You are on page 1of 12

UFJF RESIDNCIA 2013 PROVA OBJETIVA REA PSICOLOGIA HOSPITALAR

01. Sobre o que diz a Constituio Federal de 1988, na Seo II, que trata especificamente da sade, correto afirmar, EXCETO: a) vedada aos gestores locais do SUS a admisso de agentes comunitrios de sade e agentes de combate s endemias por meio de processo seletivo pblico ou por contratao direta. b) A descentralizao, com direo nica em cada esfera de governo, a participao da comunidade e o atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuzo dos servios assistenciais, constituem as diretrizes do SUS. c) A iniciativa privada poder participar do SUS, de forma complementar, mediante contrato de direito pblico ou convnio, tendo preferncia as entidades filantrpicas e as sem fins lucrativos. d) A sade como direito de todos e dever do Estado garantida por meio do acesso universal e igualitrio s aes e aos servios para sua promoo, proteo e recuperao.

02. Leia a seguinte afirmativa e, em seguida, marque a resposta INCORRETA. Conforme consta no Art. 200 da Constituio Federal de 1988, compete ao SUS, alm de outras atribuies: a) controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substncias de interesse para a sade e participar da produo de medicamentos, equipamentos, imunobiolgicos, hemoderivados e outros insumos. b) ordenar a formao de recursos humanos na rea de sade. c) fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e guas para consumo humano. d) participar da formulao da poltica e da execuo do controle social e epidemiolgico.

03. Em relao aos principais princpios do Sistema nico de Sade (SUS), marque a opo INCORRETA. a) b) c) d) integralidade de assistncia nos processos curativos igualdade na assistncia sade, sem preconceitos ou privilgios de qualquer espcie universalidade de acesso em todos os nveis de assistncia participao da comunidade por meio das entidades representativas

04. A Lei n. 8.080 dispe sobre as condies para a pr omoo, proteo e recuperao da sade, a organizao e o funcionamento dos servios. Em funo do que rege essa lei, marque a alternativa INCORRETA. a) A sade um direito fundamental do ser humano, e o Estado tem a responsabilidade de prover as condies indispensveis ao seu pleno exerccio. b) O Sistema nico de Sade (SUS) constitudo por aes e servios de sade, prestados por rgos e instituies pblicas das trs instncias de governo, da administrao direta e indireta e das fundaes mantidas pelo Poder Pblico. c) Faz parte do campo de atuao do SUS a execuo de aes de vigilncia sanitria e epidemiolgica, sade do trabalhador e de assistncia previdenciria e teraputica integral, inclusive farmacutica. d) As aes e os servios de sade executados pelo SUS, de forma direta ou pela participao complementar da iniciativa privada, so organizados de forma regionalizada e hierarquizada em nveis crescentes de complexidade.

UFJF RESIDNCIA 2013 PROVA OBJETIVA REA PSICOLOGIA HOSPITALAR

05. De acordo com a Lei n . 8142, sancionada pelo Presidente da Repblica, Sr. Fernando Collor, e decretada pelo Congresso Nacional, publicada no Dirio Oficial da Unio, em 31 de dezembro de 1990, e que dispe sobre a participao da comunidade na gesto do Sistema nico de Sade (SUS) e sobre as transferncias intergovernamentais de recursos financeiros na rea da sade, marque a resposta CORRETA. a) A Conferncia de Sade reunir-se-, por determinao do poder executivo, com a representao dos vrios segmentos sociais para avaliar a situao de sade e propor as diretrizes para a formulao da poltica de sade nos nveis correspondentes. b) A representao dos usurios nos Conselhos de Sade e Conferncias ser paritria em relao ao conjunto dos demais segmentos. c) O Conselho de Sade, de carter temporrio e deliberativo, constitui rgo colegiado composto por representantes do governo, prestadores de servio, profissionais de sade e usurios, atuando na formulao de estratgias e no controle da execuo da poltica de sade na instncia correspondente, inclusive nos aspectos econmicos e financeiros, cujas decises sero homologadas pelo chefe do poder legalmente constitudo em cada esfera do governo. d) As Conferncias de Sade e os Conselhos de Sade tero sua organizao e normas de funcionamento definidas pelo Conselho Nacional de Sade.

06. De acordo com a lei 8.080, de 19 de setembro de 1990, a sade um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado promover as condies essenciais ao seu pleno exerccio. A esse respeito, marque a opo INCORRETA. a) O dever do Estado no exclui o das pessoas e das famlias. b) O dever do Estado consiste na formulao e execuo de polticas econmicas e sociais que objetivem a reduo de riscos de doenas e de outros agravos. c) O dever do Estado consiste no estabelecimento de condies que assegurem o acesso universal e igualitrio s aes e aos servios para a promoo, proteo e recuperao da sade. d) O dever do estado exclui o das empresas e da sociedade.

