You are on page 1of 64

Promob 2013

Guia rpido de utilizao do Promob

Guia rpido de utilizao do Promob


O guia rpido de utilizao do Promob uma ferramenta simples e prtica, que se encaixa no seu dia-a-dia. Este material pode ser consultado para o esclarecimento de suas dvidas referentes utilizao das ferramentas do Promob.
Para facilitar o acesso s informaes, este guia est dividido em tpicos, de acordo com as etapas de desenvolvimento de um projeto. Note que alguns tpicos apresentam links para a Pgina de Suporte ou para os vdeos disponveis no Canal Promob no Youtube. Para consultar informaes mais detalhadas, acesse as nossas redes sociais ou entre em contato com o Suporte Promob.

Introduo
1. Interface principal do Promob 2. Ferramentas de movimentao do ambiente

Interface principal do Promob


Ao iniciar um novo projeto a interface principal do Promob exibida. 1. Barra de menus 2. Barra de ferramentas superior 3. Barra de modulao 4. Painel de Ferramentas 5. Ambiente 3D 6. Barra de ferramentas lateral 7. Barra de materiais 8. Barra de documentos 9. Barra de Status

Movimentar ambiente 3D
As ferramentas Zoom, Pan e Rotao, utilizadas para movimentar o ambiente 3D, podem ser acessadas atravs do mouse da seguinte maneira:

Zoom: movimente o Scroll para frente e para trs para aproximar ou afastar o ambiente.

Pan: mantenha o Scroll pressionado e arraste o mouse para deslocar o ambiente na tela.

Rotao: mantenha o Scroll e o boto direito pressionados para rotacionar o projeto. Quando o mouse assumir o formato de seta de rotao, o Scroll pode ser liberado.

Dicas
1. Visualizar vista frontal da parede 2. Visualizar vista superior do ambiente 3. Visualizar ambiente em modo Ortogonal/Perspectiva 4. Dividir ambiente em vrias vistas 5. Alterar unidade de medida 6. Definir diretrio padro para salvar projetos

Construo do ambiente
1. Paredes 2. Piso 3. Teto

Construir paredes
Para organizar o ambiente 3D e facilitar a construo das paredes, confira as dicas:

1. Fixe o Painel de Ferramentas.

Construir paredes
Para organizar o ambiente 3D e facilitar a construo das paredes, confira as dicas:

2. Visualize o projeto em planta baixa e em 2D.

Construir paredes
Para organizar o ambiente 3D e facilitar a construo das paredes, confira as dicas:

3. Altere o modo de preenchimento para Texturas com Linhas.

Construir paredes
Para organizar o ambiente 3D e facilitar a construo das paredes, confira as dicas:

5. Remova as paredes padro do ambiente.

Construir paredes
Para construir as paredes do ambiente:

1. Acesse a ferramenta de construo de paredes e clique uma vez no piso.

Construir paredes
Para construir as paredes do ambiente:

2. Movimente o mouse, apontando para a direo de construo desejada. Digite o valor do comprimento da parede e pressione Enter.

Construir paredes
Para construir as paredes do ambiente:

3. Aponte o mouse para a nova direo de construo, informe o valor do comprimento e pressione Enter. Repita este passo at construir todas as paredes do ambiente.

Construir paredes
Para construir as paredes do ambiente:

4. Aps informar o valor da ltima parede do ambiente, na mensagem que apresentada, clique em Sim para finalizar a construo.

Ajustar limites do piso


O piso pode ser automaticamente ajustado de acordo com as dimenses totais do ambiente construdo. Para realizar este ajuste, utilize a ferramenta Ajustar Limites do Piso, localizada na barra de ferramentas superior .

Construir teto
Para construir o teto do ambiente, clique em Construir Teto. Automaticamente uma geometria com o mesmo formato do piso posicionada altura do p direito da parede.

