You are on page 1of 7

CENTRO DE ESTUDOS AFRO-ORIENTAIS / UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

SETOR RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA


Projeto de Atuao Pedaggica e Capacitao de Jovens Monitores MATERIAL DO ESTUDANTE
folder_afrobrasileiro.indd 1 27/1/2006 16:46:50

Caros estudantes:
Este um material de apoio sua visita ao Setor Religiosidade Afro-Brasileira do MAFRO, que vai ajud-los a saber mais sobre a arte sacra afro-brasileira. Durante a visita, o monitor far perguntas e lhes dar informaes que os ajudaro a compreender e apreciar os objetos do museu. Depois, em casa ou na sala de aula, este material pode ser utilizado para que vocs se lembrem da visita, propondo tambm questes para orient-los a olhar melhor para os objetos, para aprender com eles sobre a forma de ver o mundo dos adeptos do candombl. Pretendemos assim que os adeptos de outras religies aprendam a respeitar o candombl, compreendendo-o como instrumento de preservao da histria, dos saberes e da memria afro-baiana. Aproveitem bem a visita, tirem suas dvidas com os monitores e guardem este material com carinho!

Pra incio de conversa...


Muitas dvidas surgem quando o assunto candombl: muitos de vocs se perguntam por que precisam saber disso se so de outra religio. Alguns at mesmo tm medo, achando que o candombl pode ser alguma coisa ruim. Vamos ento comear a visita entendendo o que , anal, o candombl, porque importante conhecer sobre esta religio e porque o Museu Afro tem um setor inteiro dedicado a este tema. nag), da Nigria e do Benin, entre outros. No Brasil, estas tradies se misturaram entre si e com tradies indgenas e at com o catolicismo. Em cada terreiro, porm, h o predomnio de uma destas tradies, que faz com que ele se identique com uma das naes de candombl.

tem intermedirios entre Deus e os homens. Deus muito grande e difcil chegar diretamente at ele, ento precisamos dos intermedirios, que so os orixs, voduns e inquices. Eles representam ao mesmo tempo foras da natureza e ancestrais muito antigos, muito sbios e poderosos de todo um povo, que por isso so cultuados como divindades. Em todos os candombls tambm importante o culto aos ancestrais mais recentes, pessoas de nossa famlia ou do terreiro, que ao morrer passam a cuidar e proteger os vivos, assim como os orixs, voduns e inquices. Todas estas entidades tambm precisam ser cuidadas e homenageadas, atravs de oferendas de comidas e bebidas e da realizao de cerimnias nas quais a msica dos atabaques e as cantigas fazem com que eles se manifestem, danando e transmitindo sua fora seu ax e proteo aos homens.

Por que saber sobre o candombl importante?


Porque ele uma herana cultural e patrimnio histrico da populao negra da Bahia e do Brasil. Independentemente da sua religio, voc precisa saber sobre o candombl para entender a histria do Brasil, pois ele possibilitou a preservao e reelaborao dos conhecimentos culinrios, medicinais, lingsticos e artsticos africanos. Os colonizadores europeus tentaram destruir as culturas africanas e muito desta herana resistiu por ter sido preservada, de forma viva e dinmica, nos terreiros. O candombl tambm possibilitou a reestruturao das famlias africanas, que haviam sido destrudas pelo trco, no Brasil, preservando seus valores de respeito ancestralidade, aos mais velhos e s crianas. Se no era mais possvel refazer a famlia de sangue, os africanos e seus descendentes formaram, atravs do candombl, a famlia-de-santo. Esta famlia foi uma das bases da solidariedade e da resistncia da populao negra escravizao e falta de condies de sobrevivncia aps a abolio. Outra importante contribuio do candombl a relao de respeito e preservao com a natureza, fundamental realizao dos rituais. Lembre-se que o orix representa uma fora da natureza. A gua doce, o oceano, as matas, os manguezais, o ar, os ventos, os raios, o fogo, a terra so respeitados e preservados, pois so vistos como divindades que possibilitam a vida do homem na Terra, sem as quais o ser humano no existiria. Nestes tempos de destruio acelerada da natureza, o candombl traz esta importante mensagem para todos ns. H, por m, uma ltima, mas no menos importante razo para voc conhecer o candombl: precisamos aprender a conviver e respeitar pessoas diferentes de ns, que tm outras crenas e outras formas de ver o mundo. Diferente no quer dizer inferior. Esta , talvez, a maior lio que podemos tirar da visita ao Museu Afro-Brasileiro.

