You are on page 1of 45

INSTITUTO POLITCNICO DE TOMAR ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUMICA E DO AMBIENTE

FERRAMENTAS BSICAS DA QUMICA


Aulas Terico-Prticas de Qumica

Valentim M B Nunes

Tomar - 2007

1. Elementos, compostos e misturas A matria tudo o que ocupa espao e possui massa. Toda a matria constituda com base nos elementos qumicos. Um elemento uma substncia que, por meios qumicos, no pode ser decomposta em substncias mais simples. Neste momento so conhecidos mais de 110 elementos, alguns dos quais artificiais (no existem na natureza). Os compostos so combinaes qumicas de dois ou mais elementos. As propriedades dos compostos so distintas das dos elementos de partida. A gua, por exemplo, um lquido presso e temperatura ambiente, e resulta da combinao de dois gases, o oxignio e o hidrognio. As substncias so elementos ou compostos puros. Como exemplos temos a gua, H2O, o amonaco, NH3, o ouro, Au e o oxignio, O2. Cada substncia tem uma composio definida e propriedades qumicas e fsicas diferentes de qualquer outra substncia. As misturas so combinaes de substncias, nas quais os constituintes conservam a maior parte das suas caractersticas. As misturas podem ser homogneas ou heterogneas. Nas misturas homogneas, a composio igual ao longo de toda a mistura, enquanto nas heterogneas a composio no uniforme em toda a mistura. As misturas homogneas so designadas por solues, podendo ser lquidas, slidas ou gasosas. Qualquer mistura, homognea ou heterognea pode ser obtida ou desfeita por meios fsicos. Aps a separao os componentes da mistura conservam as suas propriedades originais. Podemos resumir as relaes enunciadas no esquema da figura 1:

Matria

Transformaes fsicas

Misturas

Substncias

Transform. qumicas

Homogneas

Heterogneas

Compostos

Elementos

Figura 1. Classificao da matria.

Em princpio, todas as substncias podem existir em trs estados da matria: slido, lquido ou gasoso. Estes estados podem converter-se uns nos outros. Um slido aquecido funde para dar um lquido, e temperatura a que isto ocorre chamamos ponto de fuso. Continuando a aquecer a substncia d-se a vaporizao, para dar o respectivo gs. Esta mudana d-se temperatura de ebulio. O arrefecimento conduz s transformaes contrrias. As substncias podem ser identificadas pela sua composio e pelas suas propriedades. A cor, o ponto de fuso, o ponto de ebulio, a densidade, etc, so propriedades fsicas. As propriedades fsicas podem ser medidas ou observadas sem que a composio da substncia seja alterada. Para observar uma propriedade qumica temos de levar a cabo uma transformao qumica, como por exemplo a combusto de um gs.

Ficha de Exerccios I
1. Das seguintes substncias, diga quais so elementos e quais so compostos: a) hidrognio b) gua c) ouro d) cloreto de sdio (sal das cozinhas) 2. D em exemplo de uma propriedade qumica e de uma propriedade fsica. 3. Das seguintes afirmaes diga quais se referem a propriedades fsicas e propriedades qumicas: a) O carbono sofreu uma combusto, formando-se dixido de carbono. b) No cimo da serra da Estrela a gua ferve a menos de 100 C. c) O chumbo um metal mais denso do que o alumnio d) O sdio um metal que reage violentamente em contacto com gua. 4. D exemplos de misturas homogneas e heterogneas.

2. tomos, molculas e ies 2.1. Nmero atmico, nmero de massa e istopos As modernas concepes sobre a constituio da matria tem origem em grande parte nos trabalhos de Dalton, no sc. XIX. Com efeito, a matria constituda por tomos, no sendo estes criados ou destrudos numa reaco qumica. Os tomos de um dado elemento so diferentes dos tomos de qualquer outro elemento. Os tomos so constitudos por partculas subatmicas: protes e neutres no ncleo, e electres ocupando o espao em volta do ncleo. Os tomos distinguem-se uns dos outros pelo nmero de protes e neutres que contm. O nmero atmico (Z) de um elemento o nmero de protes do tomo desse elemento. A identidade qumica de um tomo determinada exclusivamente pelo seu nmero atmico. O nmero de massa o nmero total de protes e neutres existente no ncleo do tomo do elemento. A representao convencional para indicar o nmero atmico e nmero de massa de um elemento a seguinte:

Nmero de massa Nmero atmico

A Z

Num tomo neutro, o nmero de protes igual ao nmero de electres, pelo que o nmero atmico tambm indica o nmero de electres. Em muitos elementos, os tomos no tm todos a mesma massa. Os tomos que tm o mesmo nmero atmico, mas diferente nmero de massa designam-se por istopos. Um exemplo muito conhecido so dois istopos do urnio, com nmero de massa 235 e 238:
235 92 238 92

U e

U.

2.2. Massa atmica e conceito de mole Uma das propriedades fundamentais dos tomos a sua massa. O conhecimento das massas atmicas muito importante no trabalho laboratorial. Por conveno internacional a unidade de massa atmica, u.m.a., definida como sendo a massa igual a 1/12 da massa de um tomo de 12 6 C (carbono-12): massa de um atomo de carbono 12 12

1u. m. a. =

As razes desta opo foram o carbono ser um dos elementos mais abundantes na natureza, e os valores das massas atmicas, com esta referncia, serem aproximadamente valores inteiros. A massa atmica de qualquer elemento dada pela razo entre a massa do tomo desse elemento e 1/12 da massa de um tomo de carbono-12. A experincia mostra que um tomo de hidrognio tem apenas 8.400% da massa de um tomo de carbono12, logo a massa atmica do hidrognio 1.008 u.m.a. Consultando a tabela peridica verifica-se que a massa atmica do carbono 12.01 e no 12 u.m.a., como seria de esperar da definio anterior. Isto deve-se ao facto de existirem na natureza istopos de carbono-12 e carbono-14 e a massa atmica do elemento uma mdia pesada, tendo em conta a abundncia natural destes istopos. A situao similar para muitos outros elementos. O exemplo seguinte ilustra o clculo de uma massa atmica mdia:

Exerccio resolvido: As massas atmicas do

35 17

Cl e

37 17

Cl , com abundncias

naturais de 75.53% e 24.47% so respectivamente 34.968 u.m.a e 36.956 u.m.a. Calcular a massa atmica mdia do cloro. 7553 . 34.968 + 24.47 36.956 = 35.45 100

Massa atmica mdia do cloro =

escala laboratorial a unidade de massa atmica uma grandeza muito pouco til, pois as amostras contm um enorme nmero de tomos. Os qumicos tm uma unidade para expressar esses grandes nmeros. A unidade do Sistema Internacional (SI) para quantidade de matria a mole (mol). Um mole a quantidade de matria que contem tantas unidades elementares (tomos, molculas ou outras quaisquer partculas) quantos os tomos de carbono existentes em precisamente 12 g de carbono-12. Este valor determinado experimentalmente, e o valor actualmente aceite : 1 mol = 6.022045 1023 partculas Este nmero designado por nmero de Avogadro, em honra do cientista italiano Amadeo Avogadro. Um mole de tomos de carbono-12 pesa portanto 12g. Esta a massa molar do carbono-12, ou seja, a massa de 1 mole de tomos de carbono-12. Com esta definio, a massa molar de qualquer elemento a massa em gramas de nmero igual massa atmica desse elemento. Por exemplo, a massa atmica do oxignio 16 u.m.a., logo 1 mole de oxignio pesa precisamente 16 g e contem 6.022 1023 tomos de oxignio. Diz-se ento que a massa molar do oxignio 16 g mol-1.

