You are on page 1of 6

CEMI - PROFESSOR ALCIDES RODRIGUES 1 ETAPA Disciplina: Educao Afetivo Sexual - Professora: Alessandra Paranhos Data:_____/02/2013 -

A puberdade uma conseqncia natural do desenvolvimento humano, um evento fsico com limites de incio e trmino bem definidos. Esse evento tem incio no hipotlamo, uma pequena regio do crebro, que comea a produzir substncias que ativam a hipfise que, por sua vez, envia hormnios estimulantes aos ovrios da mulher e aos testculos do homem, iniciando a produo e liberao dos vulos e espermatozides. Alm disso, a liberao dos hormnios sexuais gera inmeras transformaes no corpo do adolescente. Em resumo, a puberdade o evento que capacita homens e mulheres para gerarem novas vidas. A partir das mudanas corporais, iniciado um processo lento e progressivo de desenvolvimento psquico denominado adolescncia.

DIFCIL DE SE VIVER
Tanto as modificaes corporais incontrolveis quanto os imperativos do mundo externo, que exigem do adolescente novos padres de convivncia, so tidos, a priori, como invasivos e hostis aos adolescentes. O adolescente, como forma de se defender desses eventos, retm muitas de suas conquistas infantis, ainda que existam o prazer e a vontade de alcanar um novo status social. Dessa forma, nem todas as pessoas vivenciam a adolescncia, assim como nem todas se tornam jovens adultos, com a mesma idade. por isso que educadores e pais insistem em dizer que esta a etapa mais difcil na vida de uma pessoa. Contudo, quando se compreende o que est acontecendo, o posicionamento torna-se outro e facilita o relacionamento adulto x adolescente.

OS 3 LUTOS
possvel observar na adolescncia a elaborao de trs lutos fundamentais: A) pelo corpo infantil; B) pela identidade e papel infantil; C) pelos pais da infncia. O adolescente vive em uma busca e construo constante de sua identidade (Quem sou eu?), de sua independncia (Ningum manda em mim!) e de sua importncia afetiva (Algum me ama?). Trata-se de um verdadeiro estado catico que, aos poucos, vai sendo substitudo pelo juzo de realidade, mediante a elaborao dos trs lutos, que permite o adolescente compreender que aquela identidade infantil deve dar espao ao seu novo papel que a natureza e o meio lhe apresentam.

A partir disso, compreendemos o conceito de morte como processo irreversvel e natural do desenvolvimento. Os pais dos adolescentes tambm experimentam, em geral, no sem sofrimento, a perda do filho infantil. Esta considerada uma dasmais importantes e difceis fases do ciclo de vida familiar, na qual os pais precisam aprender a flexibilizar as regras para que seus filhos, gradualmente, aprendam a ter liberdade e fazer uso dela com responsabilidade.

CAMINHOS NECESSRIOS
Na busca da identidade de adolescente, o indivduo recorre a uniformidade que pode proporcionar segurana e estima pessoal. Nesse momento os grupos adquirem uma importncia mpar, visto que so transferidas ao grupo grande parte da dependncia que anteriormente se mantinha com o sistema familiar. Nos grupos, ou tribos, cada pessoa identifica-se com todos e vice-versa, tornando a separao algo quase impossvel. Esta identificao acontece por meio do uso de grias, de vesturios e de outros comportamentos. de se esperar que o adolescente circule por diferentes grupos para que possa experimentar a adoo de diferentes ideologias e comportamentos at o momento, no qual ele conhecer suficientemente seus gostos e preferncias para partir para uma nova empreitada: ser um jovem adulto.

Dados da Aula
O que o aluno poder aprender com esta aula
O aluno poder aprender que a puberdade um perodo peculiar da vida de todo ser humano, no qual o corpo passa por inmeras e importantes transformaes.

Durao das atividades


Aproximadamente 100 minutos; 2 (Duas)

Conhecimentos prvios trabalhados pelo professor com o aluno


Conhecimentos dos aspectos anatmicos do corpo humano e que j estejam alfabetizados.

