You are on page 1of 13

AULA 05 CONDUTOS EQUIVALENTES - ASSOCIAO DE CONDUTOS DISTRIBUIO EM MARCHA POSIO DO CONDUTO X LINHA PIEZOMTRICA - SIFES 5.

.1 Condutos Equivalentes Um conduto equivalente a outro ou a outros, quando capaz de conduzir a mesma vazo com a mesma perda de carga total. Aplicao prtica: para clculos que visem a substituio de condutos ou apenas para efeito de simples dimensionamento. a) Um conduto equivalente a outro. Na frmula de Darcy-Weisbach
2

Q2 pode-se substituir v por ------- (Equao da Continuidade), A2 L . Q2 hf = f . -----------------2g . A-2 ---------- . D5 16 Q2 hf = K . L . -----D5

L v2 hf = f . ----- . ------ , D 2g

ou

L . Q2 hf = 0,0826 . f ----------D5

hf Q2 ------ = J = K . -----L D5 Q2 hf = K . L1 . ------D15 Q2 hf = K . L2 . ------D25 e: L2 = L1 . ( D2/D1)5

Para o primeiro conduto:

Para o segundo conduto: Q2 Q2 K . L1 . -------- = K . L2 . ------D15 D25

Usando-se a frmula de Hazen-Williams, tem-se: L2 = L1 . ( D2/D1)4,87

5.2. Condutos em Srie. Quando os condutos possuem dimetros diferentes numa mesma linha. Determinar o conduto equivalente aos dois em srie na situao mostrada:

D1

D2 L2

D L

L1

No 1 trecho:

Q2 hf 1 = K . -------- . L1 D15 Q2 hf 2 = K . -------- . L2 D25

No 2 trecho:

Q2 . L1 Q2 . L2 A perda de carga total, ser: hf 1 + hf 2 = K . ( ----------- + ----------- ) D25 D15 Para o conduto equivalente, teremos: L L1 L2 ------ = ------- + ------D15 D25 D5 Q2 hf = K . ------- . L D5

Donde:

Generalizando para n condutos em srie:

L L1 L2 L3 Ln ------ = ------ + ------ + ------ + + -----D5 D15 D25 D35 Dn5

a regra de Dupuit. Para a frmula de Hazen-Williams, o expoente do dimetro ser igual a 4,87

5.3. Condutos em Paralelo. Determinar o conduto equivalente aos dois em paralelo mostrados:

hf L1 D1

Q1 Q2

L2

D2

Como a perda de carga a mesma para os dois condutos, tem-se: Para o 1 conduto: Q12 hf = K . -------- . L1 D15

Q1 = (hf / K) . (D15 / L1)

Para o 2 conduto:

Q22 hf = K . -------- . L2 D25

Q2 = (hf / K) . (D25 / L2)

Para o conduto equivalente: Q = (hf / K) . (D5 / L) e Q = Q1 + Q2 , resulta:

(D5 / L) = ( D15 / L1) + (D25 / L2) + + (Dn5 / Ln)

Para a frmula de Hazen-Williams, tem-se: D12,63 D22,63 Dn2,63 D2,63 ---------- = ---------- + ---------- + ... + ---------L0,54 L10,54 L20,54 Ln0,54

5.4 Distribuio Em Marcha Quando h ramificaes ao longo do conduto principal. Na prtica, para efeito de clculo, considera-se que a descarga seja contnua ao longo do comprimento, como se o tubo tivesse uma fenda longitudinal. Consideremos o sistema abaixo, onde Qm = vazo de montante, Qj = vazo de jusante e L, o comprimento do tubo. Qm - Qj , ser a vazo distribuda em marcha. Sendo q, a vazo distribuda por metro de conduto (admitida constante), Qm = Qj + q.L A vazo numa seo M distncia x da extremidade de jusante, ser: Qx = Qj + q.x A perda de carga em todo o conduto AB, ser:
L

hf = O k . (Qx2 / D5) . dx

substituindo Qx e integrando:

hf = (k/D5) . [(Qj2.L) + (Qj.q.L2) + (q2.L3)/3] Na prtica, admite-se que o conduto seja percorrido em toda a extenso por uma vazo fictcia Q, que produza a mesma perda de carga que a verificada na distribuio em marcha. Q = Qj + 0,55.q.L ou Q = Qm 0,45.q L

Na prtica, usa-se uma expresso ainda mais simples: Q = (Qm + Qj)/2 A perda de carga no trecho calculada para a mdia das vazes de montante e jusante.

Caso particular: quando Qj for zero (a gua toda distribuda no trecho) hf = K . (q2.L2)/3 . L Qm = q.L hf = 1/3 . K.Qm2.L

Sempre que a canalizao distribuir toda a sua vazo ao longo do trecho, a perda de carga ser a tera parte da perda que se teria no caso de um encanamento comum em que no se verificasse a distribuio em marcha.

