You are on page 1of 18

AS VILAS DE SO JOO DA PARNABA NO PIAU E DE SANTA CRUZ DO ARACATI NO CEAR.

Comparando experincias urbansticas portuguesas setecentistas.

A despeito da pouca rentabilidade da pecuria - economia que atribuiu forma e contedo s Capitanias do Cear e do Piau durante o sculo XVIII - vilas foram fundadas em seus territrios dando prosseguimento a centralizao administrativa portuguesa nas terras brasileiras. Se por um lado, a regio no nordeste do Estado do Brasil situada para alm do litoral aucareiro despertou pouco interesse da Coroa, implicando baixo investimento de tcnica nos procedimentos de adaptao de suas diretrizes urbansticas aos condicionantes do lugar. Por outro, os diversos lugares localizados nesta zona de trnsito nordestina, compreendida entre a costa canavieira e o Estado do Maranho e Gro Par, foram alvo de diferentes nveis de inverso tecnolgica. O texto tem como objetivo comparar as idias e a implantao das idias urbansticas lusitanas nas vilas porturias de So Joo da Parnaba, no Piau, e de Santa Cruz do Aracati, no Cear. Ambas as vilas esto localizadas neste espao de circulao entre o litoral produtor do acar e territrio maranhense. Frente s semelhanas das diretrizes urbansticas, as similitudes econmicas, polticas e espaciais do processo de urbanizao e a proximidade geogrfica das duas Capitanias e vilas, quais condicionantes histricos levaram Parnaba e o Aracati a possurem desenhos to diferentes? A anlise reconhecer seus riscos como procedimentos de interveno do espao com o objetivo de domnio territorial.

AS VILAS DE SO JOO DA PARNABA NO PIAU E DE SANTA CRUZ DO ARACATI NO CEAR.


Comparando experincias urbansticas portuguesas setecentistas.

O texto objetiva comparar as idias e a implantao do iderio urbanstico portugus nas vilas porturias de So Joo da Parnaba, no Piau, e de Santa Cruz do Aracati, no Cear. Frente s semelhanas das diretrizes urbansticas lusitanas e as similitudes econmicas, polticas e espaciais do processo de urbanizao de ambas as Capitanias e vilas, quais condicionantes histricos levaram Parnaba e o Aracati a possurem desenhos to diferentes? A anlise reconhece seus riscos como procedimentos de interveno do espao com o objetivo de domnio territorial.

I - As idias urbansticas portuguesas.

A Pecuria e as Capitanias do Piau e do Cear.

A despeito da baixa rentabilidade da pecuria no serto nordestino, a economia atribuiu forma e contedo s Capitanias do Piau e do Cear. Expulsas do litoral aucareiro, as boiadas seguiram as margens dos principais rios do Nordeste em busca de novas pastagens. A regio se mostrou violenta e somente passado o medo do serto, os desbravadores construram suas fazendas e levaram suas famlias. O medo era resultante da adversidade climtica e da resistncia indgena. Contudo, vilas foram criadas no territrio piauiense e cearense dando continuidade centralizao administrativa portuguesa nas terras brasileiras.

Razes para a fundao das vilas piauenses.

No Requerimento de 23 de Janeiro de 17231, o Ouvidor Geral da vila da Moucha no Piau, Antonio Marques Cardoso solicitou ao rei D. Joo V, perdo g.al aos criminosos para se facilitar a conquista do serto e a autorizao para criao de novas vilas na Capitania. Dever-se-ia vir vinte soldados do Maranho acudindo com segurana a qualquer excesso, que no d.o sertam acontecer. Se os soldados fossem casados, conduziriam suas famlias para o Certo e formariam povoaam. A presena dos soldados era necessria pella sogeyo [...] do gentio que he infalvel e costuma fazer algumas hostilid.es A Carta Rgia de 19 de Junho de 17612, do rei D. Jos I para o governador do Piau Joo Pereira Caldas, elevou Moucha condio de cidade e criou oito vilas na Capitania. Em 1762 foram instaladas as vilas de Parnagu, Jerumenha, Campo Maior, Parnaba, Marvo e Valena. As razes foram as mesmas do Requerimento de 1723; ou seja, a administrao da justia, pois sem justia no h Estado, que possa subsistir [...]. De acordo com este documento, o problema consistia na imensa disperso e na dificuldade de aplicao das leis. Para a Coroa, as leis no poderiam ser observadas, nem se poderia colher os frutos das mesmas em decorrncia da,
vastido da mesma Capitania, vivendo seus habitantes em grandes distancias huns dos outros sem communicao como inimigos da Sociedade Civil e do Commercio humano padescendo assim os discomodos e as despesas de hirem buscar os Magistrados a Lugares muito remotos e longnquos.

