You are on page 1of 14

A DIALTICA MATERIALISTA HISTRICA NA PESQUISA EM EDUCAO1

William Jos Lordelo Silva2

Resumo O presente texto discute a dialtica materialista histrica na pesquisa em educao e expe, em linhas gerais e de acordo com alguns interlocutores do marxismo no campo da pesquisa educacional, como o trabalho de realizar uma pesquisa dialtica da educao, de base materialista histrica, implica mais do que escolher um mtodo de pesquisa ou investigao, pois esse mtodo em si uma concepo de mundo, um mtodo de anlise e uma prxis. Por fim, discute com base nos estudos de Slvio Sanchez Gamboa, como possvel a superao do falso dualismo construdo historicamente entre as tcnicas de pesquisa (quantitativas e qualitativas). Discusso que tem como principal objetivo levantar elementos concretos para superar o senso comum de que o mtodo dialtico trabalha s com anlises qualitativas. Palavras-chave: Marxismo, Dialtica, Mtodo e Pesquisa Educacional.

Introduo

A necessidade de discutir no campo da investigao educacional a dialtica materialista histrica, ou, mais precisamente, o materialismo histrico, no uma necessidade to recente entre os pesquisadores interessados em investigar os problemas da educao brasileira, pois a literatura especializada aponta que estudos dessa natureza vm sendo realizados por esses pesquisadores desde meados da dcada de 70 chegando at os dias atuais. Mas, principalmente uma necessidade que se justifica pelo fato do materialismo histrico demarcar a ruptura entre a cincia da histria e as anlises metafsicas de diferentes matizes e nveis de compreenso do real que vo do
1

Texto produzido para ser entregue como avaliao final da disciplina EDC557 Abordagens e Tcnicas de Pesquisa em Educao, coordenada pela professora Dr. Dora Leal Rosa e pelo professor Dr. Robert Evan Verhine. 2 Licenciado em Educao Fsica pela UEFS; Professor da rede pblica de ensino do Estado da Bahia; Estudante do Curso de Mestrado em Educao do Programa de Ps-Graduao em Educao da FACED/UFBA. E-mail: lilolordelo@yahoo.com.br.

empiricismo ao positivismo, idealismo, materialismo vulgar e estruturalismo (FRIGOTTO, 1999). Essa literatura especializada ressalta inclusive como se deu historicamente o processo de insero e consolidao da dialtica enquanto uma tendncia tericometodolgica na pesquisa educacional brasileira. Onde, as abordagens dialticas presentes na pesquisa educacional, surgem como uma das alternativas crticas em relao s abordagens emprico-analticas (empirista, positivista, sistmica,

funcionalista), que dominavam a produo cientfica da rea (GAMBOA, 1999). No entanto, como sinaliza o ttulo desse trabalho, no temos o interesse em estudar todas as abordagens dialticas, mais, sobretudo, a dialtica materialista histrica ou a nova dialtica. Pois a essa nova perspectiva da dialtica que se deve a vinculao entre a dialtica e pesquisa. Contudo, para se explicitar na dialtica fundada no materialismo histrico, a base filosfica da dialtica percorre um imenso caminho do prprio pensamento filosfico, que vai de Herclito a Hegel e de Hegel para todo o pensamento marxista que historicamente explicita uma nova dialtica, a dialtica marxista (SANFELICE, 2005). Neste sentido, Bottomore (2001) apresenta a seguinte sntese acerca da dialtica na tradio do pensamento marxista:

A dialtica tematizada na tradio marxista mais comumente enquanto (a) um mtodo e, mais habitualmente um mtodo cientfico: a dialtica epistemolgica; (b) um conjunto de leis ou princpios que governam um setor ou a totalidade da realidade: a dialtica ontolgica; e (c) o movimento da histria: dialtica relacional (BOTTOMORE, 2001, p. 101).

