You are on page 1of 14

MANUAL DE REIKI ESSENCIAL II

TRANSMISSOR DE LUZ

por: Cristina Costa

MANUAL DE REIKI ESSENCIAL NVEL II

MANUAL DE REIKI ESSENCIAL II

TRANSMISSOR DE LUZ Introduo

por: Cristina Costa

Se fez o 1 Nvel e efectuou, no mnimo, os 21 dias de tratamento aconselhado ser capaz, com maior ou menor facilidade, de atingir o estado de BAMB OCO e conseguir fazer um tratamento fsico sem se cansar, sem se envolver e permanecendo centrado em si mesmo e enraizado na Terra. Agora, que deu o primeiro passo no caminho do Reiki e aprendeu a canalizar Energia para o tratamento fsico, seu e dos outros, chegada a altura de aprender um pouco mais com o 2 Nvel de Reiki. Contedo deste seminrio: aprofundar os conhecimentos do 1 Nvel para os tratamentos fsicos;

aprender a potenciar a Energia, a us-la para a cura emocional e mental, a direccion-la no espao/tempo e a curar no s seres vivos mas tambm situaes; 4 smbolos de Reiki; aprender vrios tratamentos, presenciais e distncia; aprender a ser um Transmissor de Luz.

Bemvindo a este Seminrio! Namast

MANUAL DE REIKI ESSENCIAL II

TRANSMISSOR DE LUZ

por: Cristina Costa

Rever e aprofundar o 1 Nvel


Os Chacras

Os chacras so centros captadores e armazenadores de energia vital (Ki) a qual distribuem por todo o corpo, atravs de uns canais energticos (os nadis), e irradiam para o ambiente que os rodeia. 1 Bsico Muladhara O significado em snscrito o suporte da raiz. Cor vermelha, situado na base da coluna vertebral, entre o nus e os genitais. Est associado s glndulas supra renais. O mantra que activa este chacra LAM. A sua funo a sobrevivncia, sustentao e postura perante o mundo. 2Sexual Swadhistana O significado em snscrito o fundamento de si prprio. Cor laranja, situase quatro dedos abaixo do umbigo. Est associado s gnadas (glndulas sexuais). O mantra que activa este chacra VAM. A sua funo a sexualidade e a criatividade, regendo as nossas sensaes, sentimentos e a aceitao do que o Universo nos oferece. 3 Plexo Solar - Manipura O significado em snscrito a cidade da jia. Cor amarela, situa-se sobre a zona do estmago e est associado ao pncreas. O mantra que activa este

MANUAL DE REIKI ESSENCIAL II

TRANSMISSOR DE LUZ

por: Cristina Costa

4-

chacra RAM. Sua funo a vontade, poder e modo como agimos e nos colocamos no mundo. Cardaco Anahata O significado em snscrito o som no produzido. Cor verde ou rosa, situase sobre o corao e est associado ao timo. O mantra que activa este chacra YAM. Sua funo o AMOR e o equilbrio interior. Neste chacra se encontram as energias dos outros chacras: trs associados ao plano material (raiz, sexual, plexo solar) e trs associados ao plano espiritual (larngeo, frontal e coronrio).

5-

Larngeo Vishuddha O significado em snscrito o grande purificador. Cor azul, situa-se na garganta. Est associado tireide e paratireide. O mantra que activa este chacra HAM. Sua funo a inspirao, a criatividade e a comunicao.

6-

Frontal Ajna O significado em snscrito o chacra do comando. Cor anil, situa-se entre as sobrancelhas. Est associado glndula pituitria. O mantra que activa este chacra OM. Sua funo a sabedoria interior, controle e intuio.

7-

Coronrio Sahasrara O significado em snscrito o ltus de mil ptalas. Cor Violeta, situa-se no alto da cabea. Est associado glndula pineal. No possui nenhum mantra. Est associado espiritualidade e iluminao.

MANUAL DE REIKI ESSENCIAL II

TRANSMISSOR DE LUZ

por: Cristina Costa

Os cinco princpios do REIKI

S por Hoje Estou Calma Estou grata Estou confiante Sou honesta Sou gentil

O 2 Nvel de REIKI
O Ser Humano

O Ser Humano uma nfima parte dum Universo em que tudo Energia. O nosso corpo faz parte do imenso Corpo Csmico. Para alm do corpo Fsico que

MANUAL DE REIKI ESSENCIAL II

TRANSMISSOR DE LUZ

por: Cristina Costa

percepcionamos com os nossos cinco sentidos temos um corpo Etrico, um corpo Emocional e um corpo Mental.

O Corpo Etrico

O Corpo Etrico (a palavra vem de ter estado intermdio entre a energia sem forma e a matria), tem a mesma estrutura do corpo fsico e inclui todas as partes anatmicas e todos os orgos. Este o campo vital que sustenta o corpo fsico. A cor varia entre o azul claro e o cinzento.