A dificuldade na administrao dos sacramentos contribua para a urgncia da criao das vilas.
E acrescendo a tudo qat a Religio padesce no s pela falta de administrao dos Sacramentos, mas tambm pela propagao do Sancto Evangelho.

Razes para a fundao das vilas cearenses.

1 2

Projeto Resgate. Documentos Avulsos do Piau. AHU_ACL_CU_016. Cx. 1. D. 19. Projeto Resgate. Documentos Avulsos do Piau. AHU_ACL_CU_018, Cx. 8, D. 457.

Como no Piau, o Estado Portugus justificou, no sculo XVIII, a criao de vilas3 no Cear vinculando uma idia de justia a uma preocupao de ordem econmica.

Em 13 de fevereiro de 1699, o Governador pernambucano Caetano de Melo e Castro recebeu ordens do Reino para qse crie uma villa no Cear, evitando-se muitos prejuisos, decorrente da falta de modos de justia (STUDART, 2001, p.114).

Na segunda metade do sculo XVIII, persistiu o vnculo entre justia e economia validando a fundao das vilas. D. Jos I expediu, em 22 de julho de 1766, uma Ordem Rgia4 obrigando a todos os que se achavam vagabundos, ou em stios volantes, vivendo como feras separadas da sociedade civil e commercio humano nos ditos sertes, que se acomodassem em povoaes civis com mais de cinqenta fogos.

Diretrizes urbansticas para as vilas piauienses. A Carta Rgia de 1761 que props elevao da vila de Moucha cidade e a criao de novas vilas no Piau determinava que aps a escolha do lugar da praa, se levantasse o pelourinho e se assinalasse rea para huma Igreja capas de Receber hum competente numero de Freguezes quando a Povoao se augmentar. Tambm ordenava a demarcao do terreno para a Casa de Cmara e Cadeia, que as casas dos moradores fossem delineadas por linha recta e que as ruas fossem Largas e direitas. Para a garantia da formosura da vila, as novas casas deveriam possuir a mesma figura uniforme pela parte exterior, ficando o espao interno a critrio do morador. A Carta Rgia reproduziu o padro portugus das Cartas fundacionais de inmeras vilas fundadas no sculo XVIII em territrio brasileiro. Diretrizes urbansticas para as vilas cearenses.

Os documentos fundacionais das vilas de Nossa Senhora da Expectao do Ic (1736) e de Santa Cruz do Aracati (1748) no Cear confirmaram o padro portugus quanto s normas urbansticas. Escolhido o stio, demarcava-se o lugar da praa de
Aps a restaurao, Rossa (2000) acentua que a criao das vilas e cidades tornou-se essenciais para a afirmao da soberania portuguesa. Segundo Reis (1968) o processo de urbanizao foi uma etapa do processo de colonizao do Brasil. 4 Ordem Rgia transcrita nos Autos de elevao da vila de Quixeramobim (OLIVEIRA, 1890).
3

onde sairiam ruas retas e regulares. Na praa demarcar-se-ia a Casa de Cmara e Cadeia e a Matriz.

Na segunda metade do sculo XVIII, a ao pombalina fundou na capitania cearense seis vilas tendo como base antigos aldeamentos indgenas.

Em 1764, o Ouvidor Geral, Victorino Soares Barbosa5 criou a Vila de Monte-mr o Novo da Amrica, atual Baturit. A praa foi demarcada com 80 por 45 braas. Cada lado da praa possua 48 casas e a igreja 80 por 40 palmos. Estabeleceu, ainda, o tamanho dos lotes da Casa de Cmara e Cadeia e a largura das ruas. Baturit foi a nica vila cearense rigorosamente implantada segundo as diretrizes urbansticas.

Tambm em 1764, Victorino Soares Barbosa criou a Vila Real do Crato6 com uma praa central de trinta braas quadradas e uma igreja de 50 por 100 palmos; alm de 11 ruas com 40 palmos e 222 moradias.