Com o objetivo de elucidar como se d essa vinculao entre a dialtica materialista histrica e a pesquisa educacional, foram selecionados os trabalhos de alguns pesquisadores nacionais (FRIGOTTO, 1999; SANFELICE, 2005; entre outros) que so referencias no debate acerca da dialtica marxista na pesquisa em educao, trabalhos que apresentam entre si algumas divergncias na forma de abordar essa temtica, mas que em sntese convergem no entendimento da dialtica materialista histrica

Enquanto uma postura, ou concepo de mundo; enquanto um mtodo que permite a apreenso radical (que vai raiz) da realidade e, enquanto prxis, isto , unidade de teoria e prtica na busca da transformao e de novas snteses no plano do conhecimento e no plano da realidade histrica (FRIGOTTO, 1999, p.73).

evidente que essas dimenses que compe uma mesma unidade, o materialismo histrico, foram apresentadas e/ou abordadas de diferentes formas pelos respectivos autores. Contudo, sobre essas dimenses que vamos, na medida do possvel, tentar nos aproximar por entendermos que so essas dimenses que garantem o materialismo histrico dialtico como uma teoria consistente e/ou filosofia de mximo grau de abrangncia e universalidade que nos arma para investigar e enfrentar enquanto pesquisadores os problemas da educao brasileira, e em especial os problemas da educao nordestina. Por fim, neste estudo trataremos apenas pontualmente de algumas possveis solues criadas por alguns pesquisadores que se propuseram a tarefa de em suas pesquisas superar o falso dualismo construdo historicamente no campo das pesquisas educacionais entre as tcnicas quantitativas e qualitativas de coletas, tratamento e de anlises de dados. Sendo assim, levantaremos alguns elementos a partir desses estudos com o claro objetivo de superar o senso comum de que o materialismo histrico trabalha apenas com as tcnicas qualitativas.

1. A dialtica materialista histrica: uma postura ou concepo de mundo, um mtodo de anlise e uma prxis.

A separao que iremos fazer dessas dimenses (concepo de mundo, mtodo de anlise e prxis) dessa mesma unidade - o materialismo histrico -, deve ser entendida neste estudo apenas como um recurso de exposio formal, como nos adverte tanto Frigotto (1999), como Sanfelice (2005).

A dialtica marxista enquanto uma concepo ou viso de mundo.

Essa dimenso da dialtica materialista histrica, enquanto uma postura s pode ser percebida, segundo Frigotto (1999) quando partimos da anlise da histria do pensamento humano, pois esta revela que para responder a grande questo, fundamental em toda a filosofia moderna, a saber, a... relao do pensamento com o ser, do esprito com a natureza... a questo de saber qual o elemento primordial, se o esprito ou a natureza... (LENIN, 2003, p. 16), ou seja, de como se deu o desenvolvimento do mundo, encontramos duas concepes opostas construdas pelo homem: uma metafsica e a outra materialista histrica. Segundo Frigotto (1999), a concepo metafsica, parte de uma compreenso organicista e fisicalista da realidade social, das idias e do pensamento. Enquanto que a outra perspectiva, a materialista histrica, funda-se na concepo de que o pensamento humano, as idias so o reflexo, no plano da organizao nervosa superior, das realidades e das leis que se passam no mundo exterior. Para Gamboa (1999) essas concepes da realidade, expressas nas pesquisas educacionais - apresentadas explcita ou implicitamente pelos pesquisadores em suas pesquisas - definem duas grandes tendncias: 1) aquela que privilegia uma viso dinmica e conflitiva da realidade a partir das categorias materialistas de conflito e de movimento (a perspectiva materialista histrica); e 2) aquela que prefere uma viso fixista, funcional, pr-definida e predeterminada da realidade (a concepo metafsica da realidade). Sendo assim, a viso de mundo metafsica, orienta os mtodos de investigao de forma linear, a - histrica, lgica e harmnica. Apresentando-se sob o pressuposto de que os fenmenos sociais se regem por leis do tipo natural e, dessa forma, passveis de observao neutra e objetiva. Logo, defende como necessria objetividade das pesquisas, que se fundamentam nesse pressuposto, a separao entre fatos e valores, ideologia e cincia e entre o sujeito e objeto a ser investigado. Esse pressuposto consolida-se na pesquisa por uma metodologia que reduz o objeto de estudo a unidades, individualidades, fatores ou variveis isoladas, autnomos e mensurveis (FRIGOTTO, 1999, p. 74 -75). J a concepo materialista histrica, por entender que a realidade objetiva existe independentemente das idias e do pensamento humano, e que essa mesma realidade tem suas leis especficas. Entende que a dialtica, situa-se, no plano da realidade, no plano histrico, sob a forma de uma trama de relaes contraditrias,

