You are on page 1of 17

LNGUA PORTUGUESA

01. S no existe hiato em: a) miaram b) rudo c) defendiam d) gratuito e) haviam 02. A alternativa que apresenta uma incorreo : a) o fonema est diretamente ligado ao som da fala. b) as letras so representaes grficas dos fonemas. c) a palavra tosse possui quatro fonemas. d) uma nica letra pode representar fonemas diferentes. e) a letra h sempre representa um fonema. 03. O vocbulo SAMBA tem: a) 5 letras e 5 fonemas b) 5 letras e 3 fonemas c) 5 letras e 6 fonemas d) 4 letras e 5 fonemas e) 5 letras e 4 fonemas 04. (UFES) Mas que significam as palavras? Que significam, na verdade, as palavras? Que significa a palavra verdade, a palavra mentira ou a palavra amor? (LYRA, B. A Panelinha de Breu) A afirmativa incorreta em relao ao conceito de Literatura : a) Literatura a linguagem carregada de significado. b) No texto literrio as palavras possuem predominantemente sentido denotativo. c) Em Literatura cada palavra tem mais de mil faces sob a face neutra. d) O texto literrio plurissignificativo, passvel de vrias interpretaes. e) A linguagem literria predominantemente conotativa e metafrica. 05. (UFSM/RS) Assinale a alternativa incorreta: a) O soneto uma das formas poticas mais consagradas na literatura ocidental. b) O gnero lrico, nica base da poesia, o mais importante dos gneros literrios.

|| EX 01/11 ||

c) Os temas lricos giram em torno da expresso de sentimentos do eupotico. d) O lirismo recebe tratamento que varia conforme a proposta artstica de cada Escola. e) O realismo pode ser visto sob um duplo aspecto: como estilo de poca e como expresso artstica do real.

COMPREENSO DE TEXTOS
As questes 01 e 02 referem-se ao texto abaixo. Misturem-se criaes de espcies diferentes de animais, condies inadequadas de armazenamento, higiene precria e aglomeraes humanas. Est pronta a frmula para a ecloso de novas epidemias. So esses fatores que ajudam a explicar por que grande parte dessas doenas tem incio em pases asiticos, onde existem todas as condies citadas. Alm das mais recentes, como a Sars e a atual gripe do frango, tudo indica que doenas como a varola e o sarampo tambm tenham surgido no continente, diz o epidemiologista Stefan Ujvari. Ele explica que os vrus acabam passando dos animais para o homem. Isso aumenta as chances de que eles sofram mutaes, adaptem-se ao nosso organismo e passem de uma pessoa para outra. Ao aglomerar animais com finalidade econmica, os homens favorecem o surgimento de epidemias que passariam despercebidas aos humanos se os bichos estivessem espalhados pela natureza, pois suas doenas se restringiriam a eles, diz. No livro Armas, Germes e Ao, o epidemiologista norte-americano Jared Diamond explica que, nos animais, as doenas epidmicas tambm precisam de populaes grandes e densas, surgindo principalmente entre espcies sociais, como vacas e porcos. Quando domesticamos esses animais, eles j sofriam de doenas epidmicas que apenas esperavam o momento de serem transmitidas dos rebanhos para ns. Ele cita como exemplo o vrus do sarampo, parente prximo do vrus causador da peste bovina, que possivelmente foi transmitido dos rebanhos para os seres humanos e depois evoluiu para o modo como o conhecemos. Os vrus da tuberculose e da varola tambm teriam se originado a partir do contato dos humanos com os bois, e a coqueluche, do contato com porcos e ces. Esses invasores so criteriosamente escolhidos pela seleo natural, e apenas alguns conseguem se transformar em doenas do homem, diz o epidemiologista. (Galileu, no 152, mar. 2004.) 01. Segundo o texto, correto afirmar: a) Os pases asiticos apresentam condies climticas ideais para o surgimento de epidemias novas, o que justifica o aparecimento das novas epidemias l. b) Ao contrrio das epidemias mais antigas, a Sars e a gripe do frango comearam em animais e depois foram transmitidas ao homem.

