You are on page 1of 11

ARCO BARROCO

A fabricao do arco barroco

Os arcos modernos bons so fabricados em madeira de pau-brasil, aquela achada na costa Atlntica do Brasil (Pernambouc Conservao Iniciativa Internacional: IPCI).

Os arcos barrocos so fabricados principalmente em madeira de pau cobra que vem da Guiana e o norte da Amazonia floresta tropical. Esta madeira, mais pesada novamente que o pau brasil, (quase 2 vezes mais que o carvalho!), tambm terminando " muito resistente e mesmo " (capacidade de voltar muito depressa ao seu molde inicial quando livre de tenso).

Retire tbuas de 12 mm de espessura.

Trace o contorno do arco por meio de um molde: se madeira for de boa qualidade (notavelmente sem rachas, ou trincas), 3 arcos podero ser cortados desta tbua.

Corte o Arco.

Esquadre as 4 faces do arco, para comear.

Operao delicada da curvatura do arco: somente aquecendo e esfriando a temperatura que possvel curvar.

Enquanto esfria, a vara manter a forma que o archetier der a ela.

Com ajuda de uma pequena plaina construda especialmente para isso, como muitas ferramentas que no existam no comrcio.

Octogonal (com 8 faces) da vara.

Corte da ponta da baqueta com a faca, termine com uma lima.

Os lados das 8 faces so cada vez mais aproximados com a ajuda de instrumentos. A vara ser cortada ento no comprimento exato requerido para poder trabalhar o talo (lado oposto da baqueta).

Trabalhe o talo: Faa um buraco de 3 mm de dimetro dentro da baqueta pelo qual o parafuso poder se mover servindo depois para colocar o talo. Vista do "paulement": perfurao pequena a qual o parafuso para prender o talo ser inserido perfeitamente, garantindo a solidez do conjunto.

Malhete: um buraco no qual o parafuso poder se mover de trs para frente. Parafuso inteiro e noz permitiro oferecer o pavio.

Feuillure na baqueta: operao que consiste em esculpir na baqueta o local que ir deslizar o talo.

Polindo a vara, primeiro com uma lixa para esse fim (2000), depois com um pano macio e em seguida com uma massa de polir. Ento se passa na vara um lubrificante secante.

Malhete da ponta: confeco do buraco em qual ser encaixada a crina do arco.

Trabalho do talo: viso de 2 elevaes diferentes e no pedao de madeira que serviu para fabricar. Esquadrado, o talo esculpido ento faca.

Outra operao delicada: depois de ter medido o meio exato, verticalmente

a pessoa perfura um buraco (de 2,75 mm na madeira e 2,80 mm em marfim em qual vir hospedar a rosca.

limagem da rosca: de acordo com a dimenso da rosca para o buraco da baqueta.

O acabamento cavado no formo. A garganta para o deslizamento na baqueta, na face oposta, se cava com o formo.

Depois de ter feito um buraco no talo o mesmo terminado ao formo.

Montagem do talo

So fabricados parafusos:

em madeira (de bano, de caso de amor ou palissandre) em metal em marfim de mamute (o nico marfim em livre circulao, porque considerado como mineral e animal .

Confeco do boto:

Mchage: com a crina da Monglia (fina e muito resistente): so contados fios cuidadosamente.

Amarrao da crina com a linha de linho: 5 a 6 voltas muito apertadas A ponta da crina ser queimada com breu, de forma que toda a ponta fique colada bem junto.

Tamanho do calo: Um pedao pequeno de madeira de alisier ou maple, que se aderiro a crina, um para a ponta, outra para o talo.

Montagem do arco:

Controle da retido de arcos isto da vara

Por ltima operao: depois do mchage (ou remchage), fazer a correo do arco. OBS: um arco que perde sua elasticidade de depois de certo tempo de uso dificulta a execuo, e quebra mais facilmente por causa de caros e cupins.

You might also like