You are on page 1of 3

368 - RELIGIO - Diferenas entre o religioso e o discpulo

Todo discpulo um cristo, mas nem todo cristo um discpulo. Sabe porqu? O cristo espera pes e peixes; o discpulo um pescador. O cristo luta por crescer; o discpulo luta para reproduzir-se. O cristo se ganha; o discpulo se faz. O cristo depende dos afagos de seu pastor; o discpulo est determinado a servir a Deus. O cristo gosta de elogios; o discpulo do sacrifcio vivo. O cristo entrega parte de suas finanas; o discpulo entrega toda a sua vida. O cristo cai facilmente na rotina; o discpulo um revolucionrio. O cristo precisa ser sempre estimulado; o discpulo procura estimular os outros. O cristo espera que algum lhe diga o que fazer; o discpulo solcito em assumir responsabilidades. O cristo reclama e murmura; o discpulo obedece e nega-se a si mesmo. O cristo condicionado pelas circunstncias; o discpulo as aproveita para exercer a sua f. O cristo exige que os outros o visitem; o discpulo visita. O cristo busca na palavra promessas para a sua vida; o discpulo busca vida para receber as promessas da Palavra. O cristo pensa em si mesmo; o discpulo pensa nos outros. O cristo se senta para adorar; o discpulo anda adorando. O cristo pertence a uma instituio; o discpulo uma instituio em si mesmo. Para o cristo, a habitao do Esprito Santo em si sua meta; para o discpulo, meio para alcanar a meta de ser testemunha viva de Cristo a toda criatura. O cristo vale porque soma; o discpulo vale porque multiplica. Os cristos aumentam a comunidade; os discpulos aumentam as comunidades. Os cristos foram transformados pelo mundo; os discpulos transformaram, e transformaro o mundo. Os cristos esperam milagres; os discpulos os fazem. O cristo velho problema para a igreja; o discpulo idoso problema para o reino das trevas. Os cristos se destacam construindo templos; os discpulos se fazem para conquistar o mundo. Os cristos so fortes soldados defensores; os discpulos so invencveis soldados invasores. O cristo cuida das estacas de sua tenda; o discpulo desbrava e aumenta o seu territrio. O cristo se habitua; o discpulo rompe com os velhos moldes. O cristo sonha com a igreja ideal; o discpulo se entrega para fazer uma igreja real. A meta do cristo ir para o cu; a meta do discpulo ganhar almas para povoar o cu. O cristo maduro finalmente um discpulo; o discpulo maduro assume os ministrios para o Corpo. O cristo necessita de festas para estar alegre; o discpulo vive em festa porque alegre. O cristo espera um avivamento; o discpulo parte dele. O cristo agoniza sem nunca morrer; o discpulo morre e ressuscita para dar vida a outros. O cristo longe de sua congregao lamenta por no estar em seu ambiente; o discpulo cria um ambiente para formar uma congregao.

Ao cristo se promete uma almofada; ao discpulo se entrega uma cruz. O cristo scio; o discpulo servo; O cristo cai nas ciladas do diabo; o discpulo as supera e no se deixa confundir. O cristo espiga murcha; o discpulo gro que gera espigas saudveis. O cristo responde talvez... o discpulo responde eis-me aqui. O cristo preocupa-se s em pregar o evangelho; o discpulo prega e faz outros discpulos. O cristo espera recompensa para dar; o discpulo recompensado porque d. O cristo pastoreado como ovelha; o discpulo apascenta os cordeiros. O cristo se retira quando incomodado; o discpulo expulsa quem realmente quer incomod-lo os demnios. O cristo pede que os outros orem por ele; o discpulo ora pelos outros. Os cristos se renem para buscar a presena do Senhor; o discpulo carrega a Sua presena atravs do Esprito Santo. Ao cristo pregada somente a salvao pelo Sangue de Jesus; o discpulo toma a Santa Ceia e anuncia s potestades do ar a vitria de Cristo sobre elas, para a glria de Deus. O cristo segue tentando limpar-se para ser digno de Deus; o discpulo no se olha mais e faz a obra na f de que Cristo j o limpou. O cristo espera que algum lhe interprete as escrituras; o discpulo conhece a voz de seu Senhor e testemunha dEle. O cristo no se relaciona com membros de outras igrejas; o discpulo ama a todos pois isto uma ordem de Deus, e s assim o mundo o reconhecer como discpulo de Jesus. O cristo procura conselhos dos outros para tomar uma deciso; o discpulo ora a Deus, l a Palavra e em f toma a deciso. O cristo espera que o mundo melhore; o discpulo sabe que no deste mundo e espera o encontro com seu Senhor.

O seguidor espera pes e peixe; o discpulo um pescador. O seguidor luta por crescer; o discpulo luta por reproduzir-se. O seguidor se ganha; o discpulo se faz. O seguidor gosta do afago; o discpulo gosta do servio e do sacrifcio. O seguidor entrega parte dos seus desejos; o discpulo entrega sua vida. O seguidor ouve a palavra e a guarda no corao, o discpulo leva esta palavra aos aflitos; O seguidor espera que lhe apontem a tarefa; o discpulo solicito em tomar a responsabilidade. O seguidor quase sempre murmura e reclama; o discpulo obedece e nega a si mesmo. O seguidor reclama que o visitem; o discpulo visita. O seguidor conhece a Bblia de capa a capa, o discpulo conhece e pratica o que sabe; O seguidor pratica a caridade, o discpulo pratica o mais puro amor, o amor de deus; O seguidor sonha com a igreja ideal; o discpulo se entrega para fazer a igreja real. O seguidor diz: Que bonito!; o discpulo diz: Eis-me aqui. O seguidor aponta o dedo e mostra as pessoas para Deus, o discpulo mostra Deus s pessoas; O seguidor espera por um avivamento na igreja; o discpulo parte do avivamento. O seguidor condicionado pelas circunstncias; o discpulo as aproveita para exercitar sua f. O seguidor vale porque soma; o discpulo vale porque multiplica.

O seguidor importante; o discpulo indispensvel.

You might also like