Nas cartas de instalao das outras vilas de ndios - as vilas de Soure (Caucaia), Viosa Real, Arronches (Parangaba) e Messejana7 - as diretrizes ordenadoras se limitaram determinao do lugar da praa no largo da Matriz, que devia ser medido e balizado para a construo dos edifcios pblicos.

Aps 1750, nas Cartas Rgias de fundao das demais vilas de Brancos quase no foram explicitadas preocupaes urbansticas.

II O lugar das vilas da Parnaba e do Aracati nas Capitanias do Piau e do Cear.

O Piau, o rio Parnaba e o lugar da Vila de So Joo da Parnaba.


5

Ver Registros dos autos da ereco da real vila de Monte-mr o Novo da Amrica. Revista do Instituto do Cear. T. V. 1891. 6 A Carta Rgia da Vila Real do Crato foi parcialmente transcrita por Freire Allemo, chefe da comisso cientfica que correu o Cear na segunda metade do sculo XIX. Anaes da Biblioteca Nacional. Localizao: I, 28, 9, 10. 7 As Cartas Rgias das vilas de Soure, Viosa, Arronches e Messejana foram publicadas por Studart (1892).

De acordo com Dezcrio do certo do Peauhy Remetida ao Ill.mo e Rm.o S.or Frei Francisco de Lima Bispo de Pernambuco8, de 1697, e escrita pelo padre Miguel de Coutinho, futuro vigrio da nova Freg.a de N. S. da Vitoria, os primrdios da ocupao do territrio piauiense concentrou-se nas margens dos rios Canind e Piau, no sul da Capitania. Ainda segundo o documento, o rio Parnaba era muito grande sendo capaz de se navegar da Barra [...] athe 200 legoas ao Certo. Em toda sua extenso era possvel criar gado. O vale do Parnaba no estava povoado por cauza do m.to gentio bravo; razo porque seno tem augmentado m.to esta povoao pellas beiras daquelles famozos Rios, Parnahiba, e Goroguca, embora fossem abundantes de pastos. Mas o rio Parnaba j despertava a ateno dos agentes da Coroa no final do sculo XVII. Segundo Parecer do Conselho Ultramarino de 7 de janeiro de 1699, o governador de Pernambuco deveria mandar sondar o Rio Parnaba e saber a qualidade do porto [..] se capaz de ser fortificado, e as convenincias [...] de se povoar. Em 18 do mesmo ms, uma Carta Rgia foi dirigida ao governador pernambucano recomendando - em virtude da segurana do Estado do Maranho e do povoamento do rio Parnaba e Paraim - o exame do porto da Parnaba, a entrada que tem, e se capaz de ser fortificado, e o fundo assim do mar, como depois de entrado no rio, a largura da Barra, e os baixos que tem (COSTA, 1974). Entretanto, tais procedimentos no foram empreendidos. Por volta de 1723, o OuvidorMor Antonio Marques Cardoso9 enumerou uma srie de problemas concernentes ao territrio piauiense. Entre eles, a falta de porto para exportao das couramas dos gados, o que se poder facilitar examinandosse as possibilid.e da barra da Parnaiba. Em 1772, o Ouvidor Antonio Jos Morais Duro em sua Descripo da Capitania de S. Jos do Piauhi10 afirmou que a vila da Parnaba estava assentada a quatro lguas da costa, na margem oriental do rio Iguarass, brao do rio Parnaba.

Projeto Resgate. Documentos Avulsos do Piau. AHU_ACL_CU_016, Cx. 1, D.2. A Descrio do Serto do Piau foi transcrita por ENNES (1938). 9 Projeto Resgate. Documentos Avulsos do Piau. AHU_ACL_CU_016, Cx. 1, D. 19. 10 Projeto Resgate. Documentos Avulsos do Piau. AHU_ACL_CU_016. Cx. 12. D. 684.