07. So princpios das aes e servios que integram o Sistema nico de Sade, EXCETO: a) b) c) d) Prestao da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade fsica e moral. Integralidade da assistncia. Descentralizao poltico-administrativa. Sigilo das informaes que se referem ao potencial dos servios de sade e a sua utilizao pelo usurio.

08. Em relao s competncias da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, CORRETO afirmar que: a) compete direo estadual do Sistema nico de Sade promover a descentralizao dos servios e das aes de sade para os municpios. b) no compete direo municipal do Sistema nico de Sade planejar e organizar as aes e os servios de sade, mas apenas execut-los. c) compete ao Distrito Federal as atribuies reservadas Unio e aos Estados. d) direo Nacional do Sistema nico de Sade compete formar consrcios administrativos intermunicipais.

09. A Poltica Nacional de Humanizao (PNH) aponta alguns avanos no campo da sade pblica brasileira, tais como a descentralizao e a regionalizao da ateno e gesto da sade. Contudo, aponta alguns problemas que ainda precisam ser enfrentados, EXCETO: a) A fragmentao e a horizontalizao dos processos de trabalho. b) O modelo de formao dos profissionais de sade que se mantm distante do debate e da formulao das polticas pblicas de sade. c) A falta de preparo dos profissionais de sade para lidar com as dimenses sociais e subjetivas presentes nas prticas de ateno sade. d) O modelo de ateno baseado na relao queixa-conduta.

UFJF RESIDNCIA 2013 PROVA OBJETIVA REA PSICOLOGIA HOSPITALAR

10. O conceito de humanizao est relacionado a: I) Oferta de atendimento de qualidade que articula os avanos tecnolgicos com acolhimento, com a melhoria dos ambientes de cuidado e das condies de trabalho dos profissionais. II) Programa que opera, transversalmente, em toda a rede do SUS. III) Poltica que opera, transversalmente, em toda a rede do SUS. IV) Programa que opera, verticalmente, em toda a rede do SUS.

De acordo com as afirmativas acima, primeiramente, considere-as V (Verdadeiras) ou F (Falsas) e, a seguir, marque a opo CORRETA. a) b) c) d) V, V, F, F V, F, F, V F, V, V, F V, F, V, F

11. A Primeira Conferncia Internacional sobre Promoo da Sade, realizada em Ottawa, Canad, em novembro de 1986, foi, sobretudo, uma resposta s crescentes expectativas por uma nova sade pblica. A carta de intenes, fruto desse evento, preconiza que: I) A sade um recurso, mas no o mais importante, para o desenvolvimento social e econmico. II) As aes de promoo de sade objetivam aumentar as diferenas no estado de sade da populao e assegurar oportunidades e recursos igualitrios para capacitar todas as pessoas a realizar, completamente, seu potencial de sade. III) A promoo da sade o nome dado ao processo de capacitao, exclusiva do setor sade, para atuar na melhoria da qualidade de vida e sade da comunidade. IV) A promoo da sade se restringe aos cuidados de sade. V) O papel do setor sade deve mover-se, gradativamente, no sentido da promoo da sade, alm das suas responsabilidades de prover servios clnicos e de urgncia. De acordo com as afirmativas acima, primeiramente, considere-as V (Verdadeiras) ou F (Falsas) e, a seguir, marque a opo CORRETA. a) b) c) d) V, F, F, F, F V, F, V, V, V F, V, F, V, F F, F, F, F, V

12. A Conferncia Internacional sobre Cuidados Primrios de Sade (Declarao de Alma-Ata, 1978), declara que, EXCETO: a) Os cuidados primrios de sade so baseados em mtodos e tecnologias prticas, colocadas ao alcance universal de indivduos e famlias da comunidade. b) Os cuidados primrios de sade incluem pelo menos: educao, no tocante a problemas prevalecentes de sade e aos mtodos para sua preveno e controle, promoo da distribuio de alimentos e da nutrio apropriada, previso adequada de gua de boa qualidade e saneamento bsico, cuidado materno-infantil, inclusive planejamento familiar, imunizao contra as principais doenas infecciosas, preveno e controle de doenas localmente endmicas, tratamento apropriado de doenas e leses comuns e fornecimento de medicamentos essenciais. c) Os cuidados primrios de sade envolvem, alm do setor sade, a agricultura, a pecuria, a produo de alimentos, a indstria, a educao, a habitao, as obras pblicas e as comunicaes. d) Cabe somente aos gestores de sade promover o planejamento, a organizao, a operao e o controle dos cuidados primrios de sade, fazendo o mais pleno uso possvel de recursos disponveis, locais, nacionais e outros.