Estratgias e recursos da aula


As estratgias utilizadas sero: - Aula interativa; - Uso do Laboratrio de Informtica e/ou Sala de Vdeo, pois o Recurso poder ser salvo em DVD e transmitido em aparelho de DVD! OBSERVAO Antes de comear a aula o professor dever relatar aos alunos que durante ela ser passado uma caixinha, e que nesta eles podero colocar suas dvidas sobre o assunto que ser abordado. importante o professor comentar que eles no precisam se identificar nas perguntas a serem feitas e colocadas na caixinha. MOTIVAO Para iniciar a aula o professor poder passar um vdeo (Fig. 1), de 4 minutos e 4 segundos, aos alunos intitulado matria puberdade (Disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=4atXpLWGNNI).

Figura 1 Matria puberdade Aps a apresentao do vdeo, o professor dever perguntar a opinio dos alunos sobre ele, verificando se concordam ou no com o que foi falado neste. importante destacar, neste momento, que a puberdade um perodo de mudanas fsicas, psicolgicas e sociais, sendo uma fase natural e relevante do desenvolvimento humano, pela qual todos, sem exceo, passam. Posto isto, o professor apresentar um segundo vdeo, de 2 minutos e 33 segundos, denominado Vida adolescente (Fig. 2), disponvel na internet no site: http://www.youtube.com/watch?v=ELtT0K87r8k&feature=related

Figura 2 Memrias de adolescente ATIVIDADE 1 Aps os alunos assistirem o vdeo, sugerimos que o professor entregue a letra da msica, apresentada neste, para os alunos. Letra da Msica: Vida de Adolescente Composio: Mauricio Masuda Vida de Adolescente Composio: Mauricio Masuda Eu vou curtir minha vida Literalmente de uma forma decente Sou jovem e no gosto de ir a escola

Todos me dizem que eu sou adolescente Gosto de ir a praia a qualquer hora Tocar guitarra tambm trs prazer Dou umas cantadas no porto da escola Nas gatinhas que sempre vou ver No durmo cedo pois a noite uma criana Eu saio sempre pra me divertir No durmo cedo pois a noite uma criana As vezes no sei aonde ir... Eu vou curtir minha vida Literalmente de uma forma decente Sou jovem e no gosto de ir a escola Todos me dizem que eu sou adolescente Eu danar , cantar e arrazar Pois a vida feita pra se amar Com uma gata muito estonteante Usando um perfume exitante Eu sempre me aventuro noite a dentro Fao loucuras de arrepiar Pego o carro do meu pai escondido E com minha gata saio pra namorar Fim de semana tem Lual l na praia Em Niteri na praia de Itaqu Vai muita gata queimadinha de praia No d nem pra imaginar Eu levo a vida de uma forma legal Apenas quero aproveitar Cada minuto da minha vida Pra amar e amar .... Pra amar e amar Neste momento, o professor dever discutir com os alunos o contedo da msica, indagando a opinio deles quanto a mesma, se h aspectos que diz respeito a vida do adolescente, e quais so eles. O intuito desta atividade estimular a reflexo dos alunos quanto a esta temtica - a Adolescncia! Sugerimos que, em seguida, o professor dever solicitar que os alunos es crevam numa folha quando perceberam o incio da puberdade, e como se sentiram. Eles devem encontrar, durante a realizao desta atividade, um espao afvel e acolhedor, de maneira a sentirem-se vontade para refletirem acerca deste perodo A seguir, o professor escrever na lousa os aspectos que os alunos elencarem como positivos e negativos da puberdade, iniciando um bate-papo com os mesmos, tentando auxili-los a perceber a importncia dessa fase da vida. Aps, o professor dever pegar a caixinha e comear a discutir, aos poucos, as perguntas feitas pelos alunos. imprescindvel que ele no aponte quem as escreveu, de maneira a garantir o anonimato e preservar os alunos. Dessa forma, o procedimento que o professor pode adotar : retirar uma pergunta da caixinha, l-la em voz alta e explic-la. Caso ele no saiba, pode relatar aos alunos que procurar a resposta e em outra ocasio discutir com eles. O professor pode tambm encontrar alguma pergunta constrangedora. Sendo assim, ele deve tentar responder de forma descontrada aos alunos, aproveitando da ocasio pode comentar o tanto que o assunto polmico, gerando at mesmo brincadeiras.

Avaliao

Os alunos devero ser avaliados em todos os momentos, principalmente antes da efetuao das atividades (apresentao do recurso e pesquisas sobre o tema) e depois destas. Isto importante para que o professor possa perceber se houve mudana de postura, isto , se com a participao nas aulas os alunos puderam construir maiores conhecimentos acerca do tema proposto.

You might also like