You are on page 1of 2

ESTUDANTES DA UNAM ORGANIZAM MARCHA DE PROTESTO AMANH Tatiana Flix Adital Estudantes universitrios da Universidade Autnoma do Mxico (UNAM)

realizaro na tarde desta sexta-feira (19) uma marcha dentro da Jornada de luta por uma educao pblica e gratuita, para protestar contra as reformas ao artigo 3 da Constituio Poltica do Mxico e na Lei Geral de Educao, alm das medidas impostas pela universidade, como os "12 pontos para o Colgio de Cincias e Humanidades (CCH), que ignorou a opinio dos/as estudantes. A atividade sair do Parque Hundido para a Reitoria da Cidade Universitria s 14h (horrio local). Para a Assembleia Universitria de Acadmicos, a Coordenadora de CCHs, a Brigada Estudantil Multidisciplinar e a organizao de Estudantes expulsos da CCH Naucalpan, as reformas representam "a destruio dos projetos educativos como o do CCH, que se caracterizavam por destacar a formao crtica e humanista, ao passo em que consolida um projeto cuja base , segundo eles, "a simples instruo e capacitao tcnica, e no a formao acadmica. Alm de no serem ouvidos, os/as estudantes tambm reclamam de serem criminalizados, processados, sancionados e inclusive, expulsos, em uma espcie de "imprio da lei quando exercem o direito ao protesto para expressar suas opinies. Segundo eles, o objetivo das sanes repressivas inibir seus direitos de reunio, associao, livre expresso e manifestao. "No bastassem os castigos acadmicos e legais, tambm denunciamos o uso de um grupo quase paramilitar ao servio das autoridades universitrias que disfarados de trabalhadores e funcionrios, nos golpearam, nos assaltaram, nos humilham, dizem, se referindo aos abusos de poder da Instituio. Diante desse contexto e atravs das atividades da Jornada de luta pela educao pblica e gratuita, os/as universitrios/as rechaam as propostas para reforma nos CCHs e a criminalizao do protesto social; pedem a reinstalao de 5 estudantes que foram expulsos por motivos polticos do CCH Naucalpan; o fim do Tribunal Universitrio, que atua como um frum militar, entre outras demandas. "Para reparar o tecido social nas comunidades que formam os CCHs necessrio que a autoridade tenha no apenas a vontade, como a iniciativa de investigar e sancionar, e se for o caso, denunciar penalmente aqueles funcionrios e trabalhadores que feriram a qualquer membro da comunidade estudantil e acadmica, no apenas os que somos crticos, ademais lembramos que muitos estudantes so menores de idade e isso nunca impediu ou freou a mfia que vive

do oramento universitrio, argumentam, prometendo continua ro defendendo a UNAM para uma "educao pblica e gratuita, com sentido humanista e a servio de nosso povo. Alm da marcha de amanh, as organizaes estudantis tambm promovem, desde o dia 4, fruns informativos em CCHs e faculdades da UNAM, e realizaro no prximo dia 24, um encontro estudantil no auditrio Che Guevara da Cidade Universitria. SE MODIFICA A LEI GERAL DE EDUCAO 22/04/2013 Entre as mudanas que gera a modificao da Lei Geral de Educao de Mxico, encontra-se a criao de um Instituto Nacional para a Avaliao da Educao e um Servio Profissional Docente. Recentemente, promulgou-se uma reforma Lei Geral de Educao. Entre as modificaes que estabelece o regulamento, proposta pela Secretaria de Educao Pblica, encontra-se a criao de um Servio Profissional Docente e um Instituto Nacional para a Avaliao da Educao autnomo. Segundo dados do portal O Universal, com a criao do Servio Profissional Docente, os educadores de todos os nveis devero apresentar-se a quatro provas ao longo de sua carreira profissional, duas delas obrigatrias e dois opcionais para obter ascenses, reconhecimentos ou melhoras salariais. O projeto prev que, no mais tardar a fins de maio do ano 2015, inicie-se um programa que substitua Carreira Magistral, atravs da qual se outorgam estmulos salariais aos maestros. A proposta mediante a qual os professores podero ser destitudos por faltar a seu labor por mais de trs dias consecutivos ou descontinuos num perodo de 30 sem justificativa, aponta a melhorar a qualidade da educao assegurando o nvel suficiente dos trabalhadores no rea e fomentando a melhora da prtica profissional e sua capacitao permanente. Os governos estatais, devero ajustar sua legislao Lei Federal. A reforma educativa suscitou apoio de diversas representaes polticas e sociais mas tambm rejeio em setores como o dos maestros. Para os docentes o regulamento atencioso contra privilgios obtidos pelo setor e recusam principalmente, os regulamentos referidos avaliao magisterial.

You might also like