UFJF RESIDNCIA 2013 PROVA OBJETIVA REA PSICOLOGIA HOSPITALAR

13. No livro Contribuies psicologia hospitalar, Leila Tardivo traz algumas reflexes acerca da Psicologia Clnica no hospital. A esse respeito, a autora afirma que, EXCETO: a) a Psicologia Clnica sempre o campo e o mtodo mais direto e apropriado de acesso conduta dos seres humanos e sua personalidade. b) com base na Psicologia Clnica, pretende-se no coisificar o paciente, de modo a trat-lo-o e encar-lo-o como um objeto ou coisa. c) a Psicologia Clnica baseia-se no encontro sujeito-objeto. d) o psiclogo clnico pode, com seu saber, buscar compreender, escutar e intervir de modo a trazer outra proposta e outro olhar, diferente daquele focado na dimenso fsica.

14. Rita Romaro, em Contribuies psicologia hospitalar, discute, a partir das consideraes de diversos autores, os atendimentos de emergncia realizados pelos psiclogos no contexto hospitalar. Baseado nas afirmaes da citada autora, CORRETO afirmar que: a) no atendimento de emergncia, o paciente, em decorrncia de um srio desequilbrio, corre algum tipo de risco, sendo objetivo do atendimento a conteno fsica do mesmo. b) nas situaes consideradas catastrficas e emergenciais, o psiclogo necessita intervir de forma a conter os impulsos destrutivos e buscar ativar impulsos mais reparadores, com nfase na realidade. c) a famlia e a equipe no precisam compreender as situaes de emergncia em que h liberao de hostilidade e agressividade do paciente, mesmo que de maneira controlada. d) as intervenes de carter breve e emergencial visam a resolutividade imediata do problema apresentado.

15. Considere o seguinte fragmento de texto, retirado do livro Contribuies psicologia hospitalar: Concebendo o sofrimento psicolgico como resultante da interao entre trs sries de causa, a constituio, a experincia emocional infantil e os acontecimentos da vida adulta, a psicanlise estabeleceu uma perspectiva que permitiu a constituio de uma psicopatologia sui-generis, segundo a qual diferentes condies diagnsticas correspondero a dificuldades vividas ao longo do processo de amadurecimento psicomocional (Vaisberg e Tachibana, 2008, p. 146). Nessa linha de argumentao, o conceito de preocupao materna infantil, de Winnicott (1958), relaciona-se ao/a: Processo pelo qual passa a mulher para se tornar, biologicamente, capaz de atender s necessidades do recm-nascido. II) Aumento da sensibilidade e prontido da gestante, ao final da gravidez, em relao s necessidades do beb. III) Fenmeno de base, estritamente,biolgica e hormonal. IV) Um ambiente hospitalar, suficientemente, bom. De acordo com as afirmativas acima, primeiramente, considere-as V (Verdadeiras) ou F (Falsas) e, a seguir, marque a opo CORRETA. a) b) c) d) F, V, F, V V, V, F, V F, V, F, F V, F, V, V I)

16. De acordo com o livro Contribuies psicologia hospitalar, a depresso puerperal apontada como um problema de sade pblica, cuja prevalncia oscila entre 10% e 15% na literatura mundial. So elementos fortemente associados a essa desordem, EXCETO: a) b) c) d) Baixas condies socioeconmicas de vida da purpera. No aceitao da gravidez. Desavena conjugal. Fatores biolgicos.

UFJF RESIDNCIA 2013 PROVA OBJETIVA REA PSICOLOGIA HOSPITALAR

17. Gisele Corra Martins Moura (MOURA, 2003) discorre acerca da Urgncia Subjetiva, considerando o contexto do adoecimento, denominada pela autora como um momento de crise, permeado, frequentemente, por urgncias mdicas. Sobre a Urgncia Subjetiva, considera-se como CORRETO afirmar-se que: a) b) c) d) a sobrevivncia do sujeito desejante. deve ser tratada de maneira coletiva. a proposta do psicanalista, ao trat-la, a de escutar o sujeito em oposio ao medicamento que alivia. cabe ao analista devolver famlia ou ao paciente a harmonia perdida.

18. La Mohallem caracteriza a clnica psicanaltica atual como a clnica do Real, da Urgncia. Ela exemplifica com a passagem ao ato nos quadros de anorexia, psicossomticos e nos atos de violncia. A autora diz que: observamos que nem sempre esses pacientes chegam at o consultrio do analista, mas tm grandes possibilidades de chegar at o hospital. E, l, podem se encontrar com um analista (MOURA, 2003, p.25). Marque a opo CORRETA, de acordo com a autora citada, acerca do que se pode afirmar sobre o psicanalista inserido na instituio hospitalar. a) b) c) d) Sustenta a dimenso social do sujeito, que tem como efeito a sua incluso no meio. Propicia o surgimento da demanda a partir da oferta de assistncia. Possibilita que o sujeito resgate sua vida numa dimenso histrico-cultural. Deve trabalhar de modo a interagir pouco com a equipe de sade, visto a especificidade de seu olhar e de suas intervenes.

