You are on page 1of 26

Cnticos e Oraes da Bruxaria

{Digitao e articulao realizados pela Nadia Bertolazzi}.

The Wiccan Rede

Bide the Wiccan laws ye must In perfect love and perfect trust.

Live and let live Fairly take and fairly give.

Cast the circle thrice about To keep the evil spirits out.

To bind the spell every time Let the spell be spake in rhyme.

Soft of eye and light of touch Speak ye little, listen much.

Deosil go by the Waxing Moon

Sing and dance the Wiccan Rune.

[ uma msica, tambm chamada Witche's Rune]

Widdershins go when the Moon doth wane And the werewolf howls by the dread wolfsbane.

When the Lady's Moon is new, Kiss the hand to Her times two.

[Isso deve ser feito com a mo esquerda]

When the Moon rides at Her peak, Then your heart's desire seek.

When the North wind's mighty gale Look the door and drop the sail.

When the winds come from the South, Love will kiss the on the mouth.

When the West winds blows o'er, The departed spirits restless be.

Nine woods in the cauldron go,

Burn them quick and burn them slow.

[cf o texto "Das Madeiras" no tpico sobre a fogueira de Beltane]

Elder be ye Lady's tree Burn it not or cursed ye'll be.

["Elder" significa "Sabugueiro", e no uma rvore velha]

When the wheel begins to turn, Let the Beltane fires burn.

When the wheel turns to Yule, Light the log and let Pan rule.

Heed ye flower, bush, and tree By the Lady blessed be.

When the rippling waters go, Cast a stone and truth ye'll know.

When ye are in dire need, Hearken not to other's greed.

With the fool no season spend,

Or be counted as his friend.

Mind the treefold law ye should Three times bad and three times good.

When misfortune is enow, Wear the blue star on thy brow.

[Trs palavras sobre isso: "memory chain associations"_ E mais no digo]

True in love ever be, Unless thy lover's false to thee.

Eight words the Wiccan Rede fulfill, An ye harm none, do what ye will."

([Significa seguir a vontade do seu eu superior, e no fazer qualquer coisa que der na telha.] O Wiccan Rede parece meio bobinho, primeira vista, mas isso s disfarce. Verdadeiras jias esto ocultas sob esse disfarce bobinho. uma tima oportunidade pra treinar seu ingls, e sua memria, decorando isso. Agora, vamos ao "The Call of Nine". uma rima usada para dar poder ao athame. Obrigatria, no , mas bem legal ^_^)

The Call of Nine

"Gracious Goddess Holy and Divine Answer to the Call of Nine One- I stand before Thy Throne Two- I invoke Thee alone Three- I hold aloft my Blade Four- Descent! as the spell is made Five- Lend Thy Power to give it Life Six- Thy Power! into my Knife Seven- On Earth, in sky, and shinning sea, O Gracious Goddess, be with me Eight- Come now! the call is made, Nine- Give Thy Power unto my Blade!

The Witches' Rune

Darksome Night and shinning Moon, Harken to the Witches' Rune East, then South, West, then North, Hear! Come! I call the forth.

By all the powers of Land and Sea,

Be obedient unto me. Wand, and Pentacle, and Sword, Harken ye unto my word.

Cords, and Censer, Scourge and Knife, Waken all into life. Powers of the Witches' Blade, Come ye as the charge is made.

Queen of Heaven, Queen of Hell, Send your aid unto this spell. Horned Hunter of the night, Work my will by magic rite.

By all the powers of Land and Sea, As I do say, "so mote it be". By all the might of Moon and Sun, As I do will, it shall be done."

[("mote" era uma corte reunida para julgamento. Quando voc diz "So mote it be", est dizendo que as coisas so da maneira como voc est jurando perante o mote. Ou seja, voc jura que verdade.)

Resumindo, quando voc diz "So mote it be", como se voc estivesse diante de um tribunal, jurando dizer "S a verdade, nada mais do que a verdade". "So mote it be" costuma ser traduzido como "Assim seja", mas o verdadeiro sentido "Assim , e juro que " ^_^

O Witches' Rune pra ser danado em roda, homens e mulheres alternados e uma criatura tocando Tabor (o nome Wiccan do tambor). Mo esquerda em cima, mo direita embaixo. Segura-se pelo pulso, e no pela palma. "Heaven", na msica, significa o Reino dos Deuses, no o Paraso cristo. "Hell", na msica, significa o Reino dos Mortos, no o Inferno cristo. Somando-se a isso o mundo em que vivemos, obtemos os Trs Reinos Msticos dos celtas (ver "Os Mistrios Wiccanos", para maiores informaes).

