You are on page 1of 3

Conceitos de Direito Penal

1. Direito Penal: o ramo do direito publico caracterizado pelo conjunto de princpios e leis para o combate a infrao penal por meio de uma sano penal. 2. Direito penal Objetivo: o conjunto de institutos prprios do direito penal 3. Direito penal Subjetivo: Remete-nos ao processo, tambm chamado de direito penal formal. E ao IUS PUNIENDI direito de punir. 4. Principio da Alteridade: um principio limitador da atuao do estado no sentido de no permitir, a sua interveno no que se refere a atividades internas, a auto-leso e a represso a questes moral, religiosas, etc. 5. Principio da adequao social: No pode ser considerado criminoso o comportamento humano que embora tipificado em lei, no afronta o sentimento social de justia. Ex. tatuagem, colocao de brincos e circunciso. 6. Principio da interveno Mnima: A interveno mnima estabelece que o estado brasileiro com o direito penal mnimo, ou seja, por ser o direito penal um instrumento pesado de controle social, no deve ser utilizado, a no ser que seja necessria a sua utilizao. Enquanto os demais ramos do ordenamento jurdico atenderem a proteo dos bens, no se utiliza o direito penal. 7. Princpio da Fragmentariedade: Como deve ser utilizado somente quando necessrio numa atuao de Ultima racio. S serve para a proteo de alguns bens jurdicos fundamentais. Sendo assim s proteger fragmentos de bens jurdicos. 8. Principio da Subsiariedade: subsidirio porque deve o estado utilizar com maior freqncia os outros ramos do direito menos drstico, para s depois, caso seja necessrio utilizar o direito penal. ( EXECUTOR DE RESERVA ). 9. Principio da ofensividade ou da lesividade: O direito penal instrumento de controle social s poder ser utilizado quando da ocorrncia de uma leso ou perigo de leso ao bem jurdico protegido. 10. Principio da Exclusiva proteo ao bem jurdico: No pode ser utilizado para resguardar questes morais, ticas, ideolgicas, religiosas, polticas ou semelhantes, pois sua funo a proteo de bens jurdicos fundamentais.

11. Principio da imputao pessoal: a determinao individual a partir da avaliao da culpabilidade que estabelece a responsabilidade penal. 12. Responsabilidade pelo fato: O estado com o direito penal deve buscar reprimir fatos e no perseguir pessoas determinadas. 13. Responsabilidade penal subjetiva: o principio que determina ao direito penal que s deve responsabilizar o infrator a partir de uma avaliao ou anlise dos elementos subjetivos do tipo, ou seja, com a presena da culpabilidade da conduta realizada. Elementos subjetivos Doloso: Culposo: Preterdoloso: vontade falta de vontade dolo e culpa

14. Principio do NE BIS IN IDEM: No se admite, em nenhuma hiptese, a dupla punio pelo mesmo fato.

15. Principio da isonomia ou igualdade: A isonomia possui dois pontos de vista, na isonomia formal, homens e mulheres possuem iguais direitos e obrigaes, j pela isonomia material ou de Aristteles, trata-se os iguais de maneira igual e os desiguais de maneira desigual alcanando a igualdade.

A LEI PENAL
O estudo da lei penal o estudo da fonte formal imediata\direta. Esta lei penal pode ser composta a partir de duas estruturas, ou ser incriminadora ou no-incriminadora. As incriminadoras estabelecem os crimes e se desenvolvem a partir de preceitos. Os preceitos da lei penal podem ser preceito primrio e secundrio. No preceito primrio tem-se a descrio abstrata de um fato onde o estado atravs de verbos estabelece crimes que podem ser realizados atravs de ao ou omisso. Quando prev uma ao, na verdade quer se a sua no realizao, mais quando estabelece uma omisso quer o estado uma atuao do cidado. No preceito secundrio existe a previso, em resposta ao cometimento da infrao de uma sano penal. 1) Norma Penal em Branco. o tipo de lei penal que via de regra necessita ser complementada no seu preceito primrio para que tenha eficcia. Existem dois tipos: Heterognea e Homognea.

A. Norma Penal em branco Heterognea: a norma penal em branco que complementada por um dispositivo legal hierarquicamente inferior a norma penal. Ex: Lei de drogas ( lei 11.343/06) B. Norma penal em Branco Homognea: aquela que complementada por um dispositivo legal hierarquicamente igual a norma penal. B.1 Norma Penal em Branco Homognea Homo vitelina: aquela cujo complemento normativo se encontra no mesmo documento legal.

B.2 Norma Penal em Branco Homognea Hetero vitelina: aquela cujo complemento normativo se encontra em documento legal diverso.

2) Interpretao da lei penal-vontade da lei Extrair da lei a vontade do legislador, pode ser: a. Autntica: Ex. art. 327 do cdigo penal A partir da interpretao autntica o legislador estabelece um conceito sobre um determinado ponto especifico a ser observado na avaliao da lei. Em virtude disso o estabelecimento desse conceito tem eficcia retroativa. b. Doutrinaria ou jurisprudencial: Apesar da interpretao judicial representar o ponto de vista do julgador sobre um determinado assunto dentro de um processo, quando essa interpretao alcanada pelo fenmeno da coisa julgada ela obtm a caracterstica da imutabilidade obrigando as partes as demais situaes relacionadas ao fato. Na mesma linha de raciocnio a interpretao que se obtm numa sumula vinculante, obriga a todos que se enquadram naquela situao C. Gramatical: Ex. art. 327 C.P d. Lgica: Exige um juzo de valor sobre determinado ponto, ( situao ) e. Interpretao extensiva: aquela interpretao prpria para uma determinada lei onde o legislador disse menos que deveria dizer. f. Interpretao restritiva: o tipo de interpretao prpria para uma lei que disse mai que deveria dizer. h. Interpretao Progressiva-Evolutiva a interpretao que evolui com o passar do tempo. Ex. Ato obsceno, adultrio.

You might also like