19. De acordo com a sequncia de estgios emocionais mais, frequentemente, encontrada por Kubler Ross nos pacientes terminais, marque a opo CORRETA. a) b) c) d) Negao, raiva, barganha, depresso e aceitao. Raiva, negao, depresso, barganha e aceitao. Depresso, negao, raiva, aceitao e barganha. Negao, depresso, barganha, raiva e aceitao.

20. Estas so as principais reaes da equipe hospitalar frente pesquisa Kubler Ross sobre os pacientes terminais frente morte, EXCETO: a) b) c) d) Hostilidade. Descrdito. Resistncia. Insulto.

21. De acordo com Sadock (2007), o estabelecimento do rapport o primeiro passo de uma entrevista, que implica em entendimento e confiana. Marque a alternativa CORRETA que apresenta as estratgias que so importantes para o estabelecimento do rapport. a) Colocar o entrevistador e o paciente vontade; descobrir o que aflige o paciente; estabelecer autoridade como terapeuta; equilibrar os papis de ouvinte, especialista e autoridade. b) Colocar o entrevistador e o paciente vontade; descobrir o que aflige o paciente; estabelecer autoridade como terapeuta; permitir que o paciente faa perguntas intrusivas e inoportunas. c) Colocar o paciente pouco vontade; descobrir o que aflige o paciente; estabelecer autoridade como terapeuta; equilibrar os papis de ouvinte, especialista e autoridade. d) Colocar o entrevistador e o paciente vontade; descobrir o que aflige o paciente; estabelecer comportamento autoritrio como terapeuta; equilibrar os papis de ouvinte e de especialista.

22. Segundo Sadock (2007), na esquizofrenia existem sintomas especficos e caractersticos para seu diagnstico. Assinale a opo que NO representa um sintoma da esquizofrenia: a) b) c) d) Comportamento desorganizado. Imobilidade motora. Alucinaes auditivas. Distraibilidade. 7

UFJF RESIDNCIA 2013 PROVA OBJETIVA REA PSICOLOGIA HOSPITALAR

23. Sobre os transtornos do humor, Sadock (2007) afirma que, EXCETO: a) Os transtornos do humor englobam um grande grupo de transtornos, nos quais o humor patolgico e perturbaes associadas dominam o quadro clnico. b) O incio do transtorno bipolar I ocorre mais cedo do que o do transtorno depressivo maior. c) O transtorno bipolar I caracteriza-se por fases de depresso profunda e surtos esquizofrnicos intermitentes. d) A presena de manifestaes psicticas no transtorno depressivo maior reflete doena grave e indicador de um mau prognstico.

24. Sobre a esquizofrenia, Sadock (2007) afirma que, EXCETO: a) A esquizofrenia atinge cerca de 1% da populao mundial e inicia-se antes dos 25 anos de idade. b) O diagnstico de esquizofrenia baseia-se, fundamentalmente, na histria clnica e no exame do estado mental, j que no existem evidncias laboratoriais para a confirmao do diagnstico. c) Os sintomas positivos da esquizofrenia envolvem o delrio, a entropia e as alteraes do pensamento. d) Os sintomas negativos so: o embotamento afetivo, a alogia e a abulia.

25. O DSM IV oferece uma Classificao Multiaxial, no qual existem cinco eixos: Transtornos Clnicos / Outras Condies Que Podem Ser Foco de Ateno Clnica; Transtornos de Personalidade/ Retardo Mental; Condies Mdicas Gerais; Problemas Psicossociais e Ambientais; Avaliao Global do Funcionamento. Marque a opo CORRETA, de acordo com esse Sistema Multiaxial. a) Facilita a avaliao abrangente e sistemtica com ateno para os vrios transtornos mentais e condies mdicas gerais, problemas psicossociais e ambientais e nvel de funcionamento que poderiam ser ignorados se o foco estivesse na avaliao de um nico problema apresentado; informaes capazes de ajudar no planejamento do tratamento e a predizer o resultado. b) Impede a avaliao abrangente e sistemtica com ateno para os vrios transtornos mentais e condies mdicas gerais, problemas psicossociais e ambientais e nvel de funcionamento que poderiam ser ignorados se o foco estivesse na avaliao de um nico problema. c) Permite ao profissional garantir a eficcia teraputica e o tempo do tratamento. d) Facilita a avaliao abrangente e sistemtica com ateno para os vrios transtornos mentais e psiquitricos, excluindo as condies mdicas gerais, problemas psicossociais ou ambientais. Assim, permite que seja realizado o planejamento do tratamento e, ainda, possa predizer seu resultado.

