You are on page 1of 18

ANGELOLOGIA (A DOUTRINA DOS ANJOS)

INTRODUO: de extrema importncia para qualquer cristo procurar adquirir conhecimento bblico referente aos anjos, tanto do bem como tambm do mal. Nos dias atuais, este assunto tem aparecido como tema principal em diversas linhas de jornalismo tais como revistas, jornais, vdeos, etc... Tambm, em nenhum tempo se apareceu tanta literatura a respeito de anjos e protetores como em nossos dias. Anjo confundido com Deus e aparecem adeptos de todos os lados. No Brasil, h pessoas se dando bem com a venda de estatuetas de anjos aproveitando a poca que, segundo alguns, chamada de ERA DOS ANJOS. Uma escritora, cujo nome nem quero mencionar, relata em seu ltimo livro, experincias que, segundo ela, obteve diretamente do seu anjo protetor que lhe apareceu em tempos atrs, e regularmente lhe aparece at os dias de hoje. A escritora, em entrevista a uma revista semanal, declara que todas as pessoas podem entrar em contato com o seu anjinho da guarda. Ela realiza visita domiciliar para quelas pessoas que querem informaes sobre anjo. Existe tambm em seu livro, uma tabela onde, de acordo com o nascimento de cada pessoa, s procurar e verificar o nome do anjo responsvel a guard-la. Mas afinal, at que ponto isto verdade? Como saber se realmente todas as pessoas esto sendo veladas por anjos enviados por Deus? Qual a aparncia mais provvel de um anjo, seria com cabelos ondulados, bochechas rosada, baixinha, segurando uma harpa na mo? Teria um verdadeiro anjo do Senhor esta aparncia efeminada que os esotricos pintam? So vrias as afirmaes expostas em uma cultura to mstica como a nossa, mas os evanglicos s podem acreditar nas afirmaes que oriunda da Bblia, que a nica fonte de informao segura e verdadeira, pois veio diretamente do criador de todas as coisas (Colossenses 1:16). A inteno em elaborar este estudo, exclusivamente de deixar-nos um pouco mais preparados no conhecimento deste assunto que, sem dvida, de extrema importncia para todo cristo. No com a inteno de abordar tudo sobre o assunto, visto que meus conhecimentos so extremamente limitados, mas com a ajuda do Esprito, espero em Deus que, esta apostila possa trazer alguma edificao ao crente que se interessar sobre ela. impossvel estudar Angelologia sem estudar Satanalogia e Demonologia, que nos levar a uma tremenda BATALHA ESPIRITUAL, por isso recomendo, antes de qualquer outra coisa, que se ore pedindo ao Pai, fora para vencer as astutas ciladas do diabo e seus anjos.

DEUS NOS ABENOE E NOS GUARDE NESTE ESTUDO.

1. CONCEITO DE ANJO:

Anjos, na qualidade de assistentes de Deus, e mensageiros da Sua vontade, doutrina que corre por toda a Bblia (Dicionrio bblico universal, editora Vida)

Mensageiro, personagem sobrenatural e celestial enviado por Deus como mensageiro ao homem, para executar Sua vontade (Pq. enciclopdia bblica, editora Vida) Em geral, significa inequivocamente personagens do mundo invisvel. Tanto se fala na Bblia a respeito do ministrio dos anjos que somos constrangidos a crer que Deus se serve deles, em parte, para executar a Sua vontade no governo do universo (Manual Bblico, edies Vida Nova)

2. A EXISTNCIA DE ANJOS.

a) A existncia de anjos ensinada em, pelo menos 34 livros da Bblia. A palavra anjo ocorre 275 vezes nas Escrituras. Cristo sabia da existncia de anjos e a ensinava claramente.

