You are on page 1of 12

EXPEDIENTE

CARTILHA PARA OS GESTORES DE CONTRATOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAO


1a edio agosto/2009

Diretoria de Informtica Diretora: Ion Leite Mota Diretora Adjunta: Norma de Miranda Lyra Elaborao: Unidade de Projetos e Administrao de Contratos Colaborao: Unidade de Melhoria Contnua dos Servios de Tecnologia da Informao Superviso: Stela Maria Torres de Melo Rolim Assessoria da Secretaria de Administrao Maria de Ftima Torres de Melo Comisso Permanente de Licitao Capa, editorao e diagramao: Navi Ncleo Audiovisual | Secretaria de Gesto de Pessoas

O contedo de responsabilidade de seu autor com informaes extradas das bibliografias referenciadas no documento. Esta cartilha pode ser reproduzida, em parte ou integralmente, desde que devidamente citada a fonte.

Cartilha para os Gestores de Contratos de Tecnologia da Informao

SUMRIO
APRESENTAO...........................................................................................................4 1. AS PERGUNTAS MAIS USUAIS...............................................................................5 1.1. O que contrato administrativo?............................................................................5 1.2. O que gesto de contratos?.................................................................................5 1.3. O que fiscalizao de contratos?..........................................................................6 1.4. Qual a diferena entre o fiscalizador de contratos e o gestor de contratos?...........6 1.5. De qual legislao o gestor de contratos deve ter conhecimento?.........................6 1.6. Como fazer o acompanhamento dos contratos?.....................................................7 1.7. E quando o fiscal e/ou gestor de contratos encontrarem alguma irregularidade?. .8 1.8. Em caso de dvida na aplicao de uma clusula contratual ou de uma regra legal, a quem o fiscal e/ou gestor deve recorrer?..........................................................8 1.9. Quais so as condies para a recomposio, prorrogao e renovao dos contratos?.......................................................................................................................9 1.10. Quais procedimentos o fiscal e/ou gestor devem adotar nos casos em que no h possibilidade de prorrogao do contrato?..................................................................10 1.11. Quais so as falhas mais comuns na gesto de contratos?.................................10 2. CONSIDERAES FINAIS......................................................................................11 3. TELEFONES E ENDEREOS TEIS:.....................................................................11 4. REFERNCIAS..........................................................................................................12

Cartilha para os Gestores de Contratos de Tecnologia da Informao

APRESENTAO

O objetivo desta publicao divulgar as orientaes essenciais para a realizao da Gesto de Contratos.

So expostos alguns conceitos e recomendaes bsicas para iniciar as atividades do Gestor de Contratos, bem como so apresentadas algumas perguntas freqentes sobre o tema.

O trabalho insere-se no conjunto de melhoria que a Diretoria de Informtica do TJPE est desenvolvendo para orientar os Gestores de Contratos. So aes e procedimentos que permitiro gerir com eficcia, eficincia e efetividade os Contratos Administrativos.

A iniciativa decorre da necessidade de aperfeioar a comunicao interna e fomentar a discusso sobre a Gesto de Contratos. Este documento foi elaborado com a convico de que quando o assunto administrao e aplicao dos recursos pblicos, prevenir mais producente do que corrigir ou punir irregularidades.

Espera-se que este trabalho colabore para a atuao eficaz do Gestor de Contratos, de forma a atender as expectativas do TJPE e da sociedade como proprietria do bem pblico.

Esta Cartilha um documento dinmico que permite atualizaes, cuja periodicidade de reviso variar conforme propostas dos Gestores, seu pblico alvo.

