You are on page 1of 7

RECEPTOR AM DSB

Transmissor

Circuito Receptor AM DSB - Prof Vitorino

O receptor super-heterdino O circuito demodulador que vimos anteriormente apenas parte de um circuito mais sofisticado capaz de sintonizar e demodular sinais AM. Atualmente, na maioria das aplicaes comerciais como, por exemplo, os rdios AM comuns, equipamentos de telecomunicaes de servios pblicos, particulares, radioamadores, a tecnologia usada para receber os sinais a do receptor super-heterdino. Para analisar o funcionamento de um receptor desse tipo, visto na figura abaixo, ser importante analisarmos as funes realizadas por cada bloco do receptor.

f0

FI

fm

fOL

Diagrama de blocos do receptor super-heterdino.


A antena responsvel pela captao das ondas eletromagnticas. Os sinais induzidos so aplicados etapa de sintonia que faz a seleo da portadora desejada. A etapa de RF um filtro que seleciona a estao desejada e, em conjunto com ela variada a freqncia de oscilao do oscilador local. O mixer e o oscilador local formam juntos o estgio conversor, que faz a converso da portadora sintonizada a interportadora FI. No bloco de FI o sinal amplificado em dois ou trs sub-estgios que elevam o nvel do sinal at possibilitar a demodulao (cerca de 1 Vp). Temos o CAG (controle automtico de ganho), para compensar a diferena na captao das emissoras (mais fortes ou mais fracas), que tende a ajustar o ganho do amplificador de FI de acordo com a intensidade da estao sintonizada. O detetor um simples detetor de envoltria, para melhor filtragem da portadora e fornecimento da tenso de sada com polaridade compatvel para atuao do CAG. A funo executada pelo misturador de simplesmente efetuar o produto entre as duas tenses por eles recebidas, ou seja, o produto entre o sinal da emissora recebida e o selecionado pelo oscilador local. Como a freqncia do sinal gerado pelo oscilador local varia juntamente com a freqncia de sintonia da etapa de RF, possvel manter a diferena entre elas sempre constante e igual a FI. Assim:

Circuito Receptor AM DSB - Prof Vitorino

fOL onde : fOL f RF FI

f RF

FI

Freqncia do oscilador local Freqncia de sintonia da etapa de RF Freqncia intermediria

Desta forma, se na etapa de RF sintonizamos um sinal cuja expresso :


e (t ) E0 e m ( t ) . cos
0

e (a)

E cujo espectro dado na fig (a), teremos o oscilador local gerando em sinal do tipo:
eO L ( t ) E O L . cos eO L
OL

(b)

OL

Cujo espectro dado pela fig (b). o misturador vai gerar, em sua sada, o sinal:
e M IX ( t ) e M IX ( t ) e M IX ( t ) e ( t ).eO L ( t ) E0 e m ( t ) . cos
0

t . E O L . cos
OL

OL

t t

EOL . E 0

e m ( t ) . cos

t . cos

Aplicando as relaes trigonomtricas j usadas anteriormente, para desmembrar o produto de cossenos, teremos:
e M IX ( t ) EOL . E0 2 em (t ) . cos( )t EOL . E 0 2 em (t ) . cos( )t

OL

OL

A expresso de e M IX ( t ) , conforme mostrado em espectro na fig (c), corresponde exatamente mesma informao selecionada pela etapa de RF, porm deslocada para duas outras freqncias de portadoras diferentes.

