You are on page 1of 4

Cincias Fsico-Qumicas Ficha de Trabalho

Contedo: Em trnsito Distncia de Segurana Grau de dificuldade: 2


Nome:_____________________ N:___ Turma:___ Data:__/__/__

Distncia de Segurana
A distncia necessria para que um veculo consiga parar sem colidir com um obstculo distncia de segurana rodoviria depende: - do tempo de reaco do condutor - da velocidade do veculo no momento em que o condutor se apercebe do obstculo - das caractersticas do veculo e do estado do pavimento. 1. Distinga, por palavras suas: 1.1. tempo de reaco e tempo de travagem.

1.2. distncia de reaco e distncia de travagem.

2.

Indique: 2.1. Dois factores dos quais depende a distncia de reaco.

2.2. Dois factores dos quais depende a distncia de travagem.

3.

A D. Pancrcia Terebentina, no v muito bem e j bastante surda, consequncia dos seus bem conservados 96 anos de idade, mas no dispensa o seu passeio depois do almoo. Distrada, a pensar nas travessuras do seu gato, atravessou uma estrada sem ter o cuidado de verificar se vinha algum automvel. O condutor de um automvel que se deslocava velocidade de 57,6 Km/h viu a senhora e travou, tentando evitar o acidente. A D.Pancrcia estava apenas a 41m do automvel quando o condutor a viu. O tempo de reaco do condutor foi de 0,5 s e o tempo de travagem foi de 4 s. 3.1. Qual o valor da velocidade inicial do automvel em unidades S.I.?

3.2. Qual a acelerao do automvel durante o tempo de travagem?

3.3. Construa o grfico velocidade-tempo relativo ao movimento do automvel, desde o instante em que o condutor viu a D. Pancrcia at que o automvel se imobilizou.

3.4. Calcule, a partir do grfico anterior, a distncia de reaco e a distncia de travagem.

3.5. Comente o que aconteceu D.Pancrcia. Ter o condutor conseguido evitar o acidente?

3.6. Se o condutor tivesse bebido um copito e o seu tempo de reaco fosse 1 s, teria conseguido evitar o acidente? Justifique.

Cincias Fsico-Qumicas Ficha de Trabalho


Contedo: Em trnsito Distncia de Segurana Grau de dificuldade: 2

Correco
1. 1.1. O tempo de reaco o intervalo de tempo desde o instante em que o condutor se apercebe do obstculo at ao instante em que coloca o p no travo. O tempo de travagem o intervalo de tempo desde o instante em que o condutor coloca o p no travo at ao instante em que pra. 1.2. A distncia de reaco a distncia percorrida durante o tempo de reaco. A distncia de travagem a distncia percorrida durante o tempo de travagem. 2. 2.1. A distncia de reaco depende da velocidade inicial do veculo (no instante em que o condutor se apercebe do obstculo), dos reflexos do condutor,e da sua concentrao (o tempo de reaco maior se estiver distrado ao telemvel, por exemplo, se estiver alcoolizado, se estiver sonolento, etc.). 2.2. A distncia de travagem depende da velocidade inicial do veculo (no instante em que o condutor se apercebe do obstculo), do estado do pavimento (pode estar molhado, com areia, com neve, com leo), do estado do veculo (estado dos pneus e traves). 3. 3.1. Dados:

vi 57,6km / h

57,6km / h

R: O valor da velocidade inicial do automvel em unidades S.I. 16 m/s. 3.2. Dados:

57600m 16m / s 3600s

v v f vi 0 16 16m / s
t 4s

am

R: A acelerao mdia durante a travagem foi de -4m/s2.

v t

am

16m / s 4m / s 2 4s

3.3.

3.4. Dados:

A1 A2

vi 16m / s
t r 0,5s
A1 d r vi t r 16 0,5 8m v t 16 4 64 A2 d t i t 32m 2 2 2

t t 4s

R: A distncia de reaco foi 8 m e a distncia de travagem foi 32 m. 3.5. Dados:

d r 8m d t 32m

d s dr dt

d s 8 32 40m

R: O condutor conseguiu evitar o acidente pois conseguiu parar aps percorrer 40 m a partir do instante em que avistou a D.Pancrcia. Como nesse instante ela se encontrava a 41m do automvel, ainda ficou a 1m. Sendo a D. Pancrcia bastante surda, no vendo bem, e estando completamente distrada, o mais provvel foi continuar descansadamente o seu caminho sem se aperceber de nada enquanto o condutor quase teve um ataque cardaco ao pensar que ia atropelar a velhota. 3.6. Se o seu tempo de reaco tivesse sido 1s, a distncia de reaco seria 16m ( d r vi t r 16 1 16m ) e a distncia de segurana necessria seria 48m ( d s 16 32 48m ). Como a D. Pancrcia se encontrava apenas a 41m, t-la-ia atropelado.

You might also like