- Mateus 18:10 - Mateus 26:53

3. A ORIGEM DOS ANJOS.

a) Os anjos foram criados antes da fundao do mundo. Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam? (J 38:7) Este verso comprova que, quando Deus estava criando o universo, j havia seres O adorando. b) comprovado que Deus os criou. ... criadas todas as coisas... visveis e invisveis... sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por Ele... (Colossenses 1:16) c) Foram criados em santidade. E os anjos que no guardaram o seu principado... ( Judas 6 ) Este verso diz o que aconteceu com os anjos que no guardaram o seu estado de pureza.

4. A PERSONALIDADE DOS ANJOS.

a) Os anjos tm intelecto. ... coisas para as quais os anjos desejam atentar. ( 1 Pedro 1:12 ) b) Os anjos possuem emoes. ... exrcitos celestiais, louvando a Deus... ( Lucas 2:13 ) Impossvel louvar sem emoo. c) Os anjos possuem vontade prpria. ... o diabo, e quereis executar o desejo dele... ( Joo 8:44 ) Indiscutivelmente, o diabo, um anjo (anjo cado) e possui vontade. Os anjos caram por vontade prpria (Ver, Judas 6)

5. A NATUREZA DOS ANJOS - ASPECTOS GERAIS. a) So seres espirituais. No so todos eles espritos ministradores, enviados para servir a favor dos que ho de herdar a salvao? (Hebreus 1:14) b) No se reproduzem e nem se relacionam como a humanidade. Quando ressurgirem dentre os mortos, nem casaro, nem se daro em casamento; sero como os anjos nos cus. ( Marcos 12: 25 )

NOTA: Na Bblia, a idia que se tem, que os anjos so todos com o aspecto masculino: Levantou Abrao os olhos, e viu trs homens em p a sua frente... 2) ( Gnesis 18:

No livro do profeta Zacarias, na sua stima viso, encontra-se uma narrao que, segundo alguns estudiosos, deva ser uma possvel exceo: ... Ento levantei os olhos, e olhei, e duas mulheres saram, agitando o ar com suas asas, pois tinham asas como as da cegonha... ( Zacarias 5: 5-11 ). c) No morrem. ... e no podem morrer, pois so como os anjos... ( Lucas 20: 36 ) NOTA: Eu no creio que devamos pensar nos anjos como sendo eternos, pois at onde eu entendo, somente Deus pode ser eterno, visto que no teve uma origem, Ele a prpria origem de tudo que

existe. Os anjos no morrem porque so espritos, mas, com j observamos, eles deixam de ser eternos pelo fato de terem sido criados em alguma poca do passado, antes da criao do universo.

d) Os anjos so superiores ns em todos os aspectos. Enquanto que os anjos, embora maiores em fora e em poder... ( 2 Pedro 2: 11 ) ... um pouco menor do que os anjos... ( Hebreus 2: 7 ) e) So em enorme quantidade.

... aos muitos milhares de anjos ( Hebreus 12:22 )

6. ORGANIZAO DOS ANJOS.

a) Um arcanjo mencionado.

ARCANJO: Anjo principal, o primeiro entre os anjos.

NOTA: Miguel significa: Quem como Deus?

Nas tradies judaicas e crists, Miguel considerado chefe dos sete arcanjos. No livro de Enoque (Considerado apcrifo), encontramos nomes de outros seis anjos que parecem serem arcanjos tambm. A Bblia porm s menciona um arcanjo: O arcanjo Miguel (Judas 9). b) Primeiros prncipes. Existe uma possibilidade de Gabriel ser um dos prncipes angelicais. ... o homem Gabriel, que eu tinha visto na minha viso ao princpio, veio voando rapidamente... ( Daniel 9:21 ). GABRIEL: Homem de Deus, Este, parece ser um anjo muito especial, nota-se que Gabriel s aparece em misses muito especiais e delicadas. Daniel ainda estava orando (Dan. 9:21,22), quando aparece o homem Gabriel voando rapidamente para lhe dar explicaes acerca de sua