|| EX 01/11 ||

c) Os vrus transmitidos ao homem pelos animais preservam todas as suas caractersticas genticas. Comprova-se isso observando-se o vrus da tuberculose e da varola. d) Os animais mais propensos a doenas epidmicas so os que esto espalhados pela natureza. e) A aglomerao de animais prxima ao homem, a densidade populacional e a falta de higiene constituem o cenrio ideal para o surgimento de novas epidemias. 02. Segundo as gramticas de lngua portuguesa, empregam-se aspas: I. No incio e no fim de uma citao para distingui-la do resto do contexto. II. Para acentuar o valor significativo de uma palavra. III. Para realar ironicamente uma palavra ou expresso. IV. Para indicar o ttulo de uma obra. As aspas usadas no texto podem ser justificadas somente pelas regras apresentadas em: a) II e IV. b) I e IV. c) I e III. d) II e III. e) III e IV. 03. Em que alternativa a sentena foi estruturada de acordo com as normas cultas de concordncia? a) Notcias afirmam que 6,4 bilhes de pessoas sero infectadas pelo vrus. Desse total, 30% devem morrer. b) Em 1918, quando surgiu a gripe espanhola, no existia tratamentos especficos como os antivirais de hoje. c) Se realmente houverem as condies propcias, o nmero de infectados ser bem maior. d) O vrus da gripe sofre mutao radical e torna-se extremamente contagioso. assim que surge epidemias mundiais. e) A cada ano, esses vrus sofrem pequenas mutaes, que o torna apto a driblar nosso sistema imunolgico. 04. O edital deste concurso, em uma de suas partes, esclarece o seguinte: 9 DA AVALIAO MDICA 9.1 Para a avaliao mdica sero convocados por edital prprio, at o preenchimento do limite de vagas e por ordem de classificao, os candidatos aprovados e classificados que tenham sido considerados aptos na avaliao de aptido fsica. 9.2 A avaliao mdica ter carter eliminatrio e abranger exames laboratoriais e exames fsicos a serem especificados no edital de convocao.

|| EX 01/11 ||

9.3 Para a avaliao mdica, o candidato dever vir munido de documento de identidade, devendo autenticar o documento de verificao de presena atravs da coleta de impresses digitais. 9.4 Na avaliao mdica ser considerado apto o candidato que no apresentar quaisquer alteraes patolgicas que o contra-indiquem ao desempenho do cargo/funo para o qual se inscreveu. 9.5 O candidato que na avaliao mdica for considerado inapto por determinado perodo ter sua vaga garantida, sem prejuzo para a nomeao dos demais candidatos, at que, dentro do prazo previsto no laudo, submetase a exames para nova avaliao. Segundo as instrues acima, correto afirmar: a) Para a avaliao mdica, o candidato ter que autenticar documento que tiver suas impresses digitais. b) Os candidatos considerados inaptos pela avaliao mdica no perdero sua vaga. Devero submeter-se a novo exame. c) A prova de aptido fsica ser anterior ao exame de avaliao mdica. d) Todos os que se candidataram ao concurso devero passar pela avaliao mdica. e) A avaliao mdica declarar aprovado o candidato que no apresentar problemas psicolgicos. Texto base para a questo 05 Os brasileiros j despontam em quinto lugar na lista dos pases com mais bichos de estimao. Os cachorros so preferncia nacional, somando 23 milhes, contra 10 milhes de gatos. H uma dcada, o Brasil nem sequer figurava entre os dez primeiros colocados. Dois motivos explicam esse fenmeno, segundo a veterinria e psicloga animal Hannelore Fuchs, da USP. A agitao do dia-a-dia e o advento da internet afastaram as pessoas, que apelaram para os animais como forma de trocar afeto. Outra explicao que, cada vez mais, aceita-se que os bichos so capazes de corresponder ao carinho de seus donos. [...] Estudos recentes mostram que os cachorros so os mais habilidosos em entender o comportamento humano. As pesquisas nessa rea avanaram tanto que alguns laboratrios criaram tradutores de latidos. Segundo o bilogo Samuel Gosling, da Universidade do Texas, em Austin, como os ces sempre estiveram ao lado dos humanos desde a idade das cavernas, especializaram-se em ler os sinais de humor e emoo. Para eles, era uma forma de ter abrigo e comida garantidos. A simbiose entre humanos e cachorros tamanha que Gosling identificou quatro tipos de inteligncia em ces usando testes psicolgicos aplicados em humanos. No um exagero, portanto, dizer que o co o retrato de seu dono. Os avanos na forma como a cincia encara o ser animal trazem consigo uma contradio. Afinal, como seria possvel criar animais em cativeiro ou fazer experimentos em laboratrios se eles tm a sua capacidade de pensar e de sentir? Aos