Circuito Receptor AM DSB - Prof Vitorino

e M IX ( t )

(c)

OL

OL

OL

(a) Sinal selecionado pela etapa de RF. (b) Sinal gerado pelo oscilador local. (c) Sinal gerado pelo misturador. Ocorre que f O L
f 0 exatamente a FI e desta forma, para qualquer que seja a freqncia do

sinal selecionado pela etapa de RF o oscilador local ir acompanhar essa mudana fazendo sempre com que f O L f 0 seja um valor constante. A grande vantagem desse tipo de receptor com relao a outros mais simples a de transformar o sinal selecionado (estao) para uma freqncia intermediria (FI) mais baixa e constante, independente da freqncia da emissora selecionada. Com isso, teremos uma amplificao de melhor qualidade nos blocos posteriores. Alm disso, no precisaremos sintonizar todos os circuitos do receptor para cada estao que desejamos sintonizar. Vejamos agora anlise de cada bloco do sistema. Primeiramente, vlido lembrar que a antena ir interceptar todos os sinais de ondas eletromagnticas presentes no ambiente, convertendo-os em corrente, que ser enviada para o primeiro bloco. Etapa de RF O bloco etapa de RF tem a funo de sintonizar apenas uma estao, portanto, possui um amplificador com um filtro na entrada, com a freqncia de operao varivel. Essa sintonia normalmente feita com capacitores variveis. Variando-se o valor da capacitncia no filtro, iremos variar a freqncia de ressonncia do filtro, selecionando apenas a emissora desejada. Em receptores mais modernos, essa sintonia pode ser feita por dispositivos de estado slido, como os diodos varicap, o que possibilita o processo de seleo digital de estaes. O sinal obtido na sada dessa etapa ser aplicado ao misturador. Conjunto oscilador local-misturador Como j foi dito, no estgio de FI (freqncia intermediria) temos um amplificador sintonizado em uma freqncia fixa, porm, o receptor pode receber sinais de vrias emissoras diferentes, cada uma com uma freqncia de portadora diferente. O conjunto oscilador local-misturador, portanto, ir funcionar de forma a obtermos em sua sada, um sinal de freqncia fixa para qualquer que seja a emissora selecionada. Essa freqncia chamada de freqncia intermediria ou FI, e padronizada em 455 kHz para os receptores modernos de AM. Em receptores mais antigos, podemos encontrar outras freqncias, como, por exemplo, 915 kHz nos modelos usados em aeronaves. A funo da FI trocar a freqncia da portadora por uma freqncia fixa de 455 kHz para facilitar a amplificao e deteco desse sinal posteriormente. O sinal de freqncia

Circuito Receptor AM DSB - Prof Vitorino

intermediria fixa obtido atravs do batimento (produto) entre o sinal selecionado na etapa

de RF por um sinal produzido pelo oscilador local.

O oscilador local ir operar em uma freqncia diferente para cada emissora que estiver sendo selecionada, de forma a produzir a transformao do sinal selecionado para uma freqncia intermediria de 455 kHz. Para que isso ocorra, o mesmo capacitor varivel que sintoniza a emissora desejada ir agir no oscilador local, fazendo com que ele oscile em freqncias diferentes, conforme seja feito o ajuste. Nos receptores super-heterdinos, encontramos capacitores variveis duplos, com uma seo controlando o circuito de sintonia e outra controlando a freqncia do oscilador local, de forma que a diferena entre o oscilador local e a portadora da emissora seja fixa e igual a 455 kHz. A tabela abaixo mostra alguns exemplos dos valores da freqncia da portadora e do oscilador local.

A figura mostra o exemplo do que acontece na etapa de FI quando a estao selecionada se encontra em 830 kHz, por exemplo, e o sinal modulante um sinal de voz filtrado em 5 kHz.