Que tipos de objetos existem no museu relacionados aos orixs?


As pessoas iniciadas (especialmente preparadas) incorporam seu orix durante as cerimnias religiosas, quando se vestem de maneira especial, com as cores do orix, usam colares de contas e carregam objetos que o simbolizam, que chamamos de ferramentas de orix. Cada orix tem suas ferramentas especcas, que se relacionam com os mitos que contam histrias e falam sobre as caractersticas de cada uma destas divindades. possvel identicar um orix atravs destes objetos, que so feitos de acordo com padres tradicionais por artistas que aprenderam seu ofcio no prprio terreiro. Estes so os objetos que temos na exposio do Mafro. Temos tambm representaes dos orixs nos bonecos feitos por uma sacerdotisa de um conceituado terreiro, D. Detinha de Xang do Il Ax Op Afonj, que podem ser comparadas representao dos orixs nas pranchas de madeira entalhada feitas por um importante artista contemporneo, Caryb.

O que e de onde veio o candombl?


O candombl uma religio afro-brasileira, ou seja, surgida no Brasil a partir de elementos de diversas religies africanas, trazidas para c pelos africanos escravizados. A formao desta religio foi longa: comeou com o desembarque dos primeiros africanos, em meados do sculo XVI, passando por diversas mudanas at chegar, no nal do sculo XIX, a uma forma de ritual semelhante que existe atualmente. Esta religio, como outras, continua em transformao, adaptando-se vida contempornea, mas sem perder seus vnculos com as tradies africanas de que herdeira. Estas tradies vieram de lugares e de povos diferentes da frica: dos povos bakongo, mbundo e ovimbundo, de Angola e do Congo; do povo fon (ou jeje), do Benin; do povo yoruba (ou

O que muda de uma nao de candombl para outra?


Mudam as divindades cultuadas, a lngua usada nas cantigas e saudaes, as cores usadas nas contas, o nome dos cargos das autoridades religiosas, as comidas oferecidas ... ou seja, h muita diversidade dentro do prprio candombl, e bom no confundir: os terreiros de tradio congo e angola cultuam inquices, os de tradio jeje cultuam voduns e os de tradio nag ou ketu cultuam orixs.

O que todos os candombls tm em comum?


Todos eles acreditam que existe um Deus todo-poderoso, que a fonte de toda a vida e de toda a fora, e que exis-

folder_afrobrasileiro.indd 2-3

27/1/2006 16:47:11

1. Compare as duas representaes de Exu. O que elas tm em comum? O que diferente? Preste ateno no material em que so feitas, nas ferramentas que ele carrega, no que tem na cabea. 2. Que outra parte do corpo de Exu ressaltada? Voc consegue imaginar por qu? 3. Quem Exu para voc? O que voc conhece sobre ele?

vida, da prosperidade e do bem-estar da famlia e do povo. As esculturas muitas vezes so feitas para estimular a fertilidade, por isso do destaque ao sexo dos homens e mulheres representados. Na prancha de Caryb, alm do og, Exu leva pendurados uma srie de outros bastes, cabaas e cadeias de bzios, que so tambm seus smbolos. Exu tem uma cabea pontuda e um penteado (s vezes um gorro) tambm em forma flica. Ele no carrega nada na cabea, em respeito a um tabu (uma proibio) que o tornou o primeiro dos orixs a ser saudado, segundo os mitos. Esta representao de Caryb segue a maneira africana (yoruba) de representar Exu. No Brasil, porm, muitas pessoas tm uma imagem muito diferente de Exu. No perodo da escravido, a Igreja Catlica procurou identicar os orixs com santos catlicos, para facilitar a imposio do cristianismo aos africanos escravizados. Procuraram-se semelhanas entre santos e orixs. Os africanos, por sua vez, tambm precisavam de uma imagem catlica para continuar cultuando suas divindades. Assim, como Ians a dona dos raios e da