26. Segundo o DSM-IV, marque a opo CORRETA relacionada classificao das esquizofrenias e de outros transtornos psicticos. a) Esquizofrenia, Transtorno Esquizofreniforme, Transtorno Esquizoafetivo, Transtorno Delirante, Transtorno Psictico Breve, Transtorno Psictico Compartilhado, Transtorno Psictico devido a uma Condio Mdica Geral, Transtorno Psictico Induzido por Substncia e Transtorno Psictico sem Outra Especificao. b) Esquizofrenia, Hebefrenia, Esquizofrenia Paranide,Esquizofrenia Delirante e transtorno de personalidade esquizofrnica. c) Esquizofrenia, Transtorno esquizide, Transtorno Esquizoafetivo, Transtorno de Folie a Deux, Transtorno Psictico decorrente de quadros clncos orgnicos. d) Esquizofrenia, Transtorno Esquizofreniforme, Transtorno Bipolar de tipo I, Transtorno Alucinante, Transtorno Psictico Grave, Transtorno Psictico Manaco-Depressivo, Transtorno Psictico devido a uma Condio Mdica Geral, Transtorno Psictico Induzido por Substncia e Transtorno Psictico sem Outra Especificao.

UFJF RESIDNCIA 2013 PROVA OBJETIVA REA PSICOLOGIA HOSPITALAR

27. De acordo com Dalgalarrondo (2008), marque a opo CORRETA a respeito de semiologia psiquitrica. a) o estudo dos sinais e sintomas das doenas, que permite somente ao psiquiatra identificar alteraes fsicas e mentais, ordenar os fenmenos observados, formular diagnsticos e empreender teraputicas. b) a cincia dos signos, o estudo dos sinais e sintomas das doenas, que permite ao profissional de sade identificar somente alteraes fsicas e prescrever medicaes. c) a cincia dos signos, o estudo dos sinais e sintomas das doenas, que permite ao profissional de sade identificar alteraes fsicas e mentais, ordenar os fenmenos observados, formular diagnsticos e empreender teraputicas. d) a cincia dos signos, o estudo dos sinais e sintomas das doenas, que permite ao profissional de sade identificar somente alteraes psquicas, reconhecer os fenmenos observados e formular diagnsticos.

28. De acordo com Dalgalarrondo (2008), a tcnica e a habilidade de realizar entrevistas um atributo fundamental e insubstituvel do profissional de sade. Segundo a sua teoria, so essenciais para a boa conduo da entrevista que o profissional possa: I) II) III) IV) V) Desenvolver a capacidade de estabelecer relao emptica e tecnicamente til do ponto de vista humano. Estar em condies de acolher o paciente em seu sofrimento. Estar em condies de ouvir, ter respeito e pacincia. Saber estabelecer limites aos pacientes invasivos ou agressivos. Ser sempre ativo, participativo, e fazer muitas perguntas ao paciente.

De acordo com as afirmativas acima, primeiramente, considere-as V (Verdadeiras) ou F (Falsas) e, a seguir, marque a opo CORRETA. a) b) c) d) V, F, F, V, V V, V, V, V, F F, V, F, V, F F, F, V, V, V

29. De acordo com Dalgalarrondo (2008), marque a opo CORRETA, que contenha as funes psquicas mais afetadas nos transtornos afetivos, neurticos e de personalidade. a) b) c) d) Conscincia, ateno, linguagem e memria. Sensopercepo, pensamento, juzo de realidade e vivncia do eu. Afetividade, vontade, psicomotricidade e personalidade. Afetividade, pensamento, vontade e vivncia do eu.

30. A ateno pode ser definida como a direo da conscincia, o estado de concentrao da atividade mental sobre determinado objeto (DALGALARRONDO, 2008). Assinale a resposta em que as anormalidades da ateno esto INCORRETAMENTE descritas. a) Hipoprosexia perda bsica da capacidade de concentrao, com fadigabilidade aumentada. b) Aprosexia total abolio da capacidade da ateno, por mais fortes e variados que sejam os estmulos que se utilizam. c) Hiperprosexia estado de ateno exacerbada, no qual h uma tendncia incoercvel a obstinar-se, a se manter indefinidamente sobre certos objetos e com surpreendente infatigabilidade. d) Distrao estado patolgico que se exprime por instabilidade marcante e mobilidade acentuada da ateno voluntria, com dificuldade ou incapacidade para se fixar ou se manter em qualquer coisa que implique esforo produtivo.

