You are on page 1of 2

Orunk (literalmente "eco do cu") o nome que todos os orixs obrigatoriamente tem que ecoar no dia especial, chamado

o nome do santo (Feitura de santo) em pblico, na presena de todos os irmos, filhos e adeptos. Momento mais esperado da iniciao ketu, ritual de tenso muito grande e a expectativa dos sacerdotes que contriburam nesta sagrada iniciao, podendo ser afirmada ou negada pelo novio de que tudo foi bem feito ou no, em caso positivo, ouve-se um grito triunfal do seu Orunk, todos os ias "eleguns" que no tem obrigao de sete anos odu ej entram em transe. Tambm o nome que todos os iniciados recebem depois da sua iniciao e chamado por todos da comunidade. Na nao Angola Dijna tem o mesmo sentido que a palavra Orunk. O Orunk significa em Yorub nome, sendo que no Brasil tem o mesmo sentido, porm ele mais usado para descrever o nome do Orix. No podemos confundir com a dgina que usada na Nao Angola, que seria o novo nome do iniciado, na Nao ketu, no tem dgina, apenas o Orunk do nosso Orix. E esse tem uma enorme importncia, o Iyaw s nasce a partir do dia do nome, onde o orix pronncia seu segredo em alto e bom som, porm o iniciado deve mant-lo em sigilo, pois ele diz a essncia de seu orix, e de sua vida.

Quando uma pessoa se inicia no culto dos Orixs, passa por certos fundamentos (obrigaes, e resguardo) que vai variar de nao e de casas de santo. aps a feitura de seu orix, a grande manifestao, com a participao de adeptos, e praticantes o dia de dar o nome, o dia do Orunk ou seja: o nome pelo qual o novio (a) ser ser chamado (a).

A partir da, na maioria das vezes isso no acontece principalmente nas casas de Ketu, poucos tem o conhecimento do novo nome que o Iyaw tem, seu nome gritado bem alto, todos ouvem, mas no se liga no que est sendo declarado publicamente, passado o momento da festa somente a pessoa, a me ou pai de santo, me pequena, e uma ekede principal da casa ou uma egbome com cargo na casa que sabem o nome desse orix.

Em outras naes o iniciado (a) passar ser chamado pelo seu nome o nome que ele deu em publico, lgico de que no vou entrar em discusso sobre a validade ou no desse ato, para quem no revela ou para quem revela o (s) nome (s) dado (s), pois existem prs e contras. Alguns nomes so comuns, outros nem tanto, alguns trazem mensagens que so verdadeiros mistrios que devem ser preservados, alguns significam situaes que bom que fique restritos somente a poucos e que sejam pessoas de confiana. Exemplos de nomes dados por iyawos: Iyatunde, (a me que retornou), Babatunde (o pai que retornou) Od Akinkanju (Caador bravo) e muitos outros.

J vi duas ou trs maneiras de tirar o Orunk , e isso vai de ax para ax. O sentido o mesmo. Nosso Orunk eternizado em um ax, pois ele citado em muitas obrigaes, e quando temos casa aberta ele se torna ainda mais importante, pois tanto ele quanto o Orunk de nossos antepassados so citados, como uma forma de demonstrar que os atos e ensinamentos que esto sendo passados tm fundamento, tem hierarquia, que no viemos do nada e tambm tem a funo de agradecer aqueles que tanto se dedicaram para que hoje possamos desfrutar dessa religio to mgica e especial.

O Iyaw deve saber o que significa o seu Orunk, e assim ele pode entender melhor seu prprio destino. Outra coisa que acontece so os apelidos que so usados dentro da casa de santo, por exemplo: Quem de Ogun, chamamos de Ogunssy, quem de Oxum, Oxunssy... Essa terminao, ssy, vem de "s" que significa "adorar" em yorub, ou seja, quando chamamos algum de Oxunssy, na verdade estamos chamando de Adorador de Oxum, iniciado a Oxum, ou seja, uma forma carinhosa, no confunda com Orunk.

You might also like