|| EX 01/11 ||

poucos, a humanidade aprende a respeitar a bicharada, menos por nossas diferenas e mais por nossas semelhanas. (ISTO, Ed. 1795, mar. 2004.) 05. Segundo o texto, correto afirmar: a) Na ltima dcada, os cachorros ganharam a preferncia dos brasileiros, ultrapassando os gatos, que antes ocupavam a posio de bicho de estimao predileto. b) S na ltima dcada foi feito um levantamento confivel do nmero de animais de estimao no Brasil. c) O aumento do nmero de animais de estimao no Brasil motivado tanto pelo ritmo de vida quanto pelo reconhecimento da capacidade afetiva dos animais. d) Como os ces so mais inteligentes que os gatos, j foi possvel criar tradutores de latidos, mas ainda no existem tradutores de miados. e) O reconhecimento das semelhanas entre homens e animais compatvel com o uso de bichos para a realizao de experimentos em laboratrios.

GEOGRAFIA
01. A Geopoltica atual foca o interesse nos processos ligados s formas de gesto do territrio, examinando mais de perto as engrenagens da atividade estatal, formulando e pondo em prtica polticas pblicas territoriais. Assinale a proposio que caracteriza de forma INCORRETA o entendimento dos movimentos Geopolticos na atualidade. a) A China pode ser considerada um novo ator nas relaes econmicas, polticas e militares e Culturais, desbancando os Estados Unidos como Ator Hegemnico. b) As guerras travadas pelos Estados Unidos da Amrica nos ltimos anos (Iraque, Afeganisto etc.), no tendo surtido efeito positivo quanto segurana mundial. c) A Unio Europia no tem medido esforos para a entrada da Turquia, pois este pas estratgico para as pretenses de expanso territorial da Unio Europia na Europa e fora deste continente. d) Na maioria dos Estados a institucionalizao do poder poltico que determina a fixao de limites entre as sociedades-naes; por conseguinte, os conflitos se tornam cada vez mais internacionais. e) No mundo contemporneo a dominao de um imprio no se d apenas pela influncia geogrfica e/ou militar, mas tambm pela supremacia nas redes econmicas, pelos fluxos financeiros, pelas inovaes tecnolgicas, pelas trocas comerciais etc.

|| EX 01/11 ||

02. Sobre escorregamentos ou deslizamentos, considere as seguintes afirmativas: 1. Ocorrem em vrias partes do mundo, sendo fenmenos circunscritos s plancies de inundao, onde predominam climas midos com lenol fretico alto. 2. Trata-se dos fenmenos que ocorreram recentemente nas regies serranas do Rio de Janeiro e do Litoral Paranaense, envolvendo movimentos de materiais que recobrem as superfcies das encostas, como solo, rochas e vegetao. 3. O aumento da ocupao urbana em reas desfavorveis, desprovidas de adequado planejamento do uso do solo e tcnicas de estabilizao, amplia a ocorrncia de acidentes e desastres associados a esses processos. 4. Atingem ricos e pobres de maneira igualitria, porque ambos os segmentos sociais habitam reas densamente povoadas e em terrenos suscetveis a esses fenmenos. 5. Sua preveno envolve acesso a informaes sobre os elementos que interferem na ocorrncia desses fenmenos, polticas pblicas de controle e monitoramento de reas de risco. Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa 5 verdadeira. b) Somente as afirmativas 2 e 5 so verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1 e 4 so verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2, 3 e 5 so verdadeiras. e) Somente as afirmativas 3, 4 e 5 so verdadeiras. 03. (UFPE) As correntes ocenicas so movimentos de larga envergadura verificados nas massas ocenicas. Esses movimentos so produzidos por diversas causas. Examine o mapa a seguir, onde aparecem algumas correntes dos oceanos Atlntico e Pacfico, e identifique a seguir a alternativa INCORRETA.

