You are on page 1of 3

01/10/13

Conhea os exames para entrar bem na terceira-idade | Minha Vida

CORPO & SADE CORPO E SADE MEU BEB

Ver todos os canais MODA MULHER

MSN VIAGEM

Vdeo

Outlook.com

Faa do MSN minha pgina inicial

Voc sabe hidratar seus cabelos em casa? descubra aqui ;)

Ol, faa login para ganhar pontos e medalhas. Novo usurio? Comece aqui.

Sade Home > Sade > Galerias

Alimentao

Beleza

Fitness

Famlia

Bem-Estar

Conhea os exames para entrar bem na terceira-idade


Densitometria ssea e colonoscopia so essenciais a partir dos 50 anos
Por Carolina Serpejante - publicado em 01/10/2013 O aumento da populao idosa uma realidade tambm aqui no Brasil: nos ltimos 30 anos a expectativa de vida do brasileiro passou de 62 para 73 anos, segundo dados do Ministrio da Sade. No Dia do Idoso (01 de outubro), o grande desafio entender como envelhecer de forma saudvel, mantendo corpo e mente ativos. Nesse cenrio, importante estar atento s doenas que tm como um dos principais fatores de risco a idade - e nada melhor do que iniciar os exames de rastreamento na faixa etria recomendada, ou ento continuar fazendo aqueles que, se j eram importantes antes, passam a ter ateno redobrada aps a meia-idade. Confira essa lista e no se esquea: na dvida sobre qualquer alterao no seu corpo ou sintoma diferente, pergunte ao seu mdico!

1 de 12

Hemograma
O conhecido exame de sangue ajuda o mdico a identificar diversos aspectos da sua sade ? principalmente os males do corao, que so mais incidentes a partir dos 50 anos de idade. " com esse exame rpido e simples que o mdico consegue avaliar ndices importantes como o colesterol (tanto o LDL, o colesterol ruim, quanto o HDL, conhecido como bom colesterol) e o perfil lipdico, que revela se h ou no risco para aterosclerose, AVC ou hipertenso arterial", explica o geriatra Clvis Cechinel, do laboratrio Pasteur, em Braslia.

TSH
A incidncia de hipotireoidismo aumenta com o passar da idade, principalmente nas mulheres. Isso porque na fase da menopausa muito comum a mulher sofrer da tireoidite de Hashimoto ou tireoidite crnica, doena autoimune em que o corpo produz anticorpos que atacam a tireoide, fazendo deste distrbio a principal causa do hipotireoidismo . "Durante o climatrio, perodo em que as doenas autoimunes so mais frequentes, possvel que o metabolismo de hormnios, como estrgeno, esteja produzindo fatores desencadeantes para doenas autoimunes, entre as quais a doena de Hashimoto", afirma a geriatra Silvia Prado, da equipe do Lar Sant'Ana. Dessa forma, o exame de TSH importante para verificar se h alguma alterao significativa no funcionamento da tireoide que precise de tratamento.

Densitometria ssea
O exame de densitometria ssea usado para medir a densidade de nossos ossos, ou a massa ssea. "Ele usa um aparelho especial de raio-x, e

msn.minhavida.com.br/saude/galerias/16869-conheca-os-exames-para-entrar-bem-na-terceiraidade

1/3

01/10/13

Conhea os exames para entrar bem na terceira-idade | Minha Vida

o melhor exame para controlar a evoluo da osteoporose e de seu tratamento", diz o geriatra Clvis. O controle com o exame geralmente anual, mas a frequncia pode mudar conforme orientao. "A densitometria avalia o grau da osteoporose e acusa a probabilidade de fraturas", lembra. Por isso mesmo que um exame de extrema importncia a partir dos 50 anos, uma vez que nossos ossos crescem somente at os 20 anos e sua densidade aumenta at os 35 anos, comeando a perder-se progressivamente a partir disso.

Colonoscopia
O cncer de clon e reto tem, entre os principais fatores de risco, a idade. O consumo de lcool, o tabagismo e uma dieta pobre em fibras e rica em gordura so outros fatores de risco para esse tipo de cncer. O exame consegue identificar alteraes da mucosa do intestino que podem evoluir para um cncer e o tratamento dessas alteraes j reduz o risco da doena. A colonoscopia deve comear a ser feita a partir dos 50 anos de idade para pessoas sem histrico familiar da doena. Aqueles que possuem fatores de risco devem incluir o exame na rotina aps os 40 anos ou 10 anos antes da idade do caso mais precoce na famlia. "A colonoscopia tambm pode ser indicada em investigao de dores abdominais, alterao do hbito intestinal, hemorragias pelo nus, diarreias e outras queixas relacionadas", explica a especialista. Se os exames forem normais, devem ser repetidos a cada cinco ou dez anos. J o resultado alterado deve ser repetido conforme orientao do mdico.