2.3. Molculas: frmulas e massa molecular As molculas so combinaes qumicas de dois ou mais tomos, de um mesmo elemento ou de elementos diferentes. Para exprimir a composio das molculas utilizamos frmulas qumicas. Uma frmula emprica expressa apenas o nmero relativo de tomos componentes da molcula. Uma frmula molecular representa exactamente a molcula de um dado composto, indicando o nmero exacto de tomos de cada um dos elementos presentes na molcula. Por exemplo, a glicose tem a frmula emprica de CH2O e a sua frmula molecular C6H12O6.

Analogamente massa atmica, a massa molecular de um composto a razo entre a massa da molcula desse composto e 1/12 da massa do tomo de carbono-12. Para calcular a massa molecular de um composto basta somar as massas atmicas de todos os tomos de uma molcula. Por exemplo a massa molecular da gua, H2O, dada por: 2 massa do H + massa do O = 2 1.008 + 16.00 = 18.02 u.m.a. Tal como para os tomos, sabendo a massa molecular sabemos tambm a massa molar do composto. Assim, a massa molar da gua 18.02 g mol-1, isto , 1 mole de molculas de gua pesa exactamente 18.02 g e contem 6.022 1023 molculas de gua. A massa molar da glicose ser dada por:
72 g 6 massa atmica do carbono 12 g 12massa atmica do hidrognio 96 g 6 massa atmica do oxignio massa molar 180 g mol-1

Pode-se calcular o nmero de moles, n, existentes numa dada massa m duma amostra de uma substncia de massa molar M, pela relao mssica:

n=

m M

2.4. Ies Quando a um tomo ou molcula neutra se adicionam ou retiram electres formase uma espcie carregada designada por io. Um io com carga positiva um catio, e um io com carga negativa um anio. Os ies constitudos por um nico tomo so monoatmicos, como por exemplo, H+, Na+, Mg2+, S2-, O2-, Cl-, etc. Os ies constitudos por dois ou mais tomos so poliatmicos. Como exemplos temos o io hidrxido, OH-, sulfato, SO42-, etc.

A ligao entre caties e anies d origem a compostos inicos. A massa molar de um composto inico a soma das massas dos caties e anies. Por exemplo, a massa molar do NaCl : massa do Na+ + massa do Cl- = 23 + 35.45 = 58.45 g mol-1. 2.5. Composio elementar dos compostos A composio elementar de um composto a composio por elemento, expressa em percentagem mssica. Estas percentagens calculam-se conhecendo a massa de cada um dos elementos e a massa molar do composto. O exerccio seguinte elucidativo: Exerccio resolvido: O cido fosfrico (H3PO4) usado em detergentes, pasta de dentes, bebidas, fertilizantes, etc. Calcular a composio elementar deste cido. A massa molar do H3PO4 : 3 1.008 + 30.97 + 4 16 = 98 g mol-1. As percentagens mssicas so: 3 1008 . . 100 = 31% 98 30.97 100 = 316% . 98 4 16 100 = 65.3% 98

%H =

%P =

%O =

Ficha de Exerccios II
1. Indique o nmero de protes e neutres presentes no ncleo de cada um dos seguintes tomos:
3 2

He

24 12

Mg

25 12

Mg

79 35

Br

2. Quantos moles de hidrognio, H2, existem em 27 g deste gs? 3. A massa molecular de um composto 210. Supondo que a frmula qumica Na3MF6, qual a massa atmica do elemento M, e de que elemento se trata? 4. Em 284 g de Cl2 existem: a) quantas moles de molculas de cloro? b) quantas molculas de cloro? c) quantas moles de tomos de cloro? d) quantos tomos de cloro? 5. Determine a massa existente em cada uma das seguintes amostras: a) 3.8 moles de cido sulfrico, H2SO4. b) 0.87 moles de clorato de potssio, KClO3. c) 0.375 moles de C12H22O11. 6. Uma molcula de X8 tem uma massa igual a 256 u.m.a. a) Qual a massa molar do X8? b) Qual a massa atmica de X? c) Qual a massa em gramas de uma molcula de X8? 7. Quantos tomos de cada elemento esto presentes em 11.7 g de Mg(OH)2? 8. A dietilamina do cido lisrgico, LSD, tem a frmula molecular de C20H25N3O. Numa amostra suspeita encontraram-se 74.07% de C, 7.95% de H e 9.99% de N. Ser que se trata de LSD?

10

3. Solues e unidades de concentrao Uma soluo uma mistura homognea de duas ou mais substncias. De particular interesse so as solues lquidas, e dentro destas nas solues aquosas, onde ocorrem muitos processos qumicos e biolgicos. Numa soluo usual definir o solvente como a substncia que, nas mesmas condies de presso e temperatura da soluo, se encontra no mesmo estado fsico. No caso das solues lquidas o solvente o lquido. O soluto a substncia que, nessas condies, se encontra num estado de agregao diferente, seja gasoso ou slido. No caso das duas substncias serem lquidas a substncia presente em maior quantidade o solvente e a substncia presente em menor quantidade o soluto. Concretizando com solues aquosas, numa soluo de NaCl em gua, a gua o solvente, e o NaCl o soluto. Numa soluo de etanol em gua, sendo ambos lquidos, o lquido presente em maior quantidade o solvente. Para exprimir a quantidade de soluto em solues utilizam-se unidades de concentrao. A concentrao de uma soluo a quantidade de soluto numa dada quantidade de soluo. Existem vrias unidades de concentrao, e vamos de seguida referir as mais utilizadas na prtica. 3.1. Molaridade A molaridade, M, o nmero de moles de soluto por litro (dm3) de soluo. Esta unidade de concentrao tem a desvantagem de depender da temperatura. O seguinte exerccio mostra um clculo de concentrao: Exerccio resolvido: Calcular a molaridade (ou concentrao molar) de uma soluo preparada com 100 g de NaCl dissolvidos em 1 litro de gua.

