You are on page 1of 7

A FILOSOFIA DA TFCA

M.A.O. Bianca

O Amor Humano

O amor humano doao total sem pedir retorno do outro. O amor a vida para o outro sem que o outro possa viver para mim. Exemplo: um casal adotou duas crianas deficientes fsicas totais porque sabiam que na presente vida fsica essas crianas, jamais, poderiam retribuir o mnimo que fosse desse amor. S assim o casal teria certeza de que amariam com amor humano sem retorno, pois o objetivo da adoo era amar como ser humano total, sem sequer pensar no retorno desse amor. Mas, quem disse que isso no foi feito? Pois, o casal julgava que pelo fato de as duas pessoas serem deficientes fsicas, no seriam capazes nem de amar. Mas o casal nunca foi to amado, pelo ato de acolher aquelas duas pessoas, e pelas duas pessoas foi amado. Amar viver pelo outro sem que o outro viva por mim. pensar sem ser pensado. querer sem ser querido. dar sem receber. fazer sem que lhe seja feito. ir sem retornar. ver sem ser visto. sair sem voltar. estar sem esperar que algum esteja. ser tudo quando nada existe. ser feliz com os felizes. ser infeliz com os infelizes. chorar com os que choram. rir com os que riem. ir com os que vo. voltar com os que voltam. estar com os que esto. ser com os que so. , enfim, fundir-se com o outro, porque o outro sou eu e eu sou o outro. O amor vida e vida amor. amar sendo odiado. nunca odiar porque s existe o amor. notar sem ser notado. fazer quando ningum faz. deixar de fazer quando o fazer prejudica. compreender sem ser compreendido. viver sem nunca morrer, porque morrer deixar de amar. J que quem no ama no vive. perdoar sem ser perdoado. acolher sem ser acolhido. saber como se no soubesse. no saber quando o saber agride. ter com os que tm. no ter com os que no tm. existir com os que existem. o outro ser tudo para mim, mesmo quando eu sou nada para outro. mostrar, se mostrar constri. esconder, se esconder ajuda. O retorno do amor est na grandiosidade do ato de amar. Se pudssemos comparar o amor com a chama de uma vela que acende outra, veramos que quanto mais doa, maior se torna pela prpria doao. No o outro que me retorna o amor o prprio amor que se retorna a si mesmo naquele que ama. Existe o sim e no o no. Existe a luz e no a escurido. Existe o ser e no o nada. Existe a vida e no a morte. Existe o amor e no o dio.

http://www.tfca.com.br

Tcnica Fsica para a Conquista da Autoconscincia - TFCA

A FILOSOFIA DA TFCA

M.A.O. Bianca

A plenitude do ser humano se encerra nestas trs palavras: beleza, verdade e amor. A beleza para o universo. A verdade para a mente. O amor para a vontade. O amor convence e arrasta sem impor e sem magoar. O amor convence, o amor apia, o amor eleva. A linguagem do amor a compreenso e o perdo. O amor coletivo. Eu amo porque existe o outro para ser amado. O outro motivo do amor. A dimenso do amor o infinito e a sua durao a eternidade. O amor consciente. No h amor sem conscincia. No h conscincia sem amor. Viver o amor proclam-lo. Falar do amor ocult-lo. A durao da vida no est na existncia da matria fsica, est na dimenso do amor, porque viver amar e amar viver.