Raio-X de trax
Essencial para quem fumante, o raio-x de trax importante para avaliar o estado dos pulmes aps os 50 anos. "Apesar do cncer de pulmo no ser o mais prevalente, um tipo de cncer mais agressivo", afirma a pneumologista Sandra Aparecida Ribeiro, da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisilogia (SBPT). Por isso, se o indivduo ou foi fumante, deve visitar um pneumologista anualmente para deteco desse problema ? aps a meiaidade esse exame se torna mais importante, uma vez que quanto mais tempo de exposio ao cigarro, maiores os riscos. A visita ao pneumologista tambm deve acontecer sempre que a pessoa for vtima de gripes ou resfriados. Sintomas como uma tosse que demora a se curar no podem ser ignorados. "O risco de o problema evoluir para uma pneumonia maior e pode levar o paciente morte". Outro cuidado fundamental tomar as vacinas contra infeces respiratrias (gripe e pneumonia, por exemplo) disponveis para pessoas de mais idade em postos pblicos.

Eletrocardiograma
O sistema cardiovascular sofre diversas modificaes com o decorrer da idade, que culminam com o comprometimento da funo cardaca. "Ocorrem alteraes estruturais no corao, nas vlvulas cardacas e nas paredes das artrias", explica a geriatra Silvia. Tais modificaes acarretam em diminuio da reserva funcional, limitando o desempenho cardiovascular durante as atividades fsicas e em outras situaes de grande demanda. Por isso, recomenda-se uma visita anual ao mdico a partir dos 40 ou 50 anos, que far uma anlise clnica do paciente, avaliando se ele apresenta fatores de risco como obesidade e gordura abdominal - alm de solicitar o ecocardiograma e medir a presso arterial. O eletrocardiograma um exame que mede a frequncia cardaca e suas oscilaes se a pessoa est em atividade intensa ou repouso. Isso ajuda o mdico a encontrar alteraes, como insuficincia cardaca, arritmias e outras cardiopatias. Junto do eletrocardiograma, importante manter as medidas de presso arterial uma vez ao ano, mesmo para quem no sofre de hipertenso , ajudando na preveno e tratamento da doena.

Exame de toque retal e PSA


A partir dos 45 ou 50 anos, todo homem deve marcar uma consulta com um urologista anualmente, pois o risco de um cncer de prstata ser diagnosticado nessa idade aumenta. A investigao correta para a doena feita com uma histria clnica completa, dosagem de PSA, toque retal e ultrassom de prstata por via retal. "O PSA uma protena que a prstata normal pode produzir e o tumor de prstata produz em quantidade muito maior", explica o geriatra Clvis. Esses exames devem ser feitos sempre e em conjunto, pois o toque retal nem sempre pode detectar um cncer que apresenta dosagem de PSA, assim como de 24 a 40% dos tumores no apresentam altas dosagens da protena PSA, no sendo detectados pelo exame - mas podem ser pelo toque. "O exame de toque retal tambm nos d informaes adicionais sobre a prstata, mesmo que no relacionado doena maligna, como a hiperplasia prosttica benigna." Alm disso, o exame de toque tambm possibilita encontrar plipos e fazer retirada de pele para bipsia.

Papanicolau e mamografia
A principal indicao da mamografia para o rastreamento do cncer de mama - e as mulheres entre 40 e 69 anos so as principais vtimas da doena. "Isso porque a exposio ao hormnio estrgeno (principal causador dos tumores) est no auge com a chegada dessa idade", explica a geriatra Silvia. A partir dos 50 anos, particularmente, os riscos entram em uma curva ascendente. Para mulheres que no tem histrico familiar e so assintomticas, a mamografia deve comear a ser feita a partir dos 40 anos. J para aquelas que possuem casos de cncer de mama na famlia, a mamografia deve comear a ser feita 10 anos antes do caso mais precoce entre as parentas que tiveram a doena. Por exemplo: se uma mulher descobriu um cncer de mama aos 40 anos, sua filha deve comear a fazer mamografias anualmente aos 30 anos. Juntamente com a mamografia, o exame de Papanicolau precisa continuar a ser feito mesmo aps os 50 anos - independente da vida da mulher continuar sendo ativa ou no. Segundo os especialistas, esse exame deve fazer parte da lista at os 70 anos. " preciso ficar claro que algumas infeces independem disso e que esse um exame importante", ressalta o geriatra Clvis.