O Cear, o rio Jaguaribe e o lugar da Vila de Santa Cruz do Aracati. A Descrio do certo do Peauhy [...] de 1697 sugeriu a inexistncia de caminhos pelo serto ligando o territrio piauiense Pernambuco em decorrncia da presena dos gentios bravos. Mas segundo a carta11 de Domingos Serto Mafrense12 ao governador Geral do Brasil, Dom Joo de Lencastro, de 15 de janeiro de 1702, o Cear j era atravessado no sentido oeste leste, desde os ltimos anos do sculo XVII.
A cidade da Bahia ia uma estrada coimbr pela Jacobina at o rio So Francisco [...]. Dali se seguia para o Norte, [...] uma outra estrada, tambm coimbr [...] Da entrada do rio So Francisco aos currais de gado do primeiro povoado distavam umas 40 lguas [...] da mesma povoao partia uma estrada para o Cear, Rio Grande, Paraba e Pernambuco,[...] todas aquelas paragens havia muitos currais de gados.

Por cruzar quase todo o territrio cearense, a ocupao do rio Jaguaribe foi imperativa para a colonizao da Capitania. A Vila de Santa Cruz do Aracati foi fundada em 1748, a quinze quilmetros da foz do Rio Jaguaribe.

III O desenho das vilas da Parnaba e do Aracati. A vila de So Joo da Parnaba. O stio escolhido para implantao da vila da Parnaba foi o de Testa Branca, um lugarejo insignificante, com quatro fogos apenas, oito pessoas livres e onze escravas, a uma lgua da atual cidade (COSTA, 1974). Diante das condies fsicas do povoado, o Governador do Piau, Joo Pereira Caldas, instalou o pelourinho na povoao dos Porto das Barcas, at que no lugar de Testa Branca se construssem as primeiras edificaes para sediar a incipiente burocracia portuguesa. Em 20 de dezembro de 1762, o governador remeteu ao senado uma planta para regular o arruamento da vila em Testa Branca e ordenou a edificao de casas para

11 12

A carta encontra-se transcrita por Goulart (1963). O portugus Domingos Affonso Mafrense chegou a possuir 50 fazendas de gado no Piau.

efetivar o estabelecimento do novo ncleo. Iniciou-se a construo de algumas moradias que no foram concludas (COSTA, 1974). Em 12 de outubro de 176313, o Pres. do Senado da vila da Parnaba ponderou que a plancie da Testa Branca era a nica que havia para se pastorar os gados, que carrego as embarcaoens, que todos os annos frequento este Porto da Parnaba. Afirmou que a fundao da vila naquela plancie comprometeria o comrcio dos derivados da pecuria, pois se ocupando a rea com cazas no mais seria possvel continuarem as ditas embarcaes, por lhe faltar onde posso sustentar os animaes que unicamte vem buscar todos os annos mais de dez embarcaoens que consumo mto mais de trs mil boys [...]. Alm disto, havia a desconveniencia de serem as agoas do rio salobras em occasio de mar cheya e inda de vazia. Existiam, tambm, pragas de mosquitos. Com isto afirmava que a rea era inabitvel e incapaz de morar gente. Por fim, concluiu que a cmara era contra a transferncia da vila para o sitio de Testa Branca, pois com o tempo poderia haver contenda com o Senhor [...] das terras e o senado perderia a penso que anualmte lhe pago os Barcos. No lugar da Testa Branca ainda no se havia demarcado o lugar da praa em 19 de outubro de 176314.
Diz o Capitam Mr Diogo Alz Ferreira, que elle assignou termo de fazer huma Casa nesta Villa de So Joo da Parnaiba, a qual se mandou erigir no Campo chamado Testa branca, [...], o no pode fazer, sem que este nobre te senado da Camara lhe Conceda Licena, e juntam. lhe v assignar lugar [...] ces ou demarcar a Praa da dita Villa // Pede a V.M. sejo servidos conceder te te ao Supp. a dita Liena e Sir-lhe assignar a Praa da dita Villa para o supp. saber o lugar, e forma da creao da dita Caza [...]

O Ouvidor Luis Jos Duarte Freire15 - no relatrio de sua correio da Capitania piauiense de 13 de julho de 1765 enviado ao secretrio de Estado da Marinha e Ultramar Francisco Xavier de Mendona Furtado - afirmou ter presenciado a demarcao da vila da Parnaba no lugar dos Porto dos Barcos.
A rea da mesma V. se demarcou com sincoente brassas em quadro, o q foy feyto na minha presena, no meyo da qual rea ficou o pelourinho, e a assinalandosse na parte de Leste lugar compet. p. o edificio da Igreja Matriz e na banda de Oeste foy taobem abalizado huma poro de terra sufficiente,
13 a

Projeto Resgate. Documentos Avulsos do Piau. AHU_ACL_CU_018, Cx. 8, D. 490. Projeto Resgate. Documentos Avulsos do Piau. AHU_ACL_CU_018, Cx. 8, D. 457. 15 Projeto Resgate. Documentos Avulsos do Piau. AHU_ACL_CU_016, Cx. 9, D. 550.
14

p. cazas de Cmera e Cadea, lugar [...], em q se hade edificar o templo, repartindo-se no mesmo tempo terreno para as cazas dos Povoadores, o q lo tudo foy executado com Regularidade, e conforme a planta, partecipada p. or or a S. Gov. Cmera, achando-se a V. ate o tempo, em q della me Retirey, com seis propriedades.