|| EX 01/11 ||

a) A corrente 2 influenciada pelos ventos alsios de sudeste do Pacfico Sul. b) As correntes ocenicas superficiais so principalmente influenciadas pelas aes elicas e pela rotao da Terra; esse fato confirmado no mapa. c) A corrente 3 uma massa de guas frias que permanentemente se desloca para a parte litornea ocidental da Amrica do Sul. d) As correntes 1 e 4 so quentes e influenciam as condies climticas da parte oriental do Brasil. e) A corrente de Humboldt, indicada pelo nmero 2, por ser fria, muito favorvel pesca, j que suas guas so ricas em nutrientes.

04. (UFV) Observe a figura abaixo:

No decorrer do tempo geolgico, as rochas sofrem diversas modificaes e se transformam. Com base na figura acima e nos conhecimentos sobre dinmica da crosta terrestre, assinale a afirmativa INCORRETA: a) As rochas gneas so formadas a partir do resfriamento do magma, levando formao de rochas como o granito. b) O intemperismo transforma as rochas gneas em metamrficas, como ocorreu com a formao do calcrio na regio de Sete Lagoas (MG). c) As rochas metamrficas so mais resistentes ao intemperismo do que as rochas sedimentares, permitindo o uso dessas na construo civil. d) As rochas sedimentares so formadas pelo processo de compactao do material oriundo do intemperismo e do transporte das rochas gneas ou metamrficas. e) As rochas metamrficas resultam da transformao de rochas antigas, que sofreram presso ou elevao de temperaturas, como caso do gnaisse.

|| EX 01/11 ||

05. (URCA) Sobre dinmica geolgica da Terra, relacione as informaes, e indique a seqncia correta: (I) Isostasia (II) Intemperismo (III) Crculo de fogo do pacfico (IV) Epicentro (V) Agentes internos ( ) tectonismo, vulcanismo e os abalos ssmicos. ( ) principal regio vulcnica da Terra. ( ) denominao do ponto da superfcie, vertical a partir do foco do terremoto, cujas ondas ssmicas se propagam do interior at a superfcie do planeta. ( ) conjunto de processos, fsicos e qumicos, que resultam na degradao das rochas superficiais. ( ) o estado de equilbrio dos blocos continentais que flutuam sobre o manto. a) III; IV; I; V; II. b) II; IV; III; V; I. c) III; V; II; I; IV. d) IV; V; II; I; III. e) V; III; IV; II; I.

HISTRIA
01. O pacto colonial caracterizou-se pela existncia de: I. Colnias que eram reas complementares da economia central; II. Colnias de povoamento, como o Brasil; III. Uma sociedade baseada no latifndio, na grande proprie-dade agroexportadora da plantation; IV. Monoplio por parte da metrpole, o que inclua a proibio da existncia de fbricas. So corretas as afirmaes: a) I e II b) I, II, III e IV c) I, III e IV d) III e IV e) II, III e IV

|| EX 01/11 ||

02. (UFPR) No final do sculo XVII Portugal e Brasil tiveram que enfrentar dificuldades econmicas. Por qu? a) Porque os engenhos de acar foram ocupados pelos es-panhis. b) Porque Portugal e Brasil estavam unidos Espanha e a Espanha era inimiga da Inglaterra. c) Porque o acar das Antilhas comeou a fazer concorrncia ao acar do Brasil. d) Porque os holandeses haviam destrudo as plantaes cana-de-acar. e) Porque fracassou o sistema das capitanias hereditrias. 03. (FUVEST) Qual o papel social dos hilotas em Esparta? a) Cidados, com todas as funes polticas, dedicados principalmente s tarefas militares. b) Estrangeiros, geralmente comerciantes e artesos, sem participao poltica. c) Servos, em geral trabalhadores braais, sem direitos polticos reconhecidos. d) Governantes da Esparta nos perodos de guerra e lderes nas assemblias gerais dos cidados. e) Responsveis pelas tarefas religiosas e membros da assemblia de ancios. 04. Atenas foi considerada o bero do regime democrtico no mundo antigo.Sobre o regime democrtico ateniense, correto afirmar que: a) Era baseado na eleio de representantes para as Assemblias Legislativas, que se reuniam uma vez por ano na Agora e deliberavam sobre os mais variados assuntos; b) Apenas homens livres eram considerados e participavam diretamente nas decises tomadas na Cidade-Estado; c) Os estrangeiros e mulheres maiores de vinte e um anos podiam participar livremente das decises tomadas nas assemblias da Cidade-Estado; d) Era erroneamente chamado de democrtico pois negava a existncia de representantes eleitos pelo povo; e) A inexistncia de escravos em Atenas levava a uma participao quase total da populao da Cidade-Estado na poltica. 05. (FCC) A civilizao helenstica apresentou grande desenvolvimento econmico, que foi, em parte, quando: a) Das conquistas empreendidas por Alexandre, que criaram ampla rea de comrcio que ia at a ndia. b) Do desenvolvimento de um sistema de produo em larga escala, baseado na iniciativa privada. c) Da reforma agrria realizada aps a morte de Alexandre, o que possibilitou o aumento da produo agrcola.

