You are on page 1of 8

Direito Internacional Privado Perguntas e Respostas

1)

Quais as principais diferenas entre o direito internacional privado e o direito internacional publico?

R: O direito internacional privado um sobredireito, pois indica o direito aplicvel e no soluciona um litgio, assim, trata-se de um ramo que possui normas conflituais, indiretas, que no proporcionam uma soluo, mas trazem o direito incidente sobre determinado fato jurdico. O direito internacional pblico trata das relaes entre Estados soberanos, Organizaes Internacionais Intergovernamentais, como a ONU, FMI, por exemplo, e pessoas e demais entes, como as organizaes no governamentais (Greenpeace) no mbito internacional. 2) Explique o que direito uniforme e a sua distino com o direito internacional privado. R: O direito uniforme, substantivo ou material o que procura alcanar a unidade do direito dentro do seu campo de atuao, delineado por preceitos jurdicos concordantes e indicativos do direito aplicvel, que estejam em vigor em dois ou mais estados, portanto, o tratado internacional um instrumento jurdico de utilizao neste caso e, dentro de seu mbito, perante aos Estados, que esto em vigor as normas jurdicas uniformizadas. Assim, o direito uniforme do direito internacional privado so distintos, mas se interligam pois os tratados internacionais apenas promovem a uniformizao de algumas normas. 3) Explique o que direito comparado e sua distino com o direito internacional privado. R: O direito comparado estuda, mediante contraposio, vrios sistemas jurdicos distintos examinando suas regras, fontes, histrias e diversos agentes sociais e polticos. No direito internacional privado, distintamente do direito comparado, no h estudo de sistemas jurdicos, mas sim, concretiza-se no momento da busca pela melhor composio para os conflitos envolvendo diferentes ordenamentos jurdicos. 4) O que lex mercatoria e sua distino com o direito internacional privado.

R: A lex mercatoria um complexo de normas que compem um sistema jurdico integro e com mecanismos de concisos para a soluo de controvrsias e sanes prprias, com o

intuito de aumentar a segurana nas relaes jurdicas comerciais internacionais realizadas entre indivduos que se localizam em diferentes Estados. Confirme o conceito exposto sobre lex mercatoria percebe-se que no tem nenhuma ligao com o direito internacional privado, j que este apenas visa indicar o direito aplicvel trazendo o direito incidente sobre determinado fato jurdico.

5)

Qual o objeto do direito internacional privado?

R: O direito internacional privado regula e promove o estudo de um conjunto de regras que determinam qual o direito material aplicvel s relaes jurdicas particulares, sejam entre pessoas fsicas como o divrcio, por exemplo, jurdicas, como o comrcio, e estabelece qual a jurisdio competente para dirimir determinado conflito. Feitas tais colocaes, cabe apresentar tal objeto do direito internacional privado, so: a) Condio jurdica do estrangeiro: visa dar o conhecimento dos direitos do estrangeiro de entrar e permanecer no pas, domiciliar-se ou residir-se no territrio nacional, sem haver prejudicidade sob o crivo econmico, poltico e social b) Conflito de Jurisdies: atenta-se observar a competncia do Poder Judicirio, solucionando determinadas situaes que dizem respeito a pessoas, coisas ou interesses que extrapolam o limite soberano de um Estado, devendo reconhecer e executar sentenas proferidas no estrangeiro. c) Conflito de leis: analisam-se as relaes humanas conectadas a dois ou mais sistemas jurdicos, nos quais as regras materiais no so concordantes, apenas o direito aplicvel a uma ou diversas relaes jurdicas de direito privado com conexidade internacional. d) Direitos adquiridos no mbito internacional: visa considerar a mobilidade das relaes jurdicas, surgindo-se uma jurisdio, refletindo seus efeitos posteriormente a sujeio de uma legislao distinta. e) Nacionalidade: caracteriza-se o nacional de cada Estado, sob as formas originrias e derivadas de atribuio de nacionalidade, da perda, requisio, dos conflitos positivos e negativos em caso de polipatrdia, apatrdia e restries nacionais por naturalizao. 6) Em que consiste o direito internacional provado brasileiro?

R: O direito internacional privado brasileiro observa as relaes jurdicas existentes no plano interno que possuam elemento estrangeiro. Assim, devem-se verificar os critrios legais para solucionar determinados conflitos. 7) O que elemento de conexo?

R: O elemento de conexo so normas estabelecidas pelo direito internacional privado que indicam o direito aplicvel a uma ou diversas situaes jurdicas unidas a mais de um sistema jurdico. Pode-se chamar tambm de normas indiretas ou indicativas, devido apontar o direito que ir aplicar no caso concreto nas relaes particulares com conexo internacional, mas sem solucion-lo, apenas indicam. 8) Para que servem as espcies de elemento de conexo e aponte alguma delas.