Algumas pessoas acrescentam o Canto de Azarak e Zomelak, e a Encantao Bagahi, ao Witches' Rune, mas eles no fazem parte da letra original. Alis, Azarak e Zomelak entraram por engano na Wicca, algum que ouviu o canto e achou bonitinho resolveu usar o canto, sem nem saber o que significava. Uma atitude extremamente imprudente. Azarak e Zomelak so demnios da magia judaica. Quanto Encantao Bagahi, ela provm de uma pea de teatro de Ruteboeuf, e at hoje ningum sabe se era um canto legtimo que ele ouviu ou se era s uma patacoada que ele inventou. Continuamos agora com algumas oraes Wiccans, para a hora de comer, de dormir, etc.]

A Wiccan Grace

"Mother! Darksome and Divine Bless my food, Bless my wine. Give me Health, Wealth and Wisdom, The Divine Three. And as I will, So mote it be!"

Ancient Wiccan Grace

"Answer us, O Ancient Horned One,

Provender and power are Thine. Hear and answer, Gracious Goddess, Grant us laughter, wit and wine, Descent on us, O Thou of blessings, Come among us, make us glad. Since Thou art Chief of our creation, Why, O Why should we be sad? Beam on us, O joyous Bacchus, Banish heavy-hearted hate. Accept our Craft, O Greatest Mother, Let cheerful brightness be our fate. So mote it be!"

Invocao para Obter Auxlio

"Vosso amor e compaixo tm me fortalecido, Trplice-coroada Deusa de todo o Universo. Vosso governo tem sido o propsito de uma fortaleza de granito no pico de uma montanha. Vossa Lei sagrada da Vida tem sido uma muralha, feita de chamas que me protegem. Agora, neste momento e neste lugar,

Preciso de vossa benfica e reconfortante presena, Deusa amada de todas as coisas que existem. Estai comigo, no meio das minhas presentes dificuldades. Com o poder da vossa mo, misericordiosa e compassiva Deusa de todo o Bem, Guiai-me para que eu possa remover com vossa ajuda as penas e aflies que agora me rodeiam. Concedei-me a proteo da espada santificada de vossa verdade, Deusa adorada da primeira sabedoria original. Convosco eu me torno poderoso e confiante. Vs sois meu auxlio e meu socorro, Deusa Tripla. Sede abenoada, Deusa Suprema, Em todos os vossos diversos nomes, E mltiplos atributos!"

Invocao pela Unidade de Esprito

"Vossa generosidade presente,

Iluminada Deusa de infinita luz, Comea com Vossa renovada e repetida revelao

De Vs mesma, Diante dos povos e naes da Terra! Vossa misericrdia e compaixo foram manifestadas diante daqueles que completaram o circuito completo de Vida, Morte e Renascimento, aos quais Vs tnheis selecionado para abrir Vossos portes do conhecimento. Vs tnheis tocado as almas de algumas mulheres e homens com a centelha do primitivo reconhecimento disto, o comeo da idade. Esses poucos proclamaram a Vs como Deusa Eterna e Transcendente de todas as coisas! Esses poucos declararam, comprovaram e testemunharam que esta Terra como uma nao e seus povos so todos Vossos filhos, desde antes de tudo comear, at depois que tudo se acabar! Suprema Criadora, Fortalecei as almas daqueles que Vos conhecem, e abenoai aqueles que abertamente Vos proclamam diante de todos como a Deusa definitiva. Sede abenoada, Suprema Deusa, em todos os seus nomes e mltiplos atributos!"

Prece da Purificao

"Salve, Me Divina! Eu Te invoco com todo o fervor e venerao.

Escuta-me! Nesta hora que se abre minha frente, Inunda-me com Teus raios de luz e sabedoria. Tu s a Rainha dos Mistrios. Compreender-Te compreender toda a natureza. Acolhe-me em Teus braos. Aconchega-me em Teu seio. D-me a graa de receber uma fagulha de Tua Luz. Abra-me Teu livro sagrado e faz-me partcipe de Tua sabedoria. Eu que sou Teu filho, Me Divina. E, latentes no ntimo do meu ser, Encontram-se todas as foras e poderes, Manifestados em Ti... Impulsiona as rodas do meu desenvolvimento, para que esses poderes despertem e se manifestem, ajudando a Tua obra. Nesta preparao tenho necessidade da Tua ajuda. No me desampares, Me Divina. Bafeja-me com Teu hlito de Vida. Envia-me a Tua fora. Ilumina-me com a Tua Sabedoria, e no me deixes nas trevas nem no esquecimento. Eu imploro Teu auxlio, Divina Deusa! Que, neste dia, amparado pela Tua graa, s pratique boas obras,

e tudo o que estiver de acordo com a Tua vontade. Sob o Teu Amor, nada receio. Tu me guardas como coisa Tua, e ai daquele que atentar contra a minha vida! Sua prpria fora ser a sua destruio! Em Ti confio. Em Ti espero. E por Ti, Me Divina, Hei de alcanar a Divina Luz!"

