You are on page 1of 2

7 e 10 Mandamentos: No roubars e No cobiar as coisas alheias. Roubei? O qu, ou quanto? Danifiquei a propriedade dos outros?

Deixei estragar, por negligncia, a propriedade dos outros? Fui negligente na guarda do dinheiro ou bens dos outros? Fraudei? Recusei-me a pagar alguma dvida, ou descuidei-me no seu pagamento? Adquiri alguma coisa que sabia ter sido roubada? Deixei de restituir alguma coisa emprestada? Lesei o meu patro, no trabalhando como se esperava de mim? Fui desonesto com o salrio dos meus empregados? Recusei-me a ajudar algum? Invejei os bens de algum? Tenho sido avarento?

Sobre as obras de Misericrdia espirituais e corporais: Dei bom conselho aos que estavam em pecado? Ensinei os irmos menos instrudos? Aconselhei os que duvidam? Consolei os tristes? Suportei com pacincia as fraquezas do meu prximo? Perdoei as injrias por amor de Deus? Roguei a Deus pelos vivos e pelos defuntos? Dei de comer a quem tinha fome? Dei de beber a quem tinha sede? Vesti os nus? Visitei e procurei resgatar os cativos do pecado? Visitei os doentes? Enterrei os mortos? Os 5 Mandamentos da Igreja: Participei de Missa nos Domingos e Festas de guarda? Cumpri o jejum e a abstinncia nos dias prescritos, e guardei o jejum eucarstico? Confessei-me pelo menos uma vez no ano? Recebi a Sagrada Eucaristia pelo menos uma vez por ano? Contribui com o Dzimo?
Ato de Contrio Meu Deus, porque sois infinitamente bom eu Vos amo de todo o meu corao, pesa-me de Vos ter ofendido, e com o auxlio da Vossa divina graa, proponho firmemente emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender. Peo e espero o perdo das minhas culpas pela Vossa infinita misericrdia. Amm

8 Mandamento: No levantars falsos testemunhos contra o teu prximo. Menti a respeito de algum (calnia)? As minhas mentiras causaram a algum danos materiais ou espirituais? Fiz julgamentos temerrios isto , acreditei firmemente, sem provas suficientes, que eram culpados de algum defeito moral ou crime? Atingi o bom nome de algum? Revelei os pecados de outra pessoa? Fui culpado de fazer intrigas? Dei crdito ou apoio divulgao de escndalos sobre o meu prximo? Jurei falso ou assinei documentos falsos? Sou crtico ou negativo sem necessidade ou falto caridade nas minhas conversas?

EXAME DE CONSCINCIA
PARQUIA CRISTO REI

Orao para antes da Confisso: Senhor, iluminai-me para me observar como Vs me observas, e dai-me a graa de me arrepender verdadeira e efetivamente dos meus pecados. O Virgem Santssima, ajudai-me a fazer uma boa confisso.

1 Mandamento: Amar a Deus sobre todas as coisas: Descuidei da minha f? Alguma vez duvidei de algum ensinamento da Igreja? Tomei parte num ato de culto no catlico? Sou membro de alguma organizao religiosa no catlica, de alguma sociedade secreta ou de um grupo anticatlico? Pratiquei alguma superstio (tal como horscopos, adivinhao, tbua Ouija, etc.)? Tenho rezado fielmente as minhas oraes dirias? Abusei dos Sacramentos? Desesperei da misericrdia de Deus? Detestei a Deus? Dei demasiada importncia a alguma criatura, atividade, objeto ou opinio? 2 Mandamento: No tomar o Nome do Senhor teu Deus em vo: Jurei pelo nome de Deus falsamente, ou em assuntos triviais? Murmurei ou queixei-me contra Deus? Amaldioei-me a mim prprio, ou a outra pessoa? Provoquei algum ira, para o fazer praguejar ou blasfemar a Deus? Quebrei uma promessa feita a Deus? 3 Mandamento: Guardar Domingos e festas de guarda: Faltei Missa nos Domingos ou Festas de guarda? Estive distrado propositadamente durante a Missa? Fiz ou mandei fazer trabalho servil desnecessrio num Domingo ou Festa de guarda?

Como se Confessar: Antes de mais, examine bem a sua conscincia. Em seguida, diga ao sacerdote que pecados especficos cometeu, e, com a maior exatido possvel, quantas vezes os cometeu desde a sua ltima confisso.

4 Mandamento: Honrar pai e me: Desobedeci aos meus pais, faltei-lhes ao respeito, descuidei-me em ajud-los nas suas necessidades? Mostrei irreverncia em relao a pessoas em posies de autoridade? Insultei ou disse mal de sacerdotes ou de outras pessoas consagradas a Deus? Tive menos reverncia para com pessoas de idade? Tratei mal ao meu cnjuge ou os meus filhos? Fui negligente na guarda dos filhos?

5 Mandamento: No matars: Procurei, desejei ou apressei a morte ou o ferimento de algum? Alimentei dio? Oprimi? Desejei vingar-me? Provoquei a inimizade entre pessoas? Discuti? Desejei mal? Quis ferir ou maltratar? Recuso-me a falar com algum? Regozijei-me com a desgraa alheia? Tive cimes ou inveja? Fiz ou tentei fazer um aborto, ou aconselhei algum a que o fizesse? Mutilei o meu corpo? Consenti em pensamentos de suicdio? Embriaguei-me ou usei drogas ilcitas? Comi demais, ou no como o suficiente por descuido ou vaidade? Deixei de corrigir dentro das normas da caridade? Causei escndalo atravs de mau exemplo? 6 e 9 Mandamentos: No pecar contra a castidade. No cobiar a mulher do prximo. Neguei ao meu cnjuge os seus direitos matrimoniais? Pratiquei controle de natalidade antinatural (preservativo, plulas, dispositivos, interrupo)? Abusei dos meus direitos matrimoniais de algum outro modo? Cometi adultrio ou fornicao (sexo pr-marital)? Cometi algum pecado impuro contra a natureza (homosexualidade ou lesbianismo, etc.)? Pequei impuramente contra mim prprio (masturbao)? Consenti em pensamentos impuros? Fui ocasio de pecado para os outros, por usar roupa justa, reveladora ou imodesta? Li livros indecentes ou vi figuras obscenas? Vi filmes ou programas de televiso sugestivos, ou pornografia na Internet, ou permiti que os meus filhos os vissem? Usei linguagem indecente? Gabei-me dos meus pecados, ou deleitei-

me em recordar pecados antigos? Consenti em olhares impuros?

You might also like