Cartilha para os Gestores de Contratos de Tecnologia da Informao

1. AS PERGUNTAS MAIS USUAIS


1.1. O que contrato administrativo?
O Contrato nasce da relao jurdica entre duas ou mais partes que assumem obrigaes e direitos recprocos, contendo prestaes contrapostas, que escrito ou verbal, faz lei entre as mesmas. ato bilateral porque nasce da consensualidade dos contratantes. A Administrao Pblica celebra acordos de vontades com terceiros, que nascem em funo do disposto no art. 37, inc. XXI da Constituio Federal. Ora celebra Contratos de Direito Privado da Administrao regidos por normas de Direito Privado, como o caso dos contratos de locao de imveis e de seguros, ora celebra Contratos Administrativos regidos por normas de Direito Administrativo, como por exemplo fornecimento, obras e servios de engenharia. O Contrato Administrativo pode ser definido como sendo o acordo de vontades entre o Poder Pblico e terceiros, regendo-se eminentemente por normas de Direito Pblico e princpios do Direito Administrativo. celebrado em nome do interesse pblico, por isso externa clusulas que garantem a supremacia do interesse pblico sobre o interesse privado, traduzindo a desigualdade entre as partes, pois por meio das chamadas clusulas exorbitantes a Administrao Pblica se favorece da condio de alter-lo ou rescindi-lo unilateralmente. So elementos indispensveis a caracterizao do contrato: o objeto, o prazo de execuo e a natureza do fornecimento ou do servio. Em relao a durao dos Contratos Administrativos, podemos classific-los como Contratos por prazo certo e Contratos por escopo. Nos primeiros a execuo extingue-se em data preestabelecida, independentemente do que fora realizado pelo contratado. J os Contratos por escopo s se extinguem quando o contratado entrega para a Administrao o objeto contratado1.

1.2. O que gesto de contratos?


O conceito de gesto no esttico, ao longo dos anos evolui e agrega novos valores, mas possvel conceitu-la como a reunio de vrias tarefas incluindo-se planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar para garantir a existncia de uma organizao, que tem objetivos predeterminados, seja o lucro nas organizaes comerciais ou fim pblico nas organizaes pblicas. A Gesto de Contratos um conjunto de procedimentos administrativos que envolvem a superviso, o acompanhamento, a fiscalizao e a interveno na execuo contratual, de tal forma que garanta a fiel observncia das clusulas contratuais e a perfeita realizao do objeto, que tem como fundamento o atendimento de uma necessidade pblica, considerando os aspectos tcnicos da contratao, o cronograma de trabalho e a qualidade do material e servio contratados2.

1 2

Texto adaptado do parecer Durao dos Contratos Administrativos, Joel de Menezes Niebhur, editora Znite, 2007 Texto adaptado do livro Licitao e Contrato Administrativo, autor Hely Lopes Meirelles, editora Malheiros, 2006.

Cartilha para os Gestores de Contratos de Tecnologia da Informao

1.3. O que fiscalizao de contratos?


a atividade de controle e a inspeo sistemtica do objeto contratado (aquisio de bens ou servios) pela Administrao, com a finalidade de examinar ou verificar se sua execuo obedece s especificaes, ao projeto, aos prazos estabelecidos e demais obrigaes previstas no contrato. Envolve, portanto, responsabilidade com o mrito tcnico do que est sendo executado, observadas as condies convencionadas. o acompanhamento do contrato, no curso do qual o fiscalizador examina se tudo foi executado como a Administrao pediu.3

1.4. Qual a diferena entre o fiscalizador de contratos e o gestor de contratos?


O papel do Gestor de Contratos definido no art. 67 da lei 8.666/93. No entanto, tal definio no permite a clara distino entre as figuras do Gestor e do Fiscal de Contratos, necessria para a adequada atribuio de responsabilidades. Fato que o Gestor de Contratos tem, para alm das responsabilidades operacionais que poder delegar a um fiscal, o papel gerencial. O Gestor de Contratos poder acumular tambm as funes de fiscalizao, mas o Fiscal no poder assumir a responsabilidade do gerenciamento. Ao Gestor e apenas a ele, caber a responsabilidade pela assinatura de documentos e tomada de decises gerenciais relativas execuo do contrato. Jernimo Leiria4 inclui ainda a figura do gerente na Gesto de Contratos e faz as seguintes distines: Gerente de Contratos aquele que gerente funcional e tem a misso de administrar os Contratos, geralmente da concepo at a sua finalizao. Gestor de Contratos aquele que, por delegao, tem a funo de administrar contratos desde o incio at o seu final. Fiscal de contratos aquele que, por delegao, tem a funo de administrar uma parte focal do Contrato. Usualmente, esse profissional atua aps a realizao da contratao ou por segmento, tais como fiscalizao tcnica do escopo contratual, fiscalizao trabalhista e previdenciria, fiscalizao administrativa etc. Exemplificando as definies acima: a Unidade de Projetos e Administrao de Contratos da Diretoria de Informtica faz o papel do Gerente de Contratos, atuando administrativamente e oferecendo suporte ao Gestor. Esse por sua vez recebe o auxlio do Fiscal, que responsvel pelo acompanhamento tcnico pontual da execuo contratual.