Orao do Sono

"Me Divina! Nesta hora em que a barca dourada navega pelas regies subterrneas, e a Terra se encontra em expectativa e escurido, eu venho a Ti, Divina Deusa! E, purificado, penetro em Teu lugar sagrado. Que eu irradie Tua irradiao! Que vibre com Tuas vibraes de amor! Que a harmonia e o equilbrio se restabeleam em todo o meu ser! Coloca a justia em meu corao, acolhe-me em Teus divinos braos, e desperta-me, consciente, para um novo dia!"

Prece da Sabedoria

"Bondosa Deusa da Luz infinita, Une os coraes e almas de Tuas crianas com Teu esprito. D-lhes a fora para cumprir Tua vontade segundo as sagradas leis da vida. Faze-nos como as ptalas de uma flor dentro do jardim de Tua Universal sabedoria. Socorre-nos, Deusa Tripla, quando nos esforamos em chamar-Te, e no nos volte nunca a face de Tua sabedoria. Tu vs quando nenhum outro o faz. Tua arte compassiva, justa, misericordiosa, fonte de toda a sabedoria. Em eras passadas Tu conduzias o homem das trevas para a Luz. Tu no deixavas Teus seguidores ficarem na ignorncia. Abenoada sejas, Suprema Deusa, em todos os Teus inmeros nomes e mltiplos atributos."

[Passemos agora a um grande sucesso musical das Bruxas, a Maldio das Bruxas de Berwick, um clssico! (Se a maldio funcionou ou no, so outros quinhentos). Foi lanada contra o rei James da Esccia. O ingls est esquisito, porque, alm de antigo, tem sotaque escocs! Como uma maldio, danada widdershins.]

A Maldio das Bruxas de Berwick

Esta uma msica popular na poca de Shakespeare, que a adicionou sua pea "MacBeth", assim como seu contemporneo Thomas Middleton a adicionou pea "Witch". Supe-se que seja uma invocao autntica de Bruxas. Sinistrgira, mas autntica.

"Espritos brancos e negros, Espritos vermelhos e cinzas, Misturem-se, misturem-se, misturem-se, Vocs que podem misturar-se!

Firedrake, Pucky, Tragam sorte. Liard, Robin,

Vocs devem sacudir-se. Girem, rodopiem, rodopiem, Subam, subam! Todo o mal adentre-se, Todo o bem afaste-se!"

Apenas pra vocs saberem, o verdadeiro nome de Pucky Dubh (pronuncia-se Duv), Liard Liath, e Robin Ruadh. So os nomes das cores em galico, porque estes so os Airts galicos,

as direes das Bruxas escocesas. S no consegui encontrar o verdadeiro nome de Firedrake, mas devia ser algo relacionado cor branca.

Invocao do Crculo

("Parente por parente, sangue por sangue")

"Pela estaca e pelo caldeiro, pela taa e pela faca, Pelo direito de oficiante que ocupo, Vs, antigos poderes da vida e da morte, Reuni-vos na proteo do crculo.

Parente por parente, sangue por sangue, Pelo vento noturno selvagem e pelo cu estrelado, Pela cor castanha da urze e pela madeira escura, Representeis a noite para este crculo.

semelhana de um marco de pedra, Mantendes a guarda em torno do anel do crculo, Enquanto surgis atravessando a escurido. No Leste est a obscura pedra de Hele.

Eu convoco diante de mim a matilha do Reino das Fadas, De dentes pontiagudos, plo branco e orelhas vermelhas, Para rondar alm das fronteiras do crculo.

E amedrontar o corao dos intrusos.

Poderes ancestrais deste nosso sangue, Somos o vosso povo, guardai-nos bem, Pela terra e pelo ar, pelo fogo e pela gua, Pela mmica mgica e pelo encanto pronunciado.

Eu invoco a nossa Deusa da Arte, E os Antigos da montanha e da colina. Com o fogo flamejante e a fumaa flutuante. Eu dedico os limites deste crculo.

Por trs vezes o trs, Que assim seja!"

A Carga do Deus Cornfero

"Escute as palavras do Deus Cornfero,

o Guardio de todas as coisas selvagens e livres,

o Guardio dos portais da Morte a cujo chamado todos devem responder."