Qm A

Qj B
x

5.5 Posio do Conduto x Linha Piezomtrica

5.5.1 Linha de Carga e Linha Piezomtrica Linha de carga referente ao escoamento de um lquido o lugar geomtrico dos pontos representativos das somas das trs cargas: de posio (z), de presso (p/) e de velocidade (v2/2g). Linha piezomtrica o lugar geomtrico dos pontos representativos das somas das energias de posio e piezomtrica. Corresponde s alturas a que o lquido subiria em piezmetros colocados ao longo da canalizao. a linha das presses internas.
v2 k ----- (perda localizada na entrada do tubo) 2g

N1

Res

v2 ------- (energia cintica) 2g

p/

Linha de Carga Linha Piezomtrica v2 (sada do k ----tubo) 2g N2

tubo (seo constante) Plano de Referncia

Res

Nvel N1 , energia total disponvel no primeiro reservatrio. Nvel N2 , energia total disponvel no segundo reservatrio.

Na sada do reservatrio superior, h uma perda de carga local igual a 0,5.v2/2g. Na sada, outra perda local igual a 1,0.v2/2g. A inclinao das linhas de carga e piezomtrica (paralelas quando a seo for constante), a perda de carga unitria por atrito J igual a hf/L. Onde hf a perda de carga total por atrito e L o comprimento total do conduto. P/ a presso piezomtrica.

Quando a seo do conduto varivel:


N1 1 2 3 4 5 Linha de Carga Linha Piezomtrica 7 6 v1 trecho 1 v2 trecho 2 v3 trecho 3 Res Plano de Carga

1 2 3 4 5 6 7

perda de carga localizada na entrada do conduto (0,5.v12/2g) perda de carga por atrito ao longo do trecho 1 ( a declividade da linha piezomtrica neste trecho) perda de carga localizada devido reduo brusca de seo, igual a k.v22/2g perda de carga por atrito ao longo do trecho 2 ( a declividade da linha piezomtrica neste trecho). a maior, por ser a velocidade, a maior neste percurso perda de carga localizada devido ao alargamento brusco da seo (k.v32/2g) perda de carga por atrito no trecho 3 perda de carga localizada na sada da canalizao (1,0.v32/2g) Na prtica, faz-se coincidir as linhas de carga e piezomtrica, por ser insignificante a carga cintica. Esta linha resultante chamada de Linha de Carga Efetiva ou Linha Piezomtrica Efetiva e une os nveis dos reservatrios ou dos lquidos, genericamente.

Plano de Carga Absoluto Z Patm = 10,33m X Res


1

Plano de Carga Efetivo

Li nh a

t ric Li aa nh T bs ap ol iez ut a om Q t ric ae tubo fe tiv a P

pi ez om

Para o ponto P no interior do conduto: PX PZ PQ PT Onde: presso esttica efetiva presso esttica absoluta presso dinmica efetiva presso dinmica absoluta Patm/ a presso atmosfrica e vale 10,33mca ou 10.330kgf/m2

5.5.2. Posies do Conduto com relao Linha Piezomtrica Nos projetos onde haja escoamento forado por recalque ou por fora gravitacional, muito importante e at indispensvel que se verifique a posio relativa entre o conduto fsico e a linha piezomtrica (efetiva e absoluta), com vistas capacidade de escoamento do sistema e a certos fenmenos que ocorrem. As situaes que podem ocorrer so as seguintes:

1 POSIO:

canalizao implantada abaixo da Linha Piezomtrica Efetiva.

Z T X Q
Linha

Plano de Carga Absoluto Plano de Carga Efetivo


Linha mtric a Efe
V

Piezo

de C a

r ga A

tiva

bsolu

ta

P conduto forado

a melhor soluo possvel. Todos os pontos da canalizao estaro submetidos presso positiva (superior atmosfrica). O escoamento ser normal e a vazo real corresponder vazo calculada. Nos pontos baixos do conduto, devero ser previstos registros de descarga (D), para limpeza peridica. Nos pontos altos devero ser instaladas ventosas (V), para escapamento do ar acumulado. Sempre h a possibilidade de formao de bolhas de ar no escoamento, que podem causar problemas ao escoamento. Os trechos curvos e baixos do conduto so chamados de sifes invertidos. 2 POSIO

a canalizao coincide com a Linha Piezomtrica Efetiva.


Plano de Carga Absoluto

10,33mca R1 tubo

Plano de Carga Efetivo


Linha Linha mtric a E fe tiva de Ca

Piezo

rga A b

soluta

R2

A presso dinmica efetiva ser sempre nula. Todos os pontos do conduto estaro submetidos presso atmosfrica apenas.