Exu o primeiro dos orixs a ser saudado em qualquer cerimnia no candombl. Segundo a sabedoria do povo yoruba, ele o mensageiro que liga o Orun (cu) ao Aiy (terra), levando as oferendas dos homens aos orixs e trazendo as mensagens dos orixs aos homens. Exu o guardio do ax (fora vital) de Deus. Ele faz com que as coisas se cumpram da maneira correta, corrige os desvios e pune as falhas dos homens, quando deixam de saudar e zelar por seus ancestrais e orixs. Exu justo: ele d a cada um a parte que lhe devida, e tambm faz questo de sempre receber o que lhe devido. A ferramenta de Exu, um basto de madeira com ponta arredondada, chamado og, um smbolo flico, ou seja, que lembra o pnis. Isso porque Exu tambm o responsvel pela dinmica do universo, pelo movimento que gera a vida, ligado fecundao e fertilidade. O sexo, como j vimos no setor frica da exposio, visto pelos yoruba e pelos africanos em geral como fonte da

tempestade, ela foi identicada com Santa Brbara, uma mrtir que foi decepada pelo prprio pai, que como castigo morreu pela ao de um raio. Omolu, orix da varola e da doena, foi identicado a So Lzaro, pois este tem o poder de cura das doenas, especialmente as de pele. At para Jesus Cristo, o Senhor do Bonm, foi encontrado um correspondente, Oxal, o grande orix da criao, orix da cor funfun (branca). A Igreja achou necessrio achar tambm um correspondente para o diabo. E foi assim que Exu acabou sendo identicado com o demnio. S que isso no tem nada a ver com a prpria religio dos orixs, nem com a viso de mundo dos africanos. Para os yoruba, no existe uma entidade que corresponda ao diabo, porque eles no acreditam que exista o mal absoluto. Ou seja, eles no acham que uma entidade possa ser totalmente m, assim como no pode ser totalmente boa. Os orixs, como os homens, tm virtudes e defeitos, fazem coisas boas e ruins. Deus, chamado de Olodumare ou Olorum, a fonte de toda a energia, de toda a criao. Ele est muito acima das virtudes e defeitos de homens e orixs. Assim, podemos dizer que os yoruba acreditam que h um Deus nico e poderoso, mas no acham que existe um ser maligno que possa desa-lo, portanto no acreditam que exista o demnio. Mas a Igreja insistia em ver na religio yoruba s o que queria, e foi assim que inventou que Exu era o diabo. Logo Exu, o zelador da justia e mensageiro divino! Como isso aconteceu? Bem, Exu est mais prximo dos homens que os outros orixs. Muitas vezes ele nos pune por termos esquecido de nossas obrigaes.

Estas punies foram entendidas como maldades de Exu contra os homens, quando na verdade elas nos fazem ver os erros que ns prprios estamos cometendo, para lembrarmos de voltar ao caminho correto e de homenagear nossos ancestrais e mais velhos. Alm disso, a Igreja Catlica sempre considerou o sexo como um pecado. E Exu, como vimos, responsvel pelo sexo e pela fertilidade. Foi desta forma que Exu passou normalmente a ser representado no Brasil como nesta escultura em ferro: o seu penteado flico transformou-se em chifre, seu og transformou-se em um tridente e at mesmo um rabo ele ganhou! Assim, acabou cando parecido com o diabo no imaginrio cristo... Hoje, o candombl e Exu continuam a ser atacados por algumas igrejas crists. Mas importante saber que o desrespeito a outras religies, alm de nos tornar pessoas fechadas e insensveis e nos privar da oportunidade de aprender sobre o que diferente de ns, tambm um crime, j que o Artigo 5 da Constituio Brasileira assegura que inviolvel a liberdade de conscincia e de crena, sendo assegurado o livre exerccio dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteo aos locais de culto e a suas liturgias.

Exu Salvador-Bahia Madeira (Cedro) Escultor: Caryb

Escultura de Exu SalvadorBahia Ferro Escultor: Agnaldo Silva da Costa

folder_afrobrasileiro.indd 4-5

27/1/2006 16:47:12

Voc percebeu durante a visita que cada orix tem ferramentas e contas que o identicam. Relacione cada orix a sua ferramenta e ao seu colar de contas. Coloque abaixo do nome do orix o nmero do texto que descreve suas caractersticas e atributos:

1 Ela a grande me dos orixs. Na frica identicada com um rio e


representada como uma mulher de seios grandes, que amamentam a todos. No Brasil, tornou-se um dos orixs mais cultuados e foi identicada com as guas do mar e representada como uma sereia.