|| EX 01/11 ||

d) Do estabelecimento de normas de proteo indstria privada, que permitiram elevar os padres de produtividade. e) Da eliminao da influncia do Estado na ordem econmica.

MATEMTICA
01. (UFPA) Dada a funo de f de A = {0, 1, 2} em B = {-2, -1, 0, 1, 2} definida por f(x) = x 1, qual o conjunto imagem de f? a) {-1, 0, 1} b) {-2, -1, 0, 1, 1} c) {0, 1, 2} d) {-2, -1, 0} e) {0, -1, 2} 02. (UFGO) No sistema de emplacamento de veculos que seria implantado em 1984, as placas deveriam ser iniciadas por 3 letras do nosso alfabeto. Caso o sistema fosse implantado, o nmero mximo de prefixos, utilizando-se somente vogais, seria: a) 20 b) 60 c) 120 d) 125 e) 243

03. Se A uma matriz quadrada, define-se o trao de A como a soma dos elementos da diagonal principal de A, onde a diagonal principal o conjunto de todos os elementos aij da matriz A, tais que i = j. Nestas condies, o trao da matriz A = (aij)3 x 3, onde aij= 2i 3j igual a: a) 6 b) 4 c) 2 d) 4 e) 6
04. (UEL-PR) Se as medidas dos ngulos agudos de um tringulo retngulo so (3x - 20) e (2x + 10) graus, ento o menor deles mede, em graus: a) 20 b) 30 c) 40 d) 50 e) 60

10

|| EX 01/11 ||

05. O termo geral da progresso aritmtica ( 2, 4, 6, ... ) : a) an = 2n + 3 b) an = 3n + 2 c) an = 2n d) an = -2n e) n.d.a.

FSICA
01. Quanto tempo um motociclista, com velocidade de 30 m/s demora para ultrapassar totalmente um caminho de comprimento 80m que se move na mesma direo e sentido, com v = 20 m/s ? a) 3s b) 5s c) 6s d) 8s e) n.d.a. 02. (CEFET-PR) Se dois corpos A e B estiverem em equilbrio trmico com um terceiro C, conclui-se que: a) os 3 corpos esto em repouso. b) os corpos A e B esto na mesma temperatura. c) a diferena de temperatura entre os corpos no nula. d) a temperatura de C a media das temperaturas de A e B. e) a temperatura de C menor que A de B. 03. (UNIFOR- CE) A respeito de ondas sonoras e ondas luminosas pode-se afirmar que ambas: a) Transportam energia b) Podem ser polarizadas c) Propagam-se no vcuo d) So ondas longitudinais e) So ondas eletromagnticas. 04. (PUC-PR) Das afirmaes seguintes, apenas uma no correta. Assinale-a: a) No vcuo, todas as ondas eletromagnticas se propagam com a mesma velocidade. b) Uma onda apresenta velocidade de propagao de 400 m/s e freqncia de 40 Hz; o seu comprimento de onda de 10 m. c) O nmero de frentes de ondas que passam por um ponto na unidade de tempo denominado freqncia. d) As ondas podem ser longitudinais e transversais. e) A propagao de ondas envolve sempre, e necessaria-mente, transporte de energia e matria.