1.5. De qual legislao o gestor de contratos deve ter conhecimento?


A leitura obrigatria tanto para o Gestor quanto para o Fiscal de Contratos o MANUAL DO GESTOR DE CONTRATOS do TJPE, a INSTRUO NORMATIVA N 2 de 2008 e a INSTRUO NORMATIVA N 4 de 2008, ambos do MINISTRIO DO PLANEJAMENTO, ORAMENTO E GESTO. Os Contratos da Administrao Pblica so regidos, preponderantemente, pela Lei Federal n 8.666/93, que regulamenta o inc. XXI, do art. 37 da Constituio Federal, de modo que o Gestor de Contratos deve conhecer e consultar essa legislao. Alm disso, deve o Gestor conhecer a legislao aplicvel ao objeto contratado, que consta no instrumento contratual e/ou no ato convocatrio do certame (convite ou edital).

3 4

Endereo eletrnico: http://www.educacao.rj.gov.br/ Livro Gesto da Terceirizao e Gesto de Contratos, editora Leiria & Pietzsch, 2006.

Cartilha para os Gestores de Contratos de Tecnologia da Informao

Para consultar, h ainda os seguintes manuais: LICITAES E CONTRATOS 3. ED. do TCU e LICITAES E CONTRATOS DE TECNOLOGIA DE INFORMAO (TI): JURISPRUDNCIAS DO TCU. Todos os documentos aqui citados esto em arquivo PDF na pasta de contratos digitalizados da Diretoria de Informtica.

1.6. Como fazer o acompanhamento dos contratos?

Inicialmente deve-se solicitar o acesso ao Sistema de Contratos, que permitir o acompanhamento da vigncia contratual, das informaes financeiras e das ocorrncias. Para tanto, h necessidade de: 1. solicitar instalao do Sistema de Contratos com helpdesk; 2. solicitar a criao de usurio e senha ao chefe do Ncleo de Contratos e Convnios na Secretaria de Administrao, por email ou Comunicao Interna. Resumidamente, as atividades do Acompanhamento do Contrato podem ser assim elencadas: 1) Para Contratos de compra: a) ler atentamente o termo de Contrato, o edital, assim como os anexos, principalmente quanto a (ao): especificao do objeto; prazo de entrega do material. Verificar a data da solicitao de entrega junto Diretoria de Informtica. b) providenciar o formulrio prprio para registro das ocorrncias relacionadas fiscalizao do contrato; tirar cpia de toda documentao relativa ao Acompanhamento do Contrato; c) receber a fatura de cobrana, conferindo: se as condies de pagamento do Contrato foram obedecidas; se o valor cobrado corresponde exatamente aquilo que foi fornecido; se a Nota Fiscal tem validade e se est corretamente preenchida. d) atestar, em conjunto com outro servidor ou comisso (se for o caso), o recebimento dos bens, observando o que dispuser o Contrato na hiptese de instalao ou teste de funcionamento; e) encaminhar a Nota Fiscal DINFO que posteriormente enviar ao setor financeiro para pagamento; f) no caso de dvidas quanto ao ATESTO, deve-se buscar, obrigatoriamente, auxlio para que se efetue corretamente a atestao; g) notificar o atraso na entrega dos bens, ou o descumprimento de quaisquer clusulas contratuais; h) manter contato com o representante da Contratada com vistas a garantir o cumprimento integral do Contrato. 2) Para Contratos de servios: a) ler atentamente o termo de Contrato, o edital, assim como os anexos, principalmente quanto a (ao): especificao do objeto; prazo de execuo do servio, observada a primeira Ordem de Servio emitida pela Diretoria de Informtica; cronograma dos servios.