O Corpo Emocional

O Corpo Emocional est associado aos sentimentos e a sua estrutura muito mais fluida que o anterior e parece feito de nuvens coloridas em constante movimento. 6

MANUAL DE REIKI ESSENCIAL II

TRANSMISSOR DE LUZ

por: Cristina Costa

As cores so mais vivas e brilhantes ou mais escuras e sem brilho consoante as nossas emoes so claras e vivas ou confusas e turvas.

O Corpo Mental

O Corpo Mental ainda muito mais fluido que o anterior e est associado a pensamentos e processos mentais. Quase todo amarelo brilhante pode ver-se as formas pensamento dentro dele que parecem bolhas variando o seu brilho de acordo com o processo mental que lhe d forma. Para alm destes corpos, que fazem parte da camada urica inferior, existem ainda outros cada vez mais fludos, associados camada urica superior. O Corpo Astral (quarta camada urica) o intermdio, vinculado ao Chacra Cardaco e o transformador das energias entre a vida fsica e a vida espiritual. Imaginem, cada um de ns para alm do corpo fsico rodeados de corpos energticos! Estamos energticamente ligados uns aos outros, a toda a Natureza da Terra (animal, vegetal, mineral), ao Sistema Solar e a todo o Universo. Todos Somos UM.

Os smbolos de Reiki
Quando o Dr. Usui comeou a ensinar o seu sistema de cura REIKI no eram utilizados quaisquer smbolos para canalizar a Energia, fosse presencialmente ou distncia. No entanto devido dificuldade sentida pelos seus alunos para se desapegarem da Mente Egica (Mente Racional do Ego) e poderem assim canalizar a Energia Csmica ele introduziu alguns smbolos, oriundos de vrias correntes do

MANUAL DE REIKI ESSENCIAL II

TRANSMISSOR DE LUZ

por: Cristina Costa

budismo praticado no Japo e no xintosmo, que auxiliassem na concentrao e desapego de outros pensamentos.

1.

CHO-KU-REI

Usado no Budismo Tntrico e no Xintosmo o potenciador de Energia. O seu significado Deus (a Energia) est aqui . Pode ser desenhado no sentido horrio ou anti-horrio. No Reiki Ocidental de Diane Stein (Essencial) usado no sentido horrio para concentrar Energia e no sentido anti-horrio para dispersar Energia. Pode ainda ser usado duplo para reforar ainda mais a energia.

Este smbolo pode ser usado em vrias situaes: na cura presencial; na cura distncia; sobre os alimentos para lhes aumentar o sabor e o valor nutritivo; para limpar cristais; sobre os medicamentos para lhes intensificar as capacidades curativas; para limpar espaos; para atrair abundncia; para atrair proteco;

Existe um sem nmero de situaes em que pode usar o CHO-KU-REI. Deixe-se guiar pela sua intuio. Especialmente indicado para a Cura Fsica.

2.

SEI-HE-KI

No Budismo Mikkyo este smbolo representa o Buda Amida (Amor). o harmonizador de Energia. Destina-se habitualmente Cura das Emoes, mas tambem pode ser usado como protector, purificador e harmonizador. O seu significado Deus (a Energia) e o Homem tornam-se Um.

MANUAL DE REIKI ESSENCIAL II

TRANSMISSOR DE LUZ

por: Cristina Costa

Este smbolo pode ser usado, entre outras, nas seguintes situaes: 3. na cura presencial; na cura distncia; para limpar cristais; sobre os medicamentos; para mudar comportamentos e hbitos negativos; para limpar ambientes, objectos ou situaes; para facilitar conversas dificeis; para harmonizar situaes krmicas e/ou outras;

HON-SHA-ZE-SHO-NEN

Usado no budismo Mikkyo e no Xintosmo, este o smbolo da cura distncia. Nem passado, nem presente, nem futuro, ou Apenas o que verdadeiro (o Agora) real. Usado para direccionar a Energia no espao e no tempo muito importante para as curas krmicas e para a cura do Corpo Mental.

Outras aplicaes deste smbolo:

MANUAL DE REIKI ESSENCIAL II

TRANSMISSOR DE LUZ

por: Cristina Costa

4.

para alvio das dores de costas traa-se o smbolo ao longo da coluna, terminando nas ndegas; para procurar intuitivamente objectos ou animais perdidos;

RAKU

usado no budismo tibetano. Especialmente usado para selar as energias aps qualquer tratamento presencial ou distncia, bem como para limpeza de energias complicadas. um smbolo de corte.

Tratamentos com os Smbolos


Tratamento Rpido
Posicione as suas mos na primeira posio da cabea, visualize ou desenhe o SeiHe-Ki e o Cho-Ku-Rei nas costas das mos e entoe os mantras. Pense esta posio agora corresponde s quatro posies de tratamento da minha (em caso de tratamento a outrem ou da) cabea. Faa o mesmo para o tronco e posteriormente para as pernas. Termine usando o Raku.

