You are on page 1of 12

ESPETROS, RADIAO E ENERGIA

Poderemos determinar as suas formas, as suas distncias, os seus tamanhos e os seus movimentos, mas nunca seremos capazes de conhecer a sua composio qumica. Augusto Comte (1835). Atualmente, com o uso das novas tecnologias e atravs das radiaes que recebemos das estrelas, os astrnomos conseguem: determinar as distncias s estrelas e s galxias; avaliar a temperatura das estrelas;

descobrir quais os elementos que as constituem.


Como o fazem?

Espetro eletromagntico
Newton foi dos primeiros cientistas a descrever a luz branca como sendo composta por todas as cores do espetro visvel. A formao do arco-ris que vemos no cu tambm explicada pela experincia de Newton.

Ambos os fenmenos resultam da diferente velocidade das vrias radiaes nos diversos meios (ar, vidro, gua). Ao resultado da decomposio da luz chamamos espetro.

O Espetro eletromagntico
nossa volta existe todo um universo de radiaes para alm daquelas que os nossos detetam: a rdio que ouvimos, as micro-ondas que aquecem os alimentos, os raios-X e gama utilizados em meios diagnsticos

O espetro eletromagntico traduz a seriao das radiaes eletromagnticas de acordo com a energia (ou de acordo com o comprimento de onda ou da frequncia) dessas radiaes.

O Espetro eletromagntico

Cor Vermelho

Comprimento de onda (nm) 625 740

Frequncia (Hz) 480 405

Laranja Amarelo Verde


Ciano Azul Violeta

590 625 565 590 500 565


485 500 440 485 380 440

510 480 530 510 600 530


620 600 680 620 790 680

Quanto maior for a frequncia (menor comprimento de onda) da radiao, maior a energia que lhe est associada.

Emisso da radiao pelas estrelas


Atualmente possvel conhecer a composio das estrelas analisando a radiao emitida por elas e que chega at ns.
A luz emitida, por exemplo, por uma galxia separada nas radiaes simples que a constituem quando atravessa um prisma colocado num aparelho denominado espetroscpio, dando origem a um espetro. Um espetroscpio um instrumento tico atravs do qual se obtm e observam espetros. No caso das galxias o espetro produzido pelos gases incandescentes das estrelas e pelas poeiras.

Emisso da radiao pelas estrelas


Tipos de espetros
Espetros contnuos
Os espetros visveis contnuos apresentam uma imagem contnua e multicolorida formada por uma sequncia inteira de energias numa gama relativamente extensa. Os materiais incandescentes, slidos ou lquidos, emitem um espetro contnuo.

Espectros descontnuos
Os espetros descontnuos (ou de riscas) contm imagens que correspondem s a determinadas energias. Estes podem ser ainda classificados como espetro de emisso ou espetro de absoro.

Emisso da radiao pelas estrelas


Tipos de espetros
Espetro de emisso
O espetro de emisso caracterizado por linhas brilhantes sobre um fundo escuro.

Nos espetros de emisso os tomos de uma determinada substncia so excitados e posteriormente analisa-se a radiao que este emite quando perde essa energia.

Espetro de absoro
O espetro de absoro caracterizado pelo aparecimento de linhas escuras no fundo do espetro contnuo.

Nos espetros de absoro faz-se incidir radiao eletromagntica sobre uma substncia e analisa-se a radiao aps esta a ter atravessado.

Emisso da radiao pelas estrelas


Os espetros de absoro apresentam riscas pretas que correspondem a determinadas radiaes que foram absorvidas pelos elementos atravessados pela luz, ou seja, correspondem a uma ausncia de radiao. Estas riscas de cor negra foram observadas, pela primeira vez no espectro solar, em 1814, por Fraunhfer e so, por isso, designadas riscas de Fraunhfer ou simplesmente riscas espetrais.

Espetro solar onde podemos observar as riscas de Fraunhfer

Espetros das estrelas


Os espetros das estrelas so espetros descontnuos de riscas de absoro e so semelhantes a um arco-ris de cores interrompido por riscas escuras. Estas riscas so produzidas em determinadas frequncias, correspondentes s energias absorvidas pelos diferentes tomos que se encontram na zona fria (relativamente!) da atmosfera da estrela.

Espetro solar de absoro.

Espetros das estrelas


Espetros dos tomos dos elementos
Todos os elementos originam espetros de absoro e de emisso, que permitem fazer a sua identificao. Estes espetros so caractersticos de cada elemento e funcionam como sendo a sua impresso digital.

Exemplo: hlio (He)

Espetro de absoro

Espetro de emisso

As linhas escuras presentes no espetro de absoro tm a mesma posio (correspondncia) que as linhas brilhantes do espetro de emisso, isto significa que possuem a mesma energia.

Resoluo de exerccios

1. Como classifica cada um dos espetros apresentados? 2. Classifica cada uma das seguintes afirmaes como verdadeira ou falsa. A. As riscas negras do espetro solar designam-se por riscas de Fraunhfer. B. As riscas coloridas do espetro de emisso correspondem a todas as frequncias que um dado corpo emite na zona do visvel. C. As riscas negras do espetro de absoro correspondem s radiaes emitidas pelo elemento. D. Os espetros de um dado elemento no o caracterizam. E. Um espetro o conjunto de radiaes simples que constituem uma radiao mais complexa. F. As radiaes presentes no espetro eletromagntico tm todas a mesma energia.

Resoluo de exerccios

3. Seleciona a(s) opo(es) correta(s). A. B. C. D. E. F. Os espetros apresentados so contnuos. A intensidade das riscas apresentadas dependem da concentrao dos elementos presentes na mistura. O espetro funciona como impresso digital de um elemento. O espetro de absoro apresenta riscas negras denominadas riscas de Fahrenheit. O aparecimento de riscas negras no espetro de absoro corresponde radiao emitida pelos elementos. As riscas coloridas do espetro de emisso correspondem a uma radiao, de determinada energia, emitida pela substncia aps esta ser excitada.

Solues: 1. I Espectro de emisso. II Espectro de absoro 2. V; V; F; F; V; F. 3. B); C); F)

You might also like