Cartilha para os Gestores de Contratos de Tecnologia da Informao

b) providenciar o formulrio prprio para registro das ocorrncias relacionadas fiscalizao do Contrato; c) tirar cpia de toda documentao relativa ao acompanhamento do Contrato; d) acompanhar a execuo dos servios, tendo como base os direcionamentos registrados no termo de Contrato, exercendo rigoroso controle sobre a qualidade e o cronograma de execuo dos servios; e) receber a fatura de cobrana, conferindo: se as condies de pagamento do Contrato foram obedecidas; se o valor cobrado corresponde exatamente quilo que foi efetuado; se a Nota Fiscal tem validade e se est corretamente preenchida; se est acompanhada das guias de quitao do FGTS/INSS sobre a mo-de-obra empregada (no caso de manuteno, servio de engenharia, limpeza, etc.), conforme determina o Contrato; f) atestar, se for especificado, em conjunto com outro servidor ou comisso, a prestao do servio efetivamente realizado; g) encaminhar a Nota Fiscal DINFO que posteriormente enviar ao setor financeiro para pagamento; h) no caso de dvidas quanto ao ATESTO, deve-se buscar obrigatoriamente auxlio para que se efetue corretamente a atestao; i) notificar o descumprimento de clusulas contratuais, principalmente quanto ao prazo, com o fim de aplicao das sanes cabveis; j) manter contato regular com o preposto/representante da Contratada, com vistas a permitir o fiel cumprimento do Contrato. Observao: LER ATENTAMENTE o Manual do Gestor de Contratos, o prprio Contrato e o ato convocatrio da licitao, pois todas as tarefas do Fiscal e/ou Gestor esto l registradas.

1.7. E quando o fiscal e/ou gestor de contratos encontrarem alguma irregularidade?


Qualquer irregularidade deve ser anotada no registro de ocorrncias e conseqente comunicao empresa ou setor competente, para a devida regularizao. A notificao dever ser feita por escrito e encaminhada por A.R. (via correio), com os detalhamentos necessrios para a soluo dos problemas. O gestor dever estabelecer um prazo sanar as irregularidades Qualquer ao que no esteja sob o alcance do Fiscal ou Gestor, deve ser levada ao conhecimento de quem detm competncia para adoo das medidas pertinentes, conforme dispe o 2 do art. 67 da Lei n 8.666/93: As decises e providncias que ultrapassarem a competncia do representante devero ser solicitadas aos seus superiores em tempo hbil para a adoo das medidas convenientes.

1.8. Em caso de dvida na aplicao de uma clusula contratual ou de uma regra legal, a quem o fiscal e/ou gestor deve recorrer?
Em princpio, deve o Fiscal e/ou Gestor buscar informaes junto a Unidade a que estiver subordinado, que pode ser sua Gerncia, a Unidade de Projetos e Administrao de Contratos ou a prpria Diretoria de Informtica. Se a dvida for de cunho jurdico, deve buscar apoio junto Consultoria Jurdica, podendo, tambm, ser ouvida a Secretaria de Administrao. Se a dvida for de ordem tcnica, inerente aos servios ou aos bens adquiridos, deve o Fiscal e/ou Gestor recorrer a quem elaborou o termo de referncia ou as especificaes do objeto. As dvidas podero ser dirimidas informalmente

Cartilha para os Gestores de Contratos de Tecnologia da Informao

junto aos rgos competentes, salvo quando houver necessidade de motivar algum ato, hiptese em que devero ser feitas por escrito e juntadas ao processo. O Fiscal e/ou Gestor no pode guardar as dvidas para si. Deve dividi-las com a Administrao para solucion-las o mais rapidamente possvel, diminuindo as chances de cometer erros e violar lei.

1.9. Quais so as condies para a recomposio, prorrogao e renovao dos contratos?


De forma a evitarem-se erros nos procedimentos, os Gestores de Contratos e Fiscais, porventura designados, devero ter clareza na compreenso do que vem a ser recomposio, renovao e prorrogao dos contratos. A RECOMPOSIO do contrato se d por meio das seguintes hipteses REVISO, REAJUSTE E REPACTUAO5: - Reviso dar-se- a reviso quando se fizer necessria a recomposio da remunerao do Contrato em razo de fatos imprevisveis, ou previsveis, mas de conseqncias incalculveis. - Reajuste - a maneira estabelecida para se recompor a remunerao dos Contratos em razo do desequilbrio ordinrio e contratual no processo inflacionrio. No reajuste a recomposio se viabiliza por meio de um ndice geral ou especfico, normalmente previsto em Lei. - Repactuao tambm uma maneira estabelecida para se recompor a remunerao dos Contratos em razo do desequilbrio ordinrio e contratual no processo inflacionrio. Porm, na Repactuao a recomposio tem como base a variao dos custos dos insumos previstos numa planilha de composio de preos. Por exemplo, o Acordo Coletivo de Trabalho apenas um fator da necessidade de repactuao no necessariamente sua determinante ou a nica razo da repactuao. Em geral a repactuao provocada pelo Contratado que deve provar o desequilbrio argido. Da a Administrao deve instruir o processo com todos os comprovantes fornecidos pela contratada, referentes necessidade e legalidade da recomposio. O parecer do Fiscal e/ou Gestor dever ser explcito no sentido de evidenciar se a repactuao devida, com exaustivo exame da planilha apresentada. A PRORROGAO DO CONTRATO ou PRORROGAO DO PRAZO DE VIGNCIA o prolongamento de sua vigncia alm do prazo ajustado inicialmente, com o mesmo contratado e nas mesmas condies anteriores. Dessa forma, a prorrogao, que feita mediante termo aditivo e independe de nova licitao, no configura alterao quantitativa do objeto do Contrato, previsto no art. 65, 1. Nesse caso, tem-se que averiguar se a lei permite ou no a prorrogao do Contrato. Se a lei no a permite, no h que dilatar a sua vigncia com base no art. 65, 1. Caso a lei autorize a prorrogao, tambm no h que se falar nos limites expressos nesse artigo. Dever ser observado, com especial ateno, o trmino do prazo da vigncia dos Contratos. O Gestor/Fiscal deve ter como premissa que a regra geral em relao prorrogao no se prorrogar Contrato de fornecimento, com rarssimas excees. Quanto aos que podem ser prorrogados temos: - Contratos relativos a projetos cujos produtos estejam contemplados nas metas estabelecidas no Plano Plurianual PPA;