http://www.tfca.com.br

Tcnica Fsica para a Conquista da Autoconscincia - TFCA

A FILOSOFIA DA TFCA

M.A.O. Bianca

A Comunidade Humana

Comunidade o encontro dos que se amam. a volta dos que saram. a chegada dos que foram. a sada dos que chegaram. Ser vivo ser comum. Ser sbio ser comum. Ser bom ser comum. Ser comum ser tudo aquilo, que se deixou de ser, porque se constituiu em isolamento sem sada. A vida uma sada, mas no viver em comum, se fechar em si mesmo, e no obedecer prpria vida, que abre todas as sadas, para aquele que chega e para aquele que sai. Somos sempre o que somos, mas podemos ser mais do que o que somos, quando estamos em comum, pois a comunidade faz acontecer, faz viver, faz andar e progredir, porque a sada da morte e da estagnao do viver em si mesmo. Em si mesmo, porque se esqueceu do outro. O outro compe a vida para mim e para ele. E uma vida sem composio de um e de outro, nada tem de comum, nada tem de social, nada tem de unio, nada tem de progresso e de amor. Pois, amar conta com o outro, porque o objeto amado est fora de si prprio, e se estende pelo mundo humano, isto , s pode acontecer no comum, e no no isolado de cada um. Por isso, a comunidade o campo do amor, da vida, do movimento em direo existncia, e ao no terminar nunca de existir e de fazer, porque o existir e o fazer so a essncia humana, que faz a existncia se concretizar como realidade sem fim. Vivemos em ns e nos outros, mas o parar de viver reduz a vida em si mesmo e no outro. E pra-se de viver, quando o comum no existe, como ideal de vida. Essa estagnao do viver o retrocesso do amor, e de suas realizaes no campo da vida. A vida a luz do tecido humano, que forma o conjunto comum de uma sociedade de seres sem fim. Porm, colocar fim em cada indivduo, dentro do social, romper o tecido, que cobre toda uma comunidade de vida. E para que uma comunidade de vida tenha a sua extenso natural, necessrio que a vida a impulsione, mas a vida no se desloca para frente sem o amor, pois o amor que fundamenta e d a razo de viver e de existir. No vemos a vida se no vemos o amor, mas fingir que ama enganar a vida, dentro de si mesmo, e trocar o andar pelo parar. tornar a morrer, depois que a vida j estava constituda, como elemento fundamental do fazer humano e do realizar da existncia. Para que se seja comum, preciso que se seja a mais de si mesmo, se veja alm de si mesmo, se ande em direo ao outro, se faa pelo e com o outro, sem esperar que algum me retorne algo, pois a vida o prprio retorno do ato de viver daquele que vive em si mesmo e no outro. Viver movimentar o universo e o movimento do universo vem de um e vem do outro, e isto que forma o comum, porque o comum no pode ser de um s.
http://www.tfca.com.br Tcnica Fsica para a Conquista da Autoconscincia - TFCA

A FILOSOFIA DA TFCA

M.A.O. Bianca

Ningum mora na comunidade, pois a comunidade, que a obra do comum, s pode ser um fato, se o comum for o seu impulso e a sua constituio intrnseca, pois sem isso, teramos um lugar com um nome e uma maneira de estar ali, para morrer mais uma vez. Como a comunidade vida, ali no h morte, e, em no havendo morte, todos formam um, enquanto um no desaparece pela morte, porque o todo que o sustenta e o vitaliza no princpio do existir pelo amor. O comum so todos e no um s. Pois, um s, dentro de si mesmo, o egosmo cristalizado, e sem vereda para o outro, e isso no pode formar o comum, porque tem outra natureza, isto , tem a natureza de um, e no de um com o outro, que a natureza do comum. Comum com o outro, e no estar com o outro estar fora da vida, pois para estar consigo mesmo, preciso estar vivendo, e ningum est vivendo, seno com o outro, porque no h vida de um s. Se assim fosse, a comunicao no teria razo de ser, de existir entre um e outro. Pois, a comunicao a relao de vida, que existe entre um e entre todos, e isso, por si s, j explica e justifica o comum. Mas, explicar e justificar o comum, ainda no faz perdurar e existir uma comunidade humana, porque o humano precisa se estabelecer na sua plenitude, para que o comum seja comunidade. Fazer o comum no uma sociedade e nem uma soma de elementos, uma fuso de interesses e de objetivos, que mantm o interesse pela vida, porque a vida o grande e o nico objetivo do comum. Comum, que abrange o isolado e o social na mesma esfera de interesse. Pois, quando o isolado se dispe a ser comum, ele precisa do outro para sair de si mesmo, e quando o comum age e se desdobra em seus objetivos, ele necessita de cada pessoa em si, para desdobrar a vida e manter o comum. Comum, que feito de cada elemento isolado, mas estendido no mesmo objetivo, pelo amor e pelo viver. Ser um e ser todos, eis a essncia do comum. Essncia, porque no centro do comum existe um e existem todos ao mesmo tempo. Pois, no reconhecer um que est no conjunto fazer reinar a injustia, enquanto que um no reconhecer a necessidade do conjunto, para que um exista, desconhecer a sua prpria origem e perpetuidade, como ser e como humano que . necessrio, portanto, andar com um e com todos, pois todos s podem existir e serem reconhecidos por um, e um ser reconhecido por todos. Todos, que lhe do a prpria existncia em separado, para formar o conjunto e viver. A vida conjunto, ligao, estendimento por um e por todos ao mesmo tempo. J se viu que no h vida sem todos, e no h um sem o outro, e no h o comum no isolado, mas o isolado que forma o conjunto, e o conjunto que possibilita ao isolado ser indivduo, e existir na plenitude do ser, como existente. Essa ligao e fuso fazem o comum, e o comum faz a comunidade, e esta comunidade, que forma o social humano, e no o humano, como massa informe e sem coeso de objetivo e de existencialidade perene no campo da vida. Pois, a vida no um mero conceito, uma
http://www.tfca.com.br Tcnica Fsica para a Conquista da Autoconscincia - TFCA

A FILOSOFIA DA TFCA

M.A.O. Bianca

extenso, que tem seu fundamento no projeto humano de viver, e no apenas do simples existir, como nmero de um conjunto qualquer. Pois, isso a sociedade informe e vazia de sentido, e de plenitude, porque ali falta o elemento humano, e s existe o clculo estatstico da existncia. Existncia, que no tem sentido, porque uma sociedade que no se associa, se dispersa, no se une, se separa, no convive, se mata e se anula, no se ama, se odeia e se desfaz, at a extino de um e de todos. Para que isso no acontea, necessrio que o conjunto se coloque juntamente com cada um, e cada um se coloque no conjunto, para buscar a vida pela prtica do amor. Amor, que faz a plenitude da existncia de um e de todos, no contexto comum, que forma o conjunto comunidade. A comunidade, portanto, no um lugar e nem uma residncia. A comunidade um conjunto vivo, que sobrevive em um, ou em qualquer lugar. Pois, sobreviver em um lugar qualquer um mero detalhe do tempo. E, a comunidade est alm de qualquer tempo, porque unio perene, sem limite e sem dimenso.

http://www.tfca.com.br

Tcnica Fsica para a Conquista da Autoconscincia - TFCA

A FILOSOFIA DA TFCA

M.A.O. Bianca

Endereo para Correspondncia


Os leitores que desejarem obter informaes sobre quaisquer dos assuntos tratados nesta obra podero entrar em contato com a autora atravs do seguinte endereo postal:
AC Alexnia - Caixa Postal 08 Avenida Vale do Sol, Quadra 070 - Lote 11 Centro - Alexnia - GO CEP: 72.920-970

Caso deseje formar um grupo de estudos de cinco a vinte pessoas, ligado oficialmente ao Centro de Estudos de Sineidologia (CESSINE), para conhecer melhor o assunto deste livro, bem como os exerccios propostos por Karran, escreva ou comunique-se com os seguintes endereos eletrnicos:

Pgina Oficial: http://www.tfca.com.br E-mail: tfca@tfca.com.br cessine@tfca.com.br bianca@tfca.com.br Telefones: (61) 8128-1903 Adnis (61) 8128-1794 Dalton

http://www.tfca.com.br

Tcnica Fsica para a Conquista da Autoconscincia - TFCA

You might also like