Dicas
1. Construir parede com ngulo 2. Construir parede com curva 3. Construir parede com referncia 4. Construir parede com caimento 5. Determinar duas alturas para a mesma parede 6. Rebaixar paredes 7. Segmentar paredes 8. Rguas das paredes 9. Planta baixa de referncia 10. Alterar a cor da parede 11. Inserir aberturas no ambiente 12. Criar faixas nas paredes 13. Movimentar paredes

Modulao
1. Localizao 2. Insero 3. Seleo 4. Posicionamento 5. Movimentao

Localizar mdulos

1. Clique no boto Localizar, abaixo da barra de mdulos ou pressione as teclas Ctrl+L simultaneamente.

2. Em Pesquisar por, digite cuba e clique em Localizar. Ao selecionar o mdulo na janela de pesquisa, o item tambm selecionado na barra de modulao.

Inserir mdulos por arraste

1. Na barra de modulao, clique sobre o mdulo e arraste at o local onde deseja inseri-lo, mantendo o mouse pressionado.

2. Ao ser exibida a posio de insero (caixa verde), posicione o mdulo no local desejado e solte o mouse.

Inserir mdulos por duplo clique

1. Na barra de modulao localize o mdulo que deseja inserir e d duplo sobre o mesmo. Note que o mdulo ser inserido exatamente no local onde a posio de insero estava posicionada.

2. Posicione, atravs de clique, o local onde o mdulo deve ser inserido, observe que a posio de insero (caixa verde) ser exibida, indicando o local da insero do mdulo.

Observao: se a posio de insero (caixa verde), no for exibida ao clicar na parede, habilite-a, clicando no boto Mostrar localizado na parte inferior direita da tela principal e assinale a opo Posio Insero.

Selecionar mdulos
Alguns recursos do Promob exigem a seleo de um mdulo individualmente ou a seleo de um grupo de mdulos. As formas de seleo de mdulos so: 1. Clique sobre o mdulo para realizar a seleo individual. 2. Pressione Ctrl + T para selecionar todos os mdulos do projeto.

3. Mantenha a tecla Ctrl pressionada e clique individualmente sobre os mdulos que devem ser selecionados.

Alterar as dimenses dos mdulos


1. Clique sobre o mdulo para selecion-lo.

2. Clique em Propriedades, no Painel de Ferramentas, localizado direita da tela do Promob.

3. Na categoria Dimenses, informe as dimenses do mdulo.

Observao: a possibilidade de alterar as dimenses dos mdulos esta associada verso do Promob utilizado.

Posicionar mdulos
O posicionamento do mdulo pode ocorrer de acordo com as dimenses totais do plano em que foi inserido, ou ainda utilizar a posio de outros mdulos como referncia. Ferramentas que podem ser utilizadas para realizar o posicionamento dos mdulos no projeto: 1. Cotas: determina a posio de um mdulo no plano, considerando, ou no, outros mdulos no mesmo plano, de acordo com o status da opo coliso.

2. Centralizar em X e Y: centraliza mdulos horizontalmente (X) e verticalmente (Y) em um plano.

Movimentar mdulos
A movimentao dos mdulos pode ser realizada atravs do mouse, teclado ou ferramenta movimentao e pode estar limitada em um determinado sentido (X ou Y), ou de acordo com o espao livre para sua movimentao: 1. Mouse: clique sobre o mdulo e arraste. 2. Teclado: selecione o mdulo e utilize as setas direcionais, PgUp e Pg Down para realizar a movimentao, de acordo com a direo desejada. 3. Ferramenta Movimentao - Deslocamento: selecione o mdulo e aps, no painel de ferramentas direita, clique em Movimentao, opo deslocamento. Informe o valor da movimentao e clique sobre a seta que representa o sentido da movimentao.

Inserir agregados
Agregados so itens opcionais que podem ser inseridos nos mdulos do ambiente.

2. Clique em Agregados, no Painel de Ferramentas, localizado direita da tela do Promob.

1. No ambiente, clique sobre o mdulo em que o agregado ser inserido/alterado.

3. Na lista de agregados, selecione o agregado que deseja inserir atravs de clique na caixa disponvel ao lado de sua descrio.

Inserir automaticamente tampos, rodaps, vistas


Atravs da ferramenta Insero Automtica possvel realizar a insero de agregados em vrios mdulos ao mesmo tempo, automatizando o processo de insero de agregados.

