades do consuda servido mo pblico e individual: e deixar a cada um maior tempo possvel para libe~tar-se do corpo, cultivar livremente o esprito, desenvolvendo suas faculdades intelectuais e pelo estudo das cincias e das letras. nesse desenvolvimento completo que eles pem a verdadeira felicidade (MORUS, 1997: p.7 1).

Cidade da Utopia corresponde, ento, uma atividade humana carregada de intencionalidades objetivas e subjetivas como expresso das relaes prtico-sensveis entre sujeitos histricos. sob esse prisma que a relao identidade e diferena define o estilo de viver feliz na Cidade e , ao mesmo tempo, o fundamento de toda emancipao humana. Na Utopia de Morus, a forma e o estilo se combinam, na medida que confessam a dimenso mais recndita do Ser em movimento e sua realizao como valor e ao social. A cidade utpica emerge como crtica da sociedade real, representando o ethos de uma realidade outra, de uma outra lgica social e de outras relaes dos homens entre si:
Eis o que leva os Utopianos a afirmarem que uma vida honestamente agradvel quer dizer que a volpia o fim de todas as nossas aes; que tal a vontade da natureza e que obedecer a esta vontade ser virtuoso. A natureza, dizem eles, convida todos os homens a se ajudarem mutuamente e a partilharem em comum do alegre festim da vida. Esse conceito justo e razovel, pois no h indivduo to altamente colocado acima do gnero humano que somente a Providncia deva cuidar dele (...). por isso que os Utopianos pensam que necessrio observar no s6 as convenes privadas entre simples cidados, mas ainda as leis pblicas, regulam a distribuio das comodida,

GEOgrapliia

- Ano V - No 10 - 2003

Jorge Luiz Barbosa

des da vida, em outros termos, que distribuem a matria do prazer, quando estas leis foram justamente promulgadas por um bom prncipe, ou sancionadas pelo consentimento geral do povo, nem oprimido pela tirania, nem embudo pelo artficio. A sabedoria reside em procurar a felicidade sem violar as leis. E a religio trabalhar pelo bem geral. Calcar aos ps a felicidade de outrem, em busca da sua, uma ao injusta. (MORUS, 1997: p. 87/88)

A Cidade , ento, concebida como Obra, no em funo do seu contedo artstico, mas pela totalidade social que pretende abarcar em seu movimento de construo. nesse sentido que podemos afirmar que Utopia projeta uma tica a partir do espao ficcional da cidade, pois na cidade utpica que as virtudes individuais e coletivas ganham momento e lugar. Morus nos faz crer que a inteno tica da Utopia a criao do sujeito esttico:
o povo Utopiano espiritual, amvel, engenhoso, ama o lazer, paciente no trabalho, quando o trabalho necessrio; sua paixo favorita 6 o exerccio do esprito (MORUS, 1997).

Assim, o devir do sujeito esttico significa um programa utpico que define a cidade como espao social de homens e mulheres livres, autnomos e coletivos. A cidade esse espao tico-esttico concreto, representando a complexa tessitura de aes, memrias, histrias, lutas, dramas e sonhos humanos. O sujeito esttico de Morus reclama, nas representaes da cidade, a construo de novas prticas sociais que alarguem o horizonte do vivido. A cidade como (re)criao do espao da liberdade a Utopia da Utopia.
A CiDADE DO DEVIR NA UTOPIA DE THOMAS MORUS Resumo: Cidade e Utopia so temas que se cruzam na literatura e na filosofia, alimentando o iderio de uma sociedade nova. A Utopia, de Thomas Morus, e A Repblica, de Plato, fazem a referncia dessa literatura e desse tema na filosofia e no pensamento social. Palavras-chaves: Cidade, Utopia, Sociedade do Futuro THE FUTURE CITY IN THOMAS MORUS UTOPIA Abstract: City and utopia are crossed themes both in literature and philosophy, feeding an idealism of a new society. Thomas Morus Utopia and Plato's Republic are references of that literature and that theme on philosophy and social thought. Key words: City; Utopia; Future Society

BIBLIOGRAFIA

ARIST~TELES. 1991. A Poltica. So Paulo: Martins Fontes BASCO, L. 1978. Lumires de Utopie. Paris: Payot. BLOCH. E. 1982. L e Principe Esprance. Paris: Gallimard.