Quatro anos depois, em 1769, a cmara de Parnaba proibiu qualquer construo em Testa Branca. Em 1770, a sede da vila de Parnaba foi oficialmente instalada no sitio chamado Feitoria, ou Porto das Barcas, onde se localizava a zona de produo de carne salgada16 (COSTA, 1974). Em sua Descripo da Capitania de S. Jos do Piauhi, de 1772, o Ouvidor Duro descreveu a problemtica urbana de Parnaba.
o principal negcio que nela se faz consiste nos que se matam nas feitorias e estas ficam arrimadas Vila, natural padeam as epidemias que quase todos os anos experimenta, porque o ftido que causa o sangue espalhado e mais midos de tantos milhares de reses que se matam no pequeno espao de um at dois meses, corrompe o ar com muita facilidade e produz o dano apontado. As moscas e outras savandijas so to inumerveis que causam inexplicveis molstias aos habitantes [...].

O Mapa exacto da Villa dSo Joo da Parnaba de 1798 (figura 01) evidencia que as diretrizes urbansticas da Carta Rgia de 1761 foram seguidas. Nele pode-se identificar a praa central, de onde saam ruas retas, o pelourinho e a Igreja Matriz. A Cpia da Villa de S. Joo da Parnaba, que mandou tirar o Ill.mo S.or Carlos Czar Burlamaqui, Gov.or da Cap.a do Piauhi, por Jos Pedro Cesar de Menezes, em 1809, (figura 02) confirma a presena da praa no centro da vila com ruas retas e regulares.

A salga da carne foi desenvolvida na pecuria nordestina como alternativa econmica do comrcio de gado em p. A travessia do serto fazia com que as boiadas chegassem s feiras paraibanas e pernambucanas magros, com baixo valor de revenda.

16

As rugosidades setecentistas no traado atual da cidade de Parnaba (figura 03) confirmam a determinao dos agentes envolvidos na implantao da vila em seguir as orientaes da Carta Rgia de 19 de junho de 1761.

A Vila de Santa Cruz do Aracati.

O parecer do Conselho Ultramarino17 de 1746 sobre a criao da vila do Aracati apresentou diretrizes urbansticas a serem adotadas no momento de sua instalao. O ouvidor Manoel Jos de Farias foi indicado para implant-la. Ele deveria dirigir-se ao antigo povoado do Porto dos Barcos e escolher um stio livre das inundaes. A vila deveria estender uma face [...] ao longo do Ryo. Em seguida se delimitaria o lugar da praa, com uma tal proporo que no parecesse acanhada quando a vila aumentasse de tamanho. No seu centro estaria o pelourinho e em seu entorno, com espaos proporcionados, a casa de cmara e cadeia. Da praa sairiam ruas retas e iguais, com no menos de vinte ps de largo. Para garantir a formosura de seu aspecto pblico, alm da manuteno da mesma largura das ruas, as novas edificaes deveriam ser pello exterior [...] todas iguaes. O espao interno ficaria ao encargo do morador. Tambm o curral e o matadouro pblico estariam junto ao rio, a sotavento da vila, evitando o mau cheiro e as imundices provenientes das charqueadas. To logo a antiga igreja no mais servisse, ela deveria ser construda noutro lugar, com adro ou alguma forma de praa ante a sua porta principal. A nova igreja deveria ser grande para receber o maior nmero de fieis.

O lugar do Aracati Porto dos Barcos foi criado como vila em 10 de fevereiro de 174818. O ouvidor Manuel Jos de Faria foi encarregado de sua instalao. O stio chamado Cruz das Almas, localizado a 1100 metros ao sul do antigo ncleo do Porto das Barcas, foi escolhido para sua implantao por ser mais livre das inundaes. A praa demarcada media 1050 por 585 palmos.