Parecer Aspectos Fundamentais do Contrato Administrativo Relao Entre Encargo e Remunerao. Renato Geraldo Mendes. Editora Znite, 2007.

Cartilha para os Gestores de Contratos de Tecnologia da Informao

- Contratos de prestao de servios contnuos, limitadas as prorrogaes a 60 meses, com uma nica e excepcional prorrogao de mais 12 meses (Lei 8.666/93 artigo 57, pargrafo 4); - Contratos de Locao de imveis nos termos da Lei especfica; - Contratos de aluguel de equipamentos e a utilizao de programas de informtica, podendo a durao estender-se pelo prazo de at 48 (quarenta e oito) meses aps o incio da vigncia do Contrato. A RENOVAO muitas vezes se confunde com prorrogao do contrato. Essa distino feita, de maneira clara e precisa, pelo civilista italiano FRANCESCO MESSINEO6: A prorrogao estende a durao do contrato, mas o contrato aquele inicial (no h um contrato novo), enquanto a renovao d lugar a um contrato novo, mesmo que com contedo idntico ao do contrato precedente. A renovao, por se tratar de celebrao de um contrato novo, deve ser precedida, em regra, de nova licitao, salvo se caracterizar, na ocasio, caso em que caiba a dispensa ou inexigibilidade de licitar.

1.10. Quais procedimentos o fiscal e/ou gestor devem adotar nos casos em que no h possibilidade de prorrogao do contrato?
Na hiptese em que os Contratos no puderem ser prorrogados, dever ser elaborado um Termo de Referncia ou Projeto Bsico, conforme o caso, visando abertura de novo procedimento licitatrio. Os autos devero ser encaminhados antes da expirao da vigncia do respectivo Contrato, sendo sugeridos os seguintes prazos: - at 60 (sessenta) dias para os procedimentos relativos inexigibilidade e dispensa de licitao; - at 90 (noventa) dias para os procedimentos relativos licitao nas modalidades de Convite e Prego; - at 120 (cento e vinte) dias para os procedimentos relativos licitao nas modalidades de Tomada de Preos e Concorrncia, Leilo e Concurso. importante observar o cumprimento dos prazos acima, pois a elaborao da minuta do Contrato, bem como a do edital, exige detalhada anlise do Termo de Referncia. Vale ressaltar que os trmites processuais obrigatrios e o prprio procedimento licitatrio necessitam de tempo considervel. Por este motivo, importante que o Gestor faa o acompanhamento do andamento do processo da nova contratao.

1.11. Quais so as falhas mais comuns na gesto de contratos?


a) Notas Fiscais com os campos incompletos, principalmente quanto data de emisso; b) valor da Nota Fiscal incompatvel com a proposta apresentada pela contratada; c) atestar a Nota Fiscal do contrato de outro Gestor; d) atestar a mesma Nota Fiscal mais de uma vez; e) atitude acomodada do Gestor quando do recebimento das Notas Fiscais, a realizao de conferncia e o devido encaminhamento para pagamento; f) ausncia dos termos de recebimento provisrio e definitivo assinados pelas partes; g) ausncia das certides fiscais e/ou guias de comprovao de recolhimento dos encargos previdencirios, juntamente com a Nota Fiscal, quando exigveis; h) manifestao tardia pela prorrogao do Contrato, quando o correto seria bem antes do seu trmino;
6

