You are on page 1of 8

2009, Um ano sem escassez financeira Existem na Bblia 2.

084 versculos que tratam sobre finanas e posses, somando mais que o dobro de todos os outros temas juntos tais como f, salvao e orao. Ento, por que ser que s a Igreja de Jesus Cristo decidiu ser leiga quando o assunto sobre "O Senhor cuida da vida dos ntegros, e a sua herana permanecer para sempre. Em tempos de adversidade, no ficaro decepcionados; e nos dias de fome desfrutaro fartura." (Salmo 37:18-19) A Bblia um manual de maior aconselhamento financeiro do mundo. Quando o assunto finanas, as sagradas escrituras nos ministram claramente a mente de Deus sobre esta questo. Diferentemente do que muita gente pensa sobre dinheiro e vida espiritual, interessante notarmos como Deus ressalta a importncia do dinheiro em nosso contexto humano tambm. Saiba voc, caso nunca tenha dado importncia ao assunto, que em toda a Bblia existem 215 versculos que tratam sobre f, 218 versculos que ministram sobre o plano de salvao para a humanidade e 500 versculos que ensinam sobre orao. Se somarmos cada um desses temas de grande ordem e relevncia para nossa salvao e caminhada crist digna, chegamos ao total de 933 versculos. Todavia, neste mesmo livro sagrado, h 2.084 versculos que tratam sobre finanas e posses de forma clara e absoluta, somando mais que o dobro de todos os outros temas juntos. Ento, finanas um tema que no pode ser ignorado nem omitido no meio do povo de Deus. hora de agirmos com sabedoria e sairmos dos portais da misria que sempre quiseram oprimir e cercar o arraial dos filhos de Deus. Precisamos tomar atitudes sbias em prol de ns mesmos e de nossas geraes vindouras para que novos legados de prosperidade e riquezas se estabeleam. Os dias maus estaro sempre ao redor do povo. Precisamos agir com sabedoria e eficcia para nos precavermos das possveis crises que queiram abater-nos. Hoje, o Brasil est entrando no ranking mundial dos pases que mais prolifera milionrios no mundo e que se multiplicam diariamente por toda a Nao. Mas onde eles esto? Quem so eles? Por que eles no esto nas igrejas ou nem aparecem? Ou melhor: por que no sermos um destes? O descaso e o medo de falarmos sobre a prosperidade bblica tm levado milhes do povo de Deus escassez. O sucesso financeiro baseado em decises que fazemos, sobretudo que empreendemos. Grande sabedoria produz grande riqueza. H chaves e

segredos para que andemos em prosperidade financeira. Salomo, o homem mais rico e mais sbio do mundo, fala-nos como podemos adquirir liberdade financeira. Salomo deixa claro que, se tivermos sabedoria, ela tem mais valor que a prata, mais lucro que o ouro, ela mais preciosa que rubis, d longevidade a quem a possui, traz riquezas, d honras, traz prazeres saudveis na vida, traz paz, seu possuidor tem sade e feliz (Provrbios 3:13). A sabedoria a habilidade de tomar decises sbias que o beneficiaro, baseadas em diferentes fatores, dentre elas inteligncia e conhecimento. Deus disse que Seu povo estava perecendo no por falta de dinheiro ou sade, e sim por falta de conhecimento (Osias 4:6). Para que a crise econmica global, que tem abatido as naes, no se apegue a ns, precisaremos tomar algumas atitudes bblicas bsicas. Por isso, queremos falar sobre oito conselhos de sabedoria para que neste novo ano estejamos cheios de grandes expectativas de f e tenhamos o mximo de realizaes.