conflitantes, de leis de construo, desenvolvimento e transformao dos fatos (FRIGOTTO, 1999, p. 75). Neste sentido, tanto Frigotto (1999), como Gamboa (1999) defendem que, esse conhecimento sobre as diferentes vises de mundo fundamental para os pesquisadores que querem se dedicar a investigar os problemas da realidade educacional, sobretudo, pelo fato de ser a concepo de mundo quem orienta o mtodo de investigao de uma determinada proposta de trabalho. baseado neste entendimento que Frigotto (1999) afirma que a postura antecede o mtodo. Sobre essa afirmao Gamboa acrescenta:

A viso de mundo, entendida como uma percepo organizada da realidade que orienta a produo da pesquisa, se constri atravs da prtica cotidiana do pesquisador e das condies concretas da sua existncia. Isto , a viso de mundo, que organiza, como categoria mais complexa e abrangente, os diversos elementos implcitos na concreticidade de uma determinada opo epistemolgica, a responsvel pelas opes de carter tcnico, metodolgico, terico, epistemolgico e filosfico que o pesquisador faz durante o processo de investigao. (GAMBOA, 1999, p.107).

Como sntese pode-se afirmar que a dialtica materialista histrica, funda-se na concepo materialista da realidade, por conseguinte, no imperativo do modo humano de produo social. Sendo assim, no processo dialtico de produo do conhecimento so utilizadas em termos de categorias bsicas as categorias totalidade, contradio, mediao, ideologia, prxis, etc. Enquanto que a concepo metafsica edifica-se sob a linearidade, harmonia, fator e a-historicidade.

A dialtica marxista enquanto um mtodo de investigao e anlise da realidade

Um primeiro pressuposto do mtodo de anlise, na perspectiva do materialismo histrico o fato de este estar ligado intimamente a uma concepo da realidade, de mundo e de vida no seu conjunto, a concepo materialista da histria (FRIGOTTO, 1999). Pois se assim no fosse seria muito difcil distinguir a dialtica materialista histrica, da dialtica idealista Hegeliana, devido ao fato de ambas partirem de uma lgica da contradio para entender a realidade concreta. Essa distino se faz necessria devido literatura especializada (KONDER 1981; BOTTOMORE, 2001 e SANFELICE, 2005) destacar que do pensamento de 5

Hegel que Marx toma e desenvolve o mtodo dialtico de investigao da realidade, agora tomado no mais sob as bases do pensamento idealista (Hegel), mas, sob os alicerces da concepo materialista da histria. Sendo assim, Lnin (2003) destaca que, na concepo de Marx:

A dialtica compreende aquilo que hoje se chama teoria do conhecimento ou gnoseologia, teoria que deve tambm encarar o seu objeto do ponto de vista histrico, estudando e generalizando a origem e o desenvolvimento do conhecimento, a passagem da ignorncia ao conhecimento (LENIN, 2003, p.18).

Mas como assinala Freitas (2003) o mtodo de pesquisa em Marx, conhecido como o mtodo dialtico do abstrato ao concreto, possui no plano conceptual, momentos distintos que fazem parte do processo dialtico de construo do conhecimento, o primeiro momento o da representao do emprico (o movimento do concreto-emprico ao abstrato), que no em si o conhecimento, mas o incio do conhecimento que ganha corpo a partir de determinaes abstratas que, analiticamente permite formular conceitos simples (FREITAS, 2003, p.75). O outro momento segundo o mesmo autor, consiste em enfatizar as relaes das parte com o todo, num caminho inverso ao realizado pela abstrao analtica. Esta a passagem do abstrato totalidade concreta geral como concreto-pensado (FREITAS, 2003, p. 76). Desta forma, o marxismo - atravs da dialtica - apresenta-se como uma concepo de mundo que entende a realidade como totalidade concreta, historicamente construda pelo homem, donde o homem o principal agente construtor e transformador dessa realidade. Tendo a dialtica materialista como seu principal objetivo destruio da pseudoconcreticidade, e busca da coisa em si.

