You are on page 1of 4

Geodatabase GIS

Instrutor: Iara Silveira do Nascimento

1 - INTRODUO
O geodatabase um "conteiner" utilizado para armazenar uma coleo de conjuntos de dados. Existem trs tipos: Arquivo de Geodatabase ou File Geodatabase - so armazenados em pastas em um sistema de arquivos. Cada conjunto de dados mantido como um arquivo que pode ter o tamanho de at 1 TB (Terabyte). Recomenda-se o uso do arquivo de geodatabase ao invs do personal geodatabase; Pessoal Geodatabase ou Personal Geodatabase - todos os conjuntos de dados so armazenados em um arquivo de dados do Microsoft Access, que possui a extenso .mdb, sendo que o limite de armazenamento de 2GB (Gigabytes); Geodatabase ArcSDE - so armazenados em um banco de dados relacional usando o Oracle, Microsoft SQL Server, IBM DB2, IBM Informix, ou PostgreSQL. Estes geodatabase multiusurio requer o uso de ArcSDE (ArcGIS Server) e pode ser ilimitado em tamanho e nmero de usurios.

2 - ARQUIVO DE GEODATABASE ou FILE GEODATABASE


Um arquivo de geodatabase armazena um conjunto de dados em uma pasta de arquivos em seu computador. Cada conjunto de dados mantido como um arquivo e pode ser de at 1 TB (terabyte) de tamanho (e voc pode opcionalmente configurar um arquivo de geodatabase para armazenar conjuntos de dados muito maior). O arquivo de geodatabase pode ser usado em vrias plataformas e podem ser compactados e criptografados para somente leitura, o uso seguro. Nota: Se voc no sabe que tipo de geodatabase voc deseja criar, esta uma boa escolha. O arquivo de geodatabase quando visualizado no Windows Explorer, voc o v como uma pasta com a extenso .gdb - Figura 1.

Figura 1: Visualizao do Arquivo de Geodatabase Corvallis no Windows Explorer.

Pgina 1 de 4

Geodatabase GIS
Instrutor: Iara Silveira do Nascimento

E quando visualizado no ArcCatalog visto como na Figura 2.

Geodatabase com Classes de Feies, um Raster e uma Tabela no espacial.

Figura 2: Visualizao do Geodatabase no ArcCatalog.

3 - GEODATABASE PESSOAL OU PERSONAL GEODATABASE


O personal geodatabase armazena seus conjuntos de dados em Microsoft Access, com a extenso .mdb no disco. Os tamanhos de armazenamento do personal geodatabase so efetivamente limitados entre 250 e 500 MB (Megabytes). Este geodatabase somente suportado no ambiente Windows.

4 - GEODATABASE SDE OU ArcSDE GEODATABASE


Os usurios muitas vezes precisam de maior capacidade de armazenamento para as suas bases de dados, e desta maneira podem escolher o Arquivo de Geodatabase ou o ArcSDE Geodatadase (SDE Geodatabase). Um geodatabase ArcSDE um conjunto de dados que so gerenciados por bancos de dados relacionais, incluindo o ArcGIS os seguintes: IBM DB2, IBM Informix , Microsoft SQL Server, Oracle e PostgreSQL. Se voc quiser usar arquivos histricos no seu geodatabase, replicar seus dados, ter acesso a dados simples, usando SQL, ou concomitantemente editar dados sem bloqueio, voc precisar usar geodatabase ArcSDE. Existem dois tipos de geodatabase ArcSDE: ArcSDE para SQL Server Express no ArcGIS Desktop, nos nveis de licena ArcEditor e ArcInfo, ArcGIS Engine e ArcGIS Server Workgroup Edition com o SQL Server Express - Voc pode instalar o SQL Server Express, que uma cpia, leve pessoal do SQL Server, e habilit-lo para armazenar geodatabases. Com o ArcCatalog, voc pode configurar e administrar uma instncia do SQL Server Express, bem como geodatabase ArcSDE, ento voc no tem que ser um administrador de banco de dados (DBA) para usar esses tipos de geodatabase ArcSDE. Quando licenciado atravs do ArcGIS Desktop ou ArcGIS Engine, at trs usurios podem se conectar instncia do SQL Server Express. Quando licenciado atravs do ArcGIS Server Workgroup, 10 clientes de desktop e qualquer nmero de clientes da Web podem se conectar instncia do SQL Server Express. Geodatabase ArcSDE licenciado sob ArcGIS Server Corporativo - O ArcSDE pode trabalhar em ambientes corporativos de toda uma gama de SGBDs (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) utilizando geodatabase ArcSDE Enterprise. O ArcSDE Enterprise pode ser adquirido como parte do ArcGIS Server Enterprise e normalmente requer privilgios de DBA e habilidades para configurar e administrar o SGBD.