viso (Note que Gabriel enfrentou uma Grande resistncia por parte de um inimigo muito especial, prncipe do reino da Prsia, no se refere a um prncipe comum e humano, trata-se de um prncipe angelical das hostes malignas, Dan. 10:13). No Novo Testamento, encontramos o anjo Gabriel, numa misso que, parece ser, a mais importante de seu trabalho. Deus manda um mensageiro terra para anunciar que o Messias j estava a caminho, e com o nascimento de Jesus, Gabriel esteve sempre por perto como que sempre pronto, e atento para qualquer imprevisto. Um bom exemplo, foi quando Herodes quis dar fim a vida do novo Rei que poderia colocar em risco o seu governo, ordenando que todos os meninos com dois anos de idade fossem mortos, evitando assim que no futuro o novo Rei dos Judeus lhe causasse algum tipo de problema poltico; Gabriel entra em ao e conduz o menino para fora de perigo (Mateus 2:13-16). c) Principados e Potestades. ... E foi assim para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestade nas regies celestiais... ( Efsios 3:10 ). Nem sempre, quando lemos: Principados e Potestade; podemos afirmar que o texto se refere as hostes malignas. Neste caso se refere a ambos os tipos de anjos.

PRINCIPADOS: Territrio ou estado, cujo soberano um prncipe ( Regies Celestiais ). POTESTADE: Aquele que tem grande poder ou autoridade ( Prncipe de um principado ). A idia que em cada Pas, Estado, Cidade, Bairro, etc exista um principado e uma potestade tanto de anjos bons como de anjos maus. d) Serafim. Espcie de anjos, s mencionado em (Isaas 6:2,6 ) a palavra significa... Consumir com fogo; os serafins so, portanto, agentes de purificao pelo fogo ( Bblia Vida Nova ). Pouco se sabe sobre os serafins, mas com toda a certeza, esto ligados a adorao a Deus. e) Querubim. A tarefa principal dos querubins preservar a santidade de Deus, Por isso Deus mandou que nos santos dos santos ( xodo 37 ), Moiss colocasse dois querubins de ouro, simbolizam o local da presena sagrada e gloriosa de Deus no tabernculo. ( xodo 37: 7,9 ) No den, Deus colocou querubins para guardar a rvore da vida. ( Gnesis 3 : 24 ). f) Guerreiros. E houve guerra no cu : Miguel e os seus anjos batalhavam contra o drago. E o drago e seus anjos batalhavam ... ( Apocalipse 12:7 )

7. O MINISTRIO DOS ANJOS. a) A CRISTO. 01- Predisseram o seu nascimento a Maria. ( Lucas 1:26-37 ). 02- Predisseram o seu nascimento a Jos. ( Mateus 1:20,21 ) 03- Anunciaram o seu nascimento. ( Lucas 2:9-11 ). 04- Protegem ao menino Jesus. ( Mateus 2:13 ). 05- Serviram a Jesus depois de quarenta dias de tentao no deserto. ( Mateus 4:11; Marcos 1:13 ). 06- Um anjo o confortou no Getsmani. ( Lucas 22:43 ) 07- Estavam prontos a defende-lo. ( Mateus 26:53 ) 08- Abriram o sepulcro onde Cristo foi sepultado. ( Mateus 20:2,3 ) 09- Anunciaram a ressurreio. ( Mateis 28:6 ) 10- Anunciaram a ascenso e segunda volta de Cristo. (Atos1:10,11) 11- Estaro com Cristo em sua segunda vinda ( Mar. 8:38; 2Tess. 1:7) b) Aos servos de Deus. Antes de estudarmos a atuao dos anjos nos filhos de Deus, precisamos ponderar, luz da Bblia, em algumas coisas importantes... * Os anjos no devem ser adorados. - Colossenses 2: 17,18 - Apocalipse 19: 10 - Apocalipse 22: 8,9 Estas passagens bblicas, deixam bem claro que os anjos, por mais que tentem justificar os motivos, no devem, e segundo o livro de Apocalipse, nem os prprios anjos aceitam ser adorados pelos homens. (A no ser que seja um anjo disfarado) * Sua ministrao obtida atravs da orao, a Deus. - Mateus 26: 53 - Atos 12: 5, 7, 12 - Daniel 9: 20,21