GEOgrapliia -Ano V - No 10 - 2003

Jorge Luiz Barbosa

des da vida, em outros termos, que distribuem a matria do prazer, quando estas leis foram justamente promulgadas por um bom prncipe, ou sancionadas pelo consentimento geral do povo, nem oprimido pela tirania, nem embudo pelo artficio. A sabedoria reside em procurar a felicidade sem violar as leis. E a religio trabalhar pelo bem geral. Calcar aos ps a felicidade de outrem, em busca da sua, uma ao injusta. (MORUS, 1997: p. 87/88)

A Cidade , ento, concebida como Obra, no em funo do seu contedo artstico, mas pela totalidade social que pretende abarcar em seu movimento de construo. nesse sentido que podemos afirmar que Utopia projeta uma tica a partir do espao ficcional da cidade, pois na cidade utpica que as virtudes individuais e coletivas ganham momento e lugar. Morus nos faz crer que a inteno tica da Utopia a criao do sujeito esttico:
o povo Utopiano espiritual, amvel, engenhoso, ama o lazer, paciente no trabalho, quando o trabalho necessrio; sua paixo favorita o exerccio do esprito (MORUS, 1997).

Assim, o devir do sujeito esttico significa um programa utpico que define a cidade como espao social de homens e mulheres livres, autnomos e coletivos. A cidade esse espao tico-esttico concreto, representando a complexa tessitura de aes, memrias, histrias, lutas, dramas e sonhos humanos. O -sujeitoesttico de Moms reclama, nas representaes da cidade, a construo de novas prticas sociais que alarguem o horizonte do vivido. A cidade como (re)criao do espao da liberdade a Utopia da Utopia.
A CLDADE DO DEVIR NA UTOPIA DE THOMAS MORUS Resumo: Cidade e Utopia so temas que se cruzam na literatura e na filosofia, alimentando o iderio de uma sociedade nova. A Utopia, de Thomas Monis, e A Repblica, de Plato, fazem a referncia dessa literatura e desse tema na filosofia e no pensamento social. Palavras-chaves: Cidade, Utopia, Sociedade do Futuro THE FUTURE CITY IN THOMAS MORUS UTOPIA Abstract: City and utopia are crossed themes both in literature and philosophy, feeding an idealism of a new society. Thomas Moms Utopia and Plato's Republic are references of that literature and that theme on philosophy and social thought. Key words: City; Utopia; Future Society

BIBLIOGRAFIA

ARISTTELES. 1991. A Poltica. So Paulo: Martins Fontes BASCO, L. 1978. Lumires de Utopie. Paris: Payot. BLOCH. E. 1982. L e Principe Esprance. Paris: Gallimard.

A Cidade do Devir na Utopia de Thomas Morus

CIORAN, E. M. 1994. Histria e Utopia. Rio de Janeiro, Rocco. CHOAY, F. 1979. O urbanismo, Utopias e realidades. So Paulo: Perspectiva. CLAVAL, Paul. 1999. A Geografia Cultural. Florianpolis: EUFSC. CLAVEL, Mait. 1992. Des espaces en utopie. Gographie et Cultures, no 3, p.4556. ENGELS, F. 1989. Socialismo Utpico e Socialismo CientljTco. So Paulo: Ed. Moraes. LACROIX, J. 1996. A Utopia. Rio de Janeiro: J. Zahar. MALLER, H. 1995. Convoiter L'lmpossible. L'utopie avec Marx, malgr Marx. Paris: Albin Michel. . 1994. Congedier L"Utopie? - L'utopie selon Karl Marx. Paris: L'Harmattan. MARIN, L. 1973. Utopiques: Jeux d'espaces. Paris: Minuit. MARX, K. 1974. Manuscritos Econmico-Filosj?cos.So Paulo: Abril Cultural. . e ENGELS F. 1985. O Manifesto do Partido Comunista. So Paulo: Nova Stella. MORUS, Thomas. 1997. A Utopia. So Paulo: Nova Cultural. MUNFORD, L. 1982. A Cidade na Histria. Martins Fontes: So Paulo PAPAGIORGIOU, G J. 1977. Fundamental problems of the theoretical planning. Environment and Planning. A,9, p. 1329-1356. PAQUOT, T. 1999. A Utopia: Ensaio acerca do real. Rio de Janeiro: DIFEL. PLATO. 1966. A Repblica (Dilogos v.111). Rio de Janeiro: Ediouro RUYER, R. 1988. L'Utopie et les utopies. Paris: G Montfort. SZACHI, J. 1972. As Utopias. Rio de Janeiro Paz e Terra. VDRINE, H. 1990. Les grandes corzceptions de 1' imaginaire. Paris: Le Livre de poche. WUNENBERGER, J- J. 1979 . L' Utopie e la crise de1 'imaginaire. Paris: Delarger

You might also like