Orix criador da forja do ferro, que ensina seus segredos aos homens. Ele o desbravador que abre os caminhos e o patrono da tecnologia da agricultura, da caa e da guerra, feita tambm com as armas de ferro. Por tudo isso, este orix considerado um heri civilizador, que tornou a vida do homem mais fcil atravs do domnio da tecnologia.

3 Orix das guas doces, bela, sensual e vaidosa. Ela a iy (me)


responsvel pela vida e pela fertilidade dos campos, dos animais e do ser humano. tambm a dona do jogo de bzios e a chefe das mulheres do mercado, muito esperta e boa negociadora.

Ogum Oxssi Xang Ians Oxum Obaluai/Omolu Iemanj

4 Dona dos ventos e das tempestades, ela guerreira, veloz e impetuosa. a esposa de Xang que o acompanha na guerra e que cospe fogo como ele. O mito conta que ela pode transformar-se em um bfalo, por isso seus lhos carregam seus chifres nas cerimnias. Ela tambm a criadora do culto dos eguns, os espritos dos ancestrais. 5 Orix da caa e da mata, protetor da oresta e dos animais e provedor de alimento para sua comunidade. o caador que com uma s echa consegue abater sua caa. irmo mais novo de Ogum e lho de Iemanj. 6
Orix do fogo, do raio e da justia, simbolizada em sua ferramenta que corta para os dois lados. Como personagem histrico, este orix foi o quarto rei da cidade de Oy, um dos mais importantes reinos yoruba. Por isso ele representado como um rei, cercado por sua corte e por suas esposas Ians, Oxum e Ob.
Of Abeb Xaxar Alfanje Abeb Espada Ox

7 Orix da varola, anda coberto de palha para esconder suas feridas e


com sua ferramenta pode trazer ou levar as doenas. o rei do mundo, do Aiy, ligado ao elemento terra, muito temido e respeitado. lho de Nan, o mais antigo orix feminino, dona da lama usada para criar o homem.

folder_afrobrasileiro.indd 6-7

27/1/2006 16:47:21

1. Olhe para este par de estatuetas. Quais as semelhanas e diferenas entre ambas? 2. Voc j viu algo semelhante a estas esttuas? Tente lembrar-se de uma festa catlica para homenagear santos gmeos. Voc j participou dela? 3. Tente imaginar por que os yoruba faziam estatuetas de gmeos. Quem ser que possua essas estatuetas? Quando as adquiriam? O que ser que faziam com elas?

Ibejis Etnia Yoruba Cotonou, Rep. Pop. do Benin Madeira e contas

1. Que tipo de objeto este? Descreva sua forma e o material de que feito. 2. Este objeto tem partes diferentes. Quais so? Preste ateno aos detalhes e tente descrever cada um de seus elementos. 3. Como voc imagina que ele usado? 4. A pessoa que o usaria jovem ou velha? Por qu? 5. Voc acha que quem usa este objeto tem uma posio de destaque na sociedade? Por qu? O prprio nome deste objeto em yoruba explica o que ele . Op signica estaca ou cajado e s ro signica pingos ou gotas. Opaxor , assim, um cajado de gotas, que so estes pendentes de cada um dos discos. Vemos que o opaxor formado por uma haste, quatro discos com pendentes, e, em cima, uma coroa com um pssaro. Este cajado usado por Oxal para se apoiar quando dana bem devagarzinho, durante as cerimnias dedicadas a ele. Isso porque um Oxal bem velho, chamado Oxaluf, que o dono deste cajado. H tambm um outro aspecto deste orix, mais jovem, chamado Oxagui.

O opaxor tambm foi usado, segundo outro mito, para separar o cu (Orun ) da terra (Aiy ) no incio dos tempos. Batendo no cho com seu cajado, ele separou os dois mundos, assim como seus habitantes, cando os orixs no Orun e os homens no Aiy. O cajado representa tambm o poder ancestral masculino e mostra a relao dos orixs do branco com os ancestrais.