Os trs principais problemas urbanos do Aracati, na segunda metade do sculo XVIII, foram a presena das oficinas de carne, o arruamento pblico e a no padronizao das fachadas da vila. A presena das oficinas criava immudices que gero e ftidos que causo muitas doenas, promovendo a morte de muitos. As ruas encontravam-se totalmente desalinhada, sem continuidade, e as fachadas ainda no possuam um padro definido a ser seguido.

17 18

Projeto Resgate. Documentos Manuscritos Cdices I. AHU_ACL_CU_Cdices 266. Pg. 308v a 309. A Carta Regia do Aracati encontra-se transcrita na Revista do Instituto do Cear, Tomo 9.

Para o ingls Henry Koster (2003), em 1810, a vila consistia principalmente numa longa rua, com varias outras de menor importncia. Segundo o botnico ingls Gardner (1975), em 1836, a vila resumia-se quase s de uma rua longa e larga, com quatro belas igrejas e casas, com geralmente [...] dois andares. Em ambas as descries, a imagem que fica a de uma grande rua sem a praa.

A presena da rua comprida paralela ao rio Jaguaribe confirmada na Planta do porto e da Vila do Aracati (figura 04) elaborada pelo engenheiro-mor do Reino Antonio Jos da Silva Paulet em 1815 e na Planta da Barra e rio de Jaguaribe (figura 05) do Capito do Imperial Corpo de Engenheiro Joo Bloem, em 1825, que contm em detalhe o desenho do Aracati. O desenho de Paulet apresenta uma vila extremamente alinhada, reta e sem interrupes, no chegando s mincias dos becos e travessas que cortavam a rua principal. No risco de Bloem, o alinhamento no to rigoroso e so demarcadas as vrias transversais que cortavam a rua principal. Tambm no desenho de ambos no h sinal da praa, demonstrando que ela no foi formalmente estruturada.

As rugosidades setecentistas no traado atual da cidade do Aracati (figura 06) confirmam a no determinao dos agentes envolvidos na implantao da vila, em seguir as orientaes urbansticas lusitanas.

IV - Comparando experincias.

As consonncias.

A atividade econmica da pecuria atribuiu forma e sentido Capitania do Piau e do Cear e s vilas litorneas da Parnaba e do Aracati. A maioria das vilas de ambas as Capitanias estavam situadas nos caminhos das boiadas. No entorno do Porto das Barcas de Parnaba e do Aracati produzia-se carne seca e couramas que eram transportados para Recife, Salvador e Rio de Janeiro.

As Cartas Rgias que criaram as vilas seguiram o padro dos demais documentos fundacionais das vilas brasileiras setecentistas.

Embora tendo sido o lugar de Testa Branca o escolhido para a implantao da vila da Parnaba, o ncleo organizou-se no entorno da antiga povoao do Porto das Barcas nas margens do rio Iguarass.

No caso da vila do Aracati, o lugar escolhido para a implantao do ncleo foi o Stio Cruz das Almas. Contudo, a vila organizou-se no entorno do velho povoado jaguaribano, tambm denominado Porto das Barcas.

Tanto Testa Branca como o stio Cruz das Almas estava distante dos lugares de produo da carne seca, localizados prximos aos antigos ncleos do Porto das Barcas, onde as vilas foram de fato instaladas.

As dissonncias.

A vila de Parnaba foi criada em conformidade com as diretrizes urbansticas da Carta Regia de 19 de junho de 1761. A praa ocupava uma posio central no ncleo e estruturava a malha urbana. Na praa achava-se o pelourinho e em seu entorno a Igreja Matriz e a Casa de Cmara e Cadeia. Da praa saiam ruas retas e regulares.

A vila do Aracati no foi criada em plena conformidade com as diretrizes urbansticas do Parecer Ultramarino de 1746 e da Carta Regia de sua fundao de 1748. No incio do sculo XIX, a vila constituiu-se de uma nica rua, paralela ao rio Jaguaribe. A praa no estruturou a malha urbana. Tanto a Casa de Cmara e Cadeia como a Igreja Matriz no se encontravam na praa.

Uma questo de escala - A importncia geopoltica e econmica de ambas as Capitanias e vilas para a ocupao do territrio brasileiro.