A DIALTICA trata da coisa em si. Mas a coisa em si no se manifesta imediatamente ao homem. Para chegar sua compreenso, necessrio fazer no s um certo esforo, mas tambm um dtour3. Por este motivo o Segundo Frigotto (1994), esse dtour implica necessariamente ter como ponto de partida os fatos empricos que nos so dados pela realidade. Implica, em segundo lugar, superar as impresses primeiras, as representaes fenomnicas desses fatos empricos e ascender ao seu mago, s suas leis fundamentais. O ponto de chegada ser no mais as representaes primeiras do emprico, ponto de partida, mas o concreto pensado. Essa trajetria demanda do homem, enquanto ser cognoscente, um esforo e um trabalho de apropriao, organizao e exposio dos fatos.
3

pensamento dialtico distingue entre representao e conceito da coisa, com isso no pretendendo apenas distinguir duas formas e dois graus do conhecimento da realidade, mais especialmente e sobre tudo duas qualidades da prxis humana. (KOSIK, 2002, p.13).

Neste sentido, com relao aos trabalhos realizados no campo da pesquisa em educao, que tomam como base para a produo do conhecimento o mtodo de investigao materialista histrico ou o mtodo da economia poltica, a anlise feita por Kuenzer (1998) da produo do Grupo de Trabalho Trabalho e Educao da Associao Nacional de Ps-Graduao e Pesquisa em Educao ANPED, destaca que o problema que tem se manifestado o insuficiente domnio do mtodo da economia poltica, o que tem resultado em insuficientes formas de articulao entre parte e totalidade, concreto e abstrato, objeto e sujeito, histrico e lgico, contedo e forma, pensamento e realidade. visando superar esse problema que se justifica investigar no s a dialtica materialista histrica enquanto mtodo de investigao e anlise da realidade, mas o materialismo histrico em todas as suas dimenses. Pois como ser exposto no prximo tpico a reflexo terica sobre a realidade no uma reflexo diletante, mas uma reflexo em funo da ao para transformar (FRIGOTTO, 1999, p, 81).

A dialtica materialista histrica enquanto uma prxis

Para a teoria materialista histrica, a prxis, o ponto de partida do conhecimento enquanto esforo reflexivo de analisar criticamente a realidade. Pois o materialismo histrico sustenta que o conhecimento se da na e pela prxis. Logo, a prxis se constitui no aspecto bsico da concepo materialista do conhecimento (FRIGOTTO, 1999). Para Frigotto, um aspecto fundamental da prxis que esta expressa na perspectiva da dialtica materialista, justamente, a unidade indissolvel de duas dimenses distintas, diversas no processo de produo do conhecimento: a teoria e a ao.

Mas, para que essa reflexo terica sobre a realidade assuma nas pesquisas em educao a postura de uma reflexo em funo da ao de transformar essa realidade no caso, a realidade educacional -, a inteno de transformar o real tem que estar presente nas pesquisas desde o momento de investigao do fenmeno educativo, por ocasio das decises metodolgicas que se processam no transcurso de toda a pesquisa (KUENZER, 1999). Desta forma, apresentadas as diferentes dimenses que compe a dialtica materialista histrica em sua totalidade, ou seja, enquanto uma trade: concepo de mundo, mtodo de anlise e prxis. Debruaremos-nos agora sobre o polmico debate entre as tcnicas quantitativas e qualitativas da pesquisa cientfica, com o escopo de superar o senso comum de que o mtodo dialtico trabalha apenas com anlises qualitativas.

2. O falso dualismo entre as tcnicas (quantitativas e qualitativas) e a contribuio do materialismo histrico na sua superao.

Estudos que tem se dedicado a investigar a histria das pesquisas em educao no Brasil, como Gamboa (1999), demonstram claramente que a uma tendncia muito forte entre os pesquisadores, em restringir as abordagens metodolgicas a apenas um tipo de tcnica (quantitativa e qualitativa) de pesquisa. Como se estas fossem excludentes entre si. Tal tendncia possvel de ser observada em Gamboa (1999), quando este apresenta o resultado da anlise epistemolgica que realizou sobre o nvel tcnico
4

das pesquisas dos discentes dos cursos de ps-graduao do Estado de So Paulo, onde destaca que: 1) As pesquisas emprico-analticas apresentam em comum utilizao de tcnicas de coleta, tratamento e anlise de dados marcadamente quantitativas com uso de medidas e procedimentos estatsticos;

importante ressaltar que nesse estudo Gamboa, no restringe sua anlise epistemolgica apenas ao nvel tcnico das pesquisas, abordando tambm outros nveis de articulao lgica, como os nveis: terico e epistemolgico.

