You are on page 1of 51

Bssola

Manual de Procedimentos

2012

CONTEDO
I

ORGANIZAO
1. 2. 3. 4. 5. OFICINA INTERNACIONAL EM GUADALAJARA CONSELHO INTERNACIONAL LOGSTICA INTERNACIONAL OFICINAS NACIONAIS ESCOLAS LOCAIS

II III

. . .

CRONOGRAMA DO CURSO ANTES DO CURSO: PLANEJAMENTO E PREPARAO


1. 2. REUNIO COM OS RESPONSVEIS DO CURSO REUNIO COM A EQUIPE DE SERVIO

IV

DURANTE O CURSO: REALIZAO


1. 2. 3. 4. CAPACITAR E FORMAR A EQUIPE DE SERVIO CAPACITAR E FORMAR MESTRES DA EESA CAPACITAR E FORMAR RESPONSVEIS DAS ESCOLAS AMBIENTE PREPARADO

DEPOIS DO CURSO: REVISO E DOCUMENTAO


1. 2. 3. 4. AVALIAO DA EQUIPE DE SERVIO RELATRIO DE CHEGADA DO DIRETOR DO CURSO ARQUIVOS DE OFICINAS AGENDAMENTO DOS PRXIMOS CURSOS

VI VII

. .

DOCUMENTOS NA INTERNET ANEXOS

APRESENTAO
DEUS NO CHAMA OS CAPACITADOS; CAPACITA OS CHAMADOS

As

Escolas de Evangelizao Santo Andr do mundo inteiro partilham uma mesma Viso, Programa de Formao, Metodologia e Logstica de ao. Em 1980, numa pequena cidade do Mxico, brotou uma semente que hoje se transformou numa frondosa rvore que estende mais de 2000 ramos em 65 pases dos cinco continentes. Era como uma nascente de gua, que pouco a pouco foi criando seu prprio curso de organizao e logstica. A gua, como a vida, no estava condenada a seguir um caminho pr-fabricado, mas ela mesma delineou seu prprio caminho. Era fruto da fora da vida. Ao longo desse tempo, fomos aprendendo a realizar melhor nossa tarefa com uma logstica que foi refinada com uma experincia tecida de xitos e fracassos nos Cursos e nas Escolas de Evangelizao. Em 2011 descrevemos a EESA como um trem que vai para Florena. Entretanto, no basta a viso, a direo e o objetivo; tambm so necessrios os trilhos para que o trem possa caminhar e correr. Esses trilhos so o Manual Bssola. Manual, porque deve estar sempre mo de quem tem uma responsabilidade ou realiza algum ministrio ou servio nos Cursos das Escolas de Evangelizao Santo Andr. Bssola, porque nos orienta na logstica e nas atividades prticas ao realizar um Curso ou instaurar Escolas de Evangelizao Santo Andr. Em outras palavras, trata-se de um Manual de Procedimentos, que nos guia para cumprir a misso que Deus nos confiou. Os quatro pontos cardeais desta Bssola so: Primeiramente, apresentamos nossa organizao. Depois oferecemos o referente preparao Antes do Curso. Em seguida, apresentamos as principais tarefas Durante o Curso. Posteriormente delineamos as atividades que se deve realizar Depois do Curso. No se trata de normas rgidas. A criatividade de cada um e a adaptao realidade so critrios com os quais se deve manusear esta Bssola. O desafio que, baseados nesta plataforma de decolagem e adaptando-se cultura, quem trabalha nas Escolas de Evangelizao faa as coisas ainda melhor do que indicado aqui, sempre que no v em prejuzo da unidade. Esta Bssola poder ajudar para evitar problemas que ns j contornamos e dos quais j nos livramos. Ainda assim, preciso considerar outros documentos que se encontraro na pgina web: www.eesabrasil.com.br Que o Esprito Santo seja e continue sendo a Bssola que nos guia at a Verdade completa.

Jos H. Prado Flores Diretor Internacional

Apresentao

Apresentao

I. ORGANIZAO
1. O F I C I N A
INTERNACIONAL A . P APEL DO D IRET OR INT ERN AC IO NAL: JOS H. PR ADO FLORES a. Inspirar e motivar com a Viso, oferecendo Orientao Pastoral Sua principal tarefa mostrar a Viso e contagiar com a mesma sua Equipe de Servio. Estabelecer objetivos precisos e estratgias adequadas. Apresentar a espiritualidade e a mstica da EESA, inspiradas na Bblia e no apstolo Andr. Capacitar com a Metodologia para realizar melhor a misso evangelizadora. Elaborar e atualizar o Programa de Formao. Procurar a aprovao eclesistica (censura) de cada Curso. Responsvel por fazer cumprir o Objetivo do Projeto, aplicando a Metodologia e a Logstica. Instaurar Oficinas Nacionais quando e onde convenha. Elaborar Estatutos para solicitar aprovao Pontifcia. b. Comunicar Elaborar e atualizar os Documentos EESA (Projeto Pastoral, Manual Bssola, Folder, Pgina web, Regulamento Interno etc.). Comunicao com Hierarquia, Oficinas Nacionais e Escolas de Evangelizao. B . P APEL DO S UBD IRET OR INT ER NAC I ONAL: DEXT ER ALEJ ANDRO REYES VILL AN UEV A A partir de 2011, com o consenso do Conselho Internacional, criou-se esta figura para assumir tarefas encomendadas pelo Diretor Internacional. C . P APEL D A OF IC INA INT ER NAC IO N AL o nico centro de planejamento que organiza o trabalho internacional: Cursos, Seminrios, servios etc. Preparar o material para os Cursos: Esquemas, Documentos, Sintetizadores Grficos etc. Manter presena nas Escolas Locais. Executar decises do Conselho Internacional.

2. C O N S E L H O

INTERNACIONAL

Desde 2010, conta-se com um Conselho Internacional integrado por: Diretor e Subdiretor Internacional. Assessor Eclesistico da Oficina Internacional. Diretores Nacionais: Pe. Roberto Scali (Argentina), ngela Chineze (Brasil), Pe. Marcel Carn (Canad), Laura Victoria Luna (Colmbia), Jos Luis Romero (Estados Unidos), Gyuris Gellrt (Hungria), Carlos Macas de Lara (Itlia), Dexter A. Reyes Villanueva (Mxico), Pe. Krzystof Czerwionka (Polnia), Joo Marques (Portugal) e Pe. Theodoru Pylyavskyy (Ucrnia).

I. Organizao

Oficina Internacional que emite somente um voto: Pe. Luis Alfonso Zepeda, Adriana Saldaa, Martin Ortiz e ngel B. Robles. Apoia o Diretor Internacional fornecendo sugestes e propostas a favor do trabalho das Escolas no mundo.

3. L O G S T I C A

INTERNACIONAL

Foi elaborada em consonncia com o Conselho Internacional a Logstica 2012, que concretiza princpios deste Manual Bssola e que preciso aplicar. Documento operacional (somente para os membros do Conselho) surgido a partir da Reunio do Conselho em Roma em 2011.

4. O F I C I N A S

NACIONAIS

Na Argentina, Brasil, Canad, Colmbia, Hungria, Itlia, Mxico, Polnia, Portugal, Ucrnia e EUA, foram estabelecidas Oficinas Nacionais que tm funes anlogas Oficina Internacional, mas sempre em coordenao com a Oficina Internacional. Suas tarefas: Formar um Conselho com diferentes representantes do pas. Responsvel por todo o trabalho em seu pas, e somente nele. Para servios internacionais, se coordenam com a Oficina Internacional. Comunicao permanente com a Oficina Internacional. Organiza Seminrios Nacionais (exceto nos anos em que haja Seminrio Internacional) em comunho com a Oficina Internacional. Deve estar atualizada de acordo com os progressos da Metodologia e dos Esquemas, para assim poder atualizar e capacitar as Equipes de Servio em seu pas. Traduz o material quando for necessrio.

5. E S C O L A S

LOCAIS

No existem Escolas nacionais. Cada Escola est inscrita em sua prpria estrutura eclesial: Parquia, Diocese, Congregao Religiosa ou Movimento. Existem mtuos compromissos entre a Oficina Internacional ou Nacional e a Escola Local, que so manifestos em uma Carta convite da parte da autoridade eclesistica correspondente, para executar o Programa de Formao em sua comunidade. A . PERFIL DE UM A ESCOL A Encontra-se no Projeto Pastoral Santo Andr: Como participar do Projeto. B . RESPONS VEL LOC AL a. Funes permanentes Constituir uma Equipe de Servio e acompanha-la para que se forme com a Viso e Metodologia EESA e outras reas como Bblia, teologia, liturgia etc. Mantm comunicao permanente com a Oficina Internacional ou Nacional. Insero e comunho em sua realidade eclesial e com a autoridade eclesistica. Forma o sucessor. Sugerimos um perodo de trs anos para desempenhar sua funo, com a possibilidade de continuar em um novo perodo.

I. Organizao

b. Funes temporrias ou ocasionais Antes de um Curso: Segue as orientaes deste Manual Bssola e do Cronograma do Curso. Durante o Curso: Se no coordena o Curso, fica presente para receb-lo, animando e motivando a Equipe de Servio. D as boas vindas aos participantes no incio do Curso. Depois do Curso: Junto com a Equipe de Servio, realiza a Avaliao local e a envia Oficina correspondente, de acordo com os tempos do Cronograma do Curso. Programa os prximos eventos ou Cursos.