- Daniel 10: 12 Em todas as atuaes de anjos que encontramos na Bblia, h no seu contexto algum intercedendo a Deus por algo. Ento podemos afirmar, que os anjos s protegem a algum que est devidamente em comunho com Deus. Caindo a teoria de que todos esto sendo protegidos por um ser angelical divino. 1- Seu ministrio geral de ajuda (Hebreus 1: 14) a) A Elias ==> I Reis 19: 5 b) A Pedro => Atos 12: 7-11 c) A Paulo => Atos 27: 23 2- Esto envolvidos com a reposta das oraes (Lucas 1: 13) 3- Observam as experincias dos crentes (I Corntios 4: 9) 4- Encorajam nas horas de perigo (Isaas 63: 9) 5- Esto interessados nos esforos evangelsticos da Igreja. (Lucas 15:10) 6- Ministram aos santos na hora da sua morte (Lucas 16: 22). c) Aos descrentes. 1- Anunciam juzos iminentes (Gnesis 19:13; Apocalipse 14: 6,7 ) 2- Executam os juzos Divinos (Atos 12:23) 3- Agiro como ceifeiros na separao definitiva no fim dos tempos (Mateus d) As naes. 1- Miguel parece ter um relacionamento estreito com Israel (Daniel 12:1). 2- Os anjos parecem ser agentes de Deus na execuo de sua providncia (Daniel 10:21) 3- Os anjos estaro envolvidos nos juzos da tribulao (Apocalipse 16:1) 13:39)

DEMONOLOGIA ( A DOUTRINA DOS DEMNIOS ) INTRODUO:

Estudar Angelologia sem estudar Demonologia, no perceber, luz da Bblia, que demnios so anjos, no como os anjos do Senhor, mas um nmero de seres igualmente espirituais com as

mesmas caractersticas bsicas (natureza). Seres que podem estar em todo lugar, pois so em enorme quantidade, e extremamente organizados. O Demnio maior, Satans, est no comando deste grupo de anjos que a Bblia chama de anjos cados, cados porque foram expulsos da presena santa e gloriosa de Deus ( estudaremos isto na parte de satanalogia ). Com um exrcito de seres invisveis ao olho natural, Satans se infiltra nos lares; escolas; instituies; igrejas; governo; empresas; culturas de naes; etc; com o objetivo de azucrinar a vida do homem, que o seu maior alvo de destruio, tentando fazer com que este no se achegue ao seu criador, o Deus nico e eterno. Na mesma proporo em que estudamos os anjos de Deus, faremos o possvel para encontrarmos explicaes para algumas questes que, durante muito tempo so levantadas nas sociedades mundiais, e porque no dizer, principalmente nas igrejas espalhadas por este mundo afora... O que leva uma pessoa ao suicdio? Porque algum, aparentemente sem motivos, extermina a todos os seus parentes mais prximos de uma forma brbara e tenebrosa? Porque tantos crentes no se desprendem dos prazeres da carne e se dedicam de corpo e alma ao trabalho do Senhor? Porque tantas pessoas no sentem o menor desejo de ler costumeiramente a Bblia? (Estas pessoas a quem me refiro, quelas que um dia fizeram uma deciso ao lado do Senhor) Qual o verdadeiro motivo que leva um homem e uma mulher que, um dia diante de Deus e vrias pessoas, prometeram viverem juntos sendo uma s carne at que a morte quebrasse este lao, hoje mal conseguem se olharem frente a frente, e chega a um veredicto que a melhor coisa para eles , ir cada um para um lado? E quanto queles meninos de rua, qual a verdadeira causa por eles estarem l? No pense que estou acusando os demnios por todas as coisas ruins que assolam em uma sociedade, mas que sem dvida alguma, eles so culpados por a maioria das desgraas existentes que aflige a humanidade.