11

Comeamos por calcular a massa molar do NaCl Mr(NaCl) = 58.5 g mol-1 n de moles = 100 g . mol = 17 58.5gmol 1

[ NaCl ] =

1.7mol . M = 17 1l

3.2. Molalidade A molalidade o nmero de moles de soluto por quilograma de solvente. Esta unidade de concentrao independente da temperatura. Tem contudo a desvantagem de ser necessrio pesar quer o soluto quer o solvente. mais fcil medir o volume de um lquido do que pesar. Exerccio resolvido: Quantos gramas de KCl devem ser adicionados a 75 g de gua para obter uma soluo 2.25 molal? M (KCl) = 74.6 g mol-1 2.25 75 = 0.169 1000

n de moles

massa de KCl = 0.169 74.6 = 12.6 g

3.3. Percentagem A percentagem uma unidade de concentrao que a razo entre duas grandezas da mesma espcie. Existem trs tipos de unidades de concentrao em percentagem:

12

(p/p) - n de gramas de soluto por 100 gramas de soluo ( p/v) - n de gramas de soluto por 100 ml de soluo (v/v) - n de ml de soluto por 100 ml de soluo Exerccio resolvido: Dissolve-se uma amostra de 0.892 g de cloreto de potssio, KCl, em 54.6 g de gua. Qual a percentagem em massa da soluo de KCl? massa de KCl 0.892 g . 100 = 100 = 161% 0.892 g + 54.6 g massa de soluao

% de KCl =

3.4. Fraco molar A fraco molar a razo entre o nmero de moles de um componente de uma soluo e o nmero total de moles dessa soluo. Para um componente A vem: n moles de A n total de moles

Fracao molar de

A = xA =

O somatrio de todas as fraces molares de todos os componentes de uma soluo igual a 1. Exerccio resolvido: Qual a fraco molar de acar, C12H22O11, numa soluo contendo 1.71 g deste acar em 89.1 g de gua? M (C12H22O11) = 342 g mol-1 n de moles de acar = 1.71/342 = 0.05 n de moles de H2O = 89.1/18 = 4.95 fracao molar = 0.05 = 0.01 0.05 + 4.95

13

3.5. Diluio de solues Um procedimento vulgar no laboratrio a preparao de solues menos concentradas a partir de solues mais concentradas, o que designado por diluio. Ao fazermos uma diluio adicionamos mais solvente a uma dada quantidade inicial de soluo concentrada, pelo que o nmero de moles de soluto inicial e final o mesmo. Podemos ento escrever:

n de moles de soluto na soluo inicial = n de moles de soluto na soluo final Considerando a concentrao em molaridade (a unidade de concentrao mais utilizada em Qumica), podemos escrever: Cinicial Vinicial = Cfinal Vfinal Esta equao bastante til para efectuar clculos de diluies.

14

Ficha de Exerccios III


1. Calcular a percentagem de carbonato de potssio, K2CO3, numa soluo, que preparada dissolvendo 15 g deste composto em 60 g de gua. 2. Quantos gramas de cloreto de sdio, NaCl, teriam de ser dissolvidas em 54 g de gua para dar uma soluo 10% em massa? 3. Calcule a fraco molar do soluto e do solvente numa soluo preparada pela dissoluo de 142 g deste sal em 3 kg de gua. 4. Qual a molaridade de uma soluo que contem 49 g de H3PO4 em 2 litros de soluo? 5. A que volume se deve diluir 0.25 l de uma soluo 0.15 M de H2SO4 para se obter uma soluo 0.025 M? 6. Uma amostra de 11.7 g de NaCl dissolvida em gua suficiente para se obter 250 ml de soluo. Esta soluo ento diluida para 3 litros. a) Qual o nmero de moles de NaCl na soluo inicial? b) Qual o nmero de moles de NaCl na soluo diluida? c) Determinar a molaridade de cada soluo. 7. Qual a molalidade de uma soluo na qual 100 g de NaOH esto dissolvidas em 0.250 kg de H2O? 8. Quantos gramas de Na2SO4 devem ser adicionados a 845 g de gua para obter uma soluo 4.22 molal? 9. Determinar a molaridade de uma soluo aquosa concentrada de HCl, que 37% em HCl (p/p). A densidade da soluo 1.19 g/ml.

15

10. Quantos ml da soluo anterior so necessrios para preparar 500 ml de uma soluo 0.1 M em HCl? 11. A densidade de uma soluo aquosa contendo 10% em massa de etanol (C2H5OH) 0.984 g/ml. a) Calcular a molalidade da soluo b) Calcular a fraco molar de gua nesta soluo.

16

4. Estequiometria A Estequiometria de uma reaco qumica a relao entre as quantidades de reagentes e produtos da reaco, descrita por uma equao qumica. Consideremos a reaco qumica genrica seguinte: aA+bBcCedD A e B so designados como reagentes e C e D so designados produtos da reaco. As letras a, b, c e d representam valores numricos e so os coeficientes estequiomtricos. Os coeficientes estequiomtricos indicam-nos as relaes entre o numero de moles de reagentes e produtos envolvidos numa dada reaco qumica. Consideremos por exemplo a reaco: 2 H2 + O2 2 H2O. Esta equao mostra que duas molculas de hidrognio reagem com uma molcula de oxignio para dar duas molculas de gua. Os principais tipos de problemas envolvendo a estequiometria de reaces qumicas podem esquematizar-se no diagrama seguinte:

Massa de reagente Volume de reagente


Moles de reagente Moles de produto

Massa de produto Volume de produto

4.1. Clculos mole/massa Neste tipo de problemas necessitamos de converter massa em numero de moles e vice-versa, o que se faz pelo conhecimento da massa molar das substncias. Exerccio resolvido: Para a preparao do hidrxido de sdio podemos fazer reagir violentamente o sdio metlico com gua, de acordo com a reaco qumica seguinte:

17

2 Na(s) + 2 H2O(l) 2 NaOH(s) + H2(g) Se reagirem 5 moles de sdio, quantas moles de hidrognio e de hidrxido de sdio se produzem? Pela estequiometria da reaco, por cada 2 moles de sdio que reagem formam-se duas moles de NaOH e uma mole de H2, logo neste caso formam-se 5 moles de NaOH e 2.5 moles de H2. Exerccio resolvido: O alcool metlico (CH3OH) pode ser sintetizado pela reaco do monxido de carbono e o hidrognio a altas temperaturas e presses: CO + 2 H2 CH3OH Quantos gramas de lcool metlico podem ser preparados pela reaco completa de 5 moles de H2?