C . EQUIPE DE SERVIO A primeira condio necessria para que funcione uma Escola de Evangelizao contar com uma Equipe de Servio (entre 8 e 10 participantes), permanente e capacitada. Permanente: Convm que a Equipe de Servio seja a mesma para todos os Cursos. Se no, preciso comear do zero a cada vez. Capacitada: Onde cada um conhea seu papel e o realize com eficcia, em sinergia com o conjunto da Equipe de Servio. Cada pessoa desta Equipe de Servio responsvel por formar e capacitar outro para o ministrio que realiza. Assessor Eclesistico: preciso contar com um Assessor Eclesistico, que autoriza e acompanha o processo da Escola. o enlace com o Bispo Local e nomeia o Responsvel da Escola.

I. Organizao

ESPIRITUALIDADE DE SANTO ANDR


1. Pescador do Mar da Galilia (Mt 4, 18) e discpulo de Joo Batista (Jo 1, 40) que, quando encontra Jesus no deserto s quatro da tarde (Jo 1, 35-42): Deixa seu mestre do Jordo para aderir ao grupo do alegre mensageiro da Galilia (Jo 1, 37). Busca seu irmo Simo para que sirva, pregue e ame o Senhor Jesus mais e melhor que ele mesmo (Jo 1, 41). No levou Simo atrs de Joo Batista, porque Andr no estava motivado. Em compensao, quando foi seduzido por Jesus, foi busc-lo e o levou a Jesus. Quando est motivado por Jesus, motiva seu irmo com seu testemunho: encontramos o Messias (Jo 1, 41b). At quem est evangelizado pode evangelizar seu irmo. Vocao e chamado por Jesus: a. Junto com seu irmo Simo: Mt 4, 18-22, para ser pescador de homens: Mc 1, 16-18; b. Aceita o desafio de Jesus: Vinde e vede, e fica com Jesus (Jo 1, 39a). c. Chamado como um dos Doze para estar com Jesus (Mc 3, 13-19). o segundo da lista, depois de seu irmo Simo. Sabe encontrar solues para os problemas: Diante da multido faminta, otimista e encontra o jovem que tem cinco pes e dois peixes (Jo 6, 5-12). Faz sinal aos companheiros da outra barca para que venham em socorro para puxar a pesca milagrosa (Lc 5, 7). Quando os gregos querem ver Jesus, Andr tem acesso direto a Jesus (Jo 12, 20-22). Orao perseverante no Cenculo, com Maria (At 1, 12-14). Em Pentecostes, do grupo dos Onze que prega junto com Pedro (At 2, 14a), o qual converte a 3000 pessoas com um discurso kerygmtico (At 2, 41b). Andr d a entender: Esse a, eu o trouxe a a Jesus. No tem inveja nem cimes. Ao contrrio, sente-se orgulhoso de seu irmo Simo que j Pedro. Morre em uma cruz em forma de X, que representa o fator multiplicador; mas tambm que evangelizar custa a vida.

2.

3.

4. 5. 6.

7.

10

I. Organizao

II. CRONOGRAMA DO CURSO

II. Cronograma do Curso

11

TEXTOS BBLICOS CHAVES DA ESCOLA SANTO ANDR


1. Ento, meu filho, fortalece-te na graa do Cristo Jesus. O que ouviste de mim na presena de numerosas testemunhas, transmite-o a pessoas de confiana, que sejam capazes de ensinar a outros: 2Tim 2, 1-2. 2. Com grande poder, os Apstolos davam testemunho da ressurreio do Senhor Jesus: At 4, 33. 3. Ai de mim se eu no evangelizar: 1Cor 9, 16. 4. Eu no me envergonho do Evangelho, pois ele a fora de Deus para a salvao de todo aquele que cr: Rom 1, 16. 5. Deus quis salvar os que creem mediante a loucura da pregao (O Kerygma): 1Cor 1, 21. 6. Ide por todo o mundo e pregai a Boa Nova a toda criatura: Mc 16, 15. 7. Aprendei de mim: Mt 11, 29. 8. Vinho novo em odres novos: Mc 2, 22. 9. Eu plantei, Apolo regou, mas era Deus quem fazia crescer: 1 Cor 3, 6. 10. (Andr) encontrou primeiro o prprio irmo, Simo, e lhe falou: Encontramos o Cristo! (que quer dizer Messias). Ento, conduziu-o at Jesus, que lhe disse, olhando para ele: Tu s Simo, filho de Joo. Tu te chamars Cefas! (que quer dizer Pedra): Jo 1, 41-42. 11. Ningum mais precisar ensinar o seu irmo, dizendo-lhe: Procura conhecer o Senhor! Do menor ao maior, todos me conhecero: Jer 31, 34. 12. De fato, eu vos transmiti o que eu mesmo tinha recebido: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras: 1Cor 15, 3. 13. Vs, porm, dentro de poucos dias sereis batizados com o Esprito Santo. (...) Recebereis o poder do Esprito Santo que vir sobre vs, para serdes minhas testemunhas em Jerusalm, por toda a Judia e Samaria, e at os confins da terra: At 1, 5. 8. 14. H mais alegria em dar que em receber: At 20, 35. 15. Outras (sementes) caram em terra boa e produziram frutos: uma cem, outra sessenta, outra trinta: Mt 13, 8.

12

II. Cronograma do Curso

III. ANTES DO CURSO: PLANEJAMENTO E PREPARAO


1. R E U N I O
COM OS RESPONSVEIS DO CURSO O Diretor do Curso encarregado em fazer seguir o Cronograma do Curso, tem uma reunio prvia com os Responsveis da Escola Local e o Coordenador do Curso, para definir ou preparar a reunio da Equipe de Servio.

2. R E U N I O

DA EQUIPE DE SERVIO

A Equipe de Servio da Escola Local j teve sua preparao da logstica do Curso; portanto, nessa reunio feita reviso para que tudo esteja pronto e integrado. So atendidos os seguintes elementos: A . OR A O Comea o trabalho com orao. O Esprito Santo, protagonista da misso (At 1, 8). Jesus nos escolheu para trabalhar em sua vinha (Mt 20, 7b). Deus confiou em ns (Is 43, 10). B . MOT IV A O GER AL O Diretor do Curso motiva a Equipe de Servio para o trabalho que Deus lhe confiou. Assim como o agricultor primeiro prepara o terreno e depois lana a semente, tambm ns vamos adubar o terreno e reg-lo, para que a semente da Palavra d um fruto abundante e permanente (Jo 15, 8. 16). Somos uma equipe, onde todos somos necessrios para o desenvolvimento do Curso. Cada um em seu posto. C . ESPECIFIC A O DE SERVIOS apresentado o nome do responsvel e se lhe explica o que compete a cada ministrio e/ou atividade, mas motivando a cada um. REA A. Autoridade EQUIPE DE SERVIO a. Diretor do Curso b. Coordenador do Curso c. Ministrio Sacerdotal d. Ministrio de Pregao B. Pastoral e. Ministrio de Desenho f. Ministrio de Msica g. Intercesso RESPONSVEL

III. Antes do Curso: Planejamento e Preparao

13

h. Analogias, Personagens e Leitores i. Acolhida e Crachs j. Material Didtico C. Logstica k. Traduo l. Servios Externos m. Gravao e Som n. Fotografia

D . DEFINI O E MOT IV A O DOS MINIST RIOS a. Diretor do Curso Pessoa responsvel para todos os aspectos pastorais do Curso, e somente esses. Objetivo Sua principal funo formar a Equipe de Servio com a Viso e a Metodologia; assim como capacit-la com a Logstica do Curso, para depois reproduzi-lo. Motivao As melhores orquestras o so, em grande parte, pela pessoa que as dirige. O Diretor imprime a fora, marca os ritmos, e sobretudo sensvel conduo do Esprito durante o Curso. Antes do Curso Estabelece constante comunicao com o Coordenador do Curso (responsvel da logstica), de acordo com o Cronograma. Prepara os pregadores para seus temas e dinmicas, de acordo com a Metodologia da EESA. Supervisiona com o Coordenador que tudo esteja preparado e coordenado. Dirige a reunio com a Equipe de Servio, um dia antes. Elabora o horrio do Curso, tendo como base o estabelecido no Resumo Logstico (III parte) do Esquema do Curso. Durante o Curso Dirige toda a temtica, com suas Dinmicas respectivas de acordo com o calendrio do Curso. Coordena a equipe de pregadores, desenhistas e msicos. Convoca a Equipe de Servio ao final do dia, para as avaliaes. Prepara e prev as atividades do dia seguinte. Depois do Curso Desenvolve a Reunio posterior, onde avalia a Equipe de Servio, Ministrios e Servios. Planeja com os Responsveis Locais o Curso seguinte que ser oferecido. o nico responsvel pela questo econmica e de ofertas. b. Coordenador do Curso Pessoa nomeada pelo Responsvel da Escola Local, que tem o papel de preparar e coordenar todo o referente logstica para o bom desenvolvimento do Curso. Deve conhecer perfeitamente este Manual de Procedimentos ou Bssola, e o papel de cada ministrio da Equipe de Servio; assim como o Esquema do Curso respectivo.
14 III. Antes do Curso: Planejamento e Preparao