Pgina 2 de 4

Geodatabase GIS
Instrutor: Iara Silveira do Nascimento

4 - COMPARAO ENTRE OS TRS TIPOS DE GEODATABASES


Principais Caractersticas Geodatabase SDE / ArcSDE Geodatabase Uma coleo de vrios tipos de conjunto de dados GIS (classes de feio, arquivos CAD, Shapefile...), armazenados em tabelas em um banco de dados relacional. (Este recomendado, quando os dados so armazenados em um banco de dados relacional). Possui extenso .sde Multiusurio Arquivo de Geodatabase / File Geodatabase Uma coleo de vrios tipos de conjuntos de dados GIS (classes de feio, arquivos CAD, Shapefile...), realizada em uma pasta de sistema de arquivos. (Esta a recomendada formato de dados nativo para o ArcGIS armazenados e gerenciados em uma pasta de sistema de arquivos.). Possui extenso .gdb Um nico usurio e um pequenos grupos de trabalho (workgroup): muitos usurios ou um escritor por conjunto de recursos, classe recurso autnomo, ou tabela. O uso concomitante de qualquer arquivo especfico, eventualmente, degrada para um grande nmero de leitores. Cada conjunto de dados um arquivo separado no disco. Um arquivo de geodatabase uma pasta de arquivo que contm seus conjuntos de dados (classes de feies, tabelas, dados raster, etc). Um TB (Terabyte) para cada conjunto de dados. Cada geodatabase arquivo pode conter muitos conjuntos de dados. O limite de 1 TB pode ser aumentado at 256 TB de imagens para conjuntos de dados extremamente grandes. Cada classe de recurso podem escalar at centenas de milhes de recursos do vetor por conjunto de dados. Pgina 3 de 4 Geodatabase Pessoal / Personal Geodatabase Original formato de dados para ArcGIS geodatabases armazenados e gerenciados em arquivos de dados do Microsoft Access. (Esta limitado em tamanho e vinculado ao sistema operacional Windows.). Possui extenso .mdb

Descrio

Nmero de Usurios

Um nico usurio e pequenos grupos de trabalho com conjuntos de dados menores: alguns leitores e um escritor. O uso concomitante eventualmente degrade para um grande nmero de leitores. Todo o contedo de cada personal geodatabase realizado em um nico arquivo do Microsoft Access (. mdb).

Formato de Armazenamento

Oracle, Microsoft SQL Server, IBM DB2, IBM Informix, PostgreSQL

At os limites do Gerenciador do Banco de Dados. Limite de Tamanho

Dois GB (Gigabytes) por banco Access. O limite em vigor antes desempenho geralmente entre MB (Megabytes)por arquivo de dados Access.

de dados degrada o 250 e 500 banco de

Geodatabase GIS
Instrutor: Iara Silveira do Nascimento

continuao

Principais Caractersticas

Apoio Versionado

Geodatabase SDE / ArcSDE Geodatabase Totalmente apoiado em todos os SGBDs, inclui banco de dados de replicao, atualizaes usando entrada e sada e arquivo histrico.

Plataformas Segurana e Permisses Ferramentas de Administrao de Banco de Dados

Nota

Arquivo de Geodatabase / File Geodatabase Somente suportado como um geodatabase para clientes que postam atualizaes usando checkout e check-in e como um cliente para que as atualizaes podem ser enviadas usando a replicao unidirecional. Windows, Unix, Linux e Conexo direta para Windows, Unix, Linux e Conexo direta para o SGBD, que potencialmente podem rodar o SGBD, que potencialmente podem rodar em qualquer plataforma local do usurio. em qualquer plataforma local do usurio. Fornecido por SGBDs Segurana do sistema operacional do arquivo. Todas as funes de SGBD para backup, Gerenciamento de arquivos do sistema. recuperao, replicao, suporte SQL, segurana e assim por diante. Requer uso da Tecnologia ArcSDE, ArcSDE Opcionalmente, possvel armazenar dados para SQL Server incluindo: ArcEditor e em um formato somente leitura comprimido ArcInfo, ArcGIS Engine, ArcGIS Server para reduzir os requisitos de Workgroup, ArcSDE para todos os outros armazenamento. SGBDs includos com o ArcGIS Server Enterprise.

Geodatabase Pessoal / Personal Geodatabase Somente suportado como um geodatabase para clientes que postam atualizaes usando checkout e check-in e como um cliente para que as atualizaes podem ser enviadas usando a replicao unidirecional. Somente Windows.

A segurana do sistema de arquivos do Windows. Gesto do sistema de arquivos do Windows.

Frequentemente utilizado como um gerenciador de tabela de atributos (por meio do Microsoft Access). Usurios como a manipulao de cadeia para os atributos de texto.

5 - BIBLIOGRAFIA CONSULTADA Esri. ArcGIS Desktop Help - Types of Geodatabases (Ajuda do Software). Esri. Geodatabase, disponvel em http://www.esri.com/software/arcgis/geodatabase/index.html, acessado em 14/03/2011. Esri. ArcGIS Resource Center - Geodatabases, disponvel em http://resources.arcgis.com/content/geodatabases/10.0/about, acessado em 15/03/2011.

Pgina 4 de 4

You might also like