n de moles de CH3OH = 5/2 = 2.5 mol massa de CH3OH = 2.5 mol 32 g mol-1 = 80 g Exerccio resolvido: De acordo com a equao: 4 NH3(g) + 5 O2(g) 4 NO(g) + 6 H2O(g) Que massa em gramas de O2 ser necessria para reagir exactamente com 100 g de NH3? M(NH3) = 17 g mol-1 n de moles de NH3 = 100/17 = 5.88 mol n de moles de O2 = 5/4 5.88 = 7.35 mol

18

massa de O2 = 7.35 mol 32 g mol-1 = 235 g 4.2. Clculos envolvendo o volume de gases Em muitas reaces um dos produtos ou reagentes um gs. Neste caso temos de converter o volume de gs em nmero de moles e vice-versa. Para isso vamos recorrer s leis dos gases. A primeira designada por Lei de Boyle que estabelece que o volume de uma certa quantidade de um gs, a temperatura constante, inversamente proporcional presso do gs: V 1/p A Lei de Charles e Gay-Lussac diz que o volume de uma certa quantidade de gs, mantendo a presso constante, directamente proporcional temperatura do gs: VT Por fim, a Lei de Avogadro diz que, a presso e temperatura constantes, o volume de um gs directamente proporcional ao nmero de moles gasosas presentes. Vn Combinando as trs leis anteriores obtemos: V nT/p V = RnT/p ou, pV = nRT

onde p a presso, V o volume, n o nmero de moles, T a temperatura absoluta e R uma constante de proporcionalidade, designada por constante dos gases perfeitos.

19

A equao anterior chama-se equao dos gases perfeitos, e permite relacionar o nmero de moles e o volume de um gs, para dadas condies de presso e temperatura do gs. Em condies PTP, presso e temperatura padro, isto 273.15 K e 1 atm, qualquer gs perfeito ocupa 22.414 litros, pelo que a constante dos gases perfeitos igual a R = 0.082057 atm.L.mol-1 .K-1. Assumindo que um gs se comporta como perfeito podemos, mediante a equao dos gases perfeitos, converter volume em nmero de moles, para as condies de presso e temperatura da reaco. Exerccio resolvido: Fizeram-se borbulhar 100 litros de H2S em condies PTP numa soluo aquosa de SbCl3. Obtm-se um precipitado de Sb2S3, de acordo com a equao: 2 SbCl3(aq) + 3 H2S(g) Sb2S3(s) + 6 HCl(aq) Calcular a massa de precipitado obtida, se tivermos um excesso de SbCl3. M(Sb2S3) = 340 g mol-1 n de moles de H2S = 100/22.4 = 4.46 mol n de moles de Sb2S3 = 4.46/3 1.5 mol massa de Sb2S3 = 1.5 mol 340 g mol-1 = 510 g Exerccio resolvido: Considerando a seguinte reaco: 4 NH3(g) + 5 O2(g) 4 NO(g) + 6 H2O(g)

20

Determine o volume de O2, a 27 C e 1 atm, que ser necessrio para reagir com 100 g de NH3. n de moles de NH3 = 100 g / 17 g mol-1 = 5.88 mol n de moles de O2 = 5.88 5/4 = 7.35 mol T = 27 + 273.15 = 300.15 K

pV = nRT V = 7.35 mol 0.082 atm L mol-1 K-1 300.15 K / 1 atm = 181 L de O2

4.3. Reaces em soluo O problema semelhante ao anterior, mas agora utilizamos a definio de concentrao para converter o volume de uma soluo em nmero de moles e viceversa. Exerccio resolvido: Quantos gramas de NaOH so necessrios para reagir completamente com 25 ml de uma soluo 1.5 M de HCl? A equao respectiva : NaOH (aq) + HCl(aq) NaCl(aq) + H2O M(NaOH) = 40 g mol-1 n de moles de HCl = 25 1.5/1000 = 0.0375 mol massa de NaOH = 0.0375 mol 40 gmol-1 = 1.5 g

21

Exerccio resolvido: Quantos litros de uma soluo 0.650 M de Pb(NO3)2 so necessrios para reagir completamente com 1.55 l de uma soluo 2.25 M de NaCl? Pb(NO3)2 (aq) + 2 NaCl(aq) PbCl2 (s) + 2 NaNO3(aq) n de moles de NaCl = 2.25 mol/l 1.55 l = 3.4875 mol n de moles de Pb(NO3)2 = 3.4875/2 = 1.744 mol volume de soluo = 1.744 mol / 0.650 mol/l = 2.68 l

4.4. Rendimento das reaces Em todos os exemplos anteriores considermos a converso completa de um dos reagentes em produtos da reaco. Na prtica, muitas vezes a converso de reagentes em produtos no completa. Os qumicos referem-se ento ao rendimento da reaco, , que a percentagem de converso em relao converso mxima, isto a quantidade mxima de produto que possvel obter. Exerccio resolvido: A nitroglicerina (C3H5N3O9) um explosivo. A sua decomposio pode ser representada por: 4 C3H5N3O9 6 N2 + 12 CO2 + 10 H2O + O2 Esta reaco liberta grande quantidade de calor e muitos produtos gasosos. devido a esta sbita expanso de volume que se produz a exploso. a) Qual a quantidade mxima de oxignio que pode ser obtida a partir de 200 g de nitroglicerina? b) Se se produzirem 6.55 g de oxignio, qual o rendimento da reaco. M(C3H5N3O9) = 227 g mol-1

22

n de moles de nitroglicerina = 200 g / 227 g mol-1 = 0.88 mol n de moles de O2 = 0.88 / 4 = 0.22 mol massa mxima de O2 = 0.22 mol 32 g mol-1 = 7.05 g 6.55 100 = 92.9% 7.05

Re n dim ento =

23

Ficha de Exerccios IV
1. Qual a massa de CO2 que pode ser obtida a partir da combusto de 12 g de CO, com excesso de oxignio? 2 CO + O2 2 CO2 2. A combusto completa de PH3, originando cido fosfrico, dada pela equao: PH3(g) + 2 O2(g) H3PO4 Para 85 g de PH3 determine: a) o n de moles de O2 necessrias para a combusto b) a massa em gramas de O2 necessrias c) o n de moles de H3PO4 formado d) a massa em gramas de H3PO4 formado 3. Na dissoluo de excesso de mercrio por cido aztico, produz-se um gs, o monxido de azoto, NO, de acordo com a seguinte equao qumica: 6 Hg + 8 HNO3 3 Hg2(NO3)2 + 2 NO + 4 H2O Determine o volume de NO produzido nas condies PTP se reagirem 47.8 g de HNO3 com excesso de mercrio. 4. O nitrato de amnio (um fertilizante) pode ser preparado pela neutralizao do cido ntrico com o amonaco: HNO3(aq) + NH3(g) NH4NO3(aq)

Se 189 g de HNO3 e 104 g de NH3 estiverem disponveis para a reaco:

24

a) Qual dos reagentes est em excesso? b) Qual a massa mxima de nitrato de amnio que se pode obter? 5. Quantos ml de uma soluo de cido sulfrico 0.388 M so necessrios para reagir completamente com 0.561 g de KOH? H2SO4(aq) + 2 KOH(aq) K2SO4(aq) + 2 H2O(l) 6. Quantos ml de uma soluo de CaCl2 0.565 M so necessrios para precipitar todo o io de prata, na forma de AgCl, existente em 0.850 l de uma soluo 0.268 M de nitrato de prata, AgNO3? CaCl2(aq) + 2 AgNO3(aq) 2 AgCl (s) + Ca(NO3)2(aq) 7. Se se misturarem 25.3 ml de uma soluo 0.265 M de FeCl3 com 42.5 ml de uma soluo 0.515 M de NaOH, determinar a quantidade mxima, em gramas, de Fe(OH)3 que ser precipitada. FeCl3 + 3 NaOH Fe(OH)3 + 3 NaCl 8. O etileno (C2H4) um composto orgnico industrial muito importante, e pode ser preparado por aquecimento do hexano a 800 C: C6H14 C2H4 + outros produtos Se o rendimento da reaco for 42.5%, qual a massa de hexano que tem de reagir para produzir 481 g de etileno?

25

5. Acerto de equaes Uma equao qumica acertada aquela em que o nmero de tomos de cada elemento, e a mesma carga total, aparecem de um lado e do outro da equao qumica (conservao da massa e conservao da carga). A equao qumica diz-nos assim, de modo qualitativo e quantitativo que transformaes ocorrem no decurso de uma reaco qumica. Para se acertar uma equao qumica, colocam-se coeficientes estequiomtricos esquerda dos smbolos qumicos, de modo a no alterar a identidade qumica das espcies presentes. Para comear o acerto de uma equao qumica comeamos por identificar todos os reagentes e produtos da reaco. Comear o acerto pelos elementos que aparecem apenas uma vez de cada lado da equao e com o mesmo nmero de tomos. As frmulas contendo estes elementos devem ter os mesmos coeficientes estequiomtricos. De seguida acertar os elementos que s aparecem uma vez de cada lado da equao mas com nmero de tomos diferentes. Finalmente acertar os elementos que aparecem em duas ou mais frmulas do mesmo lado da equao. Exerccio resolvido: Acertar a seguinte equao molecular ( uma equao molecular uma equao em que as frmulas de todas as espcies qumicas esto escritas como se estas existissem como molculas ou unidades globais) Al(OH)3 + H2SO4 Al2(SO4)3 + H2O Al2(SO4)3 2 Al(OH)3 e 3 H2SO4 Ficam agora 12 H do lado esquerdo da equao A equao acertada ento:

26

2 Al(OH)3 + 3 H2SO4 Al2(SO4)3 + 6 H2O Exerccio resolvido: Acertar a seguinte equao molecular: C2H6 + O2 CO2 + H2O C2H6 2 CO2 e 3 H2O Ficam 7 O no lado direito da equao 7/2 O2 no lado esquerdo. Para ficarmos com nmeros inteiros nos coeficientes, a equao acertada vem: 2 C2H6 + 7 O2 4 CO2 + 6 H2O Numa equao inica (que envolve a presena de ies) as cargas elctricas devem tambm ser acertadas. Ao escrever estas equaes , escrever como ies as espcies que existem ionizadas em soluo, e como molculas neutras as substncias no ionizadas, slidos e gases. Exerccio resolvido: Acertar a seguinte equao inica: Al + H+ Al3+ + H2 Para acertar as cargas temos de multiplicar o H+ por 3, isto , fica 3 H+ Para acertar o H temos de multiplicar o H2 por 3/2 Para ficar com coeficientes que sejam nmeros inteiros multiplicamos tudo por 2, pelo que a equao acertada : 2 Al + 6 H+ 2 Al3+ + 3 H2

27

Ficha de exerccios V
Acerte as seguintes equaes qumicas: 1. AlBr3 + Cl2 AlCl3 + Br2 2. Mg + O2 MgO 3. K + H2O KOH + H2 4. KOH + H3PO4 K3PO4 + H2O 5. KClO3 KCl + O2 6. HCl + CaCO3 CaCl2 + H2O + CO2 7. Cr + H+ Cr2+ + H2 8. CuS + SO42- + H+ Cu2+ + S + SO2 + H2O

28

6. Reaces em soluo aquosa A gua o lquido mais abundante na Terra, e a maioria das reaces qumicas com interesse ocorre em meio aquoso. Todos os solutos (ver concentrao de solues) solveis em gua podem ser classificados em electrlitos e no-electrlitos. Os electrlitos so substncias cujas solues aquosas conduzem a corrente elctrica. As solues aquosas de no-electrlitos no conduzem a corrente elctrica. Um exemplo de um electrlito o cloreto de sdio, NaCl, que em soluo aquosa se dissocia em dois ies, Na+ e Cl-:
H 2O

NaCl(s)

Na+ (aq) + Cl-(aq)

Compostos inicos, como o cloreto de sdio, o iodeto de potssio, KI, ou o cloreto de clcio, CaCl2, so electrlitos fortes, porque se dissociam completamente em soluo aquosa. Os cidos e bases (ver adiante) tambm so electrlitos. Na tabela seguinte apresentam-se alguns exemplos de electrlitos fortes, electrlitos fracos e no electrlitos.

Tabela: Classificao de alguns solutos em soluo aquosa

Electrlitos fortes HCl HNO3 H2SO4 NaOH Ba(OH)2 Compostos inicos

Electrlitos fracos CH3COOH HF NH3 H2O (gua pura um electrlito extremamente fraco!)

No-electrlitos C2H5OH ( etanol ou alcool etlico) C6H12O6 ( glucose) C12H22O11 (sacarose)

29

Vamos nesta seco apresentar resumidamente alguns tipos de reaces que tm lugar em soluo aquosa. 6.1. Reaces de precipitao As reaces de precipitao so caracterizadas pela formao de um composto insolvel, ou precipitado. Estas reaces envolvem geralmente compostos inicos. Por exemplo, quando adicionamos uma soluo aquosa de cloreto de brio, BaCl2, a uma soluo de sulfato de sdio, Na2SO4, forma-se um precipitado de sulfato de brio, BaSO4: BaCl2(aq) + Na2SO4(aq) BaSO4(s) + 2 NaCl(aq) Esta a equao molecular para a reaco. A equao inica efectiva : Ba2+ (aq) + SO42-(aq) BaSO4(s) Os ies Na+ e Cl- no participam na reaco e so por isso designados por ies espectadores. Para prever que tipo de precipitado se forma quando se misturam duas solues necessrio conhecer a solubilidade dos respectivos compostos, que a quantidade mxima de composto que se pode dissolver numa dada quantidade de solvente, para uma dada temperatura. Na tabela seguinte encontram-se algumas indicaes genricas acerca da solubilidade de compostos inicos em gua a 25 C, e que podem auxiliar a determinar o seu comportamento em soluo aquosa:

30

Tabela: Regras de solubilidade de compostos inicos em gua a 25 C

I. II. III. IV. V. VI. VII

Todos os compostos de metais alcalinos so solveis Todos os compostos de amnio, NH4+, so solveis Todos os compostos contendo ies nitrato, NO3-, clorato, ClO3-, e perclorato, ClO4-,. so solveis A maioria dos hidrxidos insolvel. Excepes so os hidrxidos de metais alcalinos e o hidrxido de brio, Ba(OH)2 A maioria dos compostos contendo Cl-, I- e Br- so solveis. As excepes so os halogenetos de prata, Ag+, mercrio, Hg22+ e chumbo, Pb2+. Todos os carbonatos,CO32-, fosfatos, PO43-, e sulfuretos, S2-, so insolveis. As excepes so os compostos de amnio e metais alcalinos. A maioria dos sulfatos solvel. As excepes so os sulfatos de brio, BaSO4, de mercrio, HgSO4 e de chumbo, PbSO4.

Exerccio resolvido: Preveja o precipitado formado na seguinte reaco, e escreva a equao inica efectiva da reaco: Al(NO3)3 (aq) + 3 NaOH (aq) ? O nitrato de sdio bastante solvel, pelo que o slido que precipita o hidrxido de alumnio. A equao inica efectiva : Al3+(aq) + 3 OH-(aq) Al(OH)3 (s) 6.2. Reaces cido-base Um cido pode ser definido como uma substncia que, quando em soluo aquosa, liberta protes, H+. Como exemplos temos o HCl, cido clordrico, o HNO3, cido ntrico, o H2SO4, cido sulfrico, etc. Uma base pode ser definida como uma substncia que, em soluo aquosa, produz ies OH-. Alguns exemplos so o hidrxido de sdio, NaOH, o hidrxido de potssio, KOH ou o hidrxido de brio,

31

Ba(OH)2. O amonaco, NH3, que um composto molecular no estado gasoso, tambm uma base, pois em soluo aquosa produz ies OH- (d-se o nome de amnia soluo): NH3(g) + H2O(l) NH4+(aq) + OH-(aq) As definies anteriores so devidas a Arrhenius e so um pouco limitadas. Uma definio mais geral proposta pelo qumico Johannes Bronsted em 1932, descreve um cido como uma substncia doadora de protes, e uma base como uma substncia aceitadora de protes. Um cido que em soluo liberta um proto designado cido monoprtico. Como exemplos temos o cido actico e o cido clordrico: CH3COOH(aq) CH3COO-(aq) + H+(aq) HCl(aq) H+(aq) + Cl-(aq) O cido actico um cido fraco, pois no se encontra totalmente dissociado (da o uso do smbolo ), enquanto o cido clordrico um cido forte, ou electrlito forte. O cido sulfrico um exemplo de um cido diprtico: H2SO4(aq) HSO4-(aq) + H+(aq) HSO4-(aq) SO42-(aq) + H+(aq) Existem muito poucos cidos triprticos. Um exemplo o cido fosfrico: H3PO4(aq) H2PO4-(aq) + H+(aq) H2PO4-(aq) HPO42-(aq) + H+(aq) HPO42-(aq) PO43-(aq) + H+(aq)

32

Uma reaco cido base, tambm designada reaco de neutralizao uma reaco entre um cido e uma base, com libertao de uma ou mais molculas de gua. Como exemplos temos as reaces do cido clordrico e do cido sulfrico com o hidrxido de sdio (conhecido vulgarmente como soda custica): HCl(aq) + NaOH(aq) NaCl(aq) + H2O(l) H2SO4(aq) + 2 NaOH(aq) Na2SO4(aq) + 2 H2O(l)

5.3. Reaces de oxidao-reduo As reaces cido-base so caracterizadas, como vimos, pela transferncia de protes entre espcies. As reaces de oxidao-reduo, ou reaces redox, so caracterizadas pela transferncia de electres. Consideremos a seguinte reaco: Zn(s) + Cu2+(aq) Zn2+(aq) + Cu(s) Por simplicidade, este processo pode ser separado em duas etapas, uma envolvendo a perda de electres pelo zinco, e outra envolvendo o ganho de electres pelos ies Cu2+: Zn Zn2+ + 2 e-

Cu2+ + 2 e- Cu Cada uma destas etapas designada por semi-reaco. O somatrio das duas semi-reaces d a reaco global: Zn + Cu2+ + 2 e- Zn2+ + Cu + 2 eEliminando os dois electres que aparecem em ambos os lados da equao obtemos:

33

Zn + Cu2+ Zn2+ + Cu Uma reaco redox envolve sempre uma oxidao e uma reduo. A semi-reaco que envolve a perda de electres denominada semi-reaco de oxidao. A semireaco que envolve o ganho de electres designada por semi-reaco de reduo. No exemplo anterior, o Zn oxidado e os ies de Cu2+ so reduzidos. A substncia oxidada actua como agente redutor e a substncia reduzida actua como agente oxidante. Ter em ateno que numa reaco redox o nmero de electres perdidos pelo agente redutor deve ser igual ao nmero de electres ganhos pelo agente oxidante. Para saber se uma dada reaco ou no uma reaco redox recorremos ao conceito de nmero de oxidao. Uma reaco redox envolve sempre a variao do nmero de oxidao (aumento e diminuio) dos tomos, grupos de tomos ou ies presentes na reaco. O nmero de oxidao de um elemento numa dada molcula ou composto inico (tambm designado por estado de oxidao) a carga que um tomo desse elemento teria se numa dada ligao qumica fossem atribudos todos os electres da ligao ao tomo mais electronegativo. Para atribuir o nmero de oxidao aos elementos utilizamos as seguintes regras, bastante simples: i) O nmero de oxidao de um elemento em qualquer das suas formas alotrpicas (no combinado com qualquer outro elemento) zero. Assim, cada tomo em O2, O3, Na, Au, Br2, etc. tem o nmero de oxidao zero. ii) Para ies monoatmicos, o nmero de oxidao igual carga do io. O nmero de oxidao do Li+ +1, do Ca2+ +2, do O2- -2, do Fe3+ +3, etc. iii) O nmero de oxidao do H sempre +1, excepto nos hidretos (como por exemplo o LiH, NaH, CaH2) onde -1.