Primeiro, na escala do territrio brasileiro, a diferente importncia geopoltica de ambas as Capitanias no contexto da ocupao lusitana em direo Amrica Espanhola.

Embora fosse o Piau a ltima fronteira sertaneja na direo do Maranho, era tambm a porta de entrada para Estado do Maranho e Gro Par dos boiadeiros

provenientes da Bahia. O Cear no era nada mais do que uma imensa zona trnsito denominada de serto.

Tanto a situao geogrfica do Piau para a geopoltica expansionista como o despertar das possibilidades econmicas da Capitania levaram sua emancipao da Capitania do Maranho, em 1758, 41 anos antes da emancipao do Cear de Pernambuco, ocorrida somente em 1799.

A emancipao poltica do Piau revelou a urgncia de sua representao cartogrfica; ou seja, investimento de tcnica. Em 1760, o engenheiro militar Henrique Antonio Galuzzi19 foi encarregado de cartografar o territrio piauiense. Segundo o engenheiro20, a Capitania foi desenhada com extremo rigor geomtrico.

medi, e arrumei exactam. , e configurei geometricam. toda a Costa maritima, q medea entre a Cidade do Para, e a do Maranho, fazendo repetidas observaes de Latitudes por hu methodo exactissimo [...] Parti a daquella Capitania p. o Piauhy j na Idea de empreender desde logo a te construo do Mappa Geografico [...] observando miudam. os rumos das te a estradas, medindo suas distancias, e tomando freqentem. as alturas p. de Latitude, e fazendo todas as observaes de Longit. q me foy pussivel [...]. nia No fim do ano passado foy ao Norte da Capp. ; e logo no principio deste ao a Sul ath o Parnagu [...] Depoes da Pascoa fou p. as partes do Nascente, de tos onde atravessando as cabiceiras de m. Rios [...] acabei de adquerir todos a os elementos precizos p. a cosntruco do Mappa Geografico de toda a nia Capp. o qual logo entrei a por em medida, e arrumar, [...].

te

te

At 1799, quando foi separada da Capitania de Pernambuco, a Capitania do Cear no possua suas fronteiras polticas definidas. O engenheiro naturalista Joo da Silva Feij foi o autor da primeira Carta Geogrfica do Cear, no incio do sculo XIX. Em decorrncia do desconhecimento tcnico ou pela inexistncia de instrumentos capazes de representar com rigor o territrio, a Capitania foi desenhada de uma forma bastante alterada, achatada, principalmente na regio sul. O desenho do Cear s adquiriu os contornos de sua atual configurao territorial aps 1812, nas cartas do engenheiro Antonio Jos da Silva Paulet.

Em segundo lugar, na escala da regio nordeste, apontamos a diferente importncia econmica das Capitanias do Piau e do Cear para Portugal.
O italiano Galuzzi foi um dos estrangeiros contratados no reinado de D. Joo V para servir na demarcao das fronteiras com a Amrica Espanhola. Tambm de sua autoria a Planta da praa e villa de S. Jos de Macap. Ver Viterbo, p. 407 a 410. 20 Projeto Resgate. Documentos Avulsos Piau. AHU_ACL_CU_016, Cx. 7, D. 437.
19

O sul do Piau desde o final do sculo XVII estava interligado por estradas das boiadas com a cidade de Salvador. O territrio cearense foi ocupado somente no sculo XVIII. A Descripo do certo do Peauhy [...] de 1697 enumerou 129 fazendas piauienses, fundamentais para os primrdios do comrcio interno brasileiro, j chamando a ateno do Estado Portugus. Com a morte de Domingos Mafrense Serto em 1711 e a doao por testamento de trinta fazendas para os jesutas do Colgio da Bahia, o Estado Portugus definitivamente tomou conhecimento das possibilidades econmicas da pecuria na Capitania piauiense.

Um ano antes da expulso dos jesutas do Brasil, em 1759, o secretrio de Estado da Marinha e Ultramar, Tom Joaquim da Costa Corte Real, em seu Ofcio de 2 de Agosto de 175821 ao governador do Par, Francisco Xavier de Mendona Furtado justificou a elevao do Piau Capitania autnoma, reconhecendo o territrio piauiense como importante para subsistncia de outras capitanias, alm da urgncia de proteger os sertes da dominao dos jesutas.

a importncia de que he a Capitania do Piauhy para Subsistencia da Bahia e Pernambuco; e ao muito que importa [...] fortificarnos nos Centros dos Certens do Brazil depois que se manifestou que por elles pertensio aruinar e dominar aquelle Estado so Religiozos Jizuitas.