UFJF RESIDNCIA 2013 PROVA OBJETIVA REA PSICOLOGIA HOSPITALAR

31. Marque a opo CORRETA, segundo o autor, no livro Tendncias da psicologia hospitalar (CAMON, 2004), ao afirmar que inegvel o alvio que o psiclogo traz aos pacientes hospitalizados quando sua atuao dirigida : a) b) c) d) Minimizao do sofrimento provocado pela hospitalizao. Interveno de maneira preventiva junto ao paciente hospitalizado, para que ele no sofra. Realizao da oferta de atendimento. Erradicao do sofrimento provocado pela hospitalizao.

32. Camon (2004), em seu livro Tendncias em Psicologia Hospitalar, apresenta algumas questes a respeito da abordagem aos familiares de mulheres com cncer. Marque a opo CORRETA, em que o autor aponta o cuidado que se deve ter com essa abordagem. a) uma abordagem que no compete aos profissionais realizar, exceto se a paciente for menor, invlida ou incapaz, somente nesse caso a famlia recebe orientao sobre a problemtica do paciente. b) uma etapa menos importante. A famlia recebe orientao sobre a problemtica da paciente, alm de ser sustentculo de sua angstia e dor. uma abordagem corriqueira, tendo como princpio que a famlia est to abalada quanto o paciente. c) No uma etapa importante. Esse comunicado famlia compete apenas paciente realizar. d) uma etapa igualmente importante. A famlia tambm recebe orientao sobre a problemtica da paciente, alm de ser sustentculo de sua angstia e dor. uma abordagem bastante delicada, tendo como postura profissional o princpio que a famlia est to abalada quanto a paciente.

33. O paciente, ao ser hospitalizado, sofre um processo de total despersonalizao. Deixa de ter seu prprio nome e passa a ser um nmero de leito, ou, ento, algum portador de determinada patologia. O estigma de doente ir criar a necessidade premente de uma total reformulao, at mesmo de seus valores e conceitos de homem, mundo e relao interpessoal de suas formas conhecidas. Assim, de acordo com Camon (2004, p. 67), marque a opo CORRETA relacionada situao de hospitalizao. a) Algo corriqueiro enquanto vivncia, havendo a possibilidade de previso anterior sua prpria ocorrncia. b) Algo nico enquanto vivncia, no havendo a possibilidade de previso anterior sua prpria ocorrncia. c) Algo nico enquanto vivncia, havendo a possibilidade de previso e expectativas com relao sua prpria ocorrncia. d) Algo esperado, o paciente deve-se preparar para esse momento ao longo de sua vida.

34. Leia as proposies, abaixo, relacionadas ao sigilo pessoal. I) O Cdigo de tica Profissional do Psiclogo no faz exigncia quanto ao sigilo. II) O sigilo profissional no se aplica s atividades psicolgicas destinadas a incapacitados e no atendimento ao menor impbere ou interdit. III) O psiclogo no pode e no deve, sob qualquer hiptese, fornecer qualquer informao a respeito de quem ele atende, qualquer que seja o motivo do atendimento. IV) dever do psiclogo respeitar o sigilo profissional, por meio da confidenciabilidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizaes a que tenha acesso no exerccio profissional. De acordo com as proposies apresentadas, primeiramente, julgue-as V (Verdadeiras) ou F (Falsas) e, a seguir, marque a opo CORRETA. a) b) c) d) V, V, F, V F, F, F, V F, F, V, F V, V, V, F

10

UFJF RESIDNCIA 2013 PROVA OBJETIVA REA PSICOLOGIA HOSPITALAR

35. O Cdigo de tica Profissional do Psiclogo, aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia ,em resoluo que entrou em vigor em 27/08/2005, tem entre seus princpios fundamentais, EXCETO: a) O psiclogo basear o seu trabalho no respeito e na promoo da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declarao Universal dos Direitos Humanos. b) O psiclogo considerar as relaes de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relaes sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crtica. c) O psiclogo contribuir para promover a universalizao do acesso da populao s informaes, ao conhecimento da cincia psicolgica, aos servios e aos padres ticos da profisso. d) O psiclogo assumir responsabilidades profissionais somente para atividades para as quais esteja capacitado e pelas quais receber salrio digno.

36. De acordo com o Cdigo de tica Profissional, so deveres fundamentais do psiclogo, EXCETO: a) Prestar servios profissionais em situaes de calamidade pblica ou de emergncia, sem visar o benefcio pessoal. b) Fornecer a quem de direito, na prestao de servios psicolgicos, informaes concernentes ao trabalho a ser realizado e ao objetivo pessoal. c) Ter, para com o trabalho dos psiclogos e de outros profissionais, respeito, considerao e solidariedade e, quando solicitado, colaborar com estes, salvo impedimento por motivo relevante. d) Desviar para servio particular ou de outra instituio, visando benefcio prprio, pessoas ou organizaes atendidas por instituio com a qual mantenha qualquer tipo de vnculo profissional.