( ORE MUITO MAIS A PARTIR DE AGORA)

1. CONCEITO:

a) Anjos cados que pecaram juntamente com Satans, seguindo-o quando ele se rebelou contra Deus. b) Almas de homens maus que morrem. (Um ponto de vista pago, portanto, absurdo total.) c) Espritos de um povo que viveu antes de Ado. (A Bblia no menciona este povo, pura deduo humana e absurda)

2. CARACTERSTICAS DOS DEMNIOS.

a) A origem do ser angelical propriamente dita, a mesma de todos os anjos. Porm as condies em que se encontram atualmente deu-se origem quando foram expulsos da gloriosa presena de Deus. (Judas 6).

b) Possuem algumas das caractersticas dos anjos de Deus.

1- So espritos (Mateus 17:18; Efsios 6:12) 2- Conhecem a Jesus (Marcos 1:24) 3- Conhecem os seus prprios destinos (Mateus 8:29) 4- Conhecem o plano de salvao (Tiago 2:19) 5- Possuem um prprio sistema doutrinrio bem desenvolvido ( I Timteo 4:1-2 )

3. ATIVIDADE DOS DEMNIOS. a) Em geral. 1- Tentam subverter os propsitos de Deus (Daniel 10:10-14; Apocalipse 16:13-16)

2- Os demnios tentam estender a autoridade de Satans, cumprindo sua vontade. (Efsios 6:11,12) 3- Os demnios podem ser usados por Deus na realizao de Seus propsitos (I Samuel 16:14; II Corntios 12:7) b) Em particular. 1- Podem causar doenas (Mateus 9:33; Lucas 13:11-16) 2- Podem possuir homens (Mateus 4:24) 3- Podem possuir animais (Marcos 5:13) 4. POSSESSO DEMONACA.

CONCEITO: Possesso demonaca a habitao de um ou mais demnios numa pessoa, exercendo controle e influncia diretos sobre ela, com certo prejuzo para suas funes mentais e /ou fsicas. A possesso demonaca deve ser distinguida da influncia demonaca ou atividade demonaca contra uma pessoa. O cristo pode ser alvo de opresso demonaca a tal ponto de dar a impresso de estar possesso. a) Efeitos da possesso demonaca. 1- Ocasionalmente, doena fsica (Mateus 9:32,33) Obs. Nem sempre a doena deve ser ligada possesso demonaca (Atos 5:16 ) 2- Distrbios mentais so ocasionalmente causados por possesso demonaca. (Mateus 17:15-18) 3- Causa depresso, impossibilita ao possesso de proclamar que Jesus o Senhor. 4- No s em seres viventes que os demnios podem tomar posse. Tambm em lugares como: escolas; casas; Igrejas; cidades; bairros; ruas; avenidas; rodovias; etc.

5. O DESTINO DOS DEMNIOS.

a) Destino temporrio: 1- Alguns que estavam livres foram lanados no abismo. (Lucas 8:31; Judas 6) 2- Alguns que esto presos sero soltos na grande tribulao. (Apocalipse 9:1-11) b) Destino definitivo: 1- Todos sero lanados juntamente com Satans para dentro do lago de fogo. (Mateus 25:41)

SATANALOGIA ( A DOUTRINA DE SATANS )

INTRODUO:

Se tiver algo criado por Satans, foi o pecado. O melhor conceito que eu vejo para pecado , tudo que se ope a vontade e aos princpios de Deus. E quem faz isto melhor que ningum? Quem leva a outros a fazerem o mesmo? Quem, em algum lugar no passado, quis tomar todo poder existente e tomar o lugar de Deus, originando a ambio e o orgulho que hoje existe? O quem de todas estas questes somente, e to somente Satans. Digamos que, tudo o que ruim e contraria ao que for bom, teve seu projeto na mente de Satans. O mundo jaz no maligno, o que afirma a Palavra de

