You are on page 1of 9

1.

A RELAO E CONTRIBUIO DA CULTURA AFRICANA NA REGIO DE AMONTADA (CE)

A contribuio cultural de escravos-negros na cultura brasileira enorme. Na religio, msica, dana, alimentaes, lngua, tm a influncia negra, apesar da represso que sofreram as suas manifestaes culturais mais cotidianas. A cultura africana chegou atravs dos povos escravizados trazidos para o Brasil em um longo perodo que durou de 1550 1850. A diversidade cultural da frica refletiu na diversidade trazida pelos escravos, sendo eles pertencentes diversas etnias, falando idiomas diferentes e de tradies distintas. Assim como a indgena, a cultura africana fora subjugada pelos colonizadores, sendo os escravos batizados antes de chegarem ao Brasil. Na colnia, aprendiam o portugus e eram batizados com nomes portugueses e obrigados a se converter ao catolicismo. Alguns grupos, como os escravos das etnias hau e mal, de religio islmica, j traziam uma herana cultural e sabiam escrever em rabe e outras lnguas. Os bantos, nags e jejes eram monotestas constituindo os candombls que so uma reproduo das aldeias africanas. Os negros levaram para a cultura brasileira uma enormidade de elementos: na dana, msica, religio, culinria e no idioma. Essa influncia se faz notar em praticamente todo o pas, embora em certas pores (nomeadamente em estados do Nordeste como Bahia e Maranho) a cultura afro-brasileira mais presente. No Estado do Cear, a presena negra se destaca mais nos municpios de Aquiraz, Pacoti, Redeno, Caucaia, entre outros. Aps o processo de libertao dos escravos, que teria ocorrido precocemente no estado, houve uma disperso de grupos quilombolas por outras regies do Cear. No dia 10/11/2007, nos deslocamos para o municpio de Tururu (Ce) com a finalidade de pesquisar fontes de origem diversa, que nos proporcionassem

instrumentos, fatos que constatassem a presena da cultura quilombola em nossa regio. Chegamos comunidade de Conceio dos Caetanos, distrito de Tururu (Ce), localizado a 12 km da sede urbana, e l constatamos um dos poucos redutos originais da cultura negra na regio de Amontada (Ce). Ao chegar na comunidade fomos orientados a procurar a lder de Conceio dos Caetanos, Sra. Maria Caetano de Oliveira, conhecida como Bibiu, bisneta da famlia que deu origem localidade. A partir de um dilogo informal travado com a mesma podemos ter conhecimento sobre a trajetria da comunidade ali estabelecida e sua influncia sobre a cultura da regio. Segundo Bibiu a localidade foi originada com a chegada da sua famlia, formada pelo patriarca Caetano Jos da Costa, seu bisav, e Maria Madalena da Paz, sua bisav bem como oito filhos. Era uma famlia de negros, oriundas de escravos j libertados, que moravam na localidade de Pintos do municpio de Trairi. No entanto, j vinham oriundos da regio do Macio de Baturit. O patriarca da famlia, ao adquirir uma propriedade em Tururu (Ce) e ali construir uma casa e uma casa de farinha, da ento nomeou o lugar de Conceio dos Caetanos. Ali criou seus oito filhos com uma ordem expressa: no poderiam casar com pessoas brancas e nem admitir pessoas brancas ali morando. O objetivo desta ordem era evitar conflitos por questes de terra e outras desavenas. Bibiu narra uma histria interessante. Um dos filhos do patriarca resolveu desobedecer sua ordem expressa casando com uma mulher branca. O pai expulsou o filho rebelde que foi embora para o Acre (Ac) e nunca mais mandou notcias. Hoje os parentes mais prximos da famlia Caetano Jos da Costa so suas netas: Antnia Maria da Conceio, Joana Maria Caetano e Nade Maia Caetano. O restante da famlia composta de bisnetos e outros. A populao atual da comunidade de 300 famlias. A cultura da localidade se destaca atravs de festas tradicionais, como a Festa de Zumbi, realizada anualmente pela comunidade no dia 20 de Novembro,

dia tambm onde se comemora o Dia Nacional da Conscincia Negra. Contam ainda com festas juninas, danas, quadrilhas e forr. Alm disso, o distrito festas religiosas tradicionais, baseadas no catolicismo, como a festa de Nossa Senhora das Graas, padroeira do distrito, realizada no ms de novembro.

Centro do Distrito de Conceio dos Caetanos

A economia do distrito ainda baseada na produo de farinha e goma

Uma outra fonte econmica importante para Conceio dos Caetanos o caju.

Um dos descendentes da famlia Caetano Jos da Costa. CONSIDERAES FINAIS

O trabalho que ora conclumos nos leva a algumas reflexes importantes sobre a necessidade cada vez mais urgente de resgatarmos a cultura afrodescendente em regies como a nossa que, infelizmente, padecem de uma falta de polticas pblicas voltadas para a conservao da memria histria dos povos que colonizaram nossa regio. Apesar de atualmente se ter todo um discurso sobre a defesa dos direitos dos negros ainda existe muita excluso e diversas formas ocultas de preconceito racial dificultando o acesso a direitos fundamentais para o ser humano, como emprego e renda, sade, educao, etc. Na comunidade de Conceio de Caetanos podemos verificar in loco que h uma situao de poucos investimentos sociais que viessem a sanar a dvida histrica que os governos tem para com os afro-descendentes brasileiros.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BARROSO, Oswald. Memria do Caminho, Fortaleza, Terra da Luz Editorial, 2006. E.M.E.F Caetano Jos da Costa. Assim o distrito de Conceio . Proj. Tururu: conhea e ame, 2003. Sec. Educao, Cult. e Desporto. Histrico do municpio de Tururu, Tururu, 2006. Fonte Oral Maria Caetano de Oliveira, Bibiu, 70 anos, lder dos quilombolas do distrito de Conceio dos Caetanos.

INTRODUO

O presente trabalho pretende discutir a influncia da cultura afrodescendente na regio de Amontada (Ce). Para tanto, realizamos uma pesquisa no distrito de Conceio dos Caetanos atravs da lder comunitria da localidade, a Sra. Maria Caetano de Oliveira, Bibiu, onde pudemos constatar uma srie de fatos importantes da histria quilombola ainda presente na nossa regio. A importncia do trabalho se reveste principalmente pelo fato de buscar o resgate de uma cultura que j foi to massacrada atravs da histria, buscando dar visibilidade a ela e oportunidade para novas descobertas.

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARA UVA CURSO: HISTRIA DISCIPLINA: HISTRIA DO BRASIL II PROF: PAULO VENCIO

A INFLUNCIA DA CULTURA AFRICANA NA REGIO DE AMONTADA (CE)

Joo Bosco Marques Maria Edesomar de Oliveira

Amontada-Ce, 24 de Outubro de 2007.

You might also like