11

|| EX 01/11 ||

05. (ACAFE) Com relao eletrizao por induo, afirma-se que: I. Um corpo neutro pode ser atrado por um outro corpo ele-trizado. II. Os corpos eletrizados podem sofrer atrao eltrica e os neutros tambm podem sofrer atrao eltrica. III. Um corpo neutro s atrado por um corpo eletrizado se estiver ligado a terra. A alternativa com afirmao verdadeira : a) Somente I. b) Somente II. c) Somente III. d) Somente I e II. e) Somente II e III.

QUMICA
01. O tomo uma partcula esfrica, macia e indivisvel. Tal afirmativa reflete o modelo atmico proposto por: a) Rutherford. b) Bohr. c) Dalton. d) Thomson. e) Sommerfeld. 02. (MACK-SP) A gua rgia, que uma mistura capaz de atacar o ouro, consiste numa soluo formada de trs partes de cido clordrico e uma parte de cido ntrico. As frmulas das substncias destacadas so, respectivamente: a) Au, HClO3 e HNO3 b) O, HClO e HCN c) Au, HCl e HNO3 d) Hg, HCl e HNO2 e) Au, HClO2 e NH3 03. So cidos que levam a terminao oso: a) HNO3 , H2SO4 , H3PO4 b) HCl , H2S , HCN c) HNO2 , H2SO3 , H3PO3 d) HClO3 , HClO2 , HClO e) HBrO4 , HBrO3 , HBrO2

12

|| EX 01/11 ||

04. (UEPG) Os quatro elementos mais freqentes encontrados nos compostos orgnicos so: a) carbono, hidrognio, oxignio e ferro. b) carbono, hidrognio, oxignio e fsforo. c) carbono, hidrognio, oxignio e clcio. d) carbono, hidrognio, oxignio e nitrognio. e) n.d.a. 05. (ACAFE-SC) Com relao a fenmenos, pode-se afirmar que: a) Nos fsicos, altera-se a natureza ntima da matria, enquanto nos qumicos no. b) Nos qumicos altera-se a natureza ntima da matria enquanto nos fsicos no. c) Nos fsicos tm-se apenas processos irreversveis. d) Nos qumicos tem apenas processos reversveis. e) Tanto nos fsicos quanto nos qumicos ocorre quebra de ligaes entre os tomos.

BIOLOGIA
01. Ao comer chocolate, voc logo sente sede e bebe gua na seqncia. No entanto, o mesmo fenmeno observado quando voc se alimenta de batatinha frita com sal. A frase acima justifica um fenmeno celular conhecido como: a) Transporte ativo da bomba Na/K. b) Pinocitose. c) Endocitose. d) Osmose. e) Difuso. 02. (CESGRANRIO-RJ) Todas as clulas possuem uma membrana plasmtica ou plasmalema que separa o contedo protoplasmtico intracelular do meio ambiente. A integridade da membrana muito importante porque: a) Regula as trocas entre a clula e o meio, s permitindo a passagem de molculas de fora para dentro da clula e impedindo a passagem em sentido inverso. b) Possibilita clula manter a composio intracelular diversa do meio ambiente. c) Impede a penetrao de substncias existentes em excesso no meio ambiente. d) Exige sempre consumo energtico para a captao de alimentos do meio externo. e) Impede a sada de gua do citoplasma.

13

|| EX 01/11 ||

03. (UFSC) Considerando-se as categorias taxinmicas, podemos dizer que seres vivos de uma mesma classe pertencero (ao): a) Mesma ordem. b) Mesmo filo. c) Mesma famlia. d) Mesma espcie. e) Mesmo gnero. 04. (OSEC-SP) As gimnospermas so plantas que apresentam as caractersticas abaixo, exceto uma. Assinale-a: a) Vasos para conduo de seiva. b) Flores para reproduo sexuada. c) Sementes para favorecer a disseminao. d) Frutos para conter as sementes. e) Razes, caules e folhas verdadeiras. 05. (UFF-RJ) Na famosa experincia de Redi, o aparecimento de larvas na carne em putrefao, em realidade, se deve: a) Ao desenvolvimento de grande quantidade de microorganismos. b) migrao de larvas orientadas pelo olfato. c) postura de ovos pelas moscas. d) Ao desenvolvimento de cistos presentes na carne. e) gerao espontnea destes organismos.