Deus, basta observamos as coisas acontecerem, o pecado j est enraizado dentro do ser humano quando ele nasce. Porque todos pecaram, isto tambm nos afirma a Bblia, ento somos pecadores, e vivemos atolados no pecado. Este foi o objetivo de Satans quando, em forma de um animal, introduziu o pecado no planeta. Mas nem tudo esta perdido, Deus sabendo do propsito de seu inimigo, tomou a devida providncia para que, mesmo pecando, a humanidade tivesse uma oportunidade de viver em plena comunho com Ele. Enviou Jesus, que, atravs da morte e ressurreio, pode esmagar a cabea da serpente, dando a todo aquele que entender o trabalho redentor de Jesus a gloriosa salvao, que permite ao ser humano, um dia estar compartilhando de toda uma vida que seria impossvel descrever... por esta razo que Satans odeia ao extremo o homem, principalmente queles que j compreenderam o trabalho da cruz. Dai a importncia que ns cristos devemos dar em conhecer as artimanhas de Satans.

1. CONCEITO: a) Diabo, Satans, Demnio, Lcifer ou qualquer outro nome que seja; serve para indicar o arquimalgno poder espiritual do grande inimigo de todo o bem. b) O falso acusador, que calunia Deus perante o homem, e o homem perante Deus.

2. A EXISTNCIA DE SATANS. a) O ensino das escrituras: A existncia de Satans ensinada em sete livros do Antigo Testamento, e por todos os livros do Novo Testamento. b) Cristo falou da sua existncia. E o inimigo que o semeou o diabo... (Mateus 13:39) Disse-lhe Jesus: Eu vi Satans, como raio, cair do cu. (Lucas 10:18) Se Satans est dividido contra si mesmo, como subsistir o seu reino? (Lucas 11:18) 3. A PERSONALIDADE DE SATANS. a) Possui intelecto. Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com sua astcia, assim tambm seja de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos, e se apartem da simplicidade que h em Cristo. (II Corntios 11:3 ) b) Ele tem emoes.

Ento o drago irou-se contra a mulher... (Apocalipse 12:17) c) Ele tem vontade. Vs pertenceis ao vosso pai, o diabo, e quereis executar os desejos dele... (Joo 8:44) d) Ele tratado como pessoa moralmente responsvel. Disse, pois, o Senhor Deus a serpente: Porque fizeste isto, maldita s entre todos os animais domsticos, e entre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andars, e p comers todos os dias da tua vida. (Gnesis 3:14) e) Pronomes pessoais so usados para descreve-lo. ... e veio tambm Satans entre eles (J 1:6) 4. AS DESIGNAES DE SATANS.

a) Nomes. 1- Satans = adversrio 2- Diabo = difamador 3- * Lcifer = filho da alva, o brilhante 4- Belzebu = senhor das moscas (ttulo?) 5- Belial = indignidade, perversidade, maligno.

* Chamar Satans de Lcifer, depois de sua queda, dar a ele uma glria que ele no mais digno. Filho da alva, era o anjo que outrora fora exaltado entre todos os demais anjos do cu; hoje Satans totalmente desfigurado de seu aspecto de origem. Esta palavra, lcifer, no combina mais com o seu estado negro e pecaminoso do momento.

b) Ttulos. 1- Maligno (I Joo 5:19) 2- Tentador (I Tessalonissenses 3:5) 3- Prncipe deste mundo (Joo 12:31) 4- Prncipe da potestade do ar (Efsios 2:2) 5- Acusador de nossos irmos (Apocalipse 12:10) c) Representaes. 1- Serpente (Apocalipse 12:9) 2- Drago (Apocalipse 12:3)

3- Anjo de luz ( II Corntios 11:14 )

5. A NATUREZA DE SATANS.

a) Seu carter: 1- Ele uma criatura. (Ezequiel 28:14-15) 2- Ele um esprito. (Efsios 6:12-12) 3- Ele pertencia ordem angelical dos querubins. (Ezequiel 28:14) 4- Foi a mais exaltada das criaturas no cu. (Ezequiel 28:12)

b) Traos da sua personalidade:

1- Homicida, mentiroso (Joo 8:44)

2- Um pecador compulsivo (I Joo 3:8)

3- Um acusador (Apocalipse 12:10)

4- Adversrio (I Pedro 5:8)

c) Suas limitaes:

1- Sendo uma criatura portanto limitado, no onisciente, onipotente, e onipresente.