So os condutos livres. a situao mais adequada quando se deseja o escoamento livre. Por exemplo, os canais, os sistemas de esgoto pluvial, cloacal ou efluentes industriais. As situaes seguintes so inconvenientes e merecem cuidados especiais. 3 POSIO: a canalizao tem trecho(s) acima da Linha Piezomtrica Efetiva, porm abaixo da Linha de Carga Absoluta.
Z T X a Q P b
Plano de Carga Efetivo
Linha Linha Piezo mtric a de C a Efetiv

Plano de Carga Absoluto

r ga A a

bsolu

ta

PQ presso piezomtrica efetiva negativa (menor que P atm)

Nos trechos do conduto que ficarem acima da linha Piezomtrica efetiva, a presso dinmica efetiva ser negativa (menor do que a presso atmosfrica), e as bolhas de ar se formaro com mais facilidade, prejudicando o escoamento normal, diminuindo a vazo como conseqncia (vazo real ser menor do que a vazo calculada). Se o sistema estiver bem escorvado (ausncia de ar), o escoamento se dar normalmente, o que no fcil de ser garantido na prtica. Se entrar ar, o que mais provvel, o escoamento ser precrio. 4 POSIO: A canalizao corta a Linha de Carga Absoluta mas fica abaixo do Plano de Carga Efetivo.
Z
Patm

Plano de Carga Absoluto Plano de Carga Efetivo

X P T Q A
Linh a Piez

h1

Linh a de om tr

Carg a Ab solu

ta

ica E

fetiv a

Neste caso o comportamento hidrulico o seguinte: No trecho AP, o escoamento ocorre sob carga forada, devido ao desnvel h1. No trecho PC, o escoamento por lmina, como nos vertedores, parcialmente cheio. O escoamento irregular, com vazo imprevisvel. Na prtica, instala-se, no ponto P uma Caixa de Passagem (stand-pipe), sendo que o escoamento at a caixa de passagem ocorre em funo da pequena carga disponvel h1 e, aps a caixa de passagem, o escoamento faz-se devido carga restante h2.

Plano de Carga Absoluto


Linha de Car ga A

(AP)
Plano de Carga Absoluto

bsoluta

(PC)

Plano de Carga Efetivo


Linha Piezom tric a Efetiva

h1

P A

Plano de Carga Efetivo L i Lin nh ad ha eC Pie arg zo m aA h2 tric bs aE olu fet ta iva

5 POSIO: A canalizao corta a Linha Piezomtrica Efetiva e o Plano de Carga Efetivo, mas fica abaixo da Linha de Carga Absoluta.

Plano de Carga Absoluto

Patm

Plano de Carga Efetivo


Linha Linha Piezo mtric a

de C a Efetiv

r ga A a

bsolu

ta

Funciona como um sifo em condies precrias. H necessidade de escorvamento sempre que entrar ar na canalizao.

6 POSIO: A canalizao corta a Linha de Carga Absoluta e o Plano de Carga Efetivo, estando abaixo do Plano de Carga Absoluto.

Plano de Carga Absoluto

P 10,33mca
Plano de Carga Efetivo
Linha de C Piezo m

Linha

trica E fetiva

arga A bsolu ta

Trata-se de um sifo funcionando nas piores condies possveis. So necessrias medidas de escorvamento especiais. Na prtica ocorrem casos deste tipo. So os sifes verdadeiros. 7 POSIO: A canalizao corta o Plano de Carga Absoluto.

P
Plano de Carga Absoluto

10,33mca
Plano de Carga Efetivo
Linha de C Piezo m

Linha

arga Absolu ta

trica E fetiva

O escoamento por gravidade impossvel. H necessidade de recalque (bombeamento), no trecho AP.

5.6. SIFES 5.6.1. Sifo Verdadeiro So condutos em que parte da linha se encontra acima do nvel do lquido no reservatrio alimentador (mais elevado). O lquido elevado at o ponto mais alto, depois, escoa at o ponto mais baixo de destino. Uma vez escorvado o sifo (retirado o ar interno), a presso atmosfrica faz com que o lquido suba no ramo ascendente e se estabelea um regime permanente de escoamento. Para que o sifo verdadeiro funcione, necessrio que a presso no lquido seja sempre superior tenso de vapor do lquido. Do contrrio, haver a vaporizao instantnea e o fluxo ser interrompido. O ramo ascendente do sifo no deve ir alm de 6.0m e o descendente no alm de 8,0m. Pela figura, aplicando-se o Teorema de Bernoulli, para um ponto situado no nvel de reservatrio alimentador e outro ponto no local de sada do sifo, desprezando as perdas de carga: h + Patm/ + 0 = 0 + Patm/ + v2/2g e v = (2gh)

A descarga de um sifo pode ser calculada pela frmula: Q = A.v = A.(2gh) Q = c.A.(2gh) terica vazo real, onde c o coeficiente de descarga (rendimento) do sifo que igual ao produto do coeficiente de velocidade cv pelo de contrao cc.
Plano de Carga Dinmico Absoluto

hf1
V2/2g

hft
P/
B
Linh a Piez om tric

Patm/

h1

a Ab solu ta

V2/2g

h2
A

Linh

a Pi ezom

tric a

Efet iva

V2/2g

C
DESCARGA

Trecho AB Trecho BC

comprimento l1 (nunca maior do que 6,0m) comprimento l2 (nunca maior do que 8,0m)

5.6.2. Sifo Invertido Usados para travessias de cursos de gua, no percurso de adutoras em geral, ou vales em geral.

Plano de Carga Efetivo

Linha Piezo mtric a Efe tiva

hf

conduto forado

P/

You might also like