37. Julgue as proposies abaixo como V (verdadeiras) ou F (falsas), de acordo com o Art 6, do Cdigo de tica do Psiclogo. O profissional psiclogo que se relacionar com profissionais no psiclogos dever basear-se nas seguintes afirmaes: Compartilhar somente as informaes relevantes para qualificar o servio prestado, resguardando o carter confidencial das comunicaes, assinalando a responsabilidade de quem as receber, de preservar o sigilo. II) No compartilhar nenhum tipo de informao, resguardando o carter confidencial das comunicaes, assinalando sua responsabilidade a fim de preservar o sigilo profissional. III) Encaminhar a profissionais ou entidades habilitadas e qualificadas demandas que extrapolem seu campo de atuao. IV) Dever registrar em documento oficial, no caso de instituies de sade, no pronturio, todas as informaes pertinentes ao seu atendimento. De acordo com o julgamento das proposies acima, assinale a resposta CORRETA. a) b) c) d) Apenas I e II so falsas. Apenas I verdadeira. Todas so verdadeiras. Apenas II e IV so falsas. I)

38. Em Fragmento da anlise de um caso de histeria, Freud (1972) apresenta o conceito de submisso somtica. Marque a opo CORRETA que se refere a esse conceito. a) b) c) d) Um fator orgnico na formao do sintoma. Um fator psquico na formao do sintoma. Uma prtica ertica, na qual o objeto sexual se submeteria ao sujeito do ato. A uma converso.

11

UFJF RESIDNCIA 2013 PROVA OBJETIVA REA PSICOLOGIA HOSPITALAR

39. Ainda em Fragmento da anlise de um caso de histeria, Freud (1972) destaca um dos aspectos mais essenciais das neuroses. Marque a opo CORRETA, a qual apresenta esse aspecto. a) b) c) d) A capacidade de sublimao. A incapacidade de recalque. O mecanismo de formao reativa. A incapacidade de enfrentar uma exigncia ertica autntica.

40. Em Notas sobre um caso de neurose obsessiva, Freud (197?) apresenta as suas Consideraes Tericas. Marque a opo INCORRETA relacionada a essas consideraes. a) Freud prope que se possa aglomerar sob a designao de ideias obsessivas as mais heterogneas estruturas psquicas. b) Freud prope que se possa aglomerar sob a designao de ideias obsessivas as sublimaes inconscientes provenientes dos recalques obsessivos. c) Freud prope que seria mais correto falar de pensar obsessivo. d) As estruturas obsessivas podem corresponder a toda sorte de ato psquico.

41. Em Notas sobre um caso de neurose obsessiva, Freud (197?) discorre sobre a dvida ou a incerteza do paciente obsessivo. De acordo com o que o autor discorre sobre esse assunto, marque a opo INCORRETA. a) A criao da dvida ou da incerteza um mtodo utilizado pelo paciente para coloc-lo fora da realidade e isol-lo do mundo. b) A criao da dvida ou da incerteza era uma forma que o paciente empregava para dissolver as amarras inconscientes dos seus sintomas. c) O paciente de Freud do caso clnico em questo desenvolveu um especial talento para evitar um conhecimento de quaisquer fatos que o teriam auxiliado a chegar a uma deciso sobre o seu conflito. d) Nas neuroses obsessivas, a incerteza da memria utilizada em toda a sua extenso como auxiliar na formao de sintomas.

42. De acordo com o que Freud ([S.D.]) afirma em Sobre o incio do tratamento (novas recomendaes sobre a tcnica da psicanlise I), marque a opo INCORRETA. a) Freud, quando conhecia pouco um paciente, s o aceitava para anlise, a princpio, provisoriamente, por um perodo de uma ou duas semanas. b) Para Freud, existem tambm razes diagnsticas para comear o tratamento por um perodo de experincia desse tipo, a durar uma ou duas semanas. c) Conforme Freud afirma, o tratamento prvio por outro mtodo e tambm o conhecimento anterior entre o mdico e o paciente tem consequncias vantajosas especiais, para as quais se tem que estar preparado. d) Ao paciente ctico, dizemos que a anlise no exige f.

43. Ainda, de acordo com o que Freud ([S.D.]) afirma em Sobre o incio do tratamento (novas recomendaes sobre a tcnica da psicanlise I), marque a opo INCORRETA. a) Freud enfatiza que pontos de importncia no incio do tratamento so tempo e dinheiro. b) Em casos de molstia orgnica, Freud interrompia o tratamento, permitia-se ocupar aquele horrio com outro paciente e quando o paciente se recuperava da molstia orgnica, recebia-o de volta. c) Segundo Freud, ao fixar seus honorrios, o analista deve ter em mente a sua necessidade de ganhar tanto quanto os demais especialistas mdicos. d) Freud trabalhava com seus pacientes todos os dias, exceto aos domingos e feriados oficiais, ou seja, seis dias por semana.