Se repararmos no tamanho das esttuas, nos detalhes de seu rosto e corpo, na sua postura, vamos perceber que elas so quase iguais. A diferena que uma masculina e a outra feminina. fcil notar que o escultor tinha a inteno de que essas guras parecessem gmeas. O nascimento de gmeos interpretado em muitas sociedades africanas como a presena no mundo fsico do duplo espiritual, que normalmente estaria no outro mundo, o mundo dos ancestrais. Este evento signica, assim, um fenmeno excepcional. Certas sociedades, como a Yoruba, acolhem os gmeos como seres especiais, que devem ser mimados e cercados de privilgios, justamente por sua fora vital ser dupla, por serem vistos como um s ser em dois corpos. Outros povos, como os Igbo da Nigria, consideram o nascimento de gmeos uma ocorrncia perigosa, j que a presena do duplo espiritual no mundo fsico ameaa a ordem e a estabilidade da sociedade. De toda forma, na frica o nascimento de gmeos sempre visto como um acontecimento extraordinrio, seja ele considerado benco ou ameaador. As mes de gmeos yoruba encomendam aps o parto as estatuetas Ibeji, que recebem cuidados semelhantes aos dados s crianas. No caso da morte de um dos gmeos, a esttua ca no lugar do irmo morto, sendo vestida e alimentada com oferendas. Isso importante, pois uma vez que o duplo voltou ao mundo espiritual, o gmeo que -

Opaxor de Oxaluf Salvador Bahia Lato prateado

cou tende a acompanh-lo, ou seja, a morrer tambm. O cuidado com a esttua ajuda, assim, a manter o gmeo sobrevivente na Terra. Mesmo que voc no conhea os ibeji, quase certo que j tenha ido a um caruru de S. Cosme e S. Damio. Essa prtica mostra que o sincretismo afro-catlico, nome dado ao processo de identicao dos santos aos orixs, causou modicaes no s nas religies africanas, como vimos com Exu, mas tambm no catolicismo: muita gente que catlica e d ou freqenta um caruru de S. Cosme no sabe que esta prtica deriva de uma tradio religiosa africana.

Oxal o rei do pano branco, o mais velho dos orixs, aquele que recebe de Deus (Olorum) o saco da criao para criar o mundo. Oxal, porm, desrespeitou algumas regras, e como at o maior dos orixs tem que respeitar as proibies e fazer oferendas, foi punido por Exu, que o fez ter muita sede e tomar muito vinho de palma at car bbado. ento Odudua, outro antigo orix, que pega o saco da criao e conclui a tarefa que deveria ter sido realizada por Oxal. Oxal foi encarregado por Olorum de outra importante tarefa: criar o ser humano. Desta vez ele fez todas as oferendas e no desrespeitou nenhuma regra. Usando a lama de Nan, a mais velha das iabs (orix feminino), Oxal modelou o homem e lhe deu vida com seu sopro.

Oxal um orix funfun, ou seja, da cor branca, que signica repouso, calma, silncio. Todas as comidas oferecidas a Oxal devem ser brancas, ou seja, sem azeite de dend nem sangue vermelho. Oxal tambm no pode comer sal nem tomar bebidas alcolicas. Os panos usados nas cerimnias e para cobrir suas ferramentas, assim como as roupas de seus iniciados, devem ser brancos. Oxal rei, por isso usa uma coroa (ad ), que aparece tambm no opaxor. Por isso chamado tambm de Orix Nla ou Orixal, o Grande Orix.