O diferenciado investimento tecnolgico.

As Capitanias do Cear e do Piau ocupavam uma parte da imensa rea de transito denominada de serto.

Elas no foram fundamentais para a ocupao lusitana em direo Amrica Espanhola devido dificuldade na travessia do serto, a maior facilidade de se alcanar a regio amaznica por mar saindo diretamente de Lisboa para Belm ou So Luis e em decorrncia da pouca lucratividade da pecuria se comparada com o acar e a minerao.

21

Projeto Resgate. Documentos Avulsos Piau. AHU_ACL_CU_5, D. 359.

Contudo, elas motivaram interesses distintos no contexto local da estratgia expansionista portuguesa. Na esfera econmica e geopoltica, o territrio piauiense despertou uma maior ateno do Estado portugus que o Cear.

O desenho da vila da Parnaba, a existncia de uma cartografia urbana e territorial setecentista no Piau, alm da presena do engenheiro da importncia de Galuzzi na Capitania piauiense, sinaliza para o diferente grau de interesse poltico lusitano diante das duas Capitanias e para um diferenciado investimento tcnico no domnio e conhecimento da regio, a despeito das semelhanas nos processos de organizao espacial de seus territrios e de suas vilas.

No Piau, o mesmo investimento na elaborao da cartografia de delimitao de suas fronteiras com o Estado do Maranho e Gro Par no ano de 1760, 40 anos antes da definio dos limites territoriais cearenses, pode ser observado no diferenciado rigor tecnolgico na implantao das diretrizes urbansticas de ambas as vilas e na execuo da cartografia da vila da Parnaba. Os procedimentos rigorosos expressos no registro cartogrfico do espao da vila ainda no sculo XVIII, ao contrrio da vila do Aracati cartografada somente no sculo XIX, reforam a sua maior importncia no domnio territorial se comparada com a vila aracatiense.

A vila do Aracati no passou de um entreposto comercial dos derivados da pecuria do serto cearense, cuja rentabilidade era bastante inferior que a rentabilidade da economia aucareira e da minerao.

A vila da Parnaba alm de ser o ltimo porto do litoral norte nordeste do Estado do Brasil, situado na foz do rio Parnaba que fazia fronteira com o Estado do Maranho e Gro-Par, era a no litoral nordestino, a porta de entrada do territrio brasileiro situado para alm do serto.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA COSTA, F. A. Pereira da. Cronologia Histrica do Estado do Piau desde os seus tempos primitivos at a proclamao da Repblica. 2v. Arte Nova. Rio de Janeiro. 1974. ENNES, Ernesto. A Guerra nos Palmares. Cia. Ed. Nacional. So Paulo. 1938. GARDNER, George. Viagem ao Interior do Brasil, principalmente nas provncias do Norte e nos distritos do ouro e do diamante durante os anos de 1836 1841. Ed. USP. So Paulo.1975. GOULART, Jos Alpio. A Formao da zona da pecuria nordestina. Revista do IHGB. Rio de Janeiro. 1963. KOSTER, Henry. Viagens do Brasil. ABC Editora. Fortaleza. 2003. NUNES, Odilon. Os primeiros currais. Monografias do Piau. Companhia Editorial do Piau. s/data. OLIVEIRA, Joo Batista Perdigo de. A Vila de Quixeramobim. Revista Instituto do Cear. Tomo IV. Fortaleza. 1890. REIS FILHO, Nestor Goulart. Contribuio ao Estudo da Evoluo Urbana do Brasil (1500 1720). Livraria Pioneira Editora. So Paulo. 1968. ROSSA, Walter. A Cidade Portuguesa. In: A Urbe e o Trao. Uma dcada de estudos sobre o Urbanismo Portugus. Ed. Livraria Almedina. Coimbra. 2002. STUDART, Guilherme, Baro. Notas para a Histria do Cear. (Segunda metade do sculo XVIII). Typographia Recreio. Lisboa. 1892. STUDART, Guilherme, Baro de. Datas e factos para a histria do Cear. Tomo I. Fac-simile 1896. Fundao Waldemar Alcntara. Fortaleza. 2001.

You might also like