12

UFJF RESIDNCIA 2013 PROVA OBJETIVA REA PSICOLOGIA HOSPITALAR

44. Em Recomendaes aos mdicos que exercem a psicanlise, Freud ([S.D.]) recomenda aos analistas, EXCETO: a) no dirigir a ateno a algo especfico, mas mant-la uniformemente suspensa em face de tudo o que se escuta na consulta. b) que no bom trabalhar, cientificamente, em um caso enquanto o tratamento ainda est ocorrendo. c) que o sentimento mais perigoso para um analista a sua ambio teraputica. d) a fim de se preservar, o analista deve tolerar quaisquer resistncias em si prprio, com o intuito de proteger os seus contedos inconscientes.

45. De acordo com o que Freud ([S.D.]) recomenda aos analistas em Recomendaes aos mdicos que exercem a psicanlise, marque a opo CORRETA. a) O mdico deve ser opaco aos seus pacientes e, como um espelho, no mostrar-lhes nada, exceto o que lhe mostrado. b) Todo neurtico possui grande talento para a sublimao. c) O mdico no deve ser tolerante com as fraquezas do paciente. d) A ambio pedaggica deve acompanhar a ambio teraputica na conduta do mdico.

46. Em As neuropsicoses de defesa, Freud (1976) afirma que, EXCETO: a) b) c) d) o objetivo da defesa tornar fraca uma ideia insuportvel, privando-a de seu afeto. a ideia enfraquecida no se impor, associativamente, na conscincia. nas mulheres, essas ideias incompatveis assomam, principalmente, da esfera religiosa e moral. na histeria, a ideia incompatvel tornada incua pelas transformaes da excitao em algum sintoma somtico.

47. Em As neuropsicoses de defesa, Freud (1976) faz destaque sobre os mecanismos de defesa, EXCETO: a) O mecanismo de defesa presente na histeria a converso. b) Na obsesso, o afeto aparece como desalojado ou transposto. c) O ego leva mais vantagem em escolher como mtodo de defesa a transposio do afeto do que a converso. d) Na psicose, o ego rejeita tanto a ideia incompatvel quanto o afeto a ela ligado.

48. Ricardo, 23 anos, solteiro, mora com os pais e desde a pr-adolescncia tem comportamentos desrespeitosos com colegas, vizinhos e at mesmo com seus prprios pais. No aceita normas sociais, como a prioridade de gestantes e idosos, vagas preferenciais em estacionamentos, tem o hbito de mentir para obter vantagens pessoais. Ele no se mantm nos empregos por um longo perodo de tempo, sendo dispensado por indisciplina e falta de comprometimento no cumprimento de horrio e deveres. Em sua ltima experincia laborativa, agrediu fisicamente seu chefe por motivo irrelevante, sem demonstrar remorso. Diante desse relato, marque a opo CORRETA com relao ao diagnstico que Ricardo recebeu. a) b) c) d) Esquizofrenia. Transtorno de Personalidade Antissocial. Transtorno de Personalidade Boderline. Episdio Manaco.

13

UFJF RESIDNCIA 2013 PROVA OBJETIVA REA PSICOLOGIA HOSPITALAR

49. Assinale a alternativa CORRETA relativa a Trao de Personalidade e Transtorno de Personalidade. a) Trao de personalidade e transtorno de personalidade so termos sinnimos e correspondem a caractersticas pessoais de cada individuo. b) Os traos de personalidade so diagnosticados como transtorno de personalidade apenas quando so inflexveis, mal-adaptativos e persistentes, e causam significativo prejuzo funcional ou sofrimento subjetivo. c) Trao de personalidade e transtorno de personalidade so termos sinnimos e correspondem a caractersticas pessoais de cada indivduo, que so inflexveis, mal-adaptativos e persistentes e causam significativo prejuzo funcional ou sofrimento subjetivo. d) Todos os traos de personalidade correspondem a transtornos de personalidade e causam significativo prejuzo funcional ou sofrimento subjetivo.

50. Simone, 48 anos, advogada, me de dois filhos e esposa exemplar, internou devido encefalopatia heptica. No stimo dia de internao, apresentou: perturbao da conscincia, alterao da cognio como rebaixamento da ateno, dficit de memria e perturbao da linguagem. Essa perturbao surgiu subitamente. Simone recebeu o diagnstico de: (SADOCK). De acordo com esse relato, marque a opo CORRETA. a) b) c) d) Delirium devido a uma condio mdica. Delirium por abstinncia de substncia. Psicose. Demncia do tipo Alzheimer.

14

You might also like