folder_afrobrasileiro.indd 8-9

27/1/2006 16:48:01

1. Quem usaria esta roupa? 2. Quais so suas cores? Essas cores tambm representam outro smbolo bem conhecido. Qual? 3. Voc j viu na rua algum vestido de caboclo? Em que data? 4. Por que ser que um caboclo um ndio cultuado em uma religio criada por descendentes de africanos? Qual ser a relao existente entre estes dois povos? A roupa feita de plumas coloridas, composta por um saiote e um cocar, lembra-nos um indgena brasileiro. As cores usadas na sua roupa, verde e amarelo, mostram que o ndio, chamado de caboclo, tornou-se um smbolo nacional. Ele simboliza a luta brasileira pela independncia de Portugal. A Independncia do Brasil foi proclamada no dia 7 de setembro de 1822, mas, na Bahia, os portugueses continuaram no governo at o dia 2 de julho de 1823, quando as tropas brasileiras venceram a ltima batalha contra eles em Piraj. O ndio era, no sculo XIX, visto como o verdadeiro brasileiro, por ser aquele que estava aqui antes dos portugueses e africanos chegarem o dono da terra. As comemoraes da batalha de Piraj, feitas a partir de 1824, elegeram o caboclo como o heri deste episdio histrico, e em 1826 foi feita uma imagem dele, que desde ento desla todos os anos no carro do caboclo no dia 2 de julho. Mas o caboclo tambm uma entidade cultuada nas religies afro-brasileiras, seja na umbanda, nos chamados candombls de caboclo, na maioria dos candombls congo-angola e em vrios candombls jje e nag. a este caboclo, e no ao caboclo do 2 de Julho, que pertence esta roupa. Este culto originou-se provavelmente de uma tradio dos povos bantu (dos atuais Angola e Congo), que, ao conquistarem um novo territrio, acreditavam que s poderiam exercer o poder legitimamente se tivessem a permisso dos ancestrais do povo que antes ocupava

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Naomar de Almeida Filho Reitor Francisco Jos Gomes Mesquita Vice-Reitor Lina Maria Brando e Aras Diretora da Faculdade de Filosoa e Cincias Humanas Joclio Teles dos Santos Diretor do Centro de Estudos Afro-Orientais Maria Emlia Valente Neves Coordenadora do Museu Afro-Brasileiro PROJETO DE ATUAO PEDAGGICA E CAPACITAO DE JOVENS MONITORES Joclio Teles dos Santos Coordenador Geral
Indumentria do Caboclo Trovezeiro de Visaura Salvador-Bahia Terreiro Auzid Junssara Doao: Nngua de Inquice Maria Bernadete dos Santos

Celina Souza Pinheiro Daza If Ashanti Moreira Elane Cristina Nascimento dos Santos Emily Karle dos Santos Conceio Jeferson dos Santos Socorro Kellison Jorge Souza dos Santos Ramon Bonm Barros Tainara Santiago do Nascimento Taiwo Pimentel dos Santos Thiago dos Santos Santos Tiago Mateus Figueiredo Santos Viviane Carvalho de Arajo Monitores Ricardo Prado Ges Fotograa Walter Mariano Projeto Grco Grca Gensa (Impressor: Altemir Santos) Impresso Professores Colaboradores Departamento de Museologia - UFBA Joseania Miranda Freitas Marcelo Nascimento Bernardo da Cunha PATROCNIO Deputado Federal Luiz Alberto PT-BA Congresso Nacional Emenda Parlamentar n. 34590001

Maria Emlia Valente Neves Assistente de Coordenao Juipurema Alessandro Sarraf Sandes Coordenador de Pesquisa e Edio Maria Paula Fernandes Adinol Coordenadora Pedaggica e Texto Cientco

aquela terra. Faziam ento cerimnias homenageando e pedindo licena queles que l estavam enterrados pois a terra no era vista como uma propriedade, mas como a morada dos ancestrais. Quando foram escravizados e trazidos ao Brasil, os bantu (das etnias Mbundo, Bakongo, Ovimbundo, Lwena, Imbangala, Bawoyo e outras) identicaram os indgenas como os donos da terra e assim passaram a cultu-los. desta forma que surge o caboclo como entidade afro-brasileira.

Aline Silva Jabar Pesquisadora Denyse Emerich Consultora Educao em museus Daniele Santos de Souza Iraci Oliveira dos Santos Tatiana Alves de Almeida Estagirias

2006

folder_afrobrasileiro.indd 10-11

27/1/2006 16:48:09

Terreiro de Jesus, Antiga Faculdade de Medicina, Centro Histrico, Salvador - Bahia - Brasil - CEP: 40025-010 Telefax. (071) 3321 - 2013 www.ceao.ufba.br/mafro

folder_afrobrasileiro.indd 12

27/1/2006 16:48:23

You might also like