Dosagens de vitamina D, clcio e PTH


Juntamente com a densitometria ssea, o exame para detectar deficincias de vitamina D (25-hidroxi vitamina D) e clcio no sangue e ossos essencial para o acompanhamento do risco de osteoporose a partir da meia-idade. "Quando os nveis de vitamina D esto abaixo do normal, sinal de que a associao do clcio nos ossos est ineficiente - j que a vitamina responsvel por essa ligao", afirma o geriatra Clvis. Alm disso, tambm pode ser pedido um exame de PTH - que indicam as quantidades do hormnio da paratireoide no seu organismo. Isso porque, explica o especialista, o PTH est relacionado com a absoro de clcio e vitamina D pelo intestino e rins. Dessa forma, altos nveis de PTH no sangue indicam que o clcio pode no estar sendo utilizado como deveria para o fortalecimento dos ossos, pois no consegue se ligar a eles, e o corpo precisa produzir mais PTH

msn.minhavida.com.br/saude/galerias/16869-conheca-os-exames-para-entrar-bem-na-terceiraidade

2/3

01/10/13

Conhea os exames para entrar bem na terceira-idade | Minha Vida

para descartar esses minerais circulantes no sangue. "Exames positivos para deficincia de vitamina D e clcio, em conjunto alguma alta dosagem de PTH, so bem suspeitos para acompanhamento de uma futura osteoporose e podem indicar a necessidade de suplementao vitamnica", ressalta Clvis.

Ureia e creatinina
Tambm importante que ele possa verificar a creatinina, para averiguar as funes do rim - uma vez que quanto maiores so os nveis de creatinina, menos eficiente est o rim. "A creatinina serve de suporte para fazer o clculo da taxa de quanto o rim consegue filtrar das impurezas que esto passando ali", conta o geriatra Clvis. Com o passar da idade esse valor vai subindo gradativamente, e a funo renal tambm vai diminuindo como um reflexo do envelhecimento - resta saber se esses nveis no resultaro em uma insuficincia renal mais grave. Esse acompanhamento ainda mais importante para pacientes com diabetes e hipertenso, j que essas condies elevam o risco de complicaes renais. "A dosagem da creatinina muito importante, pois ela pode aumentar de forma assintomtica, servindo de alerta para a possibilidade de uma doena renal."

Glicemia de jejum
O risco de diabetes tipo 2 aumenta consideravelmente a partir dos 45 anos, principalmente por conta do aumento dos fatores de risco, como obesidade - por isso, pessoas que tem histrico familiar da doena e no fazem esse exame com frequncia devem considerar incluir a dosagem na lista de exames anuais a partir desse perodo. Portadores de diabetes tipo 1 fazem o exame de glicemia de jejum com maior frequncia, pois precisam saber os nveis de glicose para ajustar a dose de insulina a ser aplicada - nesse caso o exame feito em jejum ou ento antes da prxima aplicao, usando um aparelho chamado glicosmetro. Portadores de diabetes tipo 2 em uso de medicao oral e eventualmente insulina fazem o exame com uma frequncia menor, geralmente durante a consulta mdica.

Exames oftalmolgicos
Aps os 50 anos, doenas como a catarata e o glaucoma tm maior incidncia, da a necessidade de uma visita anual ao oftalmologista. "Grande parte das doenas dos olhos so irreversveis, ento identificar o problema precocemente pode eliminar a necessidade de cirurgias", afirma o oftalmologista Marco Antonio Alves, diretor da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. O especialista lembra ainda que possvel identificar outras doenas silenciosas, como o diabetes e a hipertenso, apenas por meio de exames oculares. "E mesmo quem j sabe que portador dessas doenas pode melhorar o controle clnico delas em uma consulta oftalmolgica", complementa.

No deixe de consultar o seu mdico. Encontre aqui mdicos indicados por outras pessoas.

msn.minhavida.com.br/saude/galerias/16869-conheca-os-exames-para-entrar-bem-na-terceiraidade

3/3

You might also like