Perceba pela figura acima que a informao desceu de uma freqncia de 830 kHz para uma freqncia intermediria FI padro e constante de 455 kHz e que a freqncia do oscilador local foi de 1285 kHz. Estgio de amplificao de FI At o estgio de FI, o sinal ainda chega muito fraco. Para que possa ser utilizado pelas etapas seguintes, esse sinal filtrado e amplificado por um filtro passa-faixa sintonizado em 455 kHz. O alto ganho desse estgio obtido a partir de amplificadores sintonizados sucessivos, o que permite uma alta seletividade. Em outras palavras, apenas o que realmente interessa e que foi selecionado pelo estgio de RF ser amplificado, diminuindo a presena de rudos ou interferncias. Detector de envoltria Nesse estgio, um circuito idntico ao que j vimos anteriormente retifica o sinal AM vindo da FI e aplica esse sinal retificado no controle automtico de ganho, que ir filtr-lo e tentar manter o volume do udio constante.
Circuito Receptor AM DSB - Prof Vitorino

Controle automtico de ganho (CAG). Os sinais que chegam antena receptora no possuem amplitude constante, e isso ocorre devido a trs fatores: A potncia de transmisso dos sinais para cada emissora no constante: existem emissoras que possuem transmissores mais potentes, portanto, mais caros que outras. A distncia entre antena transmissora e o receptor varivel. Cada emissora tem sua antena em um local e, alm disso, ao comprar um receptor, voc poder utiliz-lo em qualquer local, e possivelmente transport-lo de um local a outro. Como os sinais so transmitidos por ondas eletromagnticas, o meio de propagao afetar sensivelmente a amplitude do sinal, e at mudanas nas condies atmosfricas podero provocar alteraes das condies do meio de propagao e variaes na intensidade do sinal. Portanto, caso no tivssemos o estgio de controle automtico de ganho, poderamos ter variaes no volume do sinal recebido ao mudarmos a seleo da estao em um receptor AMDSB. O circuito do bloco CAG composto por um filtro passa-baixas que ir recuperar o valor mdio do sinal resultante aps a deteco pelo diodo, e aplic-lo ao primeiro amplificador de FI, mudando sua polarizao, e com isso, alterando seu ganho. Quanto menor for a amplitude do sinal aps o detector, menor ser seu nvel DC, fazendo com que o primeiro amplificador de FI aumente seu ganho, produzindo um aumento na amplitude do sinal aps o detector. Isso ocorrer sucessivamente at o sistema encontrar uma estabilidade. Da mesma maneira, caso uma variao das condies gerais faa com que a amplitude de sada do detector aumente, o CAG agir no primeiro amplificador de FI de maneira a abaixar o ganho. Amplificador de udio Como o sinal agora j foi demodulado e j est em uma freqncia baixa, podemos utilizar qualquer tipo de amplificador de sinais de baixa freqncia nesse estgio, de forma a produzir um bom sinal para ser aplicado ao alto-falante. A qualidade do som final reproduzido depender fundamentalmente da potncia e fidelidade desse amplificador final, dos alto-falantes utilizados e da filtragem na etapa de FI. Erro de Rastreio O erro de rastreio deve-se dificuldade de se manter a relao: f O L durante toda faixa de recepo, cuja expresso :
fr fOL FI fr F I constante

O sistema de calibrao feito, na prtica, com a injeo de um sinal proveniente de um gerador de RF na entrada da etapa de RF, normalmente na antena do receptor. O gerador dever estar sintonizado em 813 kHz.

Circuito Receptor AM DSB - Prof Vitorino

Frequncia Imagem O misturador realiza o batimento das freqncias do oscilador local e do filtro de RF, filtrando apenas a diferena entre elas, que deve dar sempre 455 kHz (FI). Ocorre que nem sempre apenas a diferena entre uma nica portadora sintonizada e o Oscilador Local que d como resultado o valor da FI. Se o filtro de entrada no atenuar suficientemente as estaes de freqncias prximas quela sintonizada, pode ocorrer o inconveniente da freqncia imagem.

(a)

(b)

(c)

(a) O espectro de recepo (das emissoras) (b) A converso da portadora selecionada. (c) A converso da portadora selecionada juntamente com a imagem. Essa freqncia imagem, que tambm convertida para 455 kHz pelo misturador e provoca sintonia simultnea de duas emissoras.

Circuito Receptor AM DSB - Prof Vitorino

You might also like