"Sou o fogo dentro do teu corao... o desejo da tua Alma.

Sou o Caador do Conhecimento e Instigador da Indagao Sagrada.

Eu, que estou na escurido da luz, sou Aquele que voc chama de Morte.

Eu, o Consorte e Companheiro Dela que ns adoramos, chamo-te diante de Mim.

Atenda ao meu chamado de amor, venha at mim e aprenda os segredos da morte e da paz.

Sou o trigo da colheita e a fruta das rvores.

Sou Ele que o conduz casa.

Aoite e chama, lmina e sangue so Meus, e os presenteio a ti.

Chame por Mim na floresta selvagem e no topo das montanhas,

e busque a Mim na Escurido Luminosa.

Eu, que tenho sido chamado Pan, Apolo, Dionisos e Acteon, falo para ti e procuro por ti.

Venha, dance e cante; venha vivo e sorria para observar.

Essa a Minha adorao.

Vocs so as Minhas crianas e Eu sou seu Pai.

Em asas, rpidas, de noite sou Eu que os ponho no colo da Me,

para renascer e retornar novamente.

Tu, que pensas Me buscar, saibas que sou o vento indomado,

a fria da tempestade e a paixo da tua Alma.

Busca-Me com orgulho e humildade, mas busca-Me melhor com carinho e fora,

pois este o Meu caminho, e no amo o fraco e o temeroso.

Oua o meu chamado nas longas noites do Inverno,

e juntos guardaremos a Terra Dela enquanto Ela dorme."

Invocao ao Deus Astado (Cornfero)

"Pela chama que brilha, Cornfero! Chamamos seu nome na noite, Antigo!

Ns o invocamos, pelo mar influenciado pela Lua, Pela pedra erguida e pela rvore retorcida. Ns o invocamos onde se encontre, Pelo templo sem nome, esquecido e solitrio.

Venha para onde se tece a malha da dana, Chifre e pata do Deus com ps de bode! Por prados enluarados, em colinas brumosas, Quando os espritos dos bosques jazem em silncio,

Venha ao encanto dos cnticos devotados, Enquanto a Lua encanta o ar da meia-noite. Invoque os poderes que jorram poderosos

Em torrente cintilante e mar misteriosa.

Em chama flamejante, luz plida das estrelas, Pelo anfitrio obscuro que cavalga os ventos, E pelos urzais encantados Dos bosques silvestres e pelas florestas assombradas.

Venha! Venha! Ao bater dos tambores! Venha a ns, que nos reunimos Quando a plena Lua alba se ergue lentamente

Pelas estrelas, s alturas do firmamento, Ouvimos seus cascos no vento da noite! Enquanto os galhos negros balanam e murmuram, Por amor e terror ns o conhecemos.

Declamamos o encantamento que libera o poder. No solstcio, no Sabbat e no Equincio."

O Encargo da Deusa

(Verso em verso.)

"Diana, Ariadne,

Amante do Deus Cornfero, Poderosa Rainha da Bruxaria e da noite, Selene, Hecate Sou eu, h muito nomeada pelo homem, Senhora Obscura do Inferno, Rainha do Paraso. Voc que de mim pede um canto, ou pediria uma benesse, Encontre-me em alguma clareira secreta, Dance em meu crculo sob a sombra dos bosques, luz da Lua Cheia. Num local silvestre e ermo, Dance ao redor de meu altar de pedras. Desvende meu sacro segredo. Voc que sensvel magia, Eu lhe trago segredos ainda ocultos. No mais conhecer escravido, Aquele que a mim dedica sincero culto. Vocs que tecem meu crculo em noite de Sabbat, Compaream nus ao rito, Como sinal de sua perfeita liberdade. Ensino-lhes o mistrio do renascimento, Desvendem meus mistrios em alegria. Corao unido a corao, lbio a lbio,

Cinco so os pontos da companhia, [Ela se refere ao Beijo Quntuplo] Que lhes trazem xtase sobre a terra, Pois eu sou o crculo do renascimento. No peo sacrifcio, mas que se curvem, lei do amor, a nica que conheo, Por nada alm de amor devo ser conhecida. Todas as formas de vida so minhas, De mim vm, a mim devem retornar."

As 9 Madeiras da Fogueira de Beltane

"Nove madeiras no caldeiro vo, Queimem rpido ou no.

Ao fogo a btula ir, Para representar o que a Senhora saber.

Na floresta o carvalho torre pode ser, No fogo trar do Deus o saber.

A sorveira a rvore do poder,

Fazendo vida e magia florescer.

O salgueiro tem sempre gua mo, Para conduzir Terra do Vero.