2) As

pesquisas

fenomenolgico-hermenuticas

utilizam

tcnicas

no-

quantitativas como entrevistas, depoimentos, vivncias, narraes, tcnicas bibliogrficas, histrias de vida e anlise de discurso; 3) As pesquisas crtico-dialticas, alm das tcnicas utilizadas pelas pesquisas fenomenolgico-hermenuticas, utilizam a pesquisa-ao e a pesquisaparticipante.

Essa tendncia em vincular determinada tcnica de coleta, tratamento e anlise de dados, nvel tcnico, a um tipo especfico de abordagem sem fazer a articulao desse nvel com os demais nveis da pesquisa, tem gerado, no campo da pesquisa educacional, vrios problemas, como o falso dualismo entres as tcnicas quantitativas e qualitativas ressaltado por Gamboa (1999 e 2002), e o certo senso comum de que o materialismo histrico trabalha s com anlises qualitativas (FRIGOTO, 1999). A literatura especializada na pesquisa em educao prope diferentes formas para a superao desse falso conflito entre tcnicas quantitativas e qualitativas, mas, coerentes com a temtica maior que nos propomos a trabalhar nesse texto, a dialtica materialista histrica e as suas contribuies para a pesquisa em educao, optaremos pelos estudos realizados por Gamboa (2002), sobretudo, pelo fato deste pesquisador apontar o materialismo histrico como o enfoque epistemolgico que prope uma forma de superao concreta para esse falso dualismo quantidade-qualidade. Sendo assim, para Gamboa esse dualismo quantidade-qualidade construdo historicamente pelo reducionismo dessa discusso ao nvel tcnico, resultante da forma como se colocam as alternativas da pesquisa, considerando apenas as opes tcnicas, desligadas de outros aspectos nveis que integram a pesquisa cientfica. Por esse motivo, que o autor vai destacar que a discusso alcanou um outro patamar, mais avanado, quando se comeou a admitir entre os pesquisadores a distino entre os diferentes nveis tcnicos, metodolgicos, tericos e epistemolgicos, e a se procurar racionalizar as formas de articulao entre esses nveis. nesse sentido, que Gamboa afirma que para superar esse falso dualismo quantidade-qualidade, necessrio que as alternativas sejam colocadas no nvel das grandes tendncias epistemolgicas que fundamentam no somente as tcnicas, os mtodos, e as teorias, mas tambm a articulao desses nveis entre si e desses nveis com seus pressupostos filosficos.

Contudo, Gamboa, ressalta que a articulao desses elementos depende de cada enfoque epistemolgico, onde em cada enfoque as tcnicas so utilizadas de formas diferentes. Segundo o autor isso, explica por que os instrumentos de coleta, tratamento e organizao de dados e informaes so, ou no, destacados de acordo com cada perspectiva epistemolgica. Para exemplificar essa questo o autor demonstra como os enfoques empricoanalticos (positivistas) e os enfoques etnogrficos e fenomenolgicos destacam de diferentes formas suas tcnicas e os instrumentos de pesquisa. Pois, enquanto os enfoques positivistas priorizam as tcnicas quantitativas, negam a importncia de outras formas de coleta e tratamento de dados, que poderiam comprometer o rigor e a objetividade do processo. Os enfoques fenomenolgicos e etnogrficos limitam a importncia dos dados quantitativos, pelo seu reducionismo matemtico, embora os aceitando apenas como indicadores que precisam ser interpretados luz dos elementos qualitativos e intersubjetivos, sendo assim, esses enfoques destacam os instrumentos e as tcnicas que permitem a descrio densa de um fato, a recuperao do sentido, com base nas manifestaes do fenmeno e na recuperao dos contextos de interpretao. Entretanto, Gamboa (2002) adverte que quando remetemos a discusso da falsa dicotomia entre as tcnicas da pesquisa em educao, para os enfoques epistemolgicos, podemos cair numa dicotomia epistemolgica, ao reduzirmos as alternativas a um ou outro enfoque epistemolgico, e exclumos outras opes. Nesse sentido, ao investigar os autores que abordam o debate sobre as tcnicas de pesquisa no contexto das concepes mais amplas de mtodo e cincia, Gamboa, identifica duas tendncias entre esses autores: 1) Os que desqualificam a discusso sobre as tendncias metodolgicas por defenderem a existncia de um nico mtodo cientfico, os quais se aderem os princpios da cincia emprico-analtica e do positivismo lgico que dificilmente aceitam outras formas de elaborar conhecimento seno aquelas que se ajustam aos critrios dos procedimentos experimentais e estatsticos e ao raciocnio hipottico-dedutivo; 2) Os que aceitam a existncia de dois mtodos cientficos, um apropriado para as cincias exatas e naturais e outro para as cincias humanas e sociais, pois questionam a unidade da cincia e a transferncia automtica dos mtodos das cincias naturais para as cincias humanas e defendem a necessria 10