Conselho 1 Seja dizimista "Trazei todos os dzimos casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa". (Malaquias 3:10) "Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos..." (Provrbios 3:9) Antes de qualquer coisa, seja fiel dizimista na casa do Senhor e um generoso ofertante. No mexa no que de Deus. uma opo sua violar ou no o dzimo, sabendo que a violao por si s trar maldies sobre sua vida. Ningum nunca tem xito violando a Palavra de Deus. Em outras palavras, no h xito financeiro saudvel quando metemos a mo na bolsa do nosso Senhor. Comece o novo ano primiciando a Deus com dzimos e ofertas, liberando, assim, bno para todo o ano. Tudo que comea certo certamente termina certo. Seja sbio e vigilante logo no incio do ano e voc ver o que Deus capaz de fazer nos meses seguintes. Ponha o Senhor prova como Ele mesmo sugere e desfrute das Suas insondveis riquezas. Conselho 2 No seja avalista de ningum "No estejas entre os que se comprometem, e entre os que ficam por fiadores de dvidas..." (Provrbios 22:26)

Se h uma crise econmica global, indubitavelmente muitas pessoas no se preveniro e entraro em dvidas maiores do que podem pagar, ou ainda sero vitimadas pelas tempestades financeiras dos mercados. Em tempos de tantas incertezas, no podemos comprometer nosso bom nome com dvidas dos outros. Mesmo com aqueles que so mais prximos e amamos. Vamos precisar ter a sabedoria e o equilbrio de dizer um bom, suave e ressonante "no posso" desta vez. Devemos ser mais bblicos do que emocionais ou preocupados com o "que vo dizer de ns" porque nos recusamos a dar nosso nome em dvidas alheias. Voc suou e custou ter um bom nome, ento no permita que joguem ele no lamaal das dvidas. Deus nunca Se enganou sobre este conselho. Voc no pode ser "bonzinho" com os outros e arruinar as suas prprias finanas, alm de tudo quebrar um principio bblico e achar que no pode sofrer. Abra bem os olhos, pois sempre algum vai querer que voc assuma dvidas que no so suas e Deus previamente j o advertiu para no fazer isto.

Conselho 3 Reconhea os perigos dos dbitos "O rico domina sobre os pobres e o que toma emprestado servo do que empresta." (Provrbios 22:7) Todos que vivem debaixo de dvidas dos cartes de crdito, carns, prestaes, emprstimos a juros, so vtimas de sua prpria incapacidade de operao financeira eficiente. Voc livre at a data do vencimento do carto. Se no pagar de imediato, voc se torna escravo, passa a ser servo daquele sistema financeiro. "A ningum devais coisa alguma, a no ser o amor..." (Romanos 13:8) Toda pessoa que est endividada tem um gancho no nariz que, ao final de cada ms ou na data do vencimento, o credor vem e puxa o gancho, ferindo o seu nariz, isto se no arranc-lo. Voc tem que pagar para que no seja vtima dos juros exorbitantes, ameaas, destruio e mais dvidas. No podemos deixar de considerar os grandes estragos que os dbitos podem produzir na vida de qualquer pessoa ou famlia: - Desgraa para a famlia (presso e escassez). - Abuso infantil. - Crise domstica e violncia. - Pobreza e misria, perda de bens.

- Futuro incerto. - Grande abatimento na qualidade de vida. - Estresse, angstia e depresso. - Dvidas que voc no pode pagar. As grandes destruies familiares e divrcios sempre tm um fundo financeiro de peso monitorando as situaes caticas. Conselho 4 Seja diligente em tudo o que fizer "A alma do preguioso deseja, e coisa nenhuma alcana, mas a alma dos diligentes se farta." (Provrbios 13:4) Liberte-se da preguia. Ser uma pessoa diligente atrai riquezas. O nico lugar onde voc encontrar sucesso na vida sem empreender nenhum esforo no dicionrio. A Bblia diz: Seis dias trabalhars. Nos tempos bblicos, eles trabalhavam de sol a sol. As pessoas hoje se recusam a trabalhar um pouco mais e querem viver numa iluso s. Querem viver na lei do esforo mnimo e ainda crem que Deus as abenoar em sua preguia ou relaxamento. O final destas pessoas ser na pobreza total. No h regras para esta exceo. Deus no tem respeito por pessoas preguiosas. Ele manda os preguiosos aprenderem com as formigas e Ele mesmo disse que abenoaria as OBRAS de nossas mos. Obras falam de trabalho que vamos empreender e executar para trazer o fim que desejamos. Sem obra no h prosperidade, todo preguioso vai enfrentar a pobreza. Por isso, para este ano novo, faa novos projetos de conquistas socioeconmicas e mos obra, pois assim Deus o prosperar.