34

iv) O nmero de oxidao do oxignio sempre -2, excepto nos perxidos (como a gua oxigenada, H2O2) onde -1. v) Numa molcula neutra ou num io mais complexo, o somatrio dos nmeros de oxidao de todos os elementos tem de ser igual carga total dessa espcie. Exerccio resolvido: Atribuir o nmero de oxidao a todos os elementos

presentes nos seguintes compostos ou ies:(a) Fe2+; (b) HNO3; (c) Cr2O72-; (d) Li2O. No Fe2+ o nmero de oxidao +2 No HNO3, o nmero de oxidao do H +1, o do O -2, logo o n de oxidao do N, x, : 1 + x + 3 (-2) = 0 x = +5 No Cr2O72- o n de oxidao do O -2, logo o n de oxidao do Cr : 2x + 7 (-2) = -2 2x = 12 x = +6 Finalmente, no Li2O o n e oxidao do O -2, pelo que o n de oxidao do Li +1. Os vrios tipos de reaces redox sero estudadas adiante na disciplina. Vamos aqui apenas referir o mtodo de acerto de equaes de oxidao-reduo. Para acertar uma equao de oxidao-reduo devem seguir-se os seguintes passos: i) Separar a reaco de oxidao-reduo em duas semi-reaces: a reaco de oxidao e a reaco de reduo. ii) Acertar cada uma das reaces quanto ao n de tomos, excepo do O e H. iii) Acertar o nmero de tomos de O. Para reaces em meio cido adicionar H2O e para reaces em meio bsico adicionar OH-. iv) Acertar o nmero de tomos de H. Para reaces em meio cido adicionar H+, e para reaces em meio bsico adicionar H2O.

35

v) Acertar cada semi-reaco quanto s cargas, adicionando electres. vi) Igualar o nmero de electres perdidos e ganhos, multiplicando cada semireaco pelo coeficiente apropriado. vii) Finalmente, adicionar as duas semi-reaces, anulando os electres dos dois lados da equao, e tambm o nmero adequado de espcies comuns a ambos os lados da equao. A equao total tem de estar certa quanto ao nmero de tomos de cada elemento (conservao da massa) e quanto carga elctrica total. Exerccio resolvido: Acertar a equao para a oxidao do cobre pelo io nitrato, NO3- em soluo cida. O cobre oxidado a Cu2+, e o NO3- reduzido a NO. As duas semi-reaces so: Cu Cu2+

NO3- NO Na semi-reaco de oxidao, o nmero de tomos de cada lado igual. Na semi-

reaco de reduo, h dois tomos de O a mais do lado esquerdo da equao. Como a soluo cida, acrescentamos H2O do lado direito. Ento fica: 4 H+ + NO3- NO + 2 H2O Para acertar as cargas elctricas temos: (2) (3) A equao total vem ento: 8 H+ + 2 NO3- + 3 Cu 2 NO + 3 Cu2+ + 4 H2O 3 e- + 4 H+ + NO3- NO + 2 H2O Cu Cu2+ + 2 e-

36

Exerccio resolvido: Acertar a equao de oxidao de Fe2+ a Fe3+ pelo io permanganato, MnO4-, em meio cido: Fe2+ + MnO4- Fe3+ + Mn2+ oxidao: reduo: (5) Fe2+ Fe3+ + 1 e-

5 e- + 8 H+ + MnO4- Mn2+ + 4 H2O

A equao total vem: 5 Fe2+ + 8 H+ + MnO4- 5 Fe3+ + Mn2+ + 4 H2O

Exerccio resolvido: Acertar a equao para a oxidao do AsO33- pelo MnO4- em soluo bsica: MnO4- + AsO33- MnO2 + AsO43Como a reaco decorre em meio bsico, o H+ no deve surgir em qualquer uma das semi-reaces: oxidao: (3) AsO33- + 2 OH- AsO43- + H2O + 2 ereduo: (2) 3 e- + MnO4- + 2 H2O 2 MnO2 + 4 OHA equao total : 2 MnO4- + 3 AsO33- + H2O 2 MnO2 + 3 AsO43- + 2 OH-

37

Ficha de Exerccios VI
1. Identifique cada uma das substncias seguintes como electrlitos ou no electrlitos: (a) H2O; (b) KCl; (c) HNO3; (d) C12H22O11; (e) Ba(NO3)2; (f) Ne 2. Caracterize cada um dos seguintes compostos como solveis ou insolveis em gua: (a) Ca3(PO4)2; (b) CaCO3; (c) ZnSO4; (d) NH4NO3; (e) NaCl 3. Identifique o slido formado nas seguintes reaces, escrevendo a equao inica respectiva: a) BaCl2 (aq) + ZnSO4(aq) ? b) Na2S (aq) + CaCl2 (aq) ?

4. Identifique cada uma das seguintes espcies como cido ou base: (a) H3PO4; (b) HI; (c) CH3COO-; (d) NH4+; (e) Ba(OH)2 5. Indique o nmero de oxidao de todos os elementos em cada uma das seguintes espcies: (a) H2S; (b) H2SO4; (c) SO2; (d) NO3-; (e) MnO46. Acerte as seguintes reaces redox: a) H2O2 + Fe2+ Fe3+ + H2O (meio cido)

b) Cr2O72- + C2O42- Cr3+ + CO2 (meio cido)

c) CN- + MnO4- CNO- + MnO2 (meio bsico)

7. Acerte a seguinte equao para a auto oxidao-reduo do enxofre em meio bsico: S SO32- + S2-

38

7. Anlise volumtrica

A anlise volumtrica baseia-se na medio, geralmente por bureta, do volume de uma soluo que adicionada (titulante) a um volume conhecido de outra soluo contendo a substncia qumica a analisar (titulado). O titulante adicionado at ao consumo quantitativo do reagente do titulado, com o qual reage segundo uma reaco completa, rpida e estequiomtrica. A partir da concentrao da soluo titulante, ou da titulada, possvel, mediante o conhecimento dos seus volumes, o clculo da concentrao da outra soluo. Designa-se por titulao de uma soluo o processo de adio do titulante ao titulado, at ao consumo total, com a consequente determinao da concentrao (ou ttulo). A titulao normalmente efectuada por adio, gota-a-gota, do titulante contido numa bureta, para o titulado contido num Erlenmeyer. A soluo deve ser constantemente agitada, que por recurso a uma barra magntica, quer manualmente (ver figura abaixo)

Figura 2. Titulao de uma amostra de vinagre (contendo cido actico) com uma base (normalmente hidrxido de sdio)

39

Os requisitos que uma reaco qumica deve satisfazer para poder ser utilizada numa titulao so os seguintes: i) Estequiomtrica - os reagentes devem intervir numa reaco bem definida, sem a ocorrncia simultnea de qualquer outra reaco lateral. ii) Quantitativa - a reaco deve apresentar uma constante de equilbrio elevada de modo que o reagente por defeito possa sempre ser considerado totalmente consumido. iii) Rpida iv) Acompanhada da variao brusca de uma propriedade, como por exemplo o pH, a condutibilidade, etc. As reaces de titulao podem agrupar-se nas seguintes classes: cido-base ou de neutralizao, complexao, precipitao ou redox. Vamos considerar apenas o primeiro caso. 8.1. Titulaes cido-base Estudos quantitativos de reaces de neutralizao cido-base so geralmente efectuados mediante titulaes cido-base. Numa titulao, uma soluo de concentrao exactamente conhecida, denominada soluo padro, adicionada gradualmente a outra soluo de concentrao desconhecida, at que a reaco qumica entre estas duas solues esteja completa. Conhecendo os volumes da soluo padro e da soluo desconhecida facilmente se determina a concentrao desta ltima. A titulao de uma base por um cido padro designada por acidimetria e a de um cido por uma base padro por alcalimetria. A reaco est completa quando atingido o ponto de equivalncia, isto , o ponto no qual o cido reagiu completamente com a base neutralizando-se. Este ponto corresponde mistura dos reagentes em propores estequiomtricas.