1.Na janela Insero Automtica, na aba Ambiente, selecione os agregados que devem ser inseridos automaticamente. Clique em Inserir.

2. Observe os agregados inseridos nos mdulos.

Observao: se a janela Insero Automtica no estiver disponvel na lateral esquerda da tela principal do Promob, clique no menu Exibir, selecione a opo Janelas e aps Insero Automtica.

Definir modelos para os mdulos


Atravs dos modelos possvel determinar o acabamento dos mdulos presentes no ambiente.

1. Clique nas opes de modelo que deseja alterar e selecione na lista o acabamento desejado. Para alterar o modelo de todos os mdulos, realize a troca de modelos utilizando a aba Todos.

2. Para alterar o modelo dos mdulos selecionados no ambiente, utilize a aba Seleo.
Observao: a disponibilidade de acabamentos e opes de modelos esto associadas verso do Promob utilizado.

Abrir/Fechar mdulos
1. No ambiente, selecione o mdulo que deseja abrir.

2. Clique em Aberturas, no Painel de Ferramentas, localizado direita da tela do Promob. 3. Movimente a linha cor de rosa (que representa a abertura), para abrir/fechar o mdulo.

Dicas
1. Inserir o mdulo do piso na parede 2. Inserir puxador perfil no mdulo 3. Alterar modelo das portas dos mdulos 4. Alterar o nmero de prateleiras do mdulo 5. Movimentar cabideiro dentro do armrio 6. Inserir cuba na pia 7. Inserir tamponamento nos mdulos 8. Inserir portas deslizantes 9. Inserir tampo nos mdulos 10. Inserir gaveteiro no armrio 11. Inserir porta de vidro em armrios 12. Inserir pontos eltricos e hidrulicos 13. Ocultar mdulos 14. Agrupar mdulos 15. Criar vdeo do projeto

Geometria
1. Construo de geometria 2. Editor de Forma 3. Editor de Perfil

Construir geometria
A ferramenta geometria permite a construo de objetos com formas irregulares como tampos, rebaixos, mdulos que no esto na biblioteca, com qualquer dimenso.

1. Clique no boto Geometria e selecione a opo Construir Geometria.

2. Observe que o cursor do mouse alterado. Clique com o boto direito do mouse sobre o plano que deseja construir a geometria. Por padro, o plano de construo de uma geometria o piso.

Construir geometria
3. Aps definir o plano e o primeiro vrtice da geometria, mova o mouse o clique para definir o segundo vrtice.

4. Repita o procedimento at criar a forma da geometria que deseja.

5. Clique com o boto direito do mouse para finalizar construo da geometria.

Editar a forma da geometria


Para editar a forma de geometrias construdas no ambiente utilize o editor de formas.

Editar o perfil da geometria


A opo de edio do perfil usada para definir um formato para a borda da geometria construda no ambiente. atravs do editor de perfil que podemos definir a borda para o tampo ou os formatos para os rebaixos nos tetos, por exemplo.

Dicas
1. Criar espelho bisot 2. Representar rea molhada 3. Criar rebaixo de gesso 4. Construir sanca 5. Construir rodaps 6. Construir tampo de granito 7. Construir teto com caimento 8. Representar telhado quatro guas

Materiais
1. Materiais e Modelos 2. Aplicao 3. Favoritos

Materiais e Modelos
Materiais: Para gerar imagens prximas realidade, o Promob simula as caractersticas de cada item do projeto (vidro, pedra, madeira) atravs dos materiais, que so texturas ou cores que possuem caractersticas prprias do material ao qual ele representa. A janela de materiais est posicionada na parte inferior da interface principal do Promob e est organizada de acordo com as categorias de materiais. Materiais podem ser aplicados no piso, nas paredes, em geometrias, no teto e em itens da biblioteca Decore. Modelos: Os modelos so os acabamentos que podem ser aplicados para a modulao inserida no ambiente do projeto. possvel que o projetista escolha os modelos dos mdulos em qualquer etapa do desenvolvimento do projeto. Atravs do Painel de Modelos, localizado no lado direito da interface principal do Promob, o usurio pode escolher junto ao seu cliente, por exemplo, o modelo de porta, coisa de caixa, estilo de puxador, cor dos tampos, entre outros. No Painel de Modelos, os mdulos esto divididos em componentes, o que permite a aplicao de acabamentos diferentes para os itens de um mesmo mdulo. A estrutura e opes disponveis na ferramenta modelos variam de acordo com o Promob utilizado.