ESPANHOL
01. Marca la afirmacin correcta: a) Las letras NH del portugus se substituyen por en espaol b) En espaol existen pocas palabras con Doble S c) La letra forma parte del alfabeto espaol d) Ninguna palabra en espaol termina en o e) En espaol no existe Doble R 02. Seala la alternativa que tiene las palabras correctamente escritas en espaol: a) b) c) d) e) Equacin Tatuaje Marrom Perdn Corazn virtud acuario imagen virgen mensaje sensible inesquecible tesoro passin incansable

14

|| EX 01/11 ||

03. Completa el espacio: Lo siento pero aqu no hay _____ que puede dar esa informacin. a) b) c) d) e) Ningn. Nada. Alguien. Nadie. Ninguen.

04. Qu alternativas estn correctas: I. Renato es el ms inteligente del grupo II. Opino que lo ms prudente es hablar con ella III. El de lo medio parece el ms indicado a) I. b) II. c) I e II. d) I e III. e) Todas esto corretas. 05. Completa la frase con la alternativa correcta: Los recuerdos ___ _____ vida a) b) c) d) e) De la nuestra. De tu. De la suya. De la tuya. De tuya.

15

|| EX 01/11 ||

INGLS
The first Olympic marathon race was run at the first modern games in Greece in 1896. It was held in honor of an ancient journey made in 490 B. C. by a Greek messenger named Pheidippedes. He had completed an astonishing two-day run of 150 miles from the city of Athens to Sparta to get help for the Athenian army. Two days later he ran from the Plain of Marathon to Athens to spread the news that the Greeks had defeated Persia in a war. After 22 miles without stopping, he arrived at the city, shouted, "Rejoice, we conquer!" collapsed, and died. The Kid's World Almanac
Vocabulary it was held - it happened. astonishing - amazing, surprising. to spread - to divulge, to communicate. to defeat - to beat, to subjugate. to rejoice - to be happy.

Choose the right alternative according to the text: 01. A palavra maratona originou-se de uma: a) Corrida a p feita h mais de 2 480 anos por Feidpedes. b) Modalidade esportiva criada por um mensageiro grego. c) Homenagem feita aos ancios da Grcia. d) Cidade grega chamada Pheidippedes. e) Guerra entre Esparta e Atenas 490 anos antes de Cristo. 02. A corrida de Maratona a Atenas foi fatal porque: a) A distncia era muito grande. b) Ocorreu dois dias depois da primeira corrida. c) Foi feita sem interrupo. d) O mensageiro morreu antes de chegar ao destino. e) Havia guerra entre gregos e persas. 03. As datas 1896 e 490 B.C. escritas por extenso seriam: a) Eighty-nineteen six; forty-nine hundred before Christ. b) Eighteen-nineteen and six; four nine zero after Christ. c) Eighty-ninety-six; four hundred-ninety beyond Christ. d) Eighteen ninety-six; four hundred and ninety before Christ. e) One thousand eight hundred and ninety-six; four ninety below Christ. How to go safely 1. When phoning for a taxi... 2. On the platform, stand in a well-lit area... 3. If you break down on the highway... 4. Tell people at your destination...

16

|| EX 01/11 ||

04. Complete cada um dos fragmentos de frase acima com as frases a seguir de maneira que formem frases coerentes. ( ( ( ( ) ...where there are other people. ) ... drive or coast the car as close as you can to an emergency phone. ) ...ask for the driver's name. ) ... what time you hope to arrive.

Choose the right alternative. a) 4,1,3,2 b) 4,3,1,2 c) 2,3,4,1 d) 2,3,1,4 e) 2,4,1,3 05. Choose the right alternative: Mrs. Black bought a 22-dollar dress for $17.00. a) She spent 22 dollars. b) Mrs. Black saved $17.00. c) Mrs. Black paid too much. d) She saved 5 dollars. e) Mrs. Black spent $39.00.

17

|| EX 01/11 ||

You might also like