Conselho 5 Seja uma pessoa equilibrada e no consumista

"Melhor o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu esprito do que conquistar uma cidade." (Provrbios 16:32) Pare de comprar tudo o que agrada aos seus olhos. Controle seu consumismo. Esteja atento s investidas do inimigo para que cada dia voc fique mais pobre. Veja o que as pesquisas brasileiras descobriram atualmente sobre como um grande nmero de brasileiros tem ficado mais pobre: - A cada um minuto que os brasileiros andam ou passeiam pelos

supermercados, eles gastam pelo menos R$ 2,00. (Evite perder tempo ou passear nestes lugares). - Compras por impulso. 85% dos brasileiros decidem comprar quando esto diante do produto. ridculo deixar-se cair nas lbias dos vendedores. Todo vendedor instrudo para dizer ao cliente que tal acessrio ou roupas so maravilhosos e ficaram perfeitos em voc. No caiam nessa. Controle seus impulsos. Vena a ansiedade e o consumismo. Voc pode viver sem tais produtos. Tenha domnio prprio e uma forte determinao de pagar tudo o que possivelmente j esteja devendo. A nica coisa que voc no pode conviver lado a lado e, ao mesmo tempo, ter paz e prosperidade chama-se 'dvidas'. Encontramos inimigos diariamente de olho no nosso dinheiro, por isso precisamos vigiar e tomar as devidas precaues quando o assunto gastar.

Conselho 6 Decida ser uma pessoa sbia e prspera neste novo ano

"Para que faa herdar bens permanentes aos que me amam (sabedoria), e eu encha os seus tesouros" (Provrbios 8:21) Buscar a sabedoria atrai prosperidade para nossas vidas. Isto deve estar bem claro dentro de ns. "Porque, como imaginou no seu corao, assim ele." (Provrbios 23:7) O maior milagre que um ser humano pode experimentar o da mudana de mentalidade. Quando mudamos nossa mente a respeito das bnos que Deus tem para ns, entramos em grandes conquistas em nossas vidas. "Vs aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a bno e a maldio;" (Deuteronmio 30:15) Devemos decidir pela bno. A bno sermos sbios e termos uma mente prspera. As pessoas pobres erram todos os dias com suas finanas em erros bsicos e esdrxulos por causa da mentalidade errada. Ser prspero e abenoado uma escolha sua, no de Deus, no da sua me, ou pai, ou patro, ou Pastor. uma deciso exclusivamente sua. Sua escolha, a partir dos conceitos da sua mente, determinar o seu futuro. Prosperidade uma escolha no uma chance. Fracasso no acontece sem permisso sua. Voc pode decidir viver em prosperidade ou pobreza. Voc escolhe o que vai querer para sua vida e, baseado em suas decises, agir. Mesmo assim, Deus ainda diz: Escolha a bno.

Deus no nos fora a circunstncias que no queremos. Podemos recusar seus ensinos e viver em misria. Ele nos disse que, se quisssemos, comeramos o melhor desta terra (Isaas 1:19). Sua prosperidade comea em sua mente transicionada em sabedoria para que voc vena os inimigos da misria que lutam contra sua alma. Uma alma empobrecida gera pobreza para seu possuidor. Nunca prosperaremos se acharmos que a pobreza uma ddiva dos cus, quando na realidade a misria uma maldio da lei (Deuteronmio 28) que no deveria sequer estar presente no meio do povo de Deus. Deus no se contradiz, Ele mesmo diz que Se alegra com a prosperidade de Seus filhos. "Cantem e alegrem-se os que amam a minha justia, e digam continuamente: O SENHOR seja engrandecido, o qual ama a prosperidade do seu servo." (Salmos 35:27) Que tal neste ano novo darmos esta alegria ao nosso Pai celeste?