Aplicar materiais

2. Defina o local onde o material deve ser aplicado: a) Face: aplica o material na face do item selecionado; b) Tudo: aplica o material em todas as faces do item.

1. Na janela de materiais, Selecione o material a ser aplicado e arraste-o para o local onde deve ser aplicado.

Materiais favoritos
1. Clique com o boto direito do mouse sobre o material que deseja salvar nos Favoritos e clique em Adicionar para favoritos.

2. Informe um nome para o material clique em OK.

3. Visualize o material na guia Favoritos.

Dicas
1. Rotacionar texturas 2. Inserir texturas externas no projeto 3. Alterar a cor do rejunte do azulejo 4. Alterar tamanho dos azulejos 5. Aplicar textura de tijolo na parede 6. Aplicar dois acabamentos na mesma parede 7. Aplicar material em aberturas 8. Inserir uma foto no projeto 9. Aplicar papel de parede 10. Inverter sentido do veio da madeira

Impresso
1. Viewport 2. Listagem 3. Lista de modelos 4. Cotas 5. Texto

Viewport
Para imprimir possvel criar apenas uma vista do ambiente ou desenvolver um layout mais elaborado, contendo vrias vistas, imagens, cotas, entre outros. As Viewports so links entre a pgina de impresso e o ambiente 3D. 2. Para inserir a viewport: 1. Na pgina de impresso, clique no boto Viewport, localizado na barra de ferramentas laterais. a) clique em um local sobre a pgina, definindo o incio da viewport; b) mova o mouse (sem pressionar). Clique em outro local, definindo o final da viewport; c) a imagem do ambiente 3D exibida na viewport.

Listagem
O projetista poder inserir uma lista dos itens que foram utilizados no projeto utilizando na ferramenta Listagem. 1. Na pgina de impresso, clique no boto Listagem, localizado na barra de ferramentas laterais.

2. Defina a configurao da listagem.

3. Insira a listagem da mesma forma que inseriu a viewport.

Lista de Modelos
Utilize a ferramenta Informaes Modelos para inserir a lista dos modelos utilizados nos mdulos do projeto. 1. Na pgina de impresso, clique no boto Modelos, localizado na barra de ferramentas laterais.

2. Clique na folha de impresso e movimente o cursor diagonalmente para criar a lista de modelo. Clique novamente para finalizar a insero.

Cotas
Informaes com relao a dimenses e distncias entre os diversos itens podem ser de grande importncia para simplificao do trabalho de montagem do projeto. 1. Na pgina de impresso, clique no boto Cota Linear, localizado na barra de ferramentas laterais.

2. Clique no primeiro ponto, mova o mouse e clique no segundo ponto.

3. Movimente o mouse para esquerda/direita ou cima/baixo para posicionar a cota.

Dicas
1. Imprimir o projeto colorido 2. Imprimir o projeto em preto e branco 3. Salvar uma imagem com cotas 4. Inserir logomarca da loja na impresso 5. Cotar o projeto em planta baixa 6. Cotar o projeto em vista frontal 7. Imprimir duas vistas do projeto na mesma folha 8. Imprimir projeto em folha A3 9. Imprimir projeto em folha A2 10. Criar prottipo de impresso

Oramento
1. Listagem 2. Oramento 3. Margens

Oramento

Tipos de oramentos:
Listagem: lista de produtos sem informao de preo.

Oramento: lista de produtos com informao do preo do projeto que ser repassado ao cliente.
Oramento resumido: informao do preo do projeto que ser repassado ao cliente, sem detalhamento de produtos. Pedido: lista de produtos utilizados no projeto que ser enviado para a fbrica.
A disponibilidade dos tipos de oramento est associada verso do Promob utilizado.