2- Sua ao pode ser resistida pelo crente.

Sujeitai-vos pois, a Deus. Resisti ao diabo e ele fugir de vs. ( Tiago 4:7 )

3- Deus impe limites a ele.

Disse o Senhor a Satans: Muito bem, tudo o que ele tem esta no teu poder, mas somente contra ele no estenda a mo. Ento Satans saiu da presena do Senhor. (J 1:12)

6. A ORIGEM DE TODO O MAL.

a) Como vivia Satans. ( Ezequiel 28:11-15)

1- Era perfeito, cheio de sabedoria e beleza.

... tu s o selo da perfeio, ... sabedoria... e perfeito em formosura. ( Ezequiel 28:12b )

2- Viveu na presena de Deus.

Estavas no den, jardim de Deus... ( Ezequiel 28:13a )

3- Teve toda riqueza e glria no cu.

... cobrias-te de toda pedra preciosa: o srdio, o topzio, o diamante, o berlio, o nix, o jaspe, a safira, o carbnculo e a esmeralda. Os teus engastes e ornamentos eram feitos de ouro; no dia em que foste criado foram eles preparados. ( Ezequiel 28:13b )

4- Foi o mais alto da hierarquia angelical.

Tu eras querubim da guarda ungido... (Ezequiel 28:14a)

5- Foi considerado perfeito.

Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado... (Ezequiel 28:15a)

b) A queda de Satans. (Ezequiel 28: 16-19; Isaas 14: 12-20 )

1- A origem do pecado.

Ambio:

... se encheu o teu corao de violncia, e pecaste... (Ezequiel 28:16)

Elevou-se o teu corao por causa da tua formosura... (Ezequiel 28:17)

Orgulho:

... corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor... (Ezequiel 28:17)

2- A inteno de Satans: * Tomar o lugar de Deus. ...eu subirei ao cu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; no monte da congregao me assentarei... (Isaas 14:13). * Tomar a glria de Deus, sendo possuidor da terra e o cu.

Subirei acima das mais altas nuvens; serei semelhante ao altssimo (Isaas

14:14)

3- Os juzos contra Satans. * Expulso de sua posio original. (Ezequiel 28:16; Isaas 14:12) * Julgamento pronunciado no den (Gneses 3:14-15) * Julgado na cruz (Joo 12:31) * Ser lanado no inferno para sempre (Apocalipse 20:10)

*** BIBLIOGRAFIA

1. DICIONRIO BBLICO UNIVERSAL - EDITORA VIDA. 2. PEQUENA ENCICLOPDIA BBLICA - EDITORA VIDA. 3. MANUAL BBLICO - EDIES VIDA NOVA. 4. AS ARMAS DE SUA GUERRA - EDITORA VIDA. 5.OS ANJOS, SUA NATUREZA E OFCIO - C.P.A.D. 6. A BBLIA ANOTADA - EDITORA MUNDO CRISTO 7. BBLIA VIDA NOVA - EDIES VIDA NOVA. 8. BBLIA DE REFERENCIAS THOMPSON - EDITORA VIDA. 9. GRANDES DOUTRINAS DA BBLIA - C.P.A.D.

AGRADECIMENTOS.

Meus sinceros agradecimentos a Deus pela inspirao e iluminao na preparao desta apostila. Tambm no poderia deixar de agradecer a igreja e em especial a classe de jovens pela confiana e incentivo. A minha esposa Gilmara, pelo voto de confiana e pelas oraes. A Quitria, pela fora e apoio durante todo preparo deste estudo e em especial por ter tido pacincia comigo na utilizao do micro computador. A Adriana Rodrigues, por ter me auxiliado na digitao do texto.

A todos, o meu muito obrigado, que Deus possa abenoar a todos vocs.

You might also like