Tratamento dos Chacras


A pessoa pode estar sentada ou deitada. Coloca-se uma mo no Chacra Coronrio e visualiza-se um enorme Cho-Ku-Rei a entrar nesse Chacra e posteriormente um Sei-He-Ki. Posiciona-se ento uma mo no Chacra da Terceira Viso e a outra na parte de trs da cabea, deixa-se fluir o Reiki durante cinco minutos. Passa-se ento ao Chacra seguinte procedendo da mesma forma (uma mo na parte da frente e outra na parte de trs) e visualizando o Cho-Ku-Rei e o Sei-He-Ki. Isto feito at ao Chacra Sexual inclusive. Quando em auto tratamento posiciona-se no final a mo direita no Chacra da Coroa e a mo esquerda no Chacra Raz, deixa-se fluir o Reiki cinco minutos e faz-se o corte com o Raku.

10

MANUAL DE REIKI ESSENCIAL II

TRANSMISSOR DE LUZ

por: Cristina Costa

Tratamento Emocional
Com uma mo no Chacra da Terceira Viso e a outra na nuca visualiza-se o Sei-HeKi a entrar no Chacra da Coroa e a descre ao longo do corpo Chacra a Chacra. Pea pessoa que se focalize no que a perturba e envie continuamente o Sei-He-Ki. Se a pessoa vir alguma situao perturbadora envie o Hon-Sha-Ze-Sho-Nen e posteriormente continue com o Sei-He-Ki. Por fim visualize o Cho-Ku-Rei a entrar pelo Chacra da Coroa. Faz-se este tratamento no mximo durante 20 minutos. Termine cortando com o Raku.

A cura distncia
Existem vrios mtodos para enviar Reiki distncia. O importante ter presente a quem ou a qu se vai enviar a Energia, visualiz-la ou represent-la atravs de algo (foto, peluche, cristal, papel, etc.). Comea por se desenhar o Hon-Sha-ZeSho-Nen, seguido do Sei-He-Ki e por ltimo o Cho-Ku-Rei (entoando o mantra de cada um trs vezes). Solicita-se a permisso de envio ao Universo e pessoa, animal ou situao, a que se vai enviar a Energia. Deixa-se fluir o Reiki at sentirmos que o tratamento est completo. Corte com o Raku. Mtodo Concha: as mos em forma de concha e a pessoa ou situao dentro delas; Mtodo Tara: sinta que para alm dos seus braos fsicos, tem todos os braos necessrios s posies do corpo da pessoa a tratar; Tcnica do Caderno: escreva as situaes que pretende tratar num caderno e desenhe os smbolos de Reiki nas contracapas. Active o caderno cada 24 horas, posicionando-o entre as suas mos e deixando fluir a Energia durante 10 minutos. Tcnica da Caixa: escreva as situaes que pretende tratar em pedaos de papel. Desenhe os smbolos de Reiki na parte interior da tampa de uma caixa de carto e no fundo da caixa. Active a caixa cada 24 horas, mantendo-a entre as suas mos e deixando a Energia fluir durante 10 minutos. Tcnica Visual: seja com a pessoa presente ou ausente visualize o chacra da terceira viso e os 3 smbolos a entrarem no corpo etrico da pessoa. Tcnica da correspondncia: o nosso joelho ou o nosso dedo agora corresponde ao corpo de ....., ou parte X do corpo de ......; Tratar uma situao: Pensa-se na situao a tratar. Com as mos sobre uma superfcie plana visualiza-se o Hon-Sha-Ze-Sho-Nen, o Sei-He-Ki e por ltimo o Cho-Ku-Rei. Pedimos ao Universo, aos nossos Guias, Energia que harmonize aquela situao para bem de todos os envolvidos, para nosso prprio bem e do Universo. Deixa-se fluir a Energia at sentirmos que a situao est harmonizada. Corta-se com o Raku.

11

MANUAL DE REIKI ESSENCIAL II

TRANSMISSOR DE LUZ

por: Cristina Costa

Concluso: O importante com este Nvel aprender o que representam os smbolos, aprender as formas bsicas de us-los e aprofundar a sua ligao Energia Vital Universal. Esquea a sua mente racional, deixe de parte o Ego, no viole o livre arbtrio de ninguem enviando Energia que no lhe foi solicitada, respeite os limites dos outros mesmo quando lhe parece que lhes poderia ser til um envio de energia. Lembre-se tudo o que der ao Universo voltar para si!

Poema de autor desconhecido e que me foi oferecido por uma Reikiana que o transcreveu da contracapa de um livro do Johnhy DeCarli: Quem trabalha com a Tcnica, um Profissional Quem Trabalha com a Inspirao, um Artista Quem trabalha com as Mos, um Arteso Quem trabalha com a Mente um Sbio Quem trabalha com a Intuio, um Mstico Quem trabalha com o Corao, um Espiritualista Quem trabalha com a Tcnica, a Inspirao, as Mos, a Mente , a Intuio e o Corao um Reikiano

S por Hoje Seja Feliz Namast

12

MANUAL DE REIKI ESSENCIAL II

TRANSMISSOR DE LUZ ANEXO

por: Cristina Costa

13

MANUAL DE REIKI ESSENCIAL II

TRANSMISSOR DE LUZ

por: Cristina Costa

14

You might also like