O espinheiro branco queima-se para purificar, E encanto em seus olhos lanar.

Aveleira, rvore de aprendizado e sabedoria, Junta sua fora ao fogo que queima e brilha.

Branca so as flores da macieira, E da fertilidade so os frutos da sua madeira.

Uvas que crescem na vinha Trazem consigo vinho e alegria.

O abeto marca o verde permanente, Que a imortalidade nunca vista represente.

O sabugueiro ser a rvore da Senhora, Queim-lo no se deve, ou se amaldioar."

[Citando Grimassi: "Na tradio oculta, dizem que a btula tem o poder de bloquear ou banir os espritos malignos. O carvalho relacionado com o poder da proteo. A sorveira brava descrita por possuir o poder para invocar os espritos do Otherworld. Dizem que o salgueiro um caminho para o Underworld. A lenda afirma que o espinheiro o guardio das entradas para o Reino das Fadas. Acredita-se que a aveleira seja uma entrada ou passagem para o Otherworld. A macieira relacionada com o Ramo de Prata [nota: o Ramo de Prata o mesmo que o cordo de prata da projeo astral, e as mas simbolizam os chackras para os celtas.]

ou o Bosque das Fadas de Avalon e a chave que abre a entrada do Otherworld. Na tradio oculta o abeto tem o poder de invocar vises, e acredita-se que a videira seja capaz de invocar os poderes oraculares.

Se reunirmos a tradio das nove madeiras sagradas, a seguinte seqncia vai surgir: Um guardio (espinheiro) fica em p diante da entrada do Otherworld/ Underworld/ Mundo das Fadas. Uma chave (a ma) abre a passagem para o Otherworld (a aveleira). O caminho (salgueiro) para entrar e sair do reino oculto dessa forma acessado. A partir do reino oculto, os espritos so chamados (sorveira brava) e as vises (abeto) aparecem. O orculo (videira) desse modo ouvido e recebido. A proteo (carvalho) deve ser colocada no lugar certo durante esse trabalho, e os espritos malignos devem ser afugentados e banidos (btula), a fim de que no entrem no mundo material."

bvio que ele est falando do crculo mgico e de projeo astral. Mas no s reunir as madeiras e tocar fogo. As madeiras precisavam ser reunidas por nove pessoas (nove homens, no Pas de Gales), que tivessem retirado todo o metal de seus corpos. Um tein-eigin, um fogo de atrito (que mais mgico do que um fogo comum), deveria ser ento aceso, usando uma placa de carvalho com uma concavidade, um galho de carvalho pontiagudo e agrico, retirado de btulas velhas. Pra qu o agrico? Porque um material que pega fogo com facilidade. Sem ele, suas mos pegariam fogo antes do carvalho... Na viso antiga, o fogo morava dentro da madeira e, quando esta era atritada, o fogo que estava dentro da madeira era puxado pra fora. A divindade tambm morava dentro da rvore, dentro da madeira, e o fogo era manifestao fsica da divindade que morava dentro da madeira.]

A Tree Song: Oak, Ash and Thorn

(utilizada tambm dentro de algumas Ordens ocultistas ou manica.)

"Of all the trees that grow so fair, Old England to adorn, Greater are none beneath the Sun, Than Oak, Ash and Thorn. Sing Oak and Ash and Thorn, good Sirs (All of a Midsummer morn)! Surely we sing no little thing, In Oak and Ash and Thorn!

Oak of the Clay lived many a day, Or ever Aeneas began; Ash of the Loam was a Lady at home, When Brut was an outlaw man; Thorn of the Down saw New Troy Town (Form which was London born); Witness hereby the ancientry Of Oak and Ash and Thorn!

Yew taht is old in churchyard mould, He breedeth a mighty bow; Alder for shoes do wise men choose, And beech for cups also. But when ye have killed, and your bowl is spilled, And your shoes are clean outworn, Back ye must speed for all that ye need,

To Oak, and Ash and Thorn!

Ellum she hateth mankind, and waiteth Till every gust be laid, To drop a limb on the head of him That anyway trusts her shade: But whether a lad be sober or sad, Or mellow with ale from the horn, He will take no wrong when he lieth along 'Neath Oak and Ash and Thorn!

Oh, do not tell the Priest our plight, Or he would call it a sin; But_ we have been out in the woods all night, A-conjuring Summer in! And we bring you good news for cattle and corn_ Now is the Sun come up from the South, With Oak and Ash and Thorn!

Sing Oak and Ash and Thorn, good Sirs, (All of a Midsummer morn)! England shall bide till Judgement Tide, By Oak and Ash and Thorn!"

You might also like