especificidade das cincias humanas e sociais no que se refere presena da subjetividade.

Sendo assim, Gamboa argumenta que essa exigncia de uma especificidade metodolgica para as cincias scias pode dirigir as discusses sobre as alternativas da pesquisa a uma falsa dicotomia epistemolgica, se expressando em duas distintas vertentes: a vertente que destaca o tratamento da subjetividade (enfoques cuja matriz comum est na fenomenologia), e a vertente que prioriza a objetividade dos processos, fundada nos parmetros da cincia empirco-analtica (os conhecidos enfoques positivistas). Para Gamboa, reduzir as alternativas da pesquisa em cincias sociais a duas abordagens epistemolgicas, fundadas nas tradies fenomenolgicas e positivista, expressas alguns ricos, dentre os quais destaca: 1) o risco de situar num mesmo campo, e de forma indiscriminada, diferentes concepes de cincia, onde lugar comum chamar de positivismo tudo aquilo que no se enquadrar dentro dos requisitos do enfoque etnogrfico ou fenomenolgico englobando num mesmo grupo o materialismo histrico, o empirismo, o positivismo, etc. e da mesma forma, considerar como subjetivista, e portanto concepes pouco rigorosas ou ideolgicas, os enfoques existencialistas, historicistas, fenomenolgicos, inclusive os dialticos; e 2) o risco, conseqncia do anterior, de em excluir terceiras opes (GAMBOA, 2002, p. 96). Sendo assim, Gamboa fulmina: segundo essa forma de pensar, cada enfoque se acredita o mais cientfico, valido ou o mais apropriado para o tratamento dos fenmenos sociais. E completa essa parece ser a argumentao que, em entrelinhas, defendida quando se confrontam os mtodos qualitativos versus quantitativos ou os enfoques positivistas versus etnogrficos (GAMBOA, 2002, p. 97). partindo dessa dicotomia epistemolgica, que parece desqualificar e coibir as possibilidades de sntese entre os elementos qualitativos e quantitativos num mesmo processo metodolgico, que Gamboa vai defender o materialismo histrico, enquanto uma possibilidade de enfoque epistemolgico que consegue realizar a sntese entre esses diferentes elementos. Pois o mesmo destaca que o materialismo histrico, prope a sntese como uma das suas categorias balizares, devido ao fato do materialismo histrico j ser uma sntese de grandes correntes do pensamento filosfico e cientfico. Como podemos observar nessa passagem:

11

Ao longo da sua histria, a dialtica materialista tem recuperado a contribuio de outras tendncias filosficas e cientficas. Desde sua elaborao, como abordagem cientfica (Marx), a dialtica constitui-se com base nas contribuies do empirismo ingls e do idealismo alemo, apropriando-se de algumas categorias geradas e desenvolvidas nessas grandes tendncias filosficas e transformando-as numa nova concepo filosfica e cientfica (GAMBOA, 2002, p.103).

partindo dessa referncia que se torna possvel superar o senso comum de que a dialtica materialista histrica, e mais especificamente o materialismo histrico, trabalha apenas com as tcnicas de qualitativas de anlise, pois como afirma Freitas, na definio de uma determinada forma de trabalho, tem precedncia a teoria do conhecimento empregada e no suas tcnicas particulares de coleta de dados (FREITAS, 2003, p. 73).