Dottrina Generale del Contratto, 3 ed., Milo, Giuffr, 1952 10

Cartilha para os Gestores de Contratos de Tecnologia da Informao

i) divergncias entre as medies atestadas e os valores efetivamente pagos; j) encaminhamento de questes tardiamente ou sem notificao Consultoria Jurdica, com vistas a solucionar os problemas detectados; l) especificao de servios e materiais a serem licitados, de forma incompleta; m) fluxo lento da movimentao dos processos contratuais e documentao respectiva, de parte dos setores indiretamente envolvidos na atividade contratual, que no os Gestores e Fiscais, porm que interferem na funo destes; n) falta de previso e critrios quanto aplicabilidade de reajustes; o) falta de cultura de registro de resultados de fiscalizao positiva. Anotam-se s as negativas; p) falta de participao do Gestor em todo o processo de gesto, do incio da especificao do objeto at o encerramento do Contrato; q) o gestor ao sair de frias ou licena no repassa as informaes da gesto contratual ao seu suplemente;

2. CONSIDERAES FINAIS

O Gestor ou Fiscal de Contratos representa a Administrao CONTRATANTE. Assim, a sua conduta dever ser retilnea e as suas aes transparentes, porque o seu querer ser o querer da Administrao. Relacionar em registro prprio todas as ocorrncias encontradas na execuo do Contrato uma imposio legal ( 1 do art. 67 da Lei n 8.666/93), pelo que, toda vez que o Gestor de Contrato se deparar com um fato, ainda que contrrio ao estipulado no ajuste, dever providenciar pertinentes e suficientes justificativas em registros competentes. O Gestor , antes de tudo, um encaminhador de questes. Perseguir a soluo de problemas em tempo hbil deve ser o seu foco de atuao. Assim a Gesto de Contratos se fortalecer com atos administrativos estruturantes, condizentes com as responsabilidades e boas tcnicas administrativas multidisciplinares contemporneas.

3. TELEFONES E ENDEREOS TEIS:


TELEFONES Secretaria de Administrao Assessoria 3419-3247 Secretaria de Administrao - Ncleo de Contratos e Convnios 3419-3353/3354 Secretaria Jurdica 3419-3446 Comisso Permanente de Licitao (CPL/BCE/OSE) 3419-3474 ou 3419-3424 Diretoria de Informtica 3419-3632 Diretoria de Informtica Unidade de Projetos e Administrao de Contratos 3419-3749/3618

11

Cartilha para os Gestores de Contratos de Tecnologia da Informao

ENDEREOS ELETRNICOS Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco: www.tce.pe.gov.br Tribunal de Contas da Unio: www.tcu.gov.br Receita Federal: www.receita.fazenda.gov.br Portal Transparncia: www.transparencia.inf.br Jurisprudncias: www .licitaweb.com Jorge Ulisses Jacoby Fernandes: www.jacoby.com.br Contas Abertas: http:/ / contasabertas.uol.com.br Projeto Fractal: http://www1.previdencia.gov.br/fractal/index.html OUTROS ENDEREOS a) Contratos digitalizados: \\Sarqtjpe\Diretoria de Informatica\Contratos; b) Relao dos Gestores e Fornecedores: \\Sarqtjpe\Diretoria de Informatica\Contratos\DOCUMENTOS DE APOIO\planilha_CONTRATOS_GESTORES_FORNECEDORES.xls; c) Acompanhamento dos projetos: \\Sarqtjpe\Diretoria de Informatica\Contratos\DOCUMENTOS DE APOIO\Controle dos Projetos_2000-2009.xls.lnk.

4. REFERNCIAS
GOVERNO DO RIO DE JANEIRO. Secretaria de Estado de Educao. Guia til para Gestores de Contratos. Disponvel em: < http://www.educacao.rj.gov.br>. Acesso em: 08 de junho de 2009.

Lei de Licitaes e Contratos Administrativos e legislao complementar. Organizao [dos textos e ndices por J. U. Jacoby Fernandes. 9 ed. ampl., ver. e atual. Belo Horizonte: Frum, 2008. Licitaes e Contratos: orientaes bsicas / Tribunal de Contas da Unio. 3. ed. ver. atual. e ampl. Braslia: TCU, Secretaria de Controle Interno, 2006.

12

You might also like