Listagem
1 1. Opes de exportao da Listagem.

2
2. Informaes exportadas da tela Dados do Cliente. 3 3. Lista de produtos inseridos no projeto sem informao de preo, separados por linhas de produtos.

Oramento
1 1. Opes Listagem. de exportao da 2 4

2. Informaes exportadas da tela Dados do Cliente. 3. Lista de produtos inseridos no projeto sem informao de preo, separados por linhas de produtos. 4. Acesso ao cadastro de Margens. 5. Preo final do produto. 6. Valor final do projeto. 3 5

Oramento Resumido
1 1. Opes Listagem. de exportao da 3

2. Informaes exportadas da tela Dados do Cliente. 3. Acesso ao cadastro de Margens.

4. Valor final do projeto.

4 4 1

Margens
PREO FBRICA
(custo do projeto para a fbrica)

PREO LOJA
(valor do projeto para a loja) PREO FBRICA + % DE PEDIDOS

PREO CLIENTE
(valor do projeto para o cliente) PREO LOJA+ % DE ORAMENTO

Os valores percentuais informados nos campos da coluna Pedido iro incidir sob o preo fbrica, resultando no preo loja (quanto o projeto ir custar para a loja).

Os valores percentuais informados nos campos da coluna Oramento iro incidir sob o preo loja, resultando no preo cliente (quanto o projeto ir custar para o cliente).

Dicas
1. Senha das margens 2. Como as margens so calculadas 3. Importar margens 4. Exportar margens

Iluminao e renderizao
1. Luz padro e luminrias 2. Editor de Luzes 3. Renderizao

Luz padro e luminrias


A luz padro tem o efeito de uma luz ambiente, que espalha o efeito de iluminao por uma grande rea o projeto.

1. Clique sobre a luz padro e arraste, para definir sua posio.

2. Com a luz selecionada, defina nas propriedades, a intensidade da luz e em Posio - Z a altura da com relao ao piso.

Luz padro e luminrias


possvel utilizar outros pontos de luz no projeto atravs da insero de luminrias presentes na linha Decore. Todas as luminrias possuem uma ou mais luzes agregadas, possibilitando a alterao de suas propriedades para obter melhores resultados. As luzes agregadas s luminrias podem ser: Luz Spot: tipo de luz onde possvel determinar a direo do foco. Luz Ambiente: semelhante luz padro, no possui foco, ilumina o ambiente inteiro. 1. Clique na luminria que deseja inserir e arraste para o plano onde deseja inseri-la .

Editor de Luzes
A partir do editor de luzes possvel alterar as propriedades das luzes inseridas no projeto ou incluir novos pontos de luz. 1. As opes de luzes esto disponveis na barra de ferramentas superior.

2. Aps inserir o ponto de luz, selecioneo para configurar suas propriedades no painel direita.

Renderizao
o processo pelo qual o Promob rene todas as informaes presentes no projeto e gera uma imagem. A imagem resultante da renderizao exibe os efeitos de iluminao aplicados ao projeto, reflexos, sombras e outras propriedades de materiais que no so visveis no ambiente 3D. 1. Clique na ferramenta Render e selecione uma das opes de qualidade.

2. Enquanto a imagem renderizada, voc pode continuar seu trabalho com o Promob, inclusive pode solicitar a renderizao de outras imagens. 3.

Dicas
1. Definir intensidade dos pontos de luz 2. Alterar tonalidade do ponto de luz 3. Ajustar foco da luz spot 4. Suavizar o efeito da luz spot 5. Configurar luz ambiente padro 6. Criar efeito de luz entrando pela janela 7. Dicas de renderizao e iluminao de projetos

Atualizao do Promob

Atualizar o Promob
1. Clique no menu Ferramentas e selecione a opo Atualizar o Promob. Na janela que exibida, clique em Verificar.

2. So exibidos os componentes disponveis para atualizao. Clique no boto Novidades para consultar informaes sobre a atualizao do componente. Aps, selecione os componentes que deseja atualizar. Clique em Atualizar Itens.

3. Salve as alteraes do projeto e clique em Instalar.

Novidades do Promob 2013

You might also like