R: As espcies de elemento de conexo servem para viabilizar a soluo do direito ao caso concreto. O rol de espcies de elemento de conexo no exaustivo, apenas exemplificativo, so elas: lex damni, lex domicilii, lex fori, lex locu actus, lex loci celebrationis, lex loci contractus, lex loci delicti, lex loci executionis, lex loci solutionis, lex monetae, lex patriae, lex rei sitae, lex voluntatis, locus regit actum, moblia sequuntur personam. 9) O casamento celebrado fora do territrio nacional poder ser reconhecido como vlido no ordenamento jurdico brasileiro? R: Conforme leciona Maristela Basso, toda relao matrimonial constituda no exterior, em conformidade com a forma estabelecida pela lei local de celebrao do casamento, ser reconhecida como vlida no ordenamento brasileiro, salvo naqueles casos em que o ato realizado violar a ofensa ordem pblica ou fraudar a lei nacional. Portanto, alude-se de acordo com a expresso latina do lex loci celebrationis. 10) O que lex fori? R: Lex fori a norma jurdica aplicada do foro em que ocorre a demanda judicial entre os litigantes (partes conflitantes). 11) O que lex domicilli? R: A lex domicilli a norma jurdica a ser aplicada do domicilio dos envolvidos da relao jurdica em que possui, bem como a capacidade (atos da vida civil) e a pessoa fisica (conjuntos de atributos que distinguem uns indivduos dos outros). O art. 7 da Lei de Introduo as Normas do Direito Brasileiro diz:

A lei do pas em que for domiciliada a pessoa determina as regras sobre o comeo e o
fim da personalidade, o nome, a capacidade e dos direitos de famlia 12) Explique, o que lex rei sitae? R: Lex rei sitae ou lex situs o elemento de conexo que determina a norma jurdica que ser aplicada conforme o local em que a coisa se encontra. O art. 12 1, da LINDB, diz:

S a autoridade judiciria brasileira compete conhecer das aes relativas a imveis


situados no Brasil 13) O que lex loci contractus? R: lex loci contractus a determinao de que a regra ser aplicada do local em que o contrato foi firmado para reger o seu comprimento, desde que no tenha o intuito de fraudar a lei. 14) O que lex patriae? R: lex patriae determina qual ser a lei aplicada a nacionalidade da pessoa fsica que rege o estatuto pessoal, caracterizando pelos aspectos primordiais e juridicamente de relevo da vida de uma pessoa, como o nascimento, personalidade, capacidade jurdica, poder familiar, morte, entre outros.

15) O que significa moblia sequuntur personam? R: moblia sequuntur personam determina a lei aplicvel do local dos bens mveis em que seu proprietrio est domiciliado. 16) Quais so as fontes do direito internacional privado? Explique cada uma delas. R: As fontes do direito internacional privado so: a Lei, os tratados e convenes internacionais, os costumes, a jurisprudncia e a doutrina. a)A lei tida fonte do direito internacional privado e segue de acordo com os preceitos

da ordem publica com normas internas. Como exemplo, a Lei de Introduo as Normas do Direito Brasileiro, o Cdigo de Processo Civil, o Cdigo Civil, o Estatuto do Estrangeiro, a Lei dos Refugiados, a Lei de Arbitragem e, no deixamos de nos esquecer da Constituio Federal de 1988. b)Os tratados e convenes: so acordos bilaterais, regionais e multilaterais de que so signatrios os Estados e que tem como o escopo de aplicao de vrias relaes jurdicas compreendidas pelo direito internacional privado, direito processual civil internacional e matrias correlatas. Trata-se, em outros casos de grande fonte de inspirao para a interpretao e aplicao das normas do direito internacional privado, mesmo quando no ratificados pelo o Estado. O Cdigo Bustamante, promovido pelo Tratado de Direito Internacional Privado de 1928, tratou das mais diversas reas como famlia e proteo internacional de crianas, mas, na prtica o tratado foi esquecido com o tempo , conforme Beat Walter Rechsteiner. c)O costume, segundo Maristela Basso: exprime-se pela prtica reiterada de determinados comportamentos que, como a experincia e o transcurso do tempo, admitem-se como juridicamente observveis, vinculando imediatamente os indivduos no plano interno do Estado. H dois requisitos para constatar-se o costume: o elemento material, externo (pratica constante de determinados atos pelos Estados) e o elemento subjetivo, interno (convico jurdica dos Estados de observncia de uma norma jurdica como elemento autentico do direito consuetudinrio). d)A jurisprudncia, na viso de Espnola, concordada por Maristela Basso que, na falta de leis internas e costumes, recorrero a jurisprudncia, da, observar o juiz as regras hermenuticas. e)A doutrina desempenha papel primordial para a adaptao da disciplina s demandas de regulao das relaes jurdicas que geram efeitos em mais de um pas ao mesmo tempo. Pode-se dizer que um conjunto de estudos, pareceres, artigos, de carter cientifico consignados em obras, como livros, revistas, jornais jurdicos, em que tratam de teorias ou interpretaes temtica do direito internacional privado. Assevera Irineu Strenger que a doutrina no tem fora de obrigatoriedade, mas pode incluir-se nas decises dos tribunais, em casos de elaborao das regras de direito e tratados internacionais, portanto, tem sido guia dos interessados na soluo dos casos concretos. 17)Explique, o que ordem publica?