Consideraes finais

A partir dos argumentos apresentados nesse trabalho verificou-se que a dialtica materialista histrica, ou mais especificamente o materialismo histrico, se apresenta dentre as diferentes alternativas de enfoques epistemolgicos disponveis aos pesquisadores em educao, enquanto uma slida teoria do conhecimento, que se entendida na sua trade: concepo de mundo, mtodo de anlise e prxis, tem uma grande contribuio a dar a produo cientfica no campo das cincias sociais, em especial a investigao com a clara inteno em superar os graves problemas educacionais brasileiros. De acordo com os autores pesquisados, pode-se concluir que nos dias atuais qualquer avano na dialtica materialista histrica, alimenta-se alm de seu prprio desenvolvimento, da capacidade de assimilar as contribuies da fenomenologia contempornea e do moderno empirismo. Sendo assim, superando o falso dualismo apresentado entre as tcnicas de pesquisa quantitativas e qualitativas.

12

Referncias

BOTTOMORE, Tom (Org.). Dicionrio do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001. CHEPTULIN, Alexandre. A dialtica Materialista: categorias e leis da dialtica. So Paulo: Editora Alfa-Omega, 1982. (coleo filosofia). FREITAS, Luiz Carlos de. Crtica da Organizao do Trabalho Pedaggico e da Didtica. 6 ed. So Paulo: Papirus, 2003. (coleo magistrio formao e trabalho pedaggico). FRIGOTTO, Gaudncio. O Enfoque da Dialtica Materialista Histrica na Pesquisa Educacional. In: FAZENDA, Ivani. (Org.). Metodologia da Pesquisa Educacional. 3 ed. So Paulo: Cortez, 1999, p. 69-90. (Biblioteca da Educao, Srie 1, Escola; v. 11). GAMBOA, Silvio Anczar Sanchez. A dialtica na pesquisa em educao: elementos de contexto. In: FAZENDA, Ivani. (Org.). Metodologia da Pesquisa Educacional. 3 ed. So Paulo: Cortez, 1999, p. 69-90. (Biblioteca da Educao, Srie 1, Escola; v. 11). ________. Quantidade-Qualidade: para alm de um dualismo tcnico e de uma dicotomia epistemolgica. In: SANTOS FILHO, Jos Camilo dos e GAMBOA, Silvio Snchez (Orgs.). Pesquisa Educacional: quantidade qualidade. 5 ed. So Paulo, SP, Cortez, 2002. (Coleo Questes da Nossa poca; v. 42). LENIN, Vladimir. As Trs Fontes e as Trs Partes Constitutivas do Marxismo. 2 ed. So Paulo: Expresso Popular, 2003. (cadernos de expresso popular). LOWY, Michael. Mtodo dialtico e Teoria poltica. 2a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. traduo de Reginaldo Di Piero. (coleo pensamento crtico; v.5). LUBISCO, Ndia M. L. e VIEIRA, Snia Chagas. Manual de estilo acadmico: monografias, dissertaes e teses. 2a ed. Ver. e ampl. Salvador: EDUFBA, 2003. (reviso e sugestes de Isnaia Veiga Santana). KONDER, Leandro. O que dialtica. So Paulo: Brasiliense, 1981. KOSIK, Karel. Dialtica do Concreto. 7a ed. So Paulo: Paz e Terra, 2002. KUENZER, Accia Z. Desafios Terico-Metodolgicos da Relao Trabalho-Educao e o Papel Social as Escola. In: FRIGOTTO, Gaudncio. Educao e Crise do Trabalho: perspectivas de final de sculo. 8 ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 1998. (Coleo estudos culturais em educao).

13

SANFELICE, Jos Lus. Dialtica e Pesquisa em Educao. In: LOMBARDI, Jos Claudinei e SAVIANI, Demerval (Orgs.). Marxismo e educao: debates contemporneos. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR, 2005.

14

You might also like