No pode realizar outra atividade (incluindo dar temas), nem se ausentar durante o desenvolvimento do Curso. Objetivo Prepara o aspecto logstico. Anima, organiza e disciplina o grupo de participantes. Motivao A coordenao de um Curso to importante como o motor de arranque de um carro, para fazer que o motor principal comece a funcionar. Antes do Curso Contato peridico com o Diretor do Curso, segundo orienta o Cronograma. Integra a Equipe de Servio e distribui ministrios. Encarregado da organizao, preparao e realizao do Curso. Entrega ao responsvel pelo Material Didtico a lista de material para os cursos e de material especfico do Curso que ser reproduzido. Revisa para que no falte nada. Verifica com o responsvel pelo Ministrio de Desenho todos os Cartazes: Sintetizadores Grficos, Organizadores e Indicadores que deve elaborar e verificar que sejam feitos de acordo com as indicaes do Documento Da Vinci: http://www.eesabrasil.com.br/downloads/da_vinci_ptbr.pdf Convoca as reunies da Equipe de Servio para ver avanos nos ministrios e seguir os tempos do Cronograma do Curso. Coordena com o Responsvel da Escola a seleo de participantes e as inscries. Durante o Curso Apresenta a Equipe de Servio, incluindo os pregadores. Responsvel com o grupo pelo horrio e calendrio do Curso. Organiza os participantes com a ajuda dos cartazes correspondentes. Apresenta a logstica ao incio do Curso: Comunidades, servios, horrio etc. Promove a criatividade e reconhece, com aplausos ou outra forma, o bom desempenho das atividades das comunidades. D avisos, anima, corrige e disciplina. Depois do Curso Prev aspectos financeiros e de ofertas. Convoca a Equipe de Servio para preencher o formulrio de Avaliao Local (Anexo 3.3) e o envia Oficina que lhe corresponde. c. Ministrio Sacerdotal Presbtero que conte com suas licenas ministeriais. Objetivo Prestar os servios prprios do ministrio sacerdotal, tanto Equipe de Servio quanto a todos os participantes. Assessorar em todo o referente ortodoxia do Depsito da F e prxis da Liturgia. Motivao Os membros da Equipe de Servio, assim como os participantes do Curso, necessitam do pastor que os leve aos pastos verdes e s guas cristalinas.

III. Antes do Curso: Planejamento e Preparao

15

Antes do Curso Participa na formao e capacitao da Equipe de Servio. Durante o Curso Celebra a Eucaristia, coordenando-se com a Comunidade que tem a responsabilidade da liturgia. D assistncia espiritual Equipe de Servio e ao grupo de participantes. Exercita todo o referente ao Ministrio Sacerdotal para a exposio do Santssimo Sacramento. Participa na avaliao diria com a Equipe de Servio. Depois do Curso Participa da Avaliao Local. Envia carta de agradecimento ao Bispo do local onde se encontra a Oficina (somente na primeira vez), com cpia para a Oficina correspondente da EESA. Para a Oficina Nacional: Dom Orlando Brandes Bispo de Londrina Rua Dom Bosco, 145 Jardim Dom Bosco CEP: 86060-340 Londrina, Paran d. Ministrio de Pregao O Diretor do Curso com aqueles que ministram os temas do Curso. Ningum d um Curso se antes no o recebeu. Objetivo Desenvolver a temtica do Curso, sendo fiel ao contedo, aplicando a Metodologia e a Pedagogia da EESA. Levar em conta que o Curso deve ser reproduzido posteriormente pela Equipe local. Motivao A f vem pela escuta, e o que se prega a Palavra de Cristo, portanto vamos faz-lo com todo respeito, dignidade, mas tambm com alegria e crendo no que pregamos. Antes do Curso Prepara ensinos, de acordo com os novos esquemas e com o livro texto (quando houver). Durante o Curso Ministra os temas: Cumprindo o objetivo e respeitando o horrio. Transmitindo o contedo utilizando a Metodologia da EESA. Cada pregador responsvel pelas Dinmicas e Recursos Didticos em seu tema. Portanto, deve verificar e calibrar com antecedncia que exista todo o material e que funcione adequadamente; para isso, coordena-se com o responsvel pelo Ministrio de Desenho, Msica e Material Didtico. Enviar cpia para: Escola de Evangelizao Santo Andr Oficina Nacional Brasil Telefone: (43) 3024-6360 E-Mail: escritorionacionaleesa@hotmail.com

16

III. Antes do Curso: Planejamento e Preparao

e. Ministrio de Desenho Objetivo Preparar todo o material grfico com criatividade. Motivao Se os pregadores partilham o Evangelho com a Palavra, os desenhistas evangelizam por meio de imagens. Antes do Curso Elabora e ilumina os trs conjuntos de Cartazes seguindo as indicaes do Documento da Vinci, assim como o lbum de Protagonistas. Sintetizadores Grficos, que resumem o Curso e cada tema. Organizadores. Os principais so: o Calendrio e horrio do Curso. o Comunidades e suas Responsabilidades dirias. o Diretrio de Ministrios e Servios. Indicadores para sinalizar locais fsicos: Oficina de desenho, Material didtico, capela, caf etc. Durante o Curso Antes de cada tema, verifica com o pregador respectivo o momento de colocar os Sintetizadores Grficos e todo o Material Grfico (Em alguns casos, a frase para repetir mantida coberta at o final do tema). Ao terminar cada tema, integra os Sintetizadores Grficos Galeria. Projeta cartazes, letreiros ou desenhos quando for necessrio. Depois do Curso Faz inventrio do material grfico e o entrega ao Responsvel da Escola Local. f. Ministrio de Msica Objetivo Motivar e ajudar durante os momentos de espiritualizao, para o melhor desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem dos participantes. No se trata de um coro que canta, mas de um ministrio que promove que todos cantem e orem com a msica. Motivao A msica vital para o processo de ensino aprendizagem, porque vai dirigida s emoes do participante e o disponibiliza para se abrir experincia de Deus. Este ministrio no deve ser confundido com a Animao (ver Documento Jaire em: www.eesabrasil.com.br, downloads pblicos) ou com a Liturgia, que usam cantos. O dom da msica um canal excelente para dar a mensagem de salvao. Portanto, no se trata de amenizar a evangelizao, mas de evangelizar com a msica. Antes do Curso Responsvel pelo louvor inicial. Contribui coma dinamica quebra-gelo Selecionar cantos adequados para os diferentes momentos do Curso. Escolhe cantos adequados ao Curso para imprimir e fotocopiar folha de canto. Durante o Curso Apoia cada tema com cantos apropriados para a espiritualizao. Convoca o grupo por meio de cantos alegres.
III. Antes do Curso: Planejamento e Preparao 17

g. Intercesso Grupo de pessoas ou comunidades que intercedem antes ou durante o Curso para que Deus realize sua obra nos participantes. No confundir com a atividade Intercesso e Liturgia que as Comunidades desenvolvem. Objetivo Organizar tempos e formar para interceder pelo xito do Curso e pelos participantes e pregadores. Motivao As lutas espirituais se ganham com as mos levantadas e os joelhos dobrados. Portanto, devemos intensificar a orao para que Deus se manifeste com poder em meio ao seu povo. Como Deus o protagonista da evangelizao, precisamos de orao de intercesso, para que se produzam frutos, que somente dependem dele. Antes do Curso Pede a comunidades religiosas ou grupos de orao que intercedam pelo Curso. Implementa e organiza com os membros da Equipe de Servio jornadas de intercesso. Durante o Curso Busca momentos adequados para orar por pessoas da Equipe de Servio, assim como pelos participantes que o solicitem. Dirige a orao nas reunies da Equipe de Servio. h. Analogias, Personagens e Leitores Objetivo Preparar tudo relacionado s histrias que so representadas nos Cursos: figurinos, roteiros, leituras. No esquecer o bom humor. Motivao Este ministrio ajuda para que certos recursos pedaggicos sejam mais vivenciais para os participantes. Mostra de maneira prtica a idia central do tema ou Curso. Bem representado, no esquecido. Antes do Curso Consegue os anexos e fotocpias correspondentes. Designa papis para as diferentes personagens. Prepara as representaes. Seleciona e treina leitores para leituras dialogadas. Prepara espaos e cenrios para as diferentes representaes. Coordena-se com o Ministrio de Msica e de Som para trabalharem juntos. Prepara o figurino/vesturio de cada personagem. Durante o Curso Coordena-se com os pregadores e com o responsvel pelo Material Didtico para a participao de personagens. Os leitores se coordenam com o pessoal de Som para se localizarem no lugar mais adequado, juntos com o grupo mas prximos ao pregador.

18

III. Antes do Curso: Planejamento e Preparao

i. Acolhida e Crachs Objetivo Criar um ambiente positivo e de acolhida para os participantes. Motivao a carta de apresentao e a primeira imagem do Curso com o qual o participante se encontra. Antes do Curso Responsvel por arrumar a Sala de Conferncias. Prepara criativamente os crachs, que devem incluir o nome do participante (sem sobrenome), procedncia, tema do Curso, o desenho do Mapa Panormico. Tamanho do crach: 10 cm x 7 cm, aproximadamente. A cor do crach indica a comunidade qual o participante deve se integrar. Nome visvel, letra clara e legvel para chamar o participante por seu nome. Procura-se que cada Curso tenha seu prprio crach, por exemplo: Jesus nos quatro Evangelhos: Uma maca. Dynamis: Uma chama de fogo. Nova Vida: Um corao. Damasco: A muralha. Crach prprio de cada curso em: (www.eesabrasil.com.br, downloads pblicos) Durante o Curso Prepara criativamente a mesa de recepo e inscrio dos participantes. Chega antes que os participantes para oferecer calorosas boas vindas a cada um. j. Material Didtico Objetivo Compilar, preparar e organizar os materiais necessrios para os temas: Recursos Didticos, Dinmicas e Atividades dos participantes, incluindo fotocpias e anexos. Motivao Deste ministrio depende, em grande parte, a aplicao da Metodologia da EESA. Graas ao Material Didtico, pode-se melhorar notoriamente o processo ensino aprendizagem. Antes do Curso Consegue os materiais necessrios: Material para todos os Cursos (Anexo 1.4). Material especfico para o Curso que se reproduz (III parte do Esquema prprio do Curso Resumo Logstico). Material adicional para cada tema. Prepara espaos para Dinmicas e organiza os materiais cronologicamente. Durante o Curso Responsvel pela sala de materiais. Entrega a cada comunidade um conjunto de materiais, que vai renovando conforme avana o Curso. Leva o material sala ou local dos ensinos. Coloca o material onde corresponde de acordo com o momento. Recolhe e guarda o material que j foi usado.