R: No direito internacional privado, deve ser entendido como o reflexo da filosofia sciopolitico-juridica de toda legislao. noo de foro intimo do intrprete que em seu convencimento e deciso, no caso dos magistrados e rbitros, deve buscar a moral bsica de uma nao, atendendo sempre s necessidades econmicas de cada Estado, compreendendo os planos poltico, jurdico, econmico e moral de todo Estado constitudo. No direito brasileiro, aplica-se o art. 17 da Lei de Introduo s Normas do Direito Brasileiro, que reza:

As leis, atos e sentenas de outro pas, bem como quaisquer declaraes de vontade,
no tero eficcia no Brasil, quando ofenderem a soberania nacional, o ordem pblica e os bons costumes (grifo nosso). Neste ponto, explica Beat Walter Rechsteiner, A reserva da ordem pblica uma clusula de exceo que se prope a corrigir a aplicao do direito estrangeiro, quando este leva, no caso concreto, a um resultado incompatvel com os princpios fundamentais da ordem jurdica. Antigamente, como mostra Jacob Dolinger que a ordem publica at foi colocada em favor de Estado estrangeiro, quando num caso concreto, execuo por dvida de jogos de azar contrada nos Estados Unidos. A defesa argumentava pela improcedncia da ao, mas o TRF do Distrito Federal julgou procedente a ao mandando o ru o pagamento da dvida, aplicando inclusive o art. 9 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil (antiga nomenclatura). 18)que fraude lei? Explique. R: A fraude lei (fraus legis) uma forma de abuso de direito, ou seja, o agente altera o elemento conexo para beneficiar-se da lei que lhe mais favorvel, em detrimento daquela que seria realmente aplicvel. Para caracterizar-la deve-se observar: a)Pretende-se evitar a aplicao de determinadas normas substantivas ou materiais do direito interno ou do direito estrangeiro, cujas conseqncias so legais, porm indesejadas. b)Planeja-se uma manobra legal extraordinria para obter o resultado desejado. P. ex. um divrcio que no possvel nos pais de origem. c)Como na maioria dos casos, o objetivo evitar a aplicao do direito substantivo ou material interno, transferindo atividades e praticando atos para o exterior, como pode ocorrer ainda, a escolha do foro favorvel no estrangeiro com a mesma inteno. A fraude a lei deve ser admitida quando o objetivo evitar a aplicao de normas cogentes e imperativas no direito interno, abrangendo, tambm as normas do direito estrangeiro. 19)Qual a sano da lei contra uma fraude lei praticada em vista de uma relao jurdica

de direito privado com conexo internacional? R: A sano a de que uma sentena, negcio jurdico ou outro ato jurdico no ser reconhecido pelo direito interno, portanto, no surtir efeitos jurdicos no pas, mas conforme o caso concreto, por vezes, pode o magistrado valer-se da reao adequada no desconsiderando totalmente devido a lex fori. 20)O que reenvio? R: o reenvio, retorno ou devoluo o modo de interpretar a norma de direito internacional privado, mediante a substituio da lei nacional pela estrangeira, desprezando o elemento conexo apontado pela ordenao nacional, para dar preferncia indicada pelo ordenamento jurdico (Lei de Introduo ao Cdigo Civil Interpretada, Maria Helena Diniz, p.415). Na Lei de Introduo as Normas do Direito Brasileiro, mais precisamente no art. 16, diz:

Quando, nos termos dos artigos precedentes, se houver de aplicar a lei estrangeira,
ter-se- em vista a disposio desta, sem considerar-se qualquer remisso por ela feita a outra lei(grifo nosso). O que o artigo acima pretende expor, atenta-se expressamente que proibido, no ordenamento jurdico brasileiro interno que, se houver aplicao da lei estrangeira, tendo em vista em disposio deste, desconsidera qualquer remisso por ela feita a outra lei. 21)A qualificao uma teoria? Se afirmativa, responda: quem a elaborou e o que significa. R: A qualificao uma teoria, elaborada pelo alemo Franz Kahn e por Etienne Bartin na Frana. Significa, a qualificao serve para adequar um caso concreto a uma especialidade do direito que lhe pertinente, como exemplo: famlia, obrigaes, contratos, sucesses, etc; classificando matria jurdica e definindo as questes principais, como no caso do divrcio e questes prvias, num regime de bens ou paternidade, como exemplo. Jacob Dolinger diz: um processo tcnico-juridico sempre presente no direito, pelo qual classificam ordenadamente os fatos da vida relativamente s instituies criadas pela Lei ou pelo Costume, a fim de bem enquadrar as primeiras nas segundas, encontrando-se assim a soluo mais adequada e apropriada para os diversos conflitos que ocorrem nas relaes humanas. 22)O que Questo prvia? R: A questo prvia um instrumento que diante da questo principal, o juiz deve tratar, de

forma antecipada, uma questo anterior. P. ex. ao de paternidade (questo anterior), alimentos (questo posterior).

You might also like