40

Para a deteco do ponto de equivalncia de uma reaco de titulao necessrio que ocorra uma variao brusca de uma propriedade do titulado, na vizinhana daquele ponto, a qual seja susceptvel de ser detectada. Em titulaes cido-base esta propriedade o pH, e a sua variao pode ser detectada visualmente por recurso a uma espcie auxiliar (indicador) cuja cor seja funo daquele parmetro. Recorre-se em geral, como indicador, a uma substncia que apresenta uma cor distinta em meio cido e em meio bsico, designada por indicador cido-base. Este indicador um cido (ou base) orgnico fraco que apresenta cores diferentes na forma ionizada ou no ionizada. Considere-se a reaco de titulao de um cido forte por adio de uma base forte. A curva representativa da variao do pH da soluo titulada em funo do volume de titulante adicionado tem a forma indicada na figura seguinte:

Figura 3. Variao do pH numa titulao cido forte base forte.

41

O ponto de inflexo da curva corresponde precisamente ao ponto de equivalncia da titulao. Consideremos agora um cido fraco HIn que funciona como indicador. Em soluo estabelece-se o seguinte equilbrio: HInd(aq) Ind-(aq) + H+(aq) Pelo princpio de Le Chatelier, se o indicador estiver em meio cido o equilbrio desloca-se para a esquerda e a cor predominante do indicador (e da soluo) a cor da forma no ionizada, HInd. Por outro lado, em meio bsico a cor predominante ser a da forma ionizada, Ind-. Para prever a cor que o indicador ir apresentar podemos considerar os seguintes quocientes entre concentraes:

[ HInd ]

[ Ind ]

10

predo min a a cor

do acido ( HInd )

[ HInd ]

[ Ind ] 10

predo min a a cor

da base conjugada

Para valores intermdios a soluo apresentar uma mistura de cores. A este intervalo chama-se zona de viragem do indicador. A escolha do indicador conveniente a uma dada titulao deve obedecer ao critrio de que a zona de viragem desse indicador esteja includa na zona de variao brusca do pH, ou seja que englobe o ponto de equivalncia, como mostra a figura seguinte:

Figura 4. Zona de viragem de alguns indicadores cido-base

42

Na tabela seguinte encontram-se vrios exemplos de indicadores cido-base, com as respectivas zonas de viragem:

Tabela: Exemplos de indicadores cido-base

Indicador Vermelho de cresol (cido) Azul de timol (cido) Prpura de m-cresol Amarelo de metilo Laranja de metilo Azul de bromofenol Vermelho do Congo Verde de bromocresol Vermelho de metilo p-Nitrofenol Prpura de bromocresol Vermelho de bromofenol Azul de bromotimol Vermelho de fenol Vermelho de cresol (base) Naftolftalena Azul de timol (base) Fenolftalena Nitramina

Zona de viragem do pH 0.2-1.8 1.2-2.8 1.2-2.8 2.9-4.0 3.1-4.4 3.0-4.6 3.0-5.0 3.8-5.4 4.2-6.3 5.6-7.6 5.2-6.8 5.2-6.8 6.0-7.6 6.8-8.4 7.2-8.8 7.3-8.7 8.0-9.6 8.3-10.0 10.8-13.0

Cor cida Vermelha Vermelha Vermelha Vermelha Vermelho Amarela Violeta Amarela Vermelha Incolor Amarela Amarela Amarela Amarela Amarela Amarela Amarela Incolor Incolor

Cor bsica Amarela Amarela Amarela Amarela Laranja Azul Vermelha Azul Amarela Amarela Prpura Vermelha Azul Vermelha Vermelha Azul Azul Prpura Castanha

43

8.2. Clculos envolvidos em titulaes cido-base No ponto de equivalncia de uma titulao cido-base o nmero total de moles de ies H+ que reagiram tem de ser igual ao nmero de moles de ies OH- que tambm reagiram. Consideremos por exemplo uma soluo contendo um determinado cido. Para um dado volume de soluo, V, com uma dada concentrao C, o nmero de moles de cido dado por: nmero de moles = molaridade (mo/l) volume (l) = C V Para calcular o nmero de moles de base que reagiram temos de tomar em considerao a Estequiometria da reaco. O exerccio seguinte esclarecedor: Exerccio resolvido: Quantos mililitros de uma soluo 0.61 M de NaOH so necessrios para neutralizar completamente 20 ml de uma soluo 0.245 M de H2SO4? A equao para a reaco : 2 NaOH (aq) + H2SO4 (aq) Na2SO4 (aq) + 2 H2O (l) O nmero de moles de cido que reagiu dado por: n de moles = 0.245 mol/l 0.020 l = 4.9 10-3 mol Tendo em conta a estequiometria da reaco temos: n de moles de NaOH = 2 4.9 10-3 = 9.8 10-3 [NaOH] = n de moles / VNaOH VNaOH = 9.8 10-3 mol / 0.610 mol/l = 0.0161 l ou 16.1 ml

44

Ficha de Exerccios VIII


1. Que volume de uma soluo de H2SO4 de concentrao 0.05 M ser necessrio para neutralizar 50 ml de NaOH 0.1 M? 2. Titularam-se 20 ml de uma soluo de HCl com uma soluo de NaOH 0.1 M, tendo-se gasto 17.5 ml at viragem do indicador. Qual a concentrao de HCl na referida soluo? 3. Se 40.4 ml de uma soluo de HCl forem necessrios para neutralizar 0.168 g de KOH puro, qual a molaridade da soluo de HCl? 4. O cido actico um componente importante do vinagre. Uma amostra de 50 ml de vinagre comercial titulada com uma soluo 1 M de NaOH. Qual a concentrao de cido actico no vinagre se forem necessrios 5.75 ml de base para esta titulao? 5. Com base nos exerccios realizados refira o interesse prtico das tcnicas experimentais de titulao cido-base.

You might also like