III. Antes do Curso: Planejamento e Preparao

19

Depois do Curso Faz inventrio anotando o que falta. k. Traduo Objetivo Traduzir e interpretar o pregador, quando for necessrio. Motivao O bom tradutor e intrprete tambm um evangelizador. canal para que a mensagem chegue aos participantes. Antes do Curso Solicita o esquema do Curso e o livro de texto (se houver) para conhecer os contedos e poder traduzir e interpretar corretamente. Traduz os anexos e outros recursos para os participantes. Durante o Curso Traduz e interpreta as mensagens do pregador e dos participantes. l. Servios externos Objetivo Atender a necessidades prprias do Curso, conseguindo aquilo que se requer uma vez que esse comeou. Motivao Este ministrio como uma engrenagem pequena, que faz girarem outras maiores. Sem este ministrio, outros poderiam no funcionar. Durante o Curso Providenciar todo o necessrio para o Curso e os participantes. Seu ministrio depende diretamente do Coordenador do Curso. Auxilia os participantes para que esses no se distraiam nem saiam do Curso. Esta pessoa no participa do Curso para ter mais liberdade ao exercer seu trabalho. m. Gravao e Som Objetivo Sonorizar a sala de conferncias para que a mensagem do Curso seja audvel e clara. Registrar os temas em gravao de udio e/ou vdeo, como recurso de apoio Equipe Local quando esta reproduzir o Curso, e quando esta capacitar outras equipes. Antes do Curso Compila e revisa todo o equipamento tcnico para ativar o microfone dos pregadores, ministrio de msica e leitores (Considerar que algumas atividades do Curso se desenvolvem em ambientes abertos). Instalar o equipamento de som e ajust-lo antes que cheguem os participantes. Durante o Curso Localizar em lugar apropriado seus dispositivos de gravao e filmagem, onde no distraiam os participantes nem os pregadores. nico encarregado de manipular o equipamento de som. Realiza a filmagem/gravao do Curso.

20

III. Antes do Curso: Planejamento e Preparao

Depois do Curso Desinstala todo o equipamento tcnico. Edita o udio e vdeo do curso e o entrega ao Responsvel Local para guarda e uso posterior. n. Fotografia Objetivo Fotografar as dinmicas, analogias, personagens e material didtico do Curso. Antes do Curso Preparar o material necessrio para desenvolver seu ministrio com qualidade e sem faltar nada. Depois do Curso Entrega a cobertura fotogrfica ao Responsvel Local. No disponibilizar na internet fotografias de material e/ou Sintetizadores Grficos. E . AT IV ID ADES NO INC IO DO C URSO O Diretor e o Coordenador do Curso precisam preparar certas atividades que so desenvolvidas no incio do Curso, assim como os responsveis por realiz-las. A seguinte lista verificada na reunio prvia ao incio do Curso. ATIVIDADE (RESPONSVEL) 1 2 Chegada da Equipe de Servio (Coordenador do Curso). Boas vindas e acolhida dos participantes (Responsvel Local/Assessor Eclesistico). Dinmica quebra-gelo (Ministrio de Msica, ou membro da equipe de servio que tenha habilidade com animao). Apresentao da Equipe de Servio e pregadores (Coordenador do Curso). Apresentao da logstica do Curso (Coordenador do Curso). Entronizao da Palavra (Ministrio de Intercesso). Analogia (Analogias e Personagens). COMO REALIZADA Uma hora antes que cheguem os participantes. Quando os participantes estiverem j reunidos. Definir lugar. importante a msica.

Quando os participantes estiverem congregados. Apoiar-se com os cartazes correspondentes. Com os Organizadores Grficos: Horrio, Calendrio, Comunidades etc. Ver anexo 2.1. Ao incio do tema de Apresentao.

5 6 7

III. Antes do Curso: Planejamento e Preparao

21

O Diretor e o Coordenador do Curso verificam com o respectivo responsvel do ministrio: ESPAOS PARA 1 2 Dinmicas Atividades dos Participantes. Trs conjuntos de cartazes: - Sintetizadores. - Organizadores. - Indicadores. Sala de conferncias: - Entronizao da Palavra. - Ministrio de msica. - Dois exibidores: um para Mapa Panormico e outro para Sintetizadores Grficos Sala de materiais. 5 Oficina de desenho Galeria de Sintetizadores Grficos. DESCRIO O material que seja preciso. Que sejam com o material adequado. Que sejam visveis por todos os participantes e de acordo com o estipulado neste Manual.

Verificar de acordo com o modelo da sala de conferncias da pgina 29. Ambo para a Bblia, com flores naturais, toalha e vela. Recomenda-se outros elementos prprios da cultura local.

Onde se encontram organizados os materiais que se usa durante o Curso. Revisar que existam todos e que sejam adequados. Para elaborar o material grfico, os desenhos e cartazes. Lugar onde se possa ver todos os temas de forma consecutiva.

6 7

TRS CHAVES DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM


1. O Ambiente Preparado a estufa para que a semente do ensino aprendizagem fecunde e d fruto. 2. A Acolhida e as Boas Vindas ajudam as pessoas a se sentirem esperadas e valorizadas para aprender melhor 3. Primeiro atender ao hemisfrio direito do crebro, para abrir canais de recepo, por meio de: a. A Animao, grande porto para se abrir ao ensinamento. b. A Analogia, fio condutor, o leit motiv do Curso que se torna um vnculo pedaggico.

22

III. Antes do Curso: Planejamento e Preparao

IV. DURANTE O CURSO: REALIZAO


1. C A P A C I T A R
A . A LOG ST IC A Um Curso sem logstica seria como um trem que no tem os trilhos por onde marchar. Entre os elementos de logstica, deve-se considerar todo o exposto neste Manual Bssola. B . MINIST RIOS D A EQUIPE DE SERVIO Sobre o terreno prtico, valoriza-se e avalia-se a eficincia de cada um dos ministrios. C . AS CO MUNID ADES O grupo de participantes normalmente distribudo em quatro comunidades. Expe-se as listas com os integrantes de cada comunidade. Cada uma identificada com uma cor. Essa cor coincide com a cor do crach, que identifica as comunidades (Azul, Amarela, Verde e Vermelha). A diviso de comunidades feita com os seguintes critrios: grupo heterogneo, entre 9 e 12 pessoas. Sugerimos no mais de cinco comunidades para cada Curso. No segundo dia, cada comunidade deve: Escolher seu coordenador (se no o fizeram antes por iniciativa prpria). Por um nome na comunidade, de acordo com o tema do Curso. Elaborar um sinal alusivo ao nome. Para fomentar a criatividade do grupo e fazer um curso interativo, as atividades so organizadas da seguinte maneira: a. Atividades comunitrias Animao e Jogos - Preparar ambiente favorvel de manh e a tarde para ativar ambos os hemisfrios do crebro e alertar os sentidos. - Organizar jogos comunitrios depois da refeio e/ou ao final do dia. - Fomentar a atividade psicomotora dos participantes. Intercesso e Liturgia - Orar durante os momentos de descanso. - Dirigir a orao comunitria. - Preparar a Eucaristia com sinais eloquentes. - Orar pelo pregador antes de seu tema. - Antes das refeies, orar para agradecer a Deus. E FORMAR A EQUIPE DE SERVIO

IV. Durante o Curso: Realizao

23

Sala de Conferncias e Refeitrio - Limpar e decorar criativamente com motivos evangelizadores. - Das boas vindas de manh e de tarde. - Servir a mesa. - Decorar criativamente o altar da Palavra. Resumo e Testemunho - Resumir de forma criativa o ensinamento do dia anterior. - Dar um testemunho do que Deus est fazendo no curso (3 minutos). - Durante os momentos de intervalo, preparar caf, gua etc.

b. Calendrio de Atividades RESPONSABILIDADES 1. Animao e Jogos 2. Intercesso e Liturgia 3. Sala de Conferncias e Refeitrio 4. Resumo e Testemunho DIA 1 A B C D DIA 2 D A B C DIA 3 C D A B DIA 4 B C D A

Nota importante: indicado o dia em que se realiza a atividade, NO o dia em que se prepara. D . SETE AV AL IAES A avaliao um meio necessrio para melhorar. Avaliar os diferentes aspectos da Equipe de Servio, do Curso, os Ministrios e as atividades comunitrias. Servem tanto para fazer uma anlise do terreno onde estamos trabalhando como para vislumbrar o que pode ser melhorado no futuro. Sugerimos que a cada dia se faa uma avaliao diferente. Em cada avaliao so considerados dois aspectos: Reviso do dia de trabalho: Enumerar primeiro o positivo e depois o que faltou ou pode ser melhorado. Programao do dia seguinte: Temas, material, responsveis etc. Contamos com sete tipos diferentes de avaliao. Procurar fazer todas, mas as que no devem faltar so as a, e e g. a. Avaliao da Equipe de Servio Objetivo Examinar a Equipe de Servio para corrigir erros e trabalhar em sinergia. Se a Equipe de Servio funciona bem, o Curso ir da mesma forma. Est claro meu ministrio, ou existe confuso ou duplicidade? Como estou realizando meu ministrio? Estou trabalhando em equipe ou h rivalidade, aborrecimentos ou cimes? Que coisas me faltaram ou falharam, e por qu?

