You are on page 1of 18

Cinemas Modernos

Cinemas de So Paulo, Dispostos em ordem de inaugurao De 1920 1950 Renato Anelli Arquitetura de cinemas em So Paulo. O cinema e a construo do moderno.

Local: Rua Direita, 33 (223) Centro Citado pelo autor como mourisco moderno. Tinha capacidade para 818 lugares e o interior do cinema era decorado com arabescos, lembrando o interior de uma mesquita.

Local: Edifcio Martinelli, Rua So Bento. Funcionou at a dcada de 1940. O autor o coloca como cinema moderno altura de nosso progresso.

O mais luxuoso cinema no mais alto edifcio da Amrica do Sul. O anncio mostra o Edifcio Martinelli , destacando a imponncia do primeiro arranha cu da cidade.

Inaugurao, 1929

Reforma da cobertura

Arquiteto: Arnaldo Maia Lello Local: Avenida Brigadeiro Lus Antnio, n 411 Atualmente: Teatro Abril

citado pelo autor, assim como o Cine Rosrio, como cinema moderno altura de nosso progresso. Apesar dessa afirmao do autor, este possui um estilo ecltico, com a fachada em fronto neoclssico e elementos da arquitetura europeia, enfatizando o historicismo. Esse cinema marca o incio do sculo XX, o ornamento associado ao poder e a riqueza.

O autor faz uma comparao com dois edifcios: J presente no Cine Paratodos (1929), essa representao da skyline torna-se o tema principal da fachada do Cine Broadway (1934). A skyline, segundo o autor, a primeira manifestao modernista no desenho dos cinemas, devido a representao dos arranha-cus em Nova York, que eram o smbolo da modernidade.

A volumetria triangular do seu telhado recoberta por uma fachada de desenho escalonado com o logotipo luminoso acompanhando a silhueta. O Cine Paratodos mescla influencias da Secesso Vienense, com formas geomtricas triangulares (pisos e luminrias) e escalonadas (fachada), sobre um esquema compositivo ecltico.

Local: General Olmpio da Silveira n 215 Atualmente: Loja de Pneus No texto, o autor cita o Cine Santa Ceclia fazendo relao com o termo mourisco modernizado: A tcnica construtiva, a simplificao da decorao, a higiene e o conforto de um grande pblico so os aspectos modernos que se somam fantasia e ao mistrio do jogo de luzes e do extico mouro. O que acontecia que todos os cinemas inaugurados nessa poca eram chamados de modernos, independente do estilo que possua, que foi o caso do Cine Santa Ceclia. Fachada, em 1930

Foto do interior. O edifcio foi demolido em 1961.

Localizao: Av. So Joo O Broadway cobre uma estrutura padro em arcos de trelia com uma fachada triangular em skyline, forando uma semelhana de seu interior com o do New York City Music Hall.

Esse estilo mais tarde ser denominado art dec.

Fachada, em 1954

Comparao que o autor faz dos dois edifcios: um em So Paulo e outro em Nova Iorque. A semelhana acontece no s pelo estilo adotado, posteriormente chamado de art dec, mas tambm pelas questes acsticos.

Interior do Cine Broadway

Interior do New York City Music Hall

Arquiteto: Rino Levi Local: Avenida So Joo Atualmente: Cine Alvorada


O autor descreve como Arquitetura que tematiza as necessidades de uso do projeto em questo. Realiza estudos de visibilidade, acstica e fluxos de publico, a insero do cinema na paisagem urbana (...), a diferena est em que os arquitetos modernos produziram formas que exprimem e simbolizam a funo que pretendiam atender. Questes como a forma em parbola no interior, derivada dos estudos de acstica do arquiteto, contriburam para o figurativismo da fachada. O edifcio foi concebido pelos padres modernistas, porm j possvel perceber as mudanas causadas por uma srie de outras preocupaes, no somente a funcionalidade.

Cine Ufa Palcio, 1946. J se chamava Art Palcio, por ter deixado de pertencer a uma estatal alem, devido a 2 Guerra Mundial.

A inaugurao do Ufa Palcio indica a abertura das primeiras grandes salas de cinema da cidade, o que justificar a identificao da regio como Cinelndia. Foto de 1940. Cine Ufa Palcio, 1954.

Arquiteto: Rino Levi Localizao: Rua Celso Garcia Sobre o Cine Universo, o autor diz que a superfcie das paredes internas sai para o exterior transformando-se em marquise, e que o estudo dos fluxos de publico foi outro tema funcional que adquiriu destaque no conjunto de cinemas de Rino Levi, em especial este. Este era o maior cinema da cidade, possua 5000 lugares. Encerrou suas atividades na dcada de 70.

Foto atual do edifcio, agora visto como parte do Brs.

Arquiteto: Robert Prentice Localizao: Avenida So Joo Segundo o autor, a sala de projees desse cinema foi concebida por uma enorme concha acstica, o que lhe garantiu o elogio da imprensa como o primeiro cinema com preocupaes acsticas. Um equvoco, que segundo Rino Levi a forma paraboloide seria a melhor soluo, porque tambm era preciso evitar uma forma arquitetnica por demais avanada para nosso pblico, ainda no habituado a uma esttica que poderia parecer-lhe extravagante.

Este era o maior cinema da cidade, possua 5000 lugares. Encerrou suas atividades na dcada de 70.

Arquiteto: Rino Levi Localizao: Avenida Rangel Pestana H controversas de que este seja o maior cinema do Brasil, competindo a quantidade de lugares com o Cine Metro. Atualmente no lugar funciona um estacionamento, extremamente deteriorado pelo tempo e sem qualquer preocupao histrica.

Arquiteto: Rino Levi Localizao: Avenida Ipiranga No Cine Ipiranga, o cinema recua no grande trio, intensamente iluminado, sendo que no hall das bilheterias uma grande luminria em forma de olho parece simbolizar a natureza do espetculo cinematogrfico. (...) Os projetos procuram estabelecer um dialogo com a arquitetura que seria construda posteriormente, uma cidade vertical sobre um traado de quadras, ruas e avenidas.

Localizao: Paissandu

O autor afirma que este teve a interveno de um decorador, e que o Cine Bandeirantes evoca as entradas paulistas, onde a decorao tem relao com o nome do cinema.

Localizao: Rua Conselheiro Crispiniano, n. 344 Segundo o autor, este o caso mais radical de interveno de um decorador, em que uma arquitetura cheia de problemas mal resolvidos requalificada pela decorao. Trata-se de uma estruturao do prprio espao, em especial do longo acesso, e no apenas de apliques ornamentais.

Concluindo, o autor diz que junto com os cinemas modernistas, como o de Rino Levi, surgem os historicistas, com tcnicas modernas, mas revestidas com ornamentos. Isso significa que esses cinemas no se vinculam a postura modernista, mas aos olhos do pblico, eles so todos edifcios modernos, pois constroem, na Cinelndia, as feies da nova metrpole, sedo para eles modernos.

Sala de Espelhos Cine Marrocos Fachada atual

www.saopauloantiga.com.br www.saopaulominhacidade.com.br www.saudadesampa.nafoto.net www.skyscrapercity.com www.wikipedia.com.br


Luana Gabrielly Rodrigues Camargo RA: 281112622 Historia da Arquitetura Brasileira II

You might also like