Conselho 7 Fuja dos emprstimos e, se tomou algum valor emprestado, pague em dia "O mpio toma emprestado, e no paga; mas o justo se compadece e d." (Salmos 37:21) Uma outra armadilha que podemos nos amaldioar pessoalmente nesta nova estao de 2009 chama-se emprstimos. Se voc no pagar em dia, engana o seu credor, pois usou os bens dele para seu beneficio. No pagar o que foi comprado ou adquirido iniqidade aos olhos de Deus. Isso acontece porque a pessoa foi loja ou ao vendedor, possuiu o produto, fez uso do material e gastou o produto servindo-se dele e de seus benefcios. O produto traz lucro e beneficio ao proprietrio que tambm fez investimentos. Por isso, Deus considera algo vil "dar pino" nos outros. Isto tem-se tornado comum no mundo, mas nunca deve ser uma prtica usada pelos filhos de Deus. No pagar o que devemos atrai o mal para nossa vida financeira. Pague tudo e a todos que deve. Sempre haver pessoas que dependem direta ou indiretamente de tais valores, muito ou pouco, no interessa. Alm de honesto, agradvel diante de Deus honrar nossos compromissos. "No oprimirs o teu prximo, nem o roubars; a paga do diarista no ficar contigo at pela manh." (Levtico 19:13) No podemos enganar o nosso prximo. Se estamos devendo, devemos

pagar. Deus lista o nome como inquo daqueles que so devedores e que no pagam ou recusam-se a pagar. J vi tantos irmos na igreja deverem uns aos outros e os devedores ainda ficam com raiva daquele a quem est devendo. O devedor por si s j se amaldioou financeiramente com sua atitude mpia de dever e no pagar ou sequer dar satisfao.

Conselho 8 Plante no Reino de Deus "E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco tambm ceifar; e o que semeia em abundncia, em abundncia ceifar." (II Corintios 9:6) Faca um propsito de fazer grandes plantios no Reino de Deus neste ano. Sua colheita sempre baseada no nvel do seu plantio. H pessoas que plantam um real e querem colher mil reais. No existe isso. Deus disse que quem planta pouco h uma colheita resultante: pouco. Mas o mesmo Deus disse: Quem planta muito, h uma colheita de abundncia lhe esperando. Se neste ano voc fizer um propsito de aumentar suas contribuies para a obra de Deus, plantando generosamente, com certeza voc colher com abundncia. O sbio Salomo nos ensina: "Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; E se enchero os teus celeiros, e transbordaro de vinho os teus lagares." (Provrbios 3:9)

Deus est-nos dizendo que a proviso gigantesca dEle vem sobre aqueles que realmente plantam em Seu reino. Por isso, este novo ano deve ser marcado por decises sbias que produzam crescimento e prosperidade em todos os aspectos de nossas vidas. Em 2009, fuja de qualquer situao de risco que a escassez pode querer trazer para sua vida, pois os dbitos so causadores de muitos males como vimos acima. Debito no pecado, mas super perigoso e uma estrada de muitos riscos. O debito traz priso aos seus possuidores, traz amargura, depresso, prises emocionais e leva muita gente a cometer pecado. Por causa do amor ao dinheiro, muitos se corrompem e saem dos caminhos do Senhor. Tudo o que mencionamos aqui Palavra de Deus e do prprio Criador que Se preocupa com nossas vidas e quer que tenhamos uma vida de

qualidade, pois Ele veio para que tenhamos vida e vida em abundncia. Por isso, se tomarmos medidas bsicas e simples para este novo ano poderemos ver resultados fabulosos nas nossas economias. Que o Senhor nos abenoe poderosamente. Apstolo Aro e Bispa Ester Amazonas.

You might also like