24

IV. Durante o Curso: Realizao

b. Avaliao dos Participantes Objetivo Ter uma viso panormica do grupo para se adaptar melhor a suas necessidades. Convida-se os coordenadores das comunidades para que participem desta avaliao. Especificar o seu papel: no de autoridade, mas motivar o trabalho e promover a participao de todos. No so os que mais falam, mas os que fazem os demais participarem. Houve seleo de participantes? Sublinhar a importncia da seleo. Critrio: Melhor poucos bons que muitos regulares. O xito de um Curso depende 75% desse processo. Identificam pessoas isoladas ou que monopolizam e no deixam outras participarem? Algum problema com algum dos participantes? O grupo parece cansado, participa, tem iniciativa, criatividade etc? As comunidades trabalham com esprito de colaborao, passividade, rivalidade ou servio?

c. Avaliao para identificar lderes Objetivo Identificar quem so os melhores expositores, animadores, lderes, com viso e iniciativa, para lhes dar ateno mais especfica e ento convid-los a colaborar na EESA. d. Avaliao tradicional: O pregador e a pregao Objetivo Analisar cada pregao e cada pregador para aprender a faz-lo melhor. Considerar se foi cumprido o objetivo, se desenvolveu a Metodologia, contedos e forma de exposio. Os pregadores tambm fazem autoavaliao no final. e. Avaliao KErygma - KArisma - KOinonia Objetivo Perceber se o Curso se harmoniza com a mentalidade KErygma - KArisma KOinonia. O Curso KErygmtico: Cristocntrico e bblico? O Curso KArismtico: H exerccio de carismas? D-se oportunidade e se favorece essa dimenso? O que est faltando e pode ser melhorado? O Curso KOmunitrio: Tem senso de comunidade e de Igreja? Os ministrios (animao, msica, intercesso etc.) esto sendo desenvolvidos na dimenso KErygma - KArisma KOinonia? f. Avaliao da Metodologia do Curso Objetivo Avaliar se est sendo usada nossa Metodologia e os resultados da mesma. O Curso ativo - participativo? Uso do Material Didtico? Foi explorado o Mapa Panormico e os Sintetizadores Grficos? Criatividade, tanto de expositores como de participantes. O Curso reproduzvel?

IV. Durante o Curso: Realizao

25

g. Avaliao por objetivos Objetivo Descobrir se esto sendo cumpridos os objetivos do Programa da EESA. Ainda que no se possa avaliar a obra de Deus, porque nem sempre h sinais sensveis da mesma, podemos sim ter certos parmetros para ver se foi cumprido: O objetivo do Curso e dos temas. O objetivo dos Ministrios e Servios. O objetivo da Equipe de Servio. O objetivo das Comunidades. O objetivo da Metodologia do Curso. A aplicao da logstica. Se a evangelizar se aprende evangelizando, a Equipe de Servio se forma e capacita na prtica de um Curso do Programa. O Curso o melhor laboratrio para formar Equipes de Servio.

2. C A P A C I T A R

E FORMAR MESTRES DA EESA

So Paulo, em seu testamento pastoral a seu discpulo Timteo, o aconselha a investir da melhor maneira o pouco tempo que tem para evangelizar, formando aqueles que sejam capazes de retransmitir o ensinamento recebido (2 Tim 2, 1-2). A . PERFIL DE UM MEST RE D A EES A a. KEKAKO Teve um encontro pessoal com Jesus ressuscitado. Seu manual como evangelizador a Sagrada Escritura. Deixa-se conduzir pelo Esprito Santo como verdadeiro protagonista da misso evangelizadora. Pe a servio dos demais os dons e carismas que o Senhor lhe confiou. Vive a dimenso comunitria em sua famlia e parquia. Tem uma mentalidade comunitria e eclesial; no isolado nem individual.

b. COREA (Aspectos essenciais da pedagogia de Pierre Faure) Confia no participante e o promove. Respeita o participante, valorizando seu esforo e entrega. Acolhe o outro como irmo, ambos como filhos de Deus.

c. Testemunha, mais que mestre Ensina com sua prpria vida (O homem contemporneo cr mais nas testemunhas que nos mestres Redemptoris Missio 42). Cr no que prega e vive o que cr; a exemplo de Jesus o Senhor, testemunha fiel e Amm de Deus.

26

IV. Durante o Curso: Realizao

B . MET ODOLOGIA Na EESA, cada atividade, toda forma de expresso e at os jogos recreativos tm uma razo: melhorar o processo de ensino aprendizagem. O participante tem um papel ativo nesse processo. a. Princpios Pedaggicos 1. Princpio Teolgico de So Paulo: Eu plantei, Apolo regou, mas Deus quem d o crescimento (1 Cor 3, 6). 2. Princpio Evanglico de Jesus: Aprendei de mim (Mt 11, 29). Jesus tanto o Mestre como o ensinamento. 3. Princpio Filosfico (epistemolgico): Nada h no entendimento que no tenha passado pelos sentidos (Aristteles). 4. Princpio Proftico do profeta Jeremias: J no tero que ensinar um ao outro, porque todos me conhecero (Jer 31, 34). 5. Princpio Pragmtico: Vinho novo em odres novos (Mc 2, 22). Nova mentalidade para a Nova Evangelizao. 6. Princpio Pedaggico: Educar (ex ducere). Da didtica mattica. b. Ativar ambos os hemisfrios do crebro Analogias, evocaes e animaes procuram ativar ambos os hemisfrios do crebro para aprender melhor. C . ESQUE MA INT ER AT IVO Conhecer os diferentes elementos do Esquema Interativo, que o esqueleto de cada Curso e ajuda os mestres para transmitir melhor seu tema. D . PERFIL DO PROGR AM A DE FOR MA O Viso KEKAKO. Os Cursos EESA tm uma tripla dimenso, e cada Curso sublinha alguma delas. Misso: Formar novos evangelizadores para a nova evangelizao. No pretendemos formar mestres em Bblia, teologia, liturgia etc. Os Cursos fazem parte de um programa PEPSI: PErmanente, Progressivo, Sistemtico e Integral. Um Curso fora do programa se desvaloriza; mas dentro, se valoriza. Ambiente de orao. Em cada curso se busca um ambiente de espiritualidade; se somos colaboradores da vinha, temos de permanecer unidos ao dono da vinha. Clima festivo. O anncio do encontro com o Tesouro Escondido feito com gozo. Os jogos, bem como a msica, so fatores que favorecem o processo de ensino aprendizagem. Eclesialidade e Magistrio da Igreja. Todos os livros de texto e esquemas contam com Nihil Obstat e Imprimatur. Cursos reproduzveis. O contedo, bem como a metodologia, fazem que os cursos sejam facilmente reproduzveis. Reproduzir com criatividade, no somente repetir.

IV. Durante o Curso: Realizao

27

3. C A P A C I T A R

E FORMAR RESPONSVEIS DE ESCOLAS

O Diretor ou Responsvel de uma Escola de Evangelizao deve se conformar a certo perfil para poder cumprir a misso que lhe foi encomendada: A multiplicao de Escolas de Evangelizao, para o que necessrio formar e capacitar os Responsveis das mesmas. Para isso se leva em conta: A viso que est designada no Projeto Pastoral. O perfil e objetivo que est no Trem que vai para Florena. A engrenagem EESA: o Planejamento: Para que seu trabalho ou obra transcendam, devem estar sustendados em valores e princpios, viso e objetivos precisos. o Preparao: No bastam os princpios e valores do planejamento. preciso uma cuidadosa preparao onde se define a estratgia para alcanar os objetivos. o Realizao: Levar a termo com eficcia a misso encomendada. o Reviso: Todoo trabalho valorizado e avaliado para melhorar. Se no revisamos, no superamos. Se a evangelizar se aprende evangelizando, os responsveis das Escolas de Evangelizao se capacitam na prtica dos Cursos. Alm das diretrizes do Curso Andr, bem como do Laboratrio Jos Barnab, fundamental conhecer outros documentos da EESA.

4. A M B I E N T E

PREPARADO

Ambiente Preparado se refere ao acondicionamento de certos espaos fsicos, sobretudo a sala de conferncias, com ordem, limpeza, luz e ventilao, que favorece o processo de ensino aprendizagem. Um ambiente agradvel como a estufa onde se planta e se cultiva o ensino aprendizagem.

28

IV. Durante o Curso: Realizao

A . S AL A DE CO NFER NC IAS Sintetizadores Grficos: esquerda dos participantes, o Mapa Panormico que permanece a durante todo o Curso. direita, o Sintetizador Grfico do tema correspondente. Altar da Palavra: colocado do lado onde menos se passe com materiais. Mesa, cadeira e ambo para o pregador. As cadeiras se localizam de maneira cmoda, para que os participantes possam ver e escutar com clareza (deixa-se um corredor ao centro).

B . G ALER IA Todos os sintetizadores oferecem uma viso panormica do Curso. So colocados da esquerda para a direita.

IV. Durante o Curso: Realizao

29

C . C ART AZES ORG ANIZ AD ORES Os cartazes de comunidades, suas tarefas, o calendrio de atividades e o diretrio da Equipe so colocados na parte traseira da sala de conferncias ou em um corredor exterior, onde os participantes possam se aproximar para consult-los.

30

IV. Durante o Curso: Realizao

V. DEPOIS DO CURSO: REVISO E DOCUMENTAO


1. A V A L I A O
DA EQUIPE DE SERVIO Para aprender a reproduzir o Curso com a logstica e Metodologia das Escolas de Evangelizao Santo Andr. elaborada a Avaliao Local e enviada Oficina Internacional ou Nacional da Escola de Evangelizao Santo Andr (Anexo 3.3).

2. R E L A T R I O

DE CHEGADA DO DIRETOR DO CURSO

O Diretor do Curso entrega seu Relatrio de Chegada Oficina correspondente da Escola de Evangelizao Santo Andr (Anexo 3.2).

3. A R Q U I V O S

DAS OFICINAS

Atualiza-se a Folha Azul (Anexo 3.4), que est no arquivo da Oficina Internacional ou Nacional da EESA.

4. A G E N D A M E N T O

DOS PRXIMOS CURSOS

estabelecida data para os prximos cursos que sero transmitidos na Escola Local para considerar a aplicao dos tempos previstos no Cronograma do Curso.

V. Depois do Curso: Reviso e Documentao

31

32

V. Depois do Curso: Reviso e Documentao

VI. DOCUMENTOS NA INTERNET


Este Manual Bssola se complementa com outros documentos que se encontram em: (www.eesabrasil.com.br, downloads pblicos) 1. VISO A. PROJETO PASTORAL SANTO ANDR Panorama do Ser e Fazer, que apresenta a Viso da Escola de Evangelizao Santo Andr. B. FOLDER Resumo do Ser e Fazer da Escola de Evangelizao Santo Andr. C. TREM PARA FLORENA Viso e identidade das Escolas de Evangelizao Santo Andr. 2. METODOLOGIA A. DA VINCI Como elaborar e utilizar os grficos e cartazes com os avanos pedaggicos, para evangelizar melhor. B. LBUM DE PROTAGONISTAS Perfil de cada uma das personagens do Programa de Formao. C. ESQUEMA INTERATIVO Esquema dos Cursos da Escola de Evangelizao Santo Andr. detalhado cada elemento dos cursos para poder desenvolv-los melhor. D. ESQUELETO DE UM TEMA DE PREGAO Os elementos que se deve levar em conta quando se elabora um tema de pregao. O molde para preparar ou expor um tema; seja de um Curso ou uma pregao isolada. E. JAIRE Ministrio de Animao para alegrar e concentrar os participantes, para melhorar o processo de ensino aprendizagem. 3. LOGSTICA A. MANUAL BSSOLA Manual de procedimentos para preparao e realizao de um Curso. B. PERFIL DE UMA ESCOLA DE EVANGELIZAO SANTO ANDR O que , o que no , caractersticas e deveres de uma Escola Santo Andr. 4. CONSULTA OU DIVERSOS A. ROMA Sntese de documentos da Igreja sobre a Evangelizao.

VI. Documentos na Internet

33

VII. ANEXOS
1. A N T E S
1.1. 1.2. 1.3. 1.4. DO CURSO Plano de Sada do Diretor do Curso Folha Amarela: Comunicao da Oficina com a Escola Local Solicitao de Inscrio de participantes do Curso Material para todos os Cursos

2. D U R A N T E 3. D E P O I S
3.1. 3.2. 3.3. 3.4.

O CURSO

2.1. Entronizao da Palavra

DO CURSO

Avaliao final dos participantes Relatrio de chegada do Diretor do Curso Avaliao Local Folha Azul: Documentao na Oficina correspondente

4. E S P E C I A I S
4.1. Vocabulrio EESA

VII. Anexos

34

ANEXO 1.1

PLANO DE SADA DO DIRETOR DO CURSO

Curso(s): _____________________________ Pregador(es): _____________________________ Cidade: ______________________________ Pas: ____________________________________ Data: ________________________________ Contato EESA: ____________________________ A . C URSO / ESCOL A a. Preparao do Curso: Tarefas do Cronograma do Curso Foi nomeado o Diretor do Curso? Foi enviada a lista de materiais? Foi enviada a Folha Amarela? SIM SIM SIM NO NO NO Data: _____________________ Data: _____________________ Data: _____________________ Data: _____________________

Foi consultada a Folha Azul? SIM NO Entrevista com o Contato EESA? SIM NO Foi seguido o Cronograma do Curso? SIM NO Est programada a capacitao da Equipe de Servio? (Curso Andr / Laboratrio Jos Barnab) Esquemas: SIM Livros: SIM Banners: SIM NO NO NO

SIM

NO

b. Levar Quantos? _______ Quais? ________________________ Quantos? _______ Quais? ________________________

B . C ALE ND R IO DE C URSO, T R ANSPORT E E ECONOMI A O Curso comea no dia ___ de _____________ s ________horas, e chegarei no dia ___ de _____________ s ________horas em ________________________(Linha area / vo). O Curso termina no dia ___ de _____________ s ________horas, e retorno no dia ___ de _____________ s ________horas em ________________________(Linha area / vo). Meu(s) dia(s) de descanso ser(o): ____________________ de _____________________ Apresento-me para trabalhar na Oficina EESA no dia ____ / _________________ Recebi __________ reais dlares a ttulo de viticos e oferta, que devo entregar Administrao da Oficina. B . PEND NC IAS Durante minha ausncia na Oficina, deleguei as seguintes funes: _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ Posso ser localizado no telefone: (____) ____________________________________

VII. Anexos

35

Nome

Data

36

VII. Anexos

ANEXO 1.2

FOLHA AMARELA
Favor preencher esta folha e devolv-la imediatamente Oficina Nacional.

Escola Santo Andr / ________________________ Pregadores: ________________________ Cidade e pas onde serve: ____________________ Curso: _____________________________ Data do Curso ________________________ A . C ALE ND R IO DE AT IV ID ADES COMEA DIA / HORA TERMINA DIA / HORA PARTICIPANTES* INSCRITOS/ PREVISTOS HORRIO DE TRABALHO

CURSO

* Mnimo 35 participantes, mximo 100 para transmitir o curso.

Outras atividades previstas durante estes dias (pregao, rdio, visita ao Bispo etc.): Dia ___________ s _______ horas. (Evento) ________________________________________. Dia ___________ s _______ horas. (Evento) ________________________________________. Reunio com Equipe de Servio prvia ao Curso ser no dia ________ de _____ a _____ horas. Reunio posterior ao Curso ser no dia ________ de _____ a _____ horas. B . B SSOL A: MAN U AL DE PROCED IME NT OS E GUIA DE AT IV ID ADES Foi seguido o Cronograma do Curso indicado no Manual Bssola? SIM NO Em ____% O que faltou? ___________________________________ J se tem: Trs conjuntos de cartazes: (sublinhar) Indicadores, Organizadores e Sintetizadores? SIM NO Em ______% Sintetizadores do Curso? SIM NO Explicar ______________________________ Material do Curso e cpia de Anexos para os participantes? SIM NO Em ______% Esquemas do Curso? SIM NO Livro do Curso? SIM NO O Curso foi promovido em nvel: Paroquial Diocesano Foi feita seleo de participantes? SIM NO Os participantes que iniciam so os que terminam. No so admitidas pessoas uma vez que o Curso comece. Esto de acordo? SIM NO C . HOSPED AGE M A Equipe da EESA se hospeda: (especificar o endereo completo e nmero de telefone) _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ H acesso a Internet? SIM NO

VII. Anexos

37

D . EQUIPE DE SERVIO E T AREF AS D A MESMA Foram distribudas todas as tarefas, explicadas as mesmas de acordo com a Bssola, e se tem conhecimento de seu avano? SIM NO REA Autoridade EQUIPE DE SERVIO a. Diretor do Curso b. Coordenador do Curso c. Ministrio Sacerdotal d. Ministrio de Pregao e. Ministrio de Desenho Pastoral f. Ministrio de Msica g. Intercesso h. Analogias, Personagens e Leitores i. Acolhida e Crachs j. Material Didtico Logstica k. Traduo l. Servios Externos m. Gravao e Som n. Fotografia E . ECONO MIA Gastos que devem ser cobertos pela Escola Local onde se serve1: Transporte e viticos. Oferta para o pregador de acordo com a realidade local. Gastos de material didtico (se for o caso). Oferta para a Escola Santo Andr. Em caso de cancelamento do curso, a Escola Local que cancela fica responsvel pelos gastos que j tenham sido gerados. SIM NO F . OBSERV AES, PERGUNT AS E CO ME NT R IOS _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ Nome e assinatura da pessoa que preencheu: ________________________________________ Data em que enviado este formulrio Oficina: ______________________________________ RESPONSVEL

Adaptar realidade em cada lugar. 38 VII. Anexos

ANEXO 1.3

SOLICITAO DE INSCRIO

Curso: _______________________ Data: __________ Local: ____________________________ Nome(s): ____________________________ Sobrenomes: ______________________________ Nome para crach: ______________________________ Data de Nascimento: ______________ Sexo: ________________ Estado Civil: ______________ Ocupao: ______________________ Endereo: _____________________________________________________________________ Cidade: _____________________ Estado: _______ Pas: ____________ CEP: _____________ Tel. Fixo (___) _________ Celular (___) _________ E-Mail: _____________________________ Movimento apostlico: ___________________________________________________________ Ministrio que desempenha: ______________________________________________________ Cursos que recebeu e reproduziu do Programa de Formao da EESA: CURSO DATA QUEM O TRANSMITIU VOC O REPRODUZIU?

Por que voc quer participar do curso? ______________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ Toca algum instrumento musical? SIM NO Comprometo-me a participar durante todo o Curso. Pode traz-lo? SIM SIM NO NO

Dados de quem envia Nome(s): ____________________________ Sobrenomes: ______________________________ Tel. Fixo (___) _________ Celular (___) _________ E-Mail: _____________________________ Parquia, Diocese, Movimento ou Comunidade: _______________________________________

Assinatura do solicitante

Autoridade Eclesistica

VII. Anexos

39

ANEXO 1.4
A . GER AL
QUANT 12 2 2 100 100 2 1 6 12 3 1 10 ARTIGO Cartolinas Navalhas para papel Tesouras Folhas brancas Folhas coloridas Rguas Rolo de papel Marcadores Canetas hidrogrficas Colas Grampeador Blocos de Post it

MATERIAL PARA TODOS OS CURSOS

Para visualizar estes materiais, consultar (www.eesabrasil.com.br, downloads pblicos)

MATERIAL & Metlicas Papel Papel Madeira ou metlica Papel para embrulho & & Lquidas e barra & Papel

PESO / MEDIDA 1 x 1 m. # & & & & 60 e 100 cm. # 1m de largura Grossos Finos & & &

OBSERVAES Diferentes cores Estilete Para papel e cartolina Diferentes cores Para desenhos e cartazes Diferentes cores Diferentes cores

Diferentes cores

B . S AL A DE CO NFER NC IAS
QUANT 2 1 ARTIGO Exibidores Mesa, ambo e cadeira MATERIAL Madeira ou plstico PESO / MEDIDA & & OBSERVAES Para Sintetizadores Para o pregador

C . ALT AR D A P AL AVR A
QUANT 1 1 1 1 1 ARTIGO Bblia Ambo de pedestal Toalha branca Vela grossa Arranjo de flores MATERIAL & & & Cera Naturais PESO / MEDIDA Grande & & 20-30 cm. & OBSERVAES Para entronizar Para colocar a Bblia

D . P AR A C AD A CO MUNID ADE
QUANT 6 20 3 3 6 1 1 1 ARTIGO Cartolinas Folhas coloridas Blocos de Post it Marcadores Canetas hidrogrficas Tesoura Rgua Fotocpia de Jaire MATERIAL Papel Papel & & Metlicas Madeira ou metlica PESO / MEDIDA 1 x 1 m. # & & Grossos Finos & 1 m. # OBSERVAES Diferentes cores Diferentes cores Diferentes cores Diferentes cores Diferentes cores Para papel e cartolina

* = Um(a) para cada participante.

# = Aproximadamente.

& = Normal ou padro

40

VII. Anexos

ANEXO 2.1
A . MOT IV A O

ENTRONIZAO DA PALAVRA

Monitor Vamos celebrar a Palavra do Senhor que viva e eficaz. Ela o centro, no somente deste Curso, mas de nossa vida e da vida da Igreja. Os pregadores so somente a voz. A Palavra a Palavra; Palavra que toca os coraes e converte. Por isso, vamos lhe dar o lugar de honra neste Curso. Canto Conhecido por todos, que tenha como tema a Palavra de Deus. B . PROCISS O CO M A P AL AVR A ERG UID A Inicia a Procisso com a Palavra (se no houver ministro, um participante a leva). Acompanham-no trs pessoas que levam uma toalha, flores naturais e uma vela acesa. Monitor Vamos caminhando com a Palavra, porque ela alimento que nos fortalece para chegar Terra prometida. Caminhamos com a Palavra, porque temos a misso de leva-la at os confins da Terra. A Palavra vai adiante porque, como o Bom Pastor, nos guia at os prados verdejantes. Em trs lugares a procisso se detm, e os que levam os sinais proclamam um dos seguintes pontos: PROCLAMAO Esta Palavra alimento que d vida eterna (Mt 4, 4). Todos respondem ou cantam: S tu tens Palavras de vida eterna (Jo 6, 69). A Palavra de Deus viva e eficaz, e que age em ns (Heb 4, 12; 1Tes 2, 13). Todos respondem ou cantam: S tu tens Palavras de vida eterna (Jo 6, 69). Esta a Boa Nova do Senhor Jesus, que lmpada para nossos passos (At 11, 20); Sal 118, 105; 2Tim 2, 9). Todos respondem ou cantam: S tu tens Palavras de vida eterna (Jo 6, 69). Depois de cada ponto, avana a procisso com um canto. C . C HEG AD A FRE NT E Monitor Coloca-se uma toalha, porque a Palavra alimento. Coloca-se flores, porque a Palavra vida. Coloca-se uma vela acesa, porque a Palavra luz. Quem leva a Palavra a ergue, ento a coloca no ambo e a beija. Todos fazem uma reverncia Palavra que ficou entronizada. Entoa-se um cntico. SINAL Toalha Flores

Vela

VII. Anexos

41

D . PROCL AM A O D A P AL AVR A: Lc 4, 18-19 Monitor Escutemos a Palavra que o prprio Jesus proclamou um dia na sinagoga de Nazar. Leitor O Esprito do Senhor est sobre mim, pois ele me ungiu para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou me para proclamar a libertao aos presos e, aos cegos, a recuperao da vista; para dar liberdade aos oprimidos e proclamar um ano de graa do Senhor: Lc 4, 18-19. Monitor Guardamos um momento de silncio para meditar a Palavra. E . ENT RONIZ A O NO COR A O Monitor Entretanto, Deus quer escrever e entronizar sua Palavra em nosso corao. (Cada participante abraa sua bblia sobre o corao e repete a seguinte orao) Pai, na plenitude dos tempos, tu enviaste tua Palavra a este mundo. Hoje, eu a acolho e a abrao, como sinal de teu amor por mim e por todos os homens. Esprito Santo, tu revelas a verdade completa. Revela-me os segredos que sbios e prudentes no entendem. Jesus, Palavra de vida, Palavra do Pai, explica-me o segredo das Escrituras como fizeste aos discpulos de Emas. Que meu corao arda com o fogo de tua Palavra. Amm.

42

VII. Anexos

ANEXO 3.1

AVALIAO FINAL DOS PARTICIPANTES

Curso: ___________________ Data: _____________ Pregadores: ________________________ A . O QUE VOC EST LEV ANDO P AR A S UA C AS A E/OU CO MUNID ADE? ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ B . RESUM A E M UM A F R ASE SU A EXPERI NCI A

C . O QUE VOC MUD A O U MEL HOR A DEST E CURSO? ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ D . O QUE VOC V AI F AZER CO M EST E CURSO? ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________

VII. Anexos

43

ANEXO 3.2 RELATRIO DE CHEGADA DO DIRETOR DO CURSO


Entregar este relatrio Oficina Internacional / Nacional, ao retornar da reproduo de um Curso. A . D ADOS GER AIS ( AT UAL IZ ADOS) Escola Santo Andr/___________ Cidade _________________ Pas _____________________ Tel: (___) __________ Fax: (___) __________ E-Mail: _________________________________ Nome do Responsvel Local EESA: ________________________________________________ B . GRUPO DE P ART IC IP ANT ES Nmero de participantes: ________ Sacerdotes: ________ Religiosas(os): ________ Nvel de preparao religiosa e pastoral do grupo: Baixa Regular Boa Excelente Explicar: ______________________________________________________________________ Mestres com capacidade de reproduzir o Curso? ________ Que porcentagem recebeu outros Cursos do programa? _______% Criatividade do grupo em: Animao e Jogos: Baixa Regular Boa Excelente Orao e Liturgia: Baixa Regular Boa Excelente Sala de Conferncias: Baixa Regular Boa Excelente Altar da Palavra: Baixa Regular Boa Excelente Resumo e Testemunho: Baixa Regular Boa Excelente Pontualidade: Baixa Regular Boa Excelente Avaliao geral de 1 a 10: _____ C . C URSO Nome do Curso: _________________________________ Data do Curso: __________________ Principal aspecto positivo: ________________________________________________________ Principal problema durante o Curso: ________________________________________________ Havia o material para todos os cursos? SIM NO Para este curso? SIM NO D . EQUIPE DE SERVIO Foram cumpridos todos e cada um dos passos do Cronograma do Curso? SIM NO O que faltou? __________________________________________________________________ A Equipe Local permanente (a mesma de Cursos anteriores)? SIM NO Conhecem e desenvolver corretamente seu ministrio? SIM NO So criativos, do propostas para melhorar o desenvolvimento do Curso? SIM NO Existiu integrao entre o Diretor do Curso, pregadores e Equipe Local? SIM NO Explicar: ______________________________________________________________________ Recomendaes do Diretor do Curso Equipe Local: __________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

44

VII. Anexos

Foi verificado que tenham e trabalhem com: Projeto Pastoral? SIM NO Manual Bssola? SIM NO Novos Esquemas dos Cursos? SIM NO Livro texto, quando houver? SIM NO Trabalhou-se antes e depois do Curso com a Equipe de Servio? SIM NO E . AV AL I AES Da Equipe de Servio Dos participantes Para identificar lderes Tradicional: Pregador e Pregao KErygma - KArisma - KOinonia Metodologia do Curso Por objetivos SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM NO NO NO NO NO NO NO

F . ECONO MIA a. Sadas Transporte Viticos Material e seu envio Outros: Outros: $ $ $ $ $ b. Entradas Pagamento de gastos Ofertas Doaes especiais Livros e esquemas Sintetizadores $ $ $ $ $

G . PL ANO DE T R AB AL HO P AR A O F UT UR O Curso: Outro contato possvel para abrir EESA: H . RECOME ND AES E SUGEST ES AO CONT AT O _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ I . DIVERSOS Carta de agradecimento ao Bispo onde est a Oficina (somente a primeira vez)? SIM NO Foi enviada cpia Oficina respectiva? SIM NO Data:

Nome do Diretor do Curso

Data de entrega do relatrio

VII. Anexos

45

ANEXO 3.3

AVALIAO LOCAL

Esta Avaliao realizada pela Equipe de Servio local e enviada Oficina EESA por correio eletrnico. A . D ADOS GER AIS Escola Santo Andr/___________ Cidade _________________ Pas _____________________ Tel: (___) __________ Fax: (___) __________ E-Mail: _________________________________ Nome do Responsvel Local EESA: ________________________________________________ Nome do Curso: _________________________________ Data do Curso: __________________ B . GRUPO DE P ART IC IP ANT ES Nmero de participantes: ________ Sacerdotes: ________ Religiosas(os): ________ Nvel de preparao religiosa e pastoral do grupo: Baixa Regular Boa Excelente Explicar: ______________________________________________________________________ Mestres com capacidade de reproduzir o Curso? ________ Que porcentagem recebeu outros Cursos do programa? _______% Criatividade do grupo em: Animao e Jogos: Baixa Regular Boa Excelente Orao e Liturgia: Baixa Regular Boa Excelente Sala de Conferncias: Baixa Regular Boa Excelente Altar da Palavra: Baixa Regular Boa Excelente Resumo e Testemunho: Baixa Regular Boa Excelente Pontualidade: Baixa Regular Boa Excelente Avaliao geral de 1 a 10: _____ C . C URSO Foi cumprido o Cronograma do Curso? Diretor do Curso: SIM NO Escola Local: SIM NO Explicar: ______________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ D . AV AL I A O D A EQ UIPE DE PREG A O Considerar: preparao do tema, clareza de expresso, uso da Bblia, aplicao da Metodologia, uso de material didtico, resposta do grupo etc. PREGADORES M REGULAR BOA MUITO BOA EXCELENTE

Como voc qualifica a integrao entre Diretor do Curso e a Equipe de Servio? Baixa Regular Boa Excelente Como voc qualifica a integrao entre pregadores e o grupo de participantes? Baixa Regular Boa Excelente

46

VII. Anexos

Gostariam que os pregadores voltassem a partilhar outro Curso em sua Escola? SIM NO Por qu? ____________________________________________________ E . PREP AR A O E C AP AC IT A O D A EQUIPE LOC AL O Diretor do Curso capacitou a Equipe Local para reproduzir o Curso: Antes do Curso? SIM NO Depois do Curso? SIM NO Dispem do material, esquemas, livros texto, CD etc. para reproduzi-lo? SIM NO Podem reproduzir o Curso sozinhos ou necessitam de alguma ajuda? _____________________________________________________________________________ F . AV AL I A O GER AL Cumpriu-se com o objetivo do Curso? SIM NO Foram realizadas avaliaes todos os dias? SIM NO Que tipo de avaliaes? __________________________________________________________ Algo que se deva acrescentar: _____________________________________________________ Algo que se deva suprimir ou modificar: _____________________________________________ Principal aspecto positivo: ________________________________________________________ Principal aspecto negativo: ________________________________________________________ G . SOLIC IT A O DE C URSOS F UT UROS Curso: Curso: H . ECONO MIA Transporte Viticos Material e seu envio Oferta para a Oficina EESA Oferta especial I . DIVERSOS Carta de agradecimento ao Bispo onde est a Oficina (somente a primeira vez)? SIM NO Foi enviada cpia Oficina respectiva? SIM NO Comentrio final: _______________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ $ __________________ $ __________________ $ __________________ $ __________________ $ __________________ Data: Data:

Pessoa que fez o relatrio

Data de entrega do relatrio

VII. Anexos

47

ANEXO 3.3

AVALIAO LOCAL
Nome do contato EESA que acompanha: __________________________________

Esta Folha fica no Arquivo da Oficina e atualizada constantemente pelo Conselheiro ou Oficina Nacional.

A . INFOR M A O GER AL Escola: _______________________________________________________________________ Endereo: _____________________________________________________________________ Endereo: _____________________________________________________________________ Cidade: _____________________ Estado: _______ Pas: ____________ CEP: _____________ Tel. Fixo (___) _________ Celular (___) _________ E-Mail: _____________________________ Escola vinculada a: Parquia Diocese Congregao Religiosa Movimento Outros Especificar: ____________________________________________________________ Responsveis Locais: Sacerdote: ________________ Celular (___) _________ E-Mail: _________________________ Leigo: ____________________ Celular (___) _________ E-Mail: _________________________ Fundador da EESA: _____________________________ no ano __________________________ Desta Escola surgiram _______ escolas (Precisar lugares, cidades e pases): _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ B . PROGR AM A DE FOR MA O CURSO 1. 2. 3 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. Nova Vida Emas Joo J4E Histria da Salvao Moiss Bem Aventuranas PREGADOR DATA Ms / Ano RC* AL** DATAS EM QUE SE REPRODUZIU

Paulo Dynamis Timteo Segredo de Paulo 12. Apolo 13. Damasco 14. Maria

48

VII. Anexos

15. Maranath 16. Pedro 17. Introduo Bblia 18. Lucas 19. Teologia Bblica 20. Melquisedec 21. Jetro
* Relatrio de Chegada. ** Avaliao Local

C . FOR MA O E C AP AC IT A O CURSO Andr Jos Barnab D . C URSOS OPT AT IVOS CURSO 7 Jovens do Ev. Tudo est Consumado Jos, o Sonhador Senhorio de Jesus E . DOC UME NT OS EESA Contam com: Projeto Pastoral SIM NO Manual Bssola 2012 SIM NO PREGADOR DATA Ms / Ano RC* AL** DATAS EM QUE SE REPRODUZIU PREGADOR DATA Ms / Ano RC* AL** DATAS EM QUE SE REPRODUZIU

F . APREC IA O D A EQ UIPE E D A ESCOL A LOC AL Equipe de Servio integrada por _____ pessoas, das quais _____ so permanentes. Conta-se com _____ mestres e _____ que podem ser Diretores de Cursos. Nvel de preparao e capacitao da Equipe de Servio: _______________________________ _____________________________________________________________________________ Necessidade mais importante: _____________________________________________________ _____________________________________________________________________________ Maior problema: ________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ Principal qualidade: _____________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

VII. Anexos

49

G . C ALE ND R IO (PRX IMOS 12 MESES) CURSO OU EVENTO DATA: Ms / ano OBSERVAES

H . COMUNIC A O DO CO NT AT O EES A _____________ _____________ _____________ _____________ EM = E-mail _____________ _____________ _____________ _____________ TF = Telefone _____________ _____________ _____________ _____________ FX = Fax _____________ _____________ _____________ _____________ EP = Entrevista pessoal I . AT U AL IZ A O DEST A FOL HA __________________ __________________ __________________ __________________ __________________ __________________ __________________ __________________ __________________ __________________ __________________ __________________ J . PROCESSO DE REGIST RO D A ESCOL A Carta Eclesistica Equipe Local Memria Histrica Solicitao de Registro Reconhecimento
Ad Experimentum

Certificado Permanente

50

VII. Anexos

ANEXO 4.1

VOCABULRIO EESA

Toda obra ou ao nova cria termos novos ou esclarece o significado dos j existentes. A seguir oferecemos uma lista, explicando o que significam no contexto das EESA. No constam os termos j explicados no Esquema Interativo, Projeto Pastoral ou Curso Andr (Metodologia). TERMO Ambiente Preparado Ancorar Calibrar Conjuntos de Cartazes: - Indicadores - Organizadores - Sintetizadores Contato EESA Criatividade EESA Entronizar Equipe de Servio Escola Local Esquema Exibidor Galeria Folha Azul Laboratrio Mapa Panormico Mini esquema Programa de Formao Responsvel Local Sntese Conceitual Sintetizador Grfico Verificar EXPLICAO Ambiente fsico agradvel e favorvel para o ensinamento. Recurso para que o ensinamento se fixe na memria, para evoc-lo posteriormente. Teste para verificar que seja entendido o que se deve fazer. Os de mesmo tipo tm em comum a cor, fonte, tamanho etc. - Sinalizam espaos fsicos. - Instruem e organizam as atividades dos participantes. - Resumem um Curso ou um tema. Pessoa da Oficina encarregada de se comunicar com a Escola Local. A forma de apresentar com novidade e pedagogia as ideias e ensinamentos, bem como a forma de apresentar as atividades. Escola de Evangelizao Santo Andr. Paraliturgia para dar o lugar de honra Palavra de Deus. Integrada pela Equipe EESA Local e outros agentes EESA enviados pela Oficina Nacional. EESA que se estabelece em uma comunidade ou parquia. Impresso que mostra o desenvolvimento de um Curso. Plataforma onde se colocam os Sintetizadores Grficos. Local onde so expostos todos os Sintetizadores Grficos. Resume o histrico de cada EESA. Trabalho prtico que realizado no Curso. Primeiro Desenho Sintetizador que resume o Curso. O agrupamento do Mapa Panormico e dos Sintetizadores Grficos. Os Cursos distribudos nas trs etapas sucessivas, mais os Optativos. Pessoa que coordena uma EESA em sua comunidade. Breve explicao de cada tema do Curso. Resumo de um tema com desenhos. Reviso de toda atividade que encomendada.

VII. Anexos

51

You might also like