You are on page 1of 15

POLIFONIA

CUIAB

EdUFMT

V. 14

p. 41-55

2007

ISSN 0104-687X

O ENCANTAMENTO DO ORIENTE E A REPRESENTAO DA ZOOLOGIA IMAGINRIA BORGEANA

Ester Abreu Vieira de Oliveira (UFES/CESV)

RESUMO: O mito, uma das formas de unio do tempo, do espao e de culturas, presente no imaginrio coletivo, contribui para manter as caractersticas da forma simblica da arte, dando-lhe um carter original. Nessa busca, Jorge Luis Borges, em 1957, d nfase a sua imaginao, publicando, em colaborao com Margarita Guerrero, a obra El libro de los seres imaginarios, uma espcie de dicionrio, onde rene mitos, "seres imaginrios" do Oriente e Ocidente, para apresentar a metfora do universo. PALAVRAS-CHAVE: Borges, zoologia mtica, oriente & ocidente, crtica.

THE ENCHANTMENT OF THE ORIENT AND THE REPRESENTATION OF THE BORGEAN IMAGINARY ZOOLOGY

ABSTRACT: The myth, one of the forms of uniting time, space and culture present in the collective imaginary, contributes in keeping the features of the symbolic form of art, thereby giving it an original character. In this direction, Jorge Luis Borges, in 1957, demonstrates the intensity of his imagination publishing, in collaboration with Margarita Guerrero, the book "El libro de los seres imaginarios", a type of dictionary, in which he gathers myths, "imaginary beings" from the East and West, so as to present the metaphor of the universe.. KEYWORDS: Borges, mythical zoology, orient & occident, Critic.

41

La imposibilidad de penetrar el esquema divino del universo no puede, sin embargo, disuadirnos de planear esquemas humanos, aunque nos conste que stos son provisorios. Borges

A zoologia foi vista, durante a Idade Mdia, como uma complexa fonte de transmutao, para mostrar o mistrio do cosmos, a harmonia do mundo, a sinfonia e a simpatia das coisas. Os sbios e alquimistas medievais se aprofundavam na busca de uma cincia em que se empregavam animais reais e fantsticos, terrestres e alados, tais como: sapos, corvos, serpentes, tartarugas, cisnes, paves, pelicanos, morcegos, raposas, lobos, drages, abutres, lees, hipogrifos, harpias, grifos, unicrnios, pgaso, quimeras e fnix, dos quais reconheciam uma utilizao prtica e simblica. O emprego provinha de uma tradio, oriunda de diferentes povos e pocas. Nas artes, como nos portais das igrejas gticas, no quadro Guernca, de Picasso, ou nos Jardins das Delcias, de Bosch, h animais para representar, simbolicamente, a torturada fantasia do ser humano ou a vida que lhe espera aps o pecado. A liturgia e a herldica se aproveitam, tambm, da zoologia para dar a ela um valor simblico. Por sua vez, as narrativas folclricas e as de diversas literaturas encontram na zoologia alimentos para a sua expresso simblica. Encontramos animais falantes, exemplificando o bem viver, nas fbulas de Esopo e de La Fontaine. Deparamos com um bestirio designado em A Metamorfosis, de Ovdio, nos Trabalhos de Hrcules, em A Divina Comdia, de Dante, no Milho, de Marco Plo, nas obra de Rabelais, nos contos fantsticos de Kafka, nos seres imaginrios de Borges e em Alice do Pas das Maravilhas, de Carroll. Na literatura, enquanto, no passado, o motivo da zoologia aparece objetivando o doutrinal, nos aplogos e alegorias da Idade Mdia, e assinalando o raro e o fantstico, nas poesias do Barroco, na contemporaneidade, continuando esse costume de servir-se desse motivo, refora-se o mtico da narrativa.

42

O mito O mito, uma das formas de unio do tempo, do espao e de culturas, presente no imaginrio coletivo, contribui para manter as caractersticas da forma simblica da arte, dando-lhe um carter original. Eles formam parte da espiritualidade humana e so formas de inspirao de obras artsticas e poticas, e, ainda, servem como um ponto de unio entre povos, pases, continentes. O mito conta uma histria sagrada, relata um acontecimento ocorrido em um tempo primordial, o tempo fabuloso do princpio de um ser, seja a realidade do cosmos, a total, ou to-somente um seu fragmento: uma ilha, um vegetal, um ser bruto como uma pedra, uma instituio, como o casamento, ou um comportamento ou certas caractersticas do homem. Y sua criao espontnea e esttica tem como ponto primordial o medo morte, o maior enfrentamento do homem, essas so as razes de surgirem vrias formas do mito da ressurreio isso porque a arte e a natureza possuem uma anloga posio no sistema filosfico geral. Segundo Shelling (Apud, MIELLIETNISKI, 1987, p. 18)1, a mitologia grega simblica; a hindu alegrica e a grega realista, evolucionando do infinito para o finito, enquanto a oriental idealista, seguindo o sentido contrario, da nfase essncia da idia no ideal. A literatura permite o conflito entre a realidade e a fico e participa das encarnaes possveis dos vrios mitos. Dessa forma, as narraes remetem ao mtico e ao real, ao sonho e viglia e estimulam aos escritores e leitores a isso, ou, na melhor das hipteses, buscam despertar neles o sonho de uma outra realidade e o de construir uma outra. Na riqussima literatura do Sculo de Ouro espanhol, encontramos multiplicas realizaes de mitos antigos que se atualizam em personagens como Segismundo, don Juan e Don Quixote.
1

MIELIETINSKI, E. M. A potica do mito. Traduo de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense.

43

Tornam-se mitos figuras humanas, conceitos (liberdade, ptria, etc.) e aes. Dukhein defende a idia de que o modelo mtico a sociedade, e que ele a projeo da vida social do homem, uma projeo que reflete as caractersticas fundamentais desta vida social. Malinoiwski defende a tese de que o mito est unido tradio e continuidade da cultura, pois sua funo a de reforar a tradio e dar-lhe mais valor. Por isso ele indispensvel cultura. Com o advento da psicanlise o mito passa a servir para as pesquisas sobre o imaginrio. Freud, atravs das descries dos sonhos de seus pacientes, pde detectar manifestaes de dramas existenciais, representados por mitos gregos. Na questo do mito e na sua relao com a sociedade, a escrita veio contribuir para a instalao de uma nova forma de pensar, pois a organizao do discurso escrito se faz paralelo racionalizao do real e se ope ao discurso falado pelos efeitos em seus leitores, j que a mensagem escrita exige uma postura mais crtica e sria do leitor, busca convenc-lo da verdade veiculada, enquanto a oral supe uma relao mais prazerosa e encantadora entre o ouvinte e o falante. Diferenciam-se, portanto, no estabelecimento da ordem do fascinante, do fabuloso e do maravilhoso, prprio do veculo oral, e na organizao do verdadeiro e do inteligvel, caracterstico do discurso escrito. Nessa busca do compreensvel mtico, Jorge Luis Borges, em 1957, d nfase a sua imaginao, publicando, em colaborao com Margarita Guerrero, a obra Manual de Zoologia fantstica, ou O livro dos seres imaginrios2, uma espcie dicionrio mitolgico sobre o tema do bestirio imaginrio, semelhante aos medievais, onde rene mitos, "seres imaginrios". Essa obra uma espcie de narrativa sinttica. Com uma linguagem precisa, dialoga, com a multido de seres imaginrios provenientes de fontes eruditas, populares e suas, recolhidos de diversas fontes do Oriente ou do Ocidente, para conceber a metfora do universo.
2 (1957) Mxico: Fondo de Cultura., 159 p., en 1967 publicado como El libro de los seres imaginarios.

44

Jorge Luis Borges impregnou a sua narrativa de um carter alucinatrio do mundo. Nela pode ser observada a tcnica do pantesmo na reduo de todos os indivduos a uma identidade geral e suprema na qual contm todos e faz com que todos estejam contidos em cada coisa. Para ilustrar a sua filosofia, aborda os credos mais diversificados: budismo, cristianismo, maometanismo, seitas, ritos hebreus ou da cabala, mitos clssicos ou novos (Hrcules, Ulisses, Aquiles, Beatriz, Dante, Quixote, Matn Fierro, Cervantes, os Acevedos y Surez e a Bblia, entre outros so exemplos da variedade ilustrativa borgeana). Com elementos orientais ou nacionais, traa sua narrao, outorgando-lhe o sabor histrico cuja funo dupla: aumentar o verossmil da narrativa e intensificar o seu valor genrico, o carter de reintegrao sublinhador do sentido simblico. Assim, encontram-se, nessa espcie de enciclopdia, alguns mitos do Isl, da cabala, da literatura chinesa, dos clssicos gregos, da literatura babilnica, da Idade Mdia e do Renascimento, excluindo os mitos descritos pelos Cronistas das ndias. Para apresentar-nos essa obra e a influncia mitolgica do Oriente no imaginrio ocidental, por conseguinte no imaginrio borgeano, recordaremos alguns fatos histricos marcantes.

Mine Historiografia Mtica Mitos gregos, latinos, celtas, germnicos, durante a Idade Mdia, estiveram no imaginrio coletivo ou foram desmitificados pelo cristianismo ou superados pela fico potica. Do Oriente, a mitologia dominante (seja a dos deuses gregos e latinos, seja a dos celtas, fencios, budistas, dos hindus, dos muulmanos, dos hebreus) se trasladou para o Ocidente nos vrios contatos culturais no desenrolar da histria, contribuindo para manter determinadas caractersticas das formas simblicas da arte. As curiosidades mitolgicas divulgadas so muitas. Por exemplo, Virgilio nos fala do hipogrifo, uma criatura metade grifo e metade cavalo. Os grifos eram considerados seres majestosos e

45

conhecidos por seu voraz apetite para a carne de cavalo. Habitantes de climas clidos e montanhosos so os rocs. Enormes guias com as penas marrons e douradas, de grande fora, possuidores de apetite voraz e portadores de maus pressgios. Os celtas acreditavam que o Atlntico era povoado por pases fantsticos e que havia uma ilha, cortada por um rio, que cruzava o firmamento e estava cheio de peixes, onde havia um barco. Por sua vez os gregos, entre as suas vrias crendices, narravam a histria de um gigante de trs cabeas, guardio de bois vermelhos. Os livros de cavalaria narram aventuras de uma desigual luta de um cavaleiro com drages. Assim so muitas as faanhas que tm como base entes sobrenaturais.

Oriente verso Ocidente A descoberta do Oriente foi um acontecimento importante para o Ocidente. E este sofreu a sua fascinao. Aparecem eptetos de reis com animais de oriente: Ricardo Corao de Leo. A poesia hispnica, as jarchas e as formas poticas como o Zjel (villancicos) fermenta o nascimento da poesia primitiva hispnica. Formas poticas orientais levam os escritores a empreg-la. Por exemplo, Lorca, faz poemas com gazal e cacidas, e Otavio Paz com haiku. Historiadores gregos, como Plnio, escrevem uma histria natural e nos falam dos chineses. Herdoto revela o Egito. Foram muitas e variadas as recorrncias do homem ocidental em sua descoberta do Oriente. O Modernismo, na literatura em lngua espanhola, herdou do romantismo a fascinao pelo Oriente com significados diversos: aventura, riqueza, liberdade, mistrio, sensualidade, crueldade, beleza, no desejo de iluso para o raro, para o extico e pelo decadente. Herdou, tambm, um dos arqutipos da mulher fatal, a representada por nomes de cruis rainhas e famosas pecadoras: Clepatra e Salom, criaturas irracionais e perversas portadoras do mal. A atrao da Europa pela ndia, antiga. O desejo de domnio pode ser uma de suas sedues. Como exemplo, citamos a expedio blica que se dirige para o Oriente Mdio, organizada

46

por Alejandro III, o Grande, que parte na expedio que sai da Macednia, regio histrica da pennsula dos Balcanes, entre a Bulgria, Grcia e Yugoslvia, para morrer na Babilnia. Assim, para o Oriente, organizavam-se expedies em busca do extico e do maravilhoso. Era l o lugar da fantasia, da quimera. Utpico era esse mundo maravilhoso que estaria alm das montanhas azuis onde os animais falavam, em sua prpria lngua e na do mesmo homem, as guas ofereciam a juventude e mulheres amazonas guerreavam. Era o Paraso Perdido e a eternidade, a eterna busca do homem contra o finito. No Sculo XIII, Marco Polo, depois de viver no Oriente por 18 anos, e adquirir uma posio de prestgio na corte de KublaiKlan, ao regressar, trouxe da China recordaes curiosas para o ocidente: o macarro, a bssola, a plvora, a gua oleosa que produz lminas e a gravura de madeira, um dos antecedentes da imprensa. Durante a poca em que esteve no cativeiro em Veneza, junto com um companheiro de priso, Rustichello, escreveu o que viu e ouviu em sua viagem por Oriente no Livro do milho de maravilhas do mundo, conjunto de mitos e lendas, que, segundo ele, no era a metade do que viu. Este livro serviu para despertar o imaginrio dos europeus e suas ambies e para subjugar o Oriente Europa pela idia de que ali existia o Paraso Terrestre. No sculo XIV foram vrias as expedies que foram at a ndia. Quando Marco Polo voltou de sua expedio do Oriente, despertou a cobia no Ocidente. O capitalismo que despontava pressentiu ali perspectivas de riqueza, o af dos missionrios diagnosticou um lugar ideal para buscar almas para o cu, enquanto os soldados e comerciantes viam um lugar propcio para encontrar ouro para encher a sua arca. Colombo, possivelmente, conheceu o livro de Marco Polo ou partes dele. Segundo a histria, o objetivo do Almirante Genovs, era buscar um novo caminho para a ndia. H aluses de que o seu propsito secreto era encontrar o paraso que, por intermdio de suas leituras ou pelo que tinha escutado, deduziu que era um lugar de clima temperado, muito alm do Equador. Por isso, quando chegou a uma ilha antilhana, acreditou que tinha chegado ndia. No seu dirio escreveu que, para a

47

realizao da viagem s ndias, nem a razo nem as matemticas, nem o mapa do mundo lhe foram de utilidade. Quando Colombo regressou de sua primeira viagem, declarou que o paraso terrestre se encontrava no Oriente e que era um lugar muito temperado e as terras que acabava de descobrir estavam, precisamente, no Oriente. Quando chegou Trindade, em sua carta aos reis da Espanha de 31 de agosto de 1498 escreveu:

Fall que el mundo no era redondo en la forma que escriben, salvo que es de la forma de una pera que sea ms redondo, salvo all donde tiene el pezn, que all tiene ms alto, o como quien tiene una pelota ms redonda y en lugar della fuese como una teta de muger all puesta, que esta parte del pezn sea la ms alta e ms propinca al cielo, y sea debajo de la lnea esquisxial, y en esta mar Ocana el fin del oriente.

A verdade que o descobrimento da Amrica no foi mais que uma alucinao (ou encantamento), de uma captao de sentido com uma grande dose de subjetividade. Na fico de Roa Bastos Vigilia del Almirante ou na de Abel Posse Los perros del paraso, entre verdades e mentiras, humor e tragdia, esse aspecto alucinante aparece. A causa dessa mgica viso o mesmo cdigo de que se servia Colombo para interpretar o mundo. Um cdigo proveniente da linguagem do poema, o da lenda, o do mito e no o da Historia. Por essa razo, na sua ofuscante viso do mundo e, tambm, por ser a ndia o smbolo do maravilhoso, essa idia se transferiu para Amrica. Essa uma das razes de a Amrica chamar-se Las Indias ou Las nuevas ndias. O enlevo pelo Oriente continuou sendo um tema dominante. De tal forma que no sculo XIX, ele est presente na poesia romntica. Citamos, como exemplo, a obra romntica As Orientais de Victor Hugo. Tambm esse fascnio aparece na poesia dos escritores modernistas hispnicos, como em obras de Rubn Daro onde h temas sobre a arte, fauna e costumes orientais. No

48

cenrio de contos e poemas esto paves, princesas chinesas e esttuas orientais.

A reproduo do imaginrio Segundo Claude Abastado (1979)3, a imaginao tem o poder de criar mundos, unindo a faculdade de anlise e snteses. Como um dicionrio ela percebe a realidade e a distribui classificada em signos, com os quais compe novas realidades que do a aparncia do nunca visto, porque se organizam de acordo com leis mentais que diferem do saber comum. A necessidade de o homem criar surge-lhe desde quando toma conscincia de si. Por isso as primeiras manifestaes artsticas contm um sentido sagrado e misterioso. Lembramos as pinturas rupestres como as dos bises de Altamira. O dom criador do homem lhe proporciona a virtude de gerar seres que vivem em outra realidade e se no existem ele os inventa. Sobre essa capacidade variada e misteriosa de criao humana, em O sonho de Coleridge4, Borges explica com duas situaes paralelas:

- a primeira, narrando que um imperador mongol, no sculo XIII, sonhou um palcio e o edificou conforme a sua viso; - a segunda narrando que, no sculo XVIII, um poeta ingls que no tinha a possibilidade de saber que essa edificao era um produto de um sonho, sonhou um poema sobre o palcio.

Sobre essas duas situaes, Borges esclarece: Confrontadas com esta simetria, que trabalha com almas de homens que dormem e abrangem continentes e sculos, nada ou
3 ABASTADO, Claude.(1979). Mythres et ritueles de Lcriture. Bruxelles; Editions Complexe. 4 BORGES, J. L. Otras inquisiciones. (1985) 4. ed. Madrid: Alianza, p. 24

49

muito pouco so as levitaes, ressurreies e aparies dos livros piedosos. Do final da Idade Mdia at o Barroco as imagens e motivos da mitologia antiga e da Bblia so fontes de temas, contudo, o mito era representado, freqentemente, com base em una fbula, que uma inveno fictcia. J na metade do sculo XX, adquire um novo valor semntico e passa a ser visto como uma histria verdadeira. O conceito da literatura como (re) elaboradora da literatura aparece em quase todos os contos de Borges e, tambm, a idia de um livro nico. Em O tempo circular escreve Borges: todas as experincias do homem so anlogas; a histria universal a de um s homem; a histria humana se repete e a existncia do homem uma quantidade constante, invarivel. Nas obras borgeanas, h aluses a mitos gregos, ao mito de Tria, ao de Ulisses, entre outros. H referncias a lendas diversas que, na conformao de seus contos, funcionam como espelho, em estruturas de simulacro do objeto, onde o visvel, no mais que o reflexo do invisvel. H exposio do conceito de um livro que proporciona uma leitura globalizante, csmica, pantesta. No poema Ariosto y los rabes de El Hacedor, descreve o seu livro ideal: Nadie puede escribir un libro. Para/ Que un libro sea verdaderamente,/ Se requieren la aurora y el poniente,/siglos, armas y mar que une y separa. Borges (1985)5 escreve: Em 1833, Carlyle observou que a histria universal um infinito livro sagrado que todos os homens escrevem e lem e tratam de entender, e que, tambm, nele escrevem. Corroborando com a idia de que no existe texto original, una vez que todo o texto influenciado pelos que foram escritos antes e que esse por sua vez poder intrometer-se na produo posterior a ele em uma tela infinita. Logo so necessrios prvios conhecimentos, que nem sempre so alcanados, para una satisfatria decodificao, pois segundo a contribuio de Laurent Jerry (1979)6 sobre esse tema, a
5 6

BORGES, J. Luis. Inquisiciones (1985) Madrid: Alianza, p. 55. JERRY, L.et alli. (1979) Intertextualidades. Coimbra: Almedia.

50

produo de um texto pressupe um conhecimento resultante da leitura de textos escritos anteriormente; porque, fora da intertextualidade, a obra literria seria simplesmente incompreensvel tal como a palavra de uma lngua desconhecida e, ainda, segundo esse autor, o carter intertextual da obra literria pode ser disfarado por muito tempo, porque sendo bvio que cegava, Os mitos no so uma descrio do real. Eles oferecem uma verdade artstica e uma verdade histrica, e, por essa razo, necessitam da arte como instrumento da linguagem mtica. E o objetivo da obra de arte (re) produzir, mimetizar o mundo. Ela se faz uma criao sobre outra criao, uma cpia modesta sobre outra cpia modelo. A conscincia mtica presente na obra de um escritor determina sua atitude diante da realidade, pois a obra torna-se parte do universo, sendo um pequeno mundo, onde confluem o universal e o particular, proporcionando ao autor o poder de reduzir o universo em um macrocosmo ou aument-lo, como Borges faz no Aleph, utilizando o recurso de representar o universo dentro de uma pequena esfera. Tambm sobre a capacidade de em um objeto conter o cosmo pela fora da imaginao, por pequeno que seja, pela poca ou pela posio geogrfica em que se localize, Borges nos explica7:

Imaginemos, en una biblioteca oriental, una lmina pintada hace muchos siglos. Acaso es rabe y nos dicen que en ella estn figuradas todas las fbulas de las Mil y una noches; acaso es china y sabemos que ilustra una novela con centenares o millares de personajes. En el tumulto de sus formas, alguna un rbol que semeja un cono invertido, unas mezquitas de color bermejo sobre un muro de hierro nos llama la atencin y de sa pasamos a otras. Declina el da, se fatiga la luz y a medida que nos internamos en el grabado, comprendemos que no hay cosa en la tierra que no est ah. Lo que fue, lo que es y lo que ser, la historia del pasado y la del futuro, las cosas que he tenido y las que
7

BORGES, J. L. Prlogo. In: Nueve ensayos dantescos. (1983). Introduccin de Marcos Ricardo Bamatn. Presentacin por Joaqun Arce. Madrid: Espasa Calpe, p. 85.

51

tendr, todo ello nos espera en algn lugar de ese laberinto tranquilo He fantaseado una obra mgica, una lmina que tambin fuera un microcosmo; el poema de Dante es esa lmina de mbito universal. []

A conscincia mtica possibilita uma melhor compreenso do mundo, transformando o surpreendente, ou misterioso explicvel e normal. Esse recurso nos oferece muitas narrativas da literatura latino-americana, a chamada fantstica ou realismo fantstico. O pensamento mtico se encontra presente na cultura humana e a partir do maneirismo que a imaginao cultural se afirma. O mito, importante fonte de energia potica que nutriu a literatura tradicional europia e ocidental, durante sculos, se encontra na contemporaneidade em autores consagrados como Garca Mrquez, Carlos Fuente e Jorge Luis Borges, citando uns poucos. Sua validade depende de fazer parte das crenas sociais e constituir a regio da beleza absoluta. Dessa forma, com a apropriao do mito, o escritor, ao mesmo tempo em que foge da realidade circundante e da histria, se introduz em um mundo irreal e eterno, onde tudo possvel e onde existe a harmonia. Scrates e Plato utilizaram o mito nos argumentos filosficos. Os psiclogos do sculo XX destacam os seus elementos onricos e a importncia do inconsciente e da infncia, como fizeram Freud, Bachelard e Jung. Alguns ensastas vm os princpios estruturais da literatura relacionar-se com a mitologia e a religio. O ensasta Northop Freye, por exemplo, estuda os princpios estticos estruturais da narrativa ocidental e toma como base sua herana clssica destacando-lhe a forma que ele d ao mundo, classificando essa esttica de mundo apocalptico ou demonaco, de acordo com a sua relao com um mundo desejvel (o cu) ou indesejvel (o inferno). Carl Jung percebe a semelhana entre as imagens e os smbolos de diferentes culturas e prope a existncia de um imaginrio coletivo onde repousam as imagens arquetpicas, que seriam as primordiais de carter estvel, universal e inato. Observou que todas as culturas

52

desenvolvem narrativas mticas e que em todas elas pode-se observar a recorrncia de certas imagens.

A representao do simblico na Amrica A literatura hispano-americana contempornea abandona a viso realista e a descrio direta do mundo para dar preferncia criao de uma realidade simblica em que dominam os elementos mgicos. O cenrio tem dimenses transcendentais e serve para explorar um mundo subjetivo e maravilhoso de mito y fantasia, onde a realidade surreal a obra de arte, que se realiza pela linguagem e onde o tempo, o espao e os personagens so signos. Borges, por exemplo, em suas narrativas que oferecem uma elucidao temtica e outra retrica, o que lhe proporciona destacar a coerncia da dupla viso, emprega mitos variados. Tanto os universais como locais. Esse escritor argentino, um dos que impulsionou a esttica fantstica, reflexiona sobre o tema fantstico, componente dos textos da produo chamada literatura fantstica que tem como caracterstica principal a ausncia de limite na imaginao. Em sua obra Manual de Zoologa fantstica, agrupam-se 116 entes imaginrios, coletados, de fontes diversas. So criaturas clssicas que nasceram na mitologia grega (O Minotauro, a Airena, a Quimera, o Drago, o Basilstico, o Centauro, o Cancerbero, a Ave Fnix, o Grifo, e outros.) ou frutos da imaginao de escritores como Kafka, C. S. Lewew, Poe, Carroll, Welbs y Flaubert, ou, ainda, seres da mitologia Oriental, citando alguns: Yinn, el Zorro Chino (a Raposa Chinesa), o Fnix Chins, A Octuple Serpente e O pssaro que causa a chuva. Alguns so de mal-agouro outros no. Mas todos so muito exticos e esquistos. O Unicornio Chins, por exemplo, tem o corpo de cervo, rabo de boi e cascos de cavalo, um chifre na testa de carne, a pele do lombo de cinco cores entremeadas, a barriga marrom ou amarela [] (p. 220) A Raposa Chinesa tem uma grande longevidade e vive, aproximadamente, oitocentos e mil anos. Cada parte de seu corpo tem uma propriedade. Com a

53

cauda ocasiona incndios. Tem a possibilidade de metamorfosearse. Pode transformar-se em um ancio, uma jovem donzela, um erudito e muito astuta (p. 226). A descrio desses seres exticos serve para Borges reforar a sua idia mais notria que tem sobre o universo: a sua complexidade. Os bestirios so formas de organizao antiga. Na Amrica Latina, chegou, tambm, esse tipo de recopilao de seres fantsticos, ou melhor, adotou-se o critrio de mostrar o mundo animal como suporte para veicular idia sobre o amor ou as condies humanas. possvel que muitos autores tenham se serviram dos bestirios para apresentar arqutipos, como os yungianos, de configurao dinmica. Nesse caso sofrem um processo de recorrncia com sucessivas realizaes discursivas, relacionando-os com smbolos sexuais, ou como metfora do mundo, onde todo o cosmos produto de um sonho. Mas a zoologia fantstica borgeana nos leva ao conceito da fico fantstica: fuso de textos, ambivalncia lingstica, insero da histria no texto e vice-versa, um sonho de alguma coisa ou de ningum, definitivamente o antiparaso, incongruncia e anacronismo. Nessa obra, Borges brinca com o leitor. Ele inclui no texto informaes mundialmente consagradas ou criadas por ele mesmo. Para fazer a sua narrao verossmil, Borges cita escritores ou obras. Dessa forma concebe o mito como realidade de outra obra ou como informao fornecida por outro. Com essa tcnica consegue separar o mundo exterior da realidade da arte, criando um mundo ficcional, to real como a prpria realidade imediata. A sua esttica, de transformar o mundo da realidade imediata unindo-a com o mitolgico e convertendo-a em palavra, , segundo ele mesmo, a da inteligncia. No prlogo desse livro, Borges primeiro, apresenta o objetivo geral da obra que o de incluir o universo e, depois, manifesta o especfico que o desejo de copiar um manual de raros entes que foram criados pela fantasia do homem, no desenrolar do tempo e nos vrios espaos, e, por ltimo, solicita aos leitores que enviem para ele mais nomes para que ele possa completar o seu livro. Dessa maneira, aproveita para expor a sua idia do infinito, pois, em sua opinio, cada nova edio o

54

ncleo de edies futuras, que podem multiplicar-se at o infinito (p. 173). Ao nos mostrar os seus pretensos guardados, ele nos mostra a fonte de seus textos. Confessando o seu papel de copista, aproxima a sua ao dos copistas medievais e apresenta a antiguidade desse tema. Com essa atitude, situa a sua obra em uma releitura de velhos textos, uma redisposio de velhos materiais, chegando, portanto originalidade de criar que prope em seus textos no exerccio de gerar novas formas a partir de velhas formas. Portanto esse livro a imagem de um palimpsesto. A apresentao de seres to variados corresponde a fazer a unio das fices ocidentais e orientais. Ao descrever os prodigiosos seres, concebidos em geografias diferentes, provenientes de fontes folclricas ou literrias, Borges conseguiu unir o mito arte e mostrar a fora da imaginao de sonhos de outros sonhos. Ao apresentar os seres em pequenas narrativas que pode o leitor ler sem uma ordem determinada e um tempo variado, como um calidoscpio, os seres se apresentaro com todo o seu esplendor mitolgico.

Referncias BORGES, J. L. El libro de los seres imaginarios. In: Obras completas. En colaboracin con Betina Edelberg et alii. Madrid: Alianza Editorial, 1972. ______ El Hacedor. Madrid: Alianza, 1986. ______ BORGES, J. L. Otras inquisiciones. Madrid: Alianza Editorial, 1985. ______ Historia de la Eternidad. Madrid: Alianza, 1984. O______. Libro de arena. OLIVEIRA, Ester A. V. o mito de Don Juan: suas relaes com Eros e